Flamengo é campeão invicto da Conmebol Libertadores Sub-20
Garotos do Ninho fazem história e vencem o Boca Juniors da Argentina, na grande final da competição.
Por Comunicação - emCrédito: Conmebol
Os Garotos do Ninho Sub-20 acabam de entrar para a história do clube. Em final histórica pela Conmebol Libertadores, o Flamengo venceu de virada, o Boca Juniors, e conquistou de forma invicta e inédita a maior competição das Américas. O nigeriano Shola e Lorran marcaram os gols do título.
O zagueiro Iago e o atacante Wallace Yan terminaram como artilheiros da competição com 4 gols cada. A equipe comandada pelo vitorioso técnico Mário Jorge, campeã brasileira 2023, não perde um jogo desde agosto do ano passado.
O Mais Querido está classificado para o Mundial de Clubes que será disputado em partida única contra o campeão europeu da temporada.
Resumo do jogo:
Num primeiro tempo eletrizante, apesar de ter saído atrás do placar antes dos 5 minutos de jogo, a garotada rubro-negra soube controlar o nervosismo de uma decisão sul-americana, e conseguiu dar a volta por cima.
Aos 14, a primeira boa finalização do Flamengo. O atacante Welinton disputou a jogada e na sobra, Zé Welinton, chutou rasteiro com perigo. Aos 22, excelente jogada de Lorran, que encontrou Wallace Yan na área. O atacante chutou em cima do goleiro.
Um minuto depois, jogadaça de Lorran pelo lado direito, o meia carregou a bola, driblou um adversário e cruzou rasteiro para a entrada da pequena área para o atacante Shola empatar: 1 a 1
Com muita garra, os Garotos do Ninho chegaram ao segundo gol ainda no primeiro tempo. Aos 46, Lorran, destaque do jogo, carregou a bola desde o setor defensivo, tabelou com Lucyan, entrou na área e com muita categoria virou o marcador. Um golaço!
Logo no começo do segundo tempo, o goleiro Lucas fez importante defesa. Aos 7, Shola, outro grande destaque na final, quase ampliou. Com o placar favorável, o Mengão continuou com forte marcação e soube controlar as chegadas da equipe argentina.
Ao apito final do árbitro, jogadores e comissão técnica puderam comemorar um dos maiores títulos da história do futebol de base do clube.
Escalação:
Lucas Furtado; Lucyan, Iago (João Vitor), Carbone e Zé Welinton; Rayan Lucas, Caio Garcia (Jean Carlos) e Lucyan; Wallace Yan, Shola (Daniel Rogerio) e Welliton (Pedro Estevam).
Técnico Mario Jorge.
Boca Juniors: Lucas Agustin; Lautaro Federico, Tiago José, Milton e Santiago; Lucas Ignacio, Walter Ariel, Jeronimo e Juan Cruz; Ignacio Bautista e Iker.
Entraram: Simoni, Zuffiari, Mendia, Galvan e Ceballos.
Técnico: Rudman
Ficha técnica:
Flamengo 2 x 1 Boca Juniors - Conmebol Libertadores Sub-20 - Final
Estádio: Domingo Burgueño (Maldonado - Uruguai)
Data: 17/03/2024
Horário: 15h (de Brasília)
Cartões: Shola, Vazquez, Saint, Mendia.
Gols: Ignacio aos 4; Shola aos 23 e Lorran aos 46 do primeiro tempo.
Campanha:
Fase de classificação
Defensor Sporting-URU 0 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Aucas-EQU
Flamengo 4 x 1 Sporting Cristal-PER
Semifinal:
Flamengo 2 x 1 Rosario Central-ARG
Final:
Flamengo 2 x 1 Boca Juniors-ARG