Estamos na final! Garotos do Ninho do sub-20 vencem o Santos por 3 a 1 de forma incontestável
Petterson, duas vezes, e Werton fizeram os gols da vitória rubro-negra e aguardam o adversário da grande final do Brasileirão
Por Daniel Falbo - emO sol marcou presença desde antes do apito inicial. A partida começou em altíssima temperatura, com as equipes trabalhando a bola com poucos toques e alta velocidade.
As duas equipes procuravam diminuir o espaço na saída de bola, e a posse alternava com frequência. A vantagem conquistada no jogo de ida pelo Flamengo obrigou o time visitante a sair para o jogo, mas o Rubro-Negro chegava ao ataque com mais perigo. Logo aos 9 minutos, Zé Welinton disparou pela ponta canhota, mas o goleiro Gustavo Jundi estava atento e fez a defesa antes que fosse possível o cruzamento.
Aos 10, Pedrinho passou por três adversários e escorou para Petterson finalizar com força de fora da área, mas o chute acabou travado pela defesa.
Com 12 minutos no relógio, o primeiro gol da partida. Lorran tocou para Daniel Sales, que cruzou a frente da área e rolou para Petterson na esquerda. O camisa 11 invadiu a área e com um chute forte abriu o placar, aumentando a vantagem do Rubro-Negro. O gol fez o Santos se lançar com ainda mais vontade para frente.
O jogo já tinha 14 minutos de bola rolando quando Lorran rolou para Petterson na esquerda, que cruzou para dentro da área e Pedrinho desviou fraco para a defesa do goleiro. O sistema defensivo rubro-negro soube conter o ímpeto adversário e manteve o controle do ritmo do jogo, rodando a bola com consciência e marcando sem espaços, ameaçando os alvinegros com saídas rápidas em contra-ataque.
O empate aconteceu aos 19 minutos. Em cruzamento pela direita, Gabriel Bontempo testou firme para baixo e superou o goleiro Kauã Santos: 1 a 1. O Flamengo manteve a cabeça no lugar e chegou ao ataque com Werton, aos 21 minutos, chutando ao lado do gol.
Com 23 minutos, Lorran arriscou de canhota de fora da área. Gustavo Jundi deu rebote e Werton chutou cruzado para colocar o Flamengo de novo na frente no placar: 2 a 1.
Depois da pausa para hidratação, o Flamengo passou a cadenciar a partida, ameaçando com lançamentos para os pontas Werton e Petterson. Quando já eram contados 28 minutos do primeiro tempo, Lorran fez excelente jogada individual e foi derrubado na área. O juiz da partida mandou o jogo seguir.
O Santos sentiu o baque do segundo gol e o jogo se tornou mais duro. As chegadas eram neutralizadas por Daniel Sales e Cleiton, principais nomes da defesa na etapa inicial.
Aos 34, em saída rápida pela esquerda, o zagueiro Kevyson finalizou forte para uma intervenção segura do goleiro Kauã, que defendeu sem dar rebote.
Faltando 5 minutos para o fim do primeiro tempo, Gabriel Bontempo driblou um defensor e caiu na área, a arbitragem mandou o lance seguir e na sequência Hyan finalizou de dentro da área por cima do gol.
O Santos rondava a área rubro-negra procurando espaço para atacar, mas Evertton e Cleiton interceptaram as ofensivas do time de São Paulo. Com 43 minutos jogados, Miguelito recebeu na meia direita, foi levando e chutou pra fora. Na sequência, o primeiro cartão da partida. Gustavo Henrique fez falta dura em Zé Welinton e recebeu o amarelo.
No último lance do primeiro tempo, Petterson recebeu de Lorran na esquerda, se livrou do marcador e chutou na rede pelo lado de fora.
A vantagem construída no primeiro jogo, somada à conseguida na primeira etapa, botou mais pressão na equipe adversária e deu mais tranquilidade para a fluidez do jogo dos Garotos do Ninho.
O Santos voltou com novidades no segundo tempo. Diogo Correia, Thiago Balieiro e Renyer entraram no lugar de Kevyson, Gabriel Bontempo e Miguelito.
O Flamengo voltou para o segundo tempo sem mexer no time. Nos primeiros 5 minutos da etapa complementar o Santos empurrou o Flamengo para o campo de defesa, mas os ataques não foram efetivos.
Na sequência, o terceiro gol do Mengão. Werton aproveitou vacilo da saída de bola adversária e, após uma finalização travada, rolou para Petterson aumentar ainda mais a vantagem rubro-negra em uma finalização consciente, sem chances para o goleiro.
Com o placar a favor, o Flamengo se manteve controlando a bola, restando ao Santos se lançar ao ataque em lançamentos imprecisos e chutes de longe sem direção.
Wallace Yan entrou no lugar de Werton na ponta direita. Felipe Brian substituiu Daniel Sales na lateral direita.
Aos 13 minutos, a zaga do Santos afastou mal e Pedrinho quase marca um golaço de cobertura, com a bola passando a poucos centímetros do travessão.
A resposta do alvinegro veio aos 15, em finalização de Renyer para fora. Logo depois, Petterson lançou Lorran pela direita, que iludiu o marcador e finalizou com força na rede pelo lado de fora.
Com 19 minutos jogados no segundo tempo, Pedrinho partiu do campo de defesa, passou por um, tabelou com Lorran, cortou o zagueiro e finalizou para grande defesa de Gustavo Jundi, que evitou um golaço com seu pé esquerdo.
Aos 23, Kevin Malthus entrou no lugar de Bernardo no time do Santos. Com 27, Rodriguinho entrou no lugar de Petterson para manter a pressão de ataque na ponta esquerda.
A entrada de novo fôlego na equipe do Flamengo manteve a consistência do Mais Querido, tanto na marcação na saída de bola quanto no miolo defensivo, soberano com as atuações de Rayan Lucas e Evertton.
Com 28 minutos jogados no segundo tempo, Wallace Yan invadiu a área sem marcação, mas tirou demais do goleiro e a finalização acabou saindo à esquerda do gol.
A partir do último terço da etapa final, o Santos apostava mais nas ligações diretas, enquanto o Flamengo se manteve no controle do ritmo da partida.
Aos 34, Rodriguinho recebeu amarelo ao atrapalhar a cobrança de uma falta no meio de campo. O relógio marcava 36 minutos quando Mário Jorge propôs uma mudança tripla. O zagueiro Darlan entrou no lugar de Diegão, Jean Carlos entrou na vaga de Pedrinho e João Marcos entrou em campo no lugar de Lorran.
Em ótima jogada pela canhota, Wallace Yan tabelou com João Marcos e finalizou com perigo, rente ao ângulo do poste esquerdo.
O quarto árbitro levantou a placa que sinalizou 7 minutos de acréscimo. Aos 43, Evertton recebeu cartão amarelo ao cometer falta dura na intermediária defensiva.
Com absoluto controle da partida, o Flamengo trocava passes enquanto o Santos assistia o tempo se esvair. Com o apito final do árbitro, os Garotos do Ninho puderam comemorar a vitória absoluta, e decidem o título brasileiro em casa, contra o vencedor do confronto entre Corinthians e Palmeiras, por terem a melhor campanha do nacional.
Escalação do Mengão
Kauã Santos; Daniel Sales (Felipe Brian), Diegão, Cleiton e Zé Welinton; Evertton, Rayan Lucas e Lorran; Werton (Wallace Yan), Petterson (Rodriguinho) e Pedrinho.
Técnico: Mário Jorge
Ficha técnica
Flamengo 3 x 1 Santos - Jogo de volta das Semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20
Local: Estádio Bastos Padilha (Gávea) – Rio de Janeiro - RJ
Data e hora: 12/08/2023, às 11h30
Gols: Petterson (12’1ºT) e Werton (23’1ºT) para o Flamengo. Gabriel Bontempo (19’1ºT) para o Santos.
Cartões: Evertton e Rodriguinho para o Flamengo. Gustavo Henrique para o Santos.