Notícias

Estamos na final! Garotos do Ninho do sub-20 vencem o Santos por 3 a 1 de forma incontestável

Petterson, duas vezes, e Werton fizeram os gols da vitória rubro-negra e aguardam o adversário da grande final do Brasileirão

Por - em

Foto: Gilvan de Souza / CRF

O sol marcou presença desde antes do apito inicial. A partida começou em altíssima temperatura, com as equipes trabalhando a bola com poucos toques e alta velocidade.

As duas equipes procuravam diminuir o espaço na saída de bola, e a posse alternava com frequência. A vantagem conquistada no jogo de ida pelo Flamengo obrigou o time visitante a sair para o jogo, mas o Rubro-Negro chegava ao ataque com mais perigo. Logo aos 9 minutos, Zé Welinton disparou pela ponta canhota, mas o goleiro Gustavo Jundi estava atento e fez a defesa antes que fosse possível o cruzamento.

​Aos 10, Pedrinho passou por três adversários e escorou para Petterson finalizar com força de fora da área, mas o chute acabou travado pela defesa.

Com 12 minutos no relógio, o primeiro gol da partida. Lorran tocou para Daniel Sales, que cruzou a frente da área e rolou para Petterson na esquerda. O camisa 11 invadiu a área e com um chute forte abriu o placar, aumentando a vantagem do Rubro-Negro. O gol fez o Santos se lançar com ainda mais vontade para frente.

O jogo já tinha 14 minutos de bola rolando quando Lorran rolou para Petterson na esquerda, que cruzou para dentro da área e Pedrinho desviou fraco para a defesa do goleiro. O sistema defensivo rubro-negro soube conter o ímpeto adversário e manteve o controle do ritmo do jogo, rodando a bola com consciência e marcando sem espaços, ameaçando os alvinegros com saídas rápidas em contra-ataque.

O empate aconteceu aos 19 minutos. Em cruzamento pela direita, Gabriel Bontempo testou firme para baixo e superou o goleiro Kauã Santos: 1 a 1. O Flamengo manteve a cabeça no lugar e chegou ao ataque com Werton, aos 21 minutos, chutando ao lado do gol.

Com 23 minutos, Lorran arriscou de canhota de fora da área. Gustavo Jundi deu rebote e Werton chutou cruzado para colocar o Flamengo de novo na frente no placar: 2 a 1.

Depois da pausa para hidratação, o Flamengo passou a cadenciar a partida, ameaçando com lançamentos para os pontas Werton e Petterson. Quando já eram contados 28 minutos do primeiro tempo, Lorran fez excelente jogada individual e foi derrubado na área. O juiz da partida mandou o jogo seguir.

O Santos sentiu o baque do segundo gol e o jogo se tornou mais duro. As chegadas eram neutralizadas por Daniel Sales e Cleiton, principais nomes da defesa na etapa inicial.

Aos 34, em saída rápida pela esquerda, o zagueiro Kevyson finalizou forte para uma intervenção segura do goleiro Kauã, que defendeu sem dar rebote.

Faltando 5 minutos para o fim do primeiro tempo, Gabriel Bontempo driblou um defensor e caiu na área, a arbitragem mandou o lance seguir e na sequência Hyan finalizou de dentro da área por cima do gol.

O Santos rondava a área rubro-negra procurando espaço para atacar, mas Evertton e Cleiton interceptaram as ofensivas do time de São Paulo. Com 43 minutos jogados, Miguelito recebeu na meia direita, foi levando e chutou pra fora. Na sequência, o primeiro cartão da partida. Gustavo Henrique fez falta dura em Zé Welinton e recebeu o amarelo.

No último lance do primeiro tempo, Petterson recebeu de Lorran na esquerda, se livrou do marcador e chutou na rede pelo lado de fora.

​A vantagem construída no primeiro jogo, somada à conseguida na primeira etapa, botou mais pressão na equipe adversária e deu mais tranquilidade para a fluidez do jogo dos Garotos do Ninho.

​O Santos voltou com novidades no segundo tempo. Diogo Correia, Thiago Balieiro e Renyer entraram no lugar de Kevyson, Gabriel Bontempo e Miguelito.

​O Flamengo voltou para o segundo tempo sem mexer no time. Nos primeiros 5 minutos da etapa complementar o Santos empurrou o Flamengo para o campo de defesa, mas os ataques não foram efetivos.

Na sequência, o terceiro gol do Mengão. Werton aproveitou vacilo da saída de bola adversária e, após uma finalização travada, rolou para Petterson aumentar ainda mais a vantagem rubro-negra em uma finalização consciente, sem chances para o goleiro.

Com o placar a favor, o Flamengo se manteve controlando a bola, restando ao Santos se lançar ao ataque em lançamentos imprecisos e chutes de longe sem direção.

Wallace Yan entrou no lugar de Werton na ponta direita. Felipe Brian substituiu Daniel Sales na lateral direita.

Aos 13 minutos, a zaga do Santos afastou mal e Pedrinho quase marca um golaço de cobertura, com a bola passando a poucos centímetros do travessão.

A resposta do alvinegro veio aos 15, em finalização de Renyer para fora. Logo depois, Petterson lançou Lorran pela direita, que iludiu o marcador e finalizou com força na rede pelo lado de fora.

​Com 19 minutos jogados no segundo tempo, Pedrinho partiu do campo de defesa, passou por um, tabelou com Lorran, cortou o zagueiro e finalizou para grande defesa de Gustavo Jundi, que evitou um golaço com seu pé esquerdo.

​Aos 23, Kevin Malthus entrou no lugar de Bernardo no time do Santos. Com 27, Rodriguinho entrou no lugar de Petterson para manter a pressão de ataque na ponta esquerda.

A entrada de novo fôlego na equipe do Flamengo manteve a consistência do Mais Querido, tanto na marcação na saída de bola quanto no miolo defensivo, soberano com as atuações de Rayan Lucas e Evertton.

Com 28 minutos jogados no segundo tempo, Wallace Yan invadiu a área sem marcação, mas tirou demais do goleiro e a finalização acabou saindo à esquerda do gol.

A partir do último terço da etapa final, o Santos apostava mais nas ligações diretas, enquanto o Flamengo se manteve no controle do ritmo da partida.

Aos 34, Rodriguinho recebeu amarelo ao atrapalhar a cobrança de uma falta no meio de campo. O relógio marcava 36 minutos quando Mário Jorge propôs uma mudança tripla. O zagueiro Darlan entrou no lugar de Diegão, Jean Carlos entrou na vaga de Pedrinho e João Marcos entrou em campo no lugar de Lorran.

​Em ótima jogada pela canhota, Wallace Yan tabelou com João Marcos e finalizou com perigo, rente ao ângulo do poste esquerdo.

​O quarto árbitro levantou a placa que sinalizou 7 minutos de acréscimo. Aos 43, Evertton recebeu cartão amarelo ao cometer falta dura na intermediária defensiva.

​Com absoluto controle da partida, o Flamengo trocava passes enquanto o Santos assistia o tempo se esvair. Com o apito final do árbitro, os Garotos do Ninho puderam comemorar a vitória absoluta, e decidem o título brasileiro em casa, contra o vencedor do confronto entre Corinthians e Palmeiras, por terem a melhor campanha do nacional.

Escalação do Mengão
Kauã Santos; Daniel Sales (Felipe Brian), Diegão, Cleiton e Zé Welinton; Evertton, Rayan Lucas e Lorran; Werton (Wallace Yan), Petterson (Rodriguinho) e Pedrinho.
Técnico: Mário Jorge

Ficha técnica
Flamengo 3 x 1 Santos - Jogo de volta das Semifinais do Campeonato Brasileiro Sub-20
Local: Estádio Bastos Padilha (Gávea) – Rio de Janeiro - RJ
Data e hora: 12/08/2023, às 11h30
Gols: Petterson (12’1ºT) e Werton (23’1ºT) para o Flamengo. Gabriel Bontempo (19’1ºT) para o Santos.
Cartões: Evertton e Rodriguinho para o Flamengo. Gustavo Henrique para o Santos.