Notícias

Com um a menos, Sub-16 reage mas perde para o Botafogo fora de casa

Partida foi válida pela 4ª rodada do Torneio Guilherme Embry

Por - em

O Sub-16 do Flamengo reagiu com um a menos fora de casa contra o Botafogo, mas foram superados por 2 a 1, na manhã deste domingo (22), no CEFAT em Niterói. Com a derrota, o rubro-negro permanece com oito pontos, na quarta posição do grupo B.


O jogo


Seguindo a filosofia do clube de buscar o gol a partir do toque de bola, o Flamengo teve o controle da posse nos minutos iniciais. Isso, no entanto, não impediu as chegadas do time da casa nas transições rápidas. Foi assim que, aos 10 minutos, Dudu salvou a meta rubro-negra ao sair do gol no um contra um e jogar pra escanteio um chute a queima-roupa. A primeira chance do Mengão surgiu logo depois, quando Gabriel Amancio saiu da esquerda pro meio através do drible e ajeitou para Matheus Tiago, que bateu fraco e facilitou a defesa do goleiro adversário.


O Botafogo insistia na transição rápida e numa bola longa gerou o momento mais tenso da partida para o Flamengo. O atacante saiu de cara pro gol e Dudu defendeu, mas fora da área. Falta marcada e o goleiro foi expulso. Com um a menos, os Garotos do Ninho recuaram e tentaram explorar os espaços no contra-ataque. Aos 31’, surgiu outra boa chance quando Enzo chegou pelo meio, achou Fabio na lateral esquerda que cruzou na medida para Samuel. O atacante cabeceou pro alto e desperdiçou a chance de abrir o placar.


Ryan Roberto começou a receber mais vezes em profundidade para aproveitar a velocidade e buscar o primeiro gol. Aos 37’, o atacante partiu pela esquerda, colocou na frente do lateral, trouxe pro meio e chapou na segunda trave achando Enzo sozinho. O volante acabou furando o peixinho e a  bola saiu pela linha de fundo. Na sequência a equipe mandante abriu o placar, aos 39’, depois de um cruzamento pelo lado direito.


Na volta para a etapa final, o técnico Vinicius Durante veio com duas mudanças que compactaram ainda mais a equipe rubro-negra, pensando em explorar mais os contra ataques. Lucas Falcone e Rogério entraram, e Enzo foi puxado para a direita para ajudar na construção e nas escapadas. Deu certo, e o jogo voltou a ficar equilibrado, com a defesa menos exposta. Por isso, o Botafogo começou a chutar de fora da área, mas Paulo defendeu os arremates.


Chegando com mais frequência no ataque adversário, mesmo em inferioridade, o Flamengo foi ganhando escanteios e oportunidades pela bola aérea. Aos 20’, saiu o empate! Rogério fez jogada combinada com Fabio, e o lateral cruzou na primeira trave encontrando Enzo, livre pra deixar tudo igual.


O gol de empate fez o Botafogo se mexer, e aproveitando o jogador a mais, colocou mais atacantes em campo. Assim, os minutos finais foram de pressão. Aos 40’, após rebatida da zaga no escanteio, o time da casa aproveitou e marcou o segundo, contando com desvio no meio do caminho, o que tirou o goleiro Paulo da jogada. 


Próximo compromisso

O Sub-16 do Mengão volta a campo na sexta (27), às 11h, em Gramado-RS, pela estreia na Copa Laghetto Gramado da categoria. O Flamengo busca o tricampeonato da competição após ter vencido em 2021 e 2022.


Botafogo

Guilherme Zanatta; João Vitor (Marcos Phellipe), Pedro Paulo, João Pedro, Matteus Galiano; Erick Marques (Miguel Caldas), Arthur Novaes, Marcelo Mauricio (Estevan Charles); João Carlos (Vinicius Moreira), Rogério (Mbanza) e Pedro Henrique. Técnico: Bruno Vinicius 


Flamengo

Dudu (Paulo); Heitor, Bernardo Mendonça, Levy, Fabio Henrique; Matheus Tiago, Enzo, Gabriel Amancio; Rafinha (Lucas Falcone), Ryan Roberto (Davi Waisman) e Samuel Alves [Victor Hugo(Rogerio)]. Técnico: Vinicius Durante


Ficha técnica

Botafogo 2 x 1 Flamengo – 4ª rodada Torneio Guilherme Embry Sub-16

Local: CEFAT, Niterói

Data e hora: 21/09/2024 às 10h

Arbitragem: Michael Leal de Moura, Pedro Gomes Rodrigues Dutra Barbosa, Karolaynne da Conceição Martins, Jean Carlos Victorino Miguel

Cartões amarelos: 1ºt 13’ Rogério (BOT), 25’  João Pedro (BOT) e 32’ Fabio Henrique (FLA); 2ºt Ryan Roberto.

Cartões vermelhos: 1ºt 25’ Dudu (FLA).

Gols: 1ºt 39’ Pedro Henrique (BOT); 2ºt 20’ Enzo (FLA) e 40’ Mbanza (BOT).