Com atuação impecável, Flamengo Sub-16 vence o Fluminense por 3 a 0 na Gávea
Ryan Pablo, Jhefinho e Ryan Roberto fizeram os gols da partida
Por Daniel Falbo - emNa manhã desta quinta-feira (5), o Flamengo venceu o Fluminense por 3 a 0, pela segunda rodada do Torneio Guilherme Embry Sub-16. Ryan Pablo, Jhefinho e Ryan Roberto balançaram as redes no clássico disputado na Gávea. Agora, os Garotos do Ninho somam cinco pontos na competição. A vitória foi construída com três gols nas três primeiras finalizações do time no jogo.
O jogo
A partida começou com muita movimentação no meio-campo, com os times rodando a bola. A marcação intensa fez com que a bola circulasse pelas beiradas, mas sem muito perigo. As duas primeiras chegadas do time adversário foram em tentativas de cruzamento, afastadas com sucesso pela zaga rubro-negra.
Aos cinco minutos de jogo, o primeiro gol da partida. Um golaço de Ryan Pablo. O Flamengo veio construindo a jogada pelo meio. Na intermediária de ataque, Jhefinho tentou o lançamento pelo alto para Ryan Roberto. A zaga tricolor afastou de cabeça e Ryan Pablo acertou um sem-pulo inapelável para o fundo do barbante. O gol foi um duro golpe no time das Laranjeiras, que controlava a maioria das ações deste início de partida.
Seis minutos depois, com o relógio mostrando 11 minutos de jogo, mais um golaço! Desta vez do camisa 10 da Gávea. Jhefinho pressionou pelo lado direito, invadiu a área, cortou para o meio e chutou de canhota no alto. A bola beliscou o travessão, quicou dentro do gol e saiu. O juiz confirmou o segundo gol do Mengão, na segunda finalização do time na partida.
O jogo seguiu com o Fluminense tendo mais posse de bola, chegando ao ataque pelos lados, mas a defesa rubro-negra conseguia afastar os cruzamentos e neutralizar as tentativas de triangulação. Com o meio congestionado, os times alternavam a posse de bola sem que os ataques conseguissem chegar às linhas de fundo. E assim foi o jogo até os 25 minutos, onde o árbitro parou o jogo para hidratação.
No retorno da partida, a defesa do Mais Querido manteve a solidez que impedia qualquer progressão do time visitante. Com 32 minutos, Ryan Roberto recebeu de Ryan Pablo no meio. A defesa do Fluminense demorou a tirar o espaço do camisa 11 e o castigo veio em forma de gol: um chute com muito veneno de fora da área, sem chances para o goleiro Nathan Baroni. Foi o terceiro gol em três finalizações dos Garotos do Ninho.
No final do primeiro tempo, o Fluminense tentou mais duas vezes ataques pelo lado esquerdo, mas sem a intensidade suficiente para mudar o placar.
O segundo tempo começou com o mesmo ritmo da primeira etapa. Luiz Mariano pisou em falso e acabou se machucando, tendo que ser substituído por Davi Waisman. O Fluminense insistia nas jogadas de ligação direta com o ataque, mas sem efetividade.
Com nove minutos, Jhefinho escapou pelo meio e Caio Henrique parou o meia do Flamengo com falta por trás. Cartão amarelo pra ele. Matheus Thiago cobrou a falta com a bola passando muito perto da trave, quase marcando o quarto gol do Flamengo. Aos 12’, mais um amarelo para o time visitante, desta vez foi Keibison que recebeu a advertência, após um carrinho faltoso.
A dupla de volantes, Matheus Thiago e Enzo, e a dupla de zagueiros, Bernardo Mendonça e Levy, seguiram levando a melhor nos duelos. O time do Flamengo manteve a tranquilidade e a organização que ditaram a partida na primeira etapa. Com 19 minutos no relógio, cartão amarelo para o Fabio Henrique após falta dura pela esquerda da defesa. Na cobrança de falta na área, mais uma vez a zaga do Flamengo ganhou no alto, com Bernardo, e a bola sobrou para Davi Waisman, que disparou em contra-ataque e acionou Ryan Pablo. O goleiro Nathan Baroni conseguiu sair bem do gol e impediu o que seria mais um gol do Flamengo.
Os Garotos do Ninho procuravam trocar passes e envolver a marcação adversária em busca do quarto gol.
Faltavam 11 para o fim do tempo regulamentar quando Matheus Thiago recebeu pela direita, cortou pro meio e finalizou com perigo, obrigando o goleiro adversário a espalmar para escanteio. Depois da cobrança curta, Enzo cruzou na área e nova intervenção do goleiro tricolor para afastar o perigo. O Fluminense tentava alguma forma de ser mais ofensivo e isso acabou dando mais espaços para o Rubro-Negro nas costas da defesa.
O zagueiro Bernardo foi o nome do setor defensivo, se impondo na técnica, frustrando as tentativas de ataque adversárias. A arbitragem marcou 3 minutos de acréscimo. O Fluminense chegou pelo meio, em um chute da entrada da área que acabou desviando na zaga, mas foi defendido sem rebote pelo goleiro rubro-negro Paulo Guilherme. Mesmo com o jogo bem encaminhado, a equipe do Flamengo seguiu rodando a bola com consciência e disciplina tática. Não houve tempo para mais ataques e o juiz apitou o final da partida, decretando a vitória do Mengão por 3 a 0.
Próximo compromisso
Na terceira rodada do Torneio Guilherme Embry, o Flamengo enfrentará o União Central no CT das Vargens.
Flamengo
Paulo Guilherme; Heitor, Bernardo Mendonça, Levy e Fabio Henrique (Ryan Gabriel); Matheus Tiago, Enzo (Lucas Falcone) e Luiz Mariano (Davi Waisman); Jhefinho (Rafinha), Ryan Roberto (Gabriel Amâncio) e Ryan Pablo (Samuel)
Fluminense
Nathan Baroni; Arthur Ryan, Gustavo Manoel, Rael e Kauã Reis (Miguel Henrique); Ruan, Pablo (Kleibison) e Naarã; Raynne, Caio Henriques (Matheus Guimarães) e Sonny (William Junior [Luiz Miguel])
Ficha técnica
Flamengo 3 x 0 Fluminense – 2ª Rodada do Torneio Guilherme Embry
Local: Gávea, RJ
Data e hora: 05/09/2024 às 11h
Arbitragem: Michael Leal de Moura, Pedro Alves Soares, Guilherme Ribeiro Kierpel e Arthur Guiliordori Sanches Silva
Cartões amarelos: Flamengo: Fábio Henrique - Fluminense: Sonny, Caio Henriques e Kleibison.
Gols: Ryan Pablo (5’1ºT), Jhefinho (11’1ºT) e Ryan Roberto (32’1ºT).