Notícias

Sub-19 vence Atalanta e é campeão do 42º Trofeo Dossena, na Itália

Base rubro-negra conquista quarto título internacional na temporada

Por - em
Dallas, Dubai, Áustria, e agora Crema, na Itália. Não há limites para o futebol de base do Flamengo, que na noite deste sábado (16) conquistou nada menos que seu quarto título internacional nos primeiros seis meses da temporada 2018. Dessa vez, quem vestiu o Manto Sagrado e o representou como sua segunda pele, dando orgulho à Nação Rubro-Negra, foi a equipe Sub-19, comandada pelo treinador Marcio Torres. Em uma semana perfeita, os Garotos do Ninho (ou seriam “Do Mundo”?) sagraram-se campeões invictos do 42º Trofeo Dossena, ao derrotarem de virada o Atalanta (ITA) na final pelo placar de 3x1 (Vitor Gabriel [2] e Wendel). Some a isso os títulos da Copa São Paulo e do Estadual, ambos na categoria Sub-20, e comemore, rubro-negro. O Flamengo é, atualmente, o dono da base mais vencedora do Brasil. 

O título na Itália não veio por acaso. Em cinco jogos, foram duas vitórias (na estreia contra o Cremona e na final, contra o Atalanta) e três empates (Genoa, Cremonese, que era o bicampeão da competição e Chievo Verona). Além da campanha invicta e do título, os Garotos do Ninho retornam para o Brasil com duas premiações individuais: o centroavante Vitor Gabriel foi eleito o MVP da final e Hugo Souza o melhor goleiro da competição. Além disso, o atacante Wendel foi eleito o melhor jogador do Mais Querido no torneio.

A grande final

A partida contra o Atalanta foi, como todos os jogos no torneio, duríssima. Assim como havia acontecido na semifinal, o Flamengo saiu perdendo, em gol de Cabelo aos seis minutos da segunda etapa. E assim como havia sido na semifinal, os Garotos do Ninho demonstraram concentração e maturidade acima da média para conseguirem a virada em alto estilo. O empate veio aos dez minutos, quando Bill cruzou para Vitor Gabriel deixar tudo igual no placar. Depois, dois gols em dez minutos reservaram espaço para m ais um troféu na já lotada sala de troféus da Gávea. Aos 29, Wendel tabelou com Vitor Gabriel e bateu bonito para colocar o Mais Querido na frente. Aos 39, Vitor Gabriel, eleito o melhor jogador da final, estufou as redes e matou o jogo. 

“Estamos muito felizes com mais uma grande conquista internacional para as categorias de base do Flamengo. Importante ressaltar a relevância de todos os colaboradores do departamento de futebol de base, que com muita dedicação e comprometimento diário constroem um ambiente positivo, e que nos impulsiona para produzirmos um futebol de formação de excelência, extremamente qualificado e vencedor”, disse Kadu Borges, Coordenador Geral do Futebol de Base Rubro-Negro. 

“Como resultado deste processo, além de acumularmos conquistas de títulos importantes em todas as nossas categorias, reforçamos o orgulho de todo este trabalho liderado pelo nosso Diretor Carlos Noval, pois hoje temos vários atletas que passaram por todos os nossos módulos e etapas formativas, performando de forma muito satisfatória no profissional, honrando a camisa e a história do Flamengo desde cedo”, finalizou Kadu.

E ainda não acabou. Os Garotos do Ninho da categoria Sub-15, que no momento lideram com folga a Taça Guanabara e seguem invictos no ano, disputarão em agosto a fase mundial da Nike Premier Cup na Áustria, torneio que é considerado o mundial da categoria (a fase nacional já foi conquistada, dando ao Mais Querido o direito de representar o Brasil na Áustria). É bom separar mais espaço na sala de troféus rubro-negra...