Urgente: Hemorio precisa de sangue
Rubro-negros, vamos doar?
Por Em 12 de março de 2009 por Thiago Velloso - emComo doar
Há 03 principais tipos de doação: de sangue total, por aférese e doação autóloga.
\Doação de Sangue Total: é a doação habitual, onde até 450 ml de sangue são coletados em uma bolsa produzida com materiais e soluções que permitem a preservação do sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.
\Como é feita a doação de sangue total:
\1. Cadastro: O doador, portando um documento oficial com foto, é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido. Esse questionário tem o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação de sangue, portanto as respostas devem ser sinceras e qualquer dúvida deve ser esclarecida na próxima etapa – a triagem clínica.
\2. Triagem clínica: O doador é entrevistado e examinado por profissional de saúde , em local que garanta a privacidade e o sigilo das informações. Esse profissional verifica as respostas do questionário e avalia pessoas com alto risco de transmitir doenças pelo sangue. O doador deve ser consciente de que as suas respostas são muito importantes para garantir a sua integridade física, bem como a de quem vai receber o seu sangue. A segurança do paciente que recebe transfusão começa com o doador.
\3. Coleta de sangue: A coleta de sangue dura no máximo 10 minutos. Todo o material utilizado é estéril e descartável Não há risco de contrair doenças doando sangue.
\4. Lanche – após a doação o doador recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados após a coleta do sangue.
\Todas as pessoas podem doar sangue?
\Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por Normas Técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue
\Requisitos básicos para se doar sangue:
\§ Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
\§ Estar bem de saúde
\§ Ter entre 18 e 65 anos
\§ Pesar no mínimo 50 Kg
\§ Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação
\§ Não estar incluído em grupos com ocorrência freqüente de situações de risco para contaminação pelo HIV (fonte: www.aids.gov.br – prevenção) , tais como: Permanência em prisões; Usuários de drogas injetáveis; Profissionais do sexo e Homens que fizeram sexo com outro(s) homem(ns)."
\Algumas situações que impedem provisoriamente a doação de sangue:
\Febre – acima de 37°C, Gripe ou resfriado, Gravidez, Puerpério: impedimento de 90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana, Uso de alguns medicamentos, Anemia, Cirurgias (consulte prazos) e Amamentação
\Situações que impedem definitivamente a doação de sangue:
\Hepatite B – soropositvo para o vírus da hepatite B (HbsAg e/ou anti-HBc), Hepatite C – soropositivo para o anti-HCV, HIV- soropositivo para o anti-HIV, Doença de Chagas, Sífilis – soropositivo para marcadores da sífilis, HTLV – soropositivo para HTLV I/II e Alcoolismo crônico.
\Se animou? Para doar basta comparecer a sede do HemoRio. O HEMORIO localiza-se na Rua Frei Caneca, 8, Centro – Rio de Janeiro – Horário de funcionamento: todos os dias de semana, de 7 às 18 horas, inclusive finais de semana e feriados.
Mais informações no site: http://www.hemorio.rj.gov.br/