Um rubro-negro com mais de cem anos de história
Primeiro goleiro profissional do Flamengo, Fernandinho completa hoje 101 anos
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emO primeiro goleiro profissional do Flamengo – e com o melhor desempenho em jogos contra o Fluminense na história do clube – completa hoje 101 anos. Fernando Ferreira Botelho, o Fernadinho, pisou pela primeira vez no gramado do Maracanã na homenagem que recebeu no último sábado (01.03), antes da partida contra o Nova Iguaçu. Como jogou na década de 1930, nunca disputou uma partida no Maior do Mundo, que foi construído apenas 20 anos depois, em junho de 1950.
O ex-arqueiro defendeu o Vermelho e Preto, em 62 jogos, de 1930 a 1934, mas tornou-se profissional apenas em 1933: antes disso, Fernandinho jogava de graça pelo clube. Neste ano, ele era o goleiro do Flamengo no que foi a primeira excursão do clube para fora do Brasil, para o Uruguai. Com problemas no joelho, sua carreira teve final prematuro, quando o atleta tinha apenas 21 anos de idade. O goleiro não chegou a ganhar nenhum título como profissional, sendo campeão apenas nas categorias de base, mas tem a honra de ostentar a melhor média de gols sofridos em Fla-Flus, na história do clássico, confronto em que se manteve invicto por toda sua carreira. Seu retrospecto contra o time das Laranjeiras é irretocável. Fernandinho estreou no time principal na última rodada do Carioca de 1931, em sua primeira vitória em Fla-Flus por 1 a 0, quando o Flamengo não vencia o Fluminense desde setembro de 1928.
O ex-goleiro conta que, em 1919, quando tinha apenas seis anos de idade, ele assistiu a uma derrota histórica do Fla para o Flu: a goleada por 4 a 0, que garantiu o tricampeonato estadual (1917-18-19)ao Tricolor. Em 1932, já como goleiro titular do Flamengo, Fernandinho deu o troco nos tricolores, vencendo o rival pelo mesmo placar de 1919 – ele diz que esse foi o melhor jogo de sua vida.