Notícias

Rubro-negra mostra os bastidores do Maracanã

Usando ferramentas como Blog e twitter, jornalista mostra em tempo real o movimento de torcedores antes, durante e depois dos jogos

Por - em
Em 2004, a jornalista Cristina Dissat criou um blog para acompanhar em tempo real o que acontece nos arredores do Maracanã. Era do oitavo andar do seu apartamento, quase na esquina do Maracanã, que ela observava as imediações do Maracanã ante, durante e depois dos jogos. Imediatamente, de posse do seu notebook, publicava as informações no Fim de Jogo. &8220;Ficava perto da varanda, ou no quarto e até mesmo da área de serviço que dão para o outro lado da rua. Depende de onde preciso escrever. Uma vez, a confusão foi na Praça Niterói e só dava para ver da área de serviço. O computador foi parar em cima da máquina de lavar&8221;, explica Cristina.

O blog pratica o chamado jornalismo cidadão. Ela é torcedora do Flamengo, mas bate o ponto sempre, não importa o tamanho do evento. De um midiático jogo da seleção brasileira a um insosso Cabofriense e Madureira, passando pelos Jogos Pan-Americanos, ela sempre reporta o que vê Quem visita o Fim de Jogo pode encontrar informações não noticiadas no pay per view de um canal de TV por assinatura: o movimento das bilheterias do estádio do Maracanã, as condições para estacionamento no local, os eventuais conflitos nas ruas vizinhas e, terminado o jogo, como está a dispersão dos torcedores. "Sou rubro-negra, mas procuro ser imparcial nas transmissões", ressalta.

O blog não entrou em recesso nem mesmo quando o Maracanã fechou as portas, nos meses que antecederam o Pan. A notícia passou a ser o andamento das obras e os preparativos para o Rio 2007. Nesse meio tempo, Cristina ganhou credencial para cobrir todas as pautas e coletivas da Suderj. O reconhecimento também veio do Flamengo, que a procurou para uma parceria em ações do Gease-Fla, comitê que monitora as condições de segurança e conforto do torcedor nos estádios. O Flamengo cedeu uma credencial ao blog para trabalhar no interior do estádio durante os jogos do Rubro-Negro. Hoje, Cristina tem credencial da ACERJ, a associação de cronistas esportivos. Durantes os 90 minutos, ela faz seu trabalho da tribuna de imprensa. Antes e depois, ela perambula com seu smartphone e netbook e publica os informes no twitter.

Para dar conta de tanto trabalho, Cristina conta com uma rede de colaboradores. A começar pela família. Seu marido, o fotógrafo Celso Pupo, contribui com as imagens e, através de um rádio, transmite informações diretamente das ruas. Os filhos André e Daniel ajudam a mãe na manutenção do blog e são entusiasmados voluntários. Isso sem falar na ajuda de amigos - jornalistas ou não - com mensagens de e-mail, chamadas telefônicas ou mensagens de texto e até mesmo de vizinhos e desconhecidos.

Apesar do nome, a cobertura do blog começa cedo. Na manhã de jogos importantes, como as finais do Campeonato Carioca, a equipe sai às ruas para observar a chegada dos primeiros torcedores. O primeiro post foi publicado ao meio-dia, quatro horas antes do apito inicial. O último, só quando o silêncio toma conta da vizinhança. Quem visita o site durante a semana, no entanto, pôde conferir vários informes sobre a procura por ingressos nas bilheterias.

Ao longo de mais de cinco anos de trajetória, a experiência mais marcante aconteceu durante as finais da Copa do Brasil, em 2006, entre Flamengo e Vasco. &8220;A cena de milhares de torcedores tentando entrar no estádio, com policiais a cavalo andando para todos os lados, o helicóptero da polícia voando baixo, levantando poeira e com os holofotes acesos, era uma mistura de sensação de pânico e fascinação. Para mim, foram as coberturas mais impressionantes&8221;, relata.

Nem mesmo o fechamento do Maracanã nos próximos anos, em preparação para a Copa de 2014, desmotiva Cris. "Vou para o Engenhão. Já andei fazendo reconhecimento lá. Agora, como imprensa esportiva, entro no estádio e posso continuar a cobertura de lá. Por isso, o twitter é fundamental pa ra mim. Pretendo ainda manter a galera informada das obras no Maracanã", avisa.

Segundo Cris, são muitos os rubro-negros que a seguem. "A visitação do fimdejogo é sempre maior em dia de jogo do flamengo".

Conheça o Fim de Jogo

Blog -
www.fimdejogo.com.br
Twitter -
http://www.twitter.com/fimdejogo