Notícias

Retrospectiva 2000: Papai Joel presenteia a Nação em 2005

Depois de ano muito difícil, treinador e Obina se consagram ao livrar o Fla do rebaixamento no Brasileiro

Por - em

O ano de 2005 não foi fácil para a torcida do Flamengo. A temporada começou com a equipe fazendo uma pré-temporada na cidade de Volta Redonda. E durante a pré-temporada o Flamengo participou de um torneio na cidade, onde venceu o primeiro jogo contra o Joe Public, e depois perdeu para o Volta Redonda, deixando escapar o título. Logo depois, iniciou a Taça Guanabara, e o Flamengo não foi nada bem, e isso fez com que o técnico Júlio César Leal fosse trocado pelo treinador Cuca.

\

Na Taça Rio, o Flamengo recupera-se, e consegue ir para a final, após passar pelo Volta Redonda na semifinal. Mas na final, com jogadores suspensos, a equipe não consegue superar o Fluminense e acaba deixando escapar o bicampeonato carioca. Na Copa do Brasil, o Flamengo enfrente o Ceará e perde o primeiro jogo, e misturado com outros problemas, faz a diretoria demitir Cuca, deixando Andrade no comando do time. Mesmo com a mudança de treinador, no segundo jogo o Flamengo fica no empate e é eliminado.

\

Durante o Campeonato Brasileiro, a equipe do Flamengo consegue dois títulos. O primeiro em um amistoso em minas, contra o Tupi, que rendeu a Taça da Paz. E depois conquistou a Copa Record com um time de reservas com juniores. No entanto, na disputa do Brasileirão, os rubro-negros acabaram não indo muito bem. A base da equipe até tinha jogadores de talento, como Leonardo Moura, Renato Silva, Junior Baiano, Andre Santos, Jonatas, Diego Souza, Renato... E jovens como Fellype Gabriel e Vinícius Pacheco, mas o time não conseguiu embalar e apenas lutou contra o rebaixamento.

\

E como lutou. Prova disso é que o time chegou a nove rodadas do final do Brasileirão em uma posição delicadíssima, na zona de rebaixamento, e precisando não perder nenhum dos jogos seguintes da competição. Só um milagre salvaria o time da Gávea do descenso. Para tentar protagonizar esta proeza, a diretoria agiu rápido e trouxe o técnico Joel Santana. Deu certo. Ele comandou a equipe em seis vitórias e três empates, afastando o rebaixamento e consagrando-se como ídolo da Nação Rubro-Negra.

\

A arrancada: Flamengo 2x2 Juventude, Flamengo 2x1 Coritiba, Flamengo 1x0 Palmeiras, Flamengo 3x1 Botafogo, Flamengo 2 x 2 Ponte Preta, Flamengo 3 x 0 Fortaleza, Flamengo 1 x 0 Paraná, Flamengo 0 x0 Goiás e Flamengo 4x1 Paysandu.

\

O jogo que tirou o Flamengo da zona de rebaixamento foi a vitória por 1 a 0 sobre o Paraná, que consagrou outro novo ídolo: Obina. Até então execrado, o baiano entrou no segundo tempo da partida contra a equipe do sul e fez o gol da vitória rubro-negra aos 45 minutos da etapa final, mantendo o Flamengo na primeira divisão.

\

Outros Esportes: Em 2005, o Flamengo conquista pela 31ª vez em sua história o Campeonato Carioca Masculino de Basquete, confirmando o posto de maior ganhador deste torneio. Nafinal, foram três jogos muito disputados contra a equipe do Rio de Janeiro, que era a equipe favorita ao título. No primeiro jogo, o Flamengo perdeu, mas com o apoio fantástico de sua torcida, consegue vencer o segundo e o terceiro jogo, comprovando que a união torcida e equipe no Flamengo gera títulos, seja no esporte que for.

\

No Vôlei, o Flamengo conquistou o Campeonato Estadual Adulto Masculino de forma invicta, na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro Masculino Individual com Victor Rosa, o Campeonato Brasileiro Feminino Individual com Daniele Hipolyto, e o Brasileiro Por Equipes. No Nado Sincronizado, o Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro Geral Absoluto e o Campeonato Estadual Geral Absoluto.

\

Momento do Ano: Arrancada nos nove jogos finais do Campeonato Brasileiro
Personagem do Ano: Joel Santana
Jogo do Ano: Flamengo 1 x 0 Paraná, pelo Campeonato Brasileiro
Artilheiro do Ano: Renato, com 14 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2005, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.