Notícias

Retrospectiva 2000: O gigante adormecido desperta em 2006

Flamengo volta a conquistar um título de expressão nacional ao bater o Vasco na final da Copa do Brasil

Por - em

A FIFA estampou na capa de seu site oficial: "O Gigante Adormecido acordou". Nem o presidente da entidade, Joseph Blatter, poderia prever que esta previsão seria tão perfeita. Quando o Flamengo conquistou a Copa do Brasil de 2006, uma era de vitórias no futebol rubro-negro estava começando. Depois de sofrer em 2005, o time montou a base de um grupo que ainda viria a conquistar mais um tricampeonato carioca e o sexto título brasileiro da história do clube nos anos seguintes.

\

O ano de 2006 não começou bem para o Flamengo. Na Taça Guanabara, a equipe não consegue se classificar para as semifinais da competição, com isso aproveita a folga forçada para realizar dois amistosos no Uruguai. O time acaba perdendo para Nacional e Peñarol. Na Taça Rio, a equipe começa melhor, mas depois de tropeços, acaba ficando fora das fases finais. No entanto, se no Campeonato Carioca a equipe foi mal, na Copa do Brasil a história fio bem diferente.

\

A equipe começa dando sustos na torcida, passando pela primeira fase com uma vitória suada contra o ASA AL. Mas depois vai avançando de fases sempre fazendo o resultado jogando no Maracanã. Passa por ABC RN (1x0 em Natal e 4x0 no Maracanã), Guarani (5x1 no Maracanã e 0x1 em Campinas), Atlético MG (4x1 no Maracanã e 0x0 no Mineirão) e Ipatinga (1x1 em minas e 2x1 no Maracanã). O Flamengo chega mais uma vez as finais da Copa do Brasil.

\

E neste ano, pela primeira vez na história da competição, dois times do mesmo estado iriam se enfrentar na final. Flamengo e Vasco iriam fazer o clássico da final. Mas a final seria só depois da Copa do Mundo. No Campeonato Brasileiro, a equipe não conseguia o mesmo sucesso da Copa do Brasil, com isso o técnico Valdemar de Oliveira foi demitido, e no seu lugar foi contratado a revelação Ney Franco, que tinha feito uma excelente Copa do Brasil pelo modesto Ipatinga.

\

O Flamengo abre mão de alguns jogos do Campeonato Brasileiro para se preparar para a final da Copa do Brasil. No intervalo que teve por causa da Copa do Mundo, a equipe vai até o nordeste fazer alguns amistosos. E são nestes amistosos que aparece o jovem Renato Augusto. O jogador, que não tinha disputado nenhum jogo pelos profissionais no ano, tinha visto a semifinal da Copa do Brasil na arquibancada, conquista um lugar na equipe titular de Ney Franco.

\

E a preparação deu resultado. O Flamengo sagra-se bicampeão da Copa do Brasil, conseguindo o feito histórico de ter sido o primeiro time a ganhar as duas partidas das finais. A primeira partida da decisão foi realizada no Maracanã, no dia 19 de julho de 2006. O ataque do time da Gávea funcionou, a equipe de Ney Franco deu um nó tático nos cruzmaltinos, comandados por Renato Gaúcho, e com uma vitória por 2x0, o Flamengo pôs a mão na taça.

\

Em um Maracanã lotado, com a torcida, em sua maioria rubro-negra, dando show nas arquibancadas, Flamengo e Vasco entraram em campo buscando mais um título nacional. Título que seria inédito para os cruzmaltinos. Para os flamenguistas, seria a segunda conquista do Brasil, repetindo o feito de 1990, quando o Fla de Júnior derrotou o Goiás na final. Desde o início do jogo, o esquema armado pelo técnico Ney Franco, que escalou o time em um 3-6-1, mostrou-se fundamental, e deu ao Flamengo superioridade durante praticamente toda a partida. Aos 12' do segundo tempo, Renato Augusto cruzou, a defesa do Vasco se atrapalhou, e Obina quase marcou. E foi ele mesmo, Obina, que havia acabado de entrar para decidir o jogo. Em escanteio muito bem cobrado por Renato Augusto, a bola quicou na área, e sobrou limpa para um lindo chute de primeira do atacante baiano. Flamengo 1x0 Vasco, e explosão dos rubro-negros na arquibancada.

\

A alegria ficou ainda maior dois minutos depois. Léo Moura recebeu sozinho na direita, avançou, e fez cruzamento na medida para o centroavante Luizão, de cabeça, marcar o segundo, e deixar o Flamengo muito perto da taça. E a conquista se confirmou uma semana depois. Com gol do lateral Juan, e com direito a olé, o Rubro-Negro venceu por 1x0, e fez a festa da imensa torcida do Clube em todo país. A conquista recolocava o Fla no topo do Brasil e levava o time de volta à Libertadores. O título ainda serviu para confirmar o fato que vinha acontecendo a alguns anos: em finais, o Flamengo sempre estava levando a melhor sobre o Vasco da Gama.

\

Ddevido a total concentração na final da Copa do Brasil, o Flamengo acabou ficando em situação delicada no Campeonato Brasileiro. Mas depois de passar a euforia do título, equipe começa a se recuperar na competição, alcançando a 11º colocação.

\

Outros Esportes: O basquete seguia sua caminhada rumo à hegemonia nacional. No Rio de Janeiro, o time tornou-se absoluto. A equipe do Flamengo conquista o Torneio Rio Open Masculino de Basquete, e com uma excelente campanha, com 20 jogos e 20 vitórias, conquista o bicampeonato do Campeonato Estadual Masculino de Basquete. No vôlei, a equipe profissional do Flamengo conquistou apenas o Torneio Inter Regional Adulto Masculino.

\

Como de costume, 2006 foi mais um ano com grande destaque para a equipe do Flamengo de Ginástica Olímpica, conquistando o Bicampeonato Brasileiro por Equipes, além da conquista de Danielle Hypólito no individual geral feminino. Diego Hypólito continua conquistando o mundo. Em 2006, representou o Brasil com brilhantismo, conquistando medalhas de ouros em várias etapas do Campeonato Mundial.

\

No Remo, o Flamengo domina o Campeonato Estadual conquistando no Geral e nas categorias de Estreantes, Feminino, Júnior, Júnior B, Peso leve e Máster. Além disso, o clube conquistou também o Campeonato Brasileiro Geral Absoluto de Nado Sincronizado.

\

Momento do Ano: Conquista da Copa do Brasil
Personagem do Ano: Renato Abreu
Jogo do Ano: Flamengo 2 x 0 Vasco, primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil
Artilheiro do Ano: Renato, com 19 gols

\

Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2006, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.
Confira também como foi o futebol do Flamengo neste ano aqui.
Relembre os dois jogos da decisão da Copa do Brasil aqui e aqui.