Retrospectiva 2000: Início de uma nova era em 2003
Fla não ganha nenhum título, mas chega à decisão da Copa do Brasil e forma base para 2004
Por Da equipe do site oficial do Flamengo - emDepois do ano conturbado em 2002, o Clube de Regatas do Flamengo iniciou em 2003 uma nova era de sua história. O futebol não conquistou nenhum título de expressão, apesar de ter chegado à final da Copa do Brasil contra o Cruzeiro, mas a partir daquela temporada, com exceção de 2005, em todos os anos, o Rubro-Negro decidiu alguma competição (e na maioria delas, levou vantagem). O ano ficou marcado também pela conquista do Estadual de Remo, que não ia para a Gávea há cinco temporadas.
\O time começa o ano fazendo uma pré-temporada na cidade de Resende, onde enfrenta uma Seleção local, vencendo por 2 x 0. Como a CBF havia decidido que o novo calendário do futebol brasileiro daria ênfase ao Campeonato Brasileiro, com seu início marcado para março, com jogos de ida e volta e por pontos corridos, os campeonatos regionais foram devidamente extintos. Também foi criada a Copa Sul-Americana, com vários times da América do Sul.
\No início do ano, o Flamengo inicia a disputa do Campeonato Estadual, com 12 clubes, em turno único, que valeria a Taça Guanabara e teria os quatro melhores colocados disputando um quadrangular. No Campeonato Carioca, a equipe começa muito bem, sendo apontados por todos com o favorito ao título. Mas na parte final do campeonato, a equipe perde jogos, e fica afastado da briga pelo título.
\Na Copa do Brasil, o Flamengo consegue uma boa sequências de jogos, vai eliminando adversários como Remo, Vitória e Sport, chegando na final para enfrentar o Cruzeiro, grande time daquele ano, que acabou conquistando o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Na raça, em um Maracanã lotado, com mais de 80 mil pessoas, o Rubro-Negro chegou a arrancar um empate, por 1 a 1, no primeiro jogo da decisão. No entanto, na partida de volta, no Mineirão, o time celeste levou a melhor por 3 a 1 e conquistou o título.
\No primeiro Campeonato Brasileiro de pontos corridos, o Flamengo começou muito mal, e se manteve irregular o campeonato inteiro. Apesar disso, entre altos e baixos, o time acabou terminando a competição em oitavo lugar, sem ser ameaçado pelo rebaixamento. Em 2003, ocorreu também a primeira edição da Copa Sulamericana. O Flamengo acaba desclassificado na primeira fase, perdendo os seus jogos contra o Internacional e Santos.
\Os destaques daquele time eram o goleiro Julio Cesar, o lateral Athirson, e os recém-contratados Felipe, Fabiano Eller e Fernando Baiano. Ali também surgiram nomes como Jônatas, Jean, Rafael e André Bahia.
\Outros Esportes: De volta às glórias no esporte que o gerou, o Flamengo comemorou muito um título nos esportes olímpicos em 2003. Depois de cinco anos sem vencer, o clube levou a melhor no Campeonato Carioca de Remo. Na última regata, o Flamengo estava atrás do Vasco da Gama e exatamente no dia de seu aniversário, conquista de forma espetacular o campeonato.
\Mas nenhum esporte se destacou tanto neste ano quanto o futsal. O Flamengo foi muito bem nas competições que disputou. Conquistou os dois principais títulos cariocas no ano, o Campeão Estadual Adulto e o Campeonato Metropolitano Adulto. Na Ginástica Olímpica, o Flamengo conquista mais dois títulos com os irmãos Hypólito. Conquistou o Campeonato Brasileiro Individual Geral com Daniele Hypólito e o Campeonato Brasileiro Individual Juvenil com Diego Hypólito. Na Natação, o Flamengo conquista o Tricampeonato Carioca Absoluto de Inverno. E, no judô, conquista o Circuito Olímpico Peso Leve e a 7ª Copa Internacional de Judô Absoluto.
\Momento do Ano: Derrota na final da Copa do Brasil
Personagem do Ano: Fernando Baiano
Jogo do Ano: Flamengo 1 x 1 Cruzeiro, primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil
Artilheiro do Ano: Edilson e Fernando Baiano, com 16 gols
Para conferir todo os jogos do Flamengo no ano 2000, clique aqui.
Para mais informações sobre este ano, acesse este artigo na Flapédia.