Rio de Janeiro, 17 de dezembro de 2007
No Brasil, notabilizamo-nos pela dificuldade em preservar a memória nacional e, normalmente, demoramos a perceber como determinadas iniciativas são capazes de criar profundas mudanças nos diversos setores da sociedade.
Pensei nisso ao ler o livro UMA BELA JOGADA – 20 ANOS DE MARKETING ESPORTIVO, do nosso prezado conselheiro João Henrique Areias.
A inovação e a criatividade estão presentes em cada uma das páginas e principalmente nos casos narrados. Tal reconhecimento é compartilhado por diversas personalidades do meio esportivo, que dão ali seus testemunhos, como Zico, Júnior, Pelé, Carlos Augusto Montenegro, Juca Kfouri, dentre outros.
Um dos episódios que merece destaque é a Copa União, de 1987, que aconteceu apenas três anos depois de um outro evento que tornou-se referência para o marketing esportivo internacional: os Jogos Olímpicos de Los Angeles – os primeiros financiados totalmente pela iniciativa privada, gerando lucro para seus realizadores. Peter Ueberroth, que desenvolveu o projeto de comercialização, virou capa do Time.
A Copa União teve ingredientes semelhantes no âmbito nacional. Pela primeira vez a televisão esteve presente, quebrando um paradigma entre os dirigentes, historicamente receosos de que tal concorrência pudesse afastar o torcedor dos estádios. A TV comprou e transmitiu o campeonato nacional, favorecendo ainda a entrada de outras empresas no projeto. A iniciativa deixou um legado, ao revelar novas fontes de receitas aos clubes, além da bilheteria e das mensalidades dos associados.
Da concepção da idéia à comercialização do empreendimento, praticamente tudo foi desenvolvido pelo nosso Vice-Presidente de Marketing à época, João Henrique Areias.
Depois de aprovado numa reunião histórica do Clube dos 13, no próprio Flamengo, João foi para São Paulo e junto com o Diretor de Marketing do São Paulo, Celso Grellet, trouxe os recursos da iniciativa privada que viabilizaram a principal competição esportiva nacional, como fez o Peter Ueberroth em 1984, com as Olimpíadas.
Por esta razão, o Clube de Regatas do Flamengo homenageia e publicamente reconhece o papel fundamental e o marco estabelecido por Areias para o marketing esportivo nacional.
Parabéns João, pelo feito marcante. Parabéns João, pelo livro.
Marcio Baroukel de Souza Braga\ Presidente\