Notícias

Pesquisa das torcidas do Rio: Fla 58%

Pesquisa realizada em 2008 faz um raio-x e aponta curiosidades dos torcedores dos quatro principais clubes do Rio de Janeiro

Por - em

Mulheres são maioria nas torcidas de Fla e Flu, e vascaínos são fãs de fast food

GLOBOESPORTE.COM São Paulo

A relação dos brasileiros com o futebol é bem conhecida. Desta vez, uma pesquisa realizada pelo Ibope, entre fevereiro e julho de 2008, foi a fundo para traçar um curioso perfil dos torcedores cariocas, com algumas surpresas e outros dados já esperados. Foram ouvidas 3.681 pessoas das classes AB, C e DE, de 12 a 64 anos, residentes na região metropolitana do Rio de Janeiro. Flávio Cordeiro, um dos sócios da empresa que encomendou o estudo ao Ibope, explicou que o resultado da análise ajuda a compreender a fidelidade dos apaixonados. As informações são do jornal O Globo.

- Não existe fidelidade entre consumidor e marcas, esta é uma relação volátil. A exceção é o futebol. A fidelidade está no DNA dos torcedores. Se entendermos a relação do brasileiro com o futebol, compreendemos também sua relação com as marcas - disse Flávio.

Uma informação já prevista pela pesquisa é que a grande maioria, 58 % dos entrevistados, torce para o Flamengo. Logo em seguida, com uma diferença significativa, estão os vascaínos com 17 %.\ A velha história de que futebol é coisa de homem fica para trás\ O que mais chamou atenção na análise foi uma outra questão. Entre os tricolores, as mulheres representam 52% do total. Não distante, a torcida feminina do Rubro-Negro também se sobressai à masculina e soma 51%. Além disso, a pesquisa registrou que 17% dos questionados responderam que não apóiam nenhum dos times.\ Vascaínos são os maiores consumidores de fast food\ Do total de torcedores cruzmaltinos, 60 % se alimentam de fast food. A equipe, curiosamente, tem como patrocinador um representante deste segmento. Contraditoriamente, os vaicaínos estão em segundo lugar no cuidado com o corpo. Perdem para os botafoguenses: 50 % dos alvinegros praticam exercícios.\ No levantamento de copo e no poder aquisitivo, os tricolores são os campeões\ A vida agitada é a justificativa usada pelos torcedores do Fluminense para o fato de não cuidarem adequadamente da saúde e serem os maiores consumidores de bebida alcoólica. De acordo com a pesquisa, os tricolores têm poder aquisitivo mais elevado do que os rivais cariocas, que gastam aproximadamente R$ 53 por mês com serviços de telefonia celular. Neste caso, a predominância dos clientes que utilizam as funções de identificador de chamadas, caixa postal e mensagem de texto, com pacotes mais caros, também é dos tricolores.\ Segurança na hora da relação sexual: os torcedores dos Alvinegros são os mais precavidos\ Os mais responsáveis quando o assunto é segurança durante o sexo, são os vascaínos e botafoguenses, apesar de ainda ser pouco: 36% dos que torcem pelos Alvinegros compram preservativos antes da relação. Os torcedores dos dois times também possuem plano de saúde acima da média dos demais (33%).\

VEJA O INFOGRÁFICO DA PESQUISA DOS TORCEDORES CARIOCAS