Opinião
Especialistas confirmam poder do Flamengo na definição do preço dos ingressos
Por Comunicação - Site Oficial do Clube - emNa manhã desta quinta-feira (11.11), especialistas em Direito do Consumidor, advogados e membros de imprensa têm debatido o tema e confirmado ao Flamengo o poder de definir os preços dos ingressos para partidas do seu time de futebol profissional. Por saberem que a razão está ao lado do Clube de Regatas do Flamengo, resolveram explicar a situação a todos os interessados.
O advogado Leonardo Sarmento foi um dos que criticou a maneira como vem sendo conduzido o assunto: "como qualquer outra empresa, o Flamengo deve se administrado para não fechar o ano no vermelho, sem intervenção municipal, estadual ou federal, por ser entidade privada e não receber dinheiro público, ou seja, não prestar contas ao Estado".
A coluna Opinião, de O Globo, publicada na manhã desta quinta-feira (14.11), encaixa na análise do advogado. "O Procon não tem nada a ver com a decisão da diretoria de querer buscar um elevado faturamento. O órgão está utilizando "viés populista", o que não é correto." A entrevista ao Lance! do advogado especialista em Direito do Consumidor, Vinicius Zwarg, foi esclarecedora. "O Procon pode fiscalizar, mas não determinar o preço dos ingressos. Eles podem pedir para que o Flamengo apresente os motivos do aumento, nada além. O futebol é deficitário, o que já justificaria o aumento."
O colunista Emerson Gonçalves lembrou que na semifinal da Copa do Brasil, contra o Goiás, 74% dos ingressos vendidos foram de meia-entrada. "O clube precisa pagar contas, funcionários e as despesas que envolvem uma partida. E, claro, formar times competitivos." O jornalista elogiou a diretoria "que não tem fugido da responsabilidade e tem respondido a todos que a procuram, aparecendo em público para expor seu lado e explicar a hipocrisia que abrange a discussão."
Abaixo, o link com a análise de cada especialista citado no texto.
http://www.juristas.com.br/informacao/revista-juristas/a-intervencao-do-estado-no-valor-dos-ingressos-de-uma-partida-de-futebol-compreensao-juridica/1912/
http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2013/11/12/muito-grito-para-pouca-razao/
http://www.lancenet.com.br/minuto/Especialista-Fla-apresentar-convincentes-mantidos_0_1028897265.html
http://extranet.rttvclipping.com.br/clipping/clipps/view/5284880c-4e04-4ad0-9ea8-3f03c0f1e66f