Notícias

Maracanã será a casa do Flamengo na Libertadores

Márcia Lins diz que o estádio vai ficar aberto até agosto para a fase final da competição. Júlio Delamare e Célio de Barros preservados

Por - em

A secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Márcia Lins, revelou nesta terça-feira durante o Footecon, o Fórum Internacional de Futebol que está sendo realizado no Rio de Janeiro, que pretende deixar o Maracanã aberto até agosto de 2010 por causa da participação do Flamengo na Taça Libertadores. Com isso, o Rubro-Negro pode jogar as partidas finais da competição – se conseguir avançar – no estádio. Caso o Flamengo não chegue até a decisão, o cronograma permanece o mesmo.

\

A previsão inicial era que o Maracanã fechasse para as obras da Copa do Mundo de 2014 agora em dezembro. Mas a alteração dos recursos para financiar as obras fez o planejamento ser alterado. Se antes seria por meio de uma Parceria Público Privada (PPP), agora vai ser com uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que oferece até R$ 400 milhões para cada arena do Mundial no Brasil. Ou seja, dinheiro público.

\

As obras começariam parcialmente em março, mas apenas do lado de fora. Os jogos seguiriam normalmente durante todo o Campeonato Carioca. Agora, Márcia Lins anunciou que o estádio vai ficar aberto para receber a participação do Flamengo na Libertadores.

\

- Queremos deixar o Maracanã aberto até agosto por causa do Flamengo na Libertadores. Já mandamos o novo projeto para o comitê organizador fazer a análise e nos devolver com as observações – disse Márcia Lins.

\

Júlio Delamare e Célio de Barros preservados

\

No novo projeto de reformas do complexo do Maracanã enviado pela secretária estadual de Esporte, Turismo e Lazer ao comitê organizador da Copa do Mundo de 2014, o Parque Aquático Júlio Delamare e do Estádio de Atletismo Célio de Barros são mantidos. Na proposta inicial enviada à Fifa, os dois locais tombados pelo patrimônio histórico municipal seriam demolidos e construídos em um outro lugar por causa da necessidade de se ter no estádio uma área destinada a patrocinadores, autoridades, imprensa e convidados vips da entidade.

\

Segundo ponto turístico mais visitado do Rio de Janeiro, atrás apenas do Corcovado, o Maracanã ganharia com o novo projeto uma grande área de lazer. O estádio seria ligado à Quinta da Boavista.