Ao som da Charanga Rubro-Negra, o Flamengo lançou ontem as miniaturas das suas mascotes símbolos, Uruba e Urubinha. A presença dos jogadores Emerson e Ronaldo Angelim, além dos próprios personagens Uruba e Urubinha, atraiu na tarde de quinta-feira uma pequena multidão à FlaShop, loja oficial do clube no Centro do Rio. No local, os torcedores e clientes tiveram a chance de tirar fotos e pegar autógrafos dos jogadores. “Adoro eles. Sempre os vejo no Maracanã e no basquete. Eles estão sempre divertindo todo mundo”, comentou Simone Lima, 23 anos, formada em Turismo, sobre as mascotes.\ \ Outro com as miniaturas em mãos foi Eduardo Gonzalez, de 23 anos, que trabalha no mercado financeiro e passava pelo local. “Achei muito legal. Tinha que comprar um presente para o meu priminho de três anos e fiquei sabendo quando vi o movimento fora da loja, com a Charanga”.\ \ De acordo com Eduardo Rosenberg, executivo da Roxos e Doentes, que administra a FlaShop, o evento foi um sucesso. “São personagens queridos, que o torcedor adora e o produto atinge mais uma parcela do torcedor, que são torcedores mirins”. \
Para o zagueiro Ronaldo Angelim, que perdeu a conta dos autógrafos que distribuiu, o carinho da torcida do Flamengo é impressionante. “A gente vem num momento ruim, mas mesmo assim o torcedor do Flamengo é fiel. Você viu aqui o carinho deles. Isso é bom para o jogador, dá uma motivação a mais e fiquei muito feliz de participar de uma festa como essa”, assinalou Angelim.
O atacante Emerson também disse ter ficado muito feliz de participar do evento. “Por isso que gente entende que realmente é uma paixão. Não é uma torcida comum. Quando há pressão, a gente acaba entendendo o porquê. Porque existe realmente esse amor. A gente fica feliz, sabe que está nos apoiando sempre e sabe que ‘onde estiver, estarei’, como diz a música”.
Miniaturas – Produzidas em vinil atóxico, material emborrachado que não oferece perigo às crianças, as miniaturas reproduzem exatamente a marca das mascotes rubro-negras: óculos escuros e um sorriso marcante, típico da torcida do clube. Os bonecos medem 13 cm (Uruba) e 08 cm (Urubinha). O preço sugerido é de R$ 39,90 pela embalagem com as duas peças.
O projeto foi desenvolvido pelo Departamento de Marketing do Flamengo, em parceria com a Ninibin. De acordo com Leila Monteiro, gerente de Licenciamentos do clube, o Flamengo sempre explorou muito os escudos do futebol e do remo. Agora, o Departamento de Marketing do clube está procurando explorar outros públicos. “A paixão pelo futebol não tem idade. Ela vai tanto do mais velho aos mais jovens, passando pelas crianças. Então, a gente precisa ter uma linguagem mais infantil, para se comunicar mais com a mente das crianças, para que a criança ela de identifique com esse universo. Nada melhor do que a mascote para aproximar o clube da criança. Em cima disso, criamos um boneco”, explicou.
Para o empresário Rafael de Albuquerque, da Ninibin, a receptividade às miniaturas foi acima das expectativas. “Nossos urubus no ponto de venda estão vendendo bastante. Está excelente. Eu sou defensor dessa paixão pelo futebol e de toda movimentação em termos de torcida que possa fortalecer essa identidade”, afirmou. “A expectativa é excelente. Já com as mascotes tivemos um belo retorno, apesar dos tempos de crise, apesar de não termos nenhuma data festiva na sequência. A expectativa é ter sucesso de venda”, completou.