Notícias

Flapédia completa dois anos

Enciclopédia online do Flamengo tem mais de 5 mil artigos

Por - em
No mesmo dia em que a torcida relembra mais um ano da conquista do Mundial, faturado pelo Flamengo em 13 de dezembro de 1981, uma iniciativa do Clube de Regatas do Flamengo completa mais um ano. É a Flapédia, que fica hospedada no site oficial do Flamengo ( http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flap%C3%A9dia).

Lançada em 2007, a Enciclopédia Colaborativa do Clube vem sendo desde então referência para torcedores que buscam biografias, dados históricos, estatísticas e listas de títulos, entre outras informações. São mais de 5.600 verbetes. "Criamos a Flapédia para que ela possa ser uma fonte de consulta para os torcedores, uma enciclopédia viva, atualizada permanentemente por colaboradores interessados em pesquisar e preservar a história do Flamengo", explica Ricardo Hinrichsen, diretor executivo de marketing do clube.

Para evitar que o espaço seja alvo de vandalismo de torcedores de outros clubes, o espaço, diferente do Wikipedia, a colaboração deve ter aprovação prévia dos administradores voluntários. Ao longo de dois anos, a Flapédia já contou com a ajuda de dezenas de rubro-negros. Mas a equipe que mais se dedica à iniciativa é relativamente pequena.

Danyel Braga, um dos administradores da Flapédia, diz que desde o início gostou do projeto."É uma boa ideia tentar reunir tudo sobre o Flamengo, toda a história do clube, em um só lugar, feito por torcedores para outros torcedores. Ao mesmo tempo em  que você colabora e adiciona novos conteúdos você acaba aprendendo mais sobre a história do clube", explica o estudante de relações internacionais, que mora no Rio.

Segundo ele, seu trabalho predilero é cuidar de estatísticas inéditas. "Por exemplo, saber quem são os estrangeiros que mais jogaram pelo Flamengo, ou os goleiros que mais vestiram o manto-sagrado, e muito do conteúdo da Flapédia é inédito e só se encontra lá. Mas claro esse é o trabalho fácil, no início do projeto, até colocarmos no ar o conteúdo mais básico que não poderia faltar, tivemos que fazer muita coisa trabalhosa como adicionar todos os jogos de futebol da história do clube".

Outro colaborador, Marcelo Borges de Gouvêa, de Brasília (DF), afirma que se interessou em participar assim que conheceu a Flapédia. "Gosto muito de história do futebol e, em especial, do Flamengo e de estatísticas. É um trabalho requer pesquisa, bastante organização e uma boa integração com os outros colaboradores.O principal desafio é continuar expandindo o site pra que ele posso se tornar mais ainda uma boa referência de pesquisa sobre o Flamengo", afirma.

Carlos Henrique Guarita Doua, outro dos assíduos colaboradores, vê como desafio a isenção. "É preciso evitar ser parcial ao escrever, além de atualizar todos os dados prontamente, encontrar informações raras porém essenciais e estabelecer prioridades".

Equipe precisa aumentar - Com cada vez mais verbetes, o desafio passa a ser angariar mais colaboradores e diversificar as fontes de pesquisa. "Vejo três desafios. Melhorar a qualidade do conteúdo, apresentar novos artigos inéditos, que só se encontra na Flapédia, e democratizar ainda mais a Flapédia aumentando o seu número de colaboradores que hoje ainda é baixo. Precisamos pelo menos triplicar o número de colaboradores efetivos. E acho que a Flapédia chegou a um ponto que precisamos aprofundar as pesquisas para material escrito sobre o Flamengo, pesquisas na internet estão praticamente esgotadas", diz Danyel Braga.

O baiano Alex Daniel Barreto Ferreira acredita que, como voluntário, uma das dificuldades é conciliar as atividades (estudo, trabalho) com o tempo e a dedicação que a Flapédia exige para que a enciclopédia tenha a necessária credibilidade. Dedicado às atualizações de perfis dos jogadores e de diversas biografias, Alex Ferreira vê no hobby uma missão.

"Costumo dizer que o verdadeiro rubro-negro é como um soldado, que está sempre á serviço da Nação, e que como bom filho desta, a serve com o orgulho de quem defende a própria existência. Eu me sinto muito orgulhoso de colaborar com os artigos da Flapédia e de repente, ver que estes artigos são disseminados em páginas internet afora, além disso, a colaboração em si é muito bacana, pois acaba me tornando um especialista num tema da minha paixão: o Flamengo", destaca.

Como colaborar com a Flapédia:
http://www.flamengo.com.br/flapedia/Flapédia:Como_contribuir_para_a_Flapédia

Informações: danyelbraga@flamengo.com.br