Rubro-Negro carioca tem o mesmo número de títulos que Botafogo, Fluminense e Vasco juntos
Fred Gomes\ Guilherme de Paula\
Lancenet
A torcida do Flamengo tem razões de sobra para passar um Natal muito feliz. Afinal, o clube teve uma recuperação sensacional no Brasileiro e conquistou uma vaga na Libertadores de 2008. Mas há outro motivo para a nação comemorar neste fim de ano: desde a virada do século, o Rubro-Negro acumula cinco títulos, a mesma quantidade obtida por seus três rivais juntos.
Se neste período o clube da Gávea conquistou dois títulos nacionais – a Copa dos Campeões (2001) e a Copa do Brasil (2006) –, o triunfo marcado por maior dramaticidade e que tem um espaço todo especial no coração da nação rubro-negra é o título estadual de 2001.
Ele foi obtido após uma cobrança magistral de Petkovic, aos 43 minutos do segundo tempo, que garantiu a vitória do Flamengo por 3 a 1 sobre o Vasco.
De férias em Nis, na Sérvia, Pet relembrou o antológico golaço ao LANCE!, classificando-o como o lance mais marcante de sua carreira.
– Foi o momento mais maravilhoso da minha carreira. Tenho orgulho de ter entrado para a história do Fla e por ter contado com a melhor torcida. É demais – delicia-se o sérvio.
As peculiaridades daquele campeonato foram destacadas pelo camisa 10 na conquista de 2001:
– São coisas que só acontecem uma vez. O Fla estava cercado por brigas internas, passava por uma situação financeira terrível. Esquecemos tudo, jogamos pela torcida e vencemos um adversário que era favorito e tinha a vantagem de perder por um gol. Foi maravilhoso.
Decisivo também na Copa dos Campeões por ter feito um gol muito parecido na final contra o São Paulo, Pet garante que nunca quis deixar o Fla, algo que aconteceu em 2002.
– Eu não queria sair, mas a ISL, parceira do clube à época, faliu. Ainda bem que a torcida sabia que eu não queria deixá-la – encerra