GUILHERME COSTA \ Da Máquina do Esporte, em São Paulo\
O lançamento de um livro em quadrinhos sobre a história do Corinthians, nesta quinta-feira, foi apenas a primeira incursão da Editora Globo nesse filão. A empresa já prepara outras obras similares, todas assinadas pelo cartunista Ziraldo. A versão do Flamengo, que está pronta, será lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, com início previsto para o dia 10 de setembro. \ Assim como o livro sobre o Corinthians, a obra focada no Flamengo terá tiragem de 30 mil exemplares. A principal diferença entre elas é o tema: enquanto o texto lançado nesta quinta-feira pega carona no aniversário de 99 anos do clube paulista e conta sua história, a versão acerca da equipe rubro-negra falará sobre a torcida. \ "Vamos estender a outros clubes. A ideia é passar que o futebol é uma coisa para a família, saudável, e que a violência pode ser deixada de lado. Os livros têm conteúdo pedagógico, mas falam de uma forma divertida", explicou Lúcia Machado, diretora da unidade de produtos infantis da Editora Globo. \ Outra diferença entre as obras de Corinthians e Flamengo é a mascote. Ziraldo desenvolveu um novo personagem para os paulistas, o Mosquetinho, e o utilizou como protagonista do livro. No caso dos cariocas, a parceria se limita à produção literária. \ "Estamos conversando com uma série de clubes para desenvolver trabalhos similares, mas alguns não querem mexer na mascote. Já sabemos que será assim com o Flamengo, que o Cruzeiro tem um desenho fechado", contou Ziraldo, que atualmente escreve o terceiro volume da coleção, focado no Vasco. \ Por ser uma linha nova, a Editora Globo ainda não tem um planejamento fechado de quanto espera arrecadar com a comercialização de livros focados em clubes. Da mesma forma, as equipes projetam ganhos institucionais acima dos valores de royalties.\ |