Notícias

Flamengo chega a um milhão de fãs no Facebook

Dono da maior torcida do mundo, Rubro-negro atinge importante marca nesta mídia social, em apenas seis meses

Por - em
Dono da maior torcida do mundo, o Flamengo atingiu uma importante marca na mídia social Facebook: um milhão de fãs em sua página oficial. Criado em março, o espaço não é visto pelo clube apenas com uma área onde se reúnem milhões de rubro-negros. É também uma importante arma de relacionamento com estes torcedores, além de ser uma ferramenta comercial.

Desde sua criação, o Facebook do Flamengo tem proporcionado ao torcedor, além de notícias relevantes aos esportes do clube, como também tem servido de vitrine para as centenas de produtos licenciados pelo clube. Os torcedores que acompanham a página desde sua criação puderam ainda participar de inúmeras promoções. Só para exemplificar, mais de 200 camisas oficiais já foram sorteadas.

Acompanhando de perto o crescimento rubro-negro dentro das mídias sociais, a presidente do Flamengo Patricia Amorim sabe o quanto é importante ter o torcedor cada vez mais próximo.

"É uma marca que tem a cara do Flamengo. Sabemos que nossa torcida é uma nação e, por isso, podemos sonhar com números muito maiores. Mesmo assim, é importante atingir um milhão de fãs. Nosso maior patrimônio está ali, são os torcedores. Temos que usar todas as ferramentas possíveis para estar mais próximos deles. Além disso, através do Facebook, podemos premiar alguns deles com produtos oficiais, muitas vezes exclusivos. Até gostaríamos de premiar todos, mas, como são milhões e milhões, não é possível", parabenizou, brincando, a presidente.

E não é só na área de relacionamentos que o Flamengo tem agido dentro das mídias sociais. O clube tem se organizado para usufruir deste meio como uma importante oportunidade de negócio e o futuro promete ser bastante promissor.

"Sem dúvida, criamos um negócio, uma ferramenta que trará muitos frutos ao clube. Isso é o futuro. Já estamos no mercado, negociando, a princípio, com nossos parceiros para que eles também estejam junto conosco nessa empreitada. Estamos nos fortalecendo e, com isso, nossa marca dentro do Facebook também se fortalece. Tudo isso pode gerar uma receita que o Flamengo nunca teve. Ficamos muito felizes por ter atingido esta marca, mas queremos mais. Muito mais", explicou o vice-presidente de marketing rubro-negro Henrique Brandão, adiantando a primeira meta a ser atingida a partir de agora.

"Ainda somos novos neste meio. Outros clubes possuem esta ferramenta há mais tempo e, por isso, estão na nossa frente. O Boca Juniors, por exemplo, tem a maior página entre clubes de futebol da América Latina, com mais de 2,5 milhão de fãs. Vamos chegar lá, sem dúvida. Nossa meta é essa e o torcedor nos ajudará a conquistar isso o quanto antes".

Primeiro passo

Feliz por ter atingido um milhão de fãs em sua página oficial no Facebook, o Flamengo espera, em breve, utilizar este meio como importante ferramenta para iniciar uma grande campanha de cadastramento de torcedores. A intenção rubro-negra é saber exatamente onde estão, o que querem e o que fazem seus torcedores/consumidores.

Em contrapartida, os rubro-negros que participarem da campanha concorrerão a mais de 200 prêmios, entre eles camisas oficiais e muitos outros produtos oficiais do Flamengo.

"Esse será um segundo passo. Queremos ter mais informações sobre nossos torcedores. Ao menos sobre aqueles que interagem com o clube pela internet. Precisamos saber mais sobre nossa torcida, alguns hábitos de consumo e algumas opiniões dele sobre futuros projetos. Eles podem nos ajudar e vamos atrás disso. Isso é importante comercialmente para o Flamengo e as mídias sociais, sem dúvida, ajudarão bastante", finalizou Henrique Brandão.