Clube investe em parcerias para elevar faturamento\ Érika Romão e Junior Maurell\
Lance
Após anunciar a sua participação na Superliga, a nova categoria do automobilismo mundial, que estreará em 2008, o Flamengo figura nos noticiários com o Projeto Passaporte Rubro-Negro e até com a possibilidade de participar da licitação do Maracanã.
Em entrevista exclusiva à equipe de reportagem do “EsporteBizz”, o vice-presidente de marketing do clube, Ricardo Hinrichsen, falou sobre as ações e deixou clara a intenção de contar com dois estádios – Gávea e Maracanã – para mandar seus jogos.
Segundo ele, as receitas de marketing representam cerca de 30% do faturamento e a intenção é aproveitar o potencial da marca Flamengo. As negociações que visam à parceria com a Warner serão retomadas ainda nesta semana.
NOVA SCHIN\ - Nesse período de dois anos do acordo, a Schincariol passou por uma série de transformações, inclusive com a saída da família do grupo. Por isso, imagino que todas as estratégias de marketing tenham sido repensadas, inclusive esta. Do ponto de vista do clube, eu diria que foi um patrocínio bem-sucedido na medida em que conseguimos captar novos recursos, mas poderia ter sido melhor. Nós aprendemos muito e vamos usar essa experiência em negociações futuras.\
WARNER BROS\ - Ficamos algum tempo parados em função da necessidade de consultar alguns pontos com a Nike, que é a nossa marca esportiva. Mas as conversas continuam. Deveremos nos reunir nesta semana e entrar no processo de negociação comercial. O contrato é importantíssimo, mas o processo de negociação é longo. Não temos como evitar.\
PROBLEMAS NO MARKETING\ - Marcas de empresas de varejo ou refrigerante, por exemplo, conhecem o seu consumidor. Assim, elas desenvolvem suas ações com base no que o consumidor demanda. As marcas de clubes do futebol ainda vivem a pré-história desse momento. Temos como parâmetro apenas pesquisas que tentam quantificar essa massa, mas que não dão informações sobre o perfil dos torcedores. A marca pode ser muito poderosa, mas se não conhece seu consumidor, não tem como ser potencializada. Temos uma série de projetos neste sentido.\
SUPERLIGA DE FÓRMULA 3\ - Este projeto poderá proporcionar dois tipos de retorno. O primeiro é o aumento da visibilidade da marca do clube em termos internacionais, especialmente na Europa, onde serão disputadas as etapas. O segundo é o retorno financeiro dire-to. O circuito foi estruturado como uma operação de licenciamento, na qual os clubes cedem seus nomes para a exploração nos carros e participam das receitas de publicidade estática, nos veículos e nos autódromos, e de televisionamento.\
PASSAPORTE RUBRO-NEGRO\ - O projeto, que será lançado nesta semana, não é um programa de sócio-torcedor, mas um programa cujo objetivo é dar facilidade ao torcedor na compra do ingresso. O bilhete será adquirido com antecedência, por um valor mais acessível e o torcedor ainda poderá concorrer a prêmios. Haverá uma série de benefícios. Será um programa permanente de venda de ingressos.\
GÁVEA E MARACANÃ\ - Os dois programas não são mutuamente excludentes. Podemos ter um estádio para jogos de menor porte e o Maracanã. É inteligente concentrar no Maracanã os jogos mais importantes. Conceitualmente, não tem como o Flamengo não participar da licitação. Sem querer ser convencido, não há outro clube que consiga viabilizar o Maracanã. Com relação à licitação, ainda não sabemos como vai ser o edital.\