Notícias

Emoção marca a inauguração da nova Calçada da Fama no Flamengo

Craques do passado e do presente estiveram na manhã deste sábado, na Gávea

Por - em
A manhã de sábado foi de muita emoção e festa na sede da Gávea. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na inauguração da segunda etapa da Calçada da Fama rubro-negra.  Foram eternizados, nas 100 novas placas, 329 atletas dos esportes olímpicos e mais 250 do futebol, que terão seus nomes no novo espaço que fica no hall da entrada principal do clube, em frente a entrada do Museu. 

Estiveram presentes craques do passado e do presente que ajudaram a construir a história de glória do clube. Nomes como os campeões mundiais Cesar Cielo, Fabiana Beltrame e Diego Hypolito. Além de Jackie Silva, Isabel Salgado, Luiza Parente, Daniele Hypolito, Marina Canetti, Jade Barbosa, Marcelinho, Duda, e os jogadores de futebol Bebeto, Pet, Jean, Leandro, Adilio, Julio Cesar Uri Gueller, Silva Batuta, Joubert, Fernandinho, entre muitos outros.

A presidente Patricia Amorim, visivelmente emocionada, aproveitou para agradecer a todos àqueles que ajudaram a construir a memória rubro-negra e tanto lutaram para conquistar títulos e medalhas pelo mundo afora.  

"Antes de mais nada, gostaria de agradecer ao Patrimônio Histórico que teve o cuidado de resgatar toda essa história. Nosso objetivo foi homenagear todos aqueles atores esportivos que fizeram do Flamengo essa grande instituição. Com a camisa do Flamengo e através do Flamengo, vestindo a camisa do Brasil, fizeram história. São muitas glórias e conquistas e, cada um que tem hoje o seu nome nesta calçada, teve uma contribuição para que o Flamengo se tornasse o clube mais querido do Brasil. Fui atleta Laureada, me tornei Benemérita e hoje sou Presidente, e para mim é uma emoção e uma grande honra tê-los na nossa Calçada da Fama. A minha emoção e o meu muito obrigado a cada um de vocês que fizeram do Flamengo esse clube tão especial."  

Campeão Brasileiro pelo Flamengo em 87, Bebeto foi um dos mais assediados pelos presentes e  não escondeu a emoção pela homenagem.

"Isso aqui é a minha casa, a minha vida. Sou Flamengo, sempre fui Flamengo, todo mundo sabe disso e chego a ficar arrepiado de falar. É um prazer e um orgulho muito grande fazer parte deste momento", comentou.

Herói da conquista do estadual de 2001, Pet também compareceu, tirou muitas fotos e agradeceu ao Flamengo pela lembrança.

"O Flamengo é um clube muito querido e estou muito feliz de fazer parte deste momento tão importante."

Quem também mal conseguia andar foi o medalhista olímpico e recordista mundial Cesar Cielo. Atendendo a todos sempre com um sorriso no rosto, o nadador falou sobre a honra de estar eternizado no Flamengo.  

"Estar ao lado de tantas pessoas importantes que fizeram parte da história do Flamengo é uma honra muito grande. Sem dúvida, um momento especial e ficar eternizado na história de um clube como este é fantástico", disse o campeão mundial Cesar Cielo.

Fernandinho, goleiro do clube na década de 20, fez questão comparecer com seus familiares mesmo com seus 99 anos de idade.

"Chegar aos 99 anos e ser lembrado pelo clube que você tanto ama é uma emoção sem tamanho. Nunca pensei que chegaria a esta idade e me sentiria tão honrado e prestigiado. Estou muito feliz".

Personagens importantes da ginástica artística rubro-negra, os irmãos Hypolito enalteceram a iniciativa.

"Essa homenagem é muito bonita porque lembra  todos os atletas que fizeram e ainda fazem da história do clube. Homenageia os atletas do passado, do presente  e do futuro", disse Daniele.

"É muito importante prestigiar todos os atletas que fizeram parte da história do Flamengo, que é um clube mundialmente conhecido em várias modalidades. É muito legal, que lembra todos que conquistaram títulos estaduais, nacionais e mundiais", completou Diego.

A nova Calçada da Fama é uma realização do Museu do Flamengo em parceria com o Instituto Atleta Rubro-Negro, que fez o resgate da memória olímpica do Flamengo, além de ter viabilizado o patrocínio da Sinal Construtora, responsável pelo custo integral das obras.