Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio
Kwai Twitter Instagram Youtube TikTok
Adidas

Notícias

Edital do Conselho Deliberativo

Presidente do Deliberativo abre prazo para apresentação de emendas para mudança do artigo 131 do Estatuto do Flamengo

Por - em

De acordo com o que dispõe o Capítulo II, Artigo 50, § 1º, II e 2º, I do Regimento Interno, o Presidente do Conselho Deliberativo comunica aos associados que a partir desta data, está abrindo prazo de quinze (15) dias, para apresentação de emendas para a proposta de alteração Artigo 131 do Estatuto, apresentada pelo Presidente do Conselho Diretor, conforme redação abaixo:

Rio de Janeiro, 18 de junho de 2007.

Walter Felippe D´Agostino

Presidente

"Of. Pres. 054/2007

Rio de Janeiro, RJ, 12 de junho de 2007

Ilmo. Sr.

Des. Walter Felippe D´Agostino

M.D. Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Regatas do Flamengo

Nesta

Assunto: Alteração do Estatuto em Vigor

Senhor Presidente,

Venho, por meio deste, solicitar a V.Sa., em caráter de urgência, as providências necessárias para a aprovação da alteração do capítulo X, art. 131 do atual Estatuto, conforme proposta em anexo.

A alteração se faz recomendada não só para adequar a Estrutura de Organização do Conselho Diretor aos princípios de gestão atualmente indicados para instituições do porte do Flamengo, como para permitir o cumprimento do Plano de Metas estabelecido para o triênio 2007-2009.

Outrossim, comunico que, para fins de qualquer esclarecimento julgado necessário, o Vice-Presidente de Planejamento, José Maria T.C. Sobrinho encontra-se à disposição de V.Sa. e das Comissões desse Conselho.

Certo da atenção de V.Sa., envio os meus agradecimentos, com os votos de grande apreço e elevada consideração.

Atenciosamente,

Marcio Baroukel de Souza Braga

Presidente do Conselho Diretor

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DO ESTATUTO

Capítulo X

Da Estrutura de Organização do Conselho Diretor

Art. 131 – A Estrutura de Organização do Conselho Diretor será constituída de Unidades Operacionais para a gestão das atividades fim do Flamengo; de Departamentos para a gestão das atividades de apoio; e, de órgãos de assessoramento à Presidência.

I – Das Unidades Operacionais

As Unidades Operacionais obedecem aos seguintes princípios:

- Autonomia de Gestão, com delegação planejada, concedida pelo Conselho Diretor;

- Operação conforme um Plano de Ação;

- Auto-suficiência financeira;

- Compromisso com metas esportivas, financeiras, administrativas e patrimoniais; e,

- Administração profissional.

As atividades fim do FLAMENGO serão exercidas através de quatro Unidades Operacionais, a saber: Remo, Futebol, Esportes Olímpicos e Fla-Gávea.

I.1 – São atribuições do Remo:

- gerir as atividades relacionadas ao Remo do FLAMENGO, de sorte a se alcançar as metas esportivas, financeiras, patrimoniais e administrativas estabelecidas no Plano de Ação do Remo e aprovadas pelo Conselho Diretor.

I.2 – São atribuições do Futebol:

- gerir as atividades relacionadas ao Futebol, de sorte a se alcançar as metas esportivas, financeiras, patrimoniais e administrativas estabelecidas no Plano de Ação do Futebol e aprovadas pelo Conselho Diretor.

I.3 - São atribuições dos Esportes Olímpicos:

- gerir as atividades relacionadas aos esportes olímpicos que o FLAMENGO pratica em competições oficiais, de sorte a se alcançar as metas esportivas, financeiras, patrimoniais e administrativas estabelecidas no Plano de Ação dos Esportes Olímpicos e aprovadas pelo Conselho Diretor.

I.4 - São atribuições do Fla-Gávea:

- gerir as atividades relacionadas à utilização e manutenção da sede do FLAMENGO, de sorte a se alcançar as metas sociais, financeiras, patrimoniais e administrativas estabelecidas no Plano de Ação do Fla-Gávea e aprovadas pelo Conselho Diretor. São atividades específicas do Fla-Gávea:

- organizar, controlar, guardar e conservar os bens que constituem o acervo do patrimônio histórico do FLAMENGO;

- administrar as instalações que exibem o acervo histórico do FLAMENGO;

- promover a prática de educação física e dos esportes não incluídos em outros Deptos;

- administrar a “escolinha” de Futebol;

- administrar o parque aquático do Clube; o tênis; a bocha; a divisão médica;e as demais atividades e serviços destinados aos sócios e que não estejam incluídos neste artigo, como atribuição de outro Depto;

- promover atividades culturais, artísticas, cívicas, recreativas, assistenciais e comunitárias;

- controlar e receber as taxas e mensalidades devidas pelos sócios;

- emitir, assinar carteiras de sócios e controlar os serviços de apoio ao sócio; e,

- executar a manutenção e a operação, incluindo os serviços de reparos, limpeza, telefonia, portaria, recepção e segurança, da sede.

II – Dos Departamentos

O FLAMENGO disporá de três Departamentos para a gestão das atividades de apoio, a saber: Administração e Finanças, Marketing e Planejamento.

II.1 - São atribuições do Departamento de Administração e Finanças:

- planejar, controlar e executar a política econômico-financeira do FLAMENGO;

- gerir o patrimônio imobiliário do Clube;

- planejar, executar e fiscalizar as obras do FLAMENGO;

- propor, controlar e executar a política de recursos humanos do Clube;

- propor, controlar e executar a política de Tecnologia do Clube;

- propor, controlar e executar a política de gestão de material do Clube, exceto o material esportivo objeto de contratos específicos;

- gerir o patrimônio mobiliário do Clube;

- exercer o controle do inventário dos bens móveis; e,

- emitir normas inerentes aos serviços de apoio, processos de contratações de valor acima de determinado teto estabelecido pela Diretoria e outras análogas.

II.1.1 – O Departamento de Administração contará com cinco diretorias: Finanças, Patrimônio, Recursos Humanos, Tecnologia e Logística.

II.2 - São atribuições do Departamento de Marketing:

- gerir as atividades de comercialização da marca, propriedades e de eventos do FLAMENGO, através de patrocínios, licenciamentos e marketing de relacionamento;

- propor, controlar e fazer executar a política de comunicação do FLAMENGO;

- propor, controlar e acompanhar a política de Relações Públicas do FLAMENGO.

II.3 - São atribuições do Departamento de Planejamento:

- elaborar, desenvolver e acompanhar o planejamento estratégico do FLAMENGO;

- elaborar e apresentar, para aprovação do Conselho Diretor, a proposta orçamentária anual;

- exercer o acompanhamento e o controle do orçamento;

- desenvolver e acompanhar a execução de projetos sociais e de projetos aprovados pelo Conselho Diretor, com uma finalidade específica; e

- atuar no sentido da permanente expansão patrimonial e econômica do FLAMENGO.

III – Dos Órgãos de Assessoramento à Presidência

O FLAMENGO disporá de três órgãos de assessoramento à Presidência, a saber: Procuradoria Geral do Flamengo, Secretaria Geral do Flamengo e Gabinete da Presidência.

III.1 - São atribuições da Procuradoria Geral do FLAMENGO:

- emitir parecer e dar assistência jurídica aos Poderes e Órgãos do FLAMENGO; e, por delegação do presidente, defender os interesses legais e representar o FLAMENGO em juízo ou fora dele, pessoalmente ou através de Diretores, ou advogados;

- gerir o contencioso – fiscal, trabalhista e cível – do FLAMENGO;

- auxiliar o Presidente nas atividades de representação junto aos órgãos e entidades governamentais e desportivas, no País e no exterior;

- atuar, juntamente com o Depto. de Planejamento, no sentido da permanente expansão patrimonial e econômica do FLAMENGO.

III.2 - São atribuições da Secretaria Geral do Flamengo:

-gerir,mantendo permanentemente atualizado, o cadastro dos sócios; lavrar as atas das reuniões do Conselho Diretor; presidir a Comissão de Sindicância; expedir, receber, distribuir e arquivar a correspondência do Flamengo; expedir normas e fiscalizar o cumprimento quanto à elaboração e redação de documentos; e, promover a publicação e divulgação de atos e documentos administrativos.

III.3 - São atribuições do Gabinete da Presidência:

- assessorar o Presidente e o Vice-Presidente do Clube em assuntos institucionais e administrativos, na análise do mérito e oportunidade de projetos e propostas submetidas ao Presidente; supervisionar as atividades administrativas da Presidência; emitir a correspondência da Presidência.

§ 1º - O Presidente poderá criar Conselhos, a nível da Presidência e das Unidades Operacionais, e Comissões, a nível dos Departamentos e Órgãos de Assessoramento, bem como nomear Assessores Especiais da Presidência, todos com atribuições e prazos estabelecidos, no Ato de criação ou nomeação.

§ 2º – Os titulares dos órgãos do Conselho Diretor serão os Vice-Presidentes de Unidades Operacionais e de Departamentos, ou receberão designação específica em consonância com as atribuições estabelecidas.”

Accessibility Menu
Digital Accessibility by \ versão