“Eu construí um sentimento aqui com vocês que eu vou levar para o resto da minha vida. Joguei em muitos clubes por aí, já fiz muitos amigos no futebol, mas igual a vocês eu não tenho”. A emoção do então zagueiro e capitão Fábio Luciano, durante a preleção aos companheiros no vestiário, momentos antes do início do jogo com o Fluminense pelas semifinais da Taça Rio deste ano, é um dos pontos altos do DVD PentaTri – A Hegemonia.
Lançado na noite de ontem, 1º de setembro, pela Som Livre em parceria com o Clube de Regatas do Flamengo, por meio do Departamento de Marketing, o documentário mostra a trajetória completa da campanha do Flamengo na conquista de mais um tricampeonato carioca, o quinto na história do clube. O filme apresenta desde os bastidores até lances exclusivos da reta final do campeonato no Maracanã, e dá amplo espaço à empatia e liderança de Fabio Luciano, que já tinha anunciado a disposição de pendurar as chuteiras ao final da competição.
O carinho por Fábio Luciano é narrado através dos gritos da torcida e dos depoimentos emocionados dos companheiros de time como o zagueiro Ronaldo Angelim. “Houve muita sensibilidade dos autores do filme. É um momento que entra para a história do clube. O que a gente mais gosta é fazer parte da lembrança do torcedor e poder sair nas ruas e ser reconhecido por isso. O Flamengo só me traz alegrias”, disse Fabio Luciano à equipe do site oficial do Flamengo, durante o coquetel que antecedeu a exibição do documentário, no UCI do shopping New York Center.
Utilizando uma linha do tempo, o documentário mostra como foi conquistada a hegemonia no futebol carioca – do primeiro torneio, em 1906, quando o Fluminense foi vencedor, até 3 de maio de 2009, quando o Flamengo alcançou o 31º título estadual, ultrapassando o rival das Laranjeiras. A campanha de 2009 é comentada pelo jornalista Carlos Eduardo Mansur, ex-assessor de imprensa do clube.
A câmera dos diretores Raphael Vieira e Gabriel Mendes passeia pelas instalações do clube na Gávea, consultório médico e vestiário, passa pelo túnel, entra em campo com os jogadores e sobe às arquibancadas. “Um dos grandes diferenciais do filme é que utilizamos cinco câmeras exclusivas. Temos imagens que ninguém viu na TV”, diz Raphael Vieira.
O registro dá muito destaque à torcida. “Além da liderança do Fábio Luciano, a gente mostra a relação entre time e torcida. Não tenho dúvida de afirmar que, se não fosse o torcedor, o Flamengo não teria conquistado esse campeonato”, comentou Daniel F. Sroulevich.
Estiveram no evento de lançamento o zagueiro Ronaldo Angelim, e ex-jogadores do clube, como Nélio e Adílio. Priscila, que participou do último programa Big Brother Brasil, da Rede Globo, também prestigiou o lançamento. “Adorei. Foi muito bom conhecer a história, eu que estive dentro da casa por tanto tempo”, disse a torcedora, atual capa da Playboy.
Com preço sugerido de R$19,90 , “PentaTri – A Hegemonia”tem 85 minutos e mostra todos os gols da campanha, com participações dos atletas Bruno, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim, Juan, Willians, Kléberson, Ibson, Diego, e de membros da comissão técnica daquele campeonato, como Cuca, Cuquinha e Roberto Barbosa.
O lançamento da Som Livre em parceria com o Flamengo, por meio do Departamento de Marketing. A produção é da Fla Filmes em associação com Kino TV, MRTS Produções e Caribe Produções, com apoio da FlaTV. A direção e a fotografia levam a assinatura de Raphael Vieira e Gabriel Mendes. A produção executiva é do Daniel F. Sroulevich, produção: Diogo Dahl e edição: John Vale e Helena Lent. A edição de som e .mixagem de Damião Lopes e trilha original de Rogê. A participação especial é do jornalista Carlos Eduardo Mansur.