Clipping do dia 27/10/2009
Confira as notícias publicadas sobre o Flamengo nesta terça-feira
Por Da assessoria de imprensa do Flamengo - em
O GLOBO
A primeira sem Pet na série invicta
Suspenso, jogador desfalca Fla e Andrade pensa em Zé Roberto para o seu lugar
Marcos Penido
Aos 37 anos, nem o mais entusiasta torcedor do Flamengo iria pensar que o sérvio Petkovic faria tanta falta em um jogo. Contratado quase a contra gosto para o clube quitar uma dívida que tinha com ele, o apoiador virou o símbolo da reação rubro-negra, e o principal regente do time. Participou dos dez jogos da série invicta e sua ausência por cumprir suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Botafogo deixa um vazio na partida de amanhã, contra o Barueri, às 21h50m, na Arena Barueri.
Clube antecipa a concentração
Como o técnico Andrade não gosta de se lamentar, a solução é encontrar uma resposta dentro do grupo. Na semana passada, ele deixou claro que Zé Roberto pode atuar mais recuado no meio de campo, entrando um jogador de ataque para fazer dupla com Adriano, provavelmente Gil. Mas também pode escalar um meio de campo com força na marcação e velocidade na saída de bola, mantendo Zé Roberto e Adriano no ataque.
O importante é que o escolhido cumpra bem a função e ajude a equipe na parte coletiva.
- O Flamengo tem jogadores de grande qualidade individual, que deecidem os jogos. Mas o importante é o conjunto. Já jogamos sem o Adriano e tivemos bons resultados - afirma Andrade.
A maior preocupação ontem era com o cansaço dos jogadores. Na análise feita pela comissão técnica e pela diretoria, o time começa a sentir os efeitos da sequência de jogos no Brasileiro e na Sul-Americana.
Foi decidido que eles vão ficar concentrados durante toda a semana. Um sacrifício que começou ontem e só vai acabar após o jogo de sábado contra o Santos. Tudo pelo bem do time, que pode entrar no grupo do G-4 do Campeonato Brasileiro, se vencer o Barueri.
Os jogadores se apresentaram ontem em um hotel na Barra da Tijuca. Eles viajam hoje à tarde para São Paulo, onde ficam concentrados até quinta pela manhã. À tarde é livre, mas voltam a se concentrar à noite até sábado, quando o time enfrenta o Santos, no Maracanã. A ideia é controlar melhor a alimentação e o descanso de todos.
- É um sacrifício importante - disse o vice de futebol, Marcos Braz, que vai pagar esta semana um prêmio de R$60 mil aos jogadores por terem conseguido somar quatro pontos em dois jogos: contra o Vitória-BA e o São Paulo.
- Pagando este prêmio fico devendo um outro pelas vitórias contra o Palmeiras e Botafogo - afirmou Marcos Braz.
O zagueiro Álvaro foi liberado para enfrentar o Barueri. Ele deve formar a dupla de zaga com Ronaldo Angelim, que volta ao time, assim como Willians, após cumprir suspensão automática contra o Botafogo. Adriano foi dispensado do treino pela diretoria.
Quem comemorou a boa fase foi Bruno. Ele defendeu pênalti cobrado por Lucio Flavio e garantiu a vitória contra o Botafogo.
- Cheguei a jogar com o Lucio Flavio no Atlético-MG e cansei de vê-lo cobrar pênaltis nos treinos. Me concentrei e fui bem.
Capitão do time, o goleiro deu um alerta contra o oba-oba.
- Eu sei que a torcida fica eufórica, mas o oba-oba tem que ficar de lado. Estamos em quinto na tabela e temos que trabalhar muito e sem festa - disse o goleiro.
Os ex-jogadores Gil e Rodrigues Neto estiveram ontem no clube para dar um abraço no técnico Andrade.
- Ele merecia muito uma chance e está mostrando o seu valor - disse Gil.
Zé Roberto, Kléberson, Adriano e Petkovic, além do técnico Dunga, participaram ontem de uma palestra no Instituto Bola Pra Frente, dos ex-jogadores Jorginho e Bebeto.
Fla inicia luta pelo bi na Liga
Time de basquete rubro-negro enfrenta o uruguaio Defensor, hoje, na Argentina
MARCELINHO ESTÁ confirmado no Fla, pois sua punição só vale para amistosos
Claudio Nogueira
Colecionador de títulos na atual fase do basquete brasileiro, o Flamengo - campeão da Liga Sul-Americana, bicampeão nacional e tetracampeão estadual - começa hoje sua luta para tentar o bicampeonato da competição continental. Hoje, às 21h (horário de Brasília), o rubro-negro vai enfrentar o Defensor Sporting, do Uruguai, atual campeão sul-americano (competição diferente da Liga) pelo Grupo C da competição, em Santiago del Estero, na Argentina. Na mesma chave, também estão o time local do Quimsa e o Malvín, do Uruguai, que se enfrentam na segunda rodada, às 23h30m.
Amanhã, também às 21h, o Flamengo enfrentará o Malvín, ao passo que Quimsa e Defensor Sporting se enfrentam na partida de fundo. Por fim, na quinta-feira, às 23h30m de Brasília, no confronto que deverá ser o mais duro para o Flamengo, o time carioca vai jogar com o Quimsa, dono da casa. Na preliminar, se enfrentam Malvín e Defensor Sporting. Pelo regulamento, somente o primeiro colocado de cada um dos três grupos vai à final. Além disso, também se classifica para o quadrangular final o melhor segundo colocado entre as três chaves.
Técnico do Flamengo há quatro temporadas, ao mesmo tempo em que prepara a equipe para a Liga e para a segunda edição do Novo Basquete Brasil (Campeonato Brasileiro), que começará em novembro, Paulo Chupeta lamenta a penúria técnica do Estadual, que não deu o ritmo de jogo adequado para a Liga.
- Para o time, era melhor treinar do que jogar o Estadual, se estivermos levando em conta a Liga e o Brasileiro. Os outros clubes grandes do Rio, como não conseguem montar equipes tão fortes quanto as nossas, simplesmente desistem. Sem Vasco, Fluminense e Botafogo, perde-se o glamour do Estadual - declarou. - Na cidade que vai ser sede das Olimpíadas, seria bom que as autoridades ajudassem os clubes de basquete.
Rival de hoje é base da seleção uruguaia
No Estadual, o Flamengo obteve quatro vitórias muito fáceis, por mais de 50 pontos de vantagem.
- Ano passado, o time foi ganhando corpo no Brasileiro e na Liga, mas em 2009 estamos sentindo falta de jogos mais difíceis. Mas o grupo é experiente e deve saber administrar isso - afirmou Chupeta.
Sobre a Liga, o treinador sabe que o rival da estreia, o Defensor Sporting, é base da seleção do Uruguai:
- Tem o Paes, que disputou a Copa América pelo Uruguai e dois americanos. É um adversário difícil.
No que diz respeito ao time rubro-negro, Chupeta está aliviado, pois o ala-armador Marcelinho, punido por envolvimento em confusão num torneio amistoso em Joinville, foi suspenso por cinco partidas amistosas, o que não irá atrapalhar o grupo em quaisquer competições oficiais.
- O Baby deixou o clube (foi para o Paulistano), e o Jefferson Williams está contundido e não vai jogar. Nossa base será Hélio, Duda, Marcelinho, Alírio ou Guilherme Teichmann, que chegou recentemente, e Coloneze. Trouxemos também o Dedé e o Victor Bocardo - explicou Chupeta.
A sede das finais da Liga não está escolhida, mas o Flamengo, que fez parceria com os administradores da Arena Multiuso, pode se candidatar a receber a fase decisiva.
A 14ª edição da Liga Sul-Americana conta com a participação de 12 clubes, sendo três brasileiros, o Flamengo, o Pitágora/Minas e o Universo/Brasília). Para a fase de classificação, os 12 times foram divididos em três grupos. Na segunda etapa, quatro equipes disputam o quadrangular final, sendo as equipes vencedoras dos grupos A, B e C, além do segundo colocado com melhor campanha nos três grupos.
Coluna Calazans
Hora de investigar
O Flamengo prossegue em sua bonita série invicta, agora são 10 jogos, marca realmente significativa, mas Andrade já deve estar investigando (pelo menos espero) os motivos da queda de produção do time nas duas últimas partidas. E especificamente no segundo tempo do jogo com o Botafogo, quando, para resumir o comentário, o Flamengo simplesmente não jogou. Eis a verdade.
É um caso a ser estudado com carinho, porque outro segundo tempo como aquele - e o Flamengo não só não ganha o jogo, como ganhou domingo, como sequer empata.
A vitória se deveu a algumas causas mencionadas aqui ontem, como a incompetência amadorística dos atacantes do Botafogo nos chutes (Reinaldo, André Lima, Jóbson), a grande defesa de Bruno no pênalti e, simplesmente, a sorte. Portanto, diante de outro adversário com mais capacidade de decisão, o Flamengo teria perdido o jogo, como aliás merecia, por ter renunciado ao ataque e ter corrido para a defesa como time pequenino.
Ou será que outros jogadores cansaram além do Adriano? O artilheiro nem conseguia correr no segundo tempo. Por que será?
É preciso saber também por que Leonardo Moura e Juan estão jogando tão mal, por que Fierro continua sendo escalado e por que Gil foi contratado.
Para não dizer que não houve bons momentos do time (além da defesa de Bruno, da jogada espetacular de Pet que Fierro desperdiçou no primeiro tempo e do gol de Adriano), tivemos a gratíssima surpresa proporcionada pelo jovem zagueiro Fabrício, que tomou conta da sua área.
É claro que Carlos Eugênio Simon não foi o único juiz com má atuação nesta última rodada. Se houvesse apenas um juiz ruim em cada fim de semana, a arbitragem brasileira seria uma maravilha. E, na verdade, é péssima.
O juizinho de Botafogo x Flamengo deixou de dar um pênalti de Toró, que botou a mão na bola dentro da área, e, visivelmente para compensar, inventou o pênalti de Aírton um pouquinho depois. Coisa de juiz sem personalidade, como nove em cada dez dos nossos.
Coluna Gente Boa
Mansão do ídolo
Petkovic, com a mulher, Violeta, comprou mansão de 800 m² no condomínio Disegno, na Barra. Pagou cerca de R$3 milhões pela casa, que ficará pronta em 2011.
A propósito
Para a torcida do Flamengo, é uma das melhores notícias do ano. Significa que Pet, ídolo maior do time, vai fincar raízes na cidade.
Guerra das torcidas
Marcos Prado, de "Tropa de elite", começa a rodar "Fla x Fla" no fim de 2010. O filme, dirigido por ele e produzido por José Padilha, vai abordar a violência dentro das duas maiores torcidas organizadas do Flamengo. "Elas vivem em guerra desde os anos 90. Deram uma trégua há uns dois anos, mas já morreu muita gente", diz Prado, que é flamenguista doente.
Coluna Renato Mauricio Prado
Melhores e piores
Apaixonado por estatísticas, Lauro Araújo é um craque da área há 25 anos. Hoje, produz "scouts" de todos os tipos, usando como base o rendimento dos times, técnicos e jogadores do Brasileirão. Foi assim que chegou ao ranking dos treinadores, até este momento do campeonato. Sem ler o restante da coluna, você se arriscaria a dizer qual tem o melhor aproveitamento? E o pior?
Se você se conteve e fez suas apostas, confira agora o resultado, baseado nos números que, segundo dizem, não mentem jamais...
Os melhores: 1º) Andrade, no Flamengo, com 63% de aproveitamento: 34 pontos conquistados em 18 jogos; 2º) Ricardo Gomes, no São Paulo, com 62,5%: 45 pontos, 24 jogos; 3º) Celso Roth, no Atlético Mineiro, com 57%: 53 pontos, 31 jogos; 4º) Tite, no Internacional, com 54,3%: 44 pontos, 27 jogos; 5º) Ney Franco, no Coritiba, com 53,8%: 21 pontos, 13 jogos.
Os piores: 5º) Diego Cerri, no Barueri, com 36,1%: 13 pontos, 12 jogos; 4º) Carlos Alberto Parreira, no Fluminense, com 33,3%: 10 pontos, 10 jogos; 3º) Estevam Soares, no Botafogo, com 31%: 13 pontos, 14 jogos; 2ª ) René Simões, no Coritiba, com 29,6%: 16 pontos, 18 jogos.
E o pior: 1º) Renato Gaúcho, no Flu, com apenas 20%: seis pontos,10 jogos.
Só entraram no ranking os técnicos com pelo menos dez jogos à frente do mesmo time. Mário Sérgio, do Inter, dirigiu a equipe em apenas quatro partidas (com aproveitamento de 66,7%, com duas vitórias e dois empates), por isso ainda não faz parte da lista.
JORNAL DOS SPORTS
Marcos Braz faz críticas a realização da partida de domingo, no Engenhão
Rio de Janeiro: Ao término do jogo o sempre sereno técnico Andrade alfinetou a diretoria do Botafogo" Além de perder o jogo, perderam em renda também". Além do comandante, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, fez questão de condenar novamente a realização da partida no Eengenhão
"Os números foram horrorosos. Parece que a renda foi perto de R$ 650 mil. Tirando todas as despesas, acredito que não sobre nem R$ 200 mil para o Flamengo. Nós tínhamos outra perspectiva se o jogo fosse em outro lugar. Se fosse no Maracanã, a nossa penhora teria acabado, já que teríamos recursos superiores. Mas isso é passado", afirmou o dirigente, em entrevista à Rádio Brasil.
Adriano não comparece ao treino desta segunda-feira, na Gávea
Rio de Janeiro: Adriano não compareceu no treinamento desta segunda-feira, na Gávea, um dia após a vitória por 1 a 0, gol marcado pelo próprio jogador, no último domingo. A comissão técnica não soube responder o motivo pelo qual o atacante não se reapresentou junto com o restante da equipe do Flamengo.
Segundo a assessoria de imprensa do clube, ele foi autorizado pela comissão técnica. A informação oficial é de que o Imperador só se apresentará nesta segunda-feira às 22, hora marcada para a delegação rubro-negra se concetrará visando a partida da próxima quarta-feira, contra o Baureri, na Arena Baureri.
Pet está fora do próximo jogo contra o Barueri, mas Williams, Angelim e Álvaro voltam à equipe
Vipcomm
Rio de Janeiro: O meia Petckovic desfalcará o Flamengo na próxima partida contra o Barueri, na próxima quarta-feira. O sérvio levou o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Botafogo, no último domingo.O camisa 43 foi o único a jogar todas as partidas da série de 10 gols que o clube está invicto no Campeonato Brasileiro
O técnico Andrade terá muitas opções para montar o time para o próximo confronto, já que Ronaldo Angelim e , possivelmente Álvaro vão estarão à disposição do treinador para o jogo. O volante Willian é outro que volta de suspensão e poderá formar o meio campo com Maldonado e Airton, deslocado para a zaga para suprir as ausências dos titulares. Se quiser o time mais ofensivo poderá recuar o Zé Roberto e colocar Gil ou Dênis Marques ao lado de Adriano.
Flamengo é o time do coração da maioria dos internautas do Jornal dos Sports
Raphael Bittencourt - rbittencourt@jsports.com.br
Rio de Janeiro – Na última semana o JS perguntou qual o time do coração do internauta. As opções eram: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além de ‘outro’ para quem não torce pelos grandes clubes do Rio de Janeiro.
A disputa foi muito apertada até o fim e três times brigaram pela segunda colocação. Com o Flamengo na liderança desde o início, Botafogo, Fluminense e Vasco duelaram entre si voto a voto. A grande rivalidade entre Rubro-Negros e Alvinegros (os dois clubes decidiram os últimos três Cariocas) parece ter reflexo no resultado da enquete.
O Botafogo deixou o Vasco (eterno grande rival do Flamengo) e Fluminense para trás e ficou na segunda colocação. Mesmo com uma belíssima campanha na Série B, o time de São Januário foi o quarto colocado. Apenas 3% dos internautas disseram não torcer por nenhum dos grandes do Rio.
Confira o resultado
Qual o seu time de coração?
Flamengo - 35.41%
Botafogo - 21.75%
Fluminense - 20.04%
Vasco - 19.39%
Outro - 3.41%
Andrade critica arbitragem
Rio de Janeiro – Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no Engenhão, o Flamengo não apresentou o mesmo futebol das últimas partidas e quase se complicou. O time venceu graças ao gol de Adriano e ao pênalti defendido por Bruno. Mesmo com o resultado, Andrade não ficou satisfeito com o rendimento da equipe e muito menos da arbitragem.
&8220;Os juízes estão vendo pênaltis que só eles vêem. Infelizmente isso tem acontecido com a gente&8221;, reclamou.
Sobre a equipe, o técnico criticou a postura adotada no segundo tempo, quando o time recuou e foi pressionado pelo Botafogo. Para Andrade, o Flamengo correu um risco desnecessário, apesar de ter suportado até o fim a pressão alvinegra.
Flamengo deve jogar com zaga titular contra Barueri
Rio de Janeiro – O Flamengo enfrentou o Botafogo, no último domingo, no Engenhão, sem sua zaga titular. Ronaldo Angelim cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Álvaro se recupera de contusão. Apesar disso, os substitutos Aírton e Fabrício deram conta do recado e o Rubro-Negro venceu por 1 a 0.
Na quarta-feira o Flamengo enfrenta o Barueri fora de casa e Andrade deve contar com a zaga titular. Angelim volta de suspensão e Álvaro será reavaliado nesta segunda. Caso o zagueiro não sinta dores no joelho direito, ele deve jogar.
Petkovic deixou o campo na partida contra o Botafogo sentindo dores na coxa direita e não enfrenta o Barueri. Porém, o sérvio já era carta fora do baralho por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Pet cumpre suspensão e se recupera das dores para enfrentar o Santos no próximo fim de semana.
O DIA
Apesar do discurso humilde, Fla pode chegar à liderança na quarta
Rio - Enquanto comissão técnica e jogadores continuam adotando um discurso humilde em relação às chances que o Flamengo tem de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, os números estão aí para mostrar que o Rubro-Negro tem possibilidades de chegar na liderança da competição já na próxima rodada.
Para que isso aconteça, o time precisa vencer o Barueri fora de casa, o líder Palmeiras tem que perder para o Goiás (e o Flamengo tirar três gols de diferença do saldo), São Paulo e Internacional — que se enfrentam no Morumbi — têm que empatar e o Atlético precisa perder do Flu, no Maracanã.
A melhor campanha do segundo turno é do Cruzeiro, seguido pelo Fla
Ganhando o confronto de quarta e acontecendo um empate entre São Paulo e Inter, a equipe do técnico Andrade já pode dormir na liderança do campeonato, já que o Atlético-MG e o Palmeiras só entram em campo na quinta-feira.
Enquanto a torcida rubro-negra vibra com a boa fase e já sonha com o hexacampeonato, o elenco e seu treinador adotaram uma postura bastante cautelosa, querendo afastar o famoso ‘oba-oba’.
&8220;O objetivo do Flamengo ainda é entrar no G-4. O campeonato está bastante embolado. Sabemos que estamos a apenas três pontos do líder, mas não estamos dentro do G-4, ainda temos de correr atrás. Estamos com muita motivação e ansiedade também. O Flamengo está correndo por fora&8221;, afirmou o goleiro Bruno, que citou o equilíbrio da competição na reta final.
&8220;O campeonato vem afunilando, e a cada jogo que passa a responsabilidade aumenta. É uma competição disputada, a equipe que tiver mais equilíbrio daqui para frente vai ser campeã&8221;, avaliou o camisa 1.
Ronaldo Angelim, que retorna ao time no próximo jogo, também foi comedido nas palavras e não quis falar em título. No entanto, reconheceu que, ao contrário da última rodada, a próxima pode ser muito favorável para o Flamengo.
&8220;Como tem um jogo entre São Paulo e Internacional, se a gente ganhar entra no G-4, que é o nosso objetivo. Estamos focados, mas ainda não é fácil, sabemos que essa competição é difícil e vamos ter que lutar muito&8221;, disse Angelim.
Lesão de Pet não preocupa e Álvaro volta ao time
Rio - Petkovic deixou a torcida rubro-negra preocupada após o clássico de domingo. No entanto, o médico do Flamengo Márcio Tannure afirmou que as dores na coxa direita não não são indicativo um problema grave. O jogador está apenas fazendo tratamento e não foi necessário fazer nenhum exame. De qualquer forma, ele já não enfrentaria o Barueri porque está suspenso.
Petkovic não deu entrevistas, mas se comunicou com os torcedores através do Twitter. &8220;(Estou) fazendo tratamento em busca de uma rápida recuperação. Até mais&8221;.
Quem deve voltar ao time amanhã é o zagueiro Alvaro. Ele treinou com o preparador físico Alexandre Sanz. &8220;Ele disse que não sentiu dor alguma e está liberado para o jogo. Tudo bem&8221;, afirmou Tannure.
A presença de Alvaro ao lado de Ronaldo Angelim representará a possibilidade para Andrade escalar novamente a zaga titular contra o Barueri. No clássico contra o Botafogo, ele precisou improvisar com o volante Airton ao lado do zagueiro Fabrício, que havia acabado de retornar da seleção brasileira que ficou com o vice-campeonato do Mundial Sub-20, disputado no Egito.
Zé Roberto explica boa fase: 'Deixei o feijão de lado'
Rio - Depois de ter vencido a desconfiança da torcida na sua contratação e as vaias que chegou a ouvir em algumas partidas neste ano, o meia Zé Roberto comemora a sua recuperação vestindo a camisa do Flamengo. A receita para o sucesso, segundo o próprio jogador, foi a melhora do condicionamento físico.
"Fisicamente, perdi de três a quatro quilos nos últimos meses. Estou sentindo a diferença, estou mais leve em campo e isso ajuda. Tem de fechar a boca, ficar só na saladinha mesmo, com bastante grelhado, franguinho. Tive de deixar o feijão de lado. E muito treino também", disse Zé Roberto ao canal SporTV explicando a dieta de sucesso.
A boa fase de Zè Roberto se mistura com a boa campanha do clube no segundo turno. No dia 29 de agosto, ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Santo André e ajudou a encerrar um jejum de três jogos sem vitórias e inicia a série invicta de dez jogos invictos, que deixa o time a três pontos do líder Palmeiras. Aliás, este gol foi o primeiro do jogador no Campeonato Brasileiro, que fez questão de responsabilizar Andrade por colocar o Flamengo na briga pelo título
"Andrade bateu na tecla de que estávamos fazendo pouco no campeonato (time chegou a ficar em 14º, a cinco pontos do rebaixamento) e nós compramos essa ideia, fizemos acontecer. Passo a passo, ganhamos os jogos, as equipes de cima deixaram chegar e tivemos felicidade no confronto direto. Temos possibilidades reais de título, mas sabemos que estamos atrás de outras equipes. Vamos esperar o vacilo. Se vacilar, vamos fazer nossa parte, chegar e chegar forte", disse Zé Roberto.
GAZETA ESPORTIVA
Andrade diz que Pet enfrentará Santos
Rio de Janeiro (RJ)
Suspenso da partida contra o Barueri, na próxima quarta-feira, Petkovic tenta se recuperar de dores na coxa direita para estar em campo contra o Santos, no sábado. Confiante, o técnico Andrade tem certeza de que poderá contar com o meia diante do Peixe.
"Tenho certeza de que sábado ele vai estar em campo. Ele fará dois ou três dias de treinamento e deve voltar a treinar na quarta-feira", explicou Andrade em entrevista ao Sportv nesta segunda-feira.
Petkovic venceu a desconfiança dos críticos sob o comando de Andrade. Outro jogador 'recuperado' pelo treinador foi Zé Roberto, um dos destaques da arrancada que colocou o Flamengo na briga por uma vaga na Libertadores de 2010.
"Ninguém desaprende a jogar futebol. Eu falei isso e a diretoria compreendeu. O Zé Roberto recuperou a confiança e voltou a jogar bem", comemorou o comandante do Rubro-Negro.
Semelhanças: Integrante do time do Flamengo que conquistou a Libertadores e o Mundial de 1981, Andrade acredita que a equipe atual apresenta algumas semelhanças com aquele time que tinha Zico como principal jogador.
"Eu vejo semelhanças na forma das duas equipes atuarem. O time de 81 jogava com dois jogadores abertos, o Tita, pela direita e o Lico, pela esquerda. Hoje, temos o Willians pela direita e o Zé Roberto na esquerda", comparou o ex-volante e agora treinador Andrade.
Após decidir clássico, Adriano é liberado de treino no Flamengo
Rio de Janeiro (RJ)
Depois de marcar o gol que garantiu a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, no domingo, o atacante Adriano simplesmente não apareceu no clube na tarde desta segunda-feira. Segundo informação oficial do clube, o Imperador acabou sendo dispensado do treinamento e liberado pela comissão técnica do clube rubro-negro.
De acordo com a assessoria do Fla, Adriano estará ao lado dos seus companheiros e da comissão técnica ainda nesta segunda-feira, a partir das 22 horas, horário de Brasília, quando todo o elenco se concentrará para a partida contra o Barueri, na quarta-feira, na Grande São Paulo.
Entretanto, o Imperador terá outro compromisso antes de se reapresentar a Andrade e comissão técnica. Nesta noite, o jogador estará presente no Jantar Solidário, um evento organizado pela Fundação Bola pra Frente, ministrada pelos tetracampeões mundiais Jorginho, atual auxiliar de Dunga na seleção brasileira, e Bebeto.
Após decidir o clássico contra o Glorioso, Adriano alcançou Diego Tardelli novamente na artilharia do Campeonato Brasileiro. Enquanto o jogador do Atlético Mineiro marcou contra o Vitória, no sábado, e chegou aos 16 gols no torneio, o Imperador respondeu no dia seguinte com o tento sobre o Botafogo.
O Flamengo, por sua vez, entrou de fato na briga pelo título do Brasileirão desta temporada. Com a vitória sobre o Botafogo, o clube da Gávea chegou aos 51 pontos e diminuiu a vantagem para o líder Palmeiras. Depois de 31 rodadas, o Fla está a apenas três tentos do Verdão.
"Só na saladinha", Zé Roberto comemora boa fase no Fla
Rio de Janeiro (RJ)
Zé Roberto chegou ao Flamengo coberto de expectativas, mas demorou a engrenar. Curtindo a grande fase vivida e o bom momento da equipe no Campeonato Brasileiro, ele aponta a melhora no aspecto físico como principal responsável pelo seu crescimento. O jogador rende mais com alimentação saudável do que quando encara pratadas de feijão.
"Perdi de três a quatro quilos nos últimos meses. Estou sentindo a diferença, estou mais leve em campo e isso ajuda. Tem que fechar a boca, ficar só na saladinha mesmo, com bastante grelhado, franguinho. Tive de deixar o feijão de lado", contou Zé Roberto, em declaração ao Sportv.
Autor de quatro gols na competição e companheiro de Adriano no ataque, Zé Roberto também comemora a ascensão do Flamengo. A equipe que chegou a se preocupar com a proximidade da zona de rebaixamento agora está a um ponto do G-4 e, sem perder há 10 jogos, começa a sonhar com o título. O atacante só está esperando mais tropeços dos outros candidatos.
"Temos possibilidades reais de título, mas sabemos que estamos atrás de outras equipes. Vamos esperar o vacilo. Se vacilar, vamos fazer nossa parte, chegar, e chegar forte", afirmou Zé Roberto. O motivo da melhora do Flamengo, no entanto, não é a alimentação mais saudável, mas sim a chegada do técnico Andrade, que começou como interino, mas transformou a equipe.
"Andrade bateu na tecla de que estávamos fazendo pouco no campeonato e nós compramos essa ideia, fizemos acontecer. Passo a passo, ganhamos os jogos, as equipes de cima deixaram chegar e tivemos felicidade no confronto direto", disse o atacante, que foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo, no Engenhão.
Flamengo critica arrecadação do Engenhão após clássico
Rio de Janeiro (RJ)
A polêmica criada entre as diretorias de Flamengo e Botafogo quanto à realização do clássico deste domingo no Engenhão afastou o público, que temia conflitos e confusão. Na vitória por 1 a 0 do rubro-negro, pelo Campeonato Brasileiro, pouco mais de 25 mil pessoas compareceram ao duelo, que teve carga de ingressos de 44 mil.
"Os números foram horrorosos", apontou Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, em entrevista à Rádio Brasil. "Tirando impostos, acredito que não sobre nem R$ 200 mil para o Flamengo. Se fosse em outro lugar, os números seriam diferentes", continuou o dirigente, que defendeu a realização da partida no Maracanã, da mesma forma como ocorreu no primeiro turno do Nacional.
Na ocasião, 29.508 pagantes renderam a ambos os clubes R$ 499.403,00. Desta vez, em uma partida considerada importantíssima por ambos os lados - o Botafogo luta contra o rebaixamento e o Flamengo, pelo título -, apesar do fracasso de público, a renda foi bem maior: R$ 656.242,00.
"Houve uma penhora, como em outros jogos. Se fosse no Maracanã, a penhora acabaria, pois conseguiríamos recursos suficientes para cobrir o valor", reclamou Marcos Braz. Além disso, a diretoria rubro-negra deve arcar com os custos de manutenção pelos estragos causados pela massa rubro-negra - nos banheiros, torcedores arrancaram tampas dos vasos e urinaram no chão. Na arquibancada, quebraram cerca de 100 cadeiras.
Em Barueri - O próximo duelo do Flamengo está marcado para esta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Barueri, na Arena Barueri. De olho em mais público na partida fora de casa, o time cogitou um pedido de mudança de local para a capital paulista. O clube da Grande São Paulo, no entanto, descartou a hipótese.
"Chegamos a pensar em jogar no Pacaembu, mas o Barueri tem vários contratos de camarotes e até com a prefeitura. O campo lá também é muito bom e entendemos a decisão do time. É importante jogarmos no interior do estado de São Paulo para vermos nossa torcida lá", complementou Marcos Braz.
PELÉNET
Três quilos mais magro, Zé Roberto atribui boa fase à dieta rigorosa
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Quem diria que frango grelhado e salada poderiam ajudar o Flamengo. Contudo, ao menos indiretamente, vêm auxiliando, sobretudo quando o foco é um jogador. Isto porque Zé Roberto, um dos destaques do time na arrancada rumo às primeiras posições do Brasileiro, 'fechou a boca' e perdeu três quilos em dois meses, tornando-se peça fundamental da equipe. Ele participou de toda a sequência de 11 jogos que o Flamengo não perde: dez pelo Nacional e um pela Copa Sul-Americana.
"Estou muito bem na parte física e isso me ajuda muito em campo. Estou mais leve e está refletindo no meu futebol. Tive de largar o feijão e certas coisas para entrar no melhor da minha forma. Passei a comer frango gralhado e salada. E, claro, treinei muito para alcançar este estágio", brincou o meia, em entrevista ao Arena Sportv.
Zé Roberto já passou por muitos problemas durante o ano. Preterido, foi quase negociado com muitos clubes no meio do ano. Segundo o armador, Andrade é um dos grandes responsáveis pela recuperação do bom futebol.
"Ele conversa muito com atleta sobre dentro e fora de campo. O trabalho como treinador é muito bom e me apoiou muito até eu recuperar a boa forma. Confiou no meu trabalho e agora estamos gerando bons frutos ao Flamengo", completou.
O Flamengo vai em busca da 11ª partida invicta no torneio contra o Barueri, nesta quarta-feira, na Arena Barueri. O time está em quinto colocado, com 51 pontos, apenas quatro do líder Palmeiras e um atrás do São Paulo, quarto colocado.
Álvaro treina, não reclama de dores e está liberado para quarta-feira
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Flamengo terá o retorno de seu 'xerife' para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Barueri, na Arena Barueri. O zagueiro Álvaro, recuperado de dores no joelho direito, foi liberado pelo departamento médico após realizar um treino físico nesta segunda.
Álvaro não atuou nos dois últimos jogos do Rubro-Negro, mas o time provou que não depende do jogador. Contra o Palmeiras, vitória por 2 a 0, no Palestra Itália e diante do Botafogo, no Engenhão, novo triunfo. Desta vez por 1 a 0.
´
O camisa 14 se juntará a Ronaldo Angelim na zaga. O jogador também não atuou no último confronto, já que estava cumprindo suspensão pelo terceiro amarelo. Desta maneira, Airton atuará no meio e Fabrício voltará para o banco de reservas.
No meio de campo, um problema grave. Petkovic, suspenso, não poderá atuar. Com isso, Zé Roberto deverá ser recuado, abrindo lugar para Gil na linha de frente. Denis Marques corre por fora.
Zé Roberto prestigia evento
Meia do Flamengo comparece a jantar promovido por Bebeto e Jorginho e ainda não fala em título
José Geraldo Azevedo
O Instituto Bola Pra Frente, comandado pelos ex-jogadores Bebeto e Jorginho, atrai nesta noite de segunda-feira, dia 26 de outubro, diversas celebridades do mundo do esporte em prol de um objetivo nobre: ajudar crianças e adolescentes. A primeira celebridade esportiva a chegar a um clube no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, foi o meia-atacante Zé Roberto, do Flamengo, que depois da vitória do último domingo sobre o rival Botafogo, por 1 a 0, viu o número de &8220;boas perguntas&8221; aumentarem.
Quer receber notícias do seu time do coração? Clique aqui e cadastre-se
"A gente tem que continuar fazendo o nosso trabalho. Ainda não entramos no G-4 e esse hoje é o nosso principal objetivo", disse o jogador rubro-negro logo na chegada. "Agora não podemos pensar em perder pontos, temos que fazer nosso dever de casa e também vamos buscar a vitória fora de casa", ressaltou Zé Roberto, já de olho no duelo com o Barueri na próxima quarta-feira, dia 28, na casa do adversário.
Além de ajudar ao Flamengo a entrar pela primeira vez no grupo que garante uma vaga na Libertadores, Zé Roberto terá a missão de ser o principal responsável pela armação das jogadas rubro-negras, já que Petkovic não jogo após levar o terceiro cartão amarelo.
"Vai ser uma missão difícil, o Pet vive hoje uma fase espetacular. Se fizer um pouquinho do que ele faz já estou satisfeito", concluiu um Zé Roberto sorridente, mas de poucas palavras.
Sensato, dirigente do Fla traça objetivo pensando apenas no Barueri
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Com os pés no chão, ao contrário de muitos dirigentes no Flamengo, o vice de futebol, Marcos Braz, prega a consciência no clube da Gávea. Sabendo que ainda não conquistou nada, o dirigente pede que o elenco se foque em cada jogo e só pense nos próximos três pontos. O Rubro-Negro encara o Barueri, nesta quarta-feira, na Arena Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"Temos de pensar sempre no jogo a seguir. Não podemos pensar lá na frente e não concluir o trabalho aqui atrás. Estamos perto do G-4 e sabemos das nossas possibilidades no campeonato. Mas temos de ir passo a passo e pensar apenas nos próximos três pontos", declarou, em entrevista à Rádio Brasil.
Marcos Braz também não está preocupado com a ausência de Petkovic para o jogo do ABC paulista. O sérvio foi o único jogador que participou de toda série invicta do Flamengo, que já dura 11 jogos [contando com o empate em 1 a 1 diante do Fluminense, pela Copa Sul-Americana].
"Tenho certeza de quem entrar, vai cumprir o papel designado pelo comandante Andrade. Nem sei que será, mas já adianto que tenho plena confiança no jogador. O grupo do Flamengo é forte e vai suprir a ausência do meia", arrematou o dirigente.
Com a ausência do armador, Zé Roberto deve ser recuado para cumprir a função do veterano 'maestro'. Com isso, Gil ou Denis Marques brigarão por uma vaga na equipe titular rubro-negra.
O Flamengo está em quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. Faltam sete rodadas e a equipe está três pontos atrás do líder da competição o Palmeiras. Para o G-4, apenas um separa o clube da Gávea do São Paulo, quarto colocado.
Se vencer Barueri na quarta-feira, Flamengo consegue atingir 'meta'
Cauê Rademaker e Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro
O Flamengo está apenas três pontos atrás do Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro. Contudo, como ocupa a quinta posição da competição, o discurso na Gávea ainda não é o de brigar pelo título, e sim o de entrar no G-4, o que pode ocorrer nesta quarta-feira.
ASSISTA AO GOL DA PARTIDA
Para isso, a equipe rubro-negra precisa vencer o Barueri, fora de casa. Caso triunfe, já estará entre os quatro primeiros. Isso porque São Paulo e Internacional, quarto e terceiro colocados, respectivamente, duelam no Morumbi, também na quarta.
Como paulistas e gaúchos têm apenas um ponto de vantagem para o Flamengo, qualquer resultado deixaria o time da Gávea na zona de classificação para a Libertadores de 2010.
"Tem muitos confrontos diretos ainda. Nós precisamos é entrar no G-4 e depois se manter lá, o que é mais difícil ainda", afirmou o volante Maldonado, que completou:
"Essa reta final de Brasileiro está muito disputada. Só tem time grande na frente. Encurtamos a distância para o Palmeiras, que é o líder, mas sabemos que qualquer derrota nos deixa lá para trás. É encarar cada partida como decisão".
O técnico Andrade corroborou com as palavras do chileno. Para ele, o Flamengo tem de continuar apenas mirando a entrada no G-4, para só depois começar a falar em disputar o título do Campeonato Brasileiro.
"É muito difícil essa competição. Conquistamos nossa terceira vitória consecutiva e ainda não estamos entre os quatro primeiros. Por isso peço calma ao falar de conquista. Ficaram só os melhores na disputa e temos de ter cautela, pois é um campeonato muito difícil", disse o treinador.
Além do confronto entre São Paulo e Internacional, no Morumbi, o Atlético-MG, vice-líder, enfrenta o Fluminense, no Rio de Janeiro, na quinta-feira, às 21h. Já o líder Palmeiras, no mesmo dia e horário, recebe o Goiás, no Parque Antarctica.
Para o duelo contra o Barueri, na quarta-feira, às 21h50, o Flamengo não poderá contar com o meia Petkovic, suspenso com três cartões amarelos. Em compensação, terá os retornos do zagueiro Ronaldo Angelim e do volante Willians, que não enfrentaram o Botafogo por estarem cumprindo suspensão.
GLOBOESPORTE
Pintor oferece quadro a Angelim
Gaúcho Rogellius surpreende zagueiro com retrato após o treino na Gávea
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Angelim mostra o quadro pintado por Rogellius
Na saída do treino do Flamengo, segunda-feira, Ronaldo Angelim recebeu uma proposta tentadora. O pintor gaúcho Rogellius foi à Gávea oferecer um quadro com a imagem do zagueiro rubro-negro.
Como não se tratava de um presente, mas sim uma oferta de compra, Angelim ainda não fechou o negócio. O jogador retorna ao time nesta quarta-feira contra o Barueri após cumprir suspensão e analisou a arrancada Rubro-Negra no Brasileiro comparando à de 2007.
Há dois anos, o time deixou a zona de rebaixamento e terminou na terceira posição. Já nesta edição do Brasileiro, o Fla saiu do 11º lugar, mantém-se invicto a dez jogos e está a apenas três pontos do líder Palmeiras.
- Em 2007 tínhamos vários jogos a menos e isso facilitou. Dessa vez foi mais na força do grupo. Andrade mudou o sistema e a equipe se encaixou – explicou o zagueiro.
Bruno comemora mais um ‘gol de placa’ contra o Botafogo
Goleiro pega sexto pênalti contra o rival e atribui ao treinamento excessivo: ‘Daqui tiro o alimento da minha família’
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Bruno treina um dia após o jogo com o Botafogo
A equação pênalti para o Botafogo mais Bruno geralmente resulta em euforia para os rubro-negros. A defesa dele no chute de Lucio Flávio na vitória por 1 a 0 no último domingo junta-se a uma extensa coleção. Já são seis defesas em penalidades máximas nos clássicos contra o Alvinegro.
A trajetória começou no Carioca de 2007. Foram duas intervenções que garantiram o título. Neste ano, novamente a estrela do camisa 1 rubro-negro brilhou. Ele defendeu os pênaltis de Victor Simões (no tempo normal), e Juninho e Leandro Guerreiro, na decisão final.
O camisa 1 rubro-negro passou por uma fase atípica no clube entre julho e setembro. Teve problemas pessoais, foi criticado pela torcida. Mas novamente um pênalti contra o Botafogo o devolveu ao status de &8220;melhor goleiro do Brasil&8221;. Pelo menos para o lado passional da torcida.
- Defender pênalti é mais ou menos como um gol de placa. Eu conheço os dois lados (Bruno tem três gols marcados na carreira) e posso dizer que vale a mesma coisa – declarou.
Lucio Flavio pode não se lembrar, mas a inspiração para a defesa no último domingo veio de quando os dois atuaram juntos no Atlético-MG, em 2003. Bruno ainda era das divisões de base, mas decorou o canto preferido do botafoguense.
- A hora do pênalti é o momento do goleiro. Lucio Flavio tem muita qualidade e treina bastante. Joguei com ele no Atlético-MG e conheço a forma de ele bater. No calor do jogo, imaginei que bateria no seu canto de confiança. E deu certo – disse Bruno.
Na tarde de segunda, dia seguinte à atuação no clássico, o goleiro fugiu da recomendação de trabalho leve ou repouso. Pediu treinamento duro e foi atendido pelo preparador físico Roberto Barbosa. Colocou as luvas e saltou dezenas de vezes. Saiu de campo suado e feliz.
Na entrevista coletiva, desabafou contra o que considerou oportunismo na divulgação de notícias de sua vida particular e elogiou a "família rubro-negra".
- Quando eu estava tomando porrada, sendo questionado, criaram diversas situações que nunca existiram. Sempre fui muito aberto com meu grupo. Chamei a responsabilidade e estou colhendo os frutos disso. Meus companheiros são minha segunda família e sou feliz aqui. É daqui que tiro o alimento da minha família – declarou o goleiro, que sofreu apenas quatro gols nos últimos nove jogos.
Em quinto lugar na tabela, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira contra o Barueri, fora de casa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir de 21h50m (de Brasília).
Pênalti defendido por Bruno reaviva polêmica sobre repetição de penalidade
Arnaldo César Coelho afirma que cobranças de Lucio Flavio contra o Flamengo e Petkovic diante do São Paulo não deveriam ser repetidas
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A defesa de Bruno do pênalti cobrado por Lucio Flavio no clássico entre Botafogo e Flamengo reavivou a polêmica sobre uma outra penalidade máxima envolvendo o Rubro-Negro carioca: foi acertada a decisão de anular a defesa de Rogério Ceni em penalidade cobrada por Petkovic no duelo entre o Rubro-Negro carioca e o Tricolor Paulista em 10 de outubro? Para o comentarista Arnaldo César Coelho, nenhuma das duas cobranças deveria ter sido repetida.
Assista aos lances no vídeo ao lado e tire suas conclusões
Andrade vê semelhanças entre Flamengo de 81 e o time atual
Treinador rubro-negro elogia Petkovic e Zé Roberto no 'Bem, Amigos!'
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Fã de Cláudio Coutinho, treinador que, no final dos anos 70, montou a base do Flamengo que seria campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 81, o atual ocupante do cargo, Andrade, percebe semelhanças entre o time rubro-negro de 2009 e a equipe mais vitoriosa da história do clube carioca.
- Vejo semelhanças na forma das duas equipes atuarem. O time de 81 atuava com dois jogadores abertos, o Tita, pela direita e o Lico, pela esquerda. Hoje, temos o Willians (com liberdade) pela direita e o Zé Roberto na esquerda - disse o técnico do Flamengo em entrevista ao programa "Bem, Amigos!".
Sobre Petkovic, um dos principais responsáveis pela reação do Fla no Campeonato Brasileiro, Andrade disse que não se surpreendeu com as belas atuações do jogador aos 37 anos.
- Talento não tem idade. O Pet se cuida muito. Eu achava que havia a possibilidade dele jogar como jogou quando era mais jovem. Aos 37 anos, está atuando em alto nível.
Andrade também reservou muitos elogios a Zé Roberto, que esteve prestes a deixar a Gávea e que melhorou muito de rendimento após o treinador assumir o cargo.
- Ninguém desaprende de jogar futebol. Ele entendeu isso, ganhou confiança novamente e hoje está voando - afirmou.
- Antes, diziam que o Flamengo precisava de um camisa 10. Hoje, posso dizer que temos dois: o Pet e o Zé Roberto - acrescentou.
O papel de Adriano no grupo também foi destacado pelo técnico.
- Um craque como ele facilita a vida do treinador. Ele é uma liderança dentro do elenco. Gostaria de ter outros como ele no grupo.
Sobre a lesão de Petkovic, que sentiu dores na coxa direita no jogo contra o Botafogo, Andrade mostrou confiança no aproveitamento do meia-atacante na partida de sábado, contra o Santos.
- Tenho certeza que ele vai estar em campo no sábado - disse o treinador sobre o camisa 43, que não enfrenta o Barueri, nesta quarta-feira, por ter recebido o terceiro cartão amarelo no clássico de domingo.
CURTINHAS: Álvaro treina bem e está liberado para enfrentar o Barueri
Ronaldo Angelim também retorna ao time em São Paulo
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Se Andrade quiser, o Flamengo terá a dupla de zaga titular na partida contra o Barueri, quarta-feira, fora de casa. Depois de ficar fora dos últimos dois jogos por causa de uma lesão no joelho direito, Álvaro treinou à parte com o preparador físico Alexandre Sanz e pronto para retornar.
- Ele disse que não sentiu dor alguma e está liberado para o jogo. Tudo bem – disse o médico Márcio Tannure.
Já Ronaldo Angelim cumpriu suspensão e volta à equipe. No entanto, ele não se opõe caso o treinador prefira manter Fabrício e Aírton no setor.
- Ninguém tem vaidade. O grupo todo à disposição para o Andrade colocar o que achar de melhor.
Excursão para Barueri
Os torcedores que estiverem dispostos a ir a Barueri assistir ao jogo de quarta-feira têm uma opção a mais. Haverá uma excursão saindo da Gávea às 11h do dia do jogo e retornando após o apito final. O organizador é o torcedor-símbolo Moraes. Ele avisa que é proibido o consumo de bebida alcoólica no trajeto.
Bruno relembra má fase do Fla: ‘Riram da nossa cara quando falamos em G-4’
Goleiro prefere que favoritismo fique com os outros e gosta de ver o Rubro-Negro correndo por fora no Campeonato Brasileiro
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Bruno salta durante treino do Flamengo
Há dez rodadas o Flamengo acumulava três derrotas consecutivas e estava somente seis pontos à frente da zona de rebaixamento. O G-4 era avistado de binóculos e o líder Palmeiras parecia que disputava outro campeonato. Sete vitórias e três empates depois, a maré mudou e quem sempre acreditou na equipe faz questão de lembrar dos maus momentos.
Bruno é um deles. Nesta segunda-feira, o goleiro relembrou a fase de críticas ferozes e de previsões sombrias para o Rubro-Negro na competição.
- Riram da nossa cara quando falamos em G-4. Título então... Mas ainda não temos que falar disso no momento. Precisamos vencer o próximo jogo – disse o goleiro.
O Flamengo ainda está fora do grupo que dá acesso à Taça Libertadores por um ponto. Em quinto lugar, o time enfrenta o Barueri, quarta-feira, fora de casa. Se vencer pela primeira vez ficará entre os quatro primeiros, pois São Paulo (quarto) e Inter (terceiro) se enfrentam no Morumbi.
- Objetivo ainda é entrar no G-4. O campeonato está embolado. Estamos a três pontos dos líderes. Temos que correr atrás de outras equipes. Mas lógico que existe a motivação e a ansiedade. Flamengo vem correndo por fora – afirmou Bruno.
Fernandinho tem poucas chances de enfrentar o Flamengo
Machucado, destaque do Barueri no Campeonato Brasileiro deverá ser substituído pelo experiente Basílio
GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP
Fernandinho não deve enfrentar o Flamengo
O Barueri deve ter um desfalque muito importante para o duelo desta quarta-feira, contra o embalado Flamengo, na Arena Barueri, em São Paulo. Destaque do time no Brasileirão 2009, o atacante Fernandinho corre o sério risco de não enfrentar os cariocas devido a um desconforto muscular na coxa direita. Se Fernandinho não puder ser escalado, o experiente Basílio ganhará uma oportunidade no ataque da equipe paulista.
O técnico Diego Cerri já sabe que não contará com o zagueiro André Luís, que está suspenso por ter sido expulso contra o Náutico. O substituto será Paulão, que vai fazer a estreia no clube, formando a zaga ao lado de Daniel Marques e Leandro Castan.
O provável time do Barueri para o duelo contra o Flamengo é: Renê; Paulão, Daniel Marques e Leandro Castan; Marcos Pimentel, Ralf, João Vítor, Thiago Humberto e Márcio Careca; Basílio e Val Baiano.
Flamengo pede sacrifício na reta final e adota concentração até sábado
Grupo dormirá em hotéis até a partida contra o Santos, no Maracanã
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Até o próximo sábado os jogadores do Flamengo terão de abrir mão da família para dormir ao lado de seus companheiros de clube. A diretoria e a comissão técnica do clube decidiram adotar o período de concentração semanal a partir desta segunda-feira.
Os jogadores se apresentam no hotel, na Barra da Tijuca, até as 23h30m. Na terça, o grupo segue para São Paulo e enfrenta o Barueri no dia seguinte. Após o retorno ao Rio, na tarde de quinta-feira, o elenco será liberado e retorna à concentração no fim da noite visando à partida contra o Santos, no Maracanã.
- O momento exige esse tipo de sacrifício – disse o vice-presidente de futebol Marcos Braz.
Sem perder há dez jogos, o Flamengo está na quinta colocação, com 51 pontos, a três do líder Palmeiras.
Sem estender o assunto, Flamengo libera Adriano de reapresentação
No dia seguinte à vitória sobre o Botafogo, titulares fazem trabalho regenerativo. Pet realiza tratamento na coxa direita
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Para o herói, horas a mais de folga. Adriano não se reapresentou com o resto do elenco na tarde desta segunda-feira, na Gávea. O clube confirmou que o liberou, embora não tenha divulgado o motivo. Osdemais titulares foram ao clube para o trabalho regenerativo no dia seguinte à vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo (assista ao gol do Imperador no vídeo ao lado) enquanto os reservas realizaram um trabalho técnico no gramado.
O vice de futebol Marcos Braz confirmou a ausência consentida, sem se prolongar no assunto.
- Ele foi liberado.
Já Petkovic, que reclamou de dores na coxa direita, realizou tratamento na sala de fisioterapia e não precisou fazer a ressonância magnética no local. Ele mandou uma mensagem via Twitter.
- (Estou) fazendo tratamento em busca de uma rápida recuperação. Até mais – disse o jogador.
O sérvio não jogaria na quarta-feira contra o Barueri porque está suspenso pelo terceiro cartão e trabalha para voltar na partida de sábado, contra o Santos.
Sem perder há dez jogos, o Flamengo está em quinto lugar no Campeonato Brasileiro, com 51 pontos.
Marcos Braz, sobre arrecadação no Engenhão: 'Números foram horrorosos'
Vice de futebol do Fla acha ruim valor arrecadado contra o Botafogo
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com 25.192 pagantes e R$ 656.242,00 arrecadados, bem menos do que o esperado para Botafogo x Flamengo, o vice de futebol rubro-negro, Marcos Braz, lamentou os números baixos atingidos no clássico. O Engenhão, que será palco dos clássicos cariocas nos próximos anos, por conta da reforma do Maracanã, apresentou diversos lugares vazios.
- Os números foram horrorosos. Tirando impostos, acredito que não sobrem nem R$ 200 mil para o Flamengo. Se fosse em outro lugar, os números seriam diferentes. Houve uma penhora, como em outros jogos. Se fosse no Maracanã, a penhora acabaria, pois conseguiríamos recursos suficientes para cobrir o valor - disse o dirigente, em entrevista à "Rádio Brasil".
A reclamação rubro-negra se dá por conta do momento do campeonato. O jogo era de grande apelo, já que o Fla luta pelo título, e o Bota, para sair da zona de rebaixamento. Entretanto, no jogo do primeiro turno, no Maracanã, o público foi de 29.508 pagantes, e a renda acabou sendo menor que a deste domingo: R$ 499.403,00.
Sobre o próximo desafio, contra o Barueri, Marcos Braz revela que foi cogitada a possibilidade de o jogo ser disputado na capital paulista:
- Chegamos a pensar em jogar no Pacaembu, mas o Barueri tem vários contratos de camarotes e até com a prefeitura. O campo lá também é muito bom, e entendemos a decisão do time. É importante jogarmos no interior do estado de São Paulo para vermos nossa torcida lá.
Adriano fecha 2009 eficiente no papel de herói dos clássicos cariocas
Atacante tem média de um gol por duelo regional e ajuda o Flamengo a manter invencibilidade de 11 jogos contra rivais cariocas no Brasileiro
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Botafogo e Fluminense não resistiram à força de Adriano. Nos quatro clássicos que disputou desde que voltou, em maio, o atacante fez quatro dos cinco gols do Flamengo (média de um por confronto) e ajudou o time a manter uma longa invencibilidade em duelos cariocas no Campeonato Brasileiro.
A sequência de 11 jogos começou em 2007. Durante a arrancada que garantiu a vaga na Libertadores, o Rubro-Negro perdeu por 2 a 0 para o Flu. Depois disso, sete vitórias e quatro empates garantiram valiosos pontos na tabela.
O primeiro clássico deste Brasileiro foi para esquecer. Adriano pouco fez e o empate por 0 a 0 com o Fluminense manteve o Flamengo na zona intermediária da tabela. Contra o Botafogo, no Maracanã, o Imperador deixou o dele, mas foi Emerson quem garantiu a igualdade por 2 a 2 nos acréscimos do segundo tempo.
No segundo encontro contra o Tricolor, o camisa 10 passeou em campo e fez os dois gols da vitória por 2 a 0. Contra o Botafogo, no último domingo, menos brilhantismo, mas muita eficiência. Aos 32 minutos do primeiro tempo, ele ganhou da zaga alvinegra na força e na potência e garantiu os três pontos (assista ao lance no vídeo acima).
- Espero aprimorar ainda mais meu porte físico para ajudar o Flamengo a chegar lá em cima no Brasileiro – declarou Adriano, artilheiro do torneio ao lado de Diego Tardelli, com 16 gols.
Há dez jogos invicto, a melhor sequência do clube no Brasileiro por pontos corridos, o Flamengo está na quinta posição, com 51 pontos (três a menos que o líder Palmeiras). Na próxima rodada, o duelo será contra o Barueri, fora de casa.
Confira a invencibildiade do Flamengo em clássicos no Brasileiro:
Brasileiro de 2009
Fluminense 0 x 0 Flamengo
Flamengo 2 x 2 Botafogo (Adriano e Emerson)
Flamengo 2 x 0 Fluminense (Adriano, 2)
Botafogo 0 x 1 Flamengo (Adriano)
Brasileiro de 2008
Fluminense 0 x 1 Flamengo (Léo Moura)
Flamengo 3 x 1 Vasco (Ibson, Fábio Luciano e Cristian)
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Flamengo 2 x 2 Fluminense (Marcelinho Paraíba e Kleberson)
Vasco da Gama 0 x 1 Flamengo (Jorge Luiz, contra)
Botafogo 0 x 1 Flamengo (Kleberson)
Brasileiro de 2007
Flamengo 2 x 1 Vasco (Ibson e Toró)
Inter, São Paulo e Flamengo têm chance de dormir na liderança na quarta-feira
Equipes podem aproveitar fato de Palmeiras e Galo jogarem na quinta
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A briga pelo título do Brasileirão esquentou de tal forma que três equipes podem chegar à primeira colocação na quarta-feira: Internacional, São Paulo e Flamengo. Tudo isso porque Palmeiras e Atlético-MG, os dois líderes da competição, jogam somente no dia seguinte (assista aos gols da rodada ao lado).
São Paulo e Inter, ambos com 52 pontos, se enfrentam às 21h50m, na capital paulista. Quem vencer chega aos 55 pontos, deixando Verdão (54) e Galo (53) para trás.
Já o Flamengo (51) terá mais trabalho para chegar à ponta. Além de vencer o Barueri fora de casa, precisa torcer por um empate entre São Paulo e Inter e ainda tirar três gols de saldo do Palmeiras.
Na quinta, o Alviverde joga em casa contra o Goiás. Já o Atlético-MG visita o Fluminense no Rio de Janeiro.
Pet fará exame nesta segunda para saber se tem lesão na coxa direita
Sérvio e Andrade acreditam que não deve ser nada grave e que ele pode enfrentar o Santos no próximo sábado
Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Petkovic recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Barueri, na quarta-feira (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). Mas essa não é a maior dor de cabeça da comissão técnica do Flamengo, uma vez que já estava previsto que ele seria poupado desse compromisso. São as dores que o sérvio sentiu na coxa direita durante o clássico contra o Botafogo que preocupam.
Foi por causa delas que ele acabou sendo substituído por Gil no segundo tempo do jogo. Pet será reavaliado nesta segunda-feira e deve fazer um exame de imagem para saber se existe algum tipo de lesão no local.
- Ele já vinha sentindo essas dores desde o primeiro tempo. Mas acho que não é nada grave. Foi bom que ele recebeu o terceiro cartão amarelo, pois já seria poupado do jogo contra o Barueri por não aguentar esse ritmo puxado de jogar duas vezes por semana – disse Andrade.
Petkovic também minimizou o problema. Afinal, ele tem uma semana inteira para fazer tratamento.
- Só nesta segunda é que vamos ter uma noção mais certa do que aconteceu. Acho que vai dar para jogar (contra o Santos) – disse o sérvio.
LANCE
Fla deve ter dupla de zaga titular na quarta
Álvaro e Ronaldo Angelim voltam a equipe contra o Barueri
LANCEPRESS!
O zagueiro Ronaldo Angelim, que voltará à equipe do Flamengo contra o Barueri, parece não se preocupar com a boa atuação do jovem Fabrício, que atuou bem em seu lugar na partida contra o Botafogo. Angelim contou um dos grandes segredos do time neste ano.
– Não temos vaidade. Vai ser ótimo ter todo mundo à disposição do Andrade. Nosso grupo é unido e sabe o que quer. Sabemos que os próximos seis jogos serão muito importantes. Porém, estamos mais focados contra o Barueri – disse Angelim.
Outro que deve voltar ao time é o zagueiro Álvaro, que retornou aos treinos no sábado, mas os médicos do clube entenderam que era melhor deixá-lo fora da partida contra o Botafogo.
– Acredito que ele tenha boas chances de ir para o jogo e enfrentar o Barueri. Se não sentir mais nenhum incômodo no local, viajará para São Paulo com o restante do grupo. A princípio, ele não deve mesmo ser problema – explicou Márcio Tanure.
Flamengo chega a dez partidas sem derrota
Time supera sequência de Joel Santana. Com 100% de aproveitamento no estádio, Engenhão vira amuleto
Adriano marcou o gol da vitória rubro-negra (LANCEPRESS!
A vitória sobre o Botafogo no Engenhão trouxe muitas marcas importantes para o Flamengo. Além de chegar ao décimo jogo de invencibilidade – fato inédito na era dos pontos corridos e que superou a sequência comandada por Joel Santana, em 2005 –, o Rubro-Negro se manteve com 100% de aproveitamento no estádio, agora com quatro partidas.
Autor do gol que deu o triunfo ao Flamengo, Adriano comentou sobre a importância da raça exibida pelo time. Para o Imperador, apesar dos três pontos, o Rubro-Negro caiu de rendimento nos últimos jogos.
– Essa vitória representa muita coisa, para mim também, é claro, mas penso no Flamengo. E temos de tentar melhorar, porque demos uma caída nos últimas rodadas – disse Adriano, que se igualou a Diego Tardelli na artilharia, com 16 gols.
Um dos destaques da partida, Zé Roberto reclamou da atuação do Flamengo no segundo tempo e parabenizou o goleiro Bruno.
– Poderíamos ter feito mais gols no início. Depois, recuamos e nos complicamos. O Bruno nos salvou. A vitória poderia ser menos sofrida – analisou o ex-botafoguense.
Flamengo não recebe nada da renda do clássico
Parte da arrecadação que coube ao clube foi toda penhorada
Marcos Braz lembrou que se o clássico fosse no Maracanã, a renda seria melhor (LANCEPRESS!
O vice-presidente de gutebol do Flamengo, Marcos Braz, se mostrou decepcionado com a arrecadação da partida entre Botafogo e Flamengo. O clássico teve um público pagante de 25.192, o que totalizou a renda de R$ 656.242,00. De acordo com o borderô do jogo, devido às penhoras, o Rubro-Negro não recebeu nada da renda.
- Os números foram horrorosos. A renda foi de 600 mil. E tirando todas as despesas sobraram uns 200 mil,. Mas tínhamos outras perspectiva se esse jogo fosse em outro lugar. Houve uma penhora sim, como vem sendo em outras partidas. Mas se a gente tivesse esse jogo no Maracanã essa penhora não seria significativa - disse Braz à Rádio Brasil.
Dos R$ 210.731,00 (50% da renda) que lhe era de direito, o clube sofreu três penhoras. A maior delas chegou a R$ 158.000,00.
Postura do Flamengo na etapa final não agrada Andrade
Treinador rubro-negro acha que time correu risco desnecessário
Andrade reclamou da arbitragem do Índio (LANCEPRESS!
Mesmo com mais uma vitória e a marca de dez jogos sem perder no Brasileiro, o técnico Andrade avaliou que o time não fez a atuação que ele esperava. Para o comandante rubro-negro, o jogo valeu mais pelos três pontos do que pelo desempenho mostrado pela equipe.
- Neste jogo não conseguimos repetir as atuações dos outros jogos. Tivemos uma postura errada no segundo tempo e corremos um risco desnecessário, mas soubemos segurar o ímpeto do Botafogo e suportamos bem a pressão - analisou o treinador.
Outro ponto que gerou insatisfação no treinador foi participação do árbitro Luiz Antônio da Silva Santos. Andrade se queixou do pênalti marcado em cima de André Lima.
- Os juízes estão vendo pênaltis que só eles veem. Eu não consigo ver. Infelizmente está acontecendo isso com a gente - criticou.
Clássicos aproximam gigantes da briga pelo título do Brasileirão
Diferença do líder Palmeiras para o Cruzeiro, 6º colocado, é de apenas seis pontos. Na briga contra o rebaixamento, Coritiba se distancia da zona do mal
Palmeiras, Atlético, Inter, São Paulo e Flamengo: juntos na briga pela taça (Foto: Lancepress!)
Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO
A rodada de clássicos deste fim de semana aproximou três gigantes da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Isso tudo, é bom que se diga também, por causa da derrota do Palmeiras na quarta-feira para o Santo André por 2 a 0 - o líder está há quatro partidas sem vencer e há três sem fazer gol.
Veja as chances do seu time no Brasileirão!
No sábado, porém, o Atlético Mineiro venceu o Vitória por 1 a 0 no Mineirão - gol de Diego Tardelli, que ainda perdeu um pênalti - e é a equipe que mais ameaça a liderança verde. Com a vitória, o Galo está com 53 pontos - um a menos que o líder. Na quinta-feira, enfrenta o lanterna Fluminense no Maracanã.
Confira como ficou a classificação e veja os próximos jogos
No domingo, os clássicos contribuiram para deixar o Brasileirão ainda mais emocionante. O Internacional, que muita gente dava como fora da briga pelo título, venceu o Grêmio no Beira-Rio diante de 36 mil pessoas e assumiu a terceira posição, com 52 pontos.
Assista aos gols da rodada!
Já na Vila Belmiro, 9 mil pessoas assistiram à ressurreição do "Jason" São Paulo, que venceu o Santos por 4 a 3 num clássico recheado de emoções - com direito a gol da vitória de Rogério Ceni, que não marcava há mais de um ano, e que foi expulso dez minutos depois. O Tricolor está em quarto, com uma vitória a menos que o Inter. E quarta-feira tem São Paulo x Internacional no Morumbi!
Quem será o campeão brasileiro? Entre na enquete!
No primeiro clássico Botafogo x Flamengo no Engenhão - que teve confusão e briga principalmente no lado rubro-negro -, valeu a eficiência do time rubro-negro. Adriano fez o gol da vitória por 1 a 0 , que comprovou a ascensão do Flamengo e deixou o time da Gávea a apenas três pontos do Palmeiras. Na qua
A primeira sem Pet na série invicta
Suspenso, jogador desfalca Fla e Andrade pensa em Zé Roberto para o seu lugar
Marcos Penido
Aos 37 anos, nem o mais entusiasta torcedor do Flamengo iria pensar que o sérvio Petkovic faria tanta falta em um jogo. Contratado quase a contra gosto para o clube quitar uma dívida que tinha com ele, o apoiador virou o símbolo da reação rubro-negra, e o principal regente do time. Participou dos dez jogos da série invicta e sua ausência por cumprir suspensão automática após receber o terceiro cartão amarelo no jogo contra o Botafogo deixa um vazio na partida de amanhã, contra o Barueri, às 21h50m, na Arena Barueri.
Clube antecipa a concentração
Como o técnico Andrade não gosta de se lamentar, a solução é encontrar uma resposta dentro do grupo. Na semana passada, ele deixou claro que Zé Roberto pode atuar mais recuado no meio de campo, entrando um jogador de ataque para fazer dupla com Adriano, provavelmente Gil. Mas também pode escalar um meio de campo com força na marcação e velocidade na saída de bola, mantendo Zé Roberto e Adriano no ataque.
O importante é que o escolhido cumpra bem a função e ajude a equipe na parte coletiva.
- O Flamengo tem jogadores de grande qualidade individual, que deecidem os jogos. Mas o importante é o conjunto. Já jogamos sem o Adriano e tivemos bons resultados - afirma Andrade.
A maior preocupação ontem era com o cansaço dos jogadores. Na análise feita pela comissão técnica e pela diretoria, o time começa a sentir os efeitos da sequência de jogos no Brasileiro e na Sul-Americana.
Foi decidido que eles vão ficar concentrados durante toda a semana. Um sacrifício que começou ontem e só vai acabar após o jogo de sábado contra o Santos. Tudo pelo bem do time, que pode entrar no grupo do G-4 do Campeonato Brasileiro, se vencer o Barueri.
Os jogadores se apresentaram ontem em um hotel na Barra da Tijuca. Eles viajam hoje à tarde para São Paulo, onde ficam concentrados até quinta pela manhã. À tarde é livre, mas voltam a se concentrar à noite até sábado, quando o time enfrenta o Santos, no Maracanã. A ideia é controlar melhor a alimentação e o descanso de todos.
- É um sacrifício importante - disse o vice de futebol, Marcos Braz, que vai pagar esta semana um prêmio de R$60 mil aos jogadores por terem conseguido somar quatro pontos em dois jogos: contra o Vitória-BA e o São Paulo.
- Pagando este prêmio fico devendo um outro pelas vitórias contra o Palmeiras e Botafogo - afirmou Marcos Braz.
O zagueiro Álvaro foi liberado para enfrentar o Barueri. Ele deve formar a dupla de zaga com Ronaldo Angelim, que volta ao time, assim como Willians, após cumprir suspensão automática contra o Botafogo. Adriano foi dispensado do treino pela diretoria.
Quem comemorou a boa fase foi Bruno. Ele defendeu pênalti cobrado por Lucio Flavio e garantiu a vitória contra o Botafogo.
- Cheguei a jogar com o Lucio Flavio no Atlético-MG e cansei de vê-lo cobrar pênaltis nos treinos. Me concentrei e fui bem.
Capitão do time, o goleiro deu um alerta contra o oba-oba.
- Eu sei que a torcida fica eufórica, mas o oba-oba tem que ficar de lado. Estamos em quinto na tabela e temos que trabalhar muito e sem festa - disse o goleiro.
Os ex-jogadores Gil e Rodrigues Neto estiveram ontem no clube para dar um abraço no técnico Andrade.
- Ele merecia muito uma chance e está mostrando o seu valor - disse Gil.
Zé Roberto, Kléberson, Adriano e Petkovic, além do técnico Dunga, participaram ontem de uma palestra no Instituto Bola Pra Frente, dos ex-jogadores Jorginho e Bebeto.
Fla inicia luta pelo bi na Liga
Time de basquete rubro-negro enfrenta o uruguaio Defensor, hoje, na Argentina
MARCELINHO ESTÁ confirmado no Fla, pois sua punição só vale para amistosos
Claudio Nogueira
Colecionador de títulos na atual fase do basquete brasileiro, o Flamengo - campeão da Liga Sul-Americana, bicampeão nacional e tetracampeão estadual - começa hoje sua luta para tentar o bicampeonato da competição continental. Hoje, às 21h (horário de Brasília), o rubro-negro vai enfrentar o Defensor Sporting, do Uruguai, atual campeão sul-americano (competição diferente da Liga) pelo Grupo C da competição, em Santiago del Estero, na Argentina. Na mesma chave, também estão o time local do Quimsa e o Malvín, do Uruguai, que se enfrentam na segunda rodada, às 23h30m.
Amanhã, também às 21h, o Flamengo enfrentará o Malvín, ao passo que Quimsa e Defensor Sporting se enfrentam na partida de fundo. Por fim, na quinta-feira, às 23h30m de Brasília, no confronto que deverá ser o mais duro para o Flamengo, o time carioca vai jogar com o Quimsa, dono da casa. Na preliminar, se enfrentam Malvín e Defensor Sporting. Pelo regulamento, somente o primeiro colocado de cada um dos três grupos vai à final. Além disso, também se classifica para o quadrangular final o melhor segundo colocado entre as três chaves.
Técnico do Flamengo há quatro temporadas, ao mesmo tempo em que prepara a equipe para a Liga e para a segunda edição do Novo Basquete Brasil (Campeonato Brasileiro), que começará em novembro, Paulo Chupeta lamenta a penúria técnica do Estadual, que não deu o ritmo de jogo adequado para a Liga.
- Para o time, era melhor treinar do que jogar o Estadual, se estivermos levando em conta a Liga e o Brasileiro. Os outros clubes grandes do Rio, como não conseguem montar equipes tão fortes quanto as nossas, simplesmente desistem. Sem Vasco, Fluminense e Botafogo, perde-se o glamour do Estadual - declarou. - Na cidade que vai ser sede das Olimpíadas, seria bom que as autoridades ajudassem os clubes de basquete.
Rival de hoje é base da seleção uruguaia
No Estadual, o Flamengo obteve quatro vitórias muito fáceis, por mais de 50 pontos de vantagem.
- Ano passado, o time foi ganhando corpo no Brasileiro e na Liga, mas em 2009 estamos sentindo falta de jogos mais difíceis. Mas o grupo é experiente e deve saber administrar isso - afirmou Chupeta.
Sobre a Liga, o treinador sabe que o rival da estreia, o Defensor Sporting, é base da seleção do Uruguai:
- Tem o Paes, que disputou a Copa América pelo Uruguai e dois americanos. É um adversário difícil.
No que diz respeito ao time rubro-negro, Chupeta está aliviado, pois o ala-armador Marcelinho, punido por envolvimento em confusão num torneio amistoso em Joinville, foi suspenso por cinco partidas amistosas, o que não irá atrapalhar o grupo em quaisquer competições oficiais.
- O Baby deixou o clube (foi para o Paulistano), e o Jefferson Williams está contundido e não vai jogar. Nossa base será Hélio, Duda, Marcelinho, Alírio ou Guilherme Teichmann, que chegou recentemente, e Coloneze. Trouxemos também o Dedé e o Victor Bocardo - explicou Chupeta.
A sede das finais da Liga não está escolhida, mas o Flamengo, que fez parceria com os administradores da Arena Multiuso, pode se candidatar a receber a fase decisiva.
A 14ª edição da Liga Sul-Americana conta com a participação de 12 clubes, sendo três brasileiros, o Flamengo, o Pitágora/Minas e o Universo/Brasília). Para a fase de classificação, os 12 times foram divididos em três grupos. Na segunda etapa, quatro equipes disputam o quadrangular final, sendo as equipes vencedoras dos grupos A, B e C, além do segundo colocado com melhor campanha nos três grupos.
Coluna Calazans
Hora de investigar
O Flamengo prossegue em sua bonita série invicta, agora são 10 jogos, marca realmente significativa, mas Andrade já deve estar investigando (pelo menos espero) os motivos da queda de produção do time nas duas últimas partidas. E especificamente no segundo tempo do jogo com o Botafogo, quando, para resumir o comentário, o Flamengo simplesmente não jogou. Eis a verdade.
É um caso a ser estudado com carinho, porque outro segundo tempo como aquele - e o Flamengo não só não ganha o jogo, como ganhou domingo, como sequer empata.
A vitória se deveu a algumas causas mencionadas aqui ontem, como a incompetência amadorística dos atacantes do Botafogo nos chutes (Reinaldo, André Lima, Jóbson), a grande defesa de Bruno no pênalti e, simplesmente, a sorte. Portanto, diante de outro adversário com mais capacidade de decisão, o Flamengo teria perdido o jogo, como aliás merecia, por ter renunciado ao ataque e ter corrido para a defesa como time pequenino.
Ou será que outros jogadores cansaram além do Adriano? O artilheiro nem conseguia correr no segundo tempo. Por que será?
É preciso saber também por que Leonardo Moura e Juan estão jogando tão mal, por que Fierro continua sendo escalado e por que Gil foi contratado.
Para não dizer que não houve bons momentos do time (além da defesa de Bruno, da jogada espetacular de Pet que Fierro desperdiçou no primeiro tempo e do gol de Adriano), tivemos a gratíssima surpresa proporcionada pelo jovem zagueiro Fabrício, que tomou conta da sua área.
É claro que Carlos Eugênio Simon não foi o único juiz com má atuação nesta última rodada. Se houvesse apenas um juiz ruim em cada fim de semana, a arbitragem brasileira seria uma maravilha. E, na verdade, é péssima.
O juizinho de Botafogo x Flamengo deixou de dar um pênalti de Toró, que botou a mão na bola dentro da área, e, visivelmente para compensar, inventou o pênalti de Aírton um pouquinho depois. Coisa de juiz sem personalidade, como nove em cada dez dos nossos.
Coluna Gente Boa
Mansão do ídolo
Petkovic, com a mulher, Violeta, comprou mansão de 800 m² no condomínio Disegno, na Barra. Pagou cerca de R$3 milhões pela casa, que ficará pronta em 2011.
A propósito
Para a torcida do Flamengo, é uma das melhores notícias do ano. Significa que Pet, ídolo maior do time, vai fincar raízes na cidade.
Guerra das torcidas
Marcos Prado, de "Tropa de elite", começa a rodar "Fla x Fla" no fim de 2010. O filme, dirigido por ele e produzido por José Padilha, vai abordar a violência dentro das duas maiores torcidas organizadas do Flamengo. "Elas vivem em guerra desde os anos 90. Deram uma trégua há uns dois anos, mas já morreu muita gente", diz Prado, que é flamenguista doente.
Coluna Renato Mauricio Prado
Melhores e piores
Apaixonado por estatísticas, Lauro Araújo é um craque da área há 25 anos. Hoje, produz "scouts" de todos os tipos, usando como base o rendimento dos times, técnicos e jogadores do Brasileirão. Foi assim que chegou ao ranking dos treinadores, até este momento do campeonato. Sem ler o restante da coluna, você se arriscaria a dizer qual tem o melhor aproveitamento? E o pior?
Se você se conteve e fez suas apostas, confira agora o resultado, baseado nos números que, segundo dizem, não mentem jamais...
Os melhores: 1º) Andrade, no Flamengo, com 63% de aproveitamento: 34 pontos conquistados em 18 jogos; 2º) Ricardo Gomes, no São Paulo, com 62,5%: 45 pontos, 24 jogos; 3º) Celso Roth, no Atlético Mineiro, com 57%: 53 pontos, 31 jogos; 4º) Tite, no Internacional, com 54,3%: 44 pontos, 27 jogos; 5º) Ney Franco, no Coritiba, com 53,8%: 21 pontos, 13 jogos.
Os piores: 5º) Diego Cerri, no Barueri, com 36,1%: 13 pontos, 12 jogos; 4º) Carlos Alberto Parreira, no Fluminense, com 33,3%: 10 pontos, 10 jogos; 3º) Estevam Soares, no Botafogo, com 31%: 13 pontos, 14 jogos; 2ª ) René Simões, no Coritiba, com 29,6%: 16 pontos, 18 jogos.
E o pior: 1º) Renato Gaúcho, no Flu, com apenas 20%: seis pontos,10 jogos.
Só entraram no ranking os técnicos com pelo menos dez jogos à frente do mesmo time. Mário Sérgio, do Inter, dirigiu a equipe em apenas quatro partidas (com aproveitamento de 66,7%, com duas vitórias e dois empates), por isso ainda não faz parte da lista.
JORNAL DOS SPORTS
Marcos Braz faz críticas a realização da partida de domingo, no Engenhão
Rio de Janeiro: Ao término do jogo o sempre sereno técnico Andrade alfinetou a diretoria do Botafogo" Além de perder o jogo, perderam em renda também". Além do comandante, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, fez questão de condenar novamente a realização da partida no Eengenhão
"Os números foram horrorosos. Parece que a renda foi perto de R$ 650 mil. Tirando todas as despesas, acredito que não sobre nem R$ 200 mil para o Flamengo. Nós tínhamos outra perspectiva se o jogo fosse em outro lugar. Se fosse no Maracanã, a nossa penhora teria acabado, já que teríamos recursos superiores. Mas isso é passado", afirmou o dirigente, em entrevista à Rádio Brasil.
Adriano não comparece ao treino desta segunda-feira, na Gávea
Rio de Janeiro: Adriano não compareceu no treinamento desta segunda-feira, na Gávea, um dia após a vitória por 1 a 0, gol marcado pelo próprio jogador, no último domingo. A comissão técnica não soube responder o motivo pelo qual o atacante não se reapresentou junto com o restante da equipe do Flamengo.
Segundo a assessoria de imprensa do clube, ele foi autorizado pela comissão técnica. A informação oficial é de que o Imperador só se apresentará nesta segunda-feira às 22, hora marcada para a delegação rubro-negra se concetrará visando a partida da próxima quarta-feira, contra o Baureri, na Arena Baureri.
Pet está fora do próximo jogo contra o Barueri, mas Williams, Angelim e Álvaro voltam à equipe
Vipcomm
Rio de Janeiro: O meia Petckovic desfalcará o Flamengo na próxima partida contra o Barueri, na próxima quarta-feira. O sérvio levou o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Botafogo, no último domingo.O camisa 43 foi o único a jogar todas as partidas da série de 10 gols que o clube está invicto no Campeonato Brasileiro
O técnico Andrade terá muitas opções para montar o time para o próximo confronto, já que Ronaldo Angelim e , possivelmente Álvaro vão estarão à disposição do treinador para o jogo. O volante Willian é outro que volta de suspensão e poderá formar o meio campo com Maldonado e Airton, deslocado para a zaga para suprir as ausências dos titulares. Se quiser o time mais ofensivo poderá recuar o Zé Roberto e colocar Gil ou Dênis Marques ao lado de Adriano.
Flamengo é o time do coração da maioria dos internautas do Jornal dos Sports
Raphael Bittencourt - rbittencourt@jsports.com.br
Rio de Janeiro – Na última semana o JS perguntou qual o time do coração do internauta. As opções eram: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, além de ‘outro’ para quem não torce pelos grandes clubes do Rio de Janeiro.
A disputa foi muito apertada até o fim e três times brigaram pela segunda colocação. Com o Flamengo na liderança desde o início, Botafogo, Fluminense e Vasco duelaram entre si voto a voto. A grande rivalidade entre Rubro-Negros e Alvinegros (os dois clubes decidiram os últimos três Cariocas) parece ter reflexo no resultado da enquete.
O Botafogo deixou o Vasco (eterno grande rival do Flamengo) e Fluminense para trás e ficou na segunda colocação. Mesmo com uma belíssima campanha na Série B, o time de São Januário foi o quarto colocado. Apenas 3% dos internautas disseram não torcer por nenhum dos grandes do Rio.
Confira o resultado
Qual o seu time de coração?
Flamengo - 35.41%
Botafogo - 21.75%
Fluminense - 20.04%
Vasco - 19.39%
Outro - 3.41%
Andrade critica arbitragem
Rio de Janeiro – Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no Engenhão, o Flamengo não apresentou o mesmo futebol das últimas partidas e quase se complicou. O time venceu graças ao gol de Adriano e ao pênalti defendido por Bruno. Mesmo com o resultado, Andrade não ficou satisfeito com o rendimento da equipe e muito menos da arbitragem.
&8220;Os juízes estão vendo pênaltis que só eles vêem. Infelizmente isso tem acontecido com a gente&8221;, reclamou.
Sobre a equipe, o técnico criticou a postura adotada no segundo tempo, quando o time recuou e foi pressionado pelo Botafogo. Para Andrade, o Flamengo correu um risco desnecessário, apesar de ter suportado até o fim a pressão alvinegra.
Flamengo deve jogar com zaga titular contra Barueri
Rio de Janeiro – O Flamengo enfrentou o Botafogo, no último domingo, no Engenhão, sem sua zaga titular. Ronaldo Angelim cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e Álvaro se recupera de contusão. Apesar disso, os substitutos Aírton e Fabrício deram conta do recado e o Rubro-Negro venceu por 1 a 0.
Na quarta-feira o Flamengo enfrenta o Barueri fora de casa e Andrade deve contar com a zaga titular. Angelim volta de suspensão e Álvaro será reavaliado nesta segunda. Caso o zagueiro não sinta dores no joelho direito, ele deve jogar.
Petkovic deixou o campo na partida contra o Botafogo sentindo dores na coxa direita e não enfrenta o Barueri. Porém, o sérvio já era carta fora do baralho por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Pet cumpre suspensão e se recupera das dores para enfrentar o Santos no próximo fim de semana.
O DIA
Apesar do discurso humilde, Fla pode chegar à liderança na quarta
Rio - Enquanto comissão técnica e jogadores continuam adotando um discurso humilde em relação às chances que o Flamengo tem de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, os números estão aí para mostrar que o Rubro-Negro tem possibilidades de chegar na liderança da competição já na próxima rodada.
Para que isso aconteça, o time precisa vencer o Barueri fora de casa, o líder Palmeiras tem que perder para o Goiás (e o Flamengo tirar três gols de diferença do saldo), São Paulo e Internacional — que se enfrentam no Morumbi — têm que empatar e o Atlético precisa perder do Flu, no Maracanã.
A melhor campanha do segundo turno é do Cruzeiro, seguido pelo Fla
Ganhando o confronto de quarta e acontecendo um empate entre São Paulo e Inter, a equipe do técnico Andrade já pode dormir na liderança do campeonato, já que o Atlético-MG e o Palmeiras só entram em campo na quinta-feira.
Enquanto a torcida rubro-negra vibra com a boa fase e já sonha com o hexacampeonato, o elenco e seu treinador adotaram uma postura bastante cautelosa, querendo afastar o famoso ‘oba-oba’.
&8220;O objetivo do Flamengo ainda é entrar no G-4. O campeonato está bastante embolado. Sabemos que estamos a apenas três pontos do líder, mas não estamos dentro do G-4, ainda temos de correr atrás. Estamos com muita motivação e ansiedade também. O Flamengo está correndo por fora&8221;, afirmou o goleiro Bruno, que citou o equilíbrio da competição na reta final.
&8220;O campeonato vem afunilando, e a cada jogo que passa a responsabilidade aumenta. É uma competição disputada, a equipe que tiver mais equilíbrio daqui para frente vai ser campeã&8221;, avaliou o camisa 1.
Ronaldo Angelim, que retorna ao time no próximo jogo, também foi comedido nas palavras e não quis falar em título. No entanto, reconheceu que, ao contrário da última rodada, a próxima pode ser muito favorável para o Flamengo.
&8220;Como tem um jogo entre São Paulo e Internacional, se a gente ganhar entra no G-4, que é o nosso objetivo. Estamos focados, mas ainda não é fácil, sabemos que essa competição é difícil e vamos ter que lutar muito&8221;, disse Angelim.
Lesão de Pet não preocupa e Álvaro volta ao time
Rio - Petkovic deixou a torcida rubro-negra preocupada após o clássico de domingo. No entanto, o médico do Flamengo Márcio Tannure afirmou que as dores na coxa direita não não são indicativo um problema grave. O jogador está apenas fazendo tratamento e não foi necessário fazer nenhum exame. De qualquer forma, ele já não enfrentaria o Barueri porque está suspenso.
Petkovic não deu entrevistas, mas se comunicou com os torcedores através do Twitter. &8220;(Estou) fazendo tratamento em busca de uma rápida recuperação. Até mais&8221;.
Quem deve voltar ao time amanhã é o zagueiro Alvaro. Ele treinou com o preparador físico Alexandre Sanz. &8220;Ele disse que não sentiu dor alguma e está liberado para o jogo. Tudo bem&8221;, afirmou Tannure.
A presença de Alvaro ao lado de Ronaldo Angelim representará a possibilidade para Andrade escalar novamente a zaga titular contra o Barueri. No clássico contra o Botafogo, ele precisou improvisar com o volante Airton ao lado do zagueiro Fabrício, que havia acabado de retornar da seleção brasileira que ficou com o vice-campeonato do Mundial Sub-20, disputado no Egito.
Zé Roberto explica boa fase: 'Deixei o feijão de lado'
Rio - Depois de ter vencido a desconfiança da torcida na sua contratação e as vaias que chegou a ouvir em algumas partidas neste ano, o meia Zé Roberto comemora a sua recuperação vestindo a camisa do Flamengo. A receita para o sucesso, segundo o próprio jogador, foi a melhora do condicionamento físico.
"Fisicamente, perdi de três a quatro quilos nos últimos meses. Estou sentindo a diferença, estou mais leve em campo e isso ajuda. Tem de fechar a boca, ficar só na saladinha mesmo, com bastante grelhado, franguinho. Tive de deixar o feijão de lado. E muito treino também", disse Zé Roberto ao canal SporTV explicando a dieta de sucesso.
A boa fase de Zè Roberto se mistura com a boa campanha do clube no segundo turno. No dia 29 de agosto, ele fez o terceiro gol da vitória por 3 a 0 sobre o Santo André e ajudou a encerrar um jejum de três jogos sem vitórias e inicia a série invicta de dez jogos invictos, que deixa o time a três pontos do líder Palmeiras. Aliás, este gol foi o primeiro do jogador no Campeonato Brasileiro, que fez questão de responsabilizar Andrade por colocar o Flamengo na briga pelo título
"Andrade bateu na tecla de que estávamos fazendo pouco no campeonato (time chegou a ficar em 14º, a cinco pontos do rebaixamento) e nós compramos essa ideia, fizemos acontecer. Passo a passo, ganhamos os jogos, as equipes de cima deixaram chegar e tivemos felicidade no confronto direto. Temos possibilidades reais de título, mas sabemos que estamos atrás de outras equipes. Vamos esperar o vacilo. Se vacilar, vamos fazer nossa parte, chegar e chegar forte", disse Zé Roberto.
GAZETA ESPORTIVA
Andrade diz que Pet enfrentará Santos
Rio de Janeiro (RJ)
Suspenso da partida contra o Barueri, na próxima quarta-feira, Petkovic tenta se recuperar de dores na coxa direita para estar em campo contra o Santos, no sábado. Confiante, o técnico Andrade tem certeza de que poderá contar com o meia diante do Peixe.
"Tenho certeza de que sábado ele vai estar em campo. Ele fará dois ou três dias de treinamento e deve voltar a treinar na quarta-feira", explicou Andrade em entrevista ao Sportv nesta segunda-feira.
Petkovic venceu a desconfiança dos críticos sob o comando de Andrade. Outro jogador 'recuperado' pelo treinador foi Zé Roberto, um dos destaques da arrancada que colocou o Flamengo na briga por uma vaga na Libertadores de 2010.
"Ninguém desaprende a jogar futebol. Eu falei isso e a diretoria compreendeu. O Zé Roberto recuperou a confiança e voltou a jogar bem", comemorou o comandante do Rubro-Negro.
Semelhanças: Integrante do time do Flamengo que conquistou a Libertadores e o Mundial de 1981, Andrade acredita que a equipe atual apresenta algumas semelhanças com aquele time que tinha Zico como principal jogador.
"Eu vejo semelhanças na forma das duas equipes atuarem. O time de 81 jogava com dois jogadores abertos, o Tita, pela direita e o Lico, pela esquerda. Hoje, temos o Willians pela direita e o Zé Roberto na esquerda", comparou o ex-volante e agora treinador Andrade.
Após decidir clássico, Adriano é liberado de treino no Flamengo
Rio de Janeiro (RJ)
Depois de marcar o gol que garantiu a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, no domingo, o atacante Adriano simplesmente não apareceu no clube na tarde desta segunda-feira. Segundo informação oficial do clube, o Imperador acabou sendo dispensado do treinamento e liberado pela comissão técnica do clube rubro-negro.
De acordo com a assessoria do Fla, Adriano estará ao lado dos seus companheiros e da comissão técnica ainda nesta segunda-feira, a partir das 22 horas, horário de Brasília, quando todo o elenco se concentrará para a partida contra o Barueri, na quarta-feira, na Grande São Paulo.
Entretanto, o Imperador terá outro compromisso antes de se reapresentar a Andrade e comissão técnica. Nesta noite, o jogador estará presente no Jantar Solidário, um evento organizado pela Fundação Bola pra Frente, ministrada pelos tetracampeões mundiais Jorginho, atual auxiliar de Dunga na seleção brasileira, e Bebeto.
Após decidir o clássico contra o Glorioso, Adriano alcançou Diego Tardelli novamente na artilharia do Campeonato Brasileiro. Enquanto o jogador do Atlético Mineiro marcou contra o Vitória, no sábado, e chegou aos 16 gols no torneio, o Imperador respondeu no dia seguinte com o tento sobre o Botafogo.
O Flamengo, por sua vez, entrou de fato na briga pelo título do Brasileirão desta temporada. Com a vitória sobre o Botafogo, o clube da Gávea chegou aos 51 pontos e diminuiu a vantagem para o líder Palmeiras. Depois de 31 rodadas, o Fla está a apenas três tentos do Verdão.
"Só na saladinha", Zé Roberto comemora boa fase no Fla
Rio de Janeiro (RJ)
Zé Roberto chegou ao Flamengo coberto de expectativas, mas demorou a engrenar. Curtindo a grande fase vivida e o bom momento da equipe no Campeonato Brasileiro, ele aponta a melhora no aspecto físico como principal responsável pelo seu crescimento. O jogador rende mais com alimentação saudável do que quando encara pratadas de feijão.
"Perdi de três a quatro quilos nos últimos meses. Estou sentindo a diferença, estou mais leve em campo e isso ajuda. Tem que fechar a boca, ficar só na saladinha mesmo, com bastante grelhado, franguinho. Tive de deixar o feijão de lado", contou Zé Roberto, em declaração ao Sportv.
Autor de quatro gols na competição e companheiro de Adriano no ataque, Zé Roberto também comemora a ascensão do Flamengo. A equipe que chegou a se preocupar com a proximidade da zona de rebaixamento agora está a um ponto do G-4 e, sem perder há 10 jogos, começa a sonhar com o título. O atacante só está esperando mais tropeços dos outros candidatos.
"Temos possibilidades reais de título, mas sabemos que estamos atrás de outras equipes. Vamos esperar o vacilo. Se vacilar, vamos fazer nossa parte, chegar, e chegar forte", afirmou Zé Roberto. O motivo da melhora do Flamengo, no entanto, não é a alimentação mais saudável, mas sim a chegada do técnico Andrade, que começou como interino, mas transformou a equipe.
"Andrade bateu na tecla de que estávamos fazendo pouco no campeonato e nós compramos essa ideia, fizemos acontecer. Passo a passo, ganhamos os jogos, as equipes de cima deixaram chegar e tivemos felicidade no confronto direto", disse o atacante, que foi titular na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, neste domingo, no Engenhão.
Flamengo critica arrecadação do Engenhão após clássico
Rio de Janeiro (RJ)
A polêmica criada entre as diretorias de Flamengo e Botafogo quanto à realização do clássico deste domingo no Engenhão afastou o público, que temia conflitos e confusão. Na vitória por 1 a 0 do rubro-negro, pelo Campeonato Brasileiro, pouco mais de 25 mil pessoas compareceram ao duelo, que teve carga de ingressos de 44 mil.
"Os números foram horrorosos", apontou Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, em entrevista à Rádio Brasil. "Tirando impostos, acredito que não sobre nem R$ 200 mil para o Flamengo. Se fosse em outro lugar, os números seriam diferentes", continuou o dirigente, que defendeu a realização da partida no Maracanã, da mesma forma como ocorreu no primeiro turno do Nacional.
Na ocasião, 29.508 pagantes renderam a ambos os clubes R$ 499.403,00. Desta vez, em uma partida considerada importantíssima por ambos os lados - o Botafogo luta contra o rebaixamento e o Flamengo, pelo título -, apesar do fracasso de público, a renda foi bem maior: R$ 656.242,00.
"Houve uma penhora, como em outros jogos. Se fosse no Maracanã, a penhora acabaria, pois conseguiríamos recursos suficientes para cobrir o valor", reclamou Marcos Braz. Além disso, a diretoria rubro-negra deve arcar com os custos de manutenção pelos estragos causados pela massa rubro-negra - nos banheiros, torcedores arrancaram tampas dos vasos e urinaram no chão. Na arquibancada, quebraram cerca de 100 cadeiras.
Em Barueri - O próximo duelo do Flamengo está marcado para esta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), contra o Barueri, na Arena Barueri. De olho em mais público na partida fora de casa, o time cogitou um pedido de mudança de local para a capital paulista. O clube da Grande São Paulo, no entanto, descartou a hipótese.
"Chegamos a pensar em jogar no Pacaembu, mas o Barueri tem vários contratos de camarotes e até com a prefeitura. O campo lá também é muito bom e entendemos a decisão do time. É importante jogarmos no interior do estado de São Paulo para vermos nossa torcida lá", complementou Marcos Braz.
PELÉNET
Três quilos mais magro, Zé Roberto atribui boa fase à dieta rigorosa
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Quem diria que frango grelhado e salada poderiam ajudar o Flamengo. Contudo, ao menos indiretamente, vêm auxiliando, sobretudo quando o foco é um jogador. Isto porque Zé Roberto, um dos destaques do time na arrancada rumo às primeiras posições do Brasileiro, 'fechou a boca' e perdeu três quilos em dois meses, tornando-se peça fundamental da equipe. Ele participou de toda a sequência de 11 jogos que o Flamengo não perde: dez pelo Nacional e um pela Copa Sul-Americana.
"Estou muito bem na parte física e isso me ajuda muito em campo. Estou mais leve e está refletindo no meu futebol. Tive de largar o feijão e certas coisas para entrar no melhor da minha forma. Passei a comer frango gralhado e salada. E, claro, treinei muito para alcançar este estágio", brincou o meia, em entrevista ao Arena Sportv.
Zé Roberto já passou por muitos problemas durante o ano. Preterido, foi quase negociado com muitos clubes no meio do ano. Segundo o armador, Andrade é um dos grandes responsáveis pela recuperação do bom futebol.
"Ele conversa muito com atleta sobre dentro e fora de campo. O trabalho como treinador é muito bom e me apoiou muito até eu recuperar a boa forma. Confiou no meu trabalho e agora estamos gerando bons frutos ao Flamengo", completou.
O Flamengo vai em busca da 11ª partida invicta no torneio contra o Barueri, nesta quarta-feira, na Arena Barueri. O time está em quinto colocado, com 51 pontos, apenas quatro do líder Palmeiras e um atrás do São Paulo, quarto colocado.
Álvaro treina, não reclama de dores e está liberado para quarta-feira
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
O Flamengo terá o retorno de seu 'xerife' para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Barueri, na Arena Barueri. O zagueiro Álvaro, recuperado de dores no joelho direito, foi liberado pelo departamento médico após realizar um treino físico nesta segunda.
Álvaro não atuou nos dois últimos jogos do Rubro-Negro, mas o time provou que não depende do jogador. Contra o Palmeiras, vitória por 2 a 0, no Palestra Itália e diante do Botafogo, no Engenhão, novo triunfo. Desta vez por 1 a 0.
´
O camisa 14 se juntará a Ronaldo Angelim na zaga. O jogador também não atuou no último confronto, já que estava cumprindo suspensão pelo terceiro amarelo. Desta maneira, Airton atuará no meio e Fabrício voltará para o banco de reservas.
No meio de campo, um problema grave. Petkovic, suspenso, não poderá atuar. Com isso, Zé Roberto deverá ser recuado, abrindo lugar para Gil na linha de frente. Denis Marques corre por fora.
Zé Roberto prestigia evento
Meia do Flamengo comparece a jantar promovido por Bebeto e Jorginho e ainda não fala em título
José Geraldo Azevedo
O Instituto Bola Pra Frente, comandado pelos ex-jogadores Bebeto e Jorginho, atrai nesta noite de segunda-feira, dia 26 de outubro, diversas celebridades do mundo do esporte em prol de um objetivo nobre: ajudar crianças e adolescentes. A primeira celebridade esportiva a chegar a um clube no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro, foi o meia-atacante Zé Roberto, do Flamengo, que depois da vitória do último domingo sobre o rival Botafogo, por 1 a 0, viu o número de &8220;boas perguntas&8221; aumentarem.
Quer receber notícias do seu time do coração? Clique aqui e cadastre-se
"A gente tem que continuar fazendo o nosso trabalho. Ainda não entramos no G-4 e esse hoje é o nosso principal objetivo", disse o jogador rubro-negro logo na chegada. "Agora não podemos pensar em perder pontos, temos que fazer nosso dever de casa e também vamos buscar a vitória fora de casa", ressaltou Zé Roberto, já de olho no duelo com o Barueri na próxima quarta-feira, dia 28, na casa do adversário.
Além de ajudar ao Flamengo a entrar pela primeira vez no grupo que garante uma vaga na Libertadores, Zé Roberto terá a missão de ser o principal responsável pela armação das jogadas rubro-negras, já que Petkovic não jogo após levar o terceiro cartão amarelo.
"Vai ser uma missão difícil, o Pet vive hoje uma fase espetacular. Se fizer um pouquinho do que ele faz já estou satisfeito", concluiu um Zé Roberto sorridente, mas de poucas palavras.
Sensato, dirigente do Fla traça objetivo pensando apenas no Barueri
Do UOL Esporte
No Rio de Janeiro
Com os pés no chão, ao contrário de muitos dirigentes no Flamengo, o vice de futebol, Marcos Braz, prega a consciência no clube da Gávea. Sabendo que ainda não conquistou nada, o dirigente pede que o elenco se foque em cada jogo e só pense nos próximos três pontos. O Rubro-Negro encara o Barueri, nesta quarta-feira, na Arena Barueri, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
"Temos de pensar sempre no jogo a seguir. Não podemos pensar lá na frente e não concluir o trabalho aqui atrás. Estamos perto do G-4 e sabemos das nossas possibilidades no campeonato. Mas temos de ir passo a passo e pensar apenas nos próximos três pontos", declarou, em entrevista à Rádio Brasil.
Marcos Braz também não está preocupado com a ausência de Petkovic para o jogo do ABC paulista. O sérvio foi o único jogador que participou de toda série invicta do Flamengo, que já dura 11 jogos [contando com o empate em 1 a 1 diante do Fluminense, pela Copa Sul-Americana].
"Tenho certeza de quem entrar, vai cumprir o papel designado pelo comandante Andrade. Nem sei que será, mas já adianto que tenho plena confiança no jogador. O grupo do Flamengo é forte e vai suprir a ausência do meia", arrematou o dirigente.
Com a ausência do armador, Zé Roberto deve ser recuado para cumprir a função do veterano 'maestro'. Com isso, Gil ou Denis Marques brigarão por uma vaga na equipe titular rubro-negra.
O Flamengo está em quinto colocado do Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. Faltam sete rodadas e a equipe está três pontos atrás do líder da competição o Palmeiras. Para o G-4, apenas um separa o clube da Gávea do São Paulo, quarto colocado.
Se vencer Barueri na quarta-feira, Flamengo consegue atingir 'meta'
Cauê Rademaker e Pedro Ponzoni
No Rio de Janeiro
O Flamengo está apenas três pontos atrás do Palmeiras, líder do Campeonato Brasileiro. Contudo, como ocupa a quinta posição da competição, o discurso na Gávea ainda não é o de brigar pelo título, e sim o de entrar no G-4, o que pode ocorrer nesta quarta-feira.
ASSISTA AO GOL DA PARTIDA
Para isso, a equipe rubro-negra precisa vencer o Barueri, fora de casa. Caso triunfe, já estará entre os quatro primeiros. Isso porque São Paulo e Internacional, quarto e terceiro colocados, respectivamente, duelam no Morumbi, também na quarta.
Como paulistas e gaúchos têm apenas um ponto de vantagem para o Flamengo, qualquer resultado deixaria o time da Gávea na zona de classificação para a Libertadores de 2010.
"Tem muitos confrontos diretos ainda. Nós precisamos é entrar no G-4 e depois se manter lá, o que é mais difícil ainda", afirmou o volante Maldonado, que completou:
"Essa reta final de Brasileiro está muito disputada. Só tem time grande na frente. Encurtamos a distância para o Palmeiras, que é o líder, mas sabemos que qualquer derrota nos deixa lá para trás. É encarar cada partida como decisão".
O técnico Andrade corroborou com as palavras do chileno. Para ele, o Flamengo tem de continuar apenas mirando a entrada no G-4, para só depois começar a falar em disputar o título do Campeonato Brasileiro.
"É muito difícil essa competição. Conquistamos nossa terceira vitória consecutiva e ainda não estamos entre os quatro primeiros. Por isso peço calma ao falar de conquista. Ficaram só os melhores na disputa e temos de ter cautela, pois é um campeonato muito difícil", disse o treinador.
Além do confronto entre São Paulo e Internacional, no Morumbi, o Atlético-MG, vice-líder, enfrenta o Fluminense, no Rio de Janeiro, na quinta-feira, às 21h. Já o líder Palmeiras, no mesmo dia e horário, recebe o Goiás, no Parque Antarctica.
Para o duelo contra o Barueri, na quarta-feira, às 21h50, o Flamengo não poderá contar com o meia Petkovic, suspenso com três cartões amarelos. Em compensação, terá os retornos do zagueiro Ronaldo Angelim e do volante Willians, que não enfrentaram o Botafogo por estarem cumprindo suspensão.
GLOBOESPORTE
Pintor oferece quadro a Angelim
Gaúcho Rogellius surpreende zagueiro com retrato após o treino na Gávea
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Angelim mostra o quadro pintado por Rogellius
Na saída do treino do Flamengo, segunda-feira, Ronaldo Angelim recebeu uma proposta tentadora. O pintor gaúcho Rogellius foi à Gávea oferecer um quadro com a imagem do zagueiro rubro-negro.
Como não se tratava de um presente, mas sim uma oferta de compra, Angelim ainda não fechou o negócio. O jogador retorna ao time nesta quarta-feira contra o Barueri após cumprir suspensão e analisou a arrancada Rubro-Negra no Brasileiro comparando à de 2007.
Há dois anos, o time deixou a zona de rebaixamento e terminou na terceira posição. Já nesta edição do Brasileiro, o Fla saiu do 11º lugar, mantém-se invicto a dez jogos e está a apenas três pontos do líder Palmeiras.
- Em 2007 tínhamos vários jogos a menos e isso facilitou. Dessa vez foi mais na força do grupo. Andrade mudou o sistema e a equipe se encaixou – explicou o zagueiro.
Bruno comemora mais um ‘gol de placa’ contra o Botafogo
Goleiro pega sexto pênalti contra o rival e atribui ao treinamento excessivo: ‘Daqui tiro o alimento da minha família’
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Bruno treina um dia após o jogo com o Botafogo
A equação pênalti para o Botafogo mais Bruno geralmente resulta em euforia para os rubro-negros. A defesa dele no chute de Lucio Flávio na vitória por 1 a 0 no último domingo junta-se a uma extensa coleção. Já são seis defesas em penalidades máximas nos clássicos contra o Alvinegro.
A trajetória começou no Carioca de 2007. Foram duas intervenções que garantiram o título. Neste ano, novamente a estrela do camisa 1 rubro-negro brilhou. Ele defendeu os pênaltis de Victor Simões (no tempo normal), e Juninho e Leandro Guerreiro, na decisão final.
O camisa 1 rubro-negro passou por uma fase atípica no clube entre julho e setembro. Teve problemas pessoais, foi criticado pela torcida. Mas novamente um pênalti contra o Botafogo o devolveu ao status de &8220;melhor goleiro do Brasil&8221;. Pelo menos para o lado passional da torcida.
- Defender pênalti é mais ou menos como um gol de placa. Eu conheço os dois lados (Bruno tem três gols marcados na carreira) e posso dizer que vale a mesma coisa – declarou.
Lucio Flavio pode não se lembrar, mas a inspiração para a defesa no último domingo veio de quando os dois atuaram juntos no Atlético-MG, em 2003. Bruno ainda era das divisões de base, mas decorou o canto preferido do botafoguense.
- A hora do pênalti é o momento do goleiro. Lucio Flavio tem muita qualidade e treina bastante. Joguei com ele no Atlético-MG e conheço a forma de ele bater. No calor do jogo, imaginei que bateria no seu canto de confiança. E deu certo – disse Bruno.
Na tarde de segunda, dia seguinte à atuação no clássico, o goleiro fugiu da recomendação de trabalho leve ou repouso. Pediu treinamento duro e foi atendido pelo preparador físico Roberto Barbosa. Colocou as luvas e saltou dezenas de vezes. Saiu de campo suado e feliz.
Na entrevista coletiva, desabafou contra o que considerou oportunismo na divulgação de notícias de sua vida particular e elogiou a "família rubro-negra".
- Quando eu estava tomando porrada, sendo questionado, criaram diversas situações que nunca existiram. Sempre fui muito aberto com meu grupo. Chamei a responsabilidade e estou colhendo os frutos disso. Meus companheiros são minha segunda família e sou feliz aqui. É daqui que tiro o alimento da minha família – declarou o goleiro, que sofreu apenas quatro gols nos últimos nove jogos.
Em quinto lugar na tabela, o Flamengo volta a campo nesta quarta-feira contra o Barueri, fora de casa. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir de 21h50m (de Brasília).
Pênalti defendido por Bruno reaviva polêmica sobre repetição de penalidade
Arnaldo César Coelho afirma que cobranças de Lucio Flavio contra o Flamengo e Petkovic diante do São Paulo não deveriam ser repetidas
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A defesa de Bruno do pênalti cobrado por Lucio Flavio no clássico entre Botafogo e Flamengo reavivou a polêmica sobre uma outra penalidade máxima envolvendo o Rubro-Negro carioca: foi acertada a decisão de anular a defesa de Rogério Ceni em penalidade cobrada por Petkovic no duelo entre o Rubro-Negro carioca e o Tricolor Paulista em 10 de outubro? Para o comentarista Arnaldo César Coelho, nenhuma das duas cobranças deveria ter sido repetida.
Assista aos lances no vídeo ao lado e tire suas conclusões
Andrade vê semelhanças entre Flamengo de 81 e o time atual
Treinador rubro-negro elogia Petkovic e Zé Roberto no 'Bem, Amigos!'
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Fã de Cláudio Coutinho, treinador que, no final dos anos 70, montou a base do Flamengo que seria campeão da Libertadores e do Mundial Interclubes em 81, o atual ocupante do cargo, Andrade, percebe semelhanças entre o time rubro-negro de 2009 e a equipe mais vitoriosa da história do clube carioca.
- Vejo semelhanças na forma das duas equipes atuarem. O time de 81 atuava com dois jogadores abertos, o Tita, pela direita e o Lico, pela esquerda. Hoje, temos o Willians (com liberdade) pela direita e o Zé Roberto na esquerda - disse o técnico do Flamengo em entrevista ao programa "Bem, Amigos!".
Sobre Petkovic, um dos principais responsáveis pela reação do Fla no Campeonato Brasileiro, Andrade disse que não se surpreendeu com as belas atuações do jogador aos 37 anos.
- Talento não tem idade. O Pet se cuida muito. Eu achava que havia a possibilidade dele jogar como jogou quando era mais jovem. Aos 37 anos, está atuando em alto nível.
Andrade também reservou muitos elogios a Zé Roberto, que esteve prestes a deixar a Gávea e que melhorou muito de rendimento após o treinador assumir o cargo.
- Ninguém desaprende de jogar futebol. Ele entendeu isso, ganhou confiança novamente e hoje está voando - afirmou.
- Antes, diziam que o Flamengo precisava de um camisa 10. Hoje, posso dizer que temos dois: o Pet e o Zé Roberto - acrescentou.
O papel de Adriano no grupo também foi destacado pelo técnico.
- Um craque como ele facilita a vida do treinador. Ele é uma liderança dentro do elenco. Gostaria de ter outros como ele no grupo.
Sobre a lesão de Petkovic, que sentiu dores na coxa direita no jogo contra o Botafogo, Andrade mostrou confiança no aproveitamento do meia-atacante na partida de sábado, contra o Santos.
- Tenho certeza que ele vai estar em campo no sábado - disse o treinador sobre o camisa 43, que não enfrenta o Barueri, nesta quarta-feira, por ter recebido o terceiro cartão amarelo no clássico de domingo.
CURTINHAS: Álvaro treina bem e está liberado para enfrentar o Barueri
Ronaldo Angelim também retorna ao time em São Paulo
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Se Andrade quiser, o Flamengo terá a dupla de zaga titular na partida contra o Barueri, quarta-feira, fora de casa. Depois de ficar fora dos últimos dois jogos por causa de uma lesão no joelho direito, Álvaro treinou à parte com o preparador físico Alexandre Sanz e pronto para retornar.
- Ele disse que não sentiu dor alguma e está liberado para o jogo. Tudo bem – disse o médico Márcio Tannure.
Já Ronaldo Angelim cumpriu suspensão e volta à equipe. No entanto, ele não se opõe caso o treinador prefira manter Fabrício e Aírton no setor.
- Ninguém tem vaidade. O grupo todo à disposição para o Andrade colocar o que achar de melhor.
Excursão para Barueri
Os torcedores que estiverem dispostos a ir a Barueri assistir ao jogo de quarta-feira têm uma opção a mais. Haverá uma excursão saindo da Gávea às 11h do dia do jogo e retornando após o apito final. O organizador é o torcedor-símbolo Moraes. Ele avisa que é proibido o consumo de bebida alcoólica no trajeto.
Bruno relembra má fase do Fla: ‘Riram da nossa cara quando falamos em G-4’
Goleiro prefere que favoritismo fique com os outros e gosta de ver o Rubro-Negro correndo por fora no Campeonato Brasileiro
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Bruno salta durante treino do Flamengo
Há dez rodadas o Flamengo acumulava três derrotas consecutivas e estava somente seis pontos à frente da zona de rebaixamento. O G-4 era avistado de binóculos e o líder Palmeiras parecia que disputava outro campeonato. Sete vitórias e três empates depois, a maré mudou e quem sempre acreditou na equipe faz questão de lembrar dos maus momentos.
Bruno é um deles. Nesta segunda-feira, o goleiro relembrou a fase de críticas ferozes e de previsões sombrias para o Rubro-Negro na competição.
- Riram da nossa cara quando falamos em G-4. Título então... Mas ainda não temos que falar disso no momento. Precisamos vencer o próximo jogo – disse o goleiro.
O Flamengo ainda está fora do grupo que dá acesso à Taça Libertadores por um ponto. Em quinto lugar, o time enfrenta o Barueri, quarta-feira, fora de casa. Se vencer pela primeira vez ficará entre os quatro primeiros, pois São Paulo (quarto) e Inter (terceiro) se enfrentam no Morumbi.
- Objetivo ainda é entrar no G-4. O campeonato está embolado. Estamos a três pontos dos líderes. Temos que correr atrás de outras equipes. Mas lógico que existe a motivação e a ansiedade. Flamengo vem correndo por fora – afirmou Bruno.
Fernandinho tem poucas chances de enfrentar o Flamengo
Machucado, destaque do Barueri no Campeonato Brasileiro deverá ser substituído pelo experiente Basílio
GLOBOESPORTE.COM Barueri, SP
Fernandinho não deve enfrentar o Flamengo
O Barueri deve ter um desfalque muito importante para o duelo desta quarta-feira, contra o embalado Flamengo, na Arena Barueri, em São Paulo. Destaque do time no Brasileirão 2009, o atacante Fernandinho corre o sério risco de não enfrentar os cariocas devido a um desconforto muscular na coxa direita. Se Fernandinho não puder ser escalado, o experiente Basílio ganhará uma oportunidade no ataque da equipe paulista.
O técnico Diego Cerri já sabe que não contará com o zagueiro André Luís, que está suspenso por ter sido expulso contra o Náutico. O substituto será Paulão, que vai fazer a estreia no clube, formando a zaga ao lado de Daniel Marques e Leandro Castan.
O provável time do Barueri para o duelo contra o Flamengo é: Renê; Paulão, Daniel Marques e Leandro Castan; Marcos Pimentel, Ralf, João Vítor, Thiago Humberto e Márcio Careca; Basílio e Val Baiano.
Flamengo pede sacrifício na reta final e adota concentração até sábado
Grupo dormirá em hotéis até a partida contra o Santos, no Maracanã
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Até o próximo sábado os jogadores do Flamengo terão de abrir mão da família para dormir ao lado de seus companheiros de clube. A diretoria e a comissão técnica do clube decidiram adotar o período de concentração semanal a partir desta segunda-feira.
Os jogadores se apresentam no hotel, na Barra da Tijuca, até as 23h30m. Na terça, o grupo segue para São Paulo e enfrenta o Barueri no dia seguinte. Após o retorno ao Rio, na tarde de quinta-feira, o elenco será liberado e retorna à concentração no fim da noite visando à partida contra o Santos, no Maracanã.
- O momento exige esse tipo de sacrifício – disse o vice-presidente de futebol Marcos Braz.
Sem perder há dez jogos, o Flamengo está na quinta colocação, com 51 pontos, a três do líder Palmeiras.
Sem estender o assunto, Flamengo libera Adriano de reapresentação
No dia seguinte à vitória sobre o Botafogo, titulares fazem trabalho regenerativo. Pet realiza tratamento na coxa direita
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Para o herói, horas a mais de folga. Adriano não se reapresentou com o resto do elenco na tarde desta segunda-feira, na Gávea. O clube confirmou que o liberou, embora não tenha divulgado o motivo. Osdemais titulares foram ao clube para o trabalho regenerativo no dia seguinte à vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo (assista ao gol do Imperador no vídeo ao lado) enquanto os reservas realizaram um trabalho técnico no gramado.
O vice de futebol Marcos Braz confirmou a ausência consentida, sem se prolongar no assunto.
- Ele foi liberado.
Já Petkovic, que reclamou de dores na coxa direita, realizou tratamento na sala de fisioterapia e não precisou fazer a ressonância magnética no local. Ele mandou uma mensagem via Twitter.
- (Estou) fazendo tratamento em busca de uma rápida recuperação. Até mais – disse o jogador.
O sérvio não jogaria na quarta-feira contra o Barueri porque está suspenso pelo terceiro cartão e trabalha para voltar na partida de sábado, contra o Santos.
Sem perder há dez jogos, o Flamengo está em quinto lugar no Campeonato Brasileiro, com 51 pontos.
Marcos Braz, sobre arrecadação no Engenhão: 'Números foram horrorosos'
Vice de futebol do Fla acha ruim valor arrecadado contra o Botafogo
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Com 25.192 pagantes e R$ 656.242,00 arrecadados, bem menos do que o esperado para Botafogo x Flamengo, o vice de futebol rubro-negro, Marcos Braz, lamentou os números baixos atingidos no clássico. O Engenhão, que será palco dos clássicos cariocas nos próximos anos, por conta da reforma do Maracanã, apresentou diversos lugares vazios.
- Os números foram horrorosos. Tirando impostos, acredito que não sobrem nem R$ 200 mil para o Flamengo. Se fosse em outro lugar, os números seriam diferentes. Houve uma penhora, como em outros jogos. Se fosse no Maracanã, a penhora acabaria, pois conseguiríamos recursos suficientes para cobrir o valor - disse o dirigente, em entrevista à "Rádio Brasil".
A reclamação rubro-negra se dá por conta do momento do campeonato. O jogo era de grande apelo, já que o Fla luta pelo título, e o Bota, para sair da zona de rebaixamento. Entretanto, no jogo do primeiro turno, no Maracanã, o público foi de 29.508 pagantes, e a renda acabou sendo menor que a deste domingo: R$ 499.403,00.
Sobre o próximo desafio, contra o Barueri, Marcos Braz revela que foi cogitada a possibilidade de o jogo ser disputado na capital paulista:
- Chegamos a pensar em jogar no Pacaembu, mas o Barueri tem vários contratos de camarotes e até com a prefeitura. O campo lá também é muito bom, e entendemos a decisão do time. É importante jogarmos no interior do estado de São Paulo para vermos nossa torcida lá.
Adriano fecha 2009 eficiente no papel de herói dos clássicos cariocas
Atacante tem média de um gol por duelo regional e ajuda o Flamengo a manter invencibilidade de 11 jogos contra rivais cariocas no Brasileiro
Eduardo Peixoto Rio de Janeiro
Botafogo e Fluminense não resistiram à força de Adriano. Nos quatro clássicos que disputou desde que voltou, em maio, o atacante fez quatro dos cinco gols do Flamengo (média de um por confronto) e ajudou o time a manter uma longa invencibilidade em duelos cariocas no Campeonato Brasileiro.
A sequência de 11 jogos começou em 2007. Durante a arrancada que garantiu a vaga na Libertadores, o Rubro-Negro perdeu por 2 a 0 para o Flu. Depois disso, sete vitórias e quatro empates garantiram valiosos pontos na tabela.
O primeiro clássico deste Brasileiro foi para esquecer. Adriano pouco fez e o empate por 0 a 0 com o Fluminense manteve o Flamengo na zona intermediária da tabela. Contra o Botafogo, no Maracanã, o Imperador deixou o dele, mas foi Emerson quem garantiu a igualdade por 2 a 2 nos acréscimos do segundo tempo.
No segundo encontro contra o Tricolor, o camisa 10 passeou em campo e fez os dois gols da vitória por 2 a 0. Contra o Botafogo, no último domingo, menos brilhantismo, mas muita eficiência. Aos 32 minutos do primeiro tempo, ele ganhou da zaga alvinegra na força e na potência e garantiu os três pontos (assista ao lance no vídeo acima).
- Espero aprimorar ainda mais meu porte físico para ajudar o Flamengo a chegar lá em cima no Brasileiro – declarou Adriano, artilheiro do torneio ao lado de Diego Tardelli, com 16 gols.
Há dez jogos invicto, a melhor sequência do clube no Brasileiro por pontos corridos, o Flamengo está na quinta posição, com 51 pontos (três a menos que o líder Palmeiras). Na próxima rodada, o duelo será contra o Barueri, fora de casa.
Confira a invencibildiade do Flamengo em clássicos no Brasileiro:
Brasileiro de 2009
Fluminense 0 x 0 Flamengo
Flamengo 2 x 2 Botafogo (Adriano e Emerson)
Flamengo 2 x 0 Fluminense (Adriano, 2)
Botafogo 0 x 1 Flamengo (Adriano)
Brasileiro de 2008
Fluminense 0 x 1 Flamengo (Léo Moura)
Flamengo 3 x 1 Vasco (Ibson, Fábio Luciano e Cristian)
Flamengo 0 x 0 Botafogo
Flamengo 2 x 2 Fluminense (Marcelinho Paraíba e Kleberson)
Vasco da Gama 0 x 1 Flamengo (Jorge Luiz, contra)
Botafogo 0 x 1 Flamengo (Kleberson)
Brasileiro de 2007
Flamengo 2 x 1 Vasco (Ibson e Toró)
Inter, São Paulo e Flamengo têm chance de dormir na liderança na quarta-feira
Equipes podem aproveitar fato de Palmeiras e Galo jogarem na quinta
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A briga pelo título do Brasileirão esquentou de tal forma que três equipes podem chegar à primeira colocação na quarta-feira: Internacional, São Paulo e Flamengo. Tudo isso porque Palmeiras e Atlético-MG, os dois líderes da competição, jogam somente no dia seguinte (assista aos gols da rodada ao lado).
São Paulo e Inter, ambos com 52 pontos, se enfrentam às 21h50m, na capital paulista. Quem vencer chega aos 55 pontos, deixando Verdão (54) e Galo (53) para trás.
Já o Flamengo (51) terá mais trabalho para chegar à ponta. Além de vencer o Barueri fora de casa, precisa torcer por um empate entre São Paulo e Inter e ainda tirar três gols de saldo do Palmeiras.
Na quinta, o Alviverde joga em casa contra o Goiás. Já o Atlético-MG visita o Fluminense no Rio de Janeiro.
Pet fará exame nesta segunda para saber se tem lesão na coxa direita
Sérvio e Andrade acreditam que não deve ser nada grave e que ele pode enfrentar o Santos no próximo sábado
Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro
Petkovic recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo contra o Barueri, na quarta-feira (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). Mas essa não é a maior dor de cabeça da comissão técnica do Flamengo, uma vez que já estava previsto que ele seria poupado desse compromisso. São as dores que o sérvio sentiu na coxa direita durante o clássico contra o Botafogo que preocupam.
Foi por causa delas que ele acabou sendo substituído por Gil no segundo tempo do jogo. Pet será reavaliado nesta segunda-feira e deve fazer um exame de imagem para saber se existe algum tipo de lesão no local.
- Ele já vinha sentindo essas dores desde o primeiro tempo. Mas acho que não é nada grave. Foi bom que ele recebeu o terceiro cartão amarelo, pois já seria poupado do jogo contra o Barueri por não aguentar esse ritmo puxado de jogar duas vezes por semana – disse Andrade.
Petkovic também minimizou o problema. Afinal, ele tem uma semana inteira para fazer tratamento.
- Só nesta segunda é que vamos ter uma noção mais certa do que aconteceu. Acho que vai dar para jogar (contra o Santos) – disse o sérvio.
LANCE
Fla deve ter dupla de zaga titular na quarta
Álvaro e Ronaldo Angelim voltam a equipe contra o Barueri
LANCEPRESS!
O zagueiro Ronaldo Angelim, que voltará à equipe do Flamengo contra o Barueri, parece não se preocupar com a boa atuação do jovem Fabrício, que atuou bem em seu lugar na partida contra o Botafogo. Angelim contou um dos grandes segredos do time neste ano.
– Não temos vaidade. Vai ser ótimo ter todo mundo à disposição do Andrade. Nosso grupo é unido e sabe o que quer. Sabemos que os próximos seis jogos serão muito importantes. Porém, estamos mais focados contra o Barueri – disse Angelim.
Outro que deve voltar ao time é o zagueiro Álvaro, que retornou aos treinos no sábado, mas os médicos do clube entenderam que era melhor deixá-lo fora da partida contra o Botafogo.
– Acredito que ele tenha boas chances de ir para o jogo e enfrentar o Barueri. Se não sentir mais nenhum incômodo no local, viajará para São Paulo com o restante do grupo. A princípio, ele não deve mesmo ser problema – explicou Márcio Tanure.
Flamengo chega a dez partidas sem derrota
Time supera sequência de Joel Santana. Com 100% de aproveitamento no estádio, Engenhão vira amuleto
Adriano marcou o gol da vitória rubro-negra (LANCEPRESS!
A vitória sobre o Botafogo no Engenhão trouxe muitas marcas importantes para o Flamengo. Além de chegar ao décimo jogo de invencibilidade – fato inédito na era dos pontos corridos e que superou a sequência comandada por Joel Santana, em 2005 –, o Rubro-Negro se manteve com 100% de aproveitamento no estádio, agora com quatro partidas.
Autor do gol que deu o triunfo ao Flamengo, Adriano comentou sobre a importância da raça exibida pelo time. Para o Imperador, apesar dos três pontos, o Rubro-Negro caiu de rendimento nos últimos jogos.
– Essa vitória representa muita coisa, para mim também, é claro, mas penso no Flamengo. E temos de tentar melhorar, porque demos uma caída nos últimas rodadas – disse Adriano, que se igualou a Diego Tardelli na artilharia, com 16 gols.
Um dos destaques da partida, Zé Roberto reclamou da atuação do Flamengo no segundo tempo e parabenizou o goleiro Bruno.
– Poderíamos ter feito mais gols no início. Depois, recuamos e nos complicamos. O Bruno nos salvou. A vitória poderia ser menos sofrida – analisou o ex-botafoguense.
Flamengo não recebe nada da renda do clássico
Parte da arrecadação que coube ao clube foi toda penhorada
Marcos Braz lembrou que se o clássico fosse no Maracanã, a renda seria melhor (LANCEPRESS!
O vice-presidente de gutebol do Flamengo, Marcos Braz, se mostrou decepcionado com a arrecadação da partida entre Botafogo e Flamengo. O clássico teve um público pagante de 25.192, o que totalizou a renda de R$ 656.242,00. De acordo com o borderô do jogo, devido às penhoras, o Rubro-Negro não recebeu nada da renda.
- Os números foram horrorosos. A renda foi de 600 mil. E tirando todas as despesas sobraram uns 200 mil,. Mas tínhamos outras perspectiva se esse jogo fosse em outro lugar. Houve uma penhora sim, como vem sendo em outras partidas. Mas se a gente tivesse esse jogo no Maracanã essa penhora não seria significativa - disse Braz à Rádio Brasil.
Dos R$ 210.731,00 (50% da renda) que lhe era de direito, o clube sofreu três penhoras. A maior delas chegou a R$ 158.000,00.
Postura do Flamengo na etapa final não agrada Andrade
Treinador rubro-negro acha que time correu risco desnecessário
Andrade reclamou da arbitragem do Índio (LANCEPRESS!
Mesmo com mais uma vitória e a marca de dez jogos sem perder no Brasileiro, o técnico Andrade avaliou que o time não fez a atuação que ele esperava. Para o comandante rubro-negro, o jogo valeu mais pelos três pontos do que pelo desempenho mostrado pela equipe.
- Neste jogo não conseguimos repetir as atuações dos outros jogos. Tivemos uma postura errada no segundo tempo e corremos um risco desnecessário, mas soubemos segurar o ímpeto do Botafogo e suportamos bem a pressão - analisou o treinador.
Outro ponto que gerou insatisfação no treinador foi participação do árbitro Luiz Antônio da Silva Santos. Andrade se queixou do pênalti marcado em cima de André Lima.
- Os juízes estão vendo pênaltis que só eles veem. Eu não consigo ver. Infelizmente está acontecendo isso com a gente - criticou.
Clássicos aproximam gigantes da briga pelo título do Brasileirão
Diferença do líder Palmeiras para o Cruzeiro, 6º colocado, é de apenas seis pontos. Na briga contra o rebaixamento, Coritiba se distancia da zona do mal
Palmeiras, Atlético, Inter, São Paulo e Flamengo: juntos na briga pela taça (Foto: Lancepress!)
Bernardo Gleizer RIO DE JANEIRO
A rodada de clássicos deste fim de semana aproximou três gigantes da briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Isso tudo, é bom que se diga também, por causa da derrota do Palmeiras na quarta-feira para o Santo André por 2 a 0 - o líder está há quatro partidas sem vencer e há três sem fazer gol.
Veja as chances do seu time no Brasileirão!
No sábado, porém, o Atlético Mineiro venceu o Vitória por 1 a 0 no Mineirão - gol de Diego Tardelli, que ainda perdeu um pênalti - e é a equipe que mais ameaça a liderança verde. Com a vitória, o Galo está com 53 pontos - um a menos que o líder. Na quinta-feira, enfrenta o lanterna Fluminense no Maracanã.
Confira como ficou a classificação e veja os próximos jogos
No domingo, os clássicos contribuiram para deixar o Brasileirão ainda mais emocionante. O Internacional, que muita gente dava como fora da briga pelo título, venceu o Grêmio no Beira-Rio diante de 36 mil pessoas e assumiu a terceira posição, com 52 pontos.
Assista aos gols da rodada!
Já na Vila Belmiro, 9 mil pessoas assistiram à ressurreição do "Jason" São Paulo, que venceu o Santos por 4 a 3 num clássico recheado de emoções - com direito a gol da vitória de Rogério Ceni, que não marcava há mais de um ano, e que foi expulso dez minutos depois. O Tricolor está em quarto, com uma vitória a menos que o Inter. E quarta-feira tem São Paulo x Internacional no Morumbi!
Quem será o campeão brasileiro? Entre na enquete!
No primeiro clássico Botafogo x Flamengo no Engenhão - que teve confusão e briga principalmente no lado rubro-negro -, valeu a eficiência do time rubro-negro. Adriano fez o gol da vitória por 1 a 0 , que comprovou a ascensão do Flamengo e deixou o time da Gávea a apenas três pontos do Palmeiras. Na qua