O GLOBO
Fla goleia e assume a ponta
Com show de Marcinho, time vence Figueirense por 5 a 0 e torce hoje pelo Vasco
Legenda da foto: MARCINHO COMEMORA o primeiro dos três gols que marcou na goleada do Fla
OFlamengo assumiu, provisoriamente, a liderança do Campeonato Brasileiro ao golear ontem à noite o Figueirense por 5 a 0, no Maracanã. O clube soma agora 13 pontos em cinco jogos e manteve invencibilidade de oito meses em partidas do Brasileiro no Maracanã . No próximo sábado, o adversário do rubro-negro, no Maracanã, será o São Paulo, que, ontem, goleou o Atlético-MG por 5 a 1, no Morumbi. Outro jogo: Ipatinga 0 x 0 Náutico.
Hoje, o Flamengo terá que torcer pelo Vasco se quiser manter a ponta. A única equipe que pode alcançar o rubro-negro é o Cruzeiro, que, com 10 pontos, enfrenta os vascaínos, no Mineirão, às 18h10m.
Festa do basquete contagia o time
Antes de a bola rolar, o time de basquete do Flamengo foi homenageado no gramado pela conquista do título brasileiro. A homenagem pareceu contagiar os jogadores de futebol. Aos dois minutos, em uma tentativa de saída de bola do Figueirense, Marcinho interceptou no meio e tocou para Maxi. O atacante avançou e deu passe preciso para Marcinho abrir o marcador.
O segundo gol veio aos 36. Souza roubou uma bola no meio de campo e passou para Ibson, que tocou para Marcinho. O atacante deu passe milimétrico para Souza aumentar: 2 a 0. Três minutos depois, Juan chutou da esquerda, Wilson rebateu a bola, que sobrou nos pés de Marcinho: Flamengo 3 a 0. Aos 44, Léo Moura cruzou da direita, Marcinho ganhou a disputa de bola com Vinícius e marcou o seu terceiro gol no jogo, o quarto do Flamengo. O atacante assumiu a artilharia isolada do Brasileiro, com cinco gols.
O Flamengo voltou sem a mesma aplicação do primeiro tempo. Mesmo assim, aos 42 minutos, Obina, que entrada no lugar de Toró, cansado, cruzou para Souza cabecear e fazer 5 a 0.
- Jogamos como a torcida gosta e, por isso, estamos felizes com a nossa atuação - comemorou Marcinho.
Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jônatas (Kleberson), Toró (Obina), Ibson e Marcinho; Maxi (Éder) e Souza. Figueirense: Wilson, Bruno Aguiar, Vinícius e Asprilla; Léo Matos (Anderson Luís), Magal, Cleiton Xavier, Diogo (Ramon) e Marquinho; Rodrigo Fabri (Edu Sales) e Wellington Amorim. Juiz: Leandro Vuaden. Cartões amarelos: Léo Matos, Marcinho e Vinícius. Público pagante: 22.002 (com 23.943 presentes).Renda: R$293.056.00.
Paciência com Kleberson
Caio Júnior dedica tempo a conversas com o meia, que tenta reencontrar seu futebol
Legenda da foto: KLEBERSON DURANTE treino do Flamengo, seguido por Juan: meia rubro-negro voltará a ter chances com Caio Júnior
Carlos Eduardo Mansur
Encerrado o treino da última sexta-feira, o técnico Caio Júnior conversou por um bom tempo com o meia Kleberson. Pentacampeão mundial em 2002, ele chegou ao Flamengo cercado de expectativa, apesar da longa inatividade que enfrentava por causa do litígio com o Besiktas, da Turquia. Desde que estreou, no entanto, Kleberson não reeditou as atuações que o levaram ao futebol europeu, logo após a consagração no Mundial da Coréia e do Japão. Caio Júnior, no entanto, se recusa a riscar o meia de suas prioridades. O técnico do Flamengo avisa que a atenção a Kleberson será constante em seu trabalho.
- Disse para ele ficar tranqüilo, porque tenho enorme respeito por sua vida profissional, pelo que ele representa e pela pessoa que é. E avisei que vou fazer o máximo para ajudá-lo. Sei da capacidade do Kleberson. Ele pode até ser o meia que estamos buscando - avisou Caio.
Técnico vê boa briga no meio-campo
De fato, o treinador vem se esforçando para encontrar no elenco um armador de jogadas. Caio avisa que só terá um perfeito conhecimento do grupo com mais algumas semanas de trabalho. Caso entenda que não poderá suprir as carências com os jogadores que estão na Gávea, poderá pedir contratações.
- Primeiro, quero esperar uma solução para a situação do Ibson, que é um armador. É importante saber se ele vai continuar no clube após a janela de transferências para a Europa. O Kleberson é uma outra opção. Vamos aguardar um pouco mais para pensar nisso - disse.
Embora reconheça uma deficiência na criação de jogadas, o técnico do Flamengo acha que o meio-campo é o setor onde haverá a maior disputa por posições no time.
- Embora ainda esteja procurando este articulador de jogadas, vejo o meio-campo com uma disputa interessante por vagas. Temos muitos jogadores que podem ser úteis. O Flamengo vai ganhar com isto - disse Caio. - A partir de julho, teremos um período com dez jogos em cerca de um mês. Serão jogos em todas as quartas e domingos. Neste momento, todo o elenco será útil. É importante que todos os jogadores estejam bem preparados.
Os jogadores do Flamengo, que ontem enfrentaram o Figueirense, se reapresentam amanhã, na Gávea. Até o jogo com o São Paulo, no sábado, a comissão técnica vai tentar recuperar Cristian e Renato Augusto, machucados. Cristian sofreu torção no tornozelo, enquanto Renato Augusto sente dores musculares. Caio Júnior terá que decidir, ainda, onde vai encaixar Diego Tardelli que, suspenso, também não enfrentou o Figueirense e tem volta confirmada ao time.
JORNAL DOS SPORTS
Que venha o São Paulo!
O meia-atacante Marcinho, destaque do Flamengo na goleada por 5 a 1, sobre o Figueirense, deixou a partida deste sábado com um sentimento de dever cumprido. Ele não esconde sua alegria, após ter marcado três gols.
"Estou muito feliz. Acho que os torcedores, que vieram ao Maracanã, também saíram felizes deste jogo. Tínhamos traçado um objetivo de vencer os quatro jogos seguidos que íamos fazer em casa. Já vencemos três. Agora, vamos buscar a vitótia contra o São Paulo", disse.
O Flamengo vai encarar o São Paulo no próximo sábado, no Maracanã.
Marcinho, enfim, foi para casa muito satisfeito
Júlio Gracco - jgracco@jsports.com.br
Após marcar seu segundo gol, o artilheiro do Campeonato Brasileiro saiu desafogando a tensão acumulada
A cada rodada do Campeonato Brasileiro que passa, o rancor da torcida do Flamengo com a eliminação da Libertadores diminui. Ontem, quando exibiu um futebol convincente, suficiente e digno da liderança, Marcinho tinha a certeza de que o orgulho de ser Rubro-Negro havia voltado.
"Na noite de hoje, a nossa equipe jogou, do início ao fim, como a torcida queria que jogasse. Nós conseguimos trabalhar bem a bola, tudo foi muito bem desenvolvido. Tudo aquilo que o nosso treinador passou, nós aplicamos. Hoje tenho certeza de que todos vão para casa muito satisfeitos", disse o jogador, que emendou com a sensação de ser o artilheiro da competição: “Estou muito feliz, é muito bom pra mim, dedico os três gols ao meu pai, que passou por uma cirurgia. Mas o mais importante é que quem colhe os frutos é o time", encerrou.
Vitórias\ Nas categorias Juvenil e Infantil do Carioca, Flamengo e Botafogo se enfrentaram ontem à tarde, na Gávea. No Juvenil, o Flamengo venceu por 3 a 1, com dois gols do apoiador Diego Maurício e um do meia Luis Antônio. No Infantil, o time mandante também conquistou a vitória, pelo placar de 1 a 0, com gol de Thomas. No decorrer do jogo, um choque de cabeças entre o goleiro do Botafogo, Victor Hugo, e o jogador Marcus Vinícius, do Flamengo, causou apreensão na Gávea. O rubro-negro levou a pior. Mas passa bem.\
Uma goleada para empolgar
Caio Júnior, enfim, se rende à força do Flamengo jogando ao lado da sua torcida
Júlio Gracco - jgracco@jsports.com.br
Wallace Teixeira/JS
No quarto gol do Flamengo, o seu terceiro na partida, Marcinho mostrou oportunismo
Uma nítida evolução no time do Flamengo foi apresentada na goleada de ontem, no Maracanã. Ao que parece, o grupo aproveitou as qualidades já existentes na doutrina de Joel Santana, as potencializou e criou, ainda, novas alternativas para envolver os adversários. São os contornos do estilo Caio Júnior de comandar, que aos poucos vai ganhando mais forma. O fruto desse trabalho? É simples: a liderança do Campeonato Brasileiro.
A aplicação tática e a disposição dos jogadores do Flamengo agradou bastante o treinador, que considerou o desempenho do grupo como exemplar. Na coletiva de imprensa, ao término do jogo, não escondeu a felicidade de alcançar uma vitória desse impacto.
"A postura do time me agradou, principalmente no primeiro tempo. Pressionaram várias vezes, mostraram qualidade na virada de bola. Boa exploração das jogadas pelas laterais, um comportamento exemplar. Até porque fizemos muitos gols", disse.
Dentre os fatores que trabalharam a favor da bela exibição do time, o Maracanã e a força da torcida tiveram uma conotação especial. Os cânticos e a participação integral dos rubro-negros seduziram o técnico Caio Júnior, que a considera como o grande alicerce.
"A torcida foi muito importante. O Flamengo sabe jogar no Maracanã, aqui é muito grande, a torcida entra em campo mesmo. Temos de aproveitar muito esse fator, é muito bom pra gente", comentou.
A caminhada em passos firmes rumo ao título do Campeonato Brasileiro já tem uma estratégia anunciada. É manter a mesma postura apresentada ontem, sem maiores invenções. Assim pensa o comandante do Flamengo, que acredita ter alcançado o ponto de equilíbrio.
"Se continuar vencendo, vamos permanecer lá em cima. Quero manter essa postura, vai ser muito bom pra gente. Esta maneira de atuar está sendo fundamental, gostaria que jogassem assim até 7 de dezembro, quando acaba o campeonato", finalizou.
Mengão goleia e chega à liderança
Rubro-Negro vence Figueirense com facilidade e soma13 pontos em cinco jogos disputados
Luiz Maurício Monteiro - lmmonteiro@jsports.com.br
Wallace Teixeira/JS
Uma cena que se repetiu, ontem, no Maracanã. A da foto é a comemoração pelo primeiro gol da partida, de Marcinho, logo aos dois minutos
Aos poucos o técnico Caio Júnior vai deixando o Flamengo com a sua cara. E isso ficou provado na goleada de 5 a 0 imposta, ontem, ao Figueirense, no Maracanã. Curiosamente, dos cinco gols, quatro saíram no primeiro tempo e o destaque foi o meia Marcinho que marcou três vezes e ainda deixou Souza na cara do gol para fazer outro. O camisa 9 também fechou o placar. Com o resultado, o Rubro-Negro dorme líder do Brasileirão.
O início do jogo não poderia ser melhor para o Flamengo. Rápido e avassalador, os donos da casa abriram o placar com dois minutos: Marcinho roubou uma bola no meio-de-campo e passou para Maxi. O argentino devolveu para ele que, livre na área, tocou para as redes do goleiro Wilson: 1 a 0.
Após a abertura do placar, o Flamengo continuou a se aproveitar da velocidade de Maxi para puxar os contra-ataques pela direita. Porém, aos poucos, o Figueirense conseguiu diminuir a pressão e, conseqüentemente, equilibrar as ações.
Mas junto com o equilíbrio, veio a queda de rendimento das equipes que não conseguiam criar oportunidades de gol. Sendo assim, a torcida da casa ficou bastante tempo sem se levantar. Mas quando isso aconteceu, foi por um bom motivo. Aos 36 minutos, Marcinho deu um passe primoroso para Souza, que tocou na saída de Wilson, para fazer 2 a 0.
Quatro minutos depois, outro grito de gol. Juan invadiu a área e chutou para defesa de Wilson. No rebote, Marcinho tocou para o gol: 3 a 0.
Mais um\ Para desespero do adversário, o quarto gol do Flamengo não tardou a sair. Leonardo Moura fez bela jogada pela direita, passando entre dois marcadores, e rolou para o meio da área. Marcinho, em tarde inspirada, ainda dividiu com o zagueiro antes de fazer 4 a 0.\ Se o primeiro tempo começou a toda velocidade, o segundo foi bem mais morno. O Flamengo relaxou, e o Figueirense, visivelmente atordoado com a goleada precoce, pouco ameaçava.\
O jogo seguia nada atraente até que, aos 26, Rodrigo Fabri levou perigo ao cobrar falta e obrigar Bruno a fazer boa defesa. Três minutos depois Bruno voltou a fazer boa defesa em chute de Wellington Amorin. Dessa vez, o goleiro contou com a sorte, pois a bola tocou a trave após a intervenção. Por fim, para dar números finais à goleada, Leonardo Moura cruzou da direita para Souza fazer 5 a 0.
Mengão garante vaga na final
Rubro-negro bate o Paineiras, 8 a7, e disputa o título hoje contra o Pinheiros
Nina Lima/JS
Atleta rubro-negra se prepara para mais um arremesso na vitória sobre o Paineiras
No melhor jogo do SuperTroféu Brasil Feminino de Pólo Aquático até o momento, o Flamengo venceu por 8 a 7 o Paineiras, ontem, e se classificou para a decisão. O adversário do Rubro-Negro será o Pinheiros, hoje, a partir das 11h20min, no Parque Aquático Júlio Delamare, com entrada franca. Na manhã de ontem, o Pinheiros bateu por 10 a 4 o Flamengo, mas as cariocas prometem um jogo diferente.
"Nosso time estava acostumado a se defender sempre contra o Pinheiros e tentou jogar em igualdade. Não foi uma boa estratégia, temos que rever isso. Na semifinal, tínhamos que ganhar do Paineiras e contou muito a raça rubro-negra", comentou a centro rubro-negra Marina Canetti.
Flamengo e Paineiras fizeram um verdadeiro espetáculo. O Rubro-Negro esteve sempre na frente, contando com a eficiência de Manu Garcia (três gols) e Illana Pinheiro (dois). Mas o Paineiras não desistia e, sob o comando de Flávia Vigna (quatro gols), colocou intensa pressão. A vitória só foi garantida com um bloqueio da defesa carioca a dois segundos do fim.
A marcadora Manu Garcia atribuiu o bom desempenho à confiança passada pelo treinador Antônio Canetti. "De manhã, eu acertei muitas bolas na trave. E o treinador disse que acreditava no meu pontencial e era para eu continuar tentanto. Fui feliz e fiz três gols. A única coisa triste é bater o Paineiras, meu ex-clube e que tem a minha irmã (Paloma).
ODIA
Fla arrasa o Figueirense: 5 a 0
Nilo Junior
Rio - Arrasadora! Assim pode ser definida a atuação do Flamengo no primeiro tempo da goleada por 5 a 0 sobre o Figueirense, neste sábado, no Maracanã. Com os três gols de Marcinho e um de Souza nos primeiros 45 minutos, o time pôde se dar ao luxo de apenas esperar o tempo passar na segunda etapa para dormir na liderança do Brasileirão. Mas a fragilidade do time catarinense era tamanha que Souza ainda fez o quinto no final do jogo.
Os rubro-negros que compareceram ao Maracanã tiveram que esperar apenas dois minutos para soltar o grito de gol. Logo após a saída de bola o argentino Maxi puxou bom contra-ataque pela direita e rolou para Marcinho, livre, abrir o placar.
O gol animou o Flamengo, que passou os minutos seguintes pressionando, mas foi só. Até os 35, a partida seguiu num ritmo mais lento, com poucas chances criadas. Mas a partir daí o Fla acelerou e resolveu a partida. Aos 36, Marcinho deu um belo passe para Souza fazer o segundo.
Enquanto a torcida ainda comemorava, Marcinho aproveitou o rebote do goleiro após boa jogada de Juan para fazer o terceiro. A goleada se concretizou aos 44, novamente com o inspirado Marcinho. Léo Moura fez linda jogada pela direita e cruzou para o jogador marcar o quarto gol rubro-negro, terceiro dele na partida.
Com 4 a 0 no placar, o time rubro-negro voltou para o segundo tempo em ritmo de treino. O Figueirense até que esboçou uma reação, que ficou só na tentativa. Aos 17, Ronaldo Angelim quase ampliou de cabeça.
O time de Santa Catarina levou perigo aos 26, em chute de Rodrigo Fabri, e aos 29, em chute de Wellington Amorim, que chegou a bater na trave após defesa de Bruno. O jogo seguiu sem grandes emoções até os 42, quando Souza aproveitou cruzamento de Obina e fechou o caixão do Figueirense.
Sonho de ter um museu na Gávea está mais perto
Rio - Depois do acerto com a Olympikus, nova fornecedora de material esportivo do clube, o Flamengo começa a contagem regressiva para a realização de um sonho antigo: a construção de um museu na sede da Gávea. O espaço, que será ligado a uma grande loja, mostrará aos torcedores a longa história do clube, os momentos marcantes de várias gerações e troféus entre outras relíquias, como camisas antigas de Zico e o uniforme utilizado pelo atacante Nunes na final do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão.
Mesmo sem ter ainda um museu, a Gávea recebeu recentemente, em alguns meses, a visita de 20 mil pessoas. “Talvez possa ser o melhor museu de clube do mundo. Na Europa, há grandes museus, mas o nosso será mais moderno, multimídia. A área será seis vezes o que é a do Boca Juniors, por exemplo”, afirmou Luiz Paulo Segond, vice-presidente do Fla-Gávea, em entrevista ao site globoesporte.com.
O museu ocupará dois andares da sede da Gávea. Mas ainda existe um problema para a ligação com a loja. Há anos no clube, a tradicional Fla- Boutique garante que teria recebido a garantia da construção de uma loja de sua propriedade no mesmo local reservado para a Olympikus. Mas, como o novo patrocinador investirá alto no Rubro-Negro (R$ 20,3 milhões/ano), entre outros investimentos, deverá sair ganhando essa briga.\ A verba destinada para a construção do museu — algo em torno de R$ 8 milhões — deverá ser investida em breve. A previsão inicial é de que as obras terminem em agosto de 2009.\
Reforços à vista:
Durante a próxima semana, Caio Júnior decidirá com a diretoria rubro-negra a possível contratação de um jogador de criação no meio-campo, posição que ele considera carente na equipe. O técnico, porém, ainda não falou em nomes.
GAZETA ESPORTIVA
Flamengo goleia o Figueirense e lidera\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Com uma goleada por 5 a 0 sobre o Figueirense na noite deste sábado, no Maracanã, no Rio de Janeiro, o Flamengo assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro com 13 pontos ganhos, três a mais que o Cruzeiro, que ocupava a ponta e que, neste domingo, pelo complemento da quinta rodada, recebe o Vasco em Belo Horizonte (MG).\ Marcinho foi o destaque do jogo, anotando três gols. Souza fez dois, também deixou a sua marca e ajudou a afundar o time catarinense, que tem cinco pontos e fica próximo da zona de rebaixamento. Antes da partida os jogadores do time masculino de basquete do Flamengo, que na terça-feira conquistaram o título nacional superando o Brasília na decisão, deram a volta olímpica no estádio, sendo muito prestigiados pelos torcedores presentes ao local.\
Logo aos dois minutos, o Flamengo abriu o placar. A defesa do Figueirense saiu jogando de forma equivocada, Jônatas roubou a bola e acionou Maxi pelo lado direito. O argentino avançou pela área e rolou para Marcinho, livre de marcação, chutar sem chances para o goleiro Wilson.
A partir desse lance, o que se viu foi o Figueirense tentar o ataque em busca do gol de empate, enquanto o time carioca procurava explorar a velocidade de seus homens de frente na tentativa de ampliar o marcador. A estratégia flamenguista quase deu certo aos 21 minutos, quando após rápida troca de passes na frente Maxi rolou e Souza chutou sobre o gol adversário. Quatro minutos depois foi a vez de Fábio Luciano desviar para fora cruzamento de Juan.
Melhor em campo, o Flamengo ampliou aos 36 minutos. Marcinho deu um belo passe em profundidade para Souza, que penetrou na área e tocou na saída do goleiro. O lance deixou os catarinenses descontrolados e o terceiro gol carioca saiu três minutos depois. Souza rolou para Juan, que entrou na área e chutou, o goleiro deu rebote e Marcinho completou para o fundo da rede.
A equipe carioca ainda encontrou tempo para fazer mais um no primeiro tempo. Aos 44 minutos Leonardo Moura fez grande jogada individual pela direita, se livrando de três marcadores. O lateral cruzou, Marcinho dividiu com a zaga e chutou, na pequena área, para fazer seu terceiro gol no duelo.
Surpreendentemente, o Figueirense voltou ofensivo para o segundo tempo, como se tivesse esperanças na reação. Tanto que nos primeiros dez minutos finalizou mais do que durante toda a etapa inicial. No primeiro minuto Ramon acionou Marquinhos, que chutou cruzado, para fora, assustando pela primeira vez na partida o goleiro Bruno. Seis minutos depois Cleiton Xavier chutou e o camisa 1 do Flamengo defendeu. Aos oito, Rodrigo Fabri entrou na área após se livrar de três chutou para Bruno salvar.
O primeiro lance de perigo do Flamengo só aconteceu aos 18 minutos, quando Leonardo Moura cruzou e Ronaldo Angelim cabeceou para fora. Aos 26 minutos Rodrigo Fabri cobrou falta e Bruno defendeu com muita dificuldade. Três minutos depois foi a vez de Wellington Amorim, num chute de fora da área, acertar a trave flamenguista.
Aos 42 minutos o Flamengo conseguiu chegar ao quinto gol. Obina recebeu lançamento pela direita, cruzou e Souza cabeceou para o fundo da rede, definindo o marcador.
As duas equipes voltam a jogar no próximo sábado, às 16h10min(de Brasília). O Flamengo recebe o São Paulo, novamente no Maracanã. Já em Florianópolis (SC) o Figueirense encara o Sport.
PELÉNET
Marcinho brilha, e Fla goleia o desorganizado Figueirense
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Em noite de gala de Marcinho, autor de três gols, o Flamengo goleou o Figueirense por 5 a 0, neste sábado, no Maracanã, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Souza, com dois, completou o placar para os cariocas. Com o resultado, o Rubro-Negro consolidou a liderança da competição, com 13 pontos. Já o time de Santa Catarina segue com cinco.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. O time carioca recebe o São Paulo, às 16h10, no Maracanã. No mesmo horário, o Figueira pega o Sport, no Orlando Scarpelli.
Marcinho desequilibra e Fla decide jogo no primeiro tempo
O Flamengo começou a partida encurralando o adversário e abriu o marcador logo aos dois minutos, com Marcinho. Após o gol dos mandantes, as duas equipes passaram a errar muitos passes e poucas jogadas ofensivas eram criadas.
Com Rodrigo Fabri pouco acionado, o Figueirense não teve uma chance sequer contra a meta do goleiro Bruno. Aproveitando a fragilidade ofensiva do adversário, o Rubro-Negro decidiu a fatura logo na primeira etapa.
Aos 36, Souza aumentou. Três minutos mais tarde, Marcinho deixou mais um. Feito que seria repetido pelo próprio camisa 22, aos 44 da etapa inicial. Após o encerramento do primeiro tempo, o goleiro Wilson soltou o verbo contra seus companheiros.
"Assim não dá para ficar. Temos de conversar para o segundo tempo e ter vergonha na cara e terminar de uma forma digna", disse o arqueiro catarinense.
Figueirense muda de postura e Fla tem relaxamento natural
Para tentar diminuir o placar, o Figueirense mostrou uma disposição diferente no inicio do segundo tempo. Aos sete, Cleiton Xavier arrematou e Bruno defendeu. Aos 18, Ronaldo Angelim respondeu e quase marcou de cabeça.
Contudo, o time de Santa Catarina mostrava-se bem mais interessado no restante do compromisso e Bruno passou a trabalhar em chutes de Rodrigo Fabri e Wellington Amorim, que acertou a trave.
A vantagem maiúscula do Flamengo fez com que a equipe da Gávea apenas trocasse passes e esperasse o apito final de jogo. Porém, antes disso, Souza, aos 42, deixaria sua marca novamente. Enquanto isso, o Figueirense teria de se conformar com a goleada e trabalhar para o jogo da próxima semana.
Caio Júnior nega fragilidade do adversário e enaltece o Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
A vitória incontestável do Flamengo por 5 a 0, sobre o Figueirense, neste sábado, no Maracanã, fez Caio Júnior enaltecer a equipe. Como um rolo compressor, o Rubro-Negro atropelou a equipe catarinense no primeiro tempo ao marcar quatro gols.
"É difícil de defender em um campo grande como aqui. Já joguei contra o Flamengo e a pressão é grande. Tenho certeza que o Figueirense não é frágil. Nós é que fomos fortes", disse Caio Júnior, acrescentando:
"Muitas vezes as pessoas analisam os jogos pelo lado negativo. Não concordo com isso. Às vezes uma equipe faz três, quatro gols rapidamente. Já vivenciei isso quando comandei o Goiás contra o Corinthians nas oitavas-de-final da Copa do Brasil", lembrou.
Em pouco tempo de Gávea, Caio Júnior já consegue implantar seu método de trabalho. "Ele está com tempo para treinar e está mostrando como quer que o time jogue. O Flamengo está solto, para frente e buscando as vitórias", analisou Marcinho.
Marcinho: "Estava no lugar certo, na hora certa"
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Marcinho foi o destaque da goleada do Flamengo (5 a 0) sobre o\ Figueirense, neste sábado, no Maracanã. Atuando no meio campo, ele fez três gols e tornou-se assim o artilheiro máximo do Campeonato Brasileiro com cinco.\
"Estava no lugar certo, na hora certa. Dei sorte", disse Marcinho, mostrando humildade. "Conseguimos jogar do jeito que o Caio Júnior quer. Assim, melhora o toque de bola e facilita o trabalho", admitiu.
O jogador aproveitou a oportunidade para dedicar o feito aos seu familiares: "Queria oferecer esses gols ao meu pai e minha mãe, sobretudo ao primeiro que fez uma cirurgia delicada (tumor na perna) na semana passada", afirmou.
Segundo o jogador, a boa atuação do Rubro-Negro é para deixar os torcedores felizes e os jogadores com confiança para o próximo embate, que será realizado contra o São Paulo, também no Maracanã, no dia 14.
"Serve para dar moral. Hoje o Flamengo jogou como a torcida gosta. Mérito da nossa equipe. Todos irão para casa satisfeitos", analisou o camisa 22 da Gávea.
O resultado deixou o Flamengo na liderança do Brasileirão com 13 pontos, três a mais que o Cruzeiro, que enfrenta o Vasco neste domingo no Mineirão. Com a goleada, o saldo dos cariocas foi para nove, enquanto dos mineiros é de sete.
GLOBOESPORTE
Goleada deixa Fábio Luciano aliviado
Capitão do Fla diz que clube, enfim, viverá uma semana feliz
GLOBOESPORTE.COM No Rio de Janeiro
O zagueiro Fábio Luciano, capitão do Flamengo, deixou o Maracanã após a goleada sobre o Figueirense (veja os melhores momentos ao lado) mais aliviado do que eufórico. Consciente, o xerife rubro-negro elogiou a atuação do time e vibrou com as conseqüências que esta vitória terá sobre o elenco.
- Foi um jogo bem legal, pois marcados forte e impusemos nosso ritmo, não dando chances ao adversário no primeiro tempo. No segundo, com quatro a zero no placar, houve um relaxamento natural, mas conseguimos fazer mais um gol, que nos dará uma tranqüilidade importante, uma semana feliz. Agora, só perderemos a liderança se o Cruzeiro também golear o Vasco - analisou o zagueiro, em entrevista à Rádio Globo.
Marcinho dedica os gols ao pai e diz que a vitória serve de exemplo
Meia afirma que o Fla conseguiu colocar em campo tudo aquilo que vem sendo trinado pelo técnico Caio Júnior
Fred Huber do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Depois dos três gols que fez neste sábado, no Maracanã, na vitória do Flamengo por 5 a 0 sobre o Figueirense, o atacante Marcinho se tornou o artilheiro isolado do campeonato com cinco. Muito satisfeito com a sua atuação, ele dedicou os gols ao seu pai, Valdecir. O camisa 22 do Fla acredita que a exibição contra o Figueira precisa servir de exemplo para os próximos compromissos do Rubro-Negro no Brasileiro.
- Estou muito feliz de ter feito uma grande partida e o Flamengo também. É um momento muito bom. Ofereço meus gols ao meu pai, que passou por uma cirurgia esta semana (estava com um tumor maligno na perna). Falei que ia dedicar a ele. Todos nós saímos satisfeitos com o trabalho, conseguimos fazer tudo que foi combinado dentro de campo. Temos que levar esse jogo como exemplo - afirma.
Contra os catarinenses, Marcinho estava sempre no lugar certo no momento certo, mas prefere não falar em sorte. De acordo com ele, é tudo fruto do trabalho.
Caio Júnior exalta o desempenho do time no primeiro tempo
Treinador destaca a participação coletiva da equipe e lembra que o importante é o Fla seguir no grupo de frente até o final da competição
Fred Huber do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
Dos cinco gols da vitória do Flamengo sobre o Figueirense, neste domingo, no Maracanã, quatro foram marcados no primeiro tempo (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). A exibição de gala nos 45 minutos iniciais encheu os olhos do técnico Caio Júnior, que ressaltou a participação coletiva da equipe.
- A postura do time agradou, a atitude que tivemos de pressionar o adversário foi importante. Tivemos bastante penetração, a prova disso são os gols que o Marcinho fez. A participação coletiva foi o mais importante, o adversário não chegou. O primeiro tempo foi exemplar, não é fácil fazer quatro gols. Minha preocupação no intervalo foi mostrar que não poderíamos mudar a postura, e pecamos um pouco nisso, começamos a perder o meio de campo. Tirei o Jônatas e coloquei o Kleberson, que entrou bem - afirma.
Caio Júnior lembrou que o Fla vai dormir na primeira posição da tabela, e afirmou que o mais importante é se manter por toda a competição entre os líderes.
- Vamos acompanhar a rodada. Vamos dormir em primeiro lugar, o Cruzeiro precisa vencer por três para nos passar. O importante é seguir até o final no grupo da frente - diz.
Marcinho: 'Nem lembro da última vez que fiz três gols numa partida'
Atacante deixa o campo exultante com a grande atuação contra o Figueira
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
O atacante Marcinho, grande destaque do Flamengo na goleada por 5 a 0 sobre o Figueirense, neste sábado, no Maracanã, deixou o gramado do estádio exultante com a sua atuação, mas preferiu destacar a força do conjunto rubro-negro.
- Pôxa, nem me lembro da última vez que fiz três gols num jogo. Estou muito feliz, mas o importante é que o time vença, independentemente de quem faça gol - disse Marcinho à Rádio Globo.
Campeões do basquete são saudados no gramado do Maracanã\ Marcelinho se emociona ao comemorar o título junto à massa rubro-negra\
Fred Huber do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro
O time do Flamengo de basquete, que conquistou o inédito campeonato nacional na última terça-feira, foi saudado pela torcida rubro-negra neste sábado, no Maracanã, antes da partida do Fla contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro. Os jogadores foram ovacionados e retribuíram o carinho atirando bolas de basquete para a galera.
O ala Marcelinho, maior destaque do time e integrante da seleção brasileira, não escondeu a emoção de comemorar no Maraca, junto aos torcedores.
- É um momento muito importante para todos nós, ainda mais para mim, rubro negro de coração. É um prazer ser campeão, conquistar um título inédito pelo clube. Escrevemos nosso nome na história, é um momento muito feliz vir no Maracanã junto com essa torcida. Eles apoiaram muito a nossa conquista - afirma em entrevista à Rádio Globo.
LANCE
Marcinho brilha e Fla goleia o Figueira: 5 a 0
Souza marca mais dois e Rubro-Negro dispara na tabela com 13 pontos em cinco rodadas
Jogadores do Flamengo celebram um dos cinco gols da goleada (Crédito: Ricardo Cassiano)
LANCEPRESS!
Com uma atuação primordial de Marcinho no primeiro tempo, o Flamengo goleou o Figueirense neste sábado no Maracanã por 5 a 0 e chegou a 13 pontos em 15 possíveis para disparar ainda mais na tabela de classificação. O apoiador marcou três gols na etapa inicial. Souza fez dois gols e completou o placar. Já o Figueirense permaneceu com cinco pontos em cinco rodadas.
Logo com 2 minutos de partida, o Flamengo abriu o placar. Marcinho roubou a bola na intermediárea e rolou para Maxi. O argentino invadiu a área e devolveu rasteiro no meio para Marcinho. Sozinho dentro da área, o apoiador só teve de tocar na saída do goleiro Wilson. Flamengo 1 a 0.
Os jogadores rubro-negro provaram que o gol relâmpago não foi um lance de sorte. A equipe do técnico Caio Júnior seguiu pressionando, principalmente com o trio ofensivo formado por Souza, Maxi e Marcinho. No entanto, o excesso de passes errados do meio-de-campo atrapalhava o seguimento das jogadas do Rubro-Negro.
Quando os jogadores acertavam, o Flamengo marcava, como aconteceu aos 36. Em uma troca de passes do ataque rubro-negro, Marcinho encontrou Souza sozinho dentro da área. O atacante tocou na saída de Wilson e ampliou: 2 a 0.
O terceiro gol saiu em seguida, três minutos depois. Souza dominou na esquerda e esperou o apoio de Juan. O lateral recebeu do atacante, invadiu a área e chutou. Wilson defendeu parcialmente e a bola voltou nos pés de Marcinho, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede: Flamengo 3 a 0.
Vendo que a situação estava complicada, o técnico Guilherme Macuglia mexeu na equipe antes do fim do primeiro tempo, colocando Ramon no lugar de Diogo. No entanto, o Rubro-Negro ainda teve tempo para marcar mais um. Aos 44, Léo Moura fez linda jogada pela ponta direita, passou por dois marcadores e rolou no meio. Marcinho ganhou a dividida e tocou na saída de Wilson. Era o terceiro do apoiador na partida: 4 a 0.
Tranqüilidade e mais um gol no segundo tempo
Com o placar praticamente garantido, o Flamengo voltou para o segundo tempo mais tranqüilo. Em compensação, o Figueirense foi para a frente com a esperança de igualar a partida. Até os 15 minutos, o Rubro-Negro não deu chute a gol. Já o Figueirense assustou aos 2 minutos, com Ramon, e aos 8, com Cleiton Xavier.
O técnico Caio Júnior ainda tentou colocar o Flamengo para a frente. No entanto, o Figueirense encontrou mais espaços no ataque e pôs o goleiro Bruno para trabalhar. Aos 25, Rodrigo Fabri bateu uma falta com força na entrada da área, mas o arqueiro rubro-negro espalmou para escanteio. Três minutos depois foi Wellington Amorim que soltou uma bomba de fora da área, mas Bruno mergulhou no canto esquerdo e desviou a bola antes de ela acertar a trave.
Após essas chances, o Flamengo equilibrou a partida e anulou as ações do Figueirense. Além disso, a equipe rubro-negra ainda teve tempo de marcar mais um. Aos 42, Obina redcebeu na ponta direita e cruzou na área. O goleiro Wilson desviou e a bola sobrou na cabeça de Souza, que tocou para o fundo da rede: 5 a 0.
Com os gritos de "É campeão", o árbitro Leandro Pedro Vuadem terminou a partida para a felicidade da torcida rubro-negra.
Agora, o Flamengo fará o último de seus quatro jogos seguidos em casa contra o São Paulo, no próximo sábado, e tentará acabar essa seqüência com 100% de aproveitamento no Rio de Janeiro. Já o Figueirense buscará a reabilitação no Campeonato Brasileiro contra o Sport, em Florianópolis, no próximo domingo.
Caio Jr. busca se manter na ponta do Brasileiro
Treinador lembrou que ele já conseguiu realizar esta façanha no torneio em outras equipes\ LANCEPRESS!\
Dormir na liderança do Campeonato Brasileiro é algo muito positivo para qualquer equipe. A goleada de 5 a 0 do Flamengo sobre o Figueirense garantiu neste sábado, pelo menos por uma noite, esta vantagem. Mas, segundo o técnico Caio Júnior, o mais importante é que o time permaneça nesta posição até o final do Brasileirão.
– Em um campeonato difícil como este, é difícil ganhar sempre. Temos é de fazer o time ficar na ponta até o dia 7 de dezembro. No Paraná e no Palmeiras, clubes em que trabalhei, consegui ficar no grupo da frente até o fim – lembrou Caio, que ressaltou a importância de ter boas peças de reposição no grupo.
Caio Júnior também rebateu a afirmação de que o Flamengo encontrou facilidades no jogo de ontem:
– Tem gente que prefere ver apenas o lado negativo. Não vi fragilidade nesta equipe do Figueirense.
O treinador considera que o Maracanã pode ser uma arma decisiva neste Brasileirão. Até o momento, na competição, o Fla venceu todos os jogos que disputou no estádio.
radio l! - A torcida desempenha papel fundamental. E o campo do Maracanã tem grandes dimensões. É difícil se defender aqui – lembrou. (Clique e ouça mais)
Fábio Luciano de olho na liderança da tabela
Zagueiro exalta a equipe rubro-negra na goleada de 5 a 0 do Flamengo sobre o Figueirense\ LANCEPRESS!\
O zagueiro Fábio Luciano vai ficar de olho na partida deste domingo, entre Vasco e Cruzeiro. O resultado deste jogo pode garantir a liderança do Campeonato Brasileiro à equipe da Gávea. Com 13 pontos em 15 disputados, a única equipe que tem a chance de alcançar o Rubro-Negro na tabela de classificação é a Raposa. No entanto, o Fla poderá ficar na liderança da competição no primeiro critério de desempate.
- Temos a chance de passar a semana na primeira colocação, pelo saldo de gols. Será bom porque poderemos trabalhar com uma maior tranqüilidade - afirmou.
Caso o Cruzeiro vença o Vasco, ficará com o mesmo número de pontos do Flamengo. Com a goleada de 5 a 0 sobre o Figueirense neste sábado, o time da Gávea passou a ter um saldo de nove gols. Para o Cruzeiro ultrapassar o Flamengo, precisará vencer o Vasco por, pelo menos, três gols de diferença.
Independentemente do resultado em Belo Horizonte, o capitão do Flamengo exaltou a atuação da equipe no Maracanã.
- Foi legal, principalmente no primeiro tempo. Conseguimos construir um amplo marcador ainda na primeira etapa. Depois, houve um relaxamento natural, o Figueirense cresceu. Mesmo assim, o Flamengo criou chances e ainda marcou um gol - analisou.