O Globo
A aventura das 20 novas 'filhas' de Papai Joel
Técnico do Flamengo se emociona ao dar palestra carinhosa às meninas da seleção sub-17
JOEL E A seleção: "Muitos jogadores do Flamengo me chamam de papai, então posso chamar vocês de filhas"
Carlos Eduardo Mansur
TERESÓPOLIS. O técnico Joel Santana adotou 20 novas filhas. Em alta, o requisitado técnico rubro-negro se emocionou ao dar palestra ontem, na Granja Comary, para recém-formada seleção brasileira feminina sub-17. As meninas começam a viver uma aventura a partir de quinta-feira, quando embarcam para o Chile. Lá, as jogadoras das mais diversas origens, reunidas após peneiras pelo Brasil, disputarão o primeiro Sul-Americano da categoria.
- Minhas filhas, é um orgulho falar com vocês. Muitos jogadores do Flamengo me chamam de papai, então posso chamar vocês de filhas - brincou Joel, lançando um olhar carinhoso para as jogadoras.
Brasileira nascida na Flórida troca estudo por sonho
Ele tem razão para se orgulhar das pioneiras. O Brasil jamais teve uma seleção da categoria recentemente reconhecida pela Fifa, nem há campeonatos no país. O técnico Marcos Gaspar não tinha base para convocar. A CBF fez testes em diversas cidades e o resultado foi um grupo de jogadoras entre 14 e 16 anos, vindas de Mato Grosso, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e até Estados Unidos. Este é o caso da meia Adriana Rodrigues, filha de brasileiros que trocaram o país por um emprego melhor. Nascida na Flórida, onde mora, ela fala o português com dificuldade. Em dois anos, poderá ingressar numa universidade americana, mas largaria tudo pela seleção.
- Minha mãe viu na internet que estavam selecionando meninas, vim para o Rio e passei. Se a seleção for bem e eu conseguir um clube, venho morar no Rio. Mesmo tendo a chance de estudar numa universidade lá. Adoro futebol - disse.
A aventura começou em 26 de dezembro. O réveillon foi festejado com ceia na Granja, após dois períodos de treino.
- Achei que ia ter menina chorando. Mas à meia-noite elas se reuniram e começaram a cantar. Eram músicas de motivação - afirma Gaspar.
A preocupação tinha motivos. O elenco tem três meninas de 14 anos. A caçula, Bia, juntou-se ao grupo com 13 anos:
- Nunca tinha ficado tanto tempo fora de casa. Quero fazer do futebol minha carreira.
Hoje, elas dividem os campos com o Flamengo. Como o Sul-Americano foi adiado e a preparação se alongou, tiveram que trocar a Granja, cedida ao clube, por um hotel.
Na palestra, Joel falou em superação para vencer:
- Morei no Japão, que tem terremoto todo dia, maremoto, vento. Mas eles são a segunda potência mundial porque são aplicados. A vida é assim. Existem os vencedores e os derrotados - disse o técnico. - Na minha ignorância, comentei que nem sabia que tinha tanta menina jogando bem.
Na despedida, Joel pediu a cada jogadora que dissesse o nome e o time para que torce. Elogiou as rubro-negras e brincou com uma corintiana:
- Que papelão, hein.
No fim, diante de olhares atentos, ele se despediu:
- Muito obrigado. Meu nome é Joel Santana, 59 anos nesta vida.
Próxima atração pode ser Tardelli
Embora Palmeiras e Santos tenham interesse em Diego Tardelli, que ontem se apresentou ao São Paulo, o Flamengo vê chances de anunciar hoje a contratação do atacante. O vice de futebol Kleber Leite disse ter conversado ontem com o procurador de Tardelli, Giuliano Bertolucci. O dirigente tem hoje encontro com o procurador de Ronaldo, Fabiano Farah.
Ontem, na Gávea, Kleber se reuniu com o empresário Eduardo Uram, acertando detalhes do novo contrato de Bruno, com duração de cinco anos, que deve ser assinado hoje em Teresópolis. O mesmo vai ocorrer com o lateral-direito Leonardo Moura, que prorrogou seu contrato até 2011.
Kleber disse que os dirigentes do Espanyol prometeram enviar hoje a documentação de Jônatas e do contrato de empréstimo. O Flamengo terá um prazo para pagar a primeira parcela.
NACIONAL DE BASQUETE
O Flamengo enfrenta hoje, às 20h, em Joinville, Santa Catarina, o time da casa, pela segunda rodada do Campeonato Nacional Masculino de Basquete. Anteontem, os dois times estrearam com vitória na competição, com o rubro-negro vencendo o Lajeado (RS), por 83 a 69; e o Joinville passando pelo Iguaçu (RJ), por 94 a 42. As duas equipes derrotadas se enfrentam, às 20h, em Lajeado.
Jornal dos Sports
Dia de definições
Jônatas, Bruno e Leonardo Moura só devem assinar hoje novo contrato com o Flamengo
Nathan de Lima e Thiago Bokel
A segunda-feira prometia ser cheia de notícias agradáveis para a torcida rubro-negra, mas logo pela manhã, uma nuvem negra passou a rondar a Gávea, e não era a previsão de chuva que incomodava. Uma informação veiculada no jornal espanhol 'Sport' dava conta que a demora para o Flamengo efetuar o pagamento da primeira parcela do empréstimo do cabeça-de-área Jônatas, estaria irritando os dirigentes do Espanyol, clube que detém os direitos econômicos do atleta.
Jônatas foi anunciado como reforço rubro-negro um pouco antes do Natal, com o clube se propondo a pagar 900 mil euros para ficar com o jogador pelos próximos 18 meses. Na reapresentação do grupo, na última quinta-feira, no entanto, havia a expectativa de que ele fosse apresentado junto com Gavilán e Éder. Como a liberação não chegou, a cerimônia acabou sendo adiada para ontem. O possível desentendimento acabou alterando mais uma vez o anúncio oficial. Para o empresário do meio-campo, Eduardo Uram, não há a menor possibilidade dele retornar a Barcelona neste momento.
"Não há nada de anormal na transferência. As partes já entraram num acordo e o contrato deve estar chegando já. Acredito que no máximo até amanhã (hoje). A transação foi boa para todos, e não há nervosismo algum tanto pela parte do Espanyol quanto pela do Flamengo. Não existe a possibilidade dele deixar o Flamengo agora", afirmou o empresário à Rádio Brasil.
O vice de futebol, Kleber Leite, emitiu um comunicado oficial no site do clube, dizendo que tem até a próxima quinta-feira, dia 10, para efetuar o pagamento da primeira parcela do empréstimo. No início da noite de ontem, o dirigente já parecia mais otimista quanto ao caso.
"A documentação chegará amanhã (hoje), vou para Teresópolis direto resolver isto", adiantou Kleber, dando a entender que a apresentação de Jônatas poderá ocorrer hoje mesmo na Granja Comary.
Outro assunto que prometia ter seu final feliz ontem era a renovação de contrato do goleiro Bruno. Segundo o vice de futebol, os últimos detalhes foram acertados e o camisa 1 assinará hoje um acordo para ficar no Fla pelos próximos cinco anos. O mesmo acontecerá lateral-direito Leonardo Moura, que renovará seu contrato até 2011. O homem-forte do futebol rubro-negro confirmou que irá se encontrar hoje com Fabiano farah, procurador de Ronaldo. Quando pisar em Teresópolis hoje, Kleber Leite deverá trazer na bagagem o alívio de toda uma nação que já estava agoniada com tantas indefinições.
Ibson exalta novos contratados
Se a dupla de zaga rubro-negra está praticamente certa com Fábio Luciano e Rodrigo, o meio-de-campo está dando uma grande dor de cabeça ao técnico Joel Santana. Acontece que o clube contratou quatro jogadores para o setor, que já contava com atletas de qualidade como Ibson, que foi eleito o melhor meia-direita do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Ibson disse ontem, após o treino físico na Granja Comary, que esse início de temporada é importantíssimo para garantir a vaga de titular na equipe. O jogador afirmou que todos os reforços são de alto nível.
"Início de temporada é sempre muito complicado. O nosso treinador vai ganhar uma boa dor-de-cabeça. Temos que nos preocupar em trabalhar, fazer nossa parte dentro de campo para conseguirmos manter nossa vaga. Chegaram jogadores com muita qualidade como o Kleberson que é pentacampeão e o experiente Gavilán. Sei que vai ser difícil, mas vou lutar", disse Ibson.
Apesar de brigar para ser titular, Ibson deixou bem claro que a disputa pela vaga vai ser dentro de campo e lembrou que é importante não ter rivalidade entre jogadores do mesmo clube.
"Precisamos de tranqüilidade, a disputa tem que ser natural, sem rivalidade. Temos que lembrar sempre que jogamos no mesmo clube. O importante é ajudar o Flamengo. Tenho que trabalhar forte para tentar corresponder a altura às expectativas do treinador", completou.
Capitão lidera a muralha
Fotos de Jair Motta
Garantido entre os titulares, Fábio Luciano será a referência da zaga rubro-negra em 2008
Para formar uma muralha impenetrável é preciso ter um bom engenheiro e boas matérias-primas. O Flamengo deste ano tem todos os ingredientes necessários para montar uma defesa sólida. O engenheiro é Joel Santana, que junto com sua comissão técnica já planeja uma forma de tonar a zaga rubro-negra em uma das defesas menos vazadas da temporada. As matérias-primas são abundantes, pois além de Fábio Luciano, que será a pedra fundamental desse setor defensivo, e a sua dupla, que provavelmente será Rodrigo, o clube ainda conta com a experiência de Ronaldo Angelim, titular no ano passado e a juventude de Thiago Sales, Rodrigo Arroz e Nilton.
Apesar de ser quase certo que Joel Santana começará o Campeonato Carioca com Fábio Luciano e Rodrigo como titulares, o capital rubro-negro acha que muita coisa ainda pode mudar até o início das competições.
“Nós sabemos que ninguém tem cadeira cativa no Flamengo. Todos vão ter que provar dentro de campo, é um novo trabalho e quem quiser ser titular vai ter que fazer por merecer. Quem vai definir é o Joel, temos que respeitar o Angelim, o Arroz e o Thiago. Independente de quem jogar, o Flamengo terá um time muito forte”, disse Fábio Luciano à Rádio Tupi.
Na tarde de ontem os jogadores rubro-negros tiveram o primeiro contato com a bola em 2008. Antes do treino físico, realizado na Granja Comary, os atletas se divertiram com a já tradicional ‘roda de bobos’, o jogador mais animado era Ibson.
Jaílton não se entrega
Quando assumiu a titularidade do Flamengo o cabeça-de-área Jaílton foi tratado com desconfiança pela torcida, mas, aos poucos, ele foi se firmando e terminou a temporada de 2007 em alta. Com as novas contratações do Rubro-Negro é bem provável que o jogador volte para a reserva, porém, ele não acredita que haverá algum tipo de concorrência desleal e acha que se trabalhar forte, terá a chance de continuar titular.
“Estou bem tranqüilo quanto a isso, tenho certeza que não haverá rixa alguma entre a gente. Terminei o ano como titular e consegui conquistar meu espaço no Flamengo com muito trabalho e dedicação. Vou para a minha segunda Libertadores e a meta é levar o Flamengo à conquista de todos os títulos que disputar”, afirmou o jogador.
Fla ainda sonha com reforço do Fenômeno
Nesta terça-feira o Flamengo continuará com a tarefa de contar com Ronaldo para a Libertadores2008. O vice-presidente de futebol do rubro-negro, Kleber Leite, irá se reunir com Fabiano Farah, empresário do jogador do Milan (ITA). Kleber preferiu não divulgar o horário do encontro e maiores informações sobre a reunião.
“Vou ter um encontro amanhã com o procurador do Ronaldo para dar continuidade a essas negociações”, resumiu.
O jogador que está confirmado em amistoso do Milan, nesta terça-feira nos Emirados Árabes, vem se destacando nos treinos do clube. O grupo está realizando uma semana de treinos no país e o atacante se recupera de uma lesão muscular.
Joel realiza palestra para jogadoras da seleção sub-17
O técnico Joel Santana, deixou um pouco de lado o seu grupo de jogadores do elenco flamenguista na Granja Comary e realizou, nesta segunda-feira, uma palestra de 20 minutos para as jogadoras da seleção brasileira sub-17. O treinador deu dicas as atletas e sua maior recomendação foi não ser um jogador como ele, que, fazendo uma auto-crítico, se alcunhou de violento.
"São mocinhas de 14, 16 anos que estão representando nosso país. Nunca tive esse tipo de experiência na minha carreira, uma palestra para jogadoras mais jovens q representam nossa pátria. Foi muito bom, foi maravilhoso e estou torcendo por elas", declarou Joel.
"Aplicação sempre, apesar da responsabilidade. Claro que elas tem responsabilidade de representar o país. A gente não tem por que querer o mal dos atletas. Dependemos do desempenho que ele têm em campo. Aqui no Flamengo os jogadores me chamam de pai carinhosamente porque os trato como filhos", disse o comandante do rubro-negro.
Novo desafio do Mengão no Sul
Flamengo enfrenta o Joinville, do técnico Bial, pela segunda rodada do Nacional de Basquete
Rafael Oliveira e Pedro Ivo Almeida
Wallace Teixeira
Fred treina o arremesso para ir bem na partida contra o Joinville
Vencida a ansiedade da estréia, o Flamengo fará hoje o seu segundo desafio no Nacional de Basquete. Às 20h30, a equipe irá a Joinville enfrentar o time da casa. A vitória é importante para o rubro-negro voltar de sua mini-excursão pelo sul do país com 100% de aproveitamento.
No último domingo, os cariocas derrotaram o Univates, em Lajeado (RS), por 83 a 69. Já o Joinville venceu em casa o Iguaçu por 94 a 42. Mesmo se tratando de adversário perigoso, o técnico Paulo Chupeta aposta que o time encontrará menos dificuldades.
"O primeiro jogo foi complicado porque viemos de uma viagem muito desgastante e tivemos pouco tempo para descansar. Como se tratava dos atuais campeões gaúchos, a torcida compareceu em peso os apoiou, o que só tornou as coisas mais difíceis. Mas agora será diferente porque conseguimos chegar em Joinville com mais antecedência. Descansado e bem treinado, o Flamengo tem tudo para fazer uma partida mais tranqüila", disse.
O técnico dos catarinenses Alberto Bial também acredita que o rubro-negro será mais perigoso. Apesar da fácil vitória sobre o Iguaçu, o treinador não se iludiu e admitiu que vencer o Flamengo será uma tarefa ingrata.
"O Iguaçu sentiu falta de entrosamento. Disputou o Estadual com os jogadores do Uberlêndia (MG) e teve que montar uma equipe para o Nacional. Mas com o Flamengo é diferente. O plantel deles é invejável. Sei que o jogo está muito mais para eles do que para nós", contou.
JOINVILLE: Espiga, Douglas Ninja, André, Shilton e Augusto\ Técnico: Alberto Bial\
FLAMENGO: Fred, Hélio, Marcelinho, Alírio e Coloneze.\ Técnico: Paulo Chupeta.\
Local: Ginásio do Joinville (Joinville)\ Horário: 20h30m\ Árbitro: José Pelissari, Fernando Serpa e Oscar Pereira\
Sergio Du Bocage
Taí O Que Você Queria!
Feliz 2008
Sergio du Bocage bocage@jsports.com.br
Nesta primeira coluna do ano, começo desejando a todos um feliz 2008. Se 2007 terminou bem, com a festa das torcidas , que este ano se confirme a tendência à paz nas arquibancadas e que nossos jogadores retribuam com um futebol mais vistoso. Está na hora de um jogador de linha ser eleito o melhor do Campeonato Brasileiro, por exemplo. Há dois anos um goleiro recebe o prêmio, o que eu acho inconcebível. E eu sou goleiro, toda quarta-feira, lá no Ginástico Clube Português! Tenho de reconhecer que não dá para defender a classe: se um goleiro é eleito dois anos seguidos como o melhor do Nacional é sinal de que nossos jogadores de linha tiveram um desempenho abaixo da média.
O ano começa com boas promessas. Teremos um Campeonato Carioca com 16 times – o que não é bom – e com dois deles mais interessados na Libertadores – o que também não ajuda. Mas Flamengo e Fluminense entram 2008 com times bem melhores, ao menos no papel, do que os de 2007. E isso é bom demais. A torcida está impaciente, imagina como serão as equipes titulares, ainda sonha com mais reforços. Mas está na Bíblia: “não vos inquieteis com o dia de amanhã”. Portanto, vamos dar tempo ao tempo e, principalmente, aos técnicos.
No papel, creio que o Flamengo contratou melhor. Joel Santana gosta de um time sólido na defesa. O placar de 1 a 0 já garante a vitória e foi assim que ele se tornou o maior campeão regional no Rio. O rubro-negro está muito bem servido do meio-campo para trás e esse pessoal, de marcação, fez muitos gols em 2007. O Fluminense está bem na defesa e exagerado no ataque: três jogadores com cacife para serem titulares. E o meio-campo não é tão forte. O Renato gosta de jogar para frente e indicou os reforços. Por isso, merece o crédito de confiança.
Vasco e Botafogo não investiram tanto, mas podem ser beneficiados pela atenção dividida de tricolores e rubro-negros. Posso estar muito errado, mas creio que o Beto, ele mesmo, vai aparecer bem. A dupla alvinegra também deve se dedicar à Copa do Brasil, já que estão de fora dessa disputa cinco grandes equipes. Inter, Grêmio, Corinthians e Palmeiras serão os adversários mais fortes e o cruzamento das chaves será decisivo no destino dos cariocas.
Dia 19 a bola rola no Carioca. A todos, torcedores, jogadores e comissões técnicas, boa sorte. Como diz o amigo Januário de Oliveira sobre o bom futebol, que “é disso que o povo gosta”.
O Dia
Diego Hypólito: 'Não vou olhar ninguém este ano'
Ansioso por competir em Pequim, o campeão mundial da ginástica faz planos para brilhar na Olimpíada. A preparação prevê treinamento intensivo e até alimentação especial
Danielle Rocha
Rio - Antes mesmo de Diego Hypólito se tornar o melhor ginasta do mundo no solo, seu técnico, Renato Araújo, fazia exercícios diários de visualização, tendo o pupilo no alto do pódio. A imagem que tanto o emocionava permanece, só que o cenário passa a ser Pequim. E para ver realizado o sonho que falta, a dupla vai trabalhar firme em novas séries no solo e no salto e se cercar de pequenos cuidados médicos.
A temporada passada foi puxada para o campeão. Não só pela carga de treinos e competições importantes, mas também pelas lesões consecutivas. Durante os 19 dias de férias, Diego nem sequer jogou bola. Preferiu viajar e se desligar de esporte. O Ano-Novo foi na Argentina, onde conviveu com um assédio que não esperava.
Como foi o seu período de descanso?\ Fiquei exausto no fim da última temporada. Quis me desligar de tudo, porque sei o quanto vai ser difícil este ano. Mas o assédio de brasileiros e argentinos em Buenos Aires foi sem noção! Eu, no entanto, me cuidei. Não engordei (em 2007, ganhou três quilos nas férias). Agora, quero fazer um tratamento que indique através dos exames de sangue o que falta na minha alimentação, o que vai ser importante na reposição e na recuperação mais rápida (e até prevenir lesões).\
Vê necessidade de um trabalho psicológico para ajudar a controlar a ansiedade de um ano olímpico?\ Estou ansioso, mas é porque quero competir logo. Não sei como vai ser lá, mas sei que não posso deixar isso virar um bicho-de-sete-cabeças. Sempre fui muito tranqüilo e desenvolvi um trabalho emocional meu. Já via o Tiago Camilo, judoca campeão mundial, se desligar em competição. (Diego faz isso ouvindo a música ‘Gladiator’, desde seu primeiro título mundial, em 2005). Sei que posso acordar num dia ruim, mas faço simulação de competição todos os dias no treino para evitar que algo dê errado. Mas acerto bastante e isso me dá um bom passaporte para os Jogos Olímpicos de Pequim.\
O que vai mudar na sua série de solo? O ‘Hypólito’ fará parte dela?\ Ela vai ficar muito mais técnica, com muita coisa diferente e seqüência mais difícil. Preciso apresentar algo a mais. Minha nota de partida será de 17. A titular era de 16,70. O ‘Hypólito’ é muito difícil e existe uma probabilidade de erro. Se entrar, optaremos pelo ‘Hypólito 2’.\
A primeira apresentação está prevista para que torneio? Quantas competições fará durante a preparação para Pequim?\ Quero fazer a série nova já em março, quando estão previstas duas etapas da Copa do Mundo: Lyon e Cottbus. Vamos fazer esse teste. Antes de Pequim, serão quatro ou cinco campeonatos.\
Logo após o Mundial Pré-Olímpico, você disse que queria ter a chance de treinar num solo de mesma marca do que será utilizado nos Jogos de Pequim. Como isso será feito?\ A aparelhagem que temos aqui no Flamengo é a mesma usada em Mundiais. A de Pequim será diferente. Parece que a CBG vai comprar a que será usada lá.\
Você tem o costume de acompanhar o desempenho dos seus principais adversários?\ Não vou olhar para ninguém este ano. Sei o que podem apresentar e que não vão mudar muita coisa. Eu sempre mudo as séries a cada Mundial. O Marian Dragulescu não vai mudar a dele porque já chegou a um nível muito alto. E também não vai surgir ninguém.\
JADE ESTÁ PRONTA
Há quatro anos, em Atenas, Daiane dos Santos teve o nervosismo como principal adversário. Duas falhas comprometeram sua série no solo e a deixaram fora do pódio. Apesar da juventude e de nunca ter disputado uma Olimpíada, Jade Barbosa não preocupa Eliane Martins, supervisora de seleções.
“Competir com a possibilidade de ganhar é algo complicado, por mais que o atleta seja controlado. Mas há vários tipos de atletas: os nervosos, os mais calmos e os que gostam de competir. A Jade mostrou que superou tudo isso muito bem no Pan e no Mundial”, disse.
Jade já provoca o efeito contrário. Chineses mostram preocupação com sua evolução e pesquisam em sites de vídeos suas apresentações. Três dias após executar o movimento que leva o nome da tricampeã mundial no salto, Fei Cheng, um jornalista chinês ligou para a CBG atrás de informações.
Jade terá série e música novas no solo, assim como Laís Souza. A opção por repertório brasileiro será mantida. A mudança na apresentação de Daiane ainda está sendo estudada.
Fla: Sem motivo para estresse
Kléber Leite nega problema com Espanyol e confirma contratação de Jônatas
Rio - Enquanto os jogadores ganhavam ontem, como um presente, o primeiro contato com a bola na pré-temporada na Granja Comary, a diretoria rubro-negra arregaçava as mangas. O jornal espanhol ‘Sport’ causou tumulto ao anunciar que o Espanyol não havia liberado a documentação de Jônatas porque o Flamengo atrasara o pagamento da primeira parcela do empréstimo.
Em nota oficial, o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, desmentiu a versão divulgada pelo jornal espanhol. “Na verdade, a documentação para efetuar o pagamento desta parcela, programadado para o dia 10 de janeiro, ainda não chegou às mãos dos dirigentes rubro-negros”, informou a nota.
O empresário Eduardo Uram entrou no circuito e garantiu a transferência do jogador para o Flamengo.
“Não existe atraso, está tudo dentro do planejamento. É uma transferência esquematizada sem problema algum. Mas, pelo fato de ter saído a notícia, eu tomei o cuidado de ligar para o Paco Herrera, do Espanyol. Eles vão mandar o contrato por estes dias. Já existe o acordo entre Flamengo e Espanyol e esse contrato está sendo redigido pelo departamento jurídico deles. Não há motivo para estresse ou angústia, nem mesmo questionamento”, afirmou Uram, em entrevista à Rádio Brasil.
A questão de Jônatas deve ser resolvida hoje, assim como a renovação do contrato do goleiro Bruno, por mais cinco anos (quatro, com opção de mais um).
“O Flamengo abriu as portas quando mais precisei e, por isso, é um sonho continuar neste clube. Sou ainda um goleiro jovem e quero fazer história na Gávea. Não tenho pressa de ir para a Europa agora. Rogério Ceni é um exemplo disso”, afirmou o goleiro, ansioso pela renovação.
‘Paizão’ Joel orienta meninas da sub-17
Se funcionou com os marmanjos, por que não tentar com as moças? Foi pensando assim que o técnico Joel Santana aceitou o convite e deu uma palestra para as meninas da Seleção sub-17, ontem, na Granja Comary.
Durou 20 minutos a aula do ‘professor’ Joel. No fim, ele posou para fotos com as meninas e beijou a capitã da equipe. E, como um paizão, ficou arrependido por não ter dado beijinhos em todas, o que poderia provocar uma crise de ciúmes na Seleção.
“Ah, faz de conta que beijei todas elas”, desculpou-se. Comedido nas palavras, Joel Santana deu ênfase à questão disciplinar, lembrando que, nos tempos de jogador, abusou da violência: “Percebi que aquilo não dava muito certo e, então, decidi estudar para tentar a vida como treinador”.
Outro tema abordado por Joel na conversa com as meninas — de 14 a 16 anos — foi a relação entre o jogador de futebol e o treinador.
“A gente não tem que querer o mal dos atletas. Dependemos do desempenho que vocês têm em campo. Aqui no Flamengo, os jogadores me chamam de pai carinhosamente, porque trato todos como filhos”, ressaltou.
Antes de encerrar a palestra, pediu que as meninas dissessem o nome, a cidade de origem e o time de coração. E, arrancando risos, parabenizou as que afirmavam torcer para o Flamengo.
Gazeta Esportiva
Bruno vai renovar por cinco anos\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo vai comprar 75% dos direitos econômicos do goleiro Bruno. O clube rubro-negro pagará 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 6,5 milhões) e pretende assinar um contrato de cinco anos com o jogador, encerrando uma novela que prometia se arrastar por muito tempo.\ O jogador se apresentou em Teresópolis mesmo sem renovar contrato e agora espera ter mais tranqüilidade para trabalhar. Para Bruno, depois de colocar o preto no branco, ele vai se dedicar ainda mais para ajudar o clube a conquistar os títulos, com prioridade para a Libertadores. “Meu objetivo é ganhar todas as competições. Se a gente repetir o que fez no ano passado, tenho certeza de que o sucesso virá”, declarou.\
O goleiro, assim como o restante do grupo, devem começar a trabalhar com bola nesta terça-feira, uma vez que na quinta-feira o time disputa o primeiro amistoso do ano, enfrentando a seleção da Nicarágua, na Granja Comary.
Será a primeira oportunidade para o treinador Joel Santana observar a forma atual dos jogadores, principalmente a dos novos contratados. Outro jogo-treino está marcado para o próximo domingo, com a seleção de Benin. A estréia na Taça Guanabara vai acontecer no dia 20, contra o Boavista.
Procurador desmente volta de Jônatas ao Espanyol
Rio de Janeiro (RJ) - Eduardo Uram, empresário do volante Jônatas, negou na manhã desta segunda-feira que o Espanyol esteja ameaçando cancelar o empréstimo do jogador ao Flamengo. Segundo o diário espanhol Sport, o Rubro-negro não teria pago a primeira parcela da transação ao time de Barcelona, que estaria cogitando exigir o retorno do atleta caso o impasse continue.\ 'Não há nada de anormal na transferência. Existe o acordo entre as partes. O contrato deve chegar ainda nesta segunda ou na terça, pois as pessoas lá na Espanha também emendaram as festas de final de ano. Contudo, não existe a possibilidade do jogador deixar o Flamengo', garantiu o procurador, em entrevista à rádio Brasil.\
Eduardo Uram ainda garantiu que a relação entre Fla e Espanyol não está comprometida por causa do suposto atraso dos cariocas no pagamento do empréstimo de Jônatas. “Isso não existe. A transação foi boa para todos. Está tudo dentro do planejado e não há nervosismo nenhum por parte do Espanyol e nem por parte do Flamengo', encerrou.
PeléNet
Fla resolve nesta terça "novelas" de Bruno, Léo Moura e Jônatas
Bruno Rousso\ Em Teresópolis\
Esta terça-feira será de definições na Granja Comary, em Teresópolis, onde o Flamengo realiza sua pré-temporada. Após longa novela, finalmente serão devidamente solucionadas as questões envolvendo o goleiro Bruno, o lateral-direito Leonardo Moura e o volante Jônatas, todos representados por Eduardo Uram. Ao menos é o que avisou o vice-presidente de futebol rubro-negro, Kleber Leite.
"Tudo evoluiu muito bem. A situação do Espanyol, envolvendo o Jônatas, foi um lance deles (Espanyol), mas eles vão encaminhar tudo amanhã (terça-feira). Então, amanhã mesmo o Eduardo Manhães (diretor de futebol) vai para a Granja com o Uram e fecha isso. O caso do Bruno e do Léo Moura também", explicou o dirigente.
Dentre todas as situações, a mais complexa era a de Jônatas, que firmará vínculo por empréstimo com o Flamengo por 18 meses. Na manhã desta segunda-feira, surgiu uma informação na Espanha de que o Espanyol estaria irritado com o clube da Gávea pela demora no pagamento da primeira parcela do valor de US$ 1 milhão. O caso, porém, foi esclarecido logo em seguida por Kleber Leite.
Em relação a Bruno, tudo já estava equacionado, faltando apenas a assinatura do contrato, que terá duração de cinco anos (quatro com possibilidade de renovação por mais um). A situação de Leonardo Moura é semelhante.
Fla pode ter novidades sobre Ronaldo e Tardelli nesta terça
Bruno Rousso\ Em Teresópolis\
O Flamengo segue em busca de um atacante para fazer dupla com Souza em 2008. Encabeçando a lista, ainda estão Ronaldo, do Milan, e Diego Tardelli, do São Paulo. De acordo com o vice-presidente rubro-negro, Kleber Leite, em ambos os casos há novidades.
Em relação ao Fenômeno, um encontro entre o dirigente e o procurador do atacante, Fabiano Farah, nesta terça, poderá trazer boas novas. Já a situação de Diego voltou a caminhar e um acordo pode sair em breve.
"Vou conversar com o empresário do Ronaldo amanhã (terça-feira) e vamos tratra disso. Mas vai ser apenas um bate-papo", disse Kleber, acrescentando.
"Em relação ao Diego, conversamos sobre isso hoje (segunda-feira) e evoluiu de forma satisfatória. Vamos seguir trabalhando em cima disso nessa semana", explicou o dirigente.
Apesar de todo o ânimo em relação a Ronaldo, as perspectivas não são muito favoráveis. O técnico do Milan, Carlo Ancelotti, afirmou nesta segunda-feira que o atacante irá participar do amistoso desta terça contra a seleção dos Emirados Árabes, em Dubai, onde a equipe milanesa está realizando uma semana de treinos.
O treinador reiterou ainda que o interesse do Flamengo em nada o preocupa. De acordo com Ancelotti, o desejo do Fenômeno sempre foi o de permanecer no Rubro-Negro italiano.
Flamengo muda adversário de jogo-treino
Bruno Rousso\ Em Teresópolis\
O jogo-treino que o Flamengo tem agendado para domingo, às 15h30 (de Brasília), na Granja Comary, em Teresópolis, mudou de adversário. Em vez da seleção do Benin, os rubro-negros terão pela frente o Huracán-URU. Os motivos da alteração ainda não foram divulgados.
O confronto será um bom teste para a equipe, que já tem confirmado um adversário uruguaio na primeira fase da Copa Libertadores: o Nacional. O Wanderers é outro clube do Uruguai que poderá enfrentar o Flamengo, mas desde que passe pelo Cienciano-PER.
Antes do duelo com o Huracán, porém, os comandados de Joel Santana têm outro desafio: a seleção da Nicarágua, primeira prova para valer da equipe neste ano.
Ibson: "O Fla tem de conquistar títulos esse ano"
Bruno Rousso\ Em Teresópolis\
É consenso no Flamengo que o time carrega sobre os ombros grande responsabilidade em 2008. Respaldados pela campanha realizada no último Campeonato Brasileiro (terceiro colocado) e também pelas contratações realizadas, os torcedores não se privam de pensar desde já em conquistas. E os jogadores não fogem das cobranças.
Uma das principais peças da equipe e ídolo rubro-negro, Ibson sabe que o peso pelas vitórias cairá logo sobre todo o elenco. Por isso, não teme afirmar que ele e seus companheiros têm a obrigação de levantar taças. E que seja o mais breve possível.
"Esse ano a gente tem de conquistar títulos. Por tudo que fizemos e pelo time que temos. E precisamos começar a buscar isso já no Campeonato Estadual", frisou o apoiador.
O capitão Fábio Luciano também encara de frente a pressão por resultados. Para o zagueiro, o time criou um compromisso com a torcida.
"Nossa equipe já era muito boa e com os reforços ficou ainda maior. Então, temos de corresponder. Com certeza o que nos espera é um ano muito especial", afirmou.
No Fla, jogadores matam saudade da bola em roda de "bobo"
Bruno Rousso\ Em Teresópolis\
Após três dias de pré-temporada na Granja Comary, em Teresópolis, os jogadores do Flamengo enfim se reencontraram com a bola na tarde desta segunda-feira. O contato não foi dos mais duradouros, mas deu para amenizar a saudade.
Pouco antes do início dos treinos físicos, o grupo montou uma animada roda de "bobo", comandada pelo volante Jônatas e pelo lateral-direito Leonardo Moura. A alegria, porém, durou muito pouco.
A brincadeira era apenas para destravar a musculatura dos jogadores, que, em seguida, voltaram para as "mãos" do preparador físico Ronaldo Torres, que vem pegando pesado nas atividades.
Todo o sofrimento, porém, chegará ao fim nesta terça, quando o técnico Joel Santana irá fazer rolar a bola de maneira "oficial". Na quinta, às 15h (de Brasília), a equipe tem pela frente um jogo-treino contra a seleção da Nicarágua.
GloboEsporte
Comitiva do Fla a caminho de Teresópolis
Meta da diretoria do clube rubro-negro é regularizar os contratos dos jogadores
Thiago Lavinas
Sem contrato, Jônatas já participa dos treinamentos do Flamengo na Granja
Aparar arestas. É com esta idéia que uma comitiva do Flamengo vai a Teresópolis nesta terça-feira. Formado principalmente por integrantes do departamento jurídico do clube, o grupo chegará à Granja Comary com os contratos de jogadores que apresentam alguma pendência. Os dois principais casos são o do goleiro Bruno e o do volante Jônatas.
O acordo para a renovação de contrato de Bruno está ecaminhado há um bom tempo, mas os termos ainda não foram oficializados. O Rubro-Negro vai oficializar a compra de 80% dos direitos econômicos do goleiro por € 2,5 milhões (R$ 6,5 milhões) e assegurar a permanência dele por mais cinco anos. O empresário do camisa 1, Eduardo Uram, estará em Teresópolis.
A diretoria do Fla também programou a assinatura do contrato de Jônatas. O jogador segue treinando com o grupo, mas a apresentação oficial ainda não ocorreu. Como estará envolvido nas negociações para contratar Ronaldo, o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, não estará presente, mas avisa que faltam apenas detalhes para regularizar todo o elenco.
- Amanhã vamos acertar todos os contratos, principalmente do Bruno e do Jônatas. Já está tudo equacionado e agora é só colocar no papel, o que será feito pelo nosso departamento jurídico - diz.
Fla diz que prazo para Jônatas termina dia 10
Rubro-Negro nega informação de que estaria devendo primeira parcela para o Espanyol
Jônatas segue treinando normalmente com o restante da equipe rubro-negra
O Flamengo desmentiu em nota oficial o atraso no pagamento da primeira parcela do empréstimo de Jônatas. Nesta segunda-feira, o jornal catalão "Sport" publicou em sua página na internet uma nota cujo título é: "Flamengo não paga, e Jônatas pode voltar."
A divulgação da informação no Brasil provocou profundo mal-estar na diretoria rubro-negra. De acordo com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, o clube tem até o dia 10 para efetuar o pagamento da primeira parcela.
Ele acrescentou que o Flamengo só não depositou o dinheiro ainda porque o clube espanhol não enviou a documentação necessária para o débito.
Jônatas segue treinando normalmente com os demais companheiros na Granja Comary, em Teresópolis.
Joel vira 'papai' da seleção sub-17
Técnico do Flamengo dá palestra para meninas na Granja Comary, em Teresópolis
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis
Joel dá palestra às meninas da seleção
As meninas da seleção brasileira sub-17 receberam os ensinamentos de Joel Santana por 20 minutos na tarde desta segunda-feira, na Granja Comary. O técnico do Flamengo conversou, posou para fotos e até deu beijinho na capitã.
- Faz de conta que dei um beijinho em todas - brinca.
Durante o bate-papo, o treinador rubro-negro até que esqueceu as frases de efeito. Preferiu focar na importância da disciplina para o desenvolvimento das jogadoras. Lembrou também que, como atleta, era meio violento.
- Vi que não dava muito certo e resolvi estudar para virar treinador.
Atentas, as meninas - todas entre 14 e 16 anos - observaram os ensinamentos do comandante flamenguista. Ele lembrou a importância da relação entre jogadores e treinador.
- A gente não tem por que querer o mal de vocês (atletas). Dependemos do desempenho que vocês têm em campo. Aqui no Flamengo os jogadores me chamam de pai carinhosamente porque os trato como filhos - declara.
Ao fim da palestra, ele pediu para todas as meninas dizerem nome, cidade de origem e o time. As flamenguistas, obviamente, ganharam um parabéns.
Kléberson reencontra vida de nômade
Jogador volta à rotina de concentrações e filho ainda reclama a ausência do pai
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em Teresópolis
Kléberson mostra tatuagens para a família. Jogador curte rotina de treinos
Kléberson está no Flamengo desde outubro. Mas só agora, em janeiro, ele vive pela primeira vez a rotina de concentrações e viagens. E está gostando.
Quando chegou, o jogador não pôde ser inscrito no Campeonato Brasileiro porque, além de a janela estar fechada, ainda precisava cumprir quatro meses de suspensão por quebra unilateral de contrato com o Besiktas.
Com uma vida apenas de treinamentos, ele pôde se dedicar à esposa Daiane e ao filho Klebinho, de apenas quatro anos. Aproveitou para conhecer melhor o Rio de Janeiro, abandonar o hotel e se instalar em um apartamento na Barra da Tijuca.
Mas agora a estréia se aproxima. Ele será liberado no início de fevereiro para primeira partida pelo Rubro-Negro. Enquanto isso, participa da pré-temporada em Teresópolis e tenta fazer o filho compreender que as ausências são necessárias.
- Klebinho tem apenas quatro anos, né? Então reclama muito, dizendo que eu preciso voltar logo. Mas falo bastante com ele e com a Daiane por telefone. Ela sabe que o sacrifício faz parte - diz o jogador.
Para disfarçar a saudade, Kléberson exibe as tatuagens em homenagem à família. No braço direito, Daiana; no direito, Klebinho. E vem mais por aí.
- Agora ainda dá para mostrar as tatuagens para foto. Mas quando eu fizer a da Daphine vai ficar complicado - diz o jogador, referindo-se à gravidez da esposa.
Fábio Luciano elogia companheiros de zaga
Capitão diz que o técnico Joel Santana está muito bem servido para a temporada
Fábio Luciano está otimista com o grupo do Fla para a temporada que se inicia
O zagueiro Fábio Luciano destaca a força do elenco que o Flamengo monta para 2008. Para o capitão, o técnico Joel Santana está muito bem servido, inclusive em seu setor, a defesa.
- Temos de respeitar o Angelim, o Arroz, o Thiago Sales e o jovem Nílton. Quem jogar dará força suficiente para o time chegar às vitórias - diz.
Sobre a manutenção de grande parte dos jogadores e a chegada dos reforços, o zagueiro também mostra confiança.
- Nada mais justo do que permanecer a base da equipe. Quase 100% ficou e chegaram peças necessárias para o treinador, que foram muito bem recebidas por todos nós. Este grupo é responsável e confiante - afirma.
Novela Ronaldo ganha novo capítulo
Nos Emirados Árabes, atacante está confirmado em amistoso do Milan
Thiago Lavinas
Ronaldo no treino do Milan. Atacante ganha elogios por dedicação. Leia!\ A terça-feira promete ser mais um dia de expectativa para a torcida do Flamengo. O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, persiste na "força-tarefa" para contar com Ronaldo na Libertadores 2008. O dirigente vai se reunir com o empresário do jogador do Milan (ITA), Fabiano Farah, na Gávea. O horário do encontro não foi divulgado e Kléber não quis dar detalhes sobre a conversa.\
- Vou ter um encontro amanhã com o procurador do Ronaldo para dar continuidade a essas negociações - resume.
Enquanto isso, o atacante se destaca nos treinos do clube italiano e vai entrar em campo nesta terça para participar do amistoso contra a seleção dos Emirados Árabes, em Dubai. A equipe está realizando uma semana de treinos no país e o Fenômeno se recupera de uma lesão muscular.
Fla encara o Joinville pelo Nacional
Jogo da segunda rodada acontece nesta terça, às 20h, na cidade catarinense
Marcelinho é o principal nome do Flamengo para a disputa do Nacional
Depois de vencer o Lajeado (83 a 69) na estréia, o Flamengo continua pelo sul do país e entra em quadra na noite desta terça-feira, dia 8, para enfrentar o Joinville no Ginásio Ivan Rodrigues, a partir das 20h, na cidade catarinense, em jogo da segunda rodada do Campeonato Nacional de Basquete Masculino 2008 (CNBM).
Para o ala Marcelinho Machado, capitão rubro-negro, os cariocas têm mais uma pedreira pela frente, diante de um adversário que atua em casa e tem jogadores experientes como Espiga, Shilton e Thiagão.
- Joinville é uma das boas equipes do campeonato, e ainda mais forte quando joga em casa. Estamos ainda no começo da competição e os times não se conhecem muito, mas conhecemos o estilo de jogo e a característica de alguns jogadores. Eles vêm de uma boa vitória sobre o Iguaçu, têm um garrafão forte e bons arremessadores, precisamos ter uma defesa bem posicionada e sem dar espaços para tentar diminuir o volume de jogo deles - afirma o ala.
Consciente das dificuldades que a equipe catarinense vai enfrentar nesta terça, o pivô Shilton aproveita para convocar a torcida. Segundo ele, o apoio do público no ginásio Ivan Rodrigues é fundamental para o time conseguir mais uma vitória.
- Temos consciência do favoritismo do Flamengo, mas estamos preparados para vencer e esperamos contar com o apoio da nossa torcida para surpreender. A equipe rubro-negra tem um grande conjunto, além de contar com Marcelinho, a grande estrela do Campeonato. Precisamos marcar muito bem para neutralizar as jogadas deles e tentar tirá-los de suas posições - diz.
Lance
Fla espera resolver caso Jônatas nesta terça
Renovações de Léo Moura e Bruno também são as prioridades desta semana
Jônatas é um dos reforços para a Libertadores (Crédito: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!
A notícia vinda do jornal espanhol "Sport" de que o Flamengo ainda não tinha pago a primeira parcela por Jônatas caiu como uma bomba na Gávea. Ao mesmo tempo que o jogador treina na Granja Comary, a diretoria tenta resolver a sua situação burocrática, que passa pela chegada da documentação que precisa ser assinada e do pagamento ao Espanyol. Os dirigentes esperam resolver tudo nesta terça-feira e apresentar oficialmente o jogador na quarta. O LANCE! apurou que o valor desta primeira parcela é de 300 mil euros - cerca de R$ 777,2 mil - (ainda faltam outras duas parcelas de valores parecidos).
Revoltado com a divulgação da notícia, o vice de futebol, Kléber Leite, emitiu nota oficial dizendo que o próximo dia 10 foi o estipulado para o pagamento desta quantia.
– Falei com Paco Herrera (dirigente do Espanyol), que me pediu desculpas por atrasar o envio da documentação, que deve chegar amanhã (terça-feira). É um absurdo falarem que o Fla não pagou sem os documentos terem chegado – disse.
Kléber esteve reunido ontem (segunda-feira) para aparar as arestas do caso Jônatas e das renovações de Bruno e Léo Moura. Os contratos serão enviados hoje para serem assinados na Granja, com a presença do empresário dos três, Eduardo Uram.
O LANCE! apurou que, assim como Jônatas, o Fla não conseguiu o dinheiro para pagar a primeira parcela pelo goleiro. Mas a situação está bem melhor que a do volante, apesar de o valor ser quase o dobro.
Para ter 80% dos direitos de Bruno, o clube fará um investimento de três milhões de euros. A primeira parcela está estipulada em 700 mil euros e deve ser quitada em breve.
O importante para a diretoria é que todos estejam regularizados até a estréia no Carioca (dia 20).
Basquete: Fla enfrenta o Joinville nesta terça
Chupeta prevê boa atuação contra o time do técnico Alberto Bial
CRAQUE DO FUTURO
O Flamengo começou o Campeonato Nacional Masculino de Basquete com o pé direito. A equipe foi até Lajeado e venceu o time da casa com facilidade, no último domingo. O próximo desafio do Rubro-Negro é diante do Joinville, em Santa Catarina, nesta terça, e o técnico Paulo Chupeta espera uma atuação ainda melhor de seus comandados.
- O time foi bem, mas sentiu um pouco o cansaço. Agora, descansados, poderemos render mais diante do Joinville - disse o treinador.
O ala Marcelinho Machado, que foi o maior pontuador na estréia do Flamengo no Nacional, com 26 pontos, acredita que o time da Gávea ainda tem de evoluir muito para conseguir o inédito título nacional de basquete.
- Ainda falta ritmo, mas é com a sequência de jogos que vamos conseguir. Começamos muito mal o jogo contra o Lajeado, mas nos recuperamos. A cada jogo temos de melhorar, para chegar ao nível máximo que podemos chegar. Sabemos que não estamos rendendo ainda tudo o que podemos, o que é normal nesses primeiros jogos - analisou.
Ficha Técnica\ Joinville x Flamengo\
Segunda Rodada do Nacional de Basquete 2008\ Data: 08/01/2008\ Horário: 20h\ Local: Ginásio do Joinville (SC)\ Árbitragem: José Pelissari, Fernando Serpa e Oscar Pereira\
Joinville: Espiga, Douglas Ninja, André, Shilton e Augusto. Técnico: Alberto Bial.\ Flamengo: Fred, Hélio, Marcelinho, Alírio e Coloneze. Técnico: Paulo Chupeta.\
Fla se mexe para ter Ronaldo o quanto antes
Kléber Leite diz que se reunirá com o empresário do Fenômeno nesta terça
Breno Dines Costa NO RIO
O vice de futebol Kléber Leite afirmou que se reunirá nesta terça-feira com o empresário do atacante Ronaldo, Fabiano Farah, para tentar viabilizar o mais rapidamente possível a contratação do Fenômeno.
– Vou ter uma reunião com o empresário do Ronaldo para dar seguimento a este assunto tão delicado. Será feita uma apresentação de conceitos para saber o que o jogador deseja para vir para o Fla – declarou.
Sobre o atacante Diego Tardelli, Kléber Leite confirmou contato com os dirigentes do São Paulo e com o empresário do jogador e não descarta um acerto ainda nesta terça-feira.
Flamengo apresenta seus 'selecionáveis'
Pelo menos seis rubro-negros vivem expectativa de vestir a Amarelinha
Rodrigo Benchimol EM TERESÓPOLIS
Virou algo comum entre os jogadores e os torcedores dizer que o Flamengo montou um time forte. Isso pode ser comprovado numa avaliação mais detalhada, onde pode-se encontrar seis jogadores com reais condições de chegar à Seleção. Bruno, Leonardo Moura, Rodrigo, Jônatas, Ibson e Renato Augusto (olímpica) vivem esta expectativa e deixam o time numa condição que não acontecia há anos.
Afinal, há tempos o Flamengo não começa uma temporada com tantos jogadores capazes de chegar à Seleção. Antes de deixar a Gávea, Jônatas chegou a ser lembrado por Dunga, em sua primeira convocação como técnico. Mas no Espanyol ele não foi lembrado e agora vive esta expectativa. Algo parecido com Rodrigo, que chegou perto de realizar o sonho no São Paulo. Até ir para a Ucrânia e "sumir do mapa".
– Temos um ano inteiro pela frente para alcançar o objetivo que todos têm na carreira – disse o zagueiro.
Premiados pelo desempenho no último Brasileiro, Léo Moura e Ibson também têm seus nomes na conta dos selecionáveis. Bruno ficou fora da premiação em 2007 (causando reclamação de muita gente), mas também está na lista. Todos frutos da base mantida e que deixa o Fla com status de favorito para 2008.
– Sonho com Seleção e, pelo fato de o grupo estar mais forte, Dunga acaba tendo de olhar um pouco mais os nosso jogos – brincou Bruno.
Quem tem uma situação um pouco diferente é Renato Augusto, que briga para estar entre os convocados para as Olimpíadas de Pequim. Mas o fato de estar jogando no ataque pode atrapalhá-lo, apesar de Dunga adorar jogadores versáteis.
– As lesões em 2007 e jogar fora de posição complicaram um pouco, mas continuo sonhando – disse.