Notícias

Clipp 7/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Renato Augusto substitui Maxi

No jogo que considera o mais importante deste ano, Joel vai mudar ataque do Fla

APESAR DA CHUVA fina e do frio, torcedores se aglomeram no calçadão para observar à distância o treino físico dos jogadores do Flamengo nas areias da Praia do Leblon

Márcio Tavares

Para não morrer na praia e ganhar o que considera o jogo do ano para o Flamengo em termos de luta pela vaga na Libertadores de 2008, o técnico Joel Santana entrou na semana do confronto contra o Santos com duas certezas. A primeira, é de que seria bom começar os trabalhos em ambiente diferente. Por isso, levou os jogadores para um treino nas areias da Praia do Leblon. A segunda convicção, mais importante e objetiva: o argentino Maxi caiu muito de produção e será substituído, domingo, no Maracanã, por Renato Augusto, que recupera sua condição de titular e de companheiro ideal para o centroavante Souza, outro que volta ao ataque rubro-negro.

- Maxi realmente teve uma queda de produção. Vou começar a escolher o time amanhã (hoje), mas a idéia é pôr o Renato Augusto no lugar dele - disse Joel, que aposta muito na reabilitação nesta partida. - Esse jogo de domingo é o mais importante do ano para o Flamengo. É muito mais importante para nós do que para o Santos, que decide sua situação em casa. O Santos é uma grande equipe, tem uma comissão técnica experiente, tem o Petkovic, o Pedrinho, o Vanderlei conhece bem o clube... Vai ser um jogo muito difícil. A nossa responsabilidade é grande e temos que ganhar esses três pontos.

Clube põe ingressos à venda na internet

Renato Augusto concorda com Joel. Ele tem consciência de que chegou a hora daquele esforço extra de todos em busca da Libertadores e está entusiasmado com sua ascensão. Elogiado por Joel após a boa atuação no segundo tempo, apesar da derrota para o Cruzeiro, o atacante sabe que pode render mais e que todos esperam muito dele.

- Acho que minha nota no domingo poderia ser sete. Mas posso render mais. Estou melhorando, ganhando mais ritmo de jogo e espero render mais entrando desde o começo - disse Renato Augusto, após o treinamento na praia.

Apenas os goleiros, que ficaram na Gávea, e o zagueiro Ronaldo Angelim, ainda fora da programação normal porque está sendo submetido a exames para saber por que passou mal no jogo contra o Corinthians, não participaram da correria e do esforço físico na areia pesada, por causa da chuva fina. A movimentação por pouco não engarrafou a Avenida Delfim Moreira, na altura da Avenida Afrânio de Melo Franco. Carros, vans e ônibus paravam ou reduziam a velocidade para ver os jogadores treinando. Mas nem tudo foi tietagem explícita: um motorista, num carro com um megafone, que por sinal não funcionava, hostilizou o lateral-esquerdo Juan. Que ficou revoltado.

Para lotar o Maracanã e quebrar de novo o recorde de renda e público deste Brasileiro, em outra disputa particular que vem travando com o São Paulo, o Flamengo iniciou nas vendas antecipadas, usando além dos pontos tradicionais, a compra via internet. No segundo dia, foram negociados 24.398 bilhetes, 44 deles pela internet. Um reduzido número que não chegou a surpreender a diretoria rubro-negra.

- Vai ser novo recorde, com certeza. Com essa média de 11 mil ingressos por dia, até o domingo os 79 mil bilhetes estarão esgotados. Mas acho que por muito tempo a venda tradicional superará a online porque uma camada muito pequena da nossa torcida tem recursos para acessar computador, seja em casa, no trabalho ou numa lan house - disse Flávio Pereira, diretor de arrecadações do Flamengo.

Além da quebra do recorde, a diretoria do Flamengo tem uma outra preocupação: evitar que especulações em relação ao futuro atrapalhem o time nesta reta final de Brasileiro. Uma reunião com Joel Santana, que começaria a decidir o futuro do elenco, foi adiada para dezembro. Antes do fim do Brasileiro, não se fala na Gávea em compra, troca, empréstimo, venda, renovações e dispensas.

Recorde de público do Brasileiro também é motivo de polêmica

Além da taça do penta, clubes duelam por jogo de maior bilheteria da competição

Carlos Eduardo Mansur

Além da disputa pela taça do pentacampeonato, Flamengo e São Paulo duelam pelo recorde de público do Brasileiro. E em meio a nova polêmica. No jogo em que o clube paulista assegurou o título e estabeleceu o recorde, contra o América-RN, foram considerados no borderô como pagantes os 6.281 torcedores que ganharam ingressos promocionais.

O São Paulo estabelecera que, quem comprasse dois ingressos do jogo contra o Cruzeiro, disputado dez dias antes, ganharia uma entrada grátis. O jogo teve 69.874 pagantes, incluindo os ingressos da promoção. Mas no próprio borderô, no campo onde estão discriminados os ingressos promocionais, a arrecadação referente a estes bilhetes é zero. Tais ingressos foram contabilizados na renda do jogo com o Cruzeiro.

Mesmo sem estes ingressos, o São Paulo teria superado o Flamengo. O público do jogo no Morumbi teria sido de 63.593 pagantes, contra 63.189 do jogo Flamengo x Grêmio. Mas a tentativa rubro-negra de quebrar o recorde contra o Santos, domingo, estaria facilitada. O Flamengo já vendeu 24 mil ingressos para este jogo.

A federação paulista explicou que considera os beneficiários da promoção como pagantes, já que compraram ingressos, sobre os quais incidiram impostos, no jogo com o Cruzeiro.

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, evitou acirrar a rivalidade. Fez uma leve ironia:

- É natural a disputa. E, às vezes, para alguns objetivos, a matemática não é ciência exata. Mas o Flamengo vai ser campeão de público contra o Santos e vice contra o Atlético-PR.

Jornal dos Sports

Mengão a caminho da guerra

Flamengo se prepara para uma batalha contra o Santos, domingo, pela vaga na Libertadores

Thiago Bokel e Tiago da Costa

Souza puxa uma pesada corrida na areia molhada. Tudo para vencer a guerra no Maracanã

O treinamento na areia pesada da praia do Leblon na tarde de ontem, devido à chuva que vem castigando a cidade, parece realmente a preparação para uma verdadeira guerra. Assim o técnico Joel Santana e jogadores do Flamengo começaram a trabalhar nesta semana decisiva, visando a partida contra o Santos, domingo, no Maracanã.

A batalha, propriamente dita, colocará frente à frente dois concorrentes diretos a uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Apesar disso, o clube da Vila Belmiro está numa situação mais confortável, pois , com quatro pontos de vantagem sobre os rubro-negros, podem se dar ao luxo até de jogar pelo empate, que o deixaria numa excelente condição.

Apesar deste fator, o comandante Joel Santana não espera nenhum tipo de facilidade para esta partida contra o Santos do técnico Vanderlei Luxemburgo e já a qualificou como “o jogo do ano” para a sua equipe.

Tropeço

“Demos uma topada no último domingo (contra o Cruzeiro) e queimamos nosso último cartucho. Ainda estamos disputando a coisa mais cobiçada no campeonato neste momento, que é a Libertadores. É o jogo que decidirá o nosso ano inteiro. Espero que os jogadores estejam com essa consciência, pois eu estou muito confiante de que sairemos com a vitória do Maracanã”, alertou Joel Santana.

Maré sem peixe

E se pelo lado da comissão a confiança no êxito está em alta, por parte dos jogadores também não é diferente. Souza, que volta ao time após cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, relatou em poucas palavras o sentimento do grupo para essa “guerra”.

“Quem entrar tem que dar o máximo pela vitória. É o jogo que decidirá nosso futuro. Não sei se pelo lado do Santos o sentimento é o mesmo, mas o Flamengo tem de vencer de qualquer maneira. O time está motivado e não vamos deixar a maré ficar para peixe”, provocou o atacante, um dos artilheiros da equipe no Brasileiro, ao lado de Juan, Léo Moura e Ibson, com cinco gols.

Para o Maracanã virar realmente um caldeirão para fritar o “Peixe”, o apoio dos torcedores será fundamental.

Até a tarde de ontem, quase 25 mil ingressos já haviam sido vendidos, sinal de que a território estará como o Flamengo gosta, como uma típica arena de guerra.

Flamengo anuncia programação da festa de aniversário

O Flamengo anunciou nesta terça-feira a programação de festas para o dia 15 de novembro em que estará completando 112 anos de fundação e glórias. Além dos eventos tradicionais como a Alvorada do Remo, Chocolate Amigo e Reco-Reco na Boca Maldita, o evento também contará com a participação de artistas, jogos amistosos, atividades culturais, musicais, esportivas e sociais.

Segundo os organizadores do evento, diversos artistas rubro-negros já confirmaram presença no dia 15 de novembro. Bandas e cantores consagrados também estarão fazendo parte da festa.

Neste dia será inaugurada a Capela de São Judas Tadeu - padroeiro do clube - que ficará localizada na alameda da FlaBoutique, em frente às piscinas.

Confira a programação completa:

7h - Alvorada no Remo\ 8h - Chocolate Amigo na Boca Maldita\ 9h - Campo Profissional - Jogo entre Artistas\ 9h15 – Inauguração dos novos Banheiros/Vestiários\ 9h30 – Inauguração da Capela São Judas Tadeu\ 10h - Ato Ecumênico na Boca Maldita\ 10 às 16h – Recreação infantil no Parquinho\ 10h30 – Inauguração da cascata na piscina Social\ 10h30 - Reco-Reco na Boca Maldita\ 10h45 – Entrega das obras do Campo II\ 11h – Entrega das obras de reforma do Deptº Médico\ 11h15 – Visita às melhorias do Deptº de Tênis\ 14h – Roda de samba com os “Amigos do Hassan”\ 16h – Encontro de corais no Salão Nobre\ Apresentação oficial do Coral do Flamengo\

Os shows terão início a partir das 12h, após as partidas no campo profissional.

Cãmara dos Vereadores comemora o aniversário do Flamengo

A Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro participará das comemorações pelos 112 anos de fundação do Clube de Regatas do Flamengo e a inserção da Semana do Flamengo no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro. A  vereadora Patricia Amorim promoverá no plenário da instituição, no próximo dia 13, terça feira, às 18:30h, uma grande festa.

Na oportunidade, Patricia também outorgará as Medalhas de Mérito Esportivo Pan-americano para alguns atletas do clube (Diego e Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Vitor Rosa, Marcelinho, Mariana Brochado e Ricardo Prado).

A Semana do Flamengo foi criada por iniciativa de Patricia Amorim e sancionada pelo prefeito Cesar Maia há um mês. Assim a semana que compreende data de aniversário do clube - 15 de novembro - será batizada de Semana do Flamengo.

Coração de Ronaldo Angelim é forte

Mesmo que seja improvável, Ronaldo Angelim pode reforçar a zaga rubro-negra na partida do próximo domingo, contra o Santos, no Maracanã. Isso porque nenhum problema foi constatado nos resultados dos exames médicos que já saíram.

O jogador se queixou de palpitação e mal-estar no confronto com o Corinthians, no dia 31 de outubro, e pediu para ser substituído. Desde então, não realiza atividades físicas, tendo ficado fora da derrota para o Cruzeiro. De acordo com o médico do clube, Walter Martins, se o estado clínico do atleta for normal, a decisão sobre sua escalação será do treinador.

“Alguns exames já saíram e não apresentaram problemas, mas existem outros que demoram até 48 horas para ficarem prontos. Até agora está tudo bem e dependendo do que o Joel achar melhor ele pode ter condições de jogo. Eu não garanto que ele vá ficar de fora”, afirmou.

Cristian deve ficar por mais três anos no Fla

Apesar do vice de futebol Kleber Leite negar, o planejamento do clube para 2008 continua a todo vapor. O cabeça-de-área Cristian, considerado uma das peças fundamentais na recuperação no Brasileiro, pode continuar no clube por mais três anos.

Segundo Josias Cardoso, empresário do jogador, o Fla precisa quitar até dezembro a compra dos direitos federativos, no valor US$ 500mil, junto ao Atlético-PR.

"Já está feito o contrato. O empréstimo aconteceu porque o Flamengo queria ver se o Cristian se adaptava ao Rio. Agora, passados sete meses, posso garantir que ele fica no clube", disse o empresário. A notícia deixou Cristian eufórico: "Estou feliz, pois meu desejo sempre foi continuar no Flamengo."

Juan volta a ser criticado na Gávea

Questionado pela torcida, Juan luta para não ser rebaixado na hierarquia do clube

Enquanto o Flamengo dá uma arrancada impressionante na reta final do Campeonato Brasileiro com uma melhora considerável no rendimento da equipe dentro de campo, o lateral-esquerdo Juan parece estar na contramão do grupo. Após um bom início de temporada, o jogador teve uma queda no seu desempenho e já é alvo de críticas.

Para piorar,  ontem, um torcedor que passava de carro pela orla da praia do Leblon  usou um megafone para ofender o camisa 6.

“Também esperava atuar melhor. Sei que não fui bem nos últimos jogos, mas procuro não me abater para não jogar fora o trabalho do ano inteiro. É difícil manter uma regularidade até o fim. Esses momentos passam e assim como eu, o time tem que ficar focado na vaga para a Libertadores”, comentou Juan.

Na última partida no Maracanã, contra o Corinthians, o atleta foi vaiado pelos torcedores, que apesar da vitória por 2 a 1, ficaram enfurecidos com a sua atuação.

“Fui vaiado no jogo contra o Corinthians mas isso é normal. Estávamos perdendo o jogo e acabei perdendo um gol. Não sou atacante e isso acontece. Mas isso é passado, estamos concentrados em vencer o Santos e tomara que consigamos esse objetivo”, afirmou.

O Dia

Penta do Fla: justiça decide

Rubro-Negro entrará com ação para impedir que o troféu vá para o São Paulo

Marluci Martins

Rio - Nem foi tão difícil garantir o título do Brasileirão. Bastou jogar uma bola redonda. Mas, se quiser levar para casa a taça de bolinhas, o São Paulo terá de suar muito. O Flamengo vai tentar impedir na justiça comum que seu objeto de desejo vá para o Morumbi.

Na verdade, um sócio-proprietário é quem vai à justiça, já que, saindo da esfera esportiva, o clube correria o risco de ser punido pela Fifa e a CBF. A idéia é correr contra o tempo, a ponto de evitar que a taça que homenageia o único pentacampeão brasileiro seja entregue ao tricolor paulista na solenidade a princípio marcada para o dia 3 de dezembro.

“O julgamento vai demorar uns dois anos, mas será pedida a antecipação de tutela para garantir uma liminar”, destacou o advogado Michel Assef, que é presidente do conselho administrativo e, possivelmente, fará a defesa da causa.

A alegação do tal sócio-proprietário, cuja identidade ainda é preservada, vai se fundamentar no seu interesse no patrimônio do clube. Michel Assef não tem dúvida de que a briga é causa ganha.

“A chance de o título de 1987 ser reconhecido é de 100 por cento”, garantiu o advogado que, nos anos 90, foi vice jurídico, presidente do conselho deliberativo e do conselho fiscal do Flamengo.

FLAMENGO X SÃO PAULO

Se o título de 1987 fosse reconhecido pela CBF, o Flamengo teria levado para a Gávea a taça de único pentacampeão em 1992, quando foi campeão brasileiro pela quinta vez. Quinze anos depois, a briga está no ar. Michel Assef, apesar de trilhar os caminhos da justiça, ainda prefere uma solução de paz.

“O ideal é que se faça um jogo no Morumbi e outro no Maracanã, entre Flamengo e São Paulo, para decidir quem fica com a taça. Já imaginou quanto a televisão pagaria por esses jogos? Dava para pagar o 13º salário de todo mundo”, sugeriu.

Joel faz as contas: mais duas vitórias

O jogo do ano. Assim está sendo considerada a partida contra o Santos, domingo, no Maracanã. O técnico Joel Santana já fez as contas do que o time precisa para chegar à Libertadores:

“Acho que, com mais duas vitórias, estamos classificados. Esse jogo de domingo é o mais importante do ano”. Para motivar o time, só mesmo as palavras de Joel. O salário de setembro está atrasado, assim como 17 premiações por vitórias no Brasileirão e, ainda, o prêmio pelo título estadual.

NO BANCO DOS RÉUS

Amanhã, o Flamengo será julgado por causa de incidentes no jogo contra o Vasco. E, na sexta, o clube será de novo réu. O árbitro Sálvio Spínola alegou que jogaram na sua direção um morteiro e uma lata, na partida contra o Grêmio. A pena: um a 10 mandos de campo.

Tempo fecha para lateral Juan

O tempo fechou em todos os sentidos, ontem, no Leblon. No dia chuvoso, o Flamengo fez seu treino na praia, o que custou caro para o lateral-esquerdo Juan, xingado por um torcedor.

Usando um megafone, o torcedor ofendeu o jogador, ao passar pelo local do treino num carro importado.

Era a reapresentação do Flamengo, após a derrota (3 a 1) para o Cruzeiro, no Mineirão. Naquele jogo, Juan jogou tão mal, que foi substituído por Roger — e, Toró, deslocado para a lateral.

Nem tudo foi tristeza, ontem, no Leblon. Se houve um protesto solitário, a maioria, ao contrário, prestigiou os jogadores do Flamengo. Vários motoristas tiraram o pé do acelerador na Avenida Delfim Moreira para ver seus ídolos de perto, causando um nó no trânsito.

Engarrafamento maior será o de domingo, nas imediações do Maracanã. Até as 17h de ontem, haviam sido vendidos 24.398 ingressos para o jogo contra o Santos. As vendas recomeçam hoje, a partir das 11h. Os torcedores podem comprar ingressos também pela Internet (www.ingressofacil.com.br) ou por telefone (4003-3345).

Os jogadores, a comissão técnica e o presidente Márcio Braga irão amanhã à tarde à Igreja de São Judas Tadeu, no Cosme Velho.

Ronaldo Angelim volta a desfalcar o Flamengo

Rio - O técnico Joel Santana ainda não terá o retorno do zagueiro Ronaldo Angelim na partida contra o Santos, no próximo final de semana, no Maracanã. Contra o Corinthians, na vitória por 2 a 1 de virada, o defensor rubro-negro passou mal em campo e teve de sair. Por essa razão ele não enfrentou o Cruzeiro e, como já está quase dez dias sem treinar, não poderá ser utilizado pelo comandante do Flamengo.

O jogador fará vários exames e, de acordo com o departamento médico do clube da Gávea, os resultados só serão conhecidos na próxima sexta-feira. Com o veto de Ronaldo Angelim, Joel Santava deve continuar com Thiago Sales ao lado de Fábio Luciano na zaga.

Enquete: internautas elegem Ibson como o craque do Brasileirão-2007

Rio - Em enquete realizada pela equipe de reportagem de "O DIA ONLINE", o cabeça-de-área Ibson, do Flamengo, foi apontado como o craque do Campeonato Brasileiro de 2007. Foram quase oito mil votos e o jogador rubro-negro recebeu 28,58% (2.249 votos) das intenções. Em segundo lugar, com 1.483 votos (18,85%), apareceu a opção que apontava que neste ano não tínhamos craque no Brasileirão. O zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, vem em terceiro lugar, com 1.236 votos (15,71%).

Confira abaixo o resultado da enquete: "Qual jogador pode ser apontado como o craque do Brasileirão-2007?"

1 - Ibson, do Flamengo / 28,58% (2249 votos)\ 2 - Ninguém. Este ano só teve pereba no campeonato / 18,85% (1483 votos)\ 3 - Thiago Silva, do Fluminense / 15,71% (1236 votos)\ 4 - Rogério Ceni, do São Paulo / 12,21% (961 votos)\ 5 - Conca, do Vasco / 8,50% (669 votos)\ 6 - Dodô, do Botafogo / 8,10% (637 votos)\ 7 - Acosta, do Náutico / 3,90% (307 votos)\ 8 - Felipe, do Corinthians / 3,50% (275 votos)\ 9 - Josiel, do Paraná / 0,65% (51 votos)\

Total: 7868 votos

Gazeta Esportiva

Flamengo vende quase 25 mil ingressos antecipados\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Disposto a conquistar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem, o Flamengo deverá contar com um Maracanã lotado no domingo, quando enfrenta o Santos pela antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Até o final desta terça-feira, 24.398 ingressos foram vendidos de acordo com a diretoria rubro-negra.\ Se a força das arquibancadas está garantida, o técnico Joel Santana espera que seu time também possa fazer a sua parte dentro do campo. O treinador sabe que o jogo é decisivo para as pretensões do Flamengo.\

“Uma vitória contra o Santos será muito importante para as nossas pretensões no campeonato. Acredito que com mais duas vitórias, estamos classificados para a Libertadores de 2008. Esse jogo de domingo é o mais importante do ano para o Flamengo. Em campo, o time tem que corresponder a força vindo das arquibancadas”, afirmou Joel.

Flamengo deve prêmios e pode perder torcida diante do Furacão\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo enfrenta alguns problemas nos bastidores. A diretoria rubro-negra não teria cumprido uma promessa de quitar parte da dívida com o elenco até a última segunda-feira e estaria devendo 15 premiações por vitórias, além de não ter pago o bicho pela conquista do Campeonato Carioca.\ Temendo por maiores problemas com o grupo, os dirigentes adiaram para depois do Brasileiro uma reunião marcada anteriormente para esta terça-feira. O encontro serviria para discutir a possível contratação de reforços para 2008.\

Fora de campo quem também trabalha são os advogados do Flamengo. Na quinta e sexta-feira, o Rubro-Negro enfrentará o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por incidentes nas partidas contra Vasco e Grêmio, respectivamente. Caso seja punido, o clube poderá ter que enfrentar o Atlético-PR, no dia 25, sem o apoio de sua torcida.

Na última semana, o Flamengo começou a vender ingressos para o jogo contra o Furacão, mas o próprio procurador do STJD, Paulo Schimidt, já confirmou que a estratégia não impedirá uma possível punição de fechar os portões do Maracanã nesta partida, caso o clube carioca seja considerado culpado pelos auditores do STJD.

Angelim não deve enfrentar o Santos e Maxi pode perder seu lugar\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Se o técnico Joel Santana lamentou alguns vacilos do sistema defensivo do Flamengo diante do Cruzeiro, para o confronto contra o Santos o treinador deverá continuar sem um de seus principais pilares: Ronaldo Angelim. Afastado dos treinamentos, o zagueiro só deve ser liberado depois que os médicos tiverem acesso aos resultados dos exames que tentam detectar as causas de seu mal-estar contra o Corinthians.\ “Ele está fazendo todos os exames e está há nove ou dez dias sem treinar. E é humanamente impossível colocar um atleta que está há dez dias sem treinar, para disputar um jogo tão importante”, reconheceu o preparador físico Ronaldo Torres, em entrevista à Rádio Brasil.\

Nesta terça-feira, após a segunda de folga, o grupo rubro-negro trabalhou fisicamente na praia do Leblon. A partir desta quarta-feira, quando comanda o primeiro treino com bola, Joel Santana poderá observar Rodrigo Arroz ao lado de Fábio Luciano. O mais provável, entretanto, é que o treinador rubro-negro dê mais uma oportunidade ao jovem Thiago Salles na defesa carioca.

Indefinição também cerca o ataque do Flamengo. Insatisfeito com o rendimento de Maximiliano Biancucchi nas últimas partidas, Joel Santana poderá sacar o argentino para o duelo contra o Santos. Neste caso, Renato Augusto e Roger brigariam por uma vaga ao lado de Souza, único garantido no setor após cumprir suspensão automática. O primeiro leva vantagem na disputa pelo melhor condicionamento físico. “O Renato Augusto já vinha treinando há mais tempo e está em condições físicas melhor do que o Roger”, disse Ronaldo Torres.

Favorito na disputa, Renato Augusto evita polêmica. “Infelizmente sofri algumas lesões que me atrapalharam. Mas venho trabalhando com muito empenho e deixo para o Joel decidir o que for melhor para o Flamengo. Eu estou pronto para jogar caso ele precise de mim”, garantiu o meia rubro-negro, alvo de especulações sobre uma possível transferência para o Chelsea no final do ano.

PeléNet

Médicos do Fla investigam problema cardíaco de Angelim

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo pode não contar mais com o zagueiro Ronaldo Angelim na reta final do Campeonato Brasileiro. O jogador se queixou de uma anormal aceleração em seus batimentos cardíacos e está afastado até que o problema seja identificado e detalhado pelo departamento médico rubro-negro.

O defensor se sentiu mal durante a vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na última quarta-feira, no Maracanã, pela 34ª rodada da competição nacional. Para o jogo seguinte, derrota por 3 a 1 para o Cruzeiro, no Mineirão, Angelim foi vetado e substituído por Thiago Sales.

"O caso dele está sob investigação. Ele reclamou de um disparo no coração. E este assunto cardíaco é sempre uma questão muito séria. Está fora por tempo indeterminado, até que realize todos os exames. Não podemos prever sua volta, por enquanto", explicou o médico do Flamengo Serafim Borges.

Com a ausência de Ronaldo Angelim, o técnico Joel Santana vai manter o jovem Thiago Sales ao lado de Fábio Luciano na zaga rubro-negra. O próximo compromisso da equipe será diante do Santos, domingo, às 18h10 (de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileiro.

Joel acredita que mais duas vitórias colocam o Fla na Libertadores

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico Joel Santana simplificou a matemática para que o Flamengo conquiste uma das vagas na próxima Taça Libertadores. De acordo com o comandante rubro-negro, basta sua equipe vencer os dois próximos jogos pelo Campeonato Brasileiro.

Das últimas três partidas no Nacional, o Flamengo realiza duas no Maracanã: encara o Santos, domingo, às 18h10 (de Brasília), e o Atlético-PR, no dia 25. O último compromisso, porém, será fora de casa. No dia 2 de dezembro, enfrenta o Náutico, nos Aflitos.

"Este jogo com o Santos é decisivo para a gente, assim como o seguinte. Se conquistarmos os próximos seis pontos, com certeza ficamos com essa vaga", avaliou o treinador.

Com 55 pontos, o Flamengo ocupa atualmente o quarto lugar e é seguido de perto por Palmeiras (quinto, também com 55) e Grêmio (sétimo, com 54). O sexto é o Fluminense (55), mas que não está na briga, uma vez que já tem lugar na Libertadores garantido por ter sido campeão da Copa do Brasil.

O Cruzeiro, com 57, é o terceiro melhor posicionado do Brasileiro, atrás do vice-líder Santos, com 59, e do já campeão São Paulo, com 73.

Flamengo x Santos: quase 25 mil ingressos vendidos

Os torcedores do Flamengo continuam comprando os ingressos para o jogo do Rubro-Negro contra o Santos, domingo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira, segundo assessoria de imprensa do clube, foram vendidas 24.938 entradas.

Os ingressos podem ser adquiridos normalmente nesta quarta-feira, das 11h às 17h, nos seguintes locais: Gávea (Flamengo), RioSampa (Nova Iguaçu), General Severiano (Botafogo), Caio Martins (Niterói), Laranjeiras (Fluminense), Loja Kappa (Barra da Tijuca) e bilheteria 8 do Maracanã. Estão à disposição dos torcedores 79.984 bilhetes.

A expectativa da diretoria carioca é de que o recorde de público desta competição (São Paulo x América - 69.874) seja batido. Dos dez maiores, sete são de jogos do Rubro-Negro: Flamengo 2 x 0 Grêmio (63.189), Flamengo 2 x 1 Corinthians (62.026), Flamengo 0 x 2 Fluminense (61.042), Flamengo 1 x 0 São Paulo (59.098), Flamengo 1 x 1 Sport (51.552), Flamengo 1 x 0 Fluminense (49.828) e Flamengo 1 x 1 Vasco (49.495).

Flamengo prepara grande festa pelos seus 112 anos

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo planeja realizar uma grande festa no próximo dia 15, quando completará 112 anos de fundação. O evento contará com uma série de shows, além atividades culturais, esportivas e sociais. Os shows terão início com partidas amistosas no campo de futebol profissional.

De acordo com a assessoria de imprensa rubro-negra, muitos artistas torcedores do clube já confirmaram presença na comemoração. Contudo, os nomes dos "astros" ainda não foram divulgados.

GloboEsporte

Ibson completa '23 anos e meio'

Apoiador do Flamengo brinca com a nova idade e diz que filho é seu maior presente

Eduardo Peixoto

Ibson sorri em treino do Fla na praia

Festa? Só no dia 2 de dezembro. E, mesmo assim, se a vaga na Libertadores estiver garantida pelo Flamengo. Aniversariante desta quarta-feira, dia 7 de novembro, o volante Ibson não tem quase nada a reclamar da data especial. Tirando, é claro, a sua nova idade.

- Quantos anos? Ah, 23 e meio! Pode colocar aí - diz, rindo.

No Rio de Janeiro, o número 24 é ligado ao "veado" do jogo do bicho. Por isso, Ibson evita até pronunciar o numeral. Na hora de escolher os presentes, o jogador lembra do filho Júnior, que nasceu há sete dias.

- Ele foi meu grande presente de aniversário. Já está em casa e alegrando meus dias - afirma o atleta.

Ao analisar o momento profissional, Ibson lembra que já sentiu vergonha de olhar a tabela do Campeonato Brasileiro. Afinal, quando ele estreou, o Flamengo estava na penúltima posição, com minguados 12 pontos.

- Eu nem olhava mesmo. Mas agora, depois de tudo o que aconteceu, faço questão de conferir. Dá até gosto ver nossa posição - declara, referindo-se ao quarto lugar, com 55 pontos.

O jogador é o artilheiro rubro-negro no Brasileiro, com seis gols. Em enquete no GLOBOESPORTE.COM, ele lidera com folga a eleição de "craque do time" na competição.

Cristian está quase certo em 2008

Empresário e jogador confirmam acerto para renovação com Flamengo por três anos

Eduardo Peixoto

Cristian deve seguir na Gávea em 2008

Uma das "formiguinhas" do meio-campo de Joel Santana, o meio-campo Cristian está quase garantido na Gávea em 2008. O contrato de empréstimo dele com o Flamengo termina no fim deste ano, mas há um outro compromisso fechado por mais três temporadas.

Para fazê-lo ter validade, o Rubro-Negro precisa pagar ao Atlético-PR U$ 500 mil até o fim deste ano. De acordo com o empresário do jogador, Josias Cardoso, a situação está quase equacionada entre as duas diretorias.

- O contrato está feito. Este empréstimo até o fim do ano foi mais uma forma de o Flamengo se garantir com o Atlético-PR sobre a adaptação dele. E, depois destes meses dele na Gávea, isso não está mais em questão. Posso garantir que ele fica - declara, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Feliz e empolgado no Flamengo, o volante também se considera dentro dos planos para a próxima temporada.

- Soube que as coisas estão caminhando bem. Fico feliz porque desde o início sempre disse que queria ficar aqui - afirma.

Blog rubro-negro cria 'penta vice único'

Torcedores do Fla lembram que o São Paulo já foi cinco vezes vice-campeão brasileiro

Camisa 'Penta vice Único' criada por um blog para ironizar o São Paulo

A discussão entre são-paulinos e flamenguistas sobre qual clube é o primeiro pentacampeão brasileiro não tem fim. Agora, torcedores que criaram um blog em homenagem ao Flamengo(flamengoeternamente) fizeram uma versão em cima da camisa confeccionada pela fornecedora de material esportivo do São Paulo que diz que o clube é 'Penta Único'. Para os rubro-negros, 'penta vice único'.

Isso porque o Tricolor Paulista ficou em segundo lugar nos Brasileiros de 71, 73, 81, 89 e 90, e é o único clube com tantos segundos lugares na competição mais importante do futebol brasileiro (confira a imagem acima).

Abelão quer ajudar o Flamengo

E força pode vir nos jogos contra Cruzeiro e Palmeiras, concorrentes do Rubro-Negro

Técnico Abel Braga conversa com os jogadores durante o treinamento.

O Flamengo tem um aliado na luta para conquistar uma vaga na Libertadores. Abel Braga, o técnico do Inter, garante que sua equipe fará o possível para vencer Cruzeiro e Palmeiras. O objetivo, claro, é firmar presença na Sul-Americana. Mas, de quebra, Abelão dá uma força aos amigos rubro-negros, já que Raposa e Verdão disputam posição no G-4 com o Mengão.

- O Inter almeja a Sul-Americana. Faremos de tudo para conseguir chegar. Vamos tentar ganhar os três jogos, independentemente de quem se beneficiar. Se eu pudesse ajudar alguém, seria o Flamengo, porque sou muito amigo do Joel e lá tem jogadores com quem trabalhei e gosto muito, como o Roger e o Ibson. Sou amigo do Márcio Braga também - afirma.

O comentário de Abel partiu de uma pergunta sobre o benefício que o Grêmio, a exemplo do Flamengo, terá com possíveis vitórias coloradas sobre Cruzeiro e Palmeiras. O treinador fez uma ressalva.

- Sou muito amigo do Mano também.

Amigos, mas interesses à parte. Gremistas e rubro-negros farão cara feia ao saber que Abelão, em parceria com a diretoria do Inter, decidiu dar férias aos atletas depois do jogo com o Cruzeiro, neste sábado. Serão oito dias de descanso, seguidos de uma semana de treinos, antes da partida contra o Palmeiras.

Joel: 'Com seis pontos, a vaguinha vem'

Técnico do Flamengo projeta classificação à Taça Libertadores com vitórias no Maracanã

Eduardo Peixoto

Jogadores do Fla durante treino na praia

Joel Santana costuma dizer que deseja um horizonte azul para o Flamengo no fim do Campeonato Brasileiro. Nesta terça-feira chuvosa e de céu acizentado, o técnico, protegido por um enorme guarda-chuva na Praia do Leblon, fez as contas para que a próxima visita ao local seja debaixo de sol forte e para comemorar a vaga na Taça Libertadores.

Em quarto lugar com 55 pontos, o Rubro-Negro, de acordo com seu treinador, estará garantido no torneio sul-americano se vencer os próximos dois jogos que tem no Maracanã, contra Santos e Atlético-PR.

- Se vencermos os dois jogos, com certeza, teremos uma vaguinha - declara Joel.

O primeiro obstáculo será o Alvinegro paulista, vice-líder do Brasileirão. Na Gávea, todos sabem que o confronto\ será equivalente a uma final.\

- É final de Brasileiro para a gente. Por tudo o que interessa ao clube, sem dúvida, será o jogo do ano - diz o treinador flamenguista.

Na surdina, Fla planeja 2008

Dirigentes se reúnem na Gávea após o treino de terça-feira e buscam reforços

Eduardo Peixoto

Kleber Leite já pensa na montagem da equipe do Flamengo para 2008

O discurso externo na diretoria do Flamengo é falar exclusivamente da disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Mas, apesar da tática para despistar, o clube age nos bastidores para montar o elenco de 2008.

Na noite de terça-feira, a cúpula do futebol rubro-negro se reuniu no departamento de futebol, na Gávea, e conversou sobre jogadores que podem ser contratados. O vice de futebol do clube, Kléber Leite, conversou com alguns empresários, ouviu sugestões dos outros participantes do encontro e traçou metas.

O planejamento passa pela manutenção do técnico Joel Santana. O acerto está quase sacramentado. Prestigiado, o treinador tem carta branca - mas nem tanto - para indicar reforços. Alguns dirigentes lembram das desastradas predileções de Ney Franco, que montou uma "filial" do Ipatinga na Gávea no início de 2007.

A meta principal é renovar com a espinha dorsal da equipe. Do time titular, Bruno, Fábio Luciano, Jaílton e Cristian têm os contratos encerrados no fim do ano. Destes, apenas o último está com a negociação adiantada para ficar. Ainda há o caso Roger. O jogador é uma aposta da diretoria para 2008 e a tendência é que o compromisso por três anos seja renovado.

Sobre reforços, ligações e mais ligações para empresários. Washington foi oferecido, mas o negócio não evoluiu. Os dirigentes têm cautela e evitam divulgar nomes para não melindrar os jogadores que, neste momento, são importantíssimos para que o planejamento da próxima temporada seja ousado. Ou seja, a montagem do próximo time está intrisecamente ligada à classificação para a Libertadores.

Presidente do Fla despreza Sport

Márcio Braga não se importa com ameaça dos pernambucanos: 'Não discuto com eles'

Eduardo Peixoto

Márcio Braga é irônico ao comentar "homenagem" do Sport ao São Paulo

Nada de respostas desaforadas ou irritação. A notícia de que o Sport planeja mandar fazer um outdoor para homenagear o pentacampeonato brasileiro do São Paulo foi recebida com desdém e uma dose de ironia pelo presidente do Flamengo, Márcio Braga.\ O dirigente rubro-negro diz que ignora o clube pernambucano desde 1987, ano da polêmica Copa União.\

- É justo que eles façam o tal outdoor. Se eles querem gastar o dinheiro deles desta forma, que ótimo! Há 20 anos não discuto com o Sport. Não me parece que tenham espírito esportivo. Procuram sempre soluções políticas, judiciais, tapetão, e isso não enobrece o esporte. É coisa de time provinciano - declara Braga.

Campeão do Módulo Verde (equivalente à Primeira Divisão), o Flamengo recusou-se juntamente com o vice Internacional a realizar o cruzamento com Sport e Guarani, times que venceram o Módulo Amarelo (Segunda Divisão). A CBF deu o título daquele ano ao Sport e apimentou a rivalidade entre os dois clubes.

- Mais de 180 milhões de brasileiros sabem que o Flamengo é penta. Não vou sustentar esta discussão agora - diz o presidente Márcio Braga.

Lance

Torcida comparece até em treino na chuva

Cerca de 50 torcedores vão à Praia do Leblon prestigiar o time do Fla

A chuva que caiu no Rio de Janeiro levou o treino do Flamengo desta tarde de terça-feira foi a ser realizado na praia do Leblon.

Mesmo com o tempo ruim, a torcida rubro-negra, com cerca de 50 pessoas, compareceu em grande número para prestigiar jogadores e a comissão técnica.

Na praia, o preparador físico Ronaldo Torres comandou uma atividade intensa, visando o jogo contra o Santos, domingo, no Maracanã.

Os únicos jogadores ausentes do treinamento na praia foram os goleiros Bruno, Diego e Marcelo Lomba, que fizeram um trabalho diferenciado na Gávea. Além de Leonardo, que fez musculação na sede do clube.

Médico do Fla analisa Angelim

LANCEPRESS!

O médico do Flamengo Walter Martins fez uma análise da contusão do zagueiro Ronaldo Angelim, que desfalcou o time no domingo passado na derrota por 3 a 1 contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. Para o médico, apenas depois de quinta-feira que poderá ser dado um diagnóstico sobre a gravidade da lesão.

Walter destacou ainda que o outro médico do Rubro-Negro, Serafim Borges, que irá avalia-lo.

radio l! - Vamos fazer mais uma análise do que aconteceu para ver melhor a gravidade da situação. O Serafim vai ver a situação e vai dar um prazo para o seu retorno - afirma. (Clique e ouça)

Joel espera retribuir o carinho da torcida

Treinador rubro-negro considera a vaga na Libertadores como um título

O técnico Joel Santana afirmou nesta terça-feira que pretende devolver todo o carinho que vem recebendo da torcida do Flamengo. Para ele, a força que vem das arquibancadas é um impulso a mais para que todo time trabalhe em busca das vitórias.

A expectativa de Maracanã lotado no próximo domingo, contra o Santos, não surpreende Joel. A proximidade da vaga na Libertadores é um prêmio para os torcedores, segundo o treinador.

- Temos de dar resposta positiva ao torcedor no domingo. Eles estão comprando ingressos, vão lotar o Maracanã e merecem a nossa retribuição. Hoje, a vaga na Libertadores é um título para nós. O comparecimento da torcida no treino é uma motivação a mais - declarou.

Fábio Luciano acredita na classificação

Zagueiro procura esquecer derrota para o Cruzeiro e só pensa no Santos

Um dos responsáveis pelo crescimento do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o zagueiro Fábio Luciano ressaltou que o Rubro-negro segue na briga por uma das vagas na Copa Libertadores, mesmo após a derrota do último domingo para o Cruzeiro.

Para o capitão do Fla, o confronto do próximo domingo diante do Santos será de fundamental importância para as pretensões do clube de chegar à competição sul-americana.

- É um campeonato muito equilibrado. Nosso objetivo continua de pé. Vamos tentar jogar bem neste jogo decisivo contra o Santos e buscar a vaga - ressaltou.

O zagueiro rubro-negro fez questão de enfatizar as qualidades do adversário, principalmente de seu trenador.

- O Santos é uma equipe muito bem armada e que tem um treinador sensacional. Eles estão praticamente classificados mas vão vir ao Rio para tentar a vitória - declarou

Renato Augusto pode ser titular no domingo

Apoiador pode ser escalado no ataque ao lado de Souza

LANCEPRESS!

Depois de jogar apenas o segundo tempo na derrota para o Cruzeiro por 3 a 1, o apoiador Renato Augusto deve começar como titular no próximo domingo, contra o Santos, pela 35ª rodada do Brasileiro. Até lá o preparador físico do Flamengo Ronaldo Torres acredita que o jogador esteja apto para jogar os 90 minutos.

O próprio jogador se sente confiante para jogar.

- Estou preparado, senti-me bem melhor. Até comentei com o Ronaldo que não senti nada na partida contra o Cruzeiro e o jogo foi muito desgastante, com o sol forte e o gramado alto. Espero agüentar a jogar a partida inteira - disse o apoiador, que pode ser escalado como atacante na vaga de Maxi Biancucchi na partida contra o Santos.

- Todos sabem que minha posição é no meio-de-campo, mas se tiver que atuar lá na frente, não tem problema - disse o jogador à Rádio Tupi.

Leonardo está liberado à preparação física

Atacante não faz uma partida pelo Flamengo desde 29 de setembro

Sem participar de uma partida desde o dia 29 de setembro, quando o Flamengo derrotou o Atlético-MG por 1 a 0, o atacante Leonardo foi liberado nesta terça-feira à preparação física e trabalhou na sala de musculação da Gávea.

Recuperado de uma lesão no pé direito, Leonardo tentará ser aproveitado por Joel Santana nas três partidas que restam deste Campeonato Brasileiro.

Contratado ao Paraná no início da temporada, o atacante fez apenas 23 jogos pelo Flamengo, tendo marcado seis gols: três no Carioca e três no Brasileiro.

Flamengo comemora semana de treinos

Recuperação de jogadores pode ajudar Joel Santana a escalar a equipe

O preparador físico do Flamengo, Ronaldo Torres, está muito satisfeito com a semana inteira que o time rubro-negro terá para se preparar para a partida contra o Santos, no próximo domingo, no Maracanã. Segundo ele, as últimas semanas foram de muito desgaste para todos os jogadores.

- Ter a semana inteira para trabalhar é muito bom. Em Natal, a temperatura muito elevada das três horas da tarde prejudicou, fisiologicamente, os atletas. Depois, a viagem de volta também foi cansativa e, no último domingo, o calor no Mineirão desgastou os jogadores. Farei um trabalho na praia para recuperar o preparo físico - disse em entrevista à Rádio Brasil.

Após passar mal na partida contra o Corinthians, o zagueiro Ronaldo Angelim está realizando uma bateria de exames para descobrir as causas dos sintomas apresentados. Renato Augusto pode aparecer como titular contra o Santos e Roger deve ficar na reserva.

- Angelim está fazendo exames e não treina desde sexta-feira. Fisicamente, fica impossível colocá-lo para jogar contra o Santos. Renato Augusto já treina há mais tempo, vem fazendo um trabalho físico e entrou bem no último jogo. O Roger está parado há mais tempo e ainda não tem condições de atuar nos 90 minutos - comentou o preparador físico.

Renato Augusto pode ser a opção do técnico Joel Santana para substituir o argentino Maxi Biancucchi, que não tem feito boas partidas.

Dois triunfos no Maraca podem dar vaga ao Fla

Nos dois próximos jogos, empates do Verdão e uma derrota do Grêmio bastam

Torcida vai lotar o Maracanã contra o Santos (Crédito: Cleber Mendes)

Quando o Flamengo vagava pela zona de rebaixamento, alguns viam o duelo contra o Náutico, na última rodada, como uma possível "Batalha dos Aflitos". Mas nada como um dia (ou jogo!) após o outro.

Se o time mantiver o desempenho no Maracanã neste Brasileiro nos dois próximos jogos e uma combinação de resultados ajudar, algo outrora inimaginável pode acontecer: a vaga na Libertadores poderá chegar na penúltima rodada.

Para que isso aconteça, o Flamengo terá de vencer Santos e Atlético Paranaense no Maior do Mundo para alcançar os 61 pontos. Vale lembrar que, no Maracanã, o Rubro-Negro venceu 11 das 18 partidas que disputou no Campeonato Brasileiro deste ano. O aproveitamento no estádio é de 70,3%.

O Palmeiras, que tem a mesma pontuação do Rubro-Negro (55), enfrentará Fluminense (em casa) e Inter (fora). Com dois empates, chegaria a 57 e nem uma vitória na última rodada seria suficiente para atrapalhar a classificação do Flamengo. Com 54 pontos, o Grêmio terá rivais bem diferentes. Na próxima rodada, a Nação torcerá para o São Paulo vencer o duelo de tricolores no Morumbi. O jogo seguinte será contra o já rebaixado América-RN, em Natal.

Se tiver perdido para o Tricolor Paulista, nem com uma vitória sobre o clube potiguar o Grêmio terá chance de alcançar o Flamengo. Caso essas projeções se confirmem, o Rubro-Negro terminará, na pior da hipóteses, em quarto lugar, posição que lhe garante vaga para a Libertadores do ano que vem.

Joel Santana não é otimista a ponto de achar que a vaga virá com antecipação. O comandante rubro-negro, que lamentou a derrota para o Cruzeiro, tem a sua matemática:

- Era um jogo-chave, contra um rival direto, que vinha mal, e nós estávamos bem. Mas é bola para a frente. Acho que, com duas vitórias e um empate, conquistaremos a vaga.