Notícias

Clipp 7/fevereiro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Fla joga de olho na Libertadores

Com time nas semifinais, Joel observará reforços contra o Volta Redonda

JOEL SANTANA: o técnico já pensa na estréia do Flamengo na Libertadores, contra o Coronel Bolognesi

Com 100% de aproveitamento e já classificado para as semifinais da Taça Guanabara, o Flamengo vai aproveitar a partida contra o Volta Redonda, hoje, às 19h30m, no Maracanã, para dar ritmo a alguns jogadores antes da estréia da equipe na Copa Libertadores, em 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru. O Flamengo lidera o Grupo A, com 15 pontos em cinco jogos.

Se vencer hoje, o Flamengo atingirá sua décima vitória consecutiva no Maracanã. A seqüência começou em 18 de outubro de 2007, com uma vitória sobre o Vasco por 2 a 1.

O zagueiro Rodrigo, o meia Kléberson e o lateral Luizinho já estão confirmados pelo técnico Joel Santana. Eles entram, respectivamente, nos lugares de Fábio Luciano (suspenso), Toró (suspenso) e Léo Moura (seleção brasileira).

- Comecei o ano com a equipe que terminou a temporada passada. Mas, agora, quero fazer observações.

Joel Santana elogia Kléberson

O zagueiro Rodrigo admite estar ansioso para jogar.

- Cheguei acima do peso e trabalhei duro para recuperar a forma. Agora me sinto bem para jogar. Preciso mostrar que tenho condições de ser titular - disse Rodrigo, que vinha sendo lançado aos poucos.

Pentacampeão mundial em 2002, Kléberson encara o Flamengo como um recomeço de carreira, depois de passagem discreta pelo Manchester United e dos problemas que teve no Besiktas, da Turquia:

- Preciso recuperar meu prestígio e nada melhor do que estar no Flamengo para isso.

Joel está encantado com a postura do pentacampeão.

- Kléberson é nobre. É um jogador de seleção que, na última partida, ficou à beira do campo para entrar. Mas eu mudei de idéia por causa de uma situação de jogo e ele sequer fez cara feia - conta.

Já o atacante Diego Tardelli, finalmente, fará sua estréia no Flamengo. O clube queria um documento da Federação do Rio, autorizando a escalação do jogador, mas ontem o Departamento Jurídico garantiu à comissão técnica que o atacante está liberado.

Souza, que, assim como Ronaldo Angelim, deverá forçar o terceiro cartão amarelo para não correr o risco de desfalcar o time nas semifinais, espera que Tardelli jogue.

- Ele é rápido e tem qualidade. Tenho certeza de que vai nos ajudar muito - disse Souza, deixando claro que não há mais problemas entre os dois.

Flamengo: Bruno, Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Kléberson; Diego Tardelli (Marcinho) e Souza. Volta Redonda: Edinho, Júlio Cezar, Aílson, Alemão e Hamílton; Alexandre, Lecheva, Glauber e Leandro Senna; Fábio e Léo Guerra. Juiz: Pathrice Wallace Maia.

TRANSMISSÃO: Premiere e Rádio Globo

Fica para uma próxima vez

Dunga esquece olímpicos na vitória sobre a Irlanda (1 a 0), mas ganha dois laterais

Fernando Duarte

Entre testar a equipe olímpica e entrar para a história como o primeiro técnico da seleção brasileira a vencer em Dublin, Dunga ficou com a segunda opção. E conseguiu o que queria. Bem superior, o Brasil derrotou, ontem, a Irlanda por 1 a 0, em sua primeira apresentação em 2008. Antes, a seleção jogara duas vezes na Irlanda: perdeu em 1987 (1 a 0) e empatou em 2004 (0 a 0).

Se não serviu para começar a entrosar a seleção que tentará o inédito ouro olímpico, a partida deu ao treinador brasileiro duas novas opções para o time que está disputando as eliminatórias da Copa-2010.

Leonardo Moura e Richarlysson, dois estreantes, jogaram bem e devem ter outra oportunidade.

Antes do jogo, houve um minuto de silêncio em homenagem aos oito jogadores do Manchester United que morreram em acidente aéreo, há exatos 50 anos. O clima de amistoso ficou por aí. Com a bola rolando, o que se viu foi uma seleção irlandesa atuando como se fosse jogo de Copa do Mundo: marcação dura, carrinhos e correria.

Olímpicos só entram no fim

Quem esperava uma seleção brasileira desinteressada, surpreendeu-se com a movimentação. Depois da pressão inicial da Irlanda, o Brasil tomou conta do jogo.

Estreando na seleção, Leonardo Moura era a melhor opção de ataque. À vontade com a camisa amarela, o lateral do Flamengo só pecava nos cruzamentos. Além dele, também se destacava Robinho.

Dunga não mexeu na equipe no intervalo, e o Brasil continuou melhor. O gol acabou saindo aos 21 minutos. Robinho invadiu a área e tocou, com categoria, entre as pernas do apoiador Carsley, surpreendendo o goleiro Given.

Aos 32, Dunga pôs, em seqüência, Anderson, Lucas e Rafael Sóbis. Porém, não deu para muita coisa.

Irlanda: Given, Kelly, Dunne, O'Shea e Kilbane; Carsley, McGeady, Duff e Miller (Potteer); Keane e Doyle (Hunt). Brasil: Júlio César, Leonardo Moura, Alex, Luisão e Richarlysson; Gilberto Silva, Josué (Lucas), Diego (Anderson) e Júlio Baptista; Robinho e Luís Fabiano (Rafael Sóbis). Juiz: René Rogalla. Cartão amarelo: Kelly.

BRASIL

JÚLIO CÉSAR: Atuação tranqüila. Só foi exigido nos cruzamentos e mostrou muita segurança. 6.

LEONARDO MOURA: Muito boa estréia na seleção. Jogou com desenvoltura e foi das melhores opções de ataque. Ganhou pontos com Dunga. 7,5.

ALEX: Acostumado ao jogo aéreo do futebol inglês, não deu chances aos atacantes irlandeses. 6,5.

LUISÃO: Também saiu-se bem nas bolas levantadas na área. 6,5.

RICHARLYSSON: Outro que aproveitou o amistoso. Jogou com determinação e mostrou que pode ocupar a vaga na lateral nas eliminatórias. 7.

GILBERTO SILVA: Protegeu a zaga e saiu jogando com categoria. 6,5.

JOSUÉ: Boa movimentação. Apresentou-se para os chutes e quase marcou um gol ainda no primeiro tempo. 7. LUCAS entrou no fim e não teve tempo para nada. Sem nota.

DIEGO: Uma de suas melhores partidas com a camisa da seleção. Procurou confundir a marcação com deslocamentos constantes e arriscou os chutes. 6,5. ANDERSON entrou no fim e não teve tempo apresentar para nada. Sem nota.

JÚLIO BAPTISTA: Um dos poucos a destoar. Lutou bastante, mas produziu pouco. 5,5.

ROBINHO: O melhor em campo. Jogador mais perigoso do Brasil, de seus pés, saíram as principais jogadas da equipe. Fez um golaço, deu dribles e, mesmo marcado com violência, não se intimidou. 8,5.

LUÍS FABIANO: Ficou mais preso entre os zagueiros e acabou tendo poucas chances. Numa delas, quase marcou um golaço, após tabelinha com Robinho. 6,5. Saiu quase no fim do jogo para a entrada de RAFAEL SÓBIS , que literalmente não tocou na bola. Sem nota.

DUNGA: Como o jogo estava duro, não quis correr riscos e manteve os jogadores com idade olímpica no banco. Seu time foi sempre superior e mereceu a vitória. Além disso, ganhou novas opções para as laterais do grupo que está disputando as eliminatórias para a Copa do Mundo. 6.

IRLANDA

O atacante Robbie Keane foi o jogador mais perigoso. Mostrou habilidade e deu trabalho à zaga brasileira. O goleiro Given também apareceu bem, com pelo menos duas grandes defesas.

ARBITRAGEM

O suíço René Rogalla conduziu bem o jogo. Como era um amistoso, foi econômico na hora de distribuir cartões, mas sua atuação foi razoável.

JORNAL DOS SPORTS

Hora dos reservas rubro-negros mostrarem serviço

Classificado, time enfrenta o Volta Redonda com um time recheado de novidades

Thiago Bokel e Nathan de Lima

Nina Lima/JS

O zagueiro Rodrigo descansa após o treino recreativo de ontem. Ele fará a primeira partida como titular. Luizinho (ao fundo) também terá sua chance

Como se fosse um conto de fadas, a história da contratação do zagueiro Rodrigo pelo Flamengo foi sofrida, mas acabou com um final feliz. Hoje, quando ele pisar no Maracanã pela primeira vez como titular, às 19h30min, para enfrentar o Volta Redonda, um filme passará pela sua cabeça. Quando lesionou o joelho esquerdo, em agosto do ano passado, o jogador, ex-Dínamo de Kiev, fez toda sua recuperação no Brasil, e o desejo de retornar ao país foi despertado.

Na gelada e distante Ucrânia ele ficou afastado do seu maior sonho: Seleção Brasileira. Depois de conseguir convencer o presidente do clube ucraniano a liberá-lo para o Fla, o São Paulo resolveu jogar pesado para investir na sua contratação. Irritado com a indefinição, o dirigente europeu quis cancelar o negócio e Rodrigo viu assim o seu maior temor - continuar na Ucrânia - ficar próximo.

A diretoria rubro-negra então entrou em ação, e depois de muito esforço, finalmente o zagueiro foi contratado para formar dupla com Fábio Luciano. Mas pelo tempo que ficou parado, Rodrigo se apresentou ao novo clube visivelmente acima do peso, e a vaga como titular, antes dada como certa, ficou complicada, devido ao bom rendimento de Ronaldo Angelim.

Com a classificação do Flamengo para as semifinais da Taça Guanabara, o técnico Joel Santana já havia adiantado que daria chance aos que não estavam jogando. E a expulsão de Fábio Luciano na última partida, contra o América primeira oportunidade de ser titular no Rubro-Negro.

Tardelli confirmado\ Além dele, Kleberson e Diego Tardelli também começarão como titulares pela primeira vez. Outra novidade é a presença do lateral-direito Luizinho, que substituirá Leonardo Moura, convocado para a Seleção Brasileira.\

"Chegou a hora destes quatro jogadores mostrarem que podem aproveitar a oportunidade. Estamos na frente da tabela desde o início da competição e vamos lutar para que permaneça assim. A classificação só não nos basta. O time deles é bom. Não podemos nos descuidar e colocar tudo a perder", avisou o treinador rubro-negro.

Apesar de já estar com a classificação garantida, quem entrar deverá mostrar serviço, pois uma vitória hoje dará ao Flamengo o direito de ser o primeiro colocado do Grupo A. Além disso, vencendo, o time obterá a marca de dez triunfos consecutivos no Maracanã.

Já no Volta Redonda, a novidade será a estréia do técnico Alexandre Gama, que ficou conhecido pela discussão que teve com Romário quando era técnico do Fluminense. Na ocasião, o Baixinho soltou uma das suas frases mais marcantes no futebol: "O cara chegou no ônibus agora e já quer sentar na janela?".

E o intuito hoje é não deixar o Voltaço nem chegar perto do ônibus.

Ronaldo Torres pouparia titulares no Fla-Flu

O clássico Fla-Flu deste ano é aguardado ansiosamente por todos os torcedores de ambas as equipes. Porém, se depender do preparador físico do Flamengo, Ronaldo Torres, o duelo entre os dois clubes que representarão o Rio na Libertadores deste ano, não passará apenas de um jogo-treino.

Caso vença o Volta Redonda, amanhã, no Maracanã, o Rubro-Negro pode chegar na última rodada com a liderança do Grupo A garantida, o que possibilitaria o sonho de Ronaldo em poupar alguns jogadores para aprimorar a parte física do grupo de atletas.

“Na verdade, o ideal seria poupar alguns jogadores no clássico porque teríamos um tempo maior para preparar a equipe. E se estiver classificada em primeiro lugar, será importante fazer isso. Vou falar com o Joel, mas se ele vai me escutar eu não sei”, brincou o preparador, que resumiu o porquê de querer poupar os atletas em um clássico tão importante.

“Nós já trabalhamos muito na pré-temporada na Granja Comary, mas agora seria uma preparação diferenciada. Quem sabe treinar na praia. Não estamos tendo tempo para dar ênfase à parte física, pois jogamos sempre duas vezes por semana”, explicou Ronaldo Torres, considerado o braço direito do técnico Joel Santana.

Aniversariante, Juan espera marcar um gol contra o Voltaço

Na véspera da partida contra o Volta Redonda, o aniversário do lateral-esquerdo Juan acabou passando despercebido. No entanto, o jogador já sabe o que pedir dos seus companheiros.

“Estou muito feliz em poder comemorar meu aniversário com o time tão bem. Acho que meu presente ideal seria fazer uma boa partida, ou quem sabe até mesmo, um gol”, desejou Juan.

Já o lateral-direito Luizinho, acabou sendo “presenteado” em função da convocação de Léo Moura para a Seleção Brasileira. Ele sabe que provavelmente, as oportunidades este ano serão poucas, mas espera corresponder: “Vida de lateral e goleiro é complicada, porque só pode jogar um. Como o Léo Moura vive uma ótima fase, é mais difícil de atuar, mas estou pronto para ajudar”, afirmou Luizinho.

Parceria com Tardelli anima Souza

Depois de tapas e beijos, chegou a hora da dupla da discórdia, Souza e Diego Tardelli, enfim começar uma partida como titular do Flamengo. Os atacantes, que recentemente discutiram via imprensa, já afirmaram que as mágoas ficaram para trás e que agora só o clube interessa.

Após o treino de ontem, realizado na Gávea, Souza confessou que ainda não conhece bem seu novo parceiro, mas rasgou elogios ao ex-são-paulino

“O Tardelli é um jogador muito rápido e tenho a certeza absoluta de que ele vai demonstrar que tem um grande potencial. Ele ainda irá nos ajudar muito. Ainda não estamos entrosados, já que ele chegou aqui recentemente, mas tenho certeza de que em breve isso vai melhorar e vamos conseguir fazer bons jogos”, elogiou o camisa 9.

Sobre a constante mudança de seu companheiro de ataque, Souza foi categórico ao afirmar que isso não o preocupa e que vai continuar treinando com muita dedicação para se manter na equipe.

“Temos um grupo muito forte e, com isso, o Joel comanda um grande leque de opções para o ataque. Ninguém quer ficar sem jogar e por isso temos que continuar trabalhando para conseguir estar sempre entre os titulares”, disse o atacante, que vem sendo um dos principais destaques da equipe nos treinos coletivos.

Joel não quer forçar os cartões de Souza e Angelim

Ronaldo Angelim e Souza têm dois cartões amarelos e podem ser desfalques contra o Fluminense caso recebam o terceiro amanhã contra o Volta Redonda. Conforme informação do site do Flamengo, Joel nega pretensão de forçar o terceiro cartão.

“Por que faria isto se os cartões zeram na semifinal da Taça Guanabara?” , disse o treinador rubro-negro.

O clássico contra o Fluminense na última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara pode não ter importância para a classificação, caso o Flamengo alcance uma vitória no jogo de amanhã contra o Voltaço, o rubro-negro terá assegurado o 1° lugar do grupo A. No Grupo B o Botafogo segue liderando e precisa apenas de um empate hoje contra o Cabofriense no Engenhão para conquistar o 1° lugar; deixando uma forte briga pelo segundo lugar (provável adversário do Flamengo) para Vasco, Cabofriense e Madureira.

O DIA

Rubro-Negro, classificado, poupa titulares: Kléberson volta e Tardelli estréia

Rio - De olho na estréia na Copa Libertadores, na próxima semana, e já classificado para as semifinais da Taça Guanabara, o Flamengo poupa titulares e testa seus ‘reservas de luxo’ hoje, às 19h30, contra o Volta Redonda, no Maracanã, pelo Grupo A.

O técnico Joel Santana vai aproveitar a partida para dar ritmo aos novos contratados, principalmente a Kléberson e Diego Tardelli (que vai fazer sua estréia com a camisa rubro-negra, no lugar de Marcinho, barrado). “O Tardelli precisa começar a resgatar a auto-confiança pela qualidade que tem. Há muito anos ele é uma esperança de jogador para a seleção brasileira e agora começa uma vida nova aqui no Rio”, afirmou o treinador, ressaltando também a importância do pentacampeão Kléberson. “Kléberson é nobre. É um jogador de Seleção”.

Outro que terá a primeira oportunidade de iniciar uma partida no Flamengo é o zagueiro Rodrigo. “Já entrei em alguns minutos e agora vou começar jogando. Estou ansioso, pois a pior coisa em não jogar é ver o pessoal pela televisão”, afirmou o jogador, que entra na vaga do capitão Fábio Luciano, suspenso por causa da expulsão contra o América.

Rodrigo, que chegou à Gávea no fim de 2007, quer aproveitar a partida para ganhar a vaga: “Cheguei acima do peso, fora de forma. Já reduzi a gordura e cumpri todas as etapas da preparação física. Preciso mostrar o que tenho de melhor e brigar por uma vaga de titular, entrar para não sair mais”.

Além de Fábio Luciano, o Flamengo não terá Leonardo Moura, que esteve ontem na seleção brasileira na partida contra o Eire, em Dublin. Outro desfalque é o apoiador Toró, que levou o terceiro amarelo na partida contra o América.

FORÇAR CARTÕES

Aliás, dois titulares estão pendurados com o segundo amarelo: o atacante Souza e o zagueiro Ronaldo Angelim. Os dois foram instruídos a levar o terceiro cartão. Assim, nenhum dos dois correria o risco de ficar fora das semifinais da Taça GB.

Apesar dos desfalques e de poupar jogadores, Joel Santana exige uma vitória sobre o Voltaço, que garantiria ao time da Gávea o primeiro lugar da chave. “Tudo vai depender do resultado contra o Volta Redonda. Outros poderão até não jogar o clássico diante do Fluminense, em caso de uma vitória”, comentou Joel.

GAZETA ESPORTIVA

Classificado, Flamengo faz treino de luxo no Maracanã\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Já classificado para as semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Brasileiro, com 15 pontos e 100% de aproveitamento no grupo A, o Flamengo fará um verdadeiro treino de luxo às 19h30 desta quarta-feira no Maracanã, onde vai medir forças com o Volta Redonda.\ De olho na estréia na Copa Libertadores na próxima semana, o Rubro-Negro deverá preservar seus atletas nessas duas rodadas finais (domingo tem clássico contra o Fluminense). Com sete pontos, o Voltaço pretende 'fazer estoque' para não correr risco de rebaixamento e até mesmo brigar por vagas na Copa do Brasil de 2009 e na próxima Série C do Campeonato Brasileiro.\

Joel Santana, técnico do Flamengo, já confirmou quatro alterações em relação à formação que goleou o América por 4 a 0 no sábado de Carnaval. O lateral-direito Leonardo Moura, que está servindo a seleção brasileira, dará vaga a Luizinho.

O zagueiro Fábio Luciano, expulso diante do Diabo, e o meia Toró, que recebeu o terceiro cartão amarelo no mesmo jogo, cumprem suspensão. Dessa forma, Rodrigo entra na zaga e Kléberson no meio-de-campo. Por fim, Diego Tardelli vai estrear no ataque, ao lado de Souza. Marcinho será poupado.

”Não teremos o time considerado titular pelos mais variados motivos, mas tenho plena confiança nos jogadores que irão entrar para nos ajudar a manter os 100% de aproveitamento nesta temporada. O Flamengo montou um elenco forte para a Copa Libertadores e para o Carioca e, por isso, temos que trabalhar com todas as peças”, disse Joel.

Se alguns considerados titulares ficarão de fora, melhor para os que ganham a chance. Nos casos de Rodrigo e Tardelli, trata-se da estréia. Kléberson já entrou em alguns jogos, mas como titular desde o início será a primeira vez.

“Vim para o Flamengo para resgatar meu futebol, pois tenho um nome dentro do Brasil e tenho que ganhar o prestígio que acabei perdendo um pouco. Espero muito aproveitar essa oportunidade contra o Volta Redonda para mostrar meu futebol. Quero mostrar ao Joel que ele pode contar comigo”, disse Kléberson.

No Volta Redonda a principal atração é a estréia do técnico Alexandre Gama, que substituirá Válter Ferreira, demitido na semana passada. Na goleada de 5 a 1 aplicada no Cardoso Moreira, no domingo de Carnaval, o Voltaço foi dirigido interinamente pelo auxiliar Luiz Cláudio.

“Acredito que o Volta Redonda conte com jogadores capazes de levar o time a uma colocação melhor neste Campeonato Carioca. Por isso tenho certeza de que, com muito trabalho e seriedade, iremos avançar aos poucos. Fomos bem contra o Cardoso Moreira e espero que sejamos ainda melhores contra o Flamengo”, disse Gama, que não fará mudanças na equipe.

PELENET

Joel Santana nega que haja "relaxamento" no Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo foi o primeiro time a conseguir a vaga antecipada às semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Apesar da classificação ter sido conquistada com duas rodadas de antecedência, não haverá acomodação na Gávea. É o que assegura o treinador Joel Santana.

Joel Santana vai fazer alterações na equipe que joga nesta quinta-feira contra o Voltaço

"Aqui no Flamengo não existe relaxamento. Queremos manter essa invencibilidade diante do Volta Redonda. Somos uns dos melhores ataques do Campeonato e temos a defesa menos vazada. Temos que manter essa moral lá em cima. Vamos jogar diante da nossa torcida, e ela sempre merece vitórias", disse o técnico, referindo-se ao jogo desta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.

Joel comentou o fato de dar oportunidades aos reservas nas próximas duas partidas. Serão quatro as novidades diante do Volta Redonda: Luizinho, Rodrigo, Kléberson e Diego Tardelli, que entrarão nas vagas de Leonardo Moura (na seleção), Fábio Luciano (suspenso), Toró (suspenso) e Marcinho (opção tática).

"Todos aqui vão ter oportunidades. Nosso plantel é muito qualificado, e esse tipo de revezamento é normal, para dar ritmo de jogo a todos os jogadores. Os que estão entrando agora tem que manter a qualidade que a equipe vem apresentando", continuou.

O treinador citou o caso do atacante Obina, autor de três gols na vitória sobre o América, por 4 a 0, no sábado de Carnaval.

"Todos aqui tem muita importância. Veja o caso do Obina. Sempre que precisamos dele, ele está ali para ajudar. Ele é um jogador coringa, que pode entrar a todo momento", finalizou.

Aniversariante do dia, Juan não pensa em ser artilheiro no Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O lateral-esquerdo Juan é um dos jogadores mais ofensivos do Flamengo. Ele já fez dois gols no Campeonato Estadual do Rio, apenas um atrás dos goleadores da equipe, Obina, Souza e Ibson, que já marcaram três vezes. A boa fase, no entanto, não faz com que o defensor sonhe com a artilharia da equipe.

Juan já marcous dois gols no Estadual do Rio, mas não está pensando na artilharia

"A artilharia eu deixo para o Souza e o Obina. A minha função é preparar as jogadas para eles", salientou Juan, que completa 26 anos nesta quarta-feira.

Juan ainda não se considera com 100% de sua condição neste início de temporada.

"Preciso ainda melhorar a parte física. Quando você está bem fisicamente, a parte técnica cresce ao mesmo tempo", comentou.

Juan também falou sobre a escalação do lateral-direito Luizinho, na vaga de Leonardo Moura, que jogará pela seleção brasileira contra a Irlanda, esta tarde, em Dublin.

"Treino todo dia contra o Luizinho. Ocupamos a mesma faixa do campo, eu no time titular e ele no reserva. Sei que ele tem totais condições de entrar e jogar bem como o Moura faz", completou.

Os gols de Juan no Estadual foram feitos contra o Cardoso Moreira (4 a 1) e América (4 a 0).

Souza espera boa dupla com Tardelli, apesar do desentrosamento

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo terá uma nova dupla de ataque, nesta quinta-feira, contra o Volta Redonda, no Maracanã, às 19h30 (de Brasília), pela sexta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual: Souza e o recém-contratado Diego Tardelli.

Souza é um dos artilheiros do Flamengo no Campeonato Estadual do Rio de Janeiro

Um dos artilheiros da equipe no Campeonato Estadual do Rio, com três gols, ao lado de Obina e Ibson, Souza acredita que seu novo parceiro de frente terá um bom desempenho, apesar de estar há pouco tempo no elenco.

"O Diego é muito rápido. Acompanhamos ele há bastante tempo e sabemos que ele tem muita qualidade. Mas os torcedores terão de ter paciência, pois estamos desentrosados ainda", comentou.

Apesar da equipe já estar classificada às semifinais da Taça Guanabara, Souza espera seguir atuando em todas as partidas. Ele não pensa em pedir para ser poupado pelo treinador Joel Santana.

"Todo mundo quer jogar sempre e eu não sou diferente", completou

Flamengo x Volta Redonda vale pela estréia de Diego Tardelli

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Já classificado à semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual, o Flamengo encara o Volta Redonda, nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), pela sexta rodada do Grupo A, sem muito interesse. Porém, o jogo terá muito valor para o atacante Diego Tardelli, que, finalmente, estréia com a camisa rubro-negra.

O Flamengo está com 15 pontos e luta apenas para terminar na primeira posição do grupo. Já o Volta Redonda, com sete, está eliminado e, agora, só pensa na Taça Rio, segundo turno do certame.

Atacante Diego Tardelli será titular do time contra o Volta Redonda nesta quinta-feira

Diego Tardelli deveria estrear na partida contra o América, no último sábado, no Engenhão. Porém, como apenas recebeu um "ok" verbal da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) sobre a regularização do atleta, a diretoria do Flamengo achou melhor deixá-lo de fora.

"O Diego é muito rápido. Ele vem sendo acompanhado há tempos e sabemos que tem muita qualidade. Mas os torcedores terão de ter paciência, pois estamos desentrosados ainda", salientou o ex-desafeto e Souza.

Além do ex-jogador do São Paulo, o Flamengo terá outras novidades: o lateral-direito Luizinho, que substitui Leonardo Moura, na seleção brasileira. Já o zagueiro Rodrigo e o volante Kléberson entram nos lugares dos suspensos Fábio Luciano e Toró, respectivamente.

"Aqui no Flamengo não existe relaxamento. Queremos manter essa invencibilidade diante do Volta Redonda. Somos uns dos melhores ataques do Campeonato e temos a defesa menos vazada. Temos que manter essa moral lá em cima. Vamos jogar diante da nossa torcida e ela sempre merece vitórias", sentenciou o treinador Joel Santana.

Pelo lado do Volta Redonda, o time terá uma estréia também: a do treinador Alexandre Gama, ex-Fluminense. O Aurinegro, embalado pela goleada sobre o Cardoso Moreira (5 a 1), além de "treinar" para a Taça Rio, precisa do três pontos para brigar por vagas na Copa do Brasil de 2009 e na Série C do Campeonato Brasileiro deste ano.

"Pego uma pedreira dessas logo de cara, mas são coisas do futebol. Apesar de ser o Flamengo, embalado, e no Maracanã, a esperança é sempre de uma vitória. Estou conhecendo ainda esse grupo, mas já deu para perceber que é uma equipe que tem condições de chegar às finais e é isso que vamos tentar na Taça Rio, pois agora está bem complicado", disse Alexandre Gama, em entrevista ao site oficial do Volta Redonda.

Leandro Amaral, Dodô e Washington não atuam contra o Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Leandro Amaral, Washington e Dodô estão fora da partida deste domingo, contra o Flamengo, às 18h10 (horário de Brasília), no Maracanã, pelo Campeonato Estadual. A informação foi dada pelo próprio técnico Renato Gaúcho, após o triunfo do Fluminense sobre o América, por 6 a 1.

"Uma coisa eu posso afirmar: eles não jogam o clássico de domingo. Agora, o resto do time, somente com os treinamentos da semana", revelou o comandante tricolor.

De certa forma, Renato Gaúcho acabou surpreendendo. Afinal, a expectativa era de que apenas um deles ficasse de fora do clássico. O treinador do Fluminense, desde o início da pré-temporada, vem avisando que em algumas partidas o esquema com três atacantes não seria utilizado.

Além de Leandro Amaral, Washington e Dodô, o volante Ygor e o lateral-direito Gabriel, ambos pendurados com dois cartões amarelos, também não jogam. Rafael e Fabinho serão os substitutos, respectivamente.

O meia Thiago Neves, que esteve com a seleção brasileira no amistoso contra a Irlanda, em Dublin, deve atuar. Renato Gaúcho não quer deixá-lo um longo período inativo.

O zagueiro Luiz Alberto, caso se recupere da lesão no pé direito, retorna normalmente na vaga de Roger. O departamento médico tricolor acredita na participação do jogador no clássico.

Sendo assim, o Fluminense pode encarar o Flamengo com a seguinte formação: Fernando Henrique, Rafael, Thiago Silva, Luiz Alberto (Roger) e Junior Cesar; Fabinho, Maurício, Darío Conca e Thiago Neves; Cícero e Soares.

GLOBO ESPORTE

Kléber Leite abre as portas para Romário

Vice de futebol nega conversa com o Baixinho, mas diz que organizaria jogo de despedida

Thiago Lavinas

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, negou nesta quarta-feira à noite que já tenha conversado com Romário após a saída do camisa 11 do Vasco. O Baixinho teria interesse de fazer um jogo de despedida pelo Flamengo.

Kléber Leite garantiu que a última conversa com Romário aconteceu há dois meses. Mas deixou claro que se o Baixinho desejar não teria qualquer problema em encerrar a carreira no Flamengo.

- As portas do Flamengo estão abertas para o Romário. Recebemos todos os grandes rubro-negros de braços abertos - disse o dirigente.

Irritado com a ordem da diretoria de escalar Alan Kardec em vez de Abuda, como havia sido combinado com o assistente Alfredo Sampaio, Romário pediu para deixar o cargo de comandante e atacante do Vasco nesta quarta-feira pouco antes da partida contra o Friburguense. A confusão aconteceu durante a preleção para a partida, em que Romário não participava por estar suspenso pelo STJD.

A escalação de Alan Kardec foi uma ordem do presidente Eurico Miranda já que o jogador interessa ao Paris Saint Germain, da França. A oferta seria de 3,7 milhões de euros (cerca de R$ 10,4 milhões) para negociar 80% de seus direitos federativos.\ O presidente Eurico Miranda vai dar uma entrevista coletiva após a partida em São Januário para explicar o problema com o Baixinho.\

No próximo dia 14, Romário vai ser julgado no pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador foi suspenso no fim do ano passado por 120 dias pelo uso de um comprimido contra queda de cabelo, que continha a substância finasterida. A tendência é que o Baixinho tenha a sua pena reduzida e retorne aos gramados a partir do dia 15.

Três tenores do Flu não jogam o clássico

Renato Gaúcho promete poupar suas estrelas para as semifinais da Taça GB\ Caio Barbosa\

Dodô, Washington e Leandro Amaral não irão jogar o Fla-Flu de domingo

O Fluminense ainda não está matematicamente classificado para a semifinal da Taça Guanabara, o Macaé Esporte ainda ameaça, apesar do Tricolor ter três pontos e sete gols a mais de saldo. No entanto, o treinador Renato Gaúcho não está preocupado, e promete poupar titulares no Fla-Flu do próximo domingo.

- Uma coisa é certa, a equipe vai estar bastante modificada. Posso adiantar que os três atacantes não vão jogar. Mas no Fluminense todos têm minha confiança. Posso mudar quatro ou cinco que fico tranqüilo - revela o técnico, que não enxerga a partida como um simples amistoso.

- Amistoso nunca é. São dois grandes clubes, grandes torcidas, mas é claro que eu e o Joel estamos tranqüilos porque já estamos na semifinal.

Além de Washington, Dodô e Leandro Amaral, Ygor e Gabriel também devem ser poupados. O provável time no clássico é: Fernando Henrique, Rafael, Thiago Silva, Roger e Júnior César; Maurício, Fabinho (Arouca), conca e Thiago Neves; Cícero e Soares.

Fla joga em busca do primeiro lugar

Garantido nas semifinais, time recebe o Volta Redonda para poder dar folga aos titulares\ GLOBOESPORTE.COM\

Diego Tardelli estréia como titular do Fla

No carnaval, o técnico Joel Santana fantasiou-se de soldado para desfilar na Sapucaí. A folia acabou e o técnico volta ao papel de comandante implacável do Flamengo na partida contra o Volta Redonda, nesta quinta-feira, no Maracanã. O jogo, válido pela sexta rodada do Estadual, começa às 19h30m e terá transmissão em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. O Premiere também mostra o duelo ao vivo.

- Aqui ninguém relaxa. O carnaval foi bonito, mas passou. Agora é jogo - avisa o ex-soldado Joel.

A ordem dele é clara. Apesar de classificado às semifinais da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência, o Rubro-Negro, que tem 15 pontos e 100% de aproveitamento, não pode relaxar. Se conseguir a décima vitória consecutiva no Maracanã garante a primeira colocação no Grupo A e transforma o clássico contra o Fluminense, no domingo, praticamente em amistoso.

- Corremos na frente o turno inteiro e não queremos entregar o bastão a ninguém. Moralmente é importante entrarmos (nas semifinais) à frente - explica o treinador do Fla.

Diego Tardelli estréia

Joel terá quatro desfalques na partida. Renato Augusto continua fora por causa da operação que fez no rosto após um afundamento de malar. Por outro lado, Fábio Luciano e Toró estão suspensos e Leo Moura jogou com a seleção brasileira nesta quarta-feira em Dublin.

Os substitutos estão decididos. Rodrigo entra na zaga, Kléberson no meio-campo e Luizinho na lateral direita. Joel também fará uma alteração por opção tática. Na vaga de Marcinho entra o estreante Diego Tardelli.

Voltaço tem ex-tricolor no comando

O Volta Redonda está na quarta posição da chave, com sete pontos, e tem poucas chances de avançar à próxima fase. Apesar da goleada por 5 a 1 sobre o Cardoso Moreira, na última rodada, a diretoria apresentou Alexandre Gama, ex-Fluminense, como novo treinador.

O destaque da equipe da cidade do aço é o atacante Fábio. Ele estreou no último domingo e marcou dois gols.

Advogado banca escalação de Tardelli

Michel Assef Filho diz que a Federação liberou o jogador e autoriza Joel a colocá-lo\ Eduardo Peixoto\

Tardelli finalmente poderá entrar em campo com a camisa rubro-negra

Ao contrário do que ocorreu com Kleberson, o Flamengo não terá por escrito a liberação do atacante Diego Tardelli. Entretanto, o advogado do clube, Michel Assef Filho, garantiu que Joel Santana pode colocá-lo tranqüilamente em campo.

Segundo ele, a autorização verbal é suficiente para que o jogador debute com a camisa rubro-negra nesta quinta-feira, contra o Volta Redonda. A situação, desta forma, é igual à do sábado. Porém, naquela oportunidade, o técnico do Fla adotou a prudência e deixou Tardelli fora do banco de reservas.

- Não será necessário nada por escrito. Ele pode jogar normalmente - diz Michel Assef Filho, que mantém, desta forma, a mesma posição da última partida.

A polêmica começou porque o Flamengo enviou a documentação do atleta para a Ferj no dia 24, último de inscrições para a Taça Guanabara. Contudo, o nome do jogador só foi publicado no Bira (equivalente a boletim informativo diário da CBF) no dia 25.

No Fla, chegou a hora dos reforços

Depois de início de ano no banco, jogadores contratados têm chance contra o Voltaço\ Eduardo Peixoto\

Kleberson terá sua primeira chance no Rubro-Negro como titular

O Flamengo contratou sete jogadores para o início de 2008. Na estréia do Campeonato Carioca nenhum deles começou jogando. Mas, nesta quinta-feira, contra o Volta Redonda, chegou a hora de os reforços mostrarem seu valor.

Quatro deles estarão no time titular. Jônatas repete a posição que guarda desde a segunda rodada. Porém, o zagueiro Rodrigo, o volante Kleberson e o atacante Diego Tardelli terão a primeira oportunidade desde o início de um jogo. Marcinho fica no banco. Gavilán, suspenso, e Éder, por opção de Joel, não foram relacionados.

- Comecei o ano com a equipe que terminou a temporada. Mas agora quero observar os outros jogadores - declara Joel Santana.

O treinador elogiou a postura do pentacampeão Kleberson, que aguarda calmamente sua oportunidade.

- Kleberson é nobre. É um jogador de seleção que na última partida ficou à beira do campo para entrar. Mas eu mudei de idéia por causa de uma situação de jogo e ele sequer fez cara feia - conta.

Último a chegar à Gávea foi Diego Tardelli. Ele ainda não estreou, mas começa a encaixar-se na filosofia do papai Joel.

- Ele já começou a entender o que é Flamengo. O Tardelli precisa começar a resgatar a auto-confiança pela qualidade que tem. Há muito anos ele é uma esperança de jogador para a seleção brasileira e agora começa uma vida nova aqui no Rio - afirma o comandante rubro-negro.

Preparador aconselha Joel a poupar titulares

Ronaldo Torres acha importante Flamengo atuar com time misto contra o Fluminense\ Eduardo Peixoto\

Joel Santana prefere não revelar como sua equipe jogará o clássico

O torcedor que guardou o dinheiro e esperou ansiosamente pelo clássico Fla-Flu do próximo domingo certamente não vai gostar da notícia. Entretanto, pensando a longo prazo e focando na Taça Libertadores, há praticamente um consenso na Gávea de que a maioria dos titulares devem ser poupados do duelo.

O técnico Joel Santana, por enquanto, não fala abertamente sobre o tema. Ele quer primeiro a confirmação da primeira posição no Grupo A do Campeonato Carioca. Ela pode vir se o Fluminense tropeçar nesta quarta ou se o Fla vencer o Volta Redonda na quinta.

- Quem sabe amanhã (quinta) depois do jogo eu não tenho uma resposta? Às vezes as pessoas querem precipitar as coisas - diz o treinador.

Mas há quem já esteja com a decisão tomada. O preparador físico Ronaldo Torres avisou que sua opinião é de retirar do clássico alguns atletas titulares.

- Seria o ideal porque teríamos um tempo maior para preparar a equipe. Se o time estiver classificado em primeiro lugar é importante poupar e vou falar isso ao Joel. Agora, se ele vai me escutar eu não sei - brinca o preparador, considerado o braço-direito do técnico rubro-negro.

Três dias depois do Fla-Flu, o Rubro-Negro estréia na Taça Libertadores contra o Coronel Bolognesi. A partida será em Tacna e a delegação seguirá para a cidade no deserto peruano na véspera, em vôo fretado.

LANCE

Flamengo abre as portas para volta de Romário

Kléber Leite afirma que atacante pode se despedir pelo Rubro-Negro

Romário possui estátua em São Januário, mas pode se aposentar com a camisa do Flamengo (Crédito: Paulo Wrencher)

LANCEPRESS!

Romário não é mais jogador-treinador do Vasco. O Baixinho rompeu com o presidente interino por causa da interferência do dirigente na escalação do time na partida desta quarta-feira, contra o Friburguense, e decidiu abandonar o clube de São Januário.

A saída de Romário não definiu sua aposentadoria. Kléber Leite, vice-presidente de futebol do Flamengo, garante que o atacante será bem-vindo para uma possível partida de despedida com a camisa rubro-negra.

- Romário é um grande rubro-negro. As portas do Flamengo estarão sempre abertas para ele. O Flamengo recebe bem todo bom rubor-negro - disse.

Souza, agora, é só elogios a Diego Tardelli

Atacante do Flamengo esqueceu bate-boca e fala bem de estreante

Nada como a convivência, não é, Souza? (Crédito: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!

O atacante Souza parece mesmo ter deixado sua discussão com Diego Tardelli para trás. Nesta quarta-feira, o camisa 9 do Flamengo elogiou o novo companheiro. Tardelli deve estrear pelo Rubro-Negro na quinta, contra o Volta Redonda, no Maracanã. Os dirigentes do clube aguardam apenas uma liberação da Ferj por escrito, o que deve acontecer antes da partida.

radio l! - Ele é muito rápido e tem qualidade. Tenho certeza de que vai nos ajudar muito. Nosso entrosamento ainda não é o ideal - falou Souza, depois do rachão desta quarta. (Clique e ouça)

Antes de Diego Tardelli chegar ao Flamengo, Souza declarou que o atacante ex-São Paulo teria de suar muito para ser reserva do Rubro-Negro. No entanto, depois da contratação ser confirmada, o problema parece contornado. O técnico Joel Santana também espera um bom desempenho do novo reforço:

radio l! - Ele é talentoso, tem muita qualidade técnica. Boto muita fé que ele dará certo no Flamengo, mas ele não pode esquecer suas obrigações dentro de campo. Tardelli precisa resgatar sua auto-confiança. Ele promete há tempos, mas precisa de uma seqüência de jogos. Ele está com uma vida nova, casado, tranqüilo e estrurado. Vamos ver se ele consegue no Rio o desenvolvimento que dele se espera. (Clique e ouça)

Segundo o comandante do Flamengo, Diego Tardelli ainda está em fase de adaptação ao Flamengo:

- Assim como os outros jogadores novos no elenco, ele está começando a entender a filosofia de trabalho, a filosofia do Flamengo, que é trabalhar com harmonia, interesse, disciplina e responsabilidade. A disputa de posição tem de ser com lealdade.

Flamengo testa reforços contra o Voltaço

Classificado para a semifinal do turno, Rubro-Negro terá novidades

Kleberson disputa seu primeiro jogo como titular do Mengão (Crédito: Cleber Mendes)

LANCEPRESS!

Já classificado para a semifinal da Taça Guanabara, O Flamengo recebe o Volta Redonda nesta quinta-feira, às 19h30min, no Maracanã, apenas para cumprir tabela. Uma vitória garantirá o clube na primeira posição do Grupo A.

O técnico Joel Santana vai aproveitar a partida para fazer experiências. O zagueiro Rodrigo e o apoiador Kleberson, contratados para esta temporada, farão o primeiro jogo no time titular. O atacante Diego Tardelli está cotado para fazer a sua estréia.

O Rubro-Negro terá três desfalques para o confronto. O zagueiro Fábio Luciano e o apoiador Toró estão suspensos, e o lateral-direito Leonardo Moura está servindo a Seleção Brasileira. A única alteração tática é a saída de Marcinho para a entrada de Diego Tardelli.

Este será um teste decisivo para aqueles que querem disputar a Copa Libertadores. O Flamengo enviará a lista de 25 inscritos na segunda-feira para a Conmebol, dois dias antes da estréia contra o Coronel Bolognesi, do Peru.

O Volta Redonda promoverá a estréia do técnico Alexandre Gama, que começou a carreira no Fluminense, onde teve atrito com Romário.

O clube conta com um bom retrospecto contra o Flamengo nos últimos confrontos. Nas últimas seis partidas entre as duas equipes, o Voltaço venceu três, empatou uma e perdeu apenas duas.

O clube ainda acredita na classificação para a semifinal, já que está na quarta colocação do Grupo A com sete pontos e ainda tem possibilidade de passar Fluminense e Macaé. Para isso precisa bater Flamengo e Duque de Caxias e torcer contra seus concorrentes.

A principal arma da equipe é o atacante Fábio, artilheiro do Campeonato Carioca de 2002 e que marcou duas vezes no domingo passado, na goleada por 5 a 1 contra o Cardoso Moreira.

Kleberson encara jogo como decisão

Meia rubro-negro revela importância da estréia para se tornar titular

LANCEPRESS!

Apesar de ter sido anunciado como reforço ainda em 2007, Kleberson chegou para comandar o meio-de-campo do Flamengo nesta temporada. Mas, em razão da suspensão imposta pela FIFA devido ao seu controverso desligamento do Besiktas-TUR, ele só fará sua estréia nesta quinta-feira, dia do sexto jogo oficial do Flamengo no ano. Por isso, quer aproveitar o bom momento do time, que já está classificado para as semifinais da Taça Guanabara, adquirir ritmo de jogo e garantir-se como titular.

radio l! - Quem está entrando pela primeira vez nesse jogo, como eu Tardelli e Rodrigo, está precisando de ritmo, e sobretudo garantir a vaga de titular. Então, vamos tirar tudo dessa partida. Queremos uma boa apresentação para o Joel e para a torcida - garantiu. (Clique e ouça)

Kleberson está substituindo Toró que, suspenso, não joga. Com isso, uma boa atuação pode se tornar determinante para que se mantenha como titular do produtivo meio-de-campo rubro-negro nesse Carioca.