O GLOBO
Uma chance que vale por duas no rodízio do Fla
Se time vencer Volta Redonda, reservas vão jogar o clássico
Após garantir a vaga nas semifinais da Taça Guanabara, os jogadores do Flamengo brigam pela classificação na hierarquia do técnico Joel Santana. Para Rodrigo e Kléberson, que terão a primeira chance entre os titulares, amanhã, contra o Volta Redonda, o jogo é uma promoção, do tipo ganhe um e leve dois. Se o time vencer e assegurar o primeiro lugar do Grupo A, o Fla-Flu de domingo servirá apenas para poupar os titulares para a estréia na Copa Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, no Peru, e para dar ritmo de jogos aos reforços, que ainda não começaram jogando. A estréia de Diego Tardelli ainda depende de confirmação da Federação do Rio.
- Meu objetivo nestes dois jogos - disse o zagueiro Rodrigo, antes de se corrigir. - Quero dizer, contra o Volta Redonda é mostrar o meu melhor para não sair do time.
Antes do coletivo, Joel e o supervisor Isaías Tinoco falaram longamente com o grupo. O teor da conversa não foi revelado, mas já não é mais segredo que o Fla-Flu é visto como chance de dar ritmo ao grupo. Kléberson concorda:
- Eu, Diego e Rodrigo estamos precisando de ritmo e vamos dar o máximo para justificar nossa contratação.
Suspensos, Fábio Luciano e Toró treinaram separadamente, assim como Rômulo, que volta de contusão. No coletivo em que os titulares venceram por 2 a 0, com gols de Souza e Diego Tardelli, chamou a atenção a intensidade da disputa e a quantidade de opções dos reservas, que tinham Obina, Máxi, Cristian, Marcinho e Gavillán, entre outros. Na prancheta de Joel, a vaga nunca está garantida.
JORNAL DOS SPORTS
Obina: 'Se eu fosse o Joel, me escalaria'
Atacante prefere não criar polêmica e aguarda novas oportunidades
O atacante Obina roubou a cena na partida do Flamengo contra o América, no último sábado. O 'bom baiano' entrou no segundo tempo e fez três gols, na goleada de 4 a 0 do Fla. Mesmo assim, Obina não se acha no direito de exigir uma vaga no time titular. O atacante deverá permanecer no banco na partida contra o Volta Redonda, na quinta-feira, e Diego Tardelli deve ganahr uma chance no ataque.
O técnico Joel Santana mostrou simpatia com Obina mas justificou a escolha por Diego Tardelli dizendo que o ex-jogador do São Paulo precisa ganhar ritmo de jogo.
"O Obina é nosso curinga. Às vezes, ele joga mais do que um titular. Ele precisava destes gols. Estava merecendo. Mas estou com a idéia de dar ritmo de jogo a alguns atletas e o Tardelli é um deles", disse o treinador do Fla.
Sempre tranquilo, Obina adotou mais uma vez a politica da boa convivência e acatou sem retrucar a decisão de Joel.
"Fico tranqüilo. Não é momento de polêmica. Fazer três gols não significa que mereço ser titular. Os outros jogadores fizeram por merecer a vaga. Mas se eu fosse o técnico, talvez me escalaria. A minha vontade de jogar contaria muito", brincou o atacante, que contra o Diabo marcou seus primeiro gols no Carioca 2008.
Joel se irrita durante o coletivo
Souza tenta driblar Gavilán no treino. O atacante fez um gol no coletivo
O técnico Joel Santana aproveitou a terça-feira de carnaval para aprontar a equipe que enfrenta o Volta Redonda, amanhã, às 19h30min, no Maracanã. Mas o coletivo realizado ontem, na Gávea, estava com clima de ressaca. O treinamento começou devagar quase parando, mas após algumas broncas do técnico, os jogadores acordaram e aparentemente deixaram o coração do folião Joel feliz.
A equipe titular, com as quatro modificações, estava meio preguiçosa e aos poucos começou a ser envolvida pelos reservas. O treinador parou o treinamento várias vezes para consertar erros de posicionamento na defesa. Muitas vezes foram ouvidos os gritos do treinador, para ter atenção aos contra-ataques.
Com os problemas resolvidos, Jônatas e Souza começaram a se destacar e a equipe titular venceu o treinamento por 2 a 0. Os gols foram marcados pela nova dupla de ataque. O primeiro por Souza e o segundo, após bela jogada pela direita, por Diego Tardelli.\ O meio-campo Kleberson explicou que é mais fácil se entrosar com os companheiros quando o time atravessa uma boa fase.\
"O nosso grupo é muito unido, o Joel é um cara que sabe lidar com os jogadores. Quando o time está bem é fácil entrar nele", disse Kleberson, que junto com Tardelli, Rodrigo e Luizinho, é a novidade de Joel para a partida de amanhã.
Joel Santana deve escalar o Flamengo com Bruno, Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Kleberson; Diego Tardelli e Souza.
Kleberson será titular
Depois de uma longa espera, a torcida rubro-negra finalmente poderá ver o meio-campo Kléberson como titular. O jogador chegou no ano passado ao Flamengo, porém, sem poder atuar devido a uma suspensão da FIFA, não pôde jogar e acabou tendo que acompanhar toda a brilhante recuperação do time na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado das arquibancadas.
"Ano passado, eu não pude jogar e acabei virando só um torcedor. Mas foi bom por um lado, porque senti como é a torcida. Agora eu sei do que eles gostam", disse o jogador.
Kleberson comentou sobre a importância de jogar desde o início uma partida. O atleta explicou que no caso dejogadores que ficaram muito tempo sem atuar - como é o caso dele, que não inicia uma partida como titular desde abril - o melhor entrar desde o início para poder ir esquentando junto com a equipe.
"Fico muito feliz por começar jogando. Já havia entrado algumas vezes no segundo tempo, mas é diferente. Quando eu entro no início, já posso ir embalando junto com o grupo, no segundo tempo, o jogo já está pegando fogo", explicou.
Diego Tardelli confirmado
Joel Santana anuncia que Tardelli é o companheiro de ataque de Souza contra Volta Redonda
Nathan Lima
Fotos de Nina Lima
O atancate Diego Tardelli treinou entre os titulares, ontem na Gávea, e mostra estar recuperado
O técnico Joel Santana reservou uma agradável surpresa para o atacante Diego Tardelli. Após não ter deixado o atleta desfilar seu futebol no último sábado, quando o Flamengo goleou o América por 4 a 0, no Engenhão, o treinador anunciou que Tardelli será titular na partida contra o Volta Redonda, amanhã, às 19h30, no Maracanã .
No coletivo realizado na tarde de ontem na Gávea, assim como no treino tático de segunda-feira, Joel voltou a escalar o atacante no lugar de Marcinho e com isso, praticamente garantiu que o jogador vai enfim, estrear com a camisa rubro-negra.
Além do atacante, o Flamengo deve entrar em campo com mais três modificações. Fábio Luciano e Toró estão suspensos e Léo Moura , convocado para a Seleção Brasileira são desfalques confirmados. Para o lugar deles, Joel Santana deve escalar Rodrigo, Kleberson e Luizinho respectivamente.
Assim como Diego Tardelli, Rodrigo era um dos mais felizes no treino de ontem. O zagueiro vai começar pela primeira vez uma partida pelo clube. O jogador disse que essa chance pode ser a que ele e seus companheiros estavam esperando para se firmar de vez na equipe titular.
"Nós sabemos o quanto é complicado ficar de fora e ver nossos companheiros jogando. Treinamos muito para conseguir uma chance e por isso, tenho certeza que o Tardelli e o Kleberson também vão fazer de tudo para agarrar essa chance. Queremos provar que podemos começar jogando quando os outros jogadores estiverem liberados", disse o zagueiro, que aproveitou para lembrar do esforço que fez durante a pré-temporada para se aperfeiçoar a parte fisica.
"Cheguei aqui fora de forma e era praticamente o pior fisicamente, mas com muita determinação e trabalho consegui me recuperar e chegar bem próximo da forma ideal exigida pelo clube", recordou.
Classificado para a segunda fase da Taça Guanabara, com dois jogos de antecedência, seria normal que os jogadores rubro-negros relaxassem, mas se depender do zagueiro Rodrigo, o jogo de amanhã será como uma final.
"Não é porque já estamos classificados que não estamos ligando para esse jogo. Vamos entrar com tudo", avisou.
Convocação da desconfiança
Leo Moura é só sorrisos
O lateral Leonardo Moura foi convocado para a Seleção de Dunga após muito tempo de espera. Ansioso para poder atuar com a amarelinha. Leonardo pode estar abrindo as portas para a Europa, ou até mesmo algum mercado de menor expressão no mundo do futebol. Vista com bons olhos por alguns, a convocação do jogador preocupa torcedores que temem a sua saída, caso faça boas atuações a serviço da seleção.
Jônatas é um dos exemplos que podem ser citados; o jogador já havia recebido propostas antes de sua convocação, mas a derradeira foi quando o seu nome esteve na lista de Dunga, logo após a conquista da Copa do Brasil em 2006; o atleta foi negociado com o Espanyol, time de Barcelona.
Kléber, lateral do Santos, permanece no Brasil mesmo sendo convocado freqüentemente; Alex Silva e Miranda, zagueiros do São Paulo também continuam em seus clubes após atuarem pela Seleção.
Enquanto Leonardo Moura estiver treinando com a seleção, o treinador Joel Santana tem a sua disposição Luizinho, que atuou poucos jogos com a camisa rubro-negra.
Tranqüilo, Gavilán espera sua estréia no Fla
O cabeça-de-área Gavilán segue se preparando para entrar em ação. O jogador aguarda o fim da sua punição de 120 dias para estar à disposição do téncico Joel Santana. O jogador paraguaio garantiu que não está ansioso pela estréia, mas admitiu que a falta de ritmo de jogo o preocupa.
"Estou tranquilo. É lógico que eu sinto e sentirei a falta de ritmo. É um fator negativo para mim ficar 120 dias sem jogar. Mas tento pensar de maneira posiiva e trabalhar forte. Estou bem fisicamente. Os coletivos ajudam, não são a mesma coisa que um jogo oficial, mas ajudam bastante. Pelo menos tenho contato com a bola.", disse o volante à Rádio Bandeirantes.
Gavilán sabe que a briga por posição no meio-de-campo rubro-negro será dura, mas se mostra confiante. Gavilán lembrou que o Flamengo disputará mais de uma competição simultaneamente e que por isso precisará de um grupo numeroso e todos os jogadores terão uma oportunidade.
"Eu vou fazer o meu trabalho do mesmo jeito que eu fiz desde o primeiro dia. Ainda temos muitos jogos pela frente. Seguramente alguém terá que descansar ou sair do time. Estarei pronto para jogar quando for preciso", afirmou o cabeça-de-área.
Mengão sem medo do Uberlândia
Invicto no Nacional de Basquete, equipe rubro-negra se prepara para encarar os mineiros
Pedro Ivo Almeida
Foto Wallace Teixeira
O armador Hélio, do Flamengo, vem se destacando no Nacional
Depois de uma pequena pausa para as curtições da folia de momo, a equipe masculina de basquete do Flamengo retorna aos treinos na manhã de hoje, com uma leve atividade comandada pelo preparador físico André Guimarães.
Os comandados do técnico Paulo Chupeta voltam suas atenções para o próximo duelo do Campeonato Nacional, contra a equipe do Uberlândia, domingo, às 14 horas, no ginásio da Gávea.
Com seis vitórias em seis jogos na competição, o rubro-negro é o grande favorito para a partida do fim de semana, mas como vem acontecendo desde o início da competição, os jogadores preferem vestir as sandálias da humildade na hora de falarem sobre o próximo adversário no campeonato. Como é o caso do ala Hélio, ex-jogador da equipe mineira e um dos destaques do time, que fala com cautela sobre o próximo jogo do time.
Mudanças
"É um time totalmente diferente daquela época em que eu jogava lá. Sabemos que não será um jogo fácil, temos que entrar firme mais uma vez e construir o resultado logo no início. Cada jogo agora será de extrema importância para nós, precisamos manter essa sequência de vitórias, pois uma derrota agora pode comprometer o nosso objetivo principal no momento que é fechar essa fase de classificação em primeiro lugar"
O ala rubro-negro falou ainda sobre o cuidado especial que a equipe deve ter com alguns jogadores da equipe adversária.
"Temos que estar atentos o tempo inteiro. Principalmente com o Jazwyn e o Olivinha, ambos vem tendo uma sequencia muito boa de jogos", completou.
Após a boa campanha no Nacional Feminino, onde conseguiu chegar até as quartas-de-final com um time formado basicamente por atletas das categorias de base, os representantes do Botafogo tem mais um motivo para comemorar. O técnico da seleção brasileira sub-18, Luiz Claudio Tarallo, convocou as atletas Andressa Arantes e Josiane Basílio para a disputa da Copa América - Pré-Mundial da Venezuela, no mês de junho. A pivô Andressa vestirá o uniforme da Seleção pela segunda vez, ela foi vice-campeã Sul-Americana no ano passado.
João Areosa
Cheio de Mengão
João Areosa areosa@jsports.com.br
E rola a bola do campeonato Estadual – prefiro chamar de Carioca, pois me soa melhor. Rola, pois, redonda a bola no nosso querido campeonato destas bandas, que independe do peso do Brasileirão para nos causar toda sorte de emoção.
Certa vez, numa discussão com um paulista(acho que foi o José Maria de Aquino, paulista, mas de Miracema,RJ, de onde saiu garoto), venci um bate-boca amistoso sobre o que era melhor no jogo de bola, se Rio ou São Paulo, venci com um argumento que não teve resposta, até porque era meio absurdo:"olha, Zé, vocês têm a grana, o poder, andam a comprar craques – isso faz tempo – e coisa e tal, mas nunca viverão a emoção de um Fla-Flu.
E, cá entre nós e que ninguém nos ouça, sem Fluminense e sem Flamengo, os paulistas acabam órfãos deles próprios. E que o meu amigo Gilberto Maluf (nada a ver com o Paulo Salim), sãopaulino, me perdoe.
Existe coisa mais charmosa a fantástica do que um Fla-Flu no gramado do Maracanã?
Sinto que as linhas me vão terminando e que estou a romancear sem lhes apresentar notícias que valham a pena. Sou assim mesmo, um idiota que se afoga em palavras.
Faria melhor se escrevesse sobre o Flamengo, que me parece o favoritro que anda a acontecer sob o meu nariz de muitas gripes.\ Folheio os jornais do dia e vejo elogios ao Thiago Neves – calma, Areosa! -, reparo que o Botafogo mete gols de cinco em cinco minutos, com a precisão de um relógio suiço, que o Vasco desfila de uniforme novo e que volta a conversar assuntos antigos reunindo como personagens o Baixinho e o Animal, e, que pena(!), o nosso Ameriquinha, do Zé Trajano e do Victor Garcia, escorrega ladeira abaixo.\
Vejo o Flamengo não apenas reforçado com novos valores, mas sobretudo tendo nas veias ainda o sangue que exibiu no último Brasileirão, de onde saiu da rabeira e terminou como candidato à Libertadores.\ Fla do esperto Joel Santana, que arma a defesa forte para sair em bloco(olha o Carnaval aí), usando o argumento dos flancos para abrir buracos na trincheira do inimigo.\ E ainda por cima, aquela torcida. Ah, não sei não....\
O DIA
Joel: o mais querido
Bastante assediado no desfile das escolas de samba, ele foi o ‘muso’ da Sapucaí
Mauro Leão
Rio - Nem Luiza Brunet nem a miss Natália Guimarães... e muito menos Juliana Paes. O ‘muso’ da Marques de Sapucaí este ano foi o técnico Joel Santana, alçado à categoria de mito pelos fanáticos torcedores do Flamengo, no Sambódromo. O treinador rubro-negro desfilou na noite de segunda-feira, pela Mocidade Independente, fantasiado de guarda imperial, e levantou a galera. “Fico muito feliz com as muitas demonstrações da carinho desse pessoal. Os flamenguistas me adoram”, festejou.
Prova maior de adoração, impossível. Ao terminar o desfile pela escola de Padre Miguel, Joel Santana demorou quase uma hora para cumprir um percurso de pouco mais de 400 metros, entre a Apoteose e a frisa de onde estava assistindo aos desfiles das escolas de samba. Foram dezenas de autógrafos e paradas para tirar fotos com os fãs. Joel conseguiu o feito de ser aplaudido de pé pela torcida que lotava as arquibancadas.
Considerado herói por ter tirado o Flamengo da zona de rebaixamento do Brasileirão e ter levado a equipe à Copa Libertadores, ele não se ilude com tanta idolatria. “Futebol tem dessas coisas. Um dia você é ídolo, mas basta perder dois, três jogos, para o castelo vir abaixo. Por isso exijo cada vez mais dos meus jogadores”, lembrou o técnico.
Com o Flamengo já garantido na fase semifinal da Taça Guanabara, Joel faz um alerta: “Agora, é a fase mais difícil da competição, a hora do mata-mata, e quem perder estará fora da decisão. Num detalhe, num erro, todo o trabalho pode ser perdido. Quero atenção total do time contra o Volta Redonda”.
Ontem, Joel comandou um treino à tarde para os jogadores e anunciou algumas mudanças: entram Luisinho no lugar de Léo Moura, Rodrigo no de Fábio Luciano, Kléberson no de Toró e Diego Tardelli no de Marcinho.
Flamengo: Com o time já classificado, Joel Santana vai usar as últimas rodadas para testar jogadores
Rio - Classificado às semifinais da Taça Guanabara, o Flamengo terá algumas novidades no jogo contra o Volta Redonda, quinta-feira, no Maracanã. Por isso, o técnico Joel Santana deu início às experiências já na atividade tática realizada na tarde de ontem na Gávea. O treinador colocou Diego Tardelli no lugar de Marcinho no ataque do time titular.
O jogador não ficou no banco no último sábado porque sua situação ainda não havia sido regularizada. De acordo com dirigentes, ele já estaria liberado para enfrentar a equipe da Cidade do Aço. Tardelli deve estrear na quinta-feira.
Com Leonardo Moura na seleção, e Fábio Luciano e Toró suspensos, o treinador escalou Luisinho, Rodrigo e Kléberson entre os titulares. “É a primeira vez que posso escalar jogadores que estavam se aprimorando fisicamente. É importante poder dar ritmo a todos. Gostei da postura na parte defensiva e também na saída para o jogo. Vou ver como o time se comporta no coletivo de amanhã (hoje) para aí confirmar o time titular”, afirmou Joel.
Apesar dos três gols contra o América, Obina iniciou a atividade entre os reservas, mas não fez cobranças. “Não tenho razão alguma para cobrar nada. Vou seguir trabalhando para um dia ser titular e, aí sim, não sair mais”, ponderou.
A equipe de juniores do Flamengo, tricampeã estadual, empatou em 1 a 1 com o Boavista, na Gávea, ontem. Este foi o terceiro empate em cinco jogos do Rubro-Negro, que está em terceiro lugar, com nove pontos.
GAZETA ESPORTIVA
Pendurados, Souza e Angelim podem forçar cartão de olho na semi\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Para o confronto com o Volta Redonda, nesta quinta-feira no Marcanã, o Flamengo tem dois jogadores pendurados com dois cartões amarelos: o atacante Souza e o zagueiro Ronaldo Angelim.\ Para evitar ficar sem os jogadores nas semifinais da taça Guanabara, a solução encontrada foi forçar o cartão nesta quinta e ficar de fora do clássico de domingo contra o Fluminense, pela última rodada da Taça Guanabara.\
Já classificado para decidir uma vaga na final do primeiro turno do Estadual, a comissão técnica estuda também poupar alguns atletas por conta da estréia na Taça Libertadores, dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi, em Tacna, no Peru.
Joel testa Rodrigo, Kléberson e Tardelli em coletivo\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de a escalação do Flamengo para o confronto de quinta-feira diante do Volta Redonda, no Maracanã, ainda não estar confirmada, o coletivo realizado na tarde desta terça-feira na Gávea deu uma boa idéia de quem serão os onze iniciais.\ A grande novidade para a partida deve ser a estréia do atacante Diego Tardelli, formando dupla com Souza. Obina, destaque na vitória do último sábado sobre o América, quando marcou três gols, ficará no banco de reservas.\
Com Fábio Luciano e Toró suspensos, Rodrigo e Kléberson entram na zaga e no meio-campo, respectivamente. Já a vaga de Léo Moura, que disputa nesta quarta o amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda, será ocupada pou Luizinho.
A equipe escalada pelo técnico Joel Santana na atividade desta terça foi: Bruno; Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Kleberson; Diego Tardelli e Souza.
Flamengo deverá usar reservas no clássico\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de o técnico Joel Santana evitar confirmar, o Flamengo deverá poupar boa parte de seu time titular no clássico do fim de semana contra o Fluminense, no Maracanã, pela última rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Isso porque, três dias depois deste compromisso, o Rubro-Negro fará a sua estréia na Copa Libertadores, enfrentando o Coronel Bolognesi, no Peru.\ Joel evita confirmar a informação porque antes do clássico o Flamengo enfrentará, quinta-feira, o Volta Redonda e depende de mais um triunfo para assegurar de vez a primeira colocação da chave. O Rubro-Negro lidera com 100% de aproveitamento, 15 pontos, quatro a mais que o Fluminense.\
'Ainda é muito cedo para confirmar o time do Flamengo para este clássico contra o Fluminense pelo simples fato de que estamos todos concentrados na partida contra o Volta Redonda, que aplicou uma goleada no Cardoso Moreira (5 a 1) no domingo e está embalado. Por isso não quero falar do Fluminense e nem posso adiantar nada para vocês, pois não decido nada sozinho. Tudo coloco em discussão com o restante da comissão técnica. Fluminense aqui na Gávea só será assunto a partir de sexta-feira', advertiu Joel.
Se o time para o clássico ainda é uma incógnita, o mesmo não se pode dizer da formação que vai pegar o Volta Redonda e está praticamente definida. Bom para o atacante Diego Tardelli, que vem sendo testado por Joel na vaga de Marcinho, no ataque. O lateral-direito Luizinho entrará no lugar Leonardo Moura, que está com a seleção brasileira para amistoso na Irlanda. Já o zagueiro Fábio Luciano e o meia Toró, ambos suspensos, serão substituídos por Rodrigo e Kléberson, respectivamente.
Dessa maneira a provável formação para quinta-feira é a seguinte: Bruno, Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Kléberson e Ibson; Diego Tardelli e Souza. O elenco volta a treinar nesta quarta-feira, na Gávea, e aí sim Joel Santana poderá anunciar a equipe. Depois desta atividade começa o período de concentração para o duelo diante do Volta Redonda.
Volta Redonda: O jogo marcará a estréia do técnico Alexandre Gama, ex-Fluminense, no comando do Volta Redonda. Ele substitui Válter Ferreira, que foi dispensado após a goleada de 5 a 1 sofrida para o Tricolor, há uma semana. Na vitória sobre o Cardoso Moreira, por 5 a 1, o Voltaço foi dirigido pelo auxiliar Luiz Cláudio.
PELÉNET
Tardelli é mantido e Joel confirma time do Flamengo para quinta
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
No coletivo desta terça-feira, o técnico Joel Santana confirmou a escalação do time do Flamengo que enfrentará o Volta Redonda, quinta, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, pela sexta rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.
Atacante Diego Tardelli será titular do time contra o Volta Redonda na próxima quinta
Assim como na segunda-feira, Tardelli foi mantido entre os titulares. O mesmo aconteceu com o zagueiro Rodrigo, o meia Kléberson e o lateral-direito Luizinho, substituto de Leonardo Moura, que está com a seleção brasileira para o amistoso contra a Irlanda, nesta quarta, em Dublin.
Sendo assim, o Flamengo terá quatro modificações em relação ao triunfo sobre o América, por 4 a 0, sábado, no Engenhão, pela quinta jornada da competição.
O técnico rubro-negro não poderá contar nesta partida com o zagueiro Fábio Luciano e com o meio-campo Toró, ambos suspensos. Os dois fizeram treinamento à parte nesta terça.
Sendo assim, o Flamengo encara o Voltaço com a seguinte formação: Bruno; Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jonatas, Ibson e Kléberson; Diego Tardelli e Souza.
Com 15 pontos, o Rubro-Negro já está classificado à semifinal. Agora, o time espera o segundo colocado do Grupo B, que deverá ser Vasco, Madureira ou Cabofriense, todos com nove pontos.
Realista, Kléberson sabe que não será titular neste momento
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Com a suspensão de Toró, que recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o América, Kléberson ganhou uma oportunidade no time. Nesta quinta-feira, o Flamengo encara o Volta Redonda, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã, pela sexta e penúltima rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.
Porém, consciente, o jogador sabe que é preciso "ralar" muito para conquistar definitivamente a sua vaga de titular na equipe rubro-negra. Kléberson não começa atuando uma partida desde abril de 2007.
"Preciso ir devagar. Sempre soube que minha oportunidade chegaria. O importante é entrar em campo, corresponder e mostrar o meu valor para o técnico Joel Santana", salientou.
Contratado ao Besikitas, da Turquia, Kléberson chegou ao Flamengo ainda durante o Campeonato Brasileiro do ano passado. Nesta temporada, após cumprir suspensão imposta pela Fifa, o volante atuou apenas 15 minutos contra o Macaé (vitória rubro-negra por 1 a 0).
"É sempre bom começar com uma vitória. Objetivo é seguir assim. Sabemos que o Volta Redonda possui uma boa equipe e vem animada, já que goleou na rodada passada (5 a 1, no Cardoso Moreira)", salientou.
Além de Kléberson, o Flamengo tem outras novidades para quinta-feira: o lateral-direito Luizinho, o zagueiro Rodrigo e o atacante Diego Tardelli, que substituem Leonardo Moura (na seleção brasileira), Fábio Luciano (suspenso) e Marcinho (barrado).
Com 15 pontos e já classificado à semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo, agora, luta para terminar na primeira posição do Grupo A. Isso acontecendo, o Rubro-Negro encara o segundo do B, que pode ser Vasco, Cabofriense ou Madureira.
Desconhecido, atacante Éder ainda busca seu espaço no Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Éder chegou ao Flamengo no início do ano, contratado ao Guarani. Totalmente desconhecido do torcedor rubro-negro, o atacante não vê a hora de estrear. Até o momento, o jogador participou apenas dos jogos-treino na pré-temporada, na Granja Comary, em Teresópolis.
"Venho trabalhando e agora e esperar a oportunidade para estrear com a camisa do Flamengo. Sou um atacante de velocidade e boa finalização, que cai pelos lados", salientou.
E, por questões do destino, o primeiro jogo de Éder poderá ser no Fla-Flu de domingo. Como o Flamengo já está classificado à semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual, o técnico Joel Santana estuda a possibilidade de escalar um time misto.
"É um jogo de muita repercussão e não teria nada de amistoso. Vou encarar como uma final de Copa do Mundo", exagerou o atacante, de 21 anos, em entrevista à Rádio Brasil.
Éder tem contrato com o Flamengo até o fim do Estadual. Porém, o jogador já tem planos para o futuro. "Pretendo ficar por muito tempo no clube. Objetivo é renovar o meu vínculo", encerrou.
Além de Éder, Joel Santana tem à disposição os seguintes atacantes: Souza, Obina, Maxi Biancucchi, Diego Tardelli e Paulo Sérgio. Os apoiadores Marcinho e Renato Augusto, quando requisitados, atuam improvisados no setor.
GLOBOESPORTE
Rodrigo estréia como titular
Zagueiro vai começar jogando na partida desta quinta contra o Volta Redonda
Rodrigo no treino do Flamengo
A partida do Flamengo desta quinta-feira, contra o Volta Redonda, no Maracanã, será especial para o zagueiro Rodrigo, pois será a primeira que será titular. Ele fica com a vaga de Fabio Luciano, que foi expulso contra o América na rodada anterior e cumpre suspensão. E o jogador não esconde que está ansioso.
- Já entrei em alguns minutos e agora vou começar jogando. Não vejo a hora de entrar e mostrar serviço. Estou ansioso, pois a pior coisa em não jogar é ver os caras pela televisão - diz Rodrigo.
O zagueiro, que chegou ao clube com o percentual de gordura elevado e acima do peso, destacou que trabalhou com muito afinco durante o último mês para atingir a forma ideal.
- Foi um mês de máxima dedicação. Cheguei acima do peso e fora de forma. Já reduzi a gordura, cumpri todas as etapas da preparação física e agora estou bem. Preciso mostrar o que tenho de melhor e brigar por uma vaga de titular, entrar para não sair mais.
Cartão amarelo vira solução na Gávea
Angelim e Souza serão instruídos a receber o terceiro cartão e ficar fora do Fla-Flu\ Eduardo Peixoto\
Souza não deve enfrentar o Fluminense
A tática do Flamengo de poupar titulares no clássico contra o Fluminense, domingo, inclui suspensões programadas. O zagueiro Ronaldo Angelim e o atacante Souza serão instruídos a receber o terceiro cartão amarelo contra o Volta Redonda, quinta-feira, pela sexta rodada do Carioca.
Os dois e Fábio Luciano são os únicos pendurados. Entretanto, o capitão está fora da partida contra o Voltaço porque foi expulso contra o América. A tendência é que também fique fora da partida contra o Tricolor.
O Flamengo está classificado às semifinais da Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência e se conseguir um triunfo na quinta garante a primeira colocação independentemente do resultado no clássico.
Dessa forma, outros jogadores, como Ibson e Juan também não devem entrar em campo no domingo, dia 10. A preocupação da comissão técnica é com a estréia na Taça Libertadores, dia 13 de fevereiro, contra o Coronel Bolognesi-PER, em Tacna.
Tardelli volta a ser escalado como titular
Atacante deve formar a dupla de frente com Souza na partida contra o Volta Redonda
O Flamengo treinou na tarde desta terça-feira na Gávea de olho na partida de quinta contra o Volta Redonda, às 19h30, no Maracanã. O técnico Joel Santana comandou um coletivo com algumas alterações em relação à equipe que vinha jogando pelo Campeonato Carioca.
Fábio Luciano e Toró, suspensos, fizeram um treinamento à parte, e foram substituídos no time titulat por Rodrigo e Kléberson, respectivamente. Já Luizinho entra no lugar de Léo Moura, que está com a Seleção Brasileira.
Diego Tardelli voltou a ser escalado na equipe titular no lugar de Marcinho. O ex-são paulino deve fazer sua estréia pelo clube na partida formando dupla de ataque com Souza.
A provável escalação do Rubro-Negro para o jogo contra o Voltaço é: Bruno; Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jônatas, Ibson e Kleberson; Diego Tardelli e Souza.
Leo Moura começa coletivo como titular
Coletivo no estádio Croke Park, em Dublin, termina 1 a 1. Luis Fabiano e Anderson marcam
Rafael Maranhão Especial para o GLOBOESPORTE.COM, em Dublin\ \
O técnico da seleção brasleira, o tetracampeão Dunga, comandou um coletivo no estádio Croke Park, local do amistoso contra a Irlanda, nesta quarta-feira. O detalhe é a temperatura que fazia: cerca de 4º.
O time titular, de colete verde, treinou com Julio Cesar, Leonardo Moura, Alex Costa, Luisão e Richarlyson; Gilberto Silva, Josué, Julio Baptista e Diego; Robinho e Luís Fabiano.
Os reservas, de azul, começaram com Renan, Rafinha, Breno, Naldo e Marcelo; Lucas, Hernanes, Anderson e Thiago Neves; Rafael Sobis e Bobô.
Durante o treinamento, Dunga parou a movimentação em vários instantes e os gols do coletivo, que terminou 1 a 1, saíram em jogadas de bola parada. Luis Fabiano anotou para os titulares, enquanto Anderson, de falta, marcou para os reservas.
O amistoso entre Irlanda e Brasil acontece na próxima quarta-feira, às 17h45m (de Brasília), no estádio Croke Park, em Dublin. A TV Globo transmite o jogo ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em tempo real, com vídeos.
Obina aceita reserva com tranqüilidade
Joel Santana elogia o jogador e diz que ele é o curinga do Flamengo
Eduardo Peixoto
Três gols e uma vaga aberta no ataque (assista ao show do Anjo Negro no vídeo ao lado). Tudo conspirava para Obina retornar ao time titular do Flamengo contra o Volta Redonda, na quinta-feira. Mas os planos de Joel Santana são outros.
O treinador pretende dar uma oportunidade a Diego Tardelli, que ainda não estreou. Ele entraria na vaga de Marcinho e formaria a dupla de ataque com Souza. A escalação será confirmada no coletivo desta terça-feira.
- O Obina é nosso curinga. Às vezes, ele joga mais do que um titular. Ele precisava destes gols. Estava merecendo. Mas estou com a idéia de dar ritmo de jogo a alguns atletas e o Tardelli é um deles. Depois do coletivo decido tudo - diz o treinador.
Continuar no banco de reservas, sem dúvida, não é o que Obina queria. Mas ele compreende o treinador.
- Fico tranqüilo. Não é momento de polêmica. Fazer três gols não significa que mereço ser titular. Os outros jogadores fizeram por merecer a vaga - diz o baiano, para brincar logo em seguida:
- Mas se eu fosse o técnico, talvez me escalaria. A minha vontade de jogar contaria muito.
LANCE
Kleberson empolgado com chance de ser titular
Kleberson não esconde o desejo de estrear com a camisa do Fla. Saiba como foi o treino desta terça
Confiança não falta ao jogador, que deve entrar na vaga de Toró (Crédito: Gilvan de Souza)
LANCEPRESS!\ O apoiador Kleberson deve ter sua primeira chance como titular no Flamengo no jogo desta quinta-feira, contra o Volta Redonda, no Maracanã, pela sexta rodada do Campeonato Carioca. O apoiador foi escalado por Joel Santana no treino desta terça-feira na Gávea na vaga de Toró, suspenso com três cartões amarelos.\
- Tenho de procurar aproveitar a oportunidade e buscar um bom resultado. Preciso corresponder para justificar a chance e mostrar ao técnico que ele pode contar comigo. O importante é que eu estou preparado - disse.
Kleberson, que já jogou por Manchester United, da Inglaterra, e defendeu a Seleção Brasileira na vitoriosa campanha na Copa de 2002, chegou ao Flamengo ainda no ano passado, depois de uma passagem apagada pelo Besikstas, da Turquia. E o apoiador acredita que esta é a chance que tem para recuperar o prestígio na carreira.
- Vim para o Flamengo para resgatar o meu futebol. Tenho um nome no futebol, mas preciso buscar o prestígio novamente e, para isso, nada melhor do que estar no Flamengo, o projeto do clube para este ano vai ajudar a recuperar o meu espaço - explicou.
Caso seja mesmo confirmado por Joel na partida contra o Volta Redonda não será a primeira vez que Kleberson exercerá a função de quarto homem de meio-de-campo. Ele já havia atuado nesta posição no Atlético Paranaense e no Manchester.
Reforços sob medida no Bota e no Fla
Peças que chegaram para esta temporada se encaixaram de imediato
Jônatas e Zé Carlos são exemplos de contratações que vingaram no Fla e no Bota
Cassius Leitão RIO DE JANEIRO
O perfeito início de Botafogo e Flamengo no Campeonato Carioca denota que a pré-temporada de ambos foi bem planejada e que os reforços foram contratados de maneira cirúrgica, para suprir a necessidade de cada elenco.\ No Rubro-Negro, Jônatas entrou com propriedade no meio-de-campo e Marcinho tem dado conta do recado ao formar dupla de ataque com Souza. Já os alvinegros se beneficiaram com a chegada de Zé Carlos, que tanto fecha o setor de meio-de-campo como sabe atacar. Não é à toa que é o artilheiro do time com cinco gols. Na defesa, atuando praticamente como terceiro zagueiro, Triguinho tem se revelado um bom marcador, além da já conhecida capacidade de apoiar o ataque.\
Todos estes componentes somados deram a alvinegros e rubro-negros o rótulo de favoritos para o título estadual, antes mesmo da metade da competição. O equilíbrio das equipes demonstra ser o ponto principal para o sucesso.
O Botafogo tem o melhor ataque da competição com 18 gols, dois a mais que o Flamengo, que vem logo atrás. Em relação à defesa, os rubro-negros têm a mais eficiente, tendo sido vazada apenas duas vezes. Os alvinegros sofreram cinco gols e perdem somente para o Macaé, além do Fla.
A manutenção dos treinadores Cuca e Joel Santana também foi importante para este começo espetacular na temporada de 2008. Ambos têm seus times nas mãos e sabem aproveitar a versatilidade de cada jogador. Botafogo e Flamengo comprovam assim que a receita do sucesso não é feita de grandes mistérios, basta um trabalho sério e profissional.
Rodrigo será titular no Fla pela primeira vez
Zagueiro enfrenta o Volta Redonda no lugar do suspenso Fabio Luciano\ LANCEPRESS!\
A partida do Flamengo desta quinta-feira, contra o Volta Redonda, no Maracanã, será especial para o zagueiro Rodrigo, pois será a primeira que ele fará como titular. Rodrigo fica com a vaga de Fabio Luciano, que foi expulso contra o América na rodada anterior e cumpre suspensão. E o jogador não esconde que está ansioso.
- Já entrei em alguns minutos e agora vou começar jogando. Não vejo a hora de entrar e mostrar serviço. Estou ansioso, pois a pior coisa em não jogar é ver os caras pela televisão - disse.
Rodrigo, que chegou ao clube com o percentual de gordura elevado e acima do peso, destacou que trabalhou com muito afinco durante o último mês para atingir a forma ideal.
- Foi um mês de máxima dedicação. Cheguei acima do peso e fora de forma. Já reduzi a gordura, cumpri todas as etapas da preparação física e agora estou bem. Preciso mostrar o que tenho de melhor e brigar por uma vaga de titular, entrar para não sair mais - afirmou.
Apesar de deixar claro que quer ficar com uma vaga no time, Rodrigo explicou que não há problemas com os outros zagueiros do grupo, a briga pela posição é sadia.
- O Joel deixa claro que aqui ninguém passa por cima de ninguém, todos têm de esperar o seu momento, por isso que não se vê briga no elenco, somente uma disputa sadia pela posição - encerrou.
Tardelli volta a ser escalado no time titular
Atacante deve fazer sua estréia pelo Rubro-Negro nesta quinta-feira contra o Volta Redonda\ LANCEPRESS!\
O Flamengo treinou esta tarde na Gávea de olho na partida desta quinta-feira contra o Volta Redonda, às 19h30, no Maracanã. O técnico Joel Santana comandou um coletivo com algumas alterações em relação à equipe que vinha jogando pelo Estadual.
Fábio Luciano e Toró, suspensos, fizeram um treinamento à parte, e foram substituídos no time titular por Rodrigo e Kléberson, respectivamente. Já Luizinho entra no lugar de Léo Moura, que está com a Seleção Brasileira.
Diego Tardelli voltou a ser escalado na equipe titular no lugar de Marcinho. O ex-são paulino deve fazer sua estréia pelo clube na partida formando dupla de ataque com Souza.
A provável escalação do Rubro-Negro para o jogo contra o Voltaço é: Bruno; Luizinho, Rodrigo, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Jonatas, Ibson e Kléberson; Diego Tardelli e Souza.
Flamengo luta contra a acomodação
Time enfrenta o Volta Redonda já classificado\ LANCEPRESS!\
Apesar de já entrar em campo classificado para as semifinais da Taça Guanabara contra o Volta Redonda, nesta quinta-feira, no Maracanã, os jogadores do Flamengo garantem que não vão amolecer. De acordo com o zagueiro Rodrigo, a situação dá uma tranqüilidade, que, no entanto, não pode ser transformada em relaxamento.
- Dá tranqüilidade, mas quem está entrando precisa de ritmo de jogo e de mostrar serviço. O entrosamento do grupo é grande e já sabemos a filosofia do Joel - disse.
A opinião do zagueiro é compartilhada por Kleberson, que ressalta a importância de continuar a boa seqüência do Fla no Campeonato Carioca - líder do Grupo A com 15 pontos em cinco jogos.
- Não é porque estamos classificados que vamos entrar diferente. Temos de manter o nível das atuações anteriores e buscar a vitória - explicou.
Base de 2007 explica bom início do Flamengo
Reforços certos e apoio da torcida também são fatores para o sucesso
Cassius Leitão RIO DE JANEIRO\ Guilherme de Paula\
Quais são os motivos que levaram o Flamengo a começar o Campeonato Carioca tão bem? Teoricamente, as razões são muitas. Mas, na prática, pelo menos para os jogadores, o fundamental foi a manutenção da base e a chegada de jogadores que têm como único objetivo vencer, ainda mais em um clube com a grandeza que tem o Rubro-Negro.
E o discurso não parece ser da boca para fora. Quem acompanha o dia-a-dia do clube logo nota que há um comprometimento geral e uma união em torno do trabalho comandado pelo técnico Joel Santana. Talvez por esses fatores, o time tenha conseguido alcançar cinco vitórias consecutivas no Estadual.
Um dos principais destaques do Flamengo desde a última temporada, quando participou da campanha que classificou o Rubro-Negro para a Copa Libertadores, o volante Ibson fez questão de destacar a força do conjunto neste início de ano.
– A força de vontade que todos estão demonstrando vem fazendo a diferença. Chegaram reforços de qualidade para a temporada e mesmo quem não tem jogado está na torcida para que este seja um grupo vencedor em 2008 – argumentou o volante.
Dos jogadores que chegaram para esta temporada, apenas Jônatas e Marcinho já conquistaram um lugar na equipe. Kleberson, Rodrigo, Diego Tardelli e Gavilán (que ainda nem pôde estrear) terão de suar para figurar entre os titulares.
Herói da última vitória, o atacante Obina também dá o seu destaque para a torcida do Flamengo.
– O time está bem, muito por causa da força da torcida – disse