Notícias

Clipp 5/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Uma paixão tombada pela Prefeitura

Decreto torna a torcida do Flamengo Bem Cultural da Cidade

Legenda da foto: FIM DE ano festivo: Márcio Braga ergue o troféu oferecido pela CBF à torcida do Flamengo

Decisiva na reação do Flamengo, homenageada pela CBF, destacada no site da Fifa, a torcida do Flamengo receberá hoje mais uma homenagem: no Diário Oficial, a Prefeitura irá publicar decreto tombando a torcida rubro-negra como Bem Cultural da Cidade.

A decisão foi tomada na última terça-feira, em reunião do prefeito do Rio, Cesar Maia, com seu secretariado. Por e-mail, o prefeito justificou a decisão ao falar das manifestações recentes da torcida do Flamengo, que teve média de 39.221 pagantes por jogo no Brasileiro.

- Mostrou um caráter de cultura popular em processo de mobilização, além de ter reforçado a marca de centralidade do Rio. A coreografia de massa, o canto de massa. Para todos isso caracteriza cultura popular e deve ser marcada como tal - disse Cesar Maia, que é torcedor declarado do Botafogo.

Empolgado com a notícia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, disse que vai entrar em contato com o prefeito para articular junto às lideranças da torcida uma solenidade para celebrar a decisão.

- É uma decisão sensacional, maravilhosa. A torcida do Flamengo é um patrimônio do país e merece todas essas homenagens. Tem que ser uma festa marcante - disse Márcio Braga.

Recentemente, bens imateriais e produções culturais da cidade têm sido tombados pela Prefeitura. A torcida do Flamengo se junta aos blocos carnavalescos Cordão do Bola Preta, Banda de Ipanema e Cacique de Ramos, à Bossa Nova, à discografia e produção musical de Pixinguinha e até à figura do fotógrafo lambe-lambe como bens imateriais tombados. Embora tal tombamento tenha caráter mais simbólico do que prático, Cesar Maia explicou que os bens tombados passam a ter "acompanhamento e apoio do poder público", passando a ser divulgados como exemplares da produção cultural do Rio.

Através de sua assessoria, a Secretaria Extraordinária do Patrimônio Cultural explicou que o Flamengo passa a ter o reconhecimento da prefeitura de que sua torcida é um elemento representativo da cidade. Segundo a Secretaria, o clube passa a poder, em ações de captação de recursos, usar a chancela da Prefeitura à torcida. Cesar Maia disse não ver motivos para reações contrárias de torcedores de outros clubes.

- Todas deveriam chegar a este ponto e seriam normalmente tombadas. Torcida nas derrotas, isto é muito difícil - disse, antes de comentar a possibilidade de tombar outras torcidas. - Identificando estes elementos ou outros distintivos, claro que é possível. E o tombamento só é definitivo se aquelas características permanecerem.

Mas já houve reações contrárias.

- Sou Flamengo e isto nunca foi preciso. É um fato político em ano de eleição - disse o técnico do Santos, Vanderlei Luxemburgo.

- Quem viveu no clube, sabe que a relação com a torcida sempre foi espontânea, nunca precisou disso - disse o ex-jogador Júnior.

Jornal dos Sports

TIRO LIVRE

João Areosa

Recolham as bandeiras

Encontro Luana pelas estradas da internet. É uma moça de 25 anos, brilhante, que gosta da vida e do Flamengo. Luana é minha leitora desde os 18 anos quando estreei a coluna Tiro Livre num outro jornal. Esperta e viva, escreve com paixão e desenvoltura seus e-mails inteligentes para esta coluna. Acabou se transformando numa musa inspiradora do cronista, função que exerce com formidável competência até hoje.

Estávamos a falar do Flamengo e da minha chegada ao Jornal dos Sports, quando Luana subitamente mudou de assunto.

- Contei a você sobre o meu avô? Enfartou no final de setembro três vezes

- Qual a idade dele? – pergunto.

- Oitenta e um. Foi operado de emergência e entrou em coma induzida.

Luana conta que se trata de um avô especial. “ Mas a situação é complicada. Muito grave.”

- É a vida, garota – arrisco uma palavra de consolo que sei de nada servir.

- Pois é, mas teve um lado engraçado – relata Luana pelas teclas do MSN. E continua: -quando eu fui lá no primeiro dia em que ele acordou do coma, a primeira coisa que balbuciou ao me ver foi: “o Flamengo caiu”? Contei que não e que o Flamengo pulou para a terceira posição com chances de ir à Libertadores. A pressão dele subiu na hora. Ameaçou: “se isso for mentira eu vou passar mal, veja lá”. Abriu um sorriso e me indagou: “quanto tempo eu dormi, minha filha?

Dali em diante, Luana e seu pai se encarregaram de escamotear um velho radinho de pilha para ouvir os jogos do Flamengo sem que as enfermeiras notassem.

-Deixei também o meu MP4 para qualquer falha no radinho.

Luana garante que o avô é puro bom-humor apesar da doença. “Só ficou danado quando soube que estavam questionando o pentacampeonato” - contou rindo.

Reencontro Luana no Orkut. Segunda-feira, 3 de dezembro de 2007. Um par de mensagens com intervalo de poucas horas.

Primeira mensagem:” o vovô quase nos deixou por duas vezes nesse final de semana”. Torça por nós aqui, caro amigo. Beijos”

Segunda mensagem: “Ele se foi, João. Está no andar de cima agora. Obrigado pela torcida, mas agora é hora de irmos recolher nossas bandeiras e apitos e voltar pra casa... O jogo acabou.

Obrigado pelo carinho! Beijos,

Luana”

Reviravolta no caso do apoiador Roger

Ao contrário do que foi anunciado pela diretoria do clube, o jogador pode deixar a Gávea

Thiago Bokel

Novidade na Gávea. O apoiador Roger pode não ficar no clube para a disputa da Libertadores

Considerada como já sacramentada na semana passada, a permanência do apoiador Roger no Flamengo pode não mais acontecer. A situação sofreu uma reviravolta após a reunião entre o vice de futebol Kleber Leite e o técnico Joel Santana, realizada na tarde de ontem. O empresário do jogador, Mauro Azevedo, inclusive, ainda desconhecia a informação.

“As negociações estavam bem adiantadas, até porque o Corinthians tinha interesse no Gerson Magrão. Ninguém do Flamengo me comunicou nada ainda”, explicou o empresário. Já o dirigente, admitiu que Roger poderá não ficar na Gávea no ano que vem: “Estamos avaliando o elenco e a situação do Roger está sendo analisada também. Ainda não definimos se ele ficará ou se irá sair do clube”, explicou Kleber.

Na verdade, o vice de futebol é o único que deseja continuar com o jogador.

Outros membros da diretoria e a própria comissão técnica acham que Roger é um jogador muito caro e que não vem correspondendo ao alto investimento feito pelo Rubro-Negro em seu futebol.

Sem destino\ Além dele, outros jogadores ainda não têm seus futuros definidos, casos do trio mineiro, formado por Jaílton, Léo Medeiros e Luizinho. Enquanto os dois primeiros têm grandes chances de permanecer, a situação do último ainda é uma incógnita.\

“Aqui não haverá lista de dispensas. Claro que alguns jogadores não permanecerão, mas eles serão emprestados. A avaliação ainda não terminou e acho pouco provável termos novidades até o final da semana, tanto para quem irá chegar ou sair”, explicou o dirigente.

Cristian\ Kleber também afirmou desconhecer o interesse de um clube europeu no cabeça-de-área Cristian. Como o Flamengo adquiriu 50% dos direitos federativos do jogador junto ao Atlético-PR, em caso de negociação, receberia uma compensação financeira no valor de US$ 1 milhão. Ele também negou que esteja negociando com o zagueiro Chicão, que jogou o Brasileiro pelo Figueirense.\

Artilheiro Souza dá a volta por cima

Arquivo/JS

Após as críticas, Souza prova seu valor no clube

Depois de chegar ao Flamengo com status de salvador da pátria, por ter sido o artilheiro do Brasileiro de 2006, pelo Goiás, o atacante Souza demorou um tempo para ganhar a simpatia da torcida. Contratado para disputar a posição de titular com o xodó Obina, ele logo caiu em desgraça. Mesmo com a contusão no joelho do principal rival logo no começo do ano, Souza só foi conquistar a confiança dos torcedores a partir do segundo semestre.

Embora tenha marcado gols importantes, como na decisão do Carioca, ele ainda estava longe de ser uma unanimidade. Mas foi no seu momento mais difícil na temporada, quando foi suspenso por sete jogos pelo STJD, que Souza conseguiu encontrar forças para ressurgir das cinzas. A partir de então, o atacante passou a ser titular absoluto no time de Joel Santana e conseguiu fechar bem 2007.

“Fiz uma boa temporada e agora vou aproveitar essas férias para não descuidar do preparo físico e voltar em alto nível”, projetou Souza, que admitiu ter recebido sondagens neste final de ano:

“Quando se está bem, as propostas acabam surgindo, mas estou muito feliz no Flamengo e quero ficar. Temos a Libertadores no ano que vem, que é o sonho de qualquer jogador e trabalharei muito forte para transformar esse sonho em realidade”, prometeu.\ Em 40 jogos neste ano, Souza marcou 15 gols com a camisa rubro-negra, sendo três na Libertadores, seis no Carioca e seis no Brasileiro.\ Agora, o atacante torce para que a base da equipe seja mantida para a próxima temporada.\

Planejamento rubro-negro definido para 2008

Após mais de três horas de reunião para analisar o grupo e possíveis contratações, o técnico Joel Santana já definiu que irá trabalhar com no máximo 32 jogadores em 2008. Destes, 80% dos jogadores já estão no clube.

"Não tive problema na parte disciplinar. Precisamos ver quem se enquadra no orçamento do clube e iremos aproveitar os jogadores da base", adiantou o treinador.

Dentro das especulações, o nome do atacante Amoroso, que está sem clube desde que rescindiu com o Grêmio em agosto, surgiu com força na Gávea, mas foi logo descartado pelo vice de futebol Kleber Leite. Outro caso analisado com carinho é o de Bruno. O Flamengo tem feito todos os esforços para manter o goleiro, mas já trabalha com o outro nome, caso ele não permaneça: Felipe, principal destaque do rebaixado Corinthians neste Brasileiro.

Festa no CFZ\ O já tradicional jogo das estrelas, organizado por Zico, já tem data e local definidos: 27 de dezembro, no Maracanã. O time campeão brasileiro de 1987 já está confirmado, além do holandês Seedorf e do japonês Nakata.\

Torcida rubro-negra é patrimônio cultural do Rio

A maior torcida do Brasil será mais uma vez homenageada. O prefeito Cesar Maia, através do seu antigo blog, que atualmente só envia postagens via email, divulgou ontem que o Flamengo será homenageado hoje pela Prefeitura do Rio, que decretará no Diário Oficial o tombamento da torcida rubro-negra como patrimônio cultural da cidade.

Essa não é a primeira homenagem que o clube recebe este ano. Além do decreto do dia do torcedor flamenguista, dia 28 de outubro, foi oficializado que 17 de novembro passará a ser o dia do Flamengo.

Esse é mais um reconhecimento feito à força vinda das arquibancadas, que impulsionou o Fla a sair da penúltima para a terceira colocação neste Brasileiro, com uma média superior à 39.000 pagantes por partida, quando jogou no Rio.

Torcida do Fla é homenageada e Marcio Braga garante título da Libertadores

A torcida do Flamengo recebeu uma justa homenagem durante o prêmio Craques do Brasileirão 2007, na noite da última segunda-feira. A Nação rubro-negra recebeu o troféu de melhor torcida do Brasileirão. Quem foi até o palco representar os rubro-negros de todo o Brasil foi o presidente do clube da Gávea, Marcio Braga.

O dirigente se mostrou emocionado e não perdeu a chance de animar os torcedores que estavam presentes ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao receber o troféu das mãos do Ministro dos Esportes, Orlando Silva Júnior, Márcio Braga afirmou que a torcida do Fla iria em 2008 empurrar o time rumo a conquista da Libertadores da América.

"Esta torcida é o maior patrimônio do clube de regatas do Flamengo, e vai empurrar o nosso time rumo a Toquio em 2008", disse o presidente do Flamengo, Márcio Braga. Vale lembrar que a disputa do Mundial Interclubes, a qual se referiu Braga em sua declaração não acontece mais em Tóquio, capital do Japão, e sim na cidade de Yokohama.

Dois do Fla entre os melhores

Lateral Léo Moura e apoiador Ibson são eleitos para a seleção do Campeonato Brasileiro

Bernardo Peirão, Gabriel Santos, Jorge Lourenço e Júlio Gracco

A cerimônia realizada ontem no Teatro Municipal, que fechou as cortinas do Campeonato Brasileiro 2007, contou com a presença de ídolos que gravaram seus nomes na história do futebol. E Leonardo Moura e Ibson, ambos do Flamengo, foram os representantes do Rio de Janeiro na conquista dos troféus de ouro no prêmio  Craque do Brasileirão. O próximo compromisso dos premiados será um jogo festivo contra a Seleção Brasileira pré-olímpica,domingo, no Engenhão.

O homenageado da noite foi Nilton Santos, ex-jogador do Botafogo, bicampeão mundial pela Seleção em 1958 e 1962. A "Enciclopédia do Futebol", no entanto, não pôde comparecer ao evento e foi representado pelo presidente Bebeto de Freitas. Romário também recebeu uma homenagem e se emocionou.

Muita expectativa em torno de uma possível conquista de prêmios por parte dos jogadores cariocas. Porém, somente Leonardo Moura e Ibson  levaram a taça. O apoiador Thiago Neves, do Flu, e o atacante Leandro Amaral, do Vasco, bateram na trave. O jogador tricolor concorria ao seu segundo prêmio no dia, por ter conseguido no início da tarde a “Bola de Ouro” da revista “Placar”, mas não teve a mesma sorte e ficou com o troféu de prata. O vascaíno também recebeu de prata, e, ironicamente, ao erguer o troféu foi obrigado a ouvir o canto de "vice de novo" dos torcedores rubro-negros.

A grande frustração da noite foi o fato de Joel Santana — ovacionado pela torcida do Flamengo ao chegar ao teatro — ter perdido o troféu de melhor treinador para o são-paulino Muricy Ramalho. Para compensar, a galera rubro-negra recebeu uma bela homenagem, o Troféu Torcida de Ouro, entregue ao presidente do Fla,  Marcio Braga.

Vitor Rosa se prepara para o Brasileiro

Como se não bastasse o título de vice-campeão do Troféu Brasil, Victor Rosa já está de olho em outras conquistas.\ O treinamento no Flamengo está sendo proporcional à dedicação do atleta. Tudo isso para a Etapa Final do Circuito Caixa de Ginástica que acontecerá dias 14 e 15 de dezembro.\

"O resultado depende do meu esforço, nada vem fácil, por esse motivo tenho me dedicado muito e levado os treinamentos à sério pois tenho tudo para faturar outro título", diz empolgado o ginasta.

Victor Rosa será o reserva do campeão mundial Diego Hypólito nas Olimpíadas de Pequim 2008 e não vê a hora de embarcar rumo ao sonho de todo atleta.

"Mesmo na reserva estarei participando dos Jogos e isso não tem preço. É o sonho de qualquer atleta ser campeão olímpico e tenho certeza que o meu amigo Diego vai representar muito bem o nosso país mas se acontecer algo imprevisto, estarei lá para ajudá-lo".

Victor Rosa e Diego Hypólito são os únicos integrantes da Seleção Brasileira de Ginástica Artística que estão em Pequime têm trazido a alegria para muitos brasileiros com suas conquistas.

Flamengo participa da 1ª Liga das Américas de Basquete

Será realizado, entre os dias 4 de dezembro e 8 de fevereiro (2008), a 1ª Liga das Américas de Basquete Masculino. A competição contará com a participação de 16 Clubes, divididos em quatro chaves. Os dois primeiros colocados em cada chave seguem para a fase seguinte.

O Flamengo se encontra na chave C, juntamente com as equipes do Pitágoras/Minas, Desenfor Sporting e Boca Juniors. As disputas da chave C, que serão realizadas na Arena Telemig Celular, localizada no Minas Tênis Clube (BH), terão início no dia 18 de dezembro, com Pitágoras/Minas x Flamengo/Petrobras, às 20h.

Confira a tabela de jogos da chave C na 1ª Liga das Américas de Basquete Masculino:

Dia 18/12 – terça-feira:\ Pitágoras/Minas x Flamengo/Petrobras, às 20h\ Defensor Sporting x Boca Juniors, às 22h10\

Dia 19/12 – quarta-feira:\ Defensor Sporting x Pitágoras/Minas, às 20h\ Boca Juniors x Flamengo/Petrobras, às 22h10\

Dia 20/12 – quinta-feira:\ Pitágoras/Minas x Boca Juniors, às 20h\ Flamengo/Petrobras x Defensor Sporting, às 22h10\

Flamengo conquista primeiro lugar no raking de pólo aquático

O Clube de Regatas do Flamengo conquistou pela quarta vez seguida (2004, 2005, 2006 e 2007) o primeiro lugar no ranking nacional absoluto de pólo aquático.

A soma geral do rubro-negro foi de 438 pontos e o clube deixou para trás equipes como a do Pinheiros e a do Paineiras, respectivamente segundo e terceiro colocados, com 380 e 346 pontos.

O ranking nacional de clubes levou em consideração os resultados de 11 clubes em 12 competições decorrentes neste ano, sendo três no feminino e nove no masculino, como informou a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

Ranking Geral:\ 01 - Flamengo 438 pontos\ 02 - Pinheiros 385 pontos\ 03 - Paineiras 351 pontos\ 04 - Botafogo 325 pontos\ 05 - Fluminense 311 pontos\

Começa a batalha dos playoffs

Flamengo e Macaé abrem na quinta-feira as semifinais do Estadual Masculino de Basquete

Rafael Oliveira

Após dois meses de partidas emocionantes, o Estadual de Basquete chega a sua fase decisiva: a partir de quinta-feira começa a ser disputada a fase de playoffs do campeonato, que, se já reservou momentos de muita emoção para os torcedores, promete o dobro nas próximas duas semanas.

Das oito equipes , restaram quatro: Flamengo, Vasco, Fluminense e Macaé. Os rubro-negros, donos da melhor campanha da primeira fase, decidirão uma vaga na final contra os macaenses. A equipe da Região dos Lagos vem se destacando pelas surpresas que pregou nos favoritos. Derrotou Fluminense e Vasco e por muito pouco não fez o mesmo contra o clube da Gávea.

O primeiro duelo das duas equipes será quinta-feira, em Macaé. Favorito, o Flamengo luta para evitar que a euforia atrapalhe os planos para o tricampeonato.

"Não pode ter essa de favoritismo. O último jogo foi difícil. Eles trabalharam muito em cima dos erros que estavam cometendo e melhoraram bastante. Até por isso estamos treinando em dois períodos, para corrigir a rotação e a defesa de forma a não dar espaço para eles fazerem o arremesso de três pontos, como aconteceu na outra vez".

Na outra semifinal, tricolores e cruzmaltinos prometem um clássico eletrizante. Enquanto a equipe das Laranjeiras luta para vencer seu primeiro clássico, os vascaínos querem uma vaga na final para coroar o bom trabalho feito na primeira fase.

O duelo reunirá nas quadras cariocas o atual campeão brasileiro (Brasília, representando o Vasco) e o campeão da Liga Sul-Americana (Minas Tênis.Clube, como Fluminense).

O Dia

Torcida do Fla, um patrimônio do Rio

Marluci Martins

Rio - As férias já começaram para os jogadores do Flamengo, mas agora quem vem fazendo gols é sua torcida. Depois de bater recordes atrás de recordes no Campeonato Brasileiro, os rubro-negros têm algo mais a comemorar, hoje: o prefeito Cesar Maia vai assinar decreto declarando a torcida do Flamengo um bem cultural da cidade.

“A torcida do Flamengo vai se transformar em patrimônio”, afirmou o prefeito, que publica hoje o decreto no Diário Oficial.

Para o presidente Márcio Braga, a torcida já tinha esse valor. Na cerimônia de premiação dos melhores do Brasileirão, ele recebeu da CBF um troféu, por dirigir o clube que teve a torcida mais vibrante da competição.

“Essa torcida é o maior patrimônio do Flamengo. E vai nos levar rumo a Tóquio”, disse o dirigente, muito aplaudido em seu discurso,embora tenha se confundido, já que a decisão do Mundial de Clubes do ano que vem será disputada na cidade de Yokohama.

TORCIDA VIBRA

Em guerra com a CBF por querer o reconhecimento do pentacampeonato, a torcida não deu tanta importância ao prêmio concedido na noite de segunda-feira, no Teatro Municipal. Mas o ato de Cesar Maia de declarar a torcida do Flamengo um bem cultural do Rio de Janeiro agradou em cheio.

“O Cesar Maia tem um defeito que nunca vou perdoar: ele é botafoguense. Mas sua atitude está sendo legal. Vou avisar à rapaziada”, afirmou José Carlos Peruano, líder da Urubu Rei.

Já o prêmio da CBF...

“O Ricardo Teixeira inventou esse prêmio como uma forma de calar a boca da torcida. É justo, a torcida do Flamengo, uma das maravilhas do mundo, merece ganhar mais de 1.000 prêmios, mas o que a gente quer é que ele, com uma canetada, reconheça o nosso penta”, acrescentou Peruano.

O clube da Gávea tem freqüentado as páginas do Diário Oficial com certa assiduidade. Afinal, já haviam sido decretados o Dia do Flamenguista, em 28 de outubro, e o Dia do Flamengo, em 17 de novembro.

Diretoria do Flamengo muda o discurso e permanência de Roger é incerta

Rio - Depois de duas horas de reunião, na sede da Gávea, o técnico Joel Santana e a diretoria do Flamengo começaram a planejar a montagem do grupo que disputará a temporada de 2008. De acordo com informações da Rádio Tupi, o vice-presidente de futebol do clube da Gávea, Kléber Leite, revelou que 80% do grupo rubro-negro será mantido para a Libertadores da América do ano que vem.

No entanto, a novidade ficou por conta da mudança de discurso da diretoria em relação à permanência do apoiador Roger. Enquanto Kléber Leite não mede esforços para ficar com o jogador, no clube, comenta-se que parte da comissão técnica não concorda com a renovação do jogador. O técnico Joel Santana desconversou.

"Isso aqui é uma comissão técnica. Tudo aqui no Flamengo é discutido sempre, pois precisamos trocar idéias. Eu gosto muito do Roger, é um excelente rapaz, mas ainda estamos avaliando", comentou o técnico.

Segundo Kléber Leite, a torcida do Flamengo poderá esperar por poucas novidades durante o período de contratações.

"Vamos trazer apenas três ou quatro reforços. Este grupo tem boa qualidade e estão bem entrosados", disse Kléber Leite.

Flamengo pode trocar Gérson Magrão por Roger

Rio - O Corinthians quis R$ 500 mil para liberar o apoiador Roger ao Flamengo em definito. E como o clube paulista demonstrou interesse em contratar Gérson Magrão, que disputou e se destacou pelo Ipatinga na campanha da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste caso, Gérson Magrão seria colocado como moeda de troca para que o Rubro-Negro conseguisse encontrar uma maneira de segurar Roger sem ter de desembolsar dinheiro.

Na Gávea, apenas o vice-presidente de futebol Kléber Leite faz forças para manter Roger no clube. O dirigente já acertou com o presidente do Corinthians, Andres Sanchez, a renovação de contrato de Roger por mais três ano, faltando apenas a efetuação do pagamento.

Gazeta Esportiva

Recurso do Flamengo tem nova data marcada

Rio de Janeiro (RJ) - Já com a vaga da Copa Libertadores na mão, o Flamengo voltará a ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após ter seu julgamento adiado por falta de um número mínimo de auditores, o Rubro-negro tentará anular a pena de R$ 10 mil e a perda de um mando de campo no dia 13 de dezembro, perante o Pleno.\ O clube havia sido punido por conta de objetos atirados no gramado do Maracanã durante o confronto contra o Grêmio, realizado no dia 21 de outubro. Entretanto, o departamento jurídico da equipe conseguiu um efeito suspensivo, evitando que o time da Gávea atuasse sem a presença de sua torcida contra o Atlético Paranaense.\

Caso a pena seja mantida, o Flamengo a cumprirá na primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2008. O Rubro-negro foi enquadrado no artigo 213 do CBJD (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto

Fla pode ceder Gérson Magrão ao Timão para ficar com Roger

Gazeta Press

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo pretende conseguir alguns reforços para 2008 para a disputa da Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca. Nos corredores da Gávea começam a circular informações de possíveis transações envolvendo o Rubro-Negro e o Corinthians.\ A primeira negociação entre os dois clubes envolve o meia Roger, que não faz parte dos planos do clube paulista e acertou a renovação de seu contrato por três anos com o Flamengo.\

Para pagar pelo jogador, os flamenguistas cederão ao Timão o lateral-esquerdo Gérson Magrão, que também atua no meio-de-campo e foi um dos destaques no acesso do Ipatinga-MG à Série A. O atleta não foi aproveitado pelo Rubro-Negro e acabou emprestado ao clube mineiro no meio desse ano.

Outras transações ainda poderiam entrar na pauta das conversas entre as equipes. O que aumenta os boatos é o relacionamento do vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, com o presidente corintiano Andrés Sanchez, que ficou bem próximo nas últimas semanas, com ambos trocando elogios públicos.

Torcida flamenguista é tombada como Bem Cultural do Rio

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de ter no Diário Oficial do Rio de Janeiro as datas do Dia do Flamengo (17 de novembro) e Dia do Flamenguista (28 de outubro), o Flamengo receberá mais uma homenagem: na próxima quarta-feira, a Prefeitura do Rio publicará um decreto no Diário Oficial tombando a torcida do Flamengo como Bem Cultural da Cidade.\ A informação foi divulgada no blog do prefeito Cesar Maia e marca um ano em que os flamenguistas voltaram às manchetes por sua presença maciça principalmente nos jogos no Maracanã.\

O clube termina o Campeonato Brasileiro no primeiro lugar no total de público – 745.207 torcedores em 19 jogos. Na média, os flamenguistas também são líderes com 39.221 pessoas, mais de dez mil acima do São Paulo, segundo colocado no quesito.

Por isso, a presença nas arquibancadas é vista como fundamental para a recuperação da equipe, que deixou a penúltima colocação para terminar o Nacional em terceiro lugar, garantindo vaga na Libertadores.

Nesta semana, os torcedores rubro-negros já foram homenageados pela CBF ao receberem o prêmio de melhor torcida no Campeonato Brasileiro

Flamengo inicia formação de elenco de 2008 com renovações\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo se reuniu nesta terça-feira com o técnico Joel Santana e já começou a traçar o planejamento para a próxima temporada, quando o clube disputará a Copa Libertadores, o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca.\ Em termos de negociações com atletas que fazem parte do atual elenco até o momento o Flamengo já acertou a renovação dos contratos do zagueiro Fábio Luciano, do lateral-esquerdo Juan, do volante argentino Colace e do próprio Roger. Além disso, o clube comunicou ao Atlético-PR que vai depositar até o fim do ano o valor referente à compra dos direitos federativos do meia Cristian.\

“O Flamengo está fazendo o certo. Primeiro precisa garantir a permanência dos que estão se destacando, para depois buscar outros destaques”, disse Kléber Leite, vice-presidente de futebol rubro-negro.

O clube também busca em outros lugares a possibilidade de contratar reforços para a próxima temporada. Chegou a ser especulada a possibilidade de se trazer o artilheiro Washington, atualmente no futebol japonês e que no Brasil se destacou por Atlético-PR e Ponte Preta-SP. Porém esse jogador estaria praticamente acertado com o Fluminense.

Após prêmio, presidente diz que Flamengo é o maior time do mundo

Rio de Janeiro (RJ) - Em cerimônia que premiou os melhores do Campeonato Brasileiro, na noite desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, o Flamengo confirmou seu favoritismo e recebeu o troféu de melhor torcida do Nacional.\ Logo após o anúncio, o presidente do clube carioca, Márcio Braga, subiu ao palco para representar a nação rubro-negra e exaltou a maciça presença dos torcedores nos jogos da equipe no recém terminado Brasileirão.\

''Esta torcida é o maior patrimônio do clube de regatas do Flamengo, e vai empurrar o nosso time rumo a Tóquio em 2008'', afirmou o mandatário do Fla, esquecendo-se de que o Mundial de Clubes vem sendo disputado em Yokohama e não mais na capital japonesa.

''Essa é a prova inequívoca de que o Flamengo é o maior clube do mundo'', completou Márcio Braga. Além do prêmio de melhor torcida, o Flamengo também teve o melhor lateral-direito (Leonardo Moura) e meia (Ibson) do Campeonato Brasileiro.

Presidente do São Paulo espera taça de bolinhas em janeiro

Marcelo Belpiede, enviado especial

Rio de Janeiro (RJ) - Como já era previsto, somente o troféu pela conquista da edição 2007 esteve na festa oficial do Campeonato Brasileiro, realizada nesta segunda-feira no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No entanto, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, deixou a entender que irá receber a taça de bolinhas, referente ao pentacampeonato nacional, no início do próximo ano.\ “Vem em janeiro”, disse o dirigente, que balançou a cabeça positivamente ao ser questionado se já tinha uma informação oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).\

Durante a festa, alguns convidados flamenguistas soltaram o grito de pentacampeão. Para Juvenal Juvêncio, uma reação esperada. “Aconteceram algumas manifestações de flamenguistas aqui, mas foi ameno, não vi nada demais”.

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, também adotou uma postura elegante ao abordar o tema. O dirigente considera o São Paulo um legítimo pentacampeão, mas acha, contudo, que o troféu deve ser encaminhado para a Gávea.

“Ainda não tenho nenhuma confirmação, mas o Brasil, mais de 180 milhões de pessoas sabem que Flamengo é penta faz 15 anos. Agora tem que perguntar ao presidente da CBF o que vai acontecer. Ele que manda”, afirmou.

Entre os jogadores, o atacante Dagoberto considerou folclórica a manifestação dos flamenguistas. Antes da festa da CBF, um grupo de torcedores fez um protesto na entrada do Teatro Municipal. “Acho até legal isso acontecer, faz parte do futebol”, comentou o atleta tricolor.

Em resposta, o lateral-direito Leonardo Moura acredita em um parecer da CBF a favor do Flamengo. “A gente torce para que a taça fique na Gávea”, finalizou o jogador, que foi o melhor de sua posição na premiação oficial do Campeonato Brasileiro.

Rio de Janeiro (RJ) - Um grupo de cerca de 20 torcedores do Flamengo compareceu na noite desta segunda-feira, na porta do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, para protestar contra a entrega da taça de bolinhas do Campeonato Brasileiro ao São Paulo.\ No local está sendo realizada a entrega do prêmio ‘Craque do Brasileirão’, promovida pela CBF. A entidade máxima do futebol brasileiro oficializou neste ano o São Paulo como o único pentacampeão nacional. O litígio vem de 1987, ano em que o Rubro-negro ganhou a Copa União, competição criada após racha do Clube dos 13. O Sport, que disputou o Módulo Verde, é considerado o vencedor daquele ano.\

Os torcedores levaram uma banda de música à porta do Teatro, além de uma grande mão de borracha com os cinco títulos flamenguistas em cada dedo (80, 82, 83, 87 e 92). No referente ao de 1987, uma flecha indicativa explica o motivo do protesto.

“O Ricardo Teixeira tá querendo arrumar um problema com uma nação. Tem de decidir logo, nosso problema não é nem com o São Paulo, mas com o Ricardo Teixeira. Pode até dar a taça de bolinhas para os dois, mas a antiga é nossa. Dá uma réplica para o São Paulo. O campeonato de 87 foi o melhor da história, com 16 clubes, teve grande apelo de torcida e tem de ser reconhecido”, explicou Marcel Tijolo, organizador do protesto.

Ao chegar na premiação, o presidente rubro-negro Márcio Braga reagiu com ironia ao protesto. 'Vim aqui receber a taça em nome da torcida. Ela é nosso melhor jogador', politizou o mandatário do time da Gávea.

PeléNet

Técnico Joel Santana pode "tirar" Roger do Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Na última quinta-feira, o Flamengo anunciou a permanência de Roger na Gávea por mais três temporadas. Mas, nesta terça, segundo Joel Santana, tudo pode mudar. O treinador deu a entender que antes, precisa ter uma conversa com a sua comissão técnica.

Meia Roger (esq) pode deixar o Flamengo

"Vou falar com os preparadores físicos e também com meus auxiliares técnicos. Será feita uma avaliação para passarmos aos dirigentes do Flamengo", destacou.

Para ficar em definitivo com Roger, o Flamengo precisa pagar U$ 500 mil ao Corinthians até o próximo dia 31 de dezembro. Isso acontecendo, o Rubro-Negro adquire os direitos federativos do atleta.

Ainda nesta terça-feira, pela manhã, o diretor de futebol do Flamengo, Marcos Braz, em entrevista ao UOL Esporte, avisou que o Corinthians estaria interessado no ala-meia Gérson Magrão, que disputou a Série B pelo Ipatinga-MG, mas tem contrato com o Rubro-Negro até o fim de 2009.

Com o clube paulista ficando com o jogador, o valor de U$ 500 mil seria abatido. "Existe a possibilidade de fazermos esse negocio, já que temos interesse em ficar com o Roger e o Corinthians está interessado no Gérson Magrão", contou.

Para ficar com Roger, Fla deve ceder Gérson Magrão ao Corinthians

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

Em acordo estabelecido ainda com a antiga diretoria do Corinthians, ficou acertado que o Flamengo teria de pagar U$ 500 mil até o dia 31 de dezembro para adquirir os direitos federativos de Roger. E o Rubro-Negro já tem como quitar esta dívida. A intenção é incluir na negociação o ala-meia Gérson Magrão, destaque do Ipatinga na campanha de ascensão à Série A do Campeonato Brasileiro. O clube paulista, inclusive, já demonstrou interesse no jogador.

Meia Roger ainda pertence ao Corinthians e pode ser trocado por Gérson Magrão\ ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO FLAMENGO\ O "troca-troca", porém, não será tão simples quanto parece. De acordo com o diretor de futebol do Flamengo, Marcos Braz, um novo acordo terá de ser feito com os corintianos, para que ninguém saia prejudicado.\

"Existe a possibilidade de fazermos esse negocio, já que temos interesse em ficar com o Roger e o Corinthians está interessado no Gérson, que ainda tem contrato conosco (até o fim de 2009)", disse o dirigente, completando em seguida.

"Mas vamos ter que sentar e conversar sobre isso. Temos de precificar tudo e chegar a um novo acordo para que o negócio seja justo para todas as partes", frisou.

Marcos Braz irá se reunir às 15h desta terça-feira com o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, e com o técnico Joel Santana para discutir o planejamento de 2008. Dentre muitas pautas está a negociação envolvendo Roger e Gérson Magrão.

Uma segunda-feira de prêmios para o Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Os rubro-negros viveram uma segunda-feira de premiações por causa da boa campanha no Campeonato Brasileiro. O lateral Leonardo Moura foi o destaque do dia, com dois troféus. No início da tarde, ele foi eleito o melhor lateral-direito da competição pela revista Placar, recebendo a "Bola de Prata", na sede da ESPN Brasil, em São Paulo. À noite, ganhou mais uma taça na festa da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Teatro Municipal do Rio.

O outro "campeão" flamenguista foi Ibson, escolhido pela CBF como melhor meia-direita da competição. O clube também foi premiado por ter a "melhor torcida" do Brasileiro.

Outros dois jogadores e o treinador Joel Santana também foram premiados, mas não com os troféus de ouro. O zagueiro Fábio Luciano foi bronze e o lateral-esquerdo Juan, prata, assim como o técnico.

Torcida do Flamengo será tombada como Bem Cultural do Rio

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo viveu uma boa temporada e irá fechar o ano com "chave de ouro". Apesar de ser torcedor declarado do Botafogo, o prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, reconheceu a brilhante atuação da torcida rubro-negra no Campeonato Brasileiro e irá tombá-la como Bem Cultural da Cidade. A homenagem será publicada quarta-feira no Diário Oficial.

Torcedores do Flamengo fizeram o time ter média de 39.221 espectadores nos jogos\ Este é o terceiro "prêmio" recebido pelo clube em 2007, ano no qual foram decretados o Dia do Flamengo (comemorado em 17 de novembro) e também o Dia do Flamenguista (28 de outubro).\

O Rubro-Negro teve a maior média de público pagante do Brasileiro, com 39.221 espectadores por jogo como mandante. Além disso, ficou com oito dos dez maiores públicos da competição. De acordo com os jogadores, o apoio da torcida foi fundamental para que o time "alçasse vôo" da 19ª à terceira colocação do Nacional, garantindo vaga na Copa Libertadores.

Pela atuação destacada, a torcida do Flamengo recebeu um troféu na segunda-feira, durante a premiação dos melhores do Brasileiro, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O prêmio foi entregue ao presidente do clube, Márcio Braga, que discursou de forma veemente em nome de todos os rubro-negros.

Flamengo pode perder Cristian para o futebol russo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A torcida do Flamengo poderá receber uma péssima notícia nos próximos dias. Isso porque, o volante Cristian deverá trocar o Rubro-Negro pelo futebol da Rússia, mais precisamente o Lokomotiv Moscou.

Como na semana passada o Flamengo adquiriu 50% dos direitos federativos de Cristian (a outra metade é do Atlético-PR), o Rubro-Negro pode faturar com a venda cerca de R$ 3 milhões.

Cristian foi um dos destaques do Flamengo no Campeonato Brasileiro. O volante chegou ao clube em meados de julho. Neste período, o volante anotou um gol, o da vitória rubro-negra sobre o Atlético-MG por 1 a 0.

Kléberson ansioso para estrear pelo Fla

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Contratado durante o Campeonato Brasileiro, o volante Kléberson ainda não pôde estrear pelo Flamengo. Em função do término do prazo de inscrição para a competição nacional, o pentacampeão mundial ficou apenas treinando com os novos companheiros, situação que está longe da ideal para o jogador.

"Estou abaixo do peso e em um ritmo bastante aquém dos demais. A pré-temporada será muito boa para que eu possa estar no mesmo nível dos outros jogadores. A vontade é grande e a ansiedade também. Só me resta esperar o início do Campeonato Estadual para que eu possa estrear", salientou.

Apesar de ainda não ter disputado nenhuma partida pelo Rubro-Negro, Kléberson já se sente ambientado na Gávea, e faz uma declaração de amor à nova casa.

"O Joel (Santana, técnico) disse uma frase muito importante. Ele falou que para jogar no Flamengo precisa-se amar o clube. E eu posso dizer que amo o Flamengo", ressaltou o meio-campista.

GloboEsporte

Fla faz proposta à MSI por Bruno

Clube quer comprar direitos econômicos do goleiro, e Kléber Leite está animado

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Os direitos econômicos de Bruno são da MSI, ex-parceira do Corinthians

O Flamengo deu o primeiro passo na terça-feira para transformar o goleiro Bruno em seu "Rogério Ceni": o clube enviou à MSI uma proposta para comprar os direitos econômicos do jogador.

O valor oferecido foi passado ao empresário de Bruno, Eduardo Uram, que será o responsável por levar a oferta à empresa de Kia Joorabchian, ex-parceira do Corinthians. O vice-presidente Kléber Leite acredita que a história terá um final feliz.

- Estou muito animado, acredito plenamente que o Bruno ficará no Flamengo por\ um longo tempo. Nunca pensei diferente diss - diz o dirigente.\

No mesmo dia que o Rubro-Negro formalizou a proposta por Bruno, surgiu a notícia de que o clube estaria interessado em Felipe, do Corinthians, para substituir o camisa 1. Porém, Kléber desmentiu e afirmou que foi o Bragantino, dono de 25% dos direitos econômicos do goleiro, quem procurou o clube da Gávea para oferecer o atleta

Fla, Flu e CBF juntos no Maracanã

Empresa estrangeira seria responsável por gerir o estádio e dividi-lo entre os três parceiros

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Maracanã pode ser dividido entre Fla, Flu e CBF

A tão decantada guerra pelo controle do Maracanã pode acabar em pizza. Na segunda-feira, representantes de Flamengo, Fluminense e CBF estiveram reunidos em um escritório de advocacia no Rio de Janeiro para tratar sobre a licitação do estádio, que ainda não tem data escolhida.

O projeto ainda está em fase de formatação. Mas a empresa inglesa IMG, responsável pela reconstrução de Wembley, seria a gestora do estádio e se responsabilizaria por conseguir recursos para administrá-lo. Desta forma, Flamengo, Fluminense e CBF jogariam de graça por lá e dividiriam os lucros.

- Mas lógico que quem leva mais torcida ao estádio, ou seja, o Flamengo, terá um percentual maior. Tudo ainda será avaliado, mas em um primeiro momento nos agradou - diz o presidente do Rubro-Negro, Márcio Braga.

O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, também está otimista com o desfecho do possível acordo.

- Claro que está firme. Tanto o Ricardo Teixeira como o Márcio Braga são meus pacientes - brinca o cardiologista.

Colaborou Caio Barbosa

Dunga: 'Ibson precisa jogar bem mais vezes'

Técnico da seleção elogia meia do Flamengo, mas diz que ainda é cedo para convocá-lo

Thiago Fernandes Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Xodó da torcida flamenguista, Ibson foi elogiado pelo técnico da seleção brasileira\ A notícia que todo torcedor do Flamengo espera pode ser um pouco mais adiada. O técnico da seleção brasileira, Dunga, elogiou o meia Ibson durante um evento no Instituto Bola pra Frente, porém, afirmou que para o jogador ser convocado, precisa manter o nível das últimas atuações por um período maior.\

- Há quanto tempo o Ibson vem jogando bem? Dois meses? Ele está em boa forma, mas precisa manter esse nível. Eu assisti a alguns jogos dele no Porto e ele estava bem, mas não deu seqüência. O Mineiro, por exemplo, vem tendo boas atuações há muito tempo – afirma

Fla volta atrás e Roger pode sair

Técnico Joel Santana avisa que precisa estudar relação custo-benefício do apoiador

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM,

A permanência do meio-campo Roger para 2008 ainda não está confirmada

O Flamengo e o meio-campo Roger chegaram a anunciar o acerto por mais três anos na semana passada. Porém, a posição reticente da comissão técnica em relação ao jogador fez a situação se alterar.

O técnico Joel Santana avisa que vai conversar com fisioterapeutas, preparadores físicos e médicos para saber se vale a pena apostar no jogador.

- A permanência dele será estudada. Temos que ver o custo-benefício e avaliar se vale a pena mantê-lo. Mas é um jogador que gosto e admiro - afirma o treinador.

O Flamengo já havia até se comprometido a ceder o apoiador Gérson Magrão ao Corinthians para abater parte do valor de U$ 500 mil cobrado por Roger.

No entanto, conforme o GLOBOESPORTE.COM apurou, o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, estaria isolado na questão e os demais membros da diretoria não vêem como primordial a manutenção do jogador. Alegam que com o salário pago a Roger daria para contratar um atleta mais jovem e com mais potencial.

Nome de Felipe causa polêmica no Fla

Rubro-Negro estaria interessado no goleiro do Timão. Diretoria nega e acusa Bragantino

Carlos Augusto Ferrari Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo entre em contato

Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Felipe no treino do Corinthians em SP

A classificação do Flamengo para a Libertadores e a grande temporada do goleiro Felipe, do Corinthians, prometem agitar o mercado nas próximas semanas. Enquanto o Rubro-Negro nega qualquer interesse, em São Paulo surgem as primeiras conversas de que o camisa 1 do Timão pode pintar na Gávea em 2008.

Durante a festa de entrega do Prêmio Craque Brasileirão 2007, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, teria procurado o presidente do Bragantino, Marco Antônio Abi Chedi, para falar sobre a possibilidade de contar com o atleta por empréstimo, já que Bruno deve ir para o exterior. O Fla estaria disposto a triplicar os salários de Felipe. Só que Kléber nega.

- Isso é uma mentira deslavada. Foi o pessoal do Bragantino que me ligou falando que ainda tem uma parte do Felipe e oferecendo. Eu disse que não tinha interesse e que a prioridade era manter o Bruno de qualquer maneira. Estamos fazendo uma proposta por ele (Bruno) e estou otimista na permanência.

Marcelo Goldfarb, representante de Felipe, também nega qualquer contato com dirigentes cariocas, mas admite ter informações de que uma proposta oficial será entregue ao Corinthians nos próximos dias. O agente, porém, não acredita que o Timão aceite negociar sua principal estrela.

- Houve uma sondagem. Uma pessoa ligada ao Flamengo ficou de vir para São Paulo nesta semana para conversar. Mas acho praticamente impossível que o Felipe saia. Ele quer ficar no Corinthians e a direção conta com ele na Série B – revela Goldfarb, que negocia um reajuste salarial para o goleiro.

Felipe tem contrato com o Timão até 2011 com uma multa contratual de US$ 10 milhões. O Corinthians é dono de 50% dos direitos. O Bragantino tem 25%, enquanto o restante é dividido entre o próprio atleta e seus empresários.

Um show de torcida no Brasileirão

Torcedores roubam a cena e são o destaque do campeonato com muita festa e criatividade

Nem o título indiscutível do São Paulo, a reação empolgante do Flamengo ou a histórica queda do Corinthians para a Segunda Divisão. O ponto alto do Brasileirão 2007 foi a participação dos torcedores. Por todo o Brasil, a galera lotou estádios, colocou a criatividade em prática e embalou cantos de apoio aos clubes. São músicas que deixam a rivalidade de lado, sem ofensas e xingamentos.

No Rio, só dá Mengão

Em todo o campeonato, ninguém lotou mais o estádio que os torcedores do Flamengo. De time ameaçado pelo rebaixamento até a realização dos Jogos Pan-Americanos do Rio, o Rubro-Negro engatou a primeira, acionou o turbo e foi buscar o terceiro lugar na tabela e uma das quatro vagas na Libertadores 2008. Mas a escalada não teria a mesma força sem o combustível chamado Nação Rubro-Negra. Rodada a rodada, ela pulverizou recordes e mais recordes. Dos dez maiores públicos do campeonato, os rubro-negros têm oito. O maior deles alcançado no último jogo da equipe no Maracanã, em 25 de novembro: 82.044 pagantes. E a união de tanta gente só poderia resultar em espetáculo. Na campanha, surgiu o Tema da Vitória do Flamengo. A letra da música ganhou os telões do Maraca e caiu no gosto popular (assista ao vídeo acima).

Orlando Silva defende mudanças na Lei Pelé

Ministro diz que a legislação precisa ser revista para dificultar a saída de atletas

Márcio Iannacca e Thiago Lavinas Do GLOBOESPORTE.COM, no Rio de Janeiro

Ministro dos Esportes, Orlando Silva, defende mudanças na Lei Pelé\ O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, disse nesta terça-feira durante a abertura do 4º Footecon, o Fórum Internacional do Futebol, no Rio de Janeiro, que o Governo Federal está preocupado com a saída excessiva de jogadores brasileiros para clubes estrangeiros. Por isso, estuda mudanças na legislação para que os atletas fiquem mais tempo no país. A Lei Pelé, no final da década de 90, deu mais independência aos jogadores em relação aos contratos. O Footecon é transmitido ao vivo pelo SporTV.\

- A Lei Pelé merece uma reflexão. São dez anos e não teve na época uma transição. Ao mesmo tempo que afirmo que a Lei Pelé foi muito importante, também acho que a legislação precisa ser revisada. Não é apenas a minha opinião, mas também a do Pelé. Para que o clube que investe na formação do atleta tenha algum ressarcimento por isso. Não se pode matar a galinha dos ovos de ouro - disse Orlando Silva, que citou um projeto de lei que pode mudar a legislação da relação entre atleta e clube.

- Temos um projeto de lei, o 5186, que ajusta a relação entre o clube e o atleta. Estabelece o que o clube formador tem direito sobre um atleta. Vemos atletas de 12, 13 anos com empresários. A idéia é vedar isso, mas o assunto é polêmico. Esse era um projeto que estava andando junto com a Timemania, mas que acabou ficando para trás. Agora ele será analisado pela comissão de esporte e turismo e o presidente Lula tem estimulado esse projeto.

Para ministro, saída de atletas não é um problema ecônomico

Orlando Silva revelou que o Governo Federal está escutando opiniões de técnicos de futebol para as mudanças na legislação.

- O Luxemburgo deu uma sugestão. Para ele, o ideal é federar o atleta aos 12 anos para registrar que o clube é o formador desse atleta. Conversei com outras pessoas. O Felipão apóia o projeto e o Parreira também.

O Ministro garantiu que a saída dos jogadores brasileiros para o exterior não seria um problema econômico.

- Algumas pessoas vem dizer que o problema é do PIB do Brasil. E dizem que é por isso que o futebol não vai para frente. Mas países como Turquia, Ucrânia, Portugal e outros têm o PIB menor do que o nosso e contratam os nossos atletas.

Lance

Cesar Maia anuncia tombamento da Nação

Prefeito anuncia que Torcida do Fla é Bem Cultural da Cidade

A maior torcida é homenageada

Depois de ter no Diário Oficial do Rio de Janeiro as datas do Dia do Flamengo (17 de novembro) e Dia do Flamenguista (28 de outubro), o Mais Querido do Brasil receberá mais uma homenagem: na próxima quarta-feira, a Prefeitura do Rio publicará um decreto no Diário Oficial tombando a torcida do Flamengo como Bem Cultural da Cidade.

A informação foi divulgada no ex-blog do prefeito Cesar Maia, que envia suas postagens, anteriormente feitas em sua página pessoal, por e-mail.

Basquete: Fla viaja para Macaé nesta quarta

Equipe da Gávea vai em busca da vaga na decisão do Carioca

CRAQUE DO FUTURO

A primeira partida entre Flamengo e Liga Macaense pelas semifinais do Campeonato Carioca de Basquete será nesta quinta-feira. Porém, a equipe da Gávea já viaja nesta quarta para a Região dos Lagos.

O time do treinador Paulo Chupeta faz, nesta manhã de quarta-feira, a partir das 10h30min, um treino técnico. Logo depois, às 13h, a equipe viaja e pega a estrada. A tarde será de folga, mas na quinta-feira pela manhã o time já treinará arremessos no ginásio onde será disputado o jogo.

Para o pivô Coloneze, o fato de se viajar com um dia de antecedência é bom para a equipe já sentir o clima da cidade, e também para treinar na quadra do adversário.

- É sempre bom chegar com antecedência e poder fazer o reconhecimento da quadra e também sentir o clima da partida - disse o jogador.

Flamengo e Liga Macaense já se enfrentaram duas vezes nessa competição. Nas duas oportunidades, deu Flamengo. Jogando em casa, o time venceu por 97 a 78. Já em Macaé, a vitória foi mais difícil, pelo placar de 101 a 99.

Ibson agradece apoio do Flamengo

Apoiador admite boa fase e faz planos para 2008

LANCEPRESS!

Ibson está de bem com a vida: desde que voltou ao Flamengo no meio do ano, o jogador levou a equipe à Libertadores do ano que vem, foi eleito o melhor meia-direita do Brasileirão em premiação da CBF e está nas graças da torcida. Humilde, o apoiador admite o bom momento, mas não deixa de agradecer a quem lhe ajudou a recuperar o bom futebol.

radio l! - Passei por momentos ruins, mas, graças a Deus, com o apoio da minha família, dos meus companheiros, da comissão técnica e dessa torcida maravilhosa consegui dar a volta por cima - afirmou.(Clique e ouça)

Feliz com a grande fase do Flamengo, Ibson já traça metas para 2008. O meio-campista quer o Rubro-Negro bem em todos os torneios do ano e, por isso, pede empenho total do elenco desde o início da temporada.

radio l! - Antes de pensar na Libertadores, precisamos pensar no Carioca. Temos que fazer uma boa campanha em todos os campeonatos - declarou

Volante Cristian deve jogar no futebol russo

Jogador tem proposta milionária, mas kléber Leite ainda nega saída

Cristian pode ficar fora do Flamengo em 2008 (Crédito: Júlio César Guimarães)

LANCEPRESS!

Cristian dificilmente ficará na Gávea no ano que vem. O cabeça-deárea tem uma proposta do Lokomotiv Moscow. O clube russo estaria disposto a pagar 2,5 milhões de euros (equivalentes a 100% dos direitos econômicos) pelo jogador.

O vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, negou a saída do volante, mas acabou se enrolando com as palavras ao responder à pergunta.

– Nenhum jogador teve propostas para sair, somente o Cristian. Não temos a intenção de vendê-lo – afirmou o dirigente rubro-negro.

Mas o LANCE! apurou que existe a oferta e que são reais e grandes as possibilidades de o jogador ser negociado com o futebol russo.

Como 50% dos diretos do jogador são do Atlético Paranaense, o Fla deve receber cerca de 1,25 milhão de euros (equivalente a R$ 3,2 milhões).

Como pagou US$ 500 mil (R$ 894 mil), a diretoria lucraria algo em torno de R$ 2,3 milhões com a negociação.

Kleber diz que Fla fará poucas contratações

Flamengo poderá contar com Kleberson na próxima temporada

LANCEPRESS!

Depois de uma temporada vitoriosa esse ano, em que o Flamengo foi campeão carioca e se classificou para a Copa Libertadores depois de uma ótima campanha no Brasileirão, o vice de futebol do Rubro-Negro, Kleber Leite, prometeu poucas contratações para o ano de 2008.

- O Flamengo fará três ou quatro contratações que virão para jogar. Alguns que estão fora, voltarão e ficarão. Outros continuarão fora. Se houver necessidade, recorreremos aos juniores - revelou Kleber à Rádio Tupi.

Vale lembrar que o Flamengo já tem um reforço para a próxima temporada. O apoiador Kleberson foi contratado em setembro deste ano, mas por ter abandonado o seu ex-clube Besiktas alegando atraso de salários, o jogador foi punido por quatro meses e não pôde disputar o Brasileirão.

Juniores do Fla jogam nesta quarta

Equipe de Adílio enfrenta o Paulista pela segunda rodada do Brasileiro da categoria

Após a estréia com vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro de juniores, o Flamengo volta a campo neste quarta-feira. O adversário será o Paulista às 15h30min no Rio Grande do Sul, local onde está sendo realizada a competição.

Será a estréia da equipe paulista, que folgou na primeira rodada. No outro jogo do grupo, o Palmeiras enfrenta o Internacional, que venceu o Náutico por 2 a 1 na estréia.

Joel Santana pede jogadores com currículo

Treinador não quer reforços sem experiência ou sem sucesso no futebol

Após reunião de mais três horas com a diretoria do Flamengo, o técnico Joel Santana saiu sem falar de possíveis reforços para a próxima temporada. Mas o treinador deu uma dica de qual deverá ser o perfil de jogadores a serem procurados pelo Rubro-Negro.

O treinador gostaria de contar com alguns jogadores mais experientes para a disputa da Libertadores. Como confia no elenco atual, Joel quer que venham atletas com currículo vencedor para somar:

– Temos de ver o currículo do jogador. Se não tiver, não vai superar quem está aqui. Se não acharmos esses jogadores, completaremos o elenco com os juniores – afirmou Joel.

Enquanto não aparecem nomes para reforçar o Flamengo, jogadores que estavam emprestados voltarão. É o caso de Vinícius Pacheco, que está no Paraná, Fabiano Oliveira, no Goiás, e Felipe Dias, no Náutico.

Joel prioriza base em relação a medianos

Técnico diz que, caso não cheguem nomes fortes, aposta será caseira

De férias há apenas dois dias, Joel Santana já pensa no Flamengo de 2008, apontando as necessidades para que o time tenha um bom retrospecto no próximo ano. Sobre contratações, o Homem da Prancheta diz que estas só devem ser realizadas caso os novos nomes sejam de peso. Se não for este tipo de reforço, ele optará por jogadores das divisões de base.

- Vamos conversar com o nosso vice de futebol (Kléber Leite) e com a comissão técnica. No entanto, temos de trazer jogadores prontos para jogar. Se é para apostar em jogador mais ou menos, prefiro apostar na base - afirma, em declarações à TV Bandeirantes.

Joel enumerou alguns dos nomes que já o interessam da equipe dirigida por Adílio, destacando que os êxitos obtidos pelos jogadores da categoria de juniores devem garantir a qualidade.

- De um time tricampeão júnior, alguém deve ser bom. Kayke, Thiago Salles e Rômulo são bons exemplos disso. Paulo Sérgio é outro. Já trouxemos estes jogadores para cima, com o objetivo de familiarizá-los com um elenco profissional, levando-os para concentrações, palestras. Repito: só quero jogador pronto para entrar - finaliza.

Marcio Braga diz que ia pegar a Taça do Penta

Presidente revela que se CBF entregasse a taça ele ia correr para pegá-la

Rodrigo Mandarini RIO DE JANEIRO

O grande vencedor da festa de entrega dos prêmios aos melhores do Brasileirão, nesta segunda-feira, no Teatro Municipal do Rio, foi o São Paulo. Porém, a esperada entrega da Taça de Pentacampeão Brasileiro, a desejada Taça de Bolinhas, ao Tricolor não aconteceu. Depois da polêmica envolvendo o Flamengo, que alega ser pentacampeão também, já que ganhou o Módulo Verde da Copa União de 1987, a CBF optou por não criar uma situação desagradável.

E se a decisão da CBF fosse chamar ao palco o pentacampeão brasileiro para receber a Taça de Bolinhas? Neste caso, os representantes do Tricolor Paulista teriam de correr para pegá-la antes de uma pessoa que estava na segunda fila da platéia do Teatro Municipal.

- Se anunciassem, eu ia correndo pegar a taça. Ela é nossa há 15 anos. Todos sabem que somos penta, 187 milhões de brasileiros sabem disso. Só falta pegar essa taça que está no cofre da Caixa Econômica Federal e levar para a Gávea - contou o presidente do Flamengo, Marcio Braga, ao LANCENET!.

Se o Rubro-Negro ainda não ganhou a taça que deseja, sua torcida foi homenageada pela CBF. E coube ao presidente Marcio Braga receber o troféu de torcida de ouro.

- Esse é mais um reconhecimento à torcida do maior clube do mundo. Essa torcida vai nos levar em 2008 rumo à Tóquio - se empolgou o presidente, referindo-se à disputa do Mundial de Clubes da Fifa