Notícias

Clipp 5/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

O drama em família que quase fez o mundo de Toró desabar

Ação no TAS faz Conmebol ameaçar eliminar brasileiros da Libertadores

Legenda da foto: TORÓ DISPUTA a bola com Marcinho durante o treino coletivo do Flamengo: outra vez, motivos para sorrir

Carlos Eduardo Mansur

Enquanto reações violentas em campo faziam o futebol e a conduta de Toró serem questionados, havia um consenso na Gávea: um drama familiar mudara seu jeito alegre e seu desempenho em campo. Cercado de cuidados, adorado pelo técnico Joel Santana, Toró voltou a sorrir após superar um verdadeiro tormento. A suspeita de um câncer de útero de sua esposa, Luana, quase fez seu mundo desabar. Até que um novo exame fez da doença uma hipótese descartada.

No time reserva, Lomba no gol e Bruno no banco

Aos 21 anos, casado há oito meses, Toró fazia planos. Pela primeira vez, se via titular absoluto. Em casa, vivia com a mulher com quem namorara por seis anos, desde quando os dois eram adolescentes.

- Um dia, chego em casa e a vejo chorando. Foi o maior abalo de minha vida. Somos jovens, com a vida toda pela frente, vontade de ter filhos. É duro ver tudo ruir. Agora, voltei a ser a pessoa tranqüila de sempre - disse Toró. - Como esquecer tudo e trabalhar? Chegava em casa e via Luana mal. Nossa ligação é forte. Em Xerém, só ia ao colégio por causa dela. Se ela faltava, eu faltava.

O drama pessoal, segundo Toró, lhe rendeu lições.

- O jogador não é visto como ser humano. Olham e falam: "o cara ganha bem, tem carro do ano". Mas temos problemas. E falavam que estou na noite, na farra. Não é fácil.

Titular indiscutível de Joel Santana, Toró agora se vê pronto para refazer a imagem:

- Quero voltar à seleção, ganhar títulos com o Flamengo. Agora me sinto pronto.

O time reserva que vai enfrentar o Vasco, amanhã, terá o goleiro Marcelo Lomba em campo e Bruno no banco. No meio-campo, o junior Aírton, de 18 anos, vai estrear.

- Estou tranqüilo. Só fiquei nervoso quando me chamaram para dar entrevista - brincou Aírton, batizado em homenagem a Ayrton Senna.

O vice de futebol, Kléber Leite, disse que foi informado ontem por Zezé Perrela, do Cruzeiro, que a Conmebol enviou carta ameaçando os clubes brasileiros até de eliminação da Libertadores, caso não seja retirada a ação no Tribunal Arbitral do Esporte contra os jogos na altitude. Flamengo e Cruzeiro vão reunir os cinco clubes do país que jogam a Libertadores para se posicionar.

O procurador do TJD da Federação, André Valentim, vai recorrer das punições aplicadas contra Bruno, Toró e Jônatas, que considerou brandas.

Voto de Teixeira provoca crise na Conmebol

Boliviano afirma que dirigente brasileiro\ fez um gol contra\

A decisão do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, de não assinar o documento da Confederação Sul-Americana (Conmebol) que manteve os jogos de clubes em altitudes acima de 2.750m, se não houver aclimatação, e que pede à Fifa para reconsiderar a medida em relação às partidas de seleções pelas eliminatórias pode rachar a entidade. Ontem, o presidente da Federação Boliviana, Carlos Chávez, criticou duramente o brasileiro:

- Pensei que apenas a Bolívia e alguns outros países da região andina estavam chateados com ele, mas me surpreendi que outros países também estão. Ricardo Teixeira, sendo o nosso representante no Comitê Executivo da Fifa, não nos representou. Teixeira atuou (na Fifa) representando os cinco clubes brasileiros que estão na Libertadores. Ele violentou o mandato que recebeu. Ele fez um gol contra e a sua atitude vai afetar o que sempre foi a Conmebol: unida, integrada e monolítica.

Já o presidente da CBF garantiu que a Fifa não vai aceitar o pedido da Conmebol para manter os jogos das eliminatórias em cidades com mais de 2.750m sem período de aclimatação. Caso isso ocorra, a seleção brasileira não precisaria jogar contra o Bolívia, em La Paz, e contra o Equador, em Quito. O dirigente justificou o seu voto na reunião de anteontem em Assunção:

- Mais importante do que qualquer posição política, está o interesse do futebol brasileiro. Os danos que podem ser causados em jogos nessa altitude já foram amplamente demonstrados - afirmou o dirigente no site da CBF.

Ancelmo Gois

Mosquito olímpico

Diego Hypolito, nosso ginasta, depois de operar o joelho há 15 dias, está de volta ao Hospital Copa D'Or, no Rio.

Está internado com dengue.

Panorama Esportivo

Saia justa

O tempo esquentou na reunião do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol, em Assunção, quando se falou em altitude. Com discurso patriótico, o presidente da federação boliviana, Carlos Chávez, foi interrompido por Ricardo Teixeira, que, além da CBF, faz parte do Comitê Executivo da Fifa.

- Um teatro. A Fifa não aceita altitude baseada em estudos - disse Teixeira.

O problema é que como dirigente da CBF, ele representa clubes brasileiros, todos contrários aos jogos na altitude - por sinal, a mesma posição da Fifa. Porém, se chegou ao Comitê Executivo da entidade deve aos presidentes de federações que lá estavam.

As discussões sobre o tema se sucederam e ficou claro que apenas Ricardo Teixeira seria contrário aos jogos na altitude. O documento foi redigido, enviado à Fifa, mas sem a assinatura de Ricardo Teixeira.

A reunião foi presidida por Nicolás Leoz e assinaram o documento: Julio Grondona (Argentina), Carlos Chávez (Bolívia), Luis Bedoya (Colômbia), Harold Nicholls (Chile), Luis Chiriboga (Equador), Juan Napout (Paraguai), Manuel Burga (Peru), José Corbo (Uruguai), Rafael Esquivel (Venezuela).

JORNAL DOS SPORTS

Apnéia para suportar a altitude de Cuzco

Agora não tem mais jeito. O Flamengo vai ter que subir o 'morro' e enfrentar o Cienciano em Cuzco, pela Copa Libertadores. Pior, pelo 'barulho' feito pelo Flamengo contra os jogos na altitude, a recepção no Peru não deverá ser das mais calorosas.

O preparador físico Ronaldo Torres tem feito alguns trabalhos visando a melhor adaptação possível nos 3.360m da cidade andina. Segundo ele, a única forma de suportar com bom rendimento as altitudes acima de 2.750m é com uma aclimatação por um período ideal.

"O que nós fazemos aqui é um paliativo", disse Torres, à Rádio Bandeirantes, se referindo ao trabalho de apnéia na piscina do clube. E continuou: "O atleta vai sentir, porque, diferentemente da piscina, ele fará atividade e vai precisar de oxigênio para suportar e isso é difícil naquela altura. A nível físico nós vamos suportar, mas a nível fisiológico nós não sabemos. Há também o lado psicológico, que pesa bastante".

O jogo está marcado para o próximo dia 9, em Cuzco.

O DIA

Bruno, Jônatas e Toró vão voltar ao TJD

Rio - O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) afirmou em entrevista ao site Justicadesportiva, que vai recorrer da decisão do Tribunal nos casos dos rubro-negros Jônatas, Toró e Bruno.

“Já peguei o processo e tenho o prazo até segunda-feira para entrar com o recurso. Mas já adianto que vou recorrer das decisões de Jônatas, Bruno e Toró. Só não vou recorrer de Obina, porque ele compareceu no Tribunal, fez questão de esclarecer o lance da denúncia e declarou que realmente estava focado na bola e não no goleiro do Botafogo”, disse o Procurador.

Segundo Valentim, um dos fatores que o motivaram a recorrer da decisão foi o descaso dos jogadores.

O advogado do Flamengo, Dr. Michel Assef Filho, preferiu não entrar em polêmica e disse que o procurador está no seu direito de entrar com um recurso da decisão.

Pela decisão do tribunal, Obina foi suspenso por dois jogos pela expulsão contra o Botafogo. Bruno foi absolvido por unanimidade e Toró e Jônatas foram punidos com um jogo cada.

Rio - O nome de ídolo ele já tem. Mas Aírton ainda não pode acelerar para chegar à Gávea. Prestes a disputar seu primeiro clássico frente ao Vasco, pelo Flamengo, a nova promessa rubro-negra ainda depende do ônibus para ir aos treinamentos.

O apoiador chegou à Gávea há apenas três meses, após se destacar no Nova Iguaçu. Criado na cidade da Baixada, e morador do bairro de Austin, Aírton se afastou da família e foi morar no Ninho do Urubu, sede das divisões de base do Flamengo.

O jogador só não esperava agradar tão rapidamente ao técnico Joel Santana e conseguir sua primeira chance como titular justamente contra o arqui-rival. “Meu pai me liga todos os dias. Ele é Flamengo... a cobrança é grande”, conta o rapaz de 18 anos, ainda tímido\ diante das câmeras: “Acho que é mais fácil encarar o Vasco que os jornalistas”.\

Para chegar à Gávea, Aírton leva quase duas horas. “Tenho de pegar dois ônibus ou uma Van, pois de Vargem Grande até aqui é muito longe”, diz o jogador, que recebeu o nome do ídolo Ayrton Senna de sua mãe, Dona Silvana. “Mas ainda não tenho um carro igual ao dele. Por enquanto, só ônibus”.

Joel Santana confirmou que os reservas vão enfrentar o Vasco. O time foi escalado no esquema 3-5-2, com Marcelo Lomba, Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Salles; Luisinho, Aírton, Kléberson, Marcinho e Egídio; Maxi e Diego Tardelli.

Fla vai com time todo de reservas no clássico contra o Vasco

Rio - O técnico Joel Santana confirmou nesta sexta-feira que vai escalar uma equipe totalmente reserva para o jogo deste domingo, contra o Vasco, às 16h. A partida vale a confirmação do primeiro lugar no Grupo A da Taça Rio para o rubro-negro.

O júnior Airton, vai estrear pelos titulares logo num clássico, mas demonstra vontade em permanecer entre os profissionais.

"Espero vencer no futebol para ajudar minha família. Pretendo jogar bem no clássico de domingo para me firmar no profissional", disse o tímido volante.

Até o goleiro Bruno será poupado para a partida decisiva diante do Cienciano, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. A provável equipe que entrará em campo num 3-5-2 é: Marcelo Lomba; Thiago Salles, Leonardo e Rodrigo Arroz; Luizinho, Airton, Kleberson, Marcinho e Egídio; Diego Tardelli e Maxi.

Márcio Braga: 'Petrobras enobrece camisa do Flamengo'

Presidente rubro-negro adia a pauta 'Romário'

Rio - Um dia após divulgar nota oficial informando que o Flamengo já se movimenta para dar início as negociações de um novo contrato com a Petrobras, o presidente do clube, Márcio Braga derreteu-se em elogios à petrolífera estatal.

"Acredito que esse contrato não é somente o mais antigo do Brasil, é o mais antigo do mundo. Não acredito que haja outro clube que tenha um contrato de 24 anos com uma empresa", disse Márcio Braga em entrevista à Rádio Brasil.

"Acho um contrato maravilhoso, sou fã numero um da Petrobras. São duas marcas (Flamengo e Petrobras) fortíssimas a nível de Brasil, estão no imaginário de toda a população brasileira. Hoje, a nação rubro-negra é de quase 33 milhões de torcedores e aquele verde e amarelo (logo da Petrobras) enobrece ainda mais a camisa do Flamengo, a torna ainda mais bonita. Desejo que, ano que vem, o Fla renove o contrato a preço de mercado e que esse casamento permaneça feliz nos próximos 100 anos", completou.

Perguntado se gostou da terceira camisa do Rubro-Negro, recém lançada, o presidente aproveitou para exaltar a camisa número 1 do clube:

"Gostei bastante. Gosto tanto quanto da branca. Agora, a vermelha e preta em linhas horizontais é maravilhosa! É a mais bonita do futebol do mundo, ela vibra, e ainda tem a bandeira do Brasil representada pelo símbolo da Petrobras", derreteu-se.

Ao surgir o assunto Romário, Márcio Braga desconversou:

"Romário é assunto para depois. Temos esses outras questões sérias como a da altitude, a renovação com a Petrobras, a participação na Libertadores, estamos na final do Carioca... essas são as prioridades de agora. O caso Romário merece atenção seriedade, mas não devemos perder o foco no momento", encerrou.

GAZETA ESPORTIVA

Timemania: Flamengo recebe a maior quantia\ Gazeta Press\

Brasília (DF) - A Caixa Econômica Federal, que controla a Timemania, divulgou nesta sexta-feira os números do primeiro repasse. Quase quatro milhões de reais serão destinados aos clubes que aderiram ao projeto, que tem o objetivo de reduzir as dívidas dos mesmos com a Receita Federal. Os clubes que estão em dia com o Imposto de Renda' receberão a verba diretamente.\ O Flamengo, clube que recebeu o maior número de apostas, acumulando 9,9% do total, terá direito ao maior repasse: cerca de R$ 131,2 mil. O Corinthians, com 7,7% do total de apostas, receberá pouco menos que o rubro-negro carioca: R$ 124,7 mil.\

Moreira Franco, vice-presidente de Fundo de Governo e Loterias, acredita que a nova loteria está no caminho certo apesar pesar da quantia pouco significatica em relação às dívidas de alguns clubes, que ultrapassam os 20 milhões de reais. Ele acha que o primeiro ano da Timemania será um ano de consolidação, quando o jogo ficará mais conhecido pela população.

Jogadores do Fla podem ser julgados outra vez\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Dois dias depois de terem recebido penas leves no julgamento do TJD, os jogadores do Flamengo correm o risco de serem submetidos a outro julgamento. O Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), Dr. André Luiz Valentin, afirmou que vai recorrer da decisão. Ele explicou que apenas o atacante Obina, que teve a suspensão de uma partida, não está em sua mira.\ “Já peguei o processo e tenho o prazo até segunda-feira para entrar com o recurso. Mas já adianto que vou recorrer das decisões de Jônatas, Bruno e Toró. Só não vou recorrer de Obina, porque ele compareceu no Tribunal, fez questão de esclarecer o lance da denúncia e declarou que realmente estava focado na bola e não no goleiro do Botafogo', disse o Procurador, ao site Justiça desportiva.\

Dr. Valentin que já se confessou torcedor do clube rubro-negro afirmou que um dos fatores que o fez recorrer da decisão foi o descaso dos jogadores do Flamengo. 'Jônatas nem apareceu no Tribunal e não justificou sua ausência. Achei isso uma falta de respeito muito grande. Ele não deu a importância para a denúncia. Os outros (Toró e Bruno) compareceram no Tribunal, mas não fizeram questão de esclarecer o lance de suas denúncias', lembrou.

O Procurador que foi acusado de errar nas denúncias para favorecer os jogadores do Flamengo, se defendeu de algumas declarações de que ele exagerou nas denúncias: “Muitos falaram que eu exagerei nas denúncias. Não exagerei em nada e ainda mostrei através de prova de vídeo que todas as infrações aconteceram. A defesa não teve nada de brilhante. Apresentou apenas duas fotos feitas em computador, que não tinha nem data. Não trouxe prova de vídeo e usou a minha. Devido a isso a súmula do jogo não foi elidida', finalizou.

Toró e Jônatas foram suspensos por uma partida, o segundo já cumpriu a automática. Bruno foi absolvido por unanimidade. O julgamento foi realizado no dia 2 de abril, pela Comissão A do TJD/RJ. O advogado Michel Assef Filho disse que a procuradoria tem o direito de recorrer mas disse não acreditar em punições maiores.

Joel mostra confiança em time reserva\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Nesta temporada o Flamengo perdeu os dois clássicos (contra Fluminense na Taça Guanabara e contra o Botafogo na Taça Rio) em que entrou em campo com uma formação reserva. Mesmo assim, o técnico Joel Santana não pensou duas vezes na hora de confirmar que irá poupar os titulares no jogo contra o Vasco, neste domingo, pela última rodada da Taça Rio.\ No coletivo desta sexta-feira à tarde na Gávea, os reservas mostraram serviço e venceram por 2 a 0, o coletivo contra os titulares que irão enfrentar o Cienciano-PER, na próxima quarta-feira, pela Copa Libertadores.\

'A equipe que entra em campo no domingo é muito boa. Ela fez um grande coletivo hoje e está preparada para fazer uma boa apresentação. Temos jogadores de muita qualidade na equipe, como Kléberson, Marcinho, Maxi e Diego Tardelli', afirmou Joel.

Flamengo confirma interesse em renovar patrocínio\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O presidente Márcio Braga confirmou que o Flamengo está interessado em iniciar logo as conversas para ampliar o contrato de patrocínio com a Petrobrás, apesar da renovação ter sido assinada recentemente.\ O contrato rende atualmente pouco mais de R$ 16 milhões por ano ao Rubro-Negro carioca. O presidente emitiu nota oficial para confirmar o seu interesse.\

Márcio Braga: “Aceitar altitude é estapafúrdio e irregular”\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na última quinta-feira, a Conmebol decidiu manter sua decisão anterior de permitir jogos em altitudes acima de 2.750 metros, embora a Fifa recomende o contrário. A decisão não agradou aos dirigentes do Flamengo, que pretendiam se livrar da obrigação da equipe em atuar contra o Cienciano-PER, no dia 9, em Cuzco, a 3.400 metros.\ O presidente rubro-negro, Márcio Braga, confirmou que ainda irá se reunir com os advogados do clube para estudar novas medidas contra a decisão da Conmebol.\

“A Conmebol está irregular diante do estatuto da Fifa. Cada jogo que eles realizam estão colocando em risco de vida os atletas. Esta decisão da Conmebol é estapafúrdia”, disparou Márcio Braga.

Romário – O presidente prefere desconversar sobre a possibilidade de o clube realizar um jogo de despedida para Romário.

“Vamos deixar este assunto do Romário para depois, pois temos outros assuntos mais importantes no momento”, comentou o dirigente.

PELÉNET

Após fase difícil, Tardelli espera recuperar prestígio no Flamengo

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

Após marcar o gol que garantiu ao Flamengo o título da Taça Guanabara (vitória por 2 a 1 sobre o Botafogo), o atacante Diego Tardelli passou a viver fase irregular na Gávea. De acordo com ele, complicações causadas por uma série de problemas pessoais.

Agora, porém, os tempos são outros. Com tudo já resolvido e em paz com a vida, Tardelli pensa em conquistar de maneira definitiva seu espaço no Rubro-Negro. E o primeiro passo será dado domingo, no clássico com o Vasco, às 16h, pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual.

"Vou aproveitar essa oportunidade para me recuperar aqui. Atravessei uma fase complicada,com problemas particulares, mas agora está tudo certo. Já estou com a cabeça tranqüila e pronto para apresentar um grande futebol", assegurou.

Durante o coletivo da tarde desta sexta-feira, Diego Tardelli atuou de um a forma diferente. Em vez de ficar enfiado na área, recuou um pouco e arriscou passes longos e lançamentos.

"Não me sinto muito à vontade nessa função. Mas estou me adaptando. Acredito que o professor (Joel Santana) fez isso por causa da minha qualidade no passe. Mas eu quero mesmo é jogar. Não importa onde", ressaltou.

Em tarde de dois Flamengos, Joel confirma reservas contra o Vasco

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O coletivo da tarde desta sexta-feira apresentou dois Flamengos. De um lado do irregular campo da Gávea, os supostos titulares, que vão enfrentar o Cienciano-PER, quarta, às 21h50, em Cusco, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Do outro, os considerados reservas, que encaram o Vasco, domingo, às 16h, pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Ao fim da atividade, melhor para os suplentes. Vitória por 2 a 0, com gols de Paulo Sérgio e Kléberson.

"Gostei da movimentação deles. Mostraram muita vontade e boa organização", frisou o técnico Joel Santana, referindo-se à equipe que se prepara para o jogo diante dos cruzmaltinos.

"Optei por essa formação por um motivo muito simples. Vamos ter uma viagem desgastante para o Peru na segunda. E não quero perder jogador por lesão ou cansaço", explicou o comandante, deixando claro que confia muito em sua 'segunda equipe'.

"Vocês precisam ver que nesse time tem jogadores como o Luizinho, que está treinando muito bem ali na lateral (direita). Tem o Kléberson, Marcinho, Diego Tardelli. Então é um time forte".

A única dúvida que segue no ar é sobre quem vestirá a camisa 1 no clássico: Marcelo Lomba ou Bruno. Contudo, apesar do mistério de Joel, a tendência é que o segundo entre em campo. "Isso ai eu ainda não sei. Até lá vamos decidir. Deixei o Roberto (treinador de goleiros) à vontade para ver isso", disse o técnico.

Os titulares treinaram com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Toró e Ibson; Renato Augusto e Souza.

Já os reservas formaram com: Marcelo Lomba; Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Airton, Kléberson, Marcinho e Egidio; Maxi Biancucchi (Paulo Sérgio) e Diego Tardelli

Kleber Leite: "No próximo ano, a banda vai tocar diferente"

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Assim com o presidente Márcio Braga, o vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, não digeriu a decisão da Conmebol de manter os jogos de futebol em altitude acima de 2.750 metros, posição tomada nesta quinta-feira. O dirigente, porém, guarda esperanças de que a situação mude futuramente.

"No próximo ano, a banda vai tocar diferente. Ficou claro que o Brasil tem um representante forte no nome do Ricardo Teixeira (presidente da CBF). Ele foi o único que não assinou o documento que dava unanimidade a Conmebol. Em 2009, a posição de proibir os jogos na altitude será definitiva", disse ao canal Sportv.

Kleber Leite aproveitou a oportunidade para exemplificar a diferença em relação as partidas disputadas na altitudes com os embates realizados em condições mais favoráveis.

"É só tomar o exemplo do Santos. Fez 1 a 0, mas perdeu por 2 a 1 para o São José, em Oruru (altitude de 3.700 metros). Chegou na Vila Belmiro, não teve nenhuma dificuldade e goleou por 7 a 0. Jogar na altitude é uma desigualdade esportiva monstruosa", esbravejou.

O representante rubro-negro deixou claro que a decisão de tentar o "extermínio" dos jogos realizados na altitude não partiu somente do clube da Gávea. Ele reiterou o apoio dos demais representantes do futebol brasileiro.

"Todos os outros clubes estão nessa. Não é uma briga somente nossa. Assim como o Flamengo, os outros quatro (Fluminense, Cruzeiro, São Paulo e Santos) assinaram o documento", encerrou.

Com a decisão da Conmebol, o time comandando por Joel Santana terá mesmo de viajar para Cusco, onde irá encarar o Cienciano, na próxima quarta-feira, pela competição sul-americana.

Para rubro-negro Airton, Flamengo x Vasco vale como final

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo não tem grandes objetivos no clássico com o Vasco, domingo, às 16h, pela última rodada da fase de grupos da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Contudo, para um jogador esta partida será mais do que especial.

Aos 18 anos, o jovem volante Airton fará sua estréia como profissional do Rubro-Negro. Contratado há apenas três meses para atuar entre os juniores, o ex-atleta do Nova Iguaçu vê surgir à sua frente uma grande oportunidade. De acordo com ele, a chance da vida.

"Para mim, isso é uma final. Não imaginava que isso fosse acontecer tão rápido. Mas como aconteceu, tenho de agarrar isso com toda força. É minha grande oportunidade", frisou o jogador.

Até mesmo pela pouca idade, Airton ainda não viveu o lado do glamour no futebol. Mas aos poucos, vai conhecendo. Constrangido com tantas câmeras, microfones e gravadores ao seu redor, ele admite ser bem mais fácil "atuar" dentro de campo.

"Fico nervoso com tudo isso. Fiquei mais nervoso quando me chamaram para dar entrevista do que quando soube que ia jogar contra o Vasco", admitiu.

Se Airton irá ou não vingar no futebol somente o tempo poderá dizer. Mas baseando-se pelo nome, as expectativas são as melhores possíveis.

"Minha mãe me batizou assim por causa do Ayrton Senna (tri-campeão de Fórmula 1). Ela disse que fez isso porque ele era uma pessoa vitoriosa. Mas sinceramente não sei muito sobre ele", explicou.

Em tarde de dois Flamengos, Joel confirma reservas contra o Vasco

Bruno Rousso\ No Rio de Janeiro\

O coletivo da tarde desta sexta-feira apresentou dois Flamengos. De um lado do irregular campo da Gávea, os supostos titulares, que vão enfrentar o Cienciano-PER, quarta, às 21h50, em Cusco, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Do outro, os considerados reservas, que encaram o Vasco, domingo, às 16h, pela última rodada da Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual. Ao fim da atividade, melhor para os suplentes. Vitória por 2 a 0, com gols de Paulo Sérgio e Kléberson.

"Gostei da movimentação deles. Mostraram muita vontade e boa organização", frisou o técnico Joel Santana, referindo-se à equipe que se prepara para o jogo diante dos cruzmaltinos.

"Optei por essa formação por um motivo muito simples. Vamos ter uma viagem desgastante para o Peru na segunda. E não quero perder jogador por lesão ou cansaço", explicou o comandante, deixando claro que confia muito em sua 'segunda equipe'.

"Vocês precisam ver que nesse time tem jogadores como o Luizinho, que está treinando muito bem ali na lateral (direita). Tem o Kléberson, Marcinho, Diego Tardelli. Então é um time forte".

A única dúvida que segue no ar é sobre quem vestirá a camisa 1 no clássico: Marcelo Lomba ou Bruno. Contudo, apesar do mistério de Joel, a tendência é que o segundo entre em campo. "Isso ai eu ainda não sei. Até lá vamos decidir. Deixei o Roberto (treinador de goleiros) à vontade para ver isso", disse o técnico.

Os titulares treinaram com: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jaílton, Cristian, Toró e Ibson; Renato Augusto e Souza.

Já os reservas formaram com: Marcelo Lomba; Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Airton, Kléberson, Marcinho e Egidio; Maxi Biancucchi (Paulo Sérgio) e Diego Tardelli.

Fla lidera primeiro repasse da Timemania; paulistas vêm depois

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

O Flamengo é o líder do primeiro repasse da verba da Timemania destinada aos clubes de futebol. De acordo com o relatório, divulgado pela Caixa Econômica Federal nesta sexta-feira, o time carioca recebeu 9,9% do total de apostas.

Com isso, o Flamengo receberá a maior fatia do repasse, totalizando R$ 131,2 mil. A segunda colocação no "ranking" ficou com o Corinthians, que teve 7,7% das lembranças e ganhará R$ 124,7 mil.

Na primeira lista, os times paulistas foram os mais beneficiados. A terceira maior arrecadação é do São Paulo, com R$ 118,3, seguido pelo Palmeiras, com R$ 117,7, e pelo Santos, com R$ 114,2.

Completando os dez primeiros do "ranking" estão Grêmio (R$ 113,6), Vasco (R$ 111,8), Internacional (R$ 111,6), Cruzeiro (R$ 110,1) e Botafogo (R$ 109,4).

Para o vice-presidente de Fundo de Governo e Loterias, Moreira Franco, o desempenho da Timemania está de acordo com as expectativas da Caixa Econômica Federal.

"O primeiro ano da Timemania será um ano de consolidação do jogo, que tende a ficar mais conhecido pela população com o passar do tempo", ressalta Moreira Franco.

Além dos clubes de futebol, que receberam no total R$ 3.983.858,12, também fizeram parte do repasse Fundo Nacional da Saúde (R$ 543.253,38), Secretaria Nacional do Esporte (R$ 543.253,38), Fundo Penitenciário Nacional (R$ 543.253,38), Seguridade Social (R$ 181.084,46), Comitê Paraolímpico Brasileiro (R$ 54.325,32) e Comitê Olímpico Brasileiro (R$ 307.843,55)

Procurador do TJD-RJ entra em ação novamente contra o Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Toró, Jônatas e Bruno podem novamente sentar no banco dos réus. Nesta sexta-feira, o procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), André Luiz Valentin, avisou que vai recorrer da decisão do julgamento da última quarta. Na oportunidade, o meia e o volante pegaram uma partida de suspensão, enquanto o goleiro foi absolvido.

"Já peguei o processo e tenho o prazo até segunda-feira para entrar com o recurso. Mas já adianto que vou recorrer das decisões de Jônatas, Bruno e Toró. Só não vou recorrer de Obina, pois ele compareceu ao Tribunal, fez questão de esclarecer o lance da denúncia e declarou que realmente estava focado na bola e não no goleiro do Botafogo (Castillo)", disse André Luiz Valentin.

O departamento jurídico do Flamengo preferiu não tecer qualquer tipo de comentário. Segundo o advogado do clube, Michel Asseff Filho, o procurador está no seu papel.

"Quando a Procuradoria se sente derrotada, ela está no direito de recorrer", limitou-se o "dirigente", em entrevista ao site Justiça Desportiva.

Além de Toró, Jônatas e Bruno, Obina também foi julgado e pegou duas partidas de suspensão, mas com uma cumprida. Para encarar o Vasco, neste domingo, às 16h, no Maracanã, pela Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual, o Flamengo, já classificado à semifinal, vai entrar em campo com uma equipe reserva.

O Flamengo lidera o Grupo A da Taça Rio, com 16 pontos, empatado com o Fluminense, que encara o Madureira, também no domingo, em Edson Passos. Porém, o Rubro-Negro leva vantagem no saldo de gols: 10 a 9.

Após sucesso na Turquia, Zico pode virar samba-enredo da Mangueira

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

Treinador da histórica campanha do Fenerbahce, da Turquia, que disputa as quartas-de-final da Liga dos Campeões, Zico pode ser o tema do samba-enredo da Mangueira do Carnaval-2009, segundo o jornal Lance. O ex-jogador terá que vencer a disputa interna com outras propostas. A definição acontece no próximo dia 28.

Animados com a possibilidade, os filhos de Zico correm atrás de verba para fortalecer a candidatura que homenageia o ex-flamenguista. Eles esperam arrecadar R$ 3 milhões e já iniciaram uma peregrinação por empresas e tentarão obter ajuda da diretoria do Fenerbahce

"Estou sabendo da possibilidade. Qualquer tipo de homenagem será bem-vinda. Sempre saio na Beija- Flor, mas tenho um enorme carinho pela Mangueira", afirmou Zico, da Turquia, ao Lance.

Depois de vencer a partida de ida das quartas-de-final contra o Chelsea por 2 a 1, em casa, o Fenerbahce joga na próxima terça-feira em Londres podendo até empatar para se classificar à semifinal.

GLOBOESPORTE

Vasco x Fla: amistoso de luxo no Maraca

Cruzmaltinos querem quebrar jejum em clássicos. Rubro-Negro prioriza Libertadores

Treinadores da mesma geração, Lopes e Joel duelam mais vez no Maracanã

Vasco e Flamengo disputam neste domingo, às 16h, no Maracanã, mais uma edição do "Clássico dos Milhões". O duelo dos clubes de maior torcida do Rio de Janeiro é encarado de formas distintas por vascaínos e rubro-negros. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real a partir das 15h50m. O Premiére transmite o jogo ao vivo.

Para o Vasco, a partida é a chance da equipe quebrar o jejum em clássicos neste ano e ganhar moral para a fase decisiva da Taça Rio. Para o Flamengo, o jogo é considerado menos importante do que o duelo de quarta-feira, contra o Cienciano, pela Taça Libertadores. Uma vitória na altitude de Cuzco (Peru) garante a classificação do Fla para as oitavas-de-final da competição.

A importância dada ao jogo por cada lado fica evidente nas escalações. O novo treinador do Vasco, Antônio Lopes, decidiu poupar Edmundo do jogo de quinta, contra o Bragantino, para ter o atacante em melhores condições para a partida deste domingo e para as semifinais da Taça Rio. Já Joel Santana resolveu preservar os titulares para o confronto contra o Cienciano e testar novatos contra o Vasco, com o goleiro Marcelo Lomba e o volante Aírton.

Do lado vascaíno, Antônio Lopes, em sua segunda partida na sexta passagem como treinador do time, desafia a ausência de vitórias do time contra os principais adversários. Sob o comando de Romário e depois de Alfredo Sampaio, o time disputou três clássicos em 2008 e saiu derrotado nos três jogos (sucessivamente para Botafogo, Flamengo e Fluminense). O treinador vai seguir com o esquema 3-5-2, com o qual conquistou na última quinta-feira a classificação para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Eduardo Luiz, Luizão e Jorge Luiz têm a missão de evitar um novo tropeço diante do arqui-rival. Na semifinal da Taça Guanabara, o Fla venceu por 2 a 1.

A única dúvida do treinador para o clássico é se vai escalar Morais. Com dois cartões amarelos, o jogador corre o risco de ser advertido pelo árbitro e desfalcar o time na semifinal da Taça Rio (no vídeo acima, Morais mostra sua habilidade contra o Bragantino). Sem presença confirmada no time, o atacante Jean já sabe a importância que a diretoria do clube e a torcida dá para uma vitória sobre o maior rival.

- Não quero perder para o Flamengo nem no par ou ímpar. Não tem amistoso contra o Flamengo. Sabemos qual é a importância do jogo para o presidente do clube e temos que vencer.

No Flamengo, o técnico Joel Santana, com o time já classificado para as semifinais do returno e com lugar garantido na decisão após a conquista da Taça GB, vai aproveitar a partida para fazer testes e observações. O garoto Aírton, de 18 anos, vai ter a sua primeira chance. Contratado ao Nova Iguaçu para o time de juniores, o volante agradou ao comandante e vai ter uma oportunidade já no clássico de domingo. Outro estreante é o goleiro Marcelo Lomba, 21 anos, que disputa a primeira partida oficial pelo clube.

Diferentemente das partidas anteriores, Joel vai escalar o time com três zagueiros em vez do 4-4-2 habitual. Apesar de poupar titulares absolutos (Bruno, Leo Moura, Juan,  Fábio Luciano, Ibson, Souza), o treinador rubro-negro elogia o time que vai a campo.

- A equipe que entra em campo no domingo é muito boa. Ela fez um grande coletivo nesta sexta e está preparada para fazer uma boa apresentação. Temos jogadores de muita qualidade na equipe, como Kléberson, Marcinho, Maxi e Diego Tardelli - afirmou o técnico (assista acima ao vídeo com a análise do técnico sobre o clássico de domingo).

Uma vitória pode fazer com o time termine em primeiro lugar no Grupo A, o que provocaria um novo encontro com o Vasco na semifinal.

Obina e Toró, suspensos por lances violentos no jogo contra o Botafogo, e Jônatas, machucado, estão fora da partida. Quem pode reaparecer na equipe no decorrer do jogo é o volante Rômulo, recuperado de uma ruptura no ligamento do joelho esquerdo.

Timemania: Caixa libera primeiro repasse\ Flamengo, clube que recebeu o maior número de apostas, lidera o ranking de valores\

A Timemania começa a dar os primeiros frutos financeiros para os clubes participantes. A Caixa Econômica Federal, que controla a mais nova loteria do país, divulgou nesta sexta-feira os números do primeiro repasse. Quase R$ 4 milhões serão divididos aos clubes que aderiram ao jogo, que visa a diminuir as dívidas dos mesmos com o Governo Federal. As agremiações em dia com a União receberão a verba diretamente. Para as equipes que têm débitos, o dinheiro vai servir para reduzir as dívidas.

O Flamengo, clube que recebeu o maior número de apostas, acumulando 9,9% do total, terá direito ao maior repasse, de R$ 131,2 mil. O segundo do ranking da loteria, o Corinthians, com 7,7% do total de apostas, receberá pouco menos que o Rubro-Negro: R$ 124,7 mil.

Os valores são definidos conforme a Série que o clube disputa no Campeonato Brasileiro e o volume de apostas que recebe dos apostadores.

Apesar da quantia pouco significativa em relação às dívidas de alguns clubes, que ultrapassam os R$ 20 milhões, o vice-presidente de Fundo de Governo e Loterias, Moreira Franco acredita que a Timemania está bem encaminhada.

- O primeiro ano da Timemania será um ano de consolidação do jogo, que tende a ficar mais conhecido pela população com o passar do tempo - diz.

Clube Valor total líquido\ 1) Flamengo  131.253,84\ 2) Corinthians  124.704,68\ 3) São Paulo  118.384,76\ 4) Palmeiras  117.713,09\ 5) Santos  114.264,02\ 6) Grêmio  113.602,41\ 7) Vasco  111.869,75\ 8) Inter  111.628,75\ 9) Cruzeiro  110.105,84\ 10) Botafogo  109.499,74\ 11)Fluminense  108.858,18\ 12) Atlético-MG  108.255,94\ 13) Goiás  104.319,58\ 14) Sport  104.245,36\ 15) Atlético-PR  103.874,52\ 16) Náutico  103.176,60\ 17) Figueirense  102.990,24\ 18) Juventude  102.736,81\ 19) Paraná  102.657,83\ 21) Vitória  42.784,95\ 23) Santa Cruz   41.719,38\ 24) Coritiba  41.629,93\ 29) Portuguesa  40.932,45\ 30) Ipatinga   40.901,83\ 41) Bahia  12.783,96\

Joel confirma reservas contra o Vasco

Equipe terá Klebérson, Marcinho e Diego Tardelli no clássico de domingo

Joel Santana afirma que o time que joga no domingo é muito bom

O treinador do Flamengo, Joel Santana, confirmou nesta sexta-feira o time que vai enfrentar o Vasco, domingo, pela última rodada da Taça Rio: Marcelo Lomba, Rodrigo Arroz, Leonardo e Thiago Sales; Luizinho, Aírton, Kléberson, Marcinho e Egídio; Maxi e Diego Tardelli.

Joel ficou satisfeito com o desempenho da equipe no coletivo desta sexta-feira na Gávea. Os 'reservas' derrotaram o time principal, que se prepara para o jogo contra o Cienciano, por 2 a 0.

- A equipe que entra em campo no domingo é muito boa. Ela fez um grande coletivo nesta sexta e está preparada para fazer uma boa apresentação. Temos jogadores de muita qualidade na equipe, como Kléberson, Marcinho, Maxi e Diego Tardelli - afirmou o técnico.

Além de poupar titulares para o jogo na altitude de Cuzco (Peru), Joel pretende observar alguns atletas contra o Vasco.

- O critério (para escalar o time) é simples. Vamos ter um jogo muito desgastante na quarta-feira e não podemos correr o risco de perder algum atleta por contusão, até porque já estamos classificados para a semifinal da Taça Rio. Além disso, quero observar um pouco mais de alguns jogadores, como o Maxi, Airton, Tardelli e Marcinho.

Derrotada no coletivo, a equipe que se prepara para o jogo de quarta treinou com Bruno, Léo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Jailton, Cristian, Ibson e Toró; Renato Augusto e Souza.

Trio do Fla sob risco de voltar ao TJD

Procurador decide pedir novo julgamento alegando descaso de Toró, Jônatas e Bruno

Meia Toró está na mira de Valentin. Obina escapou de novo julgamento

O alívio de Toró, Bruno e Jônatas durou pouco. Após terem sido julgados pelas confusões no clássico contra Botafogo, disputado no dia 16, e comemorado o resultado (Bruno foi absolvido;  Jônatas e Toró pegaram um jogo de suspensão), os atletas do Flamengo deverão passar por novo julgamento em breve. O procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ), André Luiz Valentin, afirmou que vai recorrer da decisão. De acordo com ele, apenas Obina (suspenso por dois jogos) não corre perigo de ter a pena aumentada.

- Já peguei o processo e tenho até segunda-feira para entrar com o recurso. Mas já adianto que vou recorrer das decisões de Jônatas, Bruno e Toró. Só não vou recorrer de Obina, porque ele compareceu no Tribunal, fez questão de esclarecer o lance da denúncia e declarou que realmente estava focado na bola e não no goleiro do Botafogo - afirma Valentin ao site "Justiça Desportiva".

O pouco caso demonstrado pelo jogadores do Flamengo em relação ao julgamento, na opinião de Valentin, foi o principal fator que fez o procurador recorrer da decisão inicial. Ele não gostou da ausência de Jônatas e da falta de explicações de Toró e Bruno.

- O Jônatas nem apareceu no Tribunal e sua ausência não foi justificada. Achei isso uma falta de respeito muito grande. Ele não deu importância para a denúncia. Os outros (Toró e Bruno) compareceram no Tribunal, mas não fizeram questão de esclarecer os lances (que geraram) suas denúncias - afirmou o procurador, torcedor declarado do Flamengo.

O advogado do Flamengo, Michel Asseff Filho, disse que não pretende entrar em polêmica com o Procurador do TJD.

- Quando a Procuradoria se sente derrotada, ela está no direito de recorrer - disse ao "Justiça Desportiva".

Altitude: CBF diz que defendeu brasileiros

Ricardo Teixeira foi o único a votar contra jogos acima de 2.750m em reunião da Conmebol

Único a votar contra os jogos na altitude na reunião do Comitê Executivo da Conmebol na quinta-feira, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que agiu em defesa dos clubes brasileiros.

- Mais importante do que qualquer posição política, está o interesse do futebol brasileiro. Os danos que podem ser causados em jogos nessa altitude já foram amplamente demonstrados e discutidos, o que motivou, inclusive, a própria Fifa a se manifestar contrária à realização de partidas acima de 2.750 metros - diz o dirigente ao site da CBF.

Na reunião, a Conmebol ratificou a decisão a favor da realização, em cidades localizadas a mais de 2.750 metros, de jogos de torneios continentais de clubes e até mesmo das eliminatórias para a Copa do Mundo. Nove dos dez representantes votaram a favor.

Kléber Leite: 'Não havia esperança'

Vice de futebol acredita que a proibição à altitude só deve sair no ano que vem

A decisão da Conmebol de ignorar a orientação da Fifa quanto ao veto dos jogos em altitudes acima de 2.750 metros não surpreendeu ninguém no Flamengo. Especialmente o vice de futebol Kléber Leite, que já sabia que o único voto pela proibição seria mesmo do Brasil.

- Tínhamos certeza que a única posição contrária à altitude seria a da CBF. Não havia nenhuma esperança. Mas esta nao é uma briga do Flamengo, é uma postura do futebol brasileiro. Inclusive, a incursão feita à Conmebol foi com a assinatura dos clubes brasileiros que disputam a Libertadores - diz o dirigente ao Redação SporTV (assista à entrevista).

A postura de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, que representou os clubes na reunião, foi motivo de elogios de Kléber. Segundo o rubro-negro, a Confederação Sul-Americana pressionou o dirigente para que assinasse um documento que seria enviado à Fifa, pedindo a revisão do veto. Mas ele não cedeu à pressão e a Conmebol não conseguiu a almejada unanimidade continental.

Kléber também diz estar confiante que esta decisão sul-americana é passageira, e que será revertida já para a próxima Taça Libertadores da América (assista ao lado a mais críticas do dirigente).

- Tenho fontes que me garantiram que no próximo ano o veto será definitivo, pois, na Fifa, já existe um consenso que o pleito é válido. Jogar na altitude, nas atuais condições, é uma desigualdade esportiva mostruosa. A determinação virá de cima para baixo e 'cumpra-se' - assegura.

Apesar de toda a polêmica, o Flamengo não tem alternativa e, neste ano, terá que jogar uma partida decisiva nas alturas. Na próxima quarta, o Rubro-Negro encara o Cienciano nos 3.360 metros de Cuzco e uma derrota pode ser fatal para as chances de classificação.

Volta ao esquema de 2007 ajuda Ibson

Desde o início do ano, Joel Santana reclama que apoiador está longe da área

Eduardo Peixoto

Joel espera que Ibson chegue mais na área com o esquema usado em 2007

A discussão sobre a queda de rendimento de Ibson sempre passa pela indefinição de seu futuro no Flamengo. Mas há quem veja a situação por outros ângulos. Joel Santana, por exemplo.

O técnico sabe que a mudança de esquema neste ano prejudicou o apoiador. Em rodas de conversas informais, volta e meia o treinador comenta.

- Você tem visto o Ibson na área adversária como ele fazia no ano passado? Pois é. Ele agora joga mais recuado e não aparece tanto - diz o treinador.

Por isso, o retorno ao esquema de 2007 que Joel ensaia para a partida contra o Cienciano, na próxima quarta-feira, pela Libertadores, também tem como objetivo ajudar o meio-campista.

Em 22 jogos na arrancada do Flamengo no último Brasileiro, Ibson marcou seis vezes. Apenas uma delas em cobrança de pênalti. Neste ano, jogou 16 vezes e fez quatro gols. Somente um com a bola rolando. Todos os demais batendo penalidades.

- Essa formação (com Jaílton e Cristian) dá mais liberdade ao Ibson - reconhece o lateral-esquerdo Juan.

No treino tático da última quinta-feira, Joel Santana colocou uma linha defensiva de quatro jogadores. Jaílton mais pela direita, Fábio Luciano e Angelim centralizados e Cristian na esquerda. A idéia é que os dois volantes cubram os laterais.

LANCE

TJD pode julgar rubro-negros mais uma vez

Jônatas, Toró e Bruno podem ir a julgamento de novo. Obina está livre

LANCEPRESS! O promotor do TJD, André Luiz Valentin, garantiu que irá recorrer da pena imposta pelo tribunal na quarta-feira passada para os jogadores Jônatas, Toró e Bruno. Os três, além de Obina, foram julgados pelo órgão pela confusão no jogo contra o Botafogo, pela Taça Rio.

O advogado crê que os jogadores fizeram pouco caso do julgamento. Ele adiantou que só não vai recorrer da punição de Obina, que testemunhou no TJD e pegou dois jogos de suspensão, pena suficiente na opinião dele.

Valentin tem até segunda-feira para recorrer e solicitar novo julgamento aos jogadores rubro-negros. Na última quarta, Jônatas não compareceu ao julgamento. Toró e Bruno estiveram no tribunal mas não tiveram seus depoimentos colhidos.

Joel e Lopes: vitoriosos com trajetórias semelhantes

Têcnicos têm longa história dirigindo os rivais Flamengo e Vasco

Antônio Lopes e Joel Santana são dois dos mais vitoriosos técnicos do futebol carioca (Crédito: Arquivo)

Cassius Leitão RIO DE JANEIRO\ Entre em contato\

Rivais deste domingo no Maracanã, os técnicos Joel Santana e Antônio Lopes têm muitas histórias para contar de Flamengo e Vasco, já que ambos dirigiram os dois clubes e já viveram grandes momentos defendendo os eternos adversários.

Confira as trajetórias de Joel Santana e Antônio Lopes em Flamengo e Vasco:

JOEL SANTANA NO FLAMENGO

1996\ Em sua primeira experiência na Gávea, Joel Santana foi campeão carioca de forma invicta. O ataque daquele time era formado por Sávio e Romário. O jogo do título foi justamente contra o Vasco: empate por 0 a 0.\

1998\ Depois da goleada sofrida para o Vitória na Copa do Brasil por 5 a 0 e da derrota para o Bangu por 2 a 1, o Flamengo demitiu Paulo Autuori e contratou Joel Santana. A estréia do treinador foi excelente: vitória por 3 a 0 sobre o Botafogo. Em cinco meses de trabalho, Joel não teve tanto sucesso e caiu no Brasileiro após derrota no Maracanã para o Juventude.\

2005\ Joel assumiu o Flamengo na zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro há nove rodadas do final. Nestes nove jogos, o Rubro-Negro teve incrível aproveitamento de 77,7%, conquistando seis vitórias e três empates. A bela seqüência livrou o clube da Segunda Divisão.\

2007-2008\ Joel assumiu o Flamengo outra vez na zona de rebaixamento e, numa arrancada impressionate, levou o clube à terceira colocação e, conseqüentemente, a uma vaga na Copa Libertadores. Neste ano, Joel já faturou a Taça Guanabara e garantiu o time na semifinal da Taça Rio.\

JOEL SANTANA NO VASCO

1986-1987\ Assumiu o clube no Brasileiro de 1986, mas não durou muito tempo no cargo. Foi demitido após uma derrota para o Guarani já em 1987, mas ainda valendo pelo Brasileiro de 86.\

1992-1993\ Joel foi brilhante em sua segunda passagem pelo Vasco e faturou os estaduais de 1992 e 93. O primeiro deles de forma invicta.\

2000/2001\ Depois da briga de Oswaldo de Oliveira com Eurico, Joel assumiu o Vasco na semifinal do Brasileiro de 2000 e foi logo eliminando o Cruzeiro em pleno Mineirão. Na decisão, bateu o São Caetano, já no início de 2001 (pois a final teve de ser adiada por problemas em São Januário) e tornou o Vasco tetracampeão brasileiro. No fim de 2000, Joel foi um dos protagonistas de uma das maiores viradas da história do futebol. Depois de estar perdendo por 3 a 0 para o Palmeiras, no Palestra Itália, o Vasco virou o jogo para 4 a 3 e faturou o título da Mercosul com um homem a menos, já que Júnior Baiano havia sido expulso. Ficou no clube até meados de 2001.\

2004/2005\ Joel também teve a sua fase de salvador da pátria no Vasco em 2004. Ele assumiu o comando do clube no fim do Brasileiro daquele ano e o livrou da degola ao bater o vice-líder Atlético Paranaense por 1 a 0, gol do zagueiro Henrique.\

ANTÔNIO LOPES NO VASCO

1981-1983\ Passagem marcada pelo título do Carioca de 1982. Contra o Flamengo, então campeão do mundo, o treinador mudou meio time para a decisão e fez a alegria dos vascaínos presentes no Maracanã.\

1985-1986\ Lopes não conquista títulos, mas é o treinador a lançar Romário no time profissional do Vasco.\

1991\ O treinador ficou pouco tempo no clube e teve desempenho fraco.\

1996-2000\ Antônio Lopes se torna o técnico mais vitorioso da história do Vasco. No período, conquista um Campeonato Carioca (1998), um Torneio Rio-São Paulo (1999), um Campeonato Brasileiro (1997) e uma Libertadores (1998).\

2002-2003\ Deixou a sua marca Com Marcelinho Carioca, Marques e Souza, Antônio Lopes levou o Vasco à conquista do Carioca de 2003, a última do clube.\

ANTÔNIO LOPES NO FLAMENGO

1987\ O treinador comandou o Rubro-Negro durante a campanha no Campeonato Carioca e ficou marcado por ter perdido a decisão para o Vasco. Foi demitido após perder o jogo de estréia no Campeonato Brasileiro.\

Vasco x Flamengo: expectativa de jogo aberto no Maraca

Juntos, arqui-rivais já fizeram 90 gols na atual temporada\ LANCEPRESS!\

Ainda que as duas equipes já estejam classificadas para a semifinal da Taça Rio, o clássico deste domingo entre Vasco e Flamengo tem, sim, o seu poder de sedução. E o motivo para fisgar o torcedor é justamente o ponto máximo do futebol: o gol. Neste ano, o Vasco já balançou a rede adversária 46 vezes, enquanto os rubro-negros chegaram a 44. Mas a vantagem cruzmaltina não pára por aí.

Em todos os 19 jogos do ano, o Vasco não deixou de marcar gol em nenhum jogo. Já o Flamengo passou em branco em três oportunidades. Na Colina, a sede de vitória amanhã é grande, tanto que o clube poupará jogadores apenas pendurados e com chance de, se advertidos, ficarem fora da semifinal. E o ícone da gana vascaína de vencer o rival é, curiosamente, um ex-rubronegro e responsável por marcar gols no clube que defende hoje.

– Não quero perder para o Flamengo nem no par ou ímpar. Vai ser um bom jogo e sabemos da importância da partida para o nosso presidente. Por isso, vamos em busca da vitória de qualquer maneira – afirmou o atacante Jean.

De volta ao Vasco nesta temporada, o jogador vem deixando para trás a fama de mau finalizador que tinha na Gávea e já conta os seus golzinhos com a camisa vascaína.

No último jogo, contra o Bragantino, marcou o que considera um dos mais belos gols da carreira. Já com a cabeça no clássico de amanhã, Jean visita o passado para buscar inspiração.

Em 2006, pelo Vasco, marcou uma vez na vitória de 3 a 1 sobre o Flamengo e levou a torcida vascaína ao delírio com a comemoração “Tô doido!”, em que levava as mãos às pernas e, abaixado, desandava a pular no gramado. Embora não prometa gol, Jean promete nova surpresa para a torcida que aprendeu a admirar caso marque novamente contra o clube pelo qual foi revelado, em 2003.

– Vou ver se faço algo diferente. O carinho da torcida é muito importante para mim – disse Jean

Tardelli quer dar volta por cima no clássico

Atacante terá nova chance como titular no jogo de domingo contra o Vasco

Diego Tardelli diz que seu pior jogo pelo Flamengo foi justamente contra o Vasco (Crédito: Paulo Sérgio)

LANCEPRESS!

O atacante Diego Tardelli fez o gol do título do Flamengo na Taça Guanabara, mas, depois do feito, perdeu espaço na equipe. Neste domingo, contra o Vasco, no Maracanã, o atacante terá uma nova chance de jogar como titular e, talvez, recuperar seu espaço no grupo.

Ele foi confirmado pelo técnico Joel Santana no ataque ao lado do argentino Maxi. Apesar do clima amistoso que envolve essa partida, para Tardelli é uma afirmação.

- Trata-se de um Vasco e Flamengo, que é sempre importante. Desde que cheguei ao Flamengo, meu pior jogo foi contra o Vasco (na semifinal da Taça Guanabara, em que começou como titular e saiu no intervalo). Esse jogo de agora é uma oportunidade para mim e os outros jogadores mostrarmos que temos condições - afirmou.

O jogador atribuiu sua queda de rendimento a problemas particulares, mas ele garante que isso não o afetará mais.

- Tive a auto-estima abalada, mas a confiança está voltando nos treinamentos - conclui.

Aírton tem o nome em homenagem ao piloto

Jovem fará sua estréia pelo Flamengo e espera ser vitorioso como Senna\ LANCEPRESS!\

O volante Aírton, que faz sua estréia entre os profissional, revelou que seu nome é uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, tricampeão mundial de Fórmula 1.

– Minha mãe falou para mim sobre ele, disse que era uma pessoa vitoriosa – explicou.

O jogador de 18 anos garantiu, mais uma vez, estar preparado para fazer sua estréia pelo clube:

- Para mim, é uma final de campeonato. Estou começando agora e preciso mostrar serviço. Nunca imaginei que estrearia em um Vasco e Flamengo, mas estou preparado.