Site Oficial\ Fla vence Piedade no Futsal\ Futsal - - Postado em Novembro, 3 hr. 5:51 pm\
Mais uma vitória importante para o time do Flamengo alcançar a liderança do Campeonato Estadual de Futsal.
O rubro-negro enfrentou o time do Piedade, na quadra do adversário, na noite desta sexta-feira (2/11), e venceu por 9 a 4. Os gols foram de Élcio (3), Anthony, Sixel, Panásio, Gabriel, Otávio e Dudu.
Com a vitória do Cabo Frio sobre o Macaé, também na noite de sexta-feira, o Flamengo segue em 2º lugar na tabela de classificação do campeonato, com 20 pontos.
O Flamengo goleou o Piedade por 9 a 4, ontem, no ginásio do Piedade, pelo Campeonato Estadual de Futsal. Os gols rubro-negros foram de Em Cabo Frio, também pela rodada de ontem, o Cabo Frio venceu o Macaé por 4 a 2. Na Chave B da competição, o Cabo Frio lidera, com 22 pontos, seguido pelo Flamengo (20).
Foto: Wallace Teixeira
Massacre em quadra\ Basquete - - Postado em Novembro, 3 hr. 5:30 pm\
Um verdadeiro espetáculo em quadra. Sem maiores dificuldades, o Flamengo/Petrobras derrotou, ou melhor, massacrou o time do Recreio/Volta Redonda pelo placar de 125 a 65 (64 a 35), na primeira partida válida pelo returno do Campeonato Estadual de Basquete 2007.
Com o resultado deste sábado (3/11), o rubro-negro segue invicto e com 100% de aproveitamento na tabela de classificação.
Com 31 pontos, Marcelinho foi o cestinha da partida, seguido por Amiel (15), Fernando Mineiro (12), Hélio e Duda (11). Fred, que fez uma pequena participação no último jogo, contra o Iguaçu, entrou em quadra neste sábado e arrasou nas jogadas. O armador mostrou que está em plena forma e marcou 10 pontos.
A partida foi tranqüila, apesar da garra do adversário em tentar reverter o placar. O Flamengo, que contou, mais uma vez, com a presença da torcida, levou o jogo com calma e categoria.
No primeiro confronto entre as duas equipes, na estréia do Estadual, vitória de 95 a 49 para o time da Gávea.
O próximo duelo do Flamengo/Petrobras será na segunda-feira (5/11), às 19h, em Nova Iguaçu, contra os donos da casa.
O Globo
Caminho do Flamengo está mais livre
Grêmio perde e rubro-negro, se vencer o Cruzeiro hoje à tarde, abre quatro pontos sobre rivais
Legenda da foto: O ATACANTE OBINA, agarrado por Helder no treino na Gávea, substitui Souza contra o Cruzeiro hoje
BELO HORIZONTE. A derrota do Grêmio (2 a 1) para o Figueirense, ontem, no Estádio Olímpico, abriu perspectivas excepcionais para o Flamengo em sua luta para garantir uma vaga na Libertadores de 2008. Um empate com o Cruzeiro, hoje, às 16h, no Mineirão, já será um bom resultado, mas, se vencer, o rubro-negro chegará a 58 pontos, abrindo quatro de vantagem sobre gaúchos e mineiros, seus adversários diretos, a três rodadas do término do Brasileiro.
O time carioca tem outro trunfo: o desgaste físico e emocional do Cruzeiro, provocado pela goleada sofrida diante do Botafogo no meio de semana e pela recepção que teve da torcida, na chuva de pipocas atirada sobre os jogadores, na volta a Belo Horizonte. Se o Flamengo tem dois desfalques - o zagueiro Ronaldo Angelim e o atacante Souza -, o Cruzeiro não conta com o atacante Alecsandro, suspenso pelo cartão amarelo.
Joel diz que Cruzeiro não será igual ao de quinta-feira
Para Joel Santana, a situação do Flamengo é bem simples. O rubro-negro precisa vencer três dos últimos quatro jogos para garantir vaga na Libertadores do ano que vem. Hoje, o Flamengo tenta a sexta vitória consecutiva sob o comando de Joel Santana, que está confirmado à frente do time na temporada do ano que vem. Apesar da ascensão da equipe, ele não espera jogo fácil porque sabe que, jogando em casa, o Cruzeiro vai ser um adversário diferente daquele que foi goleado no Engenhão.
- O Cruzeiro jogou mal na última partida. Mas, independentemente dos resultados dos adversários, o Flamengo precisa vencer três dos quatro jogos que restam. São seis pontos em casa e seis fora. Temos que fazer o dever de casa direito e ganhar um dos dois jogos que faremos fora - explicou Joel Santana, que tem no banco de reservas opções como Roger e Renato Augusto.
Depois do Cruzeiro, o Flamengo terá pela frente três rivais em seu caminho rumo ao sonho de voltar à Libertadores: no dia 11, enfrenta no Maracanã, o Santos, que também luta para chegar ao torneio continental; o Atlético-PR, dia 25, também no Maracanã, e Náutico, dia 2 de dezembro, em Recife.
Thiago Sales entra no lugar de Ronaldo Angelim
Com os pés no chão, o treinador do Flamengo não quer depender de outros resultados para chegar ao novo objetivo do grupo:
- O importante é não perdermos o foco. Se não vencermos, nada ajudará.
Escalado no lugar de Ronaldo Angelim, que se sentiu mal durante a partida contra o Corinthians e está se submetendo a um exame completo, coordenado pelo médico Seraphim Borges, o zagueiro Thiago Sales tem uma nova chance no time de Joel.
- Estou muito tranqüilo, com a cabeça legal para tentar fazer uma boa partida e ajudar o Flamengo - disse Thiago.
Cruzeiro: Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, Thiago Heleno e Ângelo; Ramires, Charles, Leandro Domingues e Wagner; Guilherme e Roni. Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Thiago Sales e Juan; Jailton, Cristian, Ibson e Toró; Maxi e Obina. Juiz: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR).
TRANSMISSÃO: Rede Globo e Rádios Globo e CBN
Para Aidar, Fla é o campeão de 1987
Ex-dirigente presidia o São Paulo e o Clube dos 13 na Copa União
Presidente do Clube dos 13 e do São Paulo em 1987, ano em que o Flamengo conquistou a Copa União, Carlos Miguei Aidar disse, há quatro meses, no programa "Juca Kfouri Entrevista", na ESPN Brasil, que considera o rubro-negro o campeão brasileiro daquele ano.
O título não é reconhecido pela CBF, que considera o Sport campeão de 1987. A entidade decidiu entregar ao próprio São Paulo o troféu que seria dado ao primeiro clube que vencesse cinco edições da competição. Contando com o título de 1987, o Flamengo chegou a cinco títulos em 1992.
Aidar conta que, em 1987, um acordo entre os fundadores do Clube dos 13, incluindo o São Paulo, previa que quem vencesse o Módulo Verde não faria o cruzamento com os vencedores do Módulo Amarelo, equivalente à Segunda Divisão:
- Fomos traídos pelo Eurico (Miranda, atual presidente do Vasco), que em nosso nome aceitou o cruzamento. Entre nós, discutíamos o seguinte: quem for campeão do Módulo Verde, não jogará estas partidas de cruzamento. Tanto que a CBF dá como campeão de 1987 o Sport e, para nós, o campeão foi o Flamengo.
Aidar explica o que chamou de traição de Eurico Miranda:
- O Eurico foi nos representar na CBF para ajustar o regulamento. Tínhamos feito o do Módulo Verde, mas a CBF copiaria para fazer o do Módulo Amarelo. Delegamos poderes ao Eurico e, no dia seguinte, soubemos que teria cruzamento e que ele assinou em nosso nome. Foi um horror, uma decepção.
Ancelmo Gois
A redenção de Barbosa
Chico Anysio, o grande humorista brasileiro, disse no jornal "Lance", quarta, um dia depois da confirmação do Brasil como país-sede da Copa de 2014, que tem um certo pé atrás com goleiros negros. "Meu pensamento nada tem a ver com discriminação", afirmou, "porque eu adoro atacantes negros, zagueiros negros..." Foi uma referência a Barbosa, o camisa 1 do Brasil em 1950.
Mas veja como a bola do mundo gira. Bruno, de 22 anos, o supergoleiro do Flamengo, e Felipe, de 23, do Corinthians, destaques do Campeonato Brasileiro, têm grandes chances de defender a seleção em 2014.
Negros, poderão redimir Barbosa, que carregou até a morte a culpa pela derrota para o Uruguai, no Maracanã, na Copa de 1950. Que a história se repita, agora com final feliz.
Fernando Calazans
A quem interessar possa. Gostaria de participar que compartilho das opiniões emitidas pelo companheiro Renato Maurício Prado, em sua coluna de sexta-feira, sobre a questão do primeiro pentacampeão brasileiro, o Flamengo. Obrigado.
Gente Boa
Craque do ano
O Prêmio Craque do Brasileirão que a CBF promove dia 13 de dezembro no Teatro Municipal terá como apresentadores Tony Ramos e Marcos Palmeira. O número de jurados, jornalistas e ex-jogadores, pulou de 350 para 776. O jogador das antigas homenageado será Nilton Santos, o Enciclopédia. Para craque de hoje, Gente Boa, num campeonato de bons conjuntos e poucos talentos individuais, crava em Ibson, do Flamengo.
Renato Mauricio Prado
O milagreiro
Que o Flamengo conseguiu uma arrancada espetacular nesta reta final do Brasileirão, turbinado, principalmente, pelos seus resultados no Maracanã, é incontestável - e elogiável. Hoje, porém, chegou a hora da verdade. Contra um Cruzeiro que despenca na tabela de forma impressionante, o rubro-negro faz um jogo decisivo para as suas pretensões de disputar a Libertadores em 2008.
Se derrotar os mineiros em Belo Horizonte, o Fla não somente se firma de vez no G-4 como, praticamente, sela o destino do adversário, afastando-o de forma quase definitiva da luta por uma das vagas na competição sul-americana.
Um empate não chega a ser de todo ruim para os cariocas - pois os mantêm à frente dos mineiros -, mas pode deixar os dois times fora da zona de classificação, dependendo dos resultados de Grêmio e Palmeiras na rodada.
Por tudo isso, será jogado, logo mais, no Mineirão, um clássico de arrepiar. Ou a raposa ressurge dos mortos, ou o incrível Urubu-Boitatá consagra, de uma vez por todas, Joel Santana como o técnico dos milagres rubro-negros.
Lá da Turquia, o maior jogador rubro-negro de todos os tempos dispara e-mail categórico sobre o pentacampeonato do Flamengo:
"Renato, depois de ler a sua coluna sobre esta polêmica do penta - e concordo plenamente com tudo que você escreveu -, não poderia deixar de me manifestar a respeito, principalmente porque tenho, na minha sala de troféus, a verdadeira Copa União, que me foi presenteada pelo Juca Kfouri, no dia da minha despedida do futebol.
Uma briga entre dirigentes, fora dos campos, levou a essa palhaçada. Mas nós, jogadores, e não os cartolas, ganhamos o título de 87 dentro do campo, com muito suor, derrotando vários adversários e o Inter, na final, e isso é o que importa.
A torcida sabe, a imprensa sabe. Títulos são conquistados dentro do campo e não por canetada de pessoas que fizeram história no futebol, mudando regulamentos e tendo atitudes que quase nunca beneficiaram o esporte. Um grande abraço, Zico".
Você sabia que o CND (Conselho Nacional de Desportos), à época presidido pelo vascaíno Manoel Tubino, reconheceu o título brasileiro do Fla, em 1987?
Você sabia que a Taça da Caixa Econômica Federal (o tão polêmico "troféu das bolinhas") só foi entregue aos campeões brasileiros até 1992 - ano em que o Fla conquistou o penta?
Sintomático, não? Basta checar nos arquivos e ver se, depois disso, alguém a recebeu, quando foi campeão brasileiro. Pois é...
Aliás, desde 1992, o regulamento do Campeonato Brasileiro sequer faz menção a respeito de qualquer troféu para ser entregue a quem conquistar o título cinco vezes. Por que será?
Tirada filosófica do Bagá, coçando a pança, em meio às obras do metrô, na Praça General Osório:
- É não é que, após a rodada do meio da semana, o Fla-Raikkonen já apareceu em terceiro, graças às travessuras de um bando de "Hamiltons" na pista?
Jornal dos Sports
Chegou a hora de caçar Raposa
No Mineirão, Fla enfrenta o Cruzeiro, concorrente direto pela vaga na Libertadores
Nathan de Lima
Obina substituirá Souza, suspenso, e terá a missão de ajudar o argentino Maxi Biancucci a infernizar a defesa cruzeirense no Mineirão
"Vamos Mengão, avante Mengão, nosso time é forte!" Uma das músicas que embalam o Flamengo no Maracanã também será ouvida hoje, às 16h, no Mineirão, onde o time mais popular do país enfrenta o Cruzeiro, quinto colocado no Brasileiro, com 54 pontos, um a menos que o time da Gávea.
Os torcedores rubro-negros já esgotaram dois setores reservados para eles no estádio e a procura por ingressos continua crescendo. Os flamenguistas que conseguirem bilhetes para a partida poderão ver de perto Obina, que com a suspensão de Souza, garantiu a vaga de titular ao lado do baixinho argentino Maxi Biancucci, no ataque - o xodó promete balançar as redes do Cruzeiro pelo menos uma vez. A outra modificação que Joel Santana fará na equipe é a entrada do jovem zagueiro Thiago Sales no lugar de Ronaldo Angelim, vetado pelo departamento médico.
Se vencer, o Flamengo pode assumir a vice-liderança da competição e aumentar ainda mais o sonho de seus torcedores de disputar a Copa Libertadores do ano que vem. O técnico Joel Santana, que vem fazendo um trabalho fantástico no clube, avisou que na partida de hoje somente a vitória interessa.
"Se não vencermos, nenhum resultado que aconteceu na última rodada nos ajudará. Temos que vencer", disse o treinador, que espera um Cruzeiro diferente daquele que perdeu para o Botafogo por 4 a 1.
"Eu vi o jogo com o Botafogo de camarote, o Cruzeiro é uma das grandes equipes da competição, mas jogou mal naquele dia", disse Joel.
Decisões
Além da partida com a Raposa, o Flamengo ainda terá mais três jogos decisivos neste Brasileiro - Santos e Atlético-PR, em casa, e Náutico, nos Aflitos. Joel explicou que no campeonato de pontos corridos é preciso sempre jogar para o ataque.
"Dos próximos quatro jogos temos que vencer três para nos classificarmos. É melhor arriscar os três pontos do que empatar, pois quem vencer coloca uma vantagem sobre os outros", disse Joel.
Sobre o ataque do Cruzeiro, o treinador pareceu não estar muito preocupado e disse que o segredo é marcar o adversário em seu campo.
"O bloqueio tem que vir lá da frente, não posso ficar pensando no que pode acontecer, precisamos impedir o ataque na origem", completou Joel, que no primeiro turno bateu a Raposa por 3 a 1.
Joel Santana de bem com a vida com a boa fase
O técnico Joel Santana sempre foi considerado por todos uma pessoa muito bem-humorada e os últimos resultados do Flamengo no Brasileiro fizeram o treinador ficar ainda mais alegre. Em uma conversa com alguns jornalistas o técnico foi indagado sobre quem era o melhor técnico deste Brasileiro. Joel respondeu de imediato: Muricy Ramalho, do São Paulo. Mas fez uma ressalva.
"O melhor técnico é sempre o campeão, mas tem um treinador aqui no Flamengo que também está fazendo um grande trabalho", disse o treinador, que quando foi perguntado quem seria o melhor jogador do Flamengo, disse.
"Se eu responder isso não chego ao vestiário, vão ter uns trinta querendo me bater", brincou Joel.
OPG: Flamengo vence e se classifica
O time de juniores do Flamengo foi ontem a Curicica, venceu a Universidade Estácio de Sá por 1 a 0 e se classificou com duas rodadas de antecipação para a segunda fase do Torneio Octavio Pinto Guimarães (OPG). O gol da partida foi marcado pelo atacante Kayke, que mesmo já fazendo parte do elenco profissional, tem idade para jogar o torneio.Com o primeiro lugar garantido, o técnico Adílio aproveitou o segundo tempo da partida para fazer algumas experiencias no time.
O Flamengo jogou no tradicional 4-4-2, com Paulo Victor, Jaílson (Tamba), Anderson, Wellinton e Diogo; Márcio Lisboa (Wellington), Vinicius Colombiano, Erick Flores e Willian Amendoim (Pedro); Kayke e Bruno Mezenga.
Bruno agradece a ajuda da sorte
Como diria o ditado, "quem não tem sorte pula de frente e arranha as costas". Nem só técnica, planejamento e força de vontade leva uma equipe a fazer uma boa campanha em uma competição longa como o Campeonato Brasileiro. Que o diga o goleiro Bruno (foto), que no início do ano lamentava algumas bolas que por azar acabavam sobrando livres para os atacantes adversários, hoje ele comemora jogadas claras de gol que acabam sendo mal finalizadas, como a última da partida contra o Corinthians, quando nos acréscimos, um atacante do time paulista chutou a bola para fora.
"Antigamente a bola batia em todo mundo e acabava entrando, hoje em dia ela bate em todos os jogadores da defesa e do ataque deles, mas acaba não entrando. Não é só sorte, eu estou me dedicando bastante e graças a Deus tudo está dando certo", disse Bruno.
O lateral-direito Leonardo Moura também agradeceu a Deus pelo momento iluminado do clube. "Que bom que a sorte voltou, agora precisamos fazer a nossa parte", disse Léo Moura.
Um duelo que chamará a atenção na partida de hoje, ás 16h, contra o Cruzeiro, no Mineirão, é de Léo Moura com o lateral-esquerdo do time de Minas, Ângelo. Desconhecido do grande público, Ângelo vem fazendo boas partidas pela Raposa e além de ter um grande poder de marcação,sabe chegar forte ao ataque. O lateral rubro-negro admitiu não conhecer direito o jogador, mas avisou que fará de tudo para pará-lo e prometeu estudá-lo até a hora do jogo.
"Sinceramente eu não o conheço, só sei que tem qualidade, já jogou no Paraná, mas realmente não conheço suas características", confidenciou Léo Moura, que ontem estava muito animado no treino que a equipe fez no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Site da Fifa reconhece o pentacampeonato do Fla
A novela da posse definitiva da taça do pentacampeonato do Campeonato Brasileiro continua. Se na sexta-feira o maior ídolo rubro-negro e atual técnico do Fernebahce, Zico, disse que o lugar da taça era na Gávea, ontem foi a vez da Fifa reforçar o coro da Nação Rubro-Regra, que clama por justiça e pede à CBF que entregue o troféu para quem de direito a possui. No site oficial da entidade (www.fifa.com) foi publicada uma homenagem ao quinto título brasileiro conquistado pelo São Paulo, na última quarta-feira, ao vencer o América-RN, no Morumbi por 3 a 0. Mas com uma ressalva: que o clube paulista se igualou ao Fla em número de títulos.
"Os são-paulinos demonstraram que foram os melhores desde a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro deste ano e com está conquista se igualaram em títulos nacionais com o clube mais popular do Brasil, o Flamengo, com cinco conquistas - sendo que uma não é reconhecida pela confederação local", diz um trecho do texto publicado.
Os torcedores rubro-negros querem usar o poder da grande nação para tentar convencer a CBF a entregar a taça ao Flamengo e para isso promete fazer uma manifestação em frente ao Teatro Municipal, local onde será a entrega das premiações do Campeonato Brasileiro deste ano, no próximo dia 3 de dezembro.
Além de Zico, dos torcedores e da própria Fifa, outros craques da conquista de 1987 também já se manifestaram a favor de a taça ir para a Gávea.
Máquina rubro-negra na Gávea
Flamengo detona o Volta Redonda, por 125 a 65, e se mantém como único invicto do Estadual
Lídia Azevedo
O armador Fred foi um dos destaques do Flamengo, com 10 pontos
Arrasador. Não há melhor palavra para definir a atuação da equipe de basquete do Flamengo que venceu por 125 a 65 o Recreio/Volta Redonda, no primeiro jogo do returno do Estadual de Basquete. A partida foi realizada ontem, na Gávea, e contou com um bom público, que cantou e empurou os jogadores durante os 40 minutos de jogo.
Em casa, o Flamengo entrou em quadra focado na vitória e na manutenção da invencibilidade na competição. Comandada pelo capitão Marcelinho, a equipe rubro-negra precisou apenas dos primeiros 20 minutos para garantir a vitória, já que o primeiro tempo terminou 64 a 35 para o Fla.
Os outros dois quartos serviram para o Fla aumentar a diferença e para o técnico Paulo Chupeta colocar os outros jogadore para ganhar ritmo de jogo. O terceiro quarto terminou 92 a 48 para os donos da casa, e o quarto 125 a 65 com direito a uma bela enterrada de Eduardo.
Com esse resultado, o Rubro-negro chega a sua sétima vitória no Estadual, sendo o único invicto na competição.
"A questão é que eu tenho um grupo forte, onde se um dormir, descansar um pouco, tem outro jogador para ocupar o lugar. Eu pedi para a diretoria montar um grupo homogêneo justamente por isso, para não deixar ninguém relaxar e manter uma regularidade", explicou Paulo Chupeta, que ressaltou que o Flamengo não montou um time só para o estadual.
"O Flamengo é um time com base, que não está preocupado só com o estadual, pensamos no nacional também. Isso aqui é um projeto de três anos, de valorização os nossos jogadores".
Bom coadjuvante
Já o técnico do Volta Redonda, Marcelo Goroba, reconheceu que sua equipe era coadjuvante na partida, e que o confronto serviu mesmo para preparar os jogadores para o jogo contra o Campos, hoje.
"O time do Flamengo é bem estruturado, nós somos apenas coadjuvantes. Esse jogo serviu mais para nos prepararmos para o jogo contra o Campos, que temos reais condições de vitória".
Flamengo: Marcelinho (31), Hélio (11), Wagner (5), Fernando (12), Frederico (10), Eduardo (11), Maicon (6), Colin (2), Marcelus (9), Amiel (15), Coloneze (8), Alírio (6)\ Técnico: Paulo Chupeta\
Recreio/Volta Redonda:\ Thiago Muller (16), Daniel Muller (15), Fabrício (15), Hygor (7), Welington, Frederico (2), Wilcler (10), Gilberto\ Técnico: Marcelo Goroba\
Marcos de Castro
Banho-De-Cuia
Torcida, o Flamengo
Marcos de Castro castro@jsports.com.br
Os jornais voltaram a publicar, agora, no princípio de outubro, mais uma pesquisa sobre torcida de futebol no Brasil. Realizada por um instituto sério, o Sensus, a curiosidade maior da pesquisa fica por conta de ter sido encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Vá eu, vá o leitor entender o interesse da CNT por futebol...
Bem, superada essa surpresa inicial, a pesquisa, quanto a resultados, não tem novidade. O clube mais popular do país continua sendo o Flamengo, que livra agora praticamente 4 pontos percentuais sobre o Corinthians (em números exatos, 3,9%, pois o Flamengo tem 14,4% da torcida nacional, contra 10,5% do Corinthians).
Na última pesquisa séria do gênero que vi _ são passados uns três anos _ a vantagem do Flamengo não passava muito dos três pontos percentuais. O que aparentemente é um crescimento desprezível, na verdade situa a diferença entre os dois clubes em alguns milhões de torcedores a mais nos números da nova vantagem rubro-negra. Sem contar o fato altamente significativo de que ampliar a vantagem numa pesquisa desse tipo é marcar um golaço. Ainda que fosse menor a diferença de crescimento entre um e outro, o simples fato de haver uma ampliação é de enorme importância.
Qual o mistério dessa popularidade sempre crescente do Flamengo? Não há, leitor amigo, não há mistério. Devo dizer, para tudo explicar com a seriedade que o assunto requer, que o Flamengo, apesar de o nome vir daquela região européia um tanto holandesa e um tanto belga, tem uma certa malemolência que nenhum outro clube brasileiro tem. É, de todos os clubes do país, o que mais representa o espírito do Brasil, tem como nenhum outro o jeito brasileiro de ser, nas qualidades e nos defeitos. O povo se identifica com isso. O Flamengo não é um clube "certinho", como o São Paulo, por exemplo. Dir-se-ia que o Flamengo tem o samba no pé, identidade nacional que o São Paulo jamais terá.
Sem contar que começou a ser popular a partir de um neguinho endiabrado dos anos 30, chamado Leônidas, e nunca mais deixou de ter craques e times de alto nível. Esse é o dado fundamental, mas a cara de Brasil também funciona. E como funciona!!!
O Dia
Joel: 'Deram uma Ferrari ao Dunga'
Com a autoridade de quem saiu do rebaixamento para o paraíso, o técnico do Flamengo lamenta não ter alcançado, em 25 anos de carreira, a chance de comandar a Seleção, e questiona o perfil escolhido pela CBF
Marluci Martins
Rio - Joel Santana levou o Flamengo da zona de rebaixamento ao céu. E, mesmo com chance de classificar o time à Copa Libertadores do ano que vem, ainda estremece quando, olhando para trás, vê que foi vítima de preconceito. Em entrevista ao ‘Ataque’, o treinador lamenta não ter sido cotado para dirigir a seleção brasileira nos anos 90. Culpa de quem? Dele mesmo, por ter permitido que a fama de um boleiro bom de copo atrapalhasse a carreira. Ou por até hoje preferir o jeans à roupa Versace. Joel não daria sua Ferrari para Dunga pilotar. Quem dirigiria a Seleção? Ele mesmo, por ser mais “ralado”. Mas a Ferrari de Joel não é amarela. É vermelha e preta. E está voando baixo.
— A diretoria garante que vai renovar seu contrato nos próximos dias. Qual é a tendência?\ — Vamos esperar, porque futebol é fogo. Minha entrada foi de socorro. O Titanic ia afundar.\
— Se o Flamengo conseguir uma vaga na Libertadores, o passe do treinador fica mais caro?\ — Temos que manter os pés no chão, mas acho que há treinadores de uma a cinco estrelas. Eu sou um quatro estrelas. Só considero cinco estrelas aqueles que já ganharam uma Copa do Mundo. O Abel está caminhando pra isso, pois é campeão mundial.\
— O Dunga é um quatro estrelas?\ — Peraí!!! O cara começou há um ano. Se você achar que ele é quatro estrelas, é melhor dizer que é um meteoro! Mas vai chegar lá. Está bem acompanhado, pois o Jorginho já provou antes o gosto de ser treinador. Eu não daria ao Dunga uma estrela nem quatro. Ele está no nível de médio para bom.\
— Se você é um quatro estrelas, por que nunca foi cogitado para a Seleção?\ — Criou-se a idéia de que é preciso renovar. Mas quem tem um jumbo vai deixar qualquer um ser o piloto? Onde é que o cara vai meter o avião? Prefiro o piloto experiente.\
— Você aceita o Dunga como técnico da Seleção?\ — Trabalhei com ele no Vasco e acho que é competente. Como jogador, era observador. Mas achei audacioso o que a CBF fez. Deram para o Dunga a Ferrari, e, não, um Honda. Com aquele elenco e a experiência da CBF, lógico que vai dar certo. Não estou falando com inveja. Isso não passa pela minha cabeça.\
— Você daria certo pilotando essa Ferrari, que é a Seleção?\ — Pelo menos, estou ralado. Tenho mais experiência.\
— Considera-se vítima de preconceito?\ —Muitos não tiveram a chance. O Paulo Autuori, o Abel e o Muricy também não tiveram. Talvez, eu não tenha o perfil da CBF.\
— Tem o sonho?\ — Já tive. Nos anos 90, eu estava conquistando tudo. Mas a CBF talvez goste de um treinador mais engomadinho, que seja calmo e aceite as coisas. Sou um cara mais calça jeans e tênis.\
— Sua filha não é estilista...\ — (Risos) E a CBF parece gostar de terno e camisa Versace. Mas quero deixar claro que o Dunga e o Jorginho são meus amigos.\
— Você ainda usa jeans e tênis, mas mudou um pouco. Sua imagem estava associada à bebida?\ Odeio chope, mas diziam que eu parava no bar e ficava batucando. Eu até queria saber tocar tamborim, mas não levo jeito. Bebo, sim, mas socialmente, e somente com quem gosto muito. Antigamente, eu ouvia mentiras e absorvia. Hoje, se me mandam uma piadinha, eu devolvo. Talvez, tenha faltado isso no passado. Transformaram minha imagem na de um boleiro, brincalhão e risonho. Mas não é isso. Eu sorrio porque sou um cara feliz.\
— Você é um quatro estrelas. E esse time do Flamengo? É uma Ferrari?\ — É uma Ferrari, sim. O time fechou com o treinador. A torcida e a diretoria também. Vamos ver até onde dá para levar essa Ferrari.\
Flamengo: Thiago Sales e Obina contra o Cruzeiro
Rio - O Flamengo terá dois desfalques contra um adversário direto na briga por uma vaga à Libertadores, o Cruzeiro: Ronaldo Angelim, vetado pelo departamento médico, e Souza, suspenso, estão fora do jogo.
O zagueiro Thiago Salles e o atacante Obina estarão no time titular. E, no banco, além de Roger, que deve entrar no segundo tempo, Renato Augusto também terá um lugar reservado.
As derrotas do Palmeiras (para o Juventude) e do Cruzeiro (para o Botafogo), na 34ª rodada do Brasileirão, deixaram a Gávea em festa. Mas Joel Santana não gosta de falar em sorte.
“Está certo que ninguém ia imaginar que o Palmeiras perderia para o Juventude, no Parque Antártica, mas futebol é isso aí mesmo”, destacou Joel Santana.
Para o técnico do Flamengo, o Cruzeiro vai entrar em campo mordido por causa da goleada (4 a 1) sofrida para o Botafogo:
“Nós precisamos de três vitórias nos quatro jogos que restam para conseguirmos o nosso objetivo. O Cruzeiro, por exemplo, será um adversário mais difícil em Belo Horizonte do que o que vimos aqui no Rio, contra o Botafogo”.
Gazeta Esportiva
Libertadores move duelo entre Cruzeiro e Flamengo
Belo Horizonte (MG) - O título do Campeonato Brasileiro já foi assegurado matematicamente pelo São Paulo, mas outras disputas animam a reta final da competição, uma delas a briga por uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. E é atrás deste sonho, que Cruzeiro e Flamengo se enfrentam neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Mineirão.\ Empolgado por cinco vitórias consecutivas, o Rubro-negro carioca soma 55 pontos, um a mais do que os mineiros, há sete partidas sem vencer. Na sexta-feira, a torcida fez um protesto atirando pipocas nos jogadores.\
Se quando assumiu o Flamengo no meio do ano, o tecnico Joel Santana repetia em seu discurso que o objetivo era livrar o time do rebaixamento, hoje o treinador sabe que este fantasma já não existe mais. E ciente da pressão agora por uma vaga na Libertadores, o treinador prega a tranquilidade para que o Rubro-negro mantenha a boa fase.
“Sabemos que a fase é boa, o time vem jogando um bom futebol, mas é preciso também ter calma e paciência, pois ainda não tem nada definido. Se a gente conseguir um bom resultado em Minas será bem vindo, pois depois teremos dois jogos seguidos em casa. Não adianta ficar secando os outros se não fizermos nossa parte. Colocar o Flamengo em uma competição internacional seria maravilhoso. Esse time estaria no lugar que merece”, comentou o treinador.
Para buscar um bom resultado fora de casa, o Flamengo não terá o atacante Souza, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática. Desta forma, o xodó rubro-negro Obina ganhará mais uma chance como titular. Na defesa, Thiago Salles entra no lugar de Ronaldo Angelim, afastado após sentir-se mal na última partida.
Além de empolgados pela boa fase, os jogadores do Flamengo também entrarão em campo motivados. Durante a semana, a diretoria rubro-negra quitou parte das dívidas que tinha com o elenco, referentes a premiações.
No Cruzeiro, o jejum de vitórias incomoda a todos. Para driblar a crise, no entanto, todos adotam o discurso de que é preciso vencer a ansiedade. O goleiro Fábio pede tranquilidade para a Raposa não sair da briga por uma vaga na Libertadores.
“A gente tem que viver jogo a jogo. Temos de começar com esse confronto de domingo. Não adianta achar que tem de ganhar as quatro partidas e depender dos outros resultados. O Palmeiras, por exemplo, perdeu em casa, e se a gente tivesse feito nossa parte e conseguido a vitória precisaríamos de poucos pontos para conseguir a vaga”, disse o goleiro cruzeirense.
O desfalque do Cruzeiro novamente será o lateral-esquerdo Fernandinho, que sofreu grave lesão e só volta a atuar no ano que vem. O jogador já havia ficado de fora contra o Botafogo. E mesmo sem nenhum jogador suspenso, o técnico Dorival Júnior deverá fazer duas mudanças no time, já que não ficou satisfeito com a atuação da Raposa na última quinta. O lateral-direito Ângelo e o meia Leandro Domingues saem para as entradas do zagueiro Emerson e do meia Maicosuel.
Preocupado com confrontos diretos, Fla quer ficar no G-4\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - A delegação do Flamengo viajou para Belo Horizonte (MG), onde neste domingo vai enfrentar o Cruzeiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, preocupada em se manter na zona de classificação para a próxima Copa Libertadores. Após os resultados de meio de semana, o time carioca chegou ao terceiro lugar com 55 pontos, mas os dois próximos jogos são considerados decisivos por todos na Gávea.\ Além de enfrentar o time celeste neste domingo, na rodada seguinte o Rubro-negro tem outro confronto direto, dessa vez contra o Santos, no Maracanã. “Vamos enfrentar dois concorrentes diretos. O primeiro será fora de casa e o outro no Maracanã. Temos que trabalhar pensando em nos mantermos na zona de classificação após essas duas rodadas, pois aí daremos um passo decisivo rumo à classificação”, disse o técnico Joel Santana. “Todos os jogos são importantes e hoje em dia no futebol não existe jogo fácil em nenhum lugar do mundo. Mas especialmente esses dois compromissos podem ser reveladores em relação à nossa condição nesta reta final de Brasileiro”.\
O time que vai a campo está definido. Depois de passar mal durante o jogo contra o Corinthians, o zagueiro Ronaldo Angelim foi vetado e se junta ao atacante Souza, suspenso, na lista de desfalques. Joel Santana já decidiu que o jovem Thiago Salles entra para formar dupla com o capitão Fábio Luciano. O jovem defensor ganhou a disputa com Rodrigo Arroz por atuar no mesmo lado que Angelim.
De resto, a entrada de Obina será a outra mudança na equipe para o confronto contra a Raposa. Com isso, os cariocas entrarão em campo com: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Thiago Salles e Juan; Cristian, Jailton, Toró e Ibson; Maxi e Obina.
PeléNet
Cruzeiro e Flamengo fazem duelo decisivo pela Libertadores
Do UOL Esporte\ Em Belo Horizonte\
Vivendo momentos distintos, Cruzeiro e Flamengo fazem clássico decisivo na capital mineira neste domingo, às 16h, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O vencedor dará um passo importante para conquistar vaga na Copa Libertadores 2008.
Separados por apenas um ponto, os dois times são concorrentes diretos a uma vaga na competição continental. Com 55 pontos, o Flamengo supera o Cruzeiro, que tem 54. Em função da diferença entre ambos, a partida ganha em importância por se tratar de uma disputa de posição, fundamental na briga pela Libertadores.
Se a seu favor tenha o tabu de seis anos sem perder para o Flamengo no Mineirão, o Cruzeiro vive, por outro lado, um momento difícil na competição, caindo do segundo para o quinto lugar na tabela. A queda se deu em função de uma seqüência de sete jogos sem vencer - foram quatro derrotas e três empates. O time celeste somou apenas três pontos em 21 disputados.
Irritado com a fase ruim do time, um grupo de torcedores recebeu a delegação do Cruzeiro no Aeroporto Internacional de Confins com protesto e "chuva de pipocas". "O momento é ruim, mas tem de ser de união. Eu respeito muito o torcedor, eu acho que a manifestação possa existir desde que seja pacífica. Mas acho que, muito mais importante do que qualquer tipo de pressão agora, é unirmos todos nós", observou o presidente do clube, Alvimar de Oliveira Costa.
Em situação distinta, o Flamengo, depois de oscilar na competição, encaixou cinco vitórias seguidas - sobre Paraná Clube, Vasco, Grêmio, América-RN e Corinthians - e entrou de vez na briga por vaga na Libertadores. "O nosso pensamento é outro. Nós esperamos decolar de vez", disse o técnico Joel Santana.
O time rubro-negro terá dois desfalques: o atacante Souza, que cumpre suspensão, e o zagueiro Ronaldo Angelim, machucado. O primeiro será substituído por Obina, enquanto Thiago Sales compõe a defesa.
No Cruzeiro, o técnico Dorival Júnior fará duas ou três mudanças em relação ao time que foi goleado pelo Botafogo, por 4 a 1, quinta-feira passada, no Maracanã. A escalação será anunciada somente no Mineirão. Há a possibilidade, no entanto, de a equipe atuar com três zagueiros. Jonathan será improvisado na lateral esquerda. Na direita, Ângelo, Mariano e Maicosuel são os candidatos.
Fifa reconhece Flamengo como primeiro pentacampeão brasileiro
Em comunicado oficial, a Fifa reconhece o Flamengo como o primeiro pentacampeão brasileiro. A nota ainda parabeniza o São Paulo por se igualar ao Rubro-Negro carioca em número de títulos conquistados
Leonardo Moura alerta companheiros de Fla sobre torcida do Cruzeiro
Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\
Leonardo Moura respeita, mas não teme o Cruzeiro, próximo adversário do Flamengo, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o lateral-direito, o elenco rubro-negro precisa esquecer que está jogando fora de casa.
"A torcida vai empurrar o time deles, assim como a nossa faz com a gente. Mas temos de esquecer isso e pensar só no jogo. Sabemos que é um time forte e respeitamos. Mas vamos lá para vencer", afirmou o jogador.
"Mordido ou não, o Cruzeiro é muito perigoso. Por isso, teremos de nos dedicar muito para vencer", concluiu o lateral, referindo-se à derrota por 4 x 1 da Raposa para o Botafogo, quinta-feira, no Engenhão
Folha de São Paulo
JUCA KFOURI
Os pentacampeões brasileiros
\ São Paulo é tão pentacampeão como o Flamengo. A única diferença está em que os cariocas ganharam antes\ \
NÃO SOU , como bem sabe o leitor desta Folha, o ombudsman do jornal. Também não sou rubro-negro nem carioca.\ E tenho pelo São Paulo tal apreço que os corintianos menos tolerantes juram que, se não meu coração, minha cabeça é tricolor. Não é.\ Meu coração é sofridamente corintiano, e a cabeça, de jornalista. Daí ficar à vontade para contar o que testemunhei em 1987, quando cobri passo a passo a criação do Clube dos 13 e da Copa União.\ Tudo para divergir desta mesma Folha, sempre tão corretamente indisposta a aceitar as versões oficiais, mas que, no que toca ao tema, tende a considerar que o São Paulo é o primeiro pentacampeão.\ Porque não é. É o Flamengo, desde que ganhou seu quinto título em 1992, sob a batuta de Júnior.\ Antes havia sido tetra em 1987, o pomo da discórdia, porque um título que a CBF, que já era a Casa Bandida do Futebol, teima em não reconhecer, apesar de o Conselho Nacional de Desportos (CND), presidido então pelo vascaíno Manoel Tubino, ter reconhecido, por unanimidade, o título rubro-negro.\ Ninguém que tenha acompanhado a temporada de 1987, exceção feita à turma do Sport, nega que o verdadeiro Campeonato Brasileiro foi aquele chamado de Copa União.\ A CBF, então, havia desistido de organizar o campeonato, porque estava quebrada.\ Organizou-se a Copa União, em parceria com a Varig, com a Coca-Cola e com a Globo. Quando regulamento e tabela estavam prontos, a CBF voltou atrás, resolveu fazer seu torneio e quis obrigar que houvesse o cruzamento do campeão e vice da Copa União (que chamou de Módulo Verde) com seus pares do Amarelo, que viriam a ser Sport e Guarani.\ Tal módulo foi tão bizarro que terminou com uma disputa de pênaltis empatada em 11 a 11 entre pernambucanos e campineiros, que resolveram parar as cobranças e se autoproclamar campeões.\ Mesmo assim, a CBF quis obrigar que Fla e Inter disputassem, em 1988, a decisão de seu campeonato, algo que em nenhum momento, menos um, que será explicado a seguir, o Clube dos 13 aceitou. (Ocorreu que a CBF pediu ao Clube dos 13 que enviasse um representante para uma de suas reuniões, e se cometeu o erro de mandar o ainda desconhecido Eurico Miranda. Este disse que aceitaria o cruzamento. Tão logo o Clube dos 13 soube, o desautorizou.)\ A vida seguiu, Sport e Guarani decidiram o título e foram representar o Brasil na Libertadores. Flamengo e Inter mantiveram a posição do Clube dos 13 e não traíram o que estava combinado. Como existe a história da taça da Caixa Econômica Federal para quem ganhasse o tricampeonato seguido ou o penta alternado, a história, repleta de distorções, acaba de ser ressuscitada.\ Faria bem o São Paulo, também legítimo pentacampeão (que é diferente de legal, embora também o seja), se pegasse a taça e a mandasse para a Gávea. Seria não só uma demonstração de coerência como de ética e, sobretudo, de grandeza.\ Mas sei o que você me perguntará: em que país você pensa que vive?\
blogdojuca@uol.com.br
GINÁSTICA
IRMÃOS HYPÓLITO DISPUTAM AMISTOSO
Diego e Daniele Hypólito disputam hoje a 29ª edição da Swiss Cup, torneio amistoso que marca o duelo de duplas (um homem e uma mulher). Ao todo, o evento em Zurique terá pares de 11 países. A copa, cuja participação é feita por convite, destaca-se pelos prêmios -serão dados mais de US$ 20 mil. Em 2006, Oksana Chusovitina (ALE) e Jordan Jovtchev (BUL) faturaram o título.
GloboEsporte
Maxi: 'Jogar a Libertadores é um sonho'
Argentino diz que está com saudade de balançar a rede e quer voar alto na Gávea
Márcio Iannacca
O argentino Maxi Biancucchi está no Flamengo há pouco mais de quatro meses e sonha alto quando visualiza o futuro com a camisa rubro-negra. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, logo após o treino deste sábado, no estádio Independência, em Belo Horizonte, o primo de Lionel Messi, do Barcelona, revelou que sonha jogar a Libertadores e levar a equipe a Tóquio, no Mundial de Clubes. Além disso, o hermano fala das vaias que recebeu na última partida e da saudade de balançar a rede.
Apoiador Maxi Biancucchi sorridente durante o treinamento do Flamengo
GLOBOESPORTE.COM: Como avalia a sua passagem pelo Flamengo até aqui?\ MAXI: Prefiro falar do lado coletivo. Não gosto muito de falar apenas do lado individual. Quando o time ganha, ganham todos. Acho que os jornalistas é que precisam analisar.\
Você recebeu algumas vaias na última partida. Como reagiu a essa situação?\ É normal. Em todos os lugares isso acontece. O torcedor espera que os jogadores marquem os gols. Acho que as vaias aconteceram pela situação do time na partida.\
Como está o relacionamento dos torcedores com você?\ A torcida está tendo um bom relacionamento comigo. Agora, a gente sempre vê a torcida sonhando. Todo mundo fala da Libertadores, que quer ir para Tóquio.\
E os seus planos no Flamengo para 2008?\ Tenho vontade de jogar a Libertadores. Já jogaria pelo Sportivo Luqueño, que foi campeão paraguaio. Agora, tenho a chance de jogar pelo Flamengo. É mais do que um sonho jogar a Libertadores, é uma meta. Um dia também quero jogar a Liga dos Campeões. Mas tenho que ir devagar porque a coisa vai acontecendo aos poucos.\
Está com saudade de balançar a rede?\ Muita. Sempre fiz gols em todos os clubes que eu passei. Ficar sem marcar é uma coisa chata. Gosto muito de fazer gols.\
Joel: 'Essa tranqüilidade assusta'
Treinador está preocupado com falta de assédio à equipe em Belo Horizonte
Márcio Iannacca
Joel sente falta do assédio de Natal
O técnico Joel Santana falou pouco desde que chegou a Belo Horizonte. Sem imprensa no encalço do Flamengo e com poucos torcedores em busca de fotos e autógrafos dos jogadores rubro-negros, ele se disse preocupado com o fraco assédio da delegação em Minas Gerais.
- Essa tranqüilidade assusta. Está tudo muito tranqüilo, muito calmo - diz o treinador rubro-negro
Para o treinador, a situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro é complicada e o Flamengo não pode bobear em Belo Horizonte.
- Futebol é difícil de prever o que acontece antes de jogar. Às vezes, você visualiza o adversário e esquece de você. Isso não pode acontecer - analisa o treinador.
Joel vê Paraná x Goiás na TV
Treinador e membros da delegação acompanham partida no saguão do hotel
Márcio Iannacca
Joel Santana e comissão técnica assistem a jogo na TV do saguão do hotel em BH
O técnico Joel Santana e alguns membros da delegação do Flamengo assistiram ao jogo entre Paraná e Goiás no saguão do hotel Caesar Business, em Belvedere, região nobre de Belo Horizonte. Sem o sistema pay per view no quarto, o treinador acompanhou a partida, já que gosta de ficar inteirado com os resultados do Campeonato Brasileiro.
Além de Joel Santana, o auxiliar Andrade, o preparador físico Ronaldo Torres, o preparador de goleiros Roberto Barbosa, o supervisor Isaías Tinoco e o diretor de futebol Marcos Braz não tiraram os olhos da televisão do hotel.
Na sexta-feira, Joel Santana afirmou que o Campeonato Brasileiro está cheio de surpresas e que nenhum resultado o surpreende. O Flamengo entra em campo neste domingo para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Joel: 'O Cruzeiro era endeusado'
Treinador diz que mineiros não podem ser desprezados e que Fla precisa ter cuidado
Márcio Iannacca
O técnico Joel Santana almoçou por volta de meio-dia, assistiu aos programas esportivos na televisão e leu os principais jornais do dia neste sábado, após o treinamento do Flamengo, pela manhã, no estádio Independência. Muito atencioso, o treinador rubro-negro atendeu o GLOBOESPORTE.COM, falou dos cuidados que o time deve ter ao enfrentar o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão, e do alto astral do grupo por causa da boa campanha.
Para Joel Santana, o jogo entre Flamengo e Cruzeiro é decisivo
GLOBOESPORTE.COM: A situação do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro pode ajudar ou atrapalhar o Flamengo?
JOEL SANTANA: Você começa a olhar para o outro time e acaba esquecendo o seu. Só na hora do jogo vamos ver se vai ajudar ou atrapalhar. O Cruzeiro era o vice-líder do campeonato e considerado o time que jogava o melhor futebol, até mesmo do que o São Paulo. O time era endeusado. Os analistas podem desmentir, mas há 15 dias o Cruzeiro era considerado o melhor time da competição. Depois do jogo com o Flamengo, eles entraram em crise.
O Flamengo é o favorito?
Não tem favorito neste jogo. É preciso jogar como manda o figurino. Se eles levarem o gol no início, a torcida pode pegar no pé deles e aí entram em desespero. Esse jogo pode se tornar chave para as pretensões do Flamengo no campeonato.
O jogo ficou mais complicado pela situação do Cruzeiro?
O jogo ficou mais difícil porque eles estão sendo cobrados pela torcida. Seria mais fácil se eles fossem cobrados antes, quando outros times vieram jogar aqui.
O ambiente do Flamengo está excelente. Isso ajuda?
O time está vencendo e ganha mais confiança. Ganhou um jeito próprio de jogar. A equipe está sabendo superar as adversidades e conseguindo vencer os jogos. Além disso, o time está com mais personalidade.
Além de competência, a sorte está ao lado do Flamengo?
Jogando mal, a sorte não aparece. Quem está com sorte é o Santos, que conquistou 15 pontos marcando gols nos últimos minutos. Tem a sorte aliada com a competência. Olha o nosso caso: perdemos pontos para Botafogo, após perdemos um pênalti, para o Sport e para o Juventude - o juiz anulou um gol legítimo do Flamengo. Se tivéssemos conquistado esses pontos, a vaga na Libertadores já estaria garantida.
Torcida do Fla promete festa no Mineirão
Rubro-Negros esgotam dois setores do estádio para o jogo deste domingo
Márcio Iannacca
Mesmo fora de casa, a torcida do Fla promete fazer mais uma festa
A torcida do Flamengo promete fazer mais uma festa nos estádios brasileiros. Desta vez, o palco é o Mineirão, casa do Cruzeiro, adversário deste domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com informações da segurança da Raposa, os setores 10 e 11 já estão esgotados na sede do Barro Preto. Os torcedores também podem adquirir as entradas na bilheteria do estádio.
A procura por ingressos aumentou neste sábado, e os flamenguistas de Belo Horizonte estão reclamando da posição em que os torcedores vão ficar no estádio.
- Viajo para o Rio sempre para ir aos jogos e sempre o visitante é bem tratado. Mas a torcida do Flamengo vai ficar no pior lugar do Mineirão, atrás do placar. No Rio, todos os rivais ficam bem localizados, na arquibancada. Isso é uma falta de respeito com a torcida visitante - diz Henrique Pena, da Fla-BH.
A torcida do Flamengo pode comprar ingressos nos setores 10, 11 e 13. Ao todo, cerca de cinco mil bilhetes estarão disponíveis para os rubro-negros.
Os ingressos estão sendo vendidos nas sedes do Cruzeiro e nas bilheterias do Mineirão. Os preços são os seguintes: cadeira especial, R$ 15 (meia-entrada, R$ 7,50); cadeira central portão 7A, R$ 10 (meia-entrada, R$ 5); anel superior portão 3, 6, 9 e 12, R$ 10 (meia-entrada, R$ 5); cadeira inferior portão 13, R$ 5 (meia-entrada, R$ 2,50); e cadeira portão 4 e 5. R$ 2 (meia-entrada R$ 1).
Torcedores farão protesto pela taça de penta
Manifestação é marcada para a festa de encerramento do Brasileiro, no Rio de Janeiro
A polêmica em torno da decisão do São Paulo de receber da Confederação Brasileira de Futebol a taça de pentacampeão brasileiro está longe do fim. De acordo com informações do jornal “Lance!”, os torcedores do Flamengo resolveram organizar uma manifestação, em frente ao Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, local onde será realizada a festa de encerramento do Campeonato Brasileiro, no dia 3 de dezembro. A idéia é reivindicar que a CBF reconheça o pentacampeonato do Fla - título este conquistado em 1987, pela Copa União.
O protesto está marcado para o dia em que se realiza a cerimônia de premiação do Craque do Brasileirão. Outros movimentos são prometidos ainda para este mês. Na comunidade do time rubro-negro no site de relacionamentos “Orkut”, os torcedores do Flamengo não param de discutir o assunto.
A torcida do clube da Gávea defende que o Fla é o primeiro pentacampeão brasileiro de futebol e, se depender dela, o São Paulo não vai se gabar de ser o único clube com tal feito no currículo.
Lance
Flamengo pode igualar seu recorde de vitórias\ Recorde do clube no Brasileirão é de seis vitórias seguidas\
Fred Gomes
Demolidor de escritas, o Flamengo de Joel Santana, que já acabou com diversos jejuns no Brasileirão, pode chegar igualar recorde de triunfos consecutivos (seis) no clube em Campeonatos Brasileiros. Para isto, o Rubro-Negro terá de vencer o Cruzeiro neste domingo, no Maracanã. O Fla obteve uma seqüência de seis vitórias seguidas em 1978 e em 1982 - ano em que levantou seu segundo troféu da competição mais importante do país.
Em 1978, o Flamengo teve um início fulgurante, obtendo quatro vitórias em seus quatro primeiros jogos - o clube bateu Fluminense, Fast (AM), Remo e Goytacaz. No entanto, o América (RJ) pôs fim à seqüência rubro-negra, com uma vitória por 3 a 2.
O tropeço era um indício de uma derrocada do clube da Gávea? Nada disso. Depois da derrota para o Diabo, o Fla estabeleceu seu recorde de vitórias no Brasileirão, vencendo, em seqüência, Americano (1 a 0), Bangu (4 a 1), Nacional-AM (2 a 1), Portuguesa (2 a 1), Paysandu (2 a 0) e XV de Novembro (2 a 1).
Porém, após a conquista dos dez triunfos em seus 11 jogos válidos pelo Grupo F daquela competição, o gás rubro-negro acabou e, nos 15 jogos restantes, foram apenas três vitórias, cinco empates e sete derrotas. O clube da Gávea terminou na modesta 13ª colocação. O campeão do Brasileirão de 1978 foi o Guarani, que venceu por 1 a 0 a decisão contra o Palmeiras, com um gol de Careca.
Em 1982, o início do Flamengo também foi espetacular, mas, diferentemente do que aconteceu em 1978, o atual campeão mundial à época, não decepcionou e faturou seu segundo título brasileiro. O período vitorioso do Fla se iniciou com uma virada espetacular sobre o São Paulo (3 a 2). Na seqüência, triunfos sobre Nautico (PE), Treze-PB (5 a 0), Ferroviário-CE (3 a 0), Treze (3 a 1) e Ferroviário-CE (2 a 1). Um empate em 1 a 1 com o Timbu, no Maracanã, interrompeu a série de vitórias.
Vale destacar que o Rubro-Negro campeão brasileiro de 1982 contou com Zico, que marcou oito gols na seqüência de seis triunfos consecutivos. Em 1978, o Galinho de Quintino, preparava-se para a Copa do Mundo daquele ano, e não pôde participar do Brasileirão.
Na partida decisiva do Brasileirão de 1982, um gol de Nunes, que bateu na saída de Leão, depois de receber passe magistral de Zico, garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, no Olímpico, e o bicampeonato do Brasil.
Seqüências vitoriosas:
1978:\ Flamengo 1 x 0 Americano - 20/04/1978\ Flamengo 4 x 1 Bangu - 23/04/1978\ Flamengo 2 x 1 Nacional - 27/04/1978\ Flamengo 2 x 1 Portuguesa (SP) - 30/04/1978\ Flamengo 2 x 0 Paysandu - 04/05/1978\ Flamengo 2 x 1 XV de Novembro (SP) - 07/05/1978\
1982:\ Flamengo 3 x 2 São Paulo - 20/01/1982\ Flamengo 4 x 3 Nautico - 24/01/1982\ Flamengo 5 x 0 Treze (PB) - 28/01/1982\ Flamengo 3 x 0 Ferroviário (CE) - 31/01/1982\ Flamengo 3 x 1 Treze (PB) - 07/02/1982\ Flamengo 2 x 1 Ferroviário (CE) - 10/02/1982\
Combalido, Cruzeiro recebe um Fla embalado
Raposa não vence há sete jogos, enquanto o Urubu vem de seqüência vitoriosa
Com um fulgurante retrospecto de cinco vitórias consecutivas, o Flamengo enfrenta neste domingo um combalido Cruzeiro, que está há sete jogos sem vencer. O jogo, que será realizado no Mineirão, às 16h, é válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na chegada da delegação cruzeirense que viajou para o Rio de Janeiro, onde Raposa foi goleada por 4 a 1 pelo Botafogo, cerca de 50 torcedores receberam os jogadores com pipoca, protestando contra a má fase da equipe.
Para a partida, segue o problema em relação à lateral esquerda. Fernandinho, que sofreu uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo, permanece até o fim do Brasileiro. O reserva imediato João Victor foi liberado para a Cabofriense, clube carioca parceiro do vice-campeão mineiro. A segunda opção, Fábio Santos, recupera-se de um estiramento muscular. Com isso, o lateral-direito Ângelo deverá novamente ser escalado na esquerda.
Wágner, que recuperou a condição de titular no meio-de-campo e chegou a atuar como lateral na goleada contra o Botafogo, parece ter agradado ao técnico Dorival Júnior e deve permanecer no time.
Os jogadores e o técnico esperam contar com o apoio do torcedor para este jogo, que deverá, segundo Dorival Júnior, definir o futuro da equipe na competição.
- Eu espero que agora o torcedor possa acreditar e nos ajudar para essa partida contra o Flamengo, que vai decidir o nosso futuro dentro da competição. O torcedor tem que acreditar e se ele foi fundamental na nossa campanha, agora ele precisa acreditar- declarou.
O Rubro-Negro, por sua vez, segue quebrando recordes e, a cada jogo, tem a sua frente uma nova escrita. Neste domingo, o clube terá a oportunidade de pôr fim a um jejum de seis anos sem vencer o rival no Mineirão.
Joel Santana não poderá contar com Souza, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre Corinthians. O zagueiro Ronaldo Angelim, que teve um mal-estar no jogo contra o Timão, também está fora e Thiago Sales entrará em seu lugar.
Em contrapartida, Renato Augusto, recuperou-se de um problema na região glútea, e está relacionado para o confronto.
No jogo válido pelo primeiro turno, o clube da Gávea venceu por 3 a 1, com gols de Leonardo Moura, Souza e Obina. Guilherme descontou.
Coirmãos cariocas podem se ajudar no Brasileiro
Bota ajudou o Fla. Fla também pode ajudar Bota. Flu pode ajudar ambos
Clubes cariocas podem se ajudar na reta final do Brasileiro. Menos o Vasco
Erich Onida
A torcida do Botafogo ganhou um reforço de milhões de torcedores do Flamengo no último jogo, contra o Cruzeiro. Difícil era saber qual torcida ficou mais feliz após a goleada de 4 a 1: a alvinegra ou a rubro-negra.
Em momentos como este, a palavra "coirmão" vem logo à tona. Rival vira melhor amigo imediatamente. E esta vibração entre os clubes do Rio, com um "vestindo" a camisa do outro, ainda pode dar muito o que falar nesta reta final do Brasileirão.
A vitória do Botafogo sobre o Cruzeiro ajudou o Flamengo a se manter em terceiro lugar no campeonato – aliás, o clube aparece pela primeira vez no G-4, grupo que se credencia a disputar a Libertadores 2008. Posição esta na qual o próprio Glorioso ainda tem esperanças de chegar. Para tal, pode ser ajudado pelo... Fla.
Isso mesmo. A partir de agora, a torcida passa a ser do Botafogo pelo "coirmão" Flamengo. Vitórias do Rubro-Negro nas duas próximas rodadas, contra Cruzeiro (neste domingo) e Santos (dia 11), adversário direto de ambos, seriam de fundamental import ância também para o clube de General Severiano. Mas o apoio alvinegro ao Fla ficaria por aí.
E quem entra como ilustre convidado de Flamengo e Botafogo nessa festa dos coirmãos cariocas é o Fluminense, que ainda terá Palmeiras e Santos pela frente. Um convidado que não só chegaria para distribuir o melhor dos presentes, em caso de vitórias, como deixaria Fla e/ou Bota mais perto de dançar a música principal no baile da Libertadores com o próprio Tricolor, que já tem o seu ingresso.
O único do quarteto do Rio que continuará tendo a torcida contra de todos os outros é o Vasco. Afinal, seus jogos – contra Inter-RS, Figueirense, Corinthians e Paraná – não têm o menor interesse e validade para Flamengo e Botafogo. “Coirmão”, no caso, não se aplica mesmo
Já classificado, Fla vence mais uma no OPG
Kayke fez o único gol da vitória por 1 a 0 sobre a Estácio de Sá
Já classicado para a quarta fase do Torneio Octávio Pinto Guimarães de Juniores, o Flamengo voltou a vencer neste sábado, quando fez 1 a 0 na Estácio de Sá. Kayke, que já realizou alguns jogos pelo time profissional, fez o único gol. A partida, válida pela nona rodada do Grupo A da OPG, foi realizada em Curicica.
Com o triunfo, o Rubro-Negro segue na liderança da chave, somando 24 pontos.
Vale destacar que Kayke só participou do jogo, pois não viajaria com o elenco profissional que enfretará o Cruzeiro, pelo Brasileirão. Com isso, o atacante pediu ao técnico para jogar.
Na jogada do gol, Vinícius Colombiano tabelou com Bruno Mezenga e rolou para Kayke, que garantiu o triunfo.
Flamengo deve ter mais verba para time no próximo ano
Contrato com Petrobrás deve aumentar em um milhão de reais para 2008
O departamento de marketing do Flamengo enviará para a Petrobras na próxima semana as propostas de contrato para 2007, que ainda não foi assinado, e 2008.
O acordo verbal feito em janeiro é de 15 milhões de reais anuais, mas para 2008 o LANCE! apurou que pode subir para cerca de 16 milhões de reais, já que inclui correções e um aumento pelo retorno da visibilidade em 2007.
Juan diz que torcida do Fla é o diferencial nas decisões\ Lateral e Toró já viveram fiasco quando jogavam pelo Fluminense em 2005\
Juan não quer repetir decepção que teve com o Flu
Juan e Toró já viveram momento bem semelhante ao que passam atualmente no Flamengo. Os dois jogadores estiveram bem perto de conseguir uma vaga para a Copa Libertadores com o Fluminense em 2005, no entanto, fracassaram junto com o elenco tricolor.
Para evitar novas experiências frustrantes, o lateral rubro-negro pede tranqüilidade ao Fla e destaca o que difere os dois times.
- No Fla, o apoio da torcida foi maior. Além disso, tivemos tranqüilidade para dar um passo de cada vez. Aqui, as coisa acontecem naturalmente. Não podemos achar que já fizemos o suficiente.
Thiago Sales de olho no Cruzeiro
Zagueiro quer aproveitar fase ruim da Raposa
O jovem zagueiro Thiago Sales, do Flamengo, que irá substituir Ronaldo Angelim na partida deste domingo contra o Cruzeiro, no Mineirão, está ligado no rival mineiro. Apesar de desconhecer a crise enfrentada pela Raposa, cuja equipe foi recebida com pipocas pelos torcedores em Belo Horizonte, o zagueiro acompanhou a derrota do Cruzeiro para o Botafogo.
radio l! - Eu acompanhei o jogo deles contra o Glorioso, mas sobre o desembarque, não estou sabendo. Se conseguirmos impor nosso jogo, teremos vantagem. A torcida irá precioná-los e, com isso, poderemos tirar proveito dos erros cruzeirenses - afirma.(Clique e opuça Thiago Sales)
Thiago não quer saber de facilidades a quer vencer os confrontos restantes, sem se importar com a grandez do adversário:
radio l! Thiago Sales: 'Não podemos escolher adversários'
Léo Moura dá apoio a Thiago Sales
Lateral afirma que grupo tem total confiança no jovem zagueiro
Com o veto do zagueiro titular Ronaldo Angelim pelo departamento médico do Flamengo, o reserva Thiago Sales terá sua oportunidade e está confirmado para enfrentar o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão. Leonardo Moura, um dos líderes do grupo, fez questão de demontrar sua confiança no jovem defensor.
radio l! - Não é surpresa pois ele já jogou. Nós confiamos no nosso companheiro. Ele fez gol e tudo quando entrou, então eu espero que ele possa ter uma boa atuação e possa nos ajudar - disse o lateral-direiro.(clique e ouça)
Com os tropeços de seus adversários diretos na última rodada, o Rubro-Negro manteve-se na zona de classificação para a Libertadores da América. Feliz, o jogador vibrou com a sorte que vem ajudando a equipe da Gávea.
radio l! - Que bom que a sorte voltou. Foi importante o Botafogo ter ganho e o Palmeiras ter perdido. Agora temos que fazer o nosso papel no final de semana - lembrou.(clique e ouça)