O GLOBO
Classificado, Fla deve poupar titulares contra Volta Redonda
Joel Santana vai avaliar se vale a pena escalar força máxima contra Flu
KLÉBERSON: APOIADOR enfim terá a chance de começar jogando na quinta-feira, contra Volta Redonda
Márcio Tavares
Classificado para a fase decisiva da Taça Guanabara após a vitória do Volta Redonda sobre o Cardoso Moreira, por 5 a 1, o Flamengo, já pensando na Copa Libertadores da América, vai mesmo poupar alguns titulares no jogo contra o Volta Redonda, quinta-feira, no Maracanã. Satisfeito com a campanha no Grupo A, o técnico Joel Santana anunciou que pretende começar a dar ritmo de jogo a Rodrigo, Kléberson e outros que não vêm sendo utilizados ultimamente.
- Teremos um desgaste muito grande neste início de Libertadores e vamos ver como usaremos os jogadores nas partidas que faltam - disse Joel, que começa a testar hoje à tarde, na Gávea, as alternativas para quinta-feira.
O técnico, apesar de ter anunciado a possibilidade de escalar um time misto até o fim da primeira fase da Taça Guanabara, ainda vai se reunir com a diretoria e membros da comissão técnica para avaliar a situação. Principalmente em relação ao clássico contra o Fluminense, dia 10, cuja rivalidade anula qualquer raciocínio lógico em relação à situação do time na tabela.
Obina diz que gols foram\ um presente dos céus\
Na goleada de 4 a 0 sobre o América, sábado, no Engenhão, o apoiador Toró recebeu o terceiro cartão amarelo e o zagueiro Fábio Luciano foi expulso, tendo levado também o terceiro amarelo. Além dos dois, Leonardo Moura, convocado para a seleção brasileira, é outro desfalque do Flamengo. Para a vaga de Leonardo Moura, Joel Santana escala Luizinho, longe do time há tempos, já que o titular atravessa uma fase muito boa.
Para a zaga, Rodrigo, que entrou no fim do jogo de sábado, tem presença garantida. O mesmo acontece com Kléberson, que está na Gávea desde outubro, mas, por problemas burocráticos, só pôde estrear na última quarta-feira, quando jogou 13 minutos contra o Macaé. Agora, o técnico vai usá-lo desde o início.
- Quero colocar o Kléberson para jogar. Ele já assimilou a nossa filosofia de jogo e está enquadrado nos nossos métodos de trabalho e é uma boa oportunidade de vê-lo em campo - afirmou Joel Santana, que está torcendo para que o carnaval não prejudique o preparo físico dos jogadores.
A preocupação de Joel é com algum tipo de excesso que possa atrapalhar a forma física do time, que vem com 100% de aproveitamento na Taça Guanabara e não pode deixar cair o ritmo nesta reta decisiva.
Um dos que estão em ascensão é o atacante Obina, autor de três gols no sábado. O baiano, que pelo Flamengo já havia marcado três vezes num só jogo, na vitória por 4 a 3 sobre o Fortaleza, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro de 2006, creditou a um presente dos céus a chuva de gols.
- Não fazia gol há muito tempo e fui abençoado por Deus, que me deu três chances. Graças a Ele, pude aproveitei bem.
O DIA
Kléberson é a novidade no Flamengo
Com três desfalques e de olho na Libertadores, Joel vai escalar apoiador contra Volta Redonda
Rio - Kléberson será a maior novidade do Flamengo para o confronto de quinta-feira, contra o Volta Redonda, às 19h30, no Maracanã, fechando a sexta rodada da taça Guanabara.
Com três desfalques e já de olho na estréia da Copa Libertadores, o técnico Joel Santana revelou ontem que vai poupar jogadores da formação que vem iniciando os jogos nas duas partidas que faltam da Taça Guanabara.
Além disso, o comandante rubro-negro quer dar ritmo de jogo ao pentacampeão mundial, que não inicia uma partida desde abril do ano passado, quando ainda atuava pelo Besiktas, da Turquia.
“O Kléberson precisa jogar. Ele está há muito tempo parado, mas é um jogador importante e que categoria. Vamos precisar muito deste atleta na disputa da Libertadores”, afirmou Joel.
Com a suspensão do zagueiro Fábio Luciano, expulso na vitória sobre o América, e do apoiador Toró, que levou o terceiro cartão amarelo, além do lateral-direito Leonardo Moura, que vai defender a seleção brasileira, no amistoso diante do Eire, em Dublin, na quarta-feira, o técnico já definiu os substitutos: Rodrigo entra na defesa, Kléberson no meio e Luizinho na lateral.
Joel, no entanto, pode poupar outros titulares, já que a equipe terá grande desgaste físico a partir da estréia na Libertadores, dia 13, em Tacna, no Peru, contra o Coronel Bolognesi. O atacante Obina, autor de três gols contra o América, tem grandes chances de começar jogando diante do Voltaço, já que Marcinho foi muito mal diante do Diabo.
SALDO DO ENGENHÃO
A ‘depredação’ no Engenhão durante Flamengo e América ficou resumida em 14 cadeiras quebradas, algumas lâmpadas destruídas e um bar saqueado. Durante o duelo, a polícia prendeu um torcedor por tentativa de destruição de um banheiro.
As cadeiras destruídas vão custar R$ 700, mas o seguro feito pela Federação de Futebol cobria este tipo de prejuízo. Os danos com as lâmpadas foram pequenos.
GAZETA ESPORTIVA
Kléberson será titular contra Volta Redonda\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Com o Flamengo matemáticamente classificado para as semifinais da Taça Guanabara após a vitória do Volta Redonda sobre o Cardoso Moreira neste domingo, o técnico Joel Santana dará uma chance ao pentacampeão Kléberson de começar jogando uma partida pela primeira vez desde que chegou ao clube em outubro do ano passado.\ Com o meia Toró suspenso devido ao terceiro cartão amarelo, Kléberson será titular na partida diante do time da Cidade do Aço, na próxima quinta-feira, no Maracanã, em partida válida pela sexta rodada da competição.\
A entrada de Kléberson, entretanto, não será a única alteração na equipe. O zagueiro Fábio Luciano, expulso na partida contra o América, no sábado, será substituído por Rodrigo, enquanto Léo Moura, que está com a seleção brasileira que viajou para a Europa, será substituído por Luizinho.
Preocupado com o desgaste da equipe, que vem de uma seqüência de jogos duas vezes por semana, antes do início na Copa Libertadores, Joel Santana estuda a possibilidade de poupar outros atletas. A comissão técnica iniciará o planejamento para as próximas semanas a partir da tarde desta segunda-feira, quando o elenco se reapresenta após a folga geral de domingo.
PELÉNET
Volta Redonda goleia e "coloca" o Flamengo na semi da Taça GB
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O Flamengo, com duas rodadas de antecedência, está classificado à semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual. Isso porque o Rubro-Negro foi "ajudado" pelo Volta Redonda, que goleou o Cardoso Moreira, por 5 a 1, neste domingo, na Cidade do Aço, pelo Grupo A do certame.
Com o triunfo do Aurinegro, o Flamengo, que tem 15 pontos e 100% de aproveitamento na competição, não pode ser mais superado pelo Macaé, terceiro do grupo, com oito. O Fluminense, em segundo, tem 11.
Aliás, a tendência é de que o time comandado pelo treinador Joel Santana termine na primeira posição do grupo. Isso se concretizando, o Flamengo encara na semifinal o segundo da Chave B. Provavelmente Vasco, Cabofriense ou Madureira, todos com nove.
Os gols do Volta Redonda, que chegou aos sete pontos, foram marcados por Fábio (2), Lecheva, Márcio Pinho e Marcinho. A partir desta segunda-feira, Alexandre Gama, ex-treinador do Fluminense, vai comandar o Aurinegro. Ele substitui Valter Ferreira, demitido após a goleada sofrida para o Fluminense por 5 a 1 na terça-feira. Já o Cardoso Moreira, que teve seu tento assinalado pelo lateral-direito Neném, estacionou nos seis pontos.
Na próxima rodada, o Volta Redonda, curiosamente, encara o Flamengo, nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), no Maracanã. O Cardoso Moreira, por sua vez, recebe o Macaé, na quarta, às 16h (horário de Brasília).
Joel não acredita em "Carnaval atravessado" dos jogadores do Fla
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Os jogadores do Flamengo estão de folga neste domingo e poderão curtir o Carnaval. O técnico Joel Santana espera e tem certeza que nenhum atleta vai "sair de linha" para o treinamento desta segunda-feira, na Gávea.
Joel Santana está tranqüilo e não acredita em bagunça dos jogadores no Carnaval
"Eles não são baderneiros e sim homens responsáveis. Ninguém vai trocar três dias de folia por um ano inteiro de trabalho. Acredito e confio nos meus jogadores", destacou.
O próximo compromisso do Flamengo será nesta quinta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), contra o Volta Redonda, no Maracanã, pela sexta e penúltima rodada do Grupo A da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Estadual.
Com 15 pontos e 100% de aproveitamento, o Flamengo está virtualmente classificado à semifinal. Aliás, a vaga poderá vir neste domingo. Para isso, basta que o Cardoso Moreira, com seis, não derrote o Volta Redonda.
Para encarar o Aurinegro, Joel Santana não terá três jogadores: o zagueiro Fábio Luciano e o meia Toró, ambos suspensos, além do lateral-direito Leonardo Moura, que estará com a seleção brasileira no amistoso contra a Irlanda, em Dublin.
Kleberson, Rodrigo e Luizinho devem ser titulares do Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O treinador Joel Santana não poderá escalar três de seus titulares contra o Volta Redonda, na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã.
O zagueiro Fábio Luciano e o meia Toró estarão suspensos e o lateral-direito Leonardo Moura vai defender a seleção brasileira, no amistoso diante da Irlanda, em Dublin, na próxima quarta. O técnico já definiu os substitutos: Rodrigo entra na defesa, Kleberson, no meio-campo e Luizinho, na lateral.
Joel, no entanto, tem intenção de poupar outros titulares, já que a equipe terá grande desgaste físico a partir da estréia na Copa Libertadores, no próximo dia 13 de fevereiro, em Tacna, no Peru, contra o Coronel Bolognesi.
O atacante Obina, autor de três gols contra o América, sábado, tem grandes chances de começar jogando diante do Volta Redonda, seja na vaga de Souza ou ao lado dele.
GLOBO ESPORTE
Craque Júnior se desdobra entre Mangueira e Salgueiro
Ex-jogador do Fla mantém tradição ao desfiler na verde e rosa do coração.
Amante do carnaval, craque também foi destaque do Salgueiro
Como já é tradição no carnaval carioca, o craque Junior foi uma das atrações do desfile da Mangueira neste domingo
Folião inveterado, o ex-jogador do Flamengo também foi atração em um dos carros alegóricos do Salgueiro
Kleberson ganha chance contra Voltaço
Joel Santana colocará o pentacampeão desde o início no jogo da próxima quinta
Eduardo Peixoto
Kléberson no treino do Fla, na Gávea
Ótima situação na tabela do Carioca e suspensão de Toró. A combinação é bastante favorável a Kleberson. O volante será titular o Flamengo pela primeira vez na partida contra o Volta Redonda, na próxima quinta-feira.
Ele está na Gávea desde outubro, mas, por problemas burocráticos, só pôde estrear na última quarta-feira. Jogou 13 minutos. Agora, o técnico Joel Santana espera vê-lo em campo desde o início.
- Quero colocar o Kleberson para jogar. Ele entende a nossa filosofia de jogo e está enquadrado - declara.
Na vaga de Fábio Luciano, que está suspenso, deve entrar Rodrigo. E para o lugar de Leo Moura, convocado para a seleção brasileira, a tendência é a utilização do reserva imediato, Luizinho.
Há a hipótese de outros jogadores serem poupados. Joel se reunirá com a comissão técnica e diretoria para traçar o planejamento nas duas rodadas finais, já que a classificação às semifinais está praticamente assegurada.
- Vai haver um desgaste com o início da Libertadores e vamos ver como usaremos os jogadores nestas partidas que faltam - declara.
Juniores
No sábado, o time de juniores do Flamengo goleou o América por 5 a 1, em Édson Passos. Os gols foram marcados por Anderson Bamba, Diego Oliveira, Pedro Beda, Diguinho e Wellinton. O Rubro-Negro, atual tricampeão da competição, tem oito pontos, com duas vitórias e dois empates.
Fla terá carnaval sem excessos
Joel vai desfilar, mas espera que jogadores tenham responsabilidade no domingo de folga
Eduardo Peixoto
O mini-carnaval dos jogadores do Flamengo começou após a vitória por 4 a 0 sobre o América, no sábado (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). O grupo foi liberado e terá de se reapresentar na Gávea na próxima segunda-feira, às 16h.
Nos momentos de folga, Souza avisou que ficará em casa, Ibson também promete curtir o filho Júnior. Por enquanto, o único que confirmou presença na Sapucaí o técnico Joel Santana.
- Estou esperando as fantasias. A Mocidade já me mandou, agora falta o Salgueiro - diz.
Depois, falando sério, o treinador disse que os jogadores saberão se comportar durante a folia.
- Ninguém é criança. Eles sabem da nossa responsabilidade e depositamos confiança neles. Tudo em excesso, incomoda - declara Joel.
Saldo no Engenhão: 14 cadeiras quebradas
Botafogo escapa de prejuízo na partida entre Flamengo e América, no último sábado
Campo anexo ao do Engenhão, onde o Botafogo fará treinamentos
A destruição no Engenhão durante Flamengo e América ficou menor do que o Botafogo esperava. Na vistoria realizada após a partida, funcionários da Ferj encontraram 14 cadeiras quebradas, algumas lâmpadas destruídas e um bar saqueado.
Durante o duelo, a polícia havia prendido um torcedor rubro-negro em flagrante por tentativa de destruição de um banheiro do estádio.
As cadeiras destruídas vão custar R$ 700, porém, o seguro feito pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro cobria este tipo de prejuízo até R$ 1.000. Os danos com as lâmpadas foram pequenos.
O Botafogo recebeu um relatório com todos os detalhes do comportamento do público e há um consenso de que os rubro-negros cuidaram bem da casa alvinegra. A opinião é semelhante na Gávea.
- Jogo normal. Nada diferente, o que aconteceu faz parte de qualquer grande aglomeração de público. O comportamento foi muito bom e não há nada que mereça destaque - diz o coordenador de arrecadação do Flamengo, Flávio Pereira.
Durante toda a semana, o medo de atos de vandalismo no Engenhão fez o presidente do Bota, Bebeto de Freitas, exigir garantias para a realização do jogo. Por sua vez, o Flamengo emitiu nota oficial e distribuiu panfletos no dia do jogo pedindo para que o estádio fosse preservado.
- A única coisa de anormal que ocorreu nesta semana foi o comportamento estranho da diretoria do Botafogo. Flamengo, América e Federação fizeram tudo de maneira correta - declara Flávio Pereira.
O dirigente do Botafogo, Ricardo Rotenberg, respondeu às ironias do coordenador de arrecadação do Fla.
- Estranho é organizarem uma festa na sua casa e não te convidarem. Foi isso que o eles fizeram. Realmente não teve problemas com a torcida, mas o comportamento do Flamengo naquele momento fez com que o Botafogo agisse para garantir a segurança -afirma.
LANCE
Publicada em 3/2/2008 às 22:20
Xodó rubro-negro é o rei da rodada (Crédito: Arte Adriano Dionysio)
Obina é eleito craque da rodada pelo LNET!
Redação do LNET! elege Obina o destaque da rodada do Carioca. Gols contra o América definem a eleição
Leonardo Pereira RIO DE JANEIRO
Além de marcar três dos quatro gols do Flamengo na goleada sobre o América por 4 a 0, Obina, o xodó da torcida rubro-negra, foi eleito pelo LANCENET! o craque da quinta rodada da Taça Guanabara.
Neste sábado, o atacante começou a partida no banco. No intervalo, entrou no lugar de Marcinho e, nos quinze minutos finais, fez a alegria da Nação Rubro-Negra.
- Não marcava há muito tempo e fui abençoada por Deus, que me deu três grandes chances. Graças a Ele, pude aproveitá-las - declarou animado, após o ótimo desempenho.
Obina chegou no Flamengo com muita desconfiança e aos poucos foi conquistando o carinho da torcida rubra-negra, que inclusive chegou a colocá-lo acima do atacante Eto'o (Barcelona-ESP)
Entre os lembrados na eleição, as três primeiras posições foram ocupadas por Obina, com 50% dos votos, seguido por Muriqui (18%), Lucio Flavio (10%) e Alex Teixeira (8%).
Joel não vê problema em desfalques
E antecipa escalação de Rodrigo e Kléberson contra o Volta Redonda\ LANCEPRESS!\
Tranquilo com a classificação praticamente assegurada para a semifinal da Taça Guanabara, Joel Santana não está preocupado com os desfalques para a partida da próxima quinta-feira contra o Volta Redonda, no Maracanã. Fábio Luciano, que foi expulso, vai dar lugar a Rodrigo, e Toró, que tomou o terceiro amarelo, abre caminho para a estréia de Kléberson.
– Quero botar o Kleberson, que já está enquadrado na filosofia de trabalho. E o Rodrigo joga. O Tardelli também poderá entrar.
Sobre a montagem da equipe, no caso de a vaga ser realmente assegurada de forma antecipada, Joel diz que a decisão sobre a escalação será tomada em conjunto.
– Farei uma reunião com a comissão técnica para discutirmos o foco, vamos analisar qual time atuará nos jogos restantes. Temos de começar a pensar na Libertadores – disse Joel, que antes admitiu pensar em dar ritmo de jogo a alguns jogadores.