O Globo
De novo no abismo, Fla só tem a festejar estréia de Thiago Sales
Recuperado de lesão, Maxi se prepara para voltar contra o Figueirense
Para festejar, apenas o bom desempenho do zagueiro Thiago Sales, lançado quase na surdina pelo técnico Joel Santana e que acabou marcando o gol do Flamengo, no frustrante empate em 1 a 1 com o Sport, sábado, no Maracanã lotado. Após duas rodadas fora da zona de rebaixamento, o apagão que o time sofreu sábado deixou o rubro-negro novamente entre os quatro últimos colocados do Brasileiro.
O Flamengo voltou a ocupar a zona de rebaixamento, em 17º lugar, com 26 pontos, por causa da vitória de 1 a 0 do Atlético-PR sobre o Atlético-MG, gol de Ramon, cobrando pênalti, na Arena da Baixada. Empatado no número de pontos com o time paranaense, o rubro-negro carioca leva desvantagem no saldo de gols.
Para o jogo contra o Figueirense, quarta-feira, no Maracanã, a esperança de reabilitação volta a ser o argentino Maxi Biancucchi. Recuperando-se de uma lesão muscular, o atacante treinou bem neste fim de semana e hoje deve confirmar a boa recuperação no treinamento em campo.
Com a volta de Maxi, Joel optaria pelo recuo de Renato Augusto para a função de Roger, que, suspenso mais uma vez, desfalca o time. A esperança é que com Renato Augusto em sua real posição o ataque melhore de produção.
Assim como Juan e Fábio Luciano, Roger recebeu o terceiro cartão amarelo. No lugar de Juan, por mais que tente Joel Santana não tem como ficar em dúvida. Egídio é o único candidato. Na zaga, no entanto, a possibilidade de mistério é ampla. Ronaldo Angelim, que desfalcou a equipe no sábado por conta de uma contusão, pode fazer dupla com Thiago Sales. Há também Rodrigo Arroz, que está na fila há um bom tempo e chegou a estar cotado para enfrentar o Sport, mas acabou no banco.
Escalado na preleção, Thiago Sales está consciente de que sua condição de titular pode ser efêmera. Fora de campo, mostrou a mesma personalidade que exibiu em sua estréia no time profissional:
- Soube que ia jogar na preleção. Mas estou no Flamengo há muito tempo e conheço bem o clube. Eu me senti à vontade, procurei dar conta do recado.
Apesar dos elogios, Thiago sabe que ainda há muita estrada pela frente.
- Acho que joguei bem, apesar do desentrosamento. Mas cabeça de treinador a gente nunca sabe, né?
Jade brilha e Brasil garante vaga nos Jogos de Pequim
Seleção fica com a oitava colocação por equipe nas eliminatórias do Mundial. A carioca é sexta no geral
STUTTGART, Alemanha
Como aconteceu nos Jogos Pan-Americanos, a carioca Jade Barbosa voltou a ser o destaque da equipe brasileira de ginástica. Ontem, na fase classificatória do Mundial de Stuttgart, na Alemanha, ela foi o principal nome da seleção, formada ainda por Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Laís Souza, Ana Claudia Silva e Khiuani Dias, que chegou aos 232.250 pontos, e ao oitavo lugar geral, garantindo a vaga da equipe nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
As oito melhores equipes da primeira etapa garantiram vaga na final por equipe do Mundial, nesta quarta-feira, e os 12 mais bem colocados, nas Olimpíadas. No ano passado, no Mundial de Aarhus, na Dinamarca, a seleção ficou na sétima colocação geral.
Depois dos dois dias de eliminatórias, os Estados Unidos terminaram na frente, seguidos por China, Romênia, Rússia, Itália, Inglaterra, França, Brasil, Ucrânia, Alemanha, Austrália e Japão. Com a vaga por equipe, o Brasil garante pelo menos seis vagas individuais nas Olimpíadas.
Dona do melhor desempenho da seleção, Jade obteve sua melhor nota, 15.950, no salto sobre o cavalo. Na trave, ela tirou 15.600, e nas paralelas, 15.250. Com a mesma série que apresentou no Pan, e trilha sonora de capoeira, ela caiu no solo, o que lhe custou pontos preciosos na briga do individual geral e a pior nota de sua apresentação, 13.725. Ao todo, Jade somou 60.525 pontos, ficando em sexto lugar geral. A romena Steliana Nistor foi a primeira (61.600). Em segundo e terceiro, ficaram as americanas Anastasia Liukin (61.525) e Shawn Johnson (61.200).
Única ginasta do país a ter um ouro no Mundial de ginástica, no solo, em Anaheim-2003, Daiane foi a mais aplaudida em Stuttgart. Mesmo longe de sua melhor forma - ela se recupera de uma lesão no tornozelo que a tirou do Pan -, a gaúcha fez a melhor apresentação das brasileiras no solo, recebendo a nota 14.350. Apesar de executar uma série difícil, Daiane não fez o "Dos Santos", elemento mais complicado da sua série.
No geral, o Brasil teve um bom desempenho na estréia, mas ainda sofreu com os erros individuais. Além de Jade, Ana Claudia e Daniele também caíram, nas paralelas e na trave, respectivamente.
Hoje, será a vez da equipe masculina estrear no Mundial. Às 11h (de Brasília), Diego Hypólito, vice-campeão mundial no solo, Mosiah Rodrigues, Danilo Nogueira, Victor Rosa, Luiz Augusto dos Anjos, Caio Costa e Artur Zanetti vão brigar por vagas nas finais por equipe, aparelhos e individual geral. Apenas 18ª no Mundial do ano passado, a equipe vai tentar a inédita e difícil classificação olímpica, que garantiria a equipe completa em Pequim. Especialista no solo e o salto, Diego acredita que pode terminar a competição entre os oito melhores do mundo nas duas provas.
- Treinei bem forte os seis aparelhos. Os 24 ginastas melhores classificados disputarão a final do individual geral, e farei de tudo para estar nesta briga. No solo, minha nota de partida será de 16,80 e lutarei muito pela medalha de ouro, que irá carimbar meu passaporte para Pequim - disse o ginasta.
TRANSMISSÃO: Rede Bandeirantes
Fernando Calazans
E pensar que o maior público do Campeonato Brasileiro, sim, o maior público - coisa de que só a torcida do Flamengo é capaz, com time tão limitado e na classificação em que se encontra - encheu o Maracanã, sábado, para assistir a uma exibição tão pobre, tão desprovida de talento e de criatividade.
Basta dizer que o Sport, em muitos momentos, envolveu o Flamengo, naquele Maracanã todo engalanado de vermelho e preto. O time do Sport envolveu o Flamengo, e nem precisou empregar a conhecida "tática" de Geninho, desde sempre, de parar jogadas com falta.
Mas o que fazer? No quesito da criatividade, algo ainda importante no futebol (não sei até quando, mas ainda importante), a atuação do Flamengo pode ser resumida nesta equação:
Roger + Renato Augusto = zero.
Para não falar, é claro, de Obina, Rômulo, Cristian, Léo Medeiros & Cia - e ainda não estava o Souza, hein!
De qualquer forma, oremos pelo Thiago Sales, o jovem zagueiro, que estreou auspiciosamente, fazendo até o golzinho do Flamengo. Eis como foi o golzinho do Flamengo: cruzamento na área de um lateral e arremate de um zagueiro.
E olhe lá!
Não são todos - dentro do Flamengo - que vivem o mundo real. Mas nem tudo está perdido.
Do jogo de sábado, guardo a frase de um velho rubro-negro, com a perspicácia que anos e anos de clube lhe proporcionaram:
- O Renato Augusto parece que está jogando com o nome que ele não tem.
Jornal dos Sports
Um sonho que virou realidade no Mengão
Thiago Sales ainda vive a emoção de ter estreado pelos profissionais com a camisa do clube
Thiago Bokel
Estréia de gala: o zagueiro Thiago Sales (D) comemora o seu gol no jogo contra o Sport
Ver uma Maracanã com o maior público deste Brasileiro, sentir a vibração da maior torcida do país e conviver com a responsabilidade de substituir o titular Ronaldo Angelim, já seriam motivos para impressionar qualquer profissional. Mas quando se fala no nome do zagueiro Thiago Sales — que realizou no domingo seu primeiro jogo com a camisa do Flamengo entre os profissionais — todas essas questões acabam ficando secundárias.
Com a maturidade de um veterano, Thiago não sentiu a pressão e ainda saiu do Maracanã premiado com um gol, aliás, o único do Rubro-Negro no empate com o Sport. A jovem revelação, de apenas 20 anos, que chegou ao Fla em 2002 para jogar no futsal e em 2004 foi para o campo, explicou como foi a sensação da estréia.
“É uma das melhores sensações do mundo. Tudo isso é fruto de uma batalha de muitos anos que acabou sendo premiada com um gol logo no meu primeiro jogo. Realizei um sonho e não sei nem explicar direito o tamanho dessa emoção”, descreveu Thiago.
Depois de passar pela expectativa da estréia, o foco do zagueiro já está na partida de quarta-feira, contra o Figueirense, no Maracanã. Como o zagueiro Fábio Luciano levou o terceiro cartão amarelo e Ronaldo Angelim ainda não tem presença garantida, é muito provável que Thiago Sales novamente comece entre os titulares. Isso, no entanto, não mexe com a cabeça do jogador.
“Consegui fazer uma boa dupla com o Fábio Luciano, que é um zagueiro experiente e me passou muita confiança e tranqüilidade para mim. Com a suspensão dele, se o Joel optar por mim vou estar preparado, mas se ele escolher o Rodrigo Arroz também e me deixar no banco, não haverá problema, pois estarei lá o apoiando. O grupo do Flamengo está fechado num só objetivo, que é tirar o time desta situação”, explicou o zagueiro.
Criança gordinha
Antes de chegar ao Flamengo, Thiago Sales jamais havia jogado futebol em algum outro clube. O motivo para ter começado tão tarde tem uma explicação: na infância, o zagueiro era gordinho e por isso não costumava receber oportunidades. Agora, em forma, ele espera reviver os tempos áureos dos defensores revelados pelo Rubro-Negro, como Aldair, Mozer e Juan.
Fla tem boa média jogando no Maracanã
Se a proximidade com a zona do rebaixamento ainda assusta, outro ponto está sendo muito comemorado na Gávea. Exceto na estréia do time neste Brasileiro — quando foi derrotado pelo Palmeiras por 4 a 2, no dia 13 de maio —, o Flamengo não perdeu mais jogando no Maracanã.
Ao todo, foram quatro vitórias, quatro empates — sendo dois contra o Botafogo — e apenas uma derrota. Se este aproveitamento de 66% fosse repetido ao longo do campeonato, o Flamengo ocuparia a segunda colocação na tabela. A boa notícia, no entanto, é que dos 17 jogos que restam para o time no Brasileiro, 11 serão jogados no Maracanã, o que pode ser um bom prenúncio para que o Fla consiga alçar vôos mais altos neste final de ano.
Biancucci e Angelim poderão voltar contra o Figueirense
Hoje pode ser um dia de novidades na Gávea. O técnico Joel Santana terá a definição quanto ao retorno do atacante argentino Maxi Biancucci, que estava entregue ao departamento médico por causa de uma distensão muscular da perna esquerda — lesionada na partida com o Goiás. Além dele, o zagueiro Ronaldo Angelim, que está com uma torção no pé esquerdo, também viverá um dia decisivo para saber se enfrentará o Figueirense na quarta-feira. Souza continua suspenso.
Se não puder contar com esses jogadores — somadas às ausências do zagueiro Fábio Luciano, do lateral Juan e do apoiador Roger, suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo —, o técnico Joel Santana deverá ter muito trabalho para escalar a equipe. Ao todo, poderão ser seis importantes desfalques para uma partida considerada como vital, pelo treinador, para o Flamengo conseguir se livrar de vez do fantasma do rebaixamento.
Dia D para Colace\ Hoje também será um dia importante no que diz respeito a contratação do cabeça-de-área argentino Hugo Colace. Como o Flamengo fez a inscrição do atleta na sexta-feira — último dia do mercado de contratações do exterior, mesmo não tendo finalizado ainda a situação —, o jogador teria condições de participar deste Brasileiro.\
O diretor de futebol, Marcos Braz está otimista com o desfecho das negociações e espera, em breve, dar boas notícias ao torcedor.
“Não houve novidades neste caso desde sexta-feira, mas acredito que na segunda (hoje) poderemos ter. Está tudo bem encaminhado e dificilmente o acerto não irá acontecer. O Colace está com vontade de jogar pelo Flamengo e o contrato dele já está regularizado na CBF”, afirmou o dirigente.
Com a chegada de Colace, o ciclo de contratações do Flamengo este ano estará encerrado. No entanto, o prazo para a chegada de jogadores que atuam no país, expira no próximo dia 14.
Joel promove jogadores das divisões de base
O técnico Joel Santana vem fazendo uma revolução no Flamengo. Enquanto o antigo treinador, Ney Franco, não prestigiava os jovens valores das divisões de base, dando vez aos jogadores que vinham do Ipatinga, o atual comandante rubro-negro já mostrou que pretende utilizar os garotos da base.
O primeiro a ganhar uma chance com Joel foi o cabeça-de-área Rômulo, que já havia jogado entre os profissionais em 2005, quando Cuca era o treinador, mas depois ficou esquecido. Ele fez sua estréia na partida contra o Náutico e desde lá não perdeu mais a condição de titular.
Os mais conhecidos do torcedor rubro-negro, são o apoiador Renato Augusto e o atacante Paulo Sérgio, que constantemente vêm atuando entre os titulares. Agora, mais dois jogadores começam a ganhar seus espaços: Thiago Sales e o atacante Kayke, que foi o artilheiro do Fla no Mundial Interclubes sub-19, na Malásia, com cinco gols. Joel procurou explicar a importância dos garotos para o elenco.
“Contra o Sport, não pude contar com três jogadores — Souza, Maxi e Ronaldo Angelim — por motivos de contusão ou suspensão. Agora, para a partida contra o Figueirense, são mais três que já estão fora porque levaram o terceiro cartão amarelo — Fábio Luciano, Roger e Juan. O negócio é investir nos meninos da base, que estão conseguindo corresponder sempre que preciso contar com eles”, explicou Joel.
Apesar do bom momento das revelações, um caso em especial vem atordoando a cabeça do treinador: Renato Augusto. Desde que voltou do Mundial sub-20, no Canadá, o apoiador não consegue reeditar as boas atuações que o credenciaram a ser um dos ídolos da torcida. Joel garantiu que irá conversar com o jogador na tentativa de fazê-lo reencontrar seus melhores dias.
Masculino começa a disputa hoje no Mundial de Ginástica
Vice-campeão mundial de solo, Diego Hypólito lidera a equipe masculina que fará, hoje, a partir das 11h, sua estréia na competição. O campeão pan-americano alertou que para os homens a classificação para Pequim não será tão fácil quanto foi para as mulheres.
"Para garantir a equipe completa para os Jogos Olímpicos de Pequim, ano que vem, é necessário classificar entre os 12 melhores países no Mundial. Vale lembrar, que no ano passado, em Aarhus, na Dinamarca, o Brasil ficou em 18° lugar".Na disputa do individual, o brasileiro é uma das maiores esperanças de ouro para o país. "Os 24 ginastas melhores classificados disputam a final do individual geral, e farei de tudo para estar nessa briga".
O Dia
Flamengo: Joel ‘sacode’ a promessa
Com o time de novo na zona da degola, técnico vai conversar com Renato Augusto
José Luiz de Pinho
Rio - O Flamengo está de volta à zona da degola do Brasileirão, com a vitória do Atlético-PR sobre o Atlético-MG, ontem, em Curitiba. Um castigo por não ter feito seu dever de casa, sábado, no Maracanã. Mas, além da pífia atuação no empate de 1 a 1 com o Sport e do risco de rebaixamento, preocupa o técnico Joel Santana a estrondosa vaia que 61 mil rubro-negros — recorde de público no campeonato — deram em Renato Augusto.
Tanto que hoje, na volta aos treinos, o técnico dará uma ‘sacudidela’ no jogador. “A gente sente que ele não está legal, mas tem de saber conviver com essa situação. Ídolo é assim. Tem de saber conviver com bons e maus momentos”, afirmou Joel.
Lento e sem objetividade, Renato Augusto foi substituído por Kayke no segundo tempo e impiedosamente vaiado. Receoso de que as críticas abatam a jovem promessa rubro-negra, Joel saiu em sua defesa: “Claro que isso abate. Eu, com 50 anos, não gosto de ser vaiado. Imagina um garoto de 20... O Renato Augusto é uma jóia rara, de qualidade diferenciada, e é preciso um pouco de paciência”, disse ele.
Roger também teve atuação abaixo da crítica e foi substituído por Léo Medeiros antes mesmo da saída de Renato Augusto. “Com o Roger é o mesmo. Tem talento, mas estava parado, vindo de contusão. É hora de termos cabeça fria e trabalhar”, disse ele, afirmando que o time sofreu um apagão contra o Sport e teve sua pior atuação este ano, voltando à faixa da degola.
TRÊS DESFALQUES
Joel terá três desfalques contra o Figueirense, quarta-feira: Fábio Luciano, Juan e Roger, suspensos. Autor do gol contra o Sport, Thiago Sales será mantido na zaga em lugar de Fábio Luciano. Hoje, o clube acerta a contratação do meia argentino Hugo Colace, 23 anos, do Estudiantes. Sábado, esteve no Maracanã e assistiu ao mico rubro-negro.
Liderado por Jade, Brasil ganha vaga em Pequim
Apesar de erro no solo, Jade foi a melhor da equipe brasileira
Alemanha - A equipe brasileira assegurou, neste domingo, sua presença nos Jogos Olímpicos de 2008. Lideradas por Jade Barbosa, as ginastas computaram 232,250 pontos na fase classificatória do Mundial de Stuttgart e se classificaram para Pequim.
A pontuação deixou o Brasil na quinta colocação, atrás de China, Romênia, Rússia e Itália. Para obter a vaga na Olimpíada, é preciso ficar entre as 12 seleções mais bem classificadas na Alemanha.
Como apenas seis equipes ainda vão se apresentar, as brasileiras já têm a vaga olímpica. As comandadas de Oleg Ostapenko esperam conquistar também a classificação para a final do Mundial. Para isso, precisam ficar entre as oito melhores.
A brasileira com o melhor desempenho foi Jade Barbosa. Muito bem no salto cavalo, nas barras assimétricas e na trave, ela está em terceiro lugar na competição individual, com 60,525 pontos.
Jade só não ocupa a liderança geral, pois cometeu um erro no solo e perdeu pontos importantes. Também competiram pelo Brasil Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos, Laís Souza, Khiuani Dias e Daniele Hypólito.
Gazeta Esportiva
Flamengo tem muitos desfalques para quarta
Gazeta Press
Rio de Janeiro (RJ) - O empate diante do Sport não foi o único fato a ser lamentado pelo técnico Joel Santana. O treinador ganhou três desfalques para a partida da próxima quarta-feira, contra o Figueirense, novamente no Maracanã: o zagueiro Fábio Luciano, o lateral-esquerdo Juan e o meia Roger receberam o terceiro cartão amarelo e não poderão entrar em campo.\ Além destas três baixas, Joel Santana já sabe que não poderá contar com o atacante Souza, que ainda tem mais um jogo a cumprir pela punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).\
O elenco do Flamengo se reapresenta nesta segunda-feira e Joel terá o diagnóstico sobre o retorno do zagueiro Ronaldo Angelim e do meia Maximiliano Biancucchi. Machucados, os dois não puderam enfrentar o Sport.
Contra o Figueirense, o Flamengo fará sua quinta partida consecutiva no Maracanã. Nas outras quatro, o rubro-negro acumulou duas vitórias (Fluminense e Juventude) e dois empates ( Botafogo e Sport)
PeléNet
Em 'débito' no BR, Flamengo reclama da sua atual série de jogos
O Flamengo ainda tem dois jogos a menos que a maioria de seus oponentes no Campeonato Brasileiro, por causa de partidas atrasadas devido à realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro durante o mês de julho. Atuando duas vezes por semana para ficar "em dia" com a competição, o clube acusa o cansaço.
"Estamos jogando de três em três dias. Desde que assumi o time, só antes de estrear foi que tive uma semana completa para trabalhar. Além dos vários desfalques, os atletas estão apresentando um desgaste excessivo, e não temos tido tempo para treinar. Não é uma desculpa, somente estou dizendo o que acontece", lamentou o técnico Joel Santana.
A equipe carioca, sem poder utilizar o estádio do Maracanã durante o Pan, realizou duas das partidas em que tinha o mando de campo em Minas Gerais e remarcou as outras. Do total de rodadas válidas pelo turno, ainda falta ao clube enfrentar o São Paulo (o mando da partida foi trocado na primeira etapa do campeonato), Cruzeiro e o Vasco.
Após o empate por 1 a 1 diante do Sport, no último sábado, no Maracanã, a equipe teve um desempenho ruim e o atribuiu, em parte, a seqüência de confrontos que tem enfrentado há cerca de um mês, desde o confronto contra o Santos, em que foi derrotado na Vila Belmiro, por 3 a 0.
Entretanto, os jogadores procuram afirmar, especialmente para os torcedores, que a queda de rendimento dentro das quatro linhas não significa falta de vontade. Nos últimos dois jogos no Rio de Janeiro, o time rubro-negro empatou por 1 a 1. Ainda em casa, o clube enfrenta, na próxima quarta-feira, o Figueirense, às 20h30.
"A gente está cansado, pois estamos jogando direto", afirmou o meio-campista Rômulo, sendo acompanhado pelo companheiro Thiago: "A equipe sentiu um pouco, mas todos estão se empenhando ao máximo, colocando o coração em campo, a torcida pode ter certeza".
Esta seqüência do Flamengo perdurará até o clássico diante do Vasco, dia 16 de setembro, um domingo. Após esta partida, o clube da Gávea volta a campo "apenas" depois de uma semana, quando enfrentará, na cidade de Caxias do Sul, o Juventude.
GloboEsporte
Fla volta à zona de rebaixamento
Com vitória do Atlético-PR sobre o Atlético-MG, time carioca fica em 17º lugar
A alegria da torcida do Flamengo durou pouco. Após duas rodadas fora da zona de rebaixamento, o time carioca está novamente entre os quatro últimos colocados. Neste domingo, o Atlético-PR venceu o Atlético-MG por 1 a 0 (assista no vídeo ao lado)e passou o clube da Gávea na tabela.
Agora, o Fla, que empatou em 1 a 1 com o Sport no domingo, tem 26 pontos na 17ª posição. O Furacão tem o mesmo número de pontos, mas leva a melhor no saldo (-1 a -2). Porém, o Rubro-negro carioca tem duas partidas a menos que o paranaense.
O Flamengo ficou dois meses na zona de rebaixamento e havia saído com a vitória por 3 a 1 sobre o Goiás. Em seguida, empatou com Botafogo e Sport, duas vezes por 1 a 1, no Maracanã.
O próximo jogo do time de Joel Santana é contra o Figueirense, quarta-feira, no Maracanã.
Contratação de Colace fica para segunda
Dirigente diz que documentação está na CBF e acerto é adiado para o início da semana
Márcio Iannacca
Hugo Colace já fez até exames médicos no Rio de Janeiro e deve acertar com o Fla\ O acerto com o argentino Hugo Colace, do Estudiantes, só vai ser decidido na próxima segunda-feira. De acordo com a diretoria do Flamengo, a negociação está adiantada e faltam apenas detalhes para o anúncio oficial da contratação do reforço, que tem apenas 23 anos e já atuou na seleção sub-17 e sub-20 de seu país.\
O diretor de futebol do Flamengo, Marcos Braz, está confiante em um final feliz e garante que o atleta será jogador do time rubro-negro.
- Está tudo muito bem encaminhado e acho difícil o acerto não acontecer. O panorama da negociação não mudou de sexta-feira para sábado e tudo será acertado na segunda-feira. Toda a documentação dele está na CBF e ele está regularizado - afirma.
Apesar da diretoria afirmar que o jogador está inscrito na CBF, o nome de Hugo Colace não foi publicado no Boletim Interno Diário (BID) da última sexta-feira. Os dirigentes rubro-negros deram entrada na documentação porque a transferência do argentino é internacional e o prazo para esse tipo de negociação se encerrou no último dia 31.
Colace fez exames médicos na última sexta-feira e chega para se juntar ao garoto Rômulo. Com poucas opções para o setor, o técnico Joel Santana havia pedido a contratação de um atleta para o meio-campo.
Joel tem problemas para montar o time
Quatro jogadores estão suspensos e dois se recuperam de problemas musculares
Márcio Iannacca
Joel Santana está cheio de problemas para escalar o time rubro-negro
O técnico Joel Santana vai ter quatro desfalques certos na partida da próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no Maracanã. O treinador não poderá contar com o zagueiro Fábio Luciano, com o lateral-esquerdo Juan e com o meia Roger, todos suspensos por terem recebido o terceiro cartão amarelo, e com o atacante Souza, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Além dos quatro, o treinador ainda corre o risco de ficar sem o argentino Maxi Biancucchi, que se recupera de um estiramento na coxa esquerda, e com o zagueiro Ronaldo Angelim, com um problema muscular. Os dois serão reavaliados na segunda-feira para saberem se terão ou não condição de atuar na quarta-feira.
Apesar de afirmar que confia no elenco, o técnico Joel Santana lamentou a possibilidade de ter que escalar um time cheio de reservas.
- Já não tenho quatro jogadores e ainda corro o risco de ficar sem outros. Vamos escalar o que temos - diz o treinador rubro-negro.
Joel elogia pratas da casa
Técnico vibra com boas atuações de Thiago Sales, Rômulo, Kayke e Paulo Sérgio
A má atuação e o empate em 1a 1 contra o Sport, sábado, no Maracanã, foram repreendidos pelo técnico do Flamengo, Joel Santana (assista aos gols da partida no vídeo ao lado). No entanto, engana-se quem acredita que o comandante rubro-negro só viu coisas negativas na exibição rubro-negra. Depois de lançar Rômulo no time titular, assim que chegou ao clube, o treinador promoveu, diante do Leão, as entradas de Kayke e Thiago Sales no time profissional, e elogiou a nova geração.\ - Os jogadores que estão sendo colocados são escalados pelo que tenho visto no trabalho de base. Estamos apostando nos meninos. Eles são campeões estaduais, vêm de uma ótima campanha na Malásia, e este é o ponto positivo da última partida. Quatro garotos jogaram e jogaram bem - diz Joel, que inclui Paulo Sérgio na lista e faz questão de elogiar Thiago Sales.\
- O garoto que entrou na vaga do Angelim até que foi muito bem. Não foi surpresa, porque, pelos treinos, ele merecia a oportunidade. O legal é que o Flamengo ganha mais um bom zagueiro.
Zagueiro pronto para novas oportunidades
Prata da casa, Thiago Sales elogia a torcida e espera poder continuar na equipe titular
Estrear no time profissional do Flamengo, com Maracanã lotado e ainda marcar um gol não é pra qualquer um, ainda mais se o jogador em questão for um zagueiro. A noite de sábado desenhava-se perfeita para o jovem Thiago Sales, de 20 anos, que soube do técnico Joel Santana, já no vestiário, que seria o escolhido para substituir Ronaldo Angelim na partida contra o Sport (assista aos gols da partida no vídeo ao lado).
- Quando ele falou que eu ia jogar fiquei tranqüilo. Conheço o clube, só faltava a oportunidade. Infelizmente não veio a vitória. Se o Joel precisar de mim na próxima partida, estou pronto - garante o zagueiro, que pode ser mantido na equipe para o jogo contra o Figueirense, quarta-feira, em virtude da suspensão de Fábio Luciano.
O capitão rubro-negro, inclusive, foi bastante elogiado por Thiago.
- Apesar do desentrosamento, fizemos uma boa dupla. O Fábio é experiente, joga muito bem, e me deu segurança pra desempenhar o meu papel - elogia o zagueiro, que também agradece o apoio da torcida.
- A gente, que é rubro-negro desde pequeno, sabe como é a torcida. Infelizmente eles ficaram tristes por não termos saído com a vitória, mas continuaram apoiando, cantando, mesmo após o pênalti.
Joel defende Renato Augusto
Treinador diz que o jogador é um ídolo e que ainda vai dar alegrias aos rubro-negros
Márcio Iannacca
O técnico Joel Santana saiu em defesa do meia Renato Augusto, que teve uma péssima atuação no empate em 1 a 1 do Flamengo com o Sport, neste sábado, no Maracanã (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). A revelação rubro-negro foi substituída no segundo tempo e deixou o campo vaiada. De cabeça baixa, ele entrou no vestiário.
Para o técnico Joel Santana, Renato Augusto é um jogador diferenciado e promete ter uma conversa para acalmar o meia.
- A qualidade dele é diferenciada. Ele não está em um momento normal e natural dele. Ele precisa saber lidar com isso. Ele é uma promessa de seleção brasileira e todos os jogadores que foram ídolos já passaram por isso um dia. Ninguém gosta de ser vaiado. Se eu, com mais de 50, não gosto. Imagina um garoto de 19 anos - afirma Joel.
O treinador admite que a fase de Renato Augusto não é das melhores, mas garante que vai manter o atleta no time titular.
- A gente sente que o Renato Augusto não está legal. Temos que ter paciência e uma conversa com ele. Sou mais experiente e o futebol passa isso para a gente. Já tive uma conversa com ele e vou ter outra. Ídolo é assim mesmo. Ele é uma peça rara - explica o treinador rubro-negro.
Lance
Fla já é segundo lugar em média de público
Torcida flamenguista só perde para a do Sport dentro de casa
Rodrigo Mandarini
A torcida do Flamengo cumpriu mais uma vez o seu papel, no último sábado, e lotou o Maracanã, na partida contra o Sport. Mais do que o recorde de público do Campeonato Brasileiro, 49.828 pagantes, a presença maciça de rubro-negros no estádio levou o clube a assumir a segunda posição na média de público pagante nos jogos da competição em que teve o mando de campo. Até agora, 24.642 torcedores em média assistiram aos jogos do Mais Querido do Brasil nas nove partidas dentro de casa.
Curiosamente, o líder em presença de torcedores em média nos jogos dentro de casa é o Sport, adversário de sábado. O Leão já fez 12 jogos na Ilha do Retiro, com média de 25.397 pagantes. Quem perdeu a posição para o Flamengo foi o Botafogo. O Alvinegro era o "mais querido do Rio" até o fim de semana, com 22.248 torcedores em média durante suas partidas como mandante.
Entre os jogos já disputados, que diminuem a média do Flamengo na competição, as partidas contra o Paraná e contra o América-RN. Em virtude do Pan, o Maracanã esteve fechado e o time mandou dois jogos longe do Rio de Janeiro, em estádios menores: contra o Tricolor paranaense, em Uberlândia; e contra o time potiguar, em Juiz de Fora.
Os números do Flamengo devem melhorar em breve. O time ainda tem jogos a menos do que o líder em público, Sport. Entre os jogos a serem feitos com o apoio da torcida rubro-negra, o clássico contra o Vasco e a partida contra o Cruzeiro, vice-líder do Brasileirão.
Líder absoluto do Brasileirão, o São Paulo tem seus jogos vistos, em média, por 19.442 torcedores, no Morumbi. Já o segundo time mais popular do Brasil, o Corinthians, tem em média 17.769 pagantes em seus jogos.
Colace deve ser anunciado pelo Fla na segunda-feira
Diretoria informa que negociação está bem próxima de um desfecho
Mais um argentino a caminho do Mengão: Colace (Crédito: Ricardo Cassiano)
A torcida do Flamengo terá de esperar mais um pouco para comemorar a contratação do volante argentino Hugo Colace, do Estudiantes de La Plata (ARG). Antes da partida contra o Sport Recife, o diretor de futebol do clube, Marcos Braz, afirmou que o desfecho da negociação ficou para segunda-feira.
– A definição sobre o caso Hugo Colace será na segunda-feira. Sexta-feira foi um dia muito próspero para a negociação e estamos com tudo praticamente acertado – explicou o dirigente.
Braz contou ainda que, mesmo sem ter confirmado oficialmente a contratação de Colace, o clube já agilizou sua inscrição para o Campeonato Brasileiro.
– O Flamengo já regularizou o atleta na CBF e não teremos problemas com a janela de transferências para o exterior – afirmou.
Essa agilidade do Rubro-Negro para acertar a documentação do argentino tem sido adotada por outros clubes brasileiros. No Rio Grande do Sul, o Grêmio já inscreveu Fabiano Eller na CBF antes mesmo de acertar com o zagueiro.
Colace já foi visto na Gávea em duas oportunidades. Na última quinta-feira, ele se reuniu com o vice de futebol, Kléber Leite, e depois realizou exames cardiológicos. No dia seguinte, após exames ortopédicos, assistiu ao treino do time.