Notícias

Clipp 3/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Zico diz que a pretensão do São Paulo é 'uma palhaçada'

Fla envia notificação exigindo que clube paulista não receba taça de penta

Um dos integrantes do time rubro-negro campeão da Copa União-87, Zico criticou ontem o São Paulo por alimentar a disputa que o clube paulista vem travando com o Flamengo pelo título de primeiro pentacampeão do Brasileiro.

- Acho essa história de São Paulo primeiro pentacampeão uma grande palhaçada. Não pelo clube, que conquistou no campo os títulos e merece todo o respeito porque venceu este ano com sobras. O problema é que essa confusão, para variar, foi criada por dirigentes e os do time paulista alimentam esse absurdo.

Zico lembra que o Clube dos 13 não aceitou o cruzamento entre campeão e vice dos módulos verde e amarelo da Copa União de 1987. Diante da polêmica, a CBF proclamou o Sport campeão e o Clube dos 13 proclamou o Flamengo.

- Todos sabem que a CBF não reconhece o Flamengo por causa de brigas políticas. Na época, havia a briga entre a CBF e o Clube dos 13, que tinha o presidente do São Paulo como articulador. Essa briga levou a isso. Os dois primeiros colocados da Primeira Divisão teriam que jogar com os da Segunda. E Guarani e Sport ainda fizeram uma final fajuta - criticou Zico.

Joel tem solução prática: uma taça para cada clube

O Flamengo fez ontem outra tentativa para ganhar a disputa: enviou ao São Paulo documento assinado pelo diretor jurídico Michel Assef Filho notificando o clube paulista no sentido de que não receba o troféu de primeiro pentacampeão brasileiro. Ou, se o fizer, que o entregue na sede Gávea, na Avenida Borges de Medeiros, 997. Indiferentes à notificação, os dirigentes do São Paulo encararam o pedido como uma piada. O superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha ironizou:

- Não vamos aceitar o pedido do Flamengo. Segundo a CBF, o pentacampeão brasileiro é o São Paulo. Então, não tem discussão. Isso é, no máximo, uma sugestão. Não podemos encarar como uma notificação. Por que eles não pediram isso em 1992?

Diante da situação, o Flamengo vai notificar o Clube dos 13, exigindo que o presidente Fábio Koff entre na disputa e defenda o clube.

- O Fábio Koff está se fingindo de morto. Ele tem que se posicionar e o correto é a favor do Flamengo. Espero que ele faça logo porque vou sugerir que a gente abandone o Clube dos 13 - disse Kleber Leite, vice de futebol.

O técnico Joel Santana, com uma visão simplória da situação, deu uma sugestão bem prática para essa polêmica. Já que a discussão promete durar muito tempo, o treinador rubro-negro apontou o caminho que lhe parece conciliatório e o mais sensato:

- Como essa história deve acabar na Justiça, a solução seria dar uma taça pra cada clube. Aí, parava a discussão.

É evidente que Joel está mais preocupado com a escalação do Flamengo e com o jogo duro que espera amanhã, contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, confronto em que não terá Ronaldo Angelim, vetado e Souza, suspenso - Thiago Sales e Obina serão os substitutos.

Após a ascensão rubro-negra, por conta da inédita seqüência de cinco vitórias consecutivas sob seu comando, outras situações passaram a incomodar o treinador: a mudança de foco nas cobranças que ele e o time começam a sofrer e o clima de oba-oba:

- Oba-oba por quê? Ainda não fizemos nada. Temos que ganhar dois jogos em casa e um fora para chegarmos ao objetivo que começamos a vislumbrar agora. Até 15 dias atrás, éramos esculachados. Estávamos no fundo do mar e botamos a cabeça fora d'água quando chegamos aos 48 pontos. Então, o foco da cobrança mudou: agora temos que chegar à Libertadores. É mole?

Além do futuro imediato, na terça-feira Joel começa a pensar no futuro próximo. Ele se reúne com Kleber Leite para renovar seu contrato e traçar um esboço do elenco para 2008. Do grupo atual, o atacante Leonardo está fora e Jaílton e Luizinho estão praticamente com as malas prontas, assim como Cristian. O goleiro Diego, se tiver proposta, será liberado. O grande desafio é manter titulares valorizados, como Bruno, Renato Augusto, Juan, Souza e Fábio Luciano. A grande dúvida é: Roger fica?

O Flamengo recebeu convite de Dubai, mas a pré-temporada está prevista de 5 a 30 de janeiro, na Granja Comary, em Teresópolis.

RODADA DO FUTSAL

O Flamengo goleou o Piedade por 9 a 4, ontem, no ginásio do Piedade, pelo Campeonato Estadual de Futsal. Os gols rubro-negros foram de Élcio (3), Anthony, Sixel, Panásio, Gabriel, Otávio e Dudu. Em Cabo Frio, também pela rodada de ontem, o Cabo Frio venceu o Macaé por 4 a 2. Na Chave B da competição, o Cabo Frio lidera, com 22 pontos, seguido pelo Flamengo (20).

Jornal dos Sports

Andrade propõe solução pacífica

Se para Zico a taça do pentacampeonato brasileiro pertence por direito ao Flamengo, dentro do clube, a opinião não é diferente. Ontem, o atual auxiliar técnico de Joel Santana, Andrade, que fazia parte do time de 1987, defendeu o título, mas no final da entrevista, tentou achar uma maneira de apaziguar a polêmica.

"Nós fomos os campeões. Só disputamos contra times da Primeira Divisão. Manda o São Paulo fazer um quadrangular hoje com os times da Segunda para ver se eles aceitam. A taça é nossa ou, no máximo, tem que ser dividida", argumentou Andrade, que formava o meio-de-campo com Aílton e Zico.

N a época, a CBF propôs que Fla, Inter, Sport e Guarani disputassem um quadrangular, do qual sairia o campeão brasileiro da temporada.

No Torneio OPG, Flamengo pega a Estácio de Sá

Pela oitava rodada do Torneio Octavio Pinto Guimarães (OPG), o time juniores do Flamengo enfrenta hoje, às 10h, a Estácio de Sá, em Curicica. Com seis vitórias e apenas uma derrota, os rubro-negros lideram o Grupo A com larga vantagem. Já o adversário encontra-se na quarta colocação, com 10 pontos. O apoiador Vander, suspenso, será substituído por William Amendoim. Kayke e Vinícius Colombiano, que já treinam entre os profissionais, reforçam a equipe.

Kléberson sonha com a Libertadores

A diretoria do Flamengo já começou a procurar nomes para reforçar o time para o ano que vem, mas até agora a única contratação garantida para a temporada 2008 é a do cabeça-de-área Kléberson. O pentacampeão, que chegou ao clube após uma rescisão complicada com o Besiktas da Turquia, seu ex-clube, disse ao JORNAL DOS SPORTS que está muito feliz com a campanha que seus companheiros estão fazendo e comentou a dificuldade que é disputar uma Libertadores.

"Estou feliz com minha equipe, o grupo está muito bem. Eu participei da Libertadores pelo Atlético-PR, é uma competição difícil, mas é boa porque o clube e os jogadores aparecem mais", disse o cabeça-de-área, que está confiante na classificação do Fla para a competição.

"Sabemos que é difícil de chegar, mas temos um bom grupo aqui. Se eles conseguirem, será fruto de um trabalho sério que o Joel está fazendo aqui", afirmou o jogador.

A situação de Kléberson com o Besiktas continua na Fifa. O clube turco disse que o jogador não cumpriu o contrato até o final, mas o atleta afirma que ambos entraram em um acordo. Por isso, em fevereiro, Kléberson terá uma audiência na Fifa para resolver o problema, mas segundo o advogado do clube, Michel Assef Filho, Kléberson terá, no máximo, que pagar uma multa ao Besiktas.

"Vou jogar pelo Flamengo ano que vem, só não joguei neste ano porque fui contratado depois do tempo de inscrição. Podíamos até tentar entrar com uma liminar, mas achamos melhor deixar para o ano que vem. Tenho uma audição na Fifa em fevereiro, mas tenho certeza de que ela não me impedirá de jogar aqui", explicou Kléberson.

Thiago Sales sem medo do Mineirão

No coletivo realizado ontem, na Gávea, Joel Santana confirmou a equipe que enfrenta o Cruzeiro, amanhã no Mineirão. Com a suspensão do atacante Souza e a ausência do zagueiro Ronaldo Angelim, vetado pelo departamento médico, o treinador colocou o xodó Obina no ataque e escalou o jovem Thiago Sales (foto) ao lado de Fábio Luciano na zaga.

Thiago Sales, que jogará no Mineirão pela primeira vez, disse que esperava pela oportunidade e que se o time souber jogar da forma certa, poderá até mesmo fazer com que os torcedores da Raposa joguem contra a própria equipe.

"Eu vinha treinando e estava só esperando por mais essa oportunidade. Sabemos que o Cruzeiro é um grande time e por isso temos que jogar com inteligência. Se jogarmos assim e marcamos eles bem, pode ser que a torcida se irrite e comece a vaiá-los", disse o zagueiro, que tem a fórmula para parar o rápido ataque cruzeirense.

"O importante é marcarmos eles de perto. Não podemos deixar espaços para que recebam um lançamento em profundidade", disse Thiago Sales.

O treino de ontem foi acompanhado por muitos torcedores que levaram faixas e ensaiavam a nova música que será cantada no jogo contra o Santos. A nova canção foi feita baseada na música do grupo Carnaby Street Pop Orchestra e é o tema do Esporte Espetacular da Rede Globo.

"Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe oh / Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe Flamengo / Dá-lhe, dá-lhe oh oh oh / Dá-lhe, dá-lhe Flamengo! / Sou Flamengo até morrer / Não importa o que acontecer / Jogue onde for... / Do seu lado eu sempre estou!"

O técnico Joel Santana se emocionou ao ver os torcedores fazendo festa na Gávea.

"Tenho orgulho de ver os torcedores cantando, gritando e com faixas. Estamos aqui para deixar os torcedores felizes e eles ficam felizes com vitórias", completou.

O Galinho compra o barulho

Um dos responsáveis pela conquista nacional de 1987, Zico diz que o lugar da taça é na Gávea

nathan de lima e thiago bokel

Zico nos dias de hoje em em dois momentos após a conquista do título brrasileiro de 1987

Afinal, quem deve ficar com a posse defintiva da taça de pentacampeão brasileiro? São Paulo ou Flamengo? A polêmica envolvendo o destino do troféu cruzou o Atlântico e chegou à Turquia. Ontem, o maior ídolo da história rubro-negra, Zico, atualmente no comando do Fenerbahce resolveu falar sobre o assunto. E, como não poderia ser diferente, afirmou que o lugar da taça é na Gávea.

O Flamengo já mandou uma notificação ao clube paulista, fazendo valer o seu direito de ser o legítimo detentor da taça (veja, abaixo, o comunicado oficial). Mesmo assim, o superintendente de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, rejeitou qualquer hipótese de acordo. Irritado com o rumo da prosa, o eterno Camisa 10 da Gávea, deu a sua opinião.

"Isso é uma grande palhaçada. Não pelo São Paulo, que conquistou em campo os cinco títulos, mas pela confusão criada pelos dirigentes, que estão alimentando essa idéia ridícula. Houve uma briga, na época, entre o Clube dos 13, que tinha um presidente do São Paulo como articulador, e a CBF, que levou a essa polêmica de o campeão da primeira divisão ter que jogar com o da segunda. É uma grande bobagem e uma falta de respeito com a torcida", esbravejou Zico.

Tal ressentimento do Galinho tem uma lógica. A conquista da Copa União foi o seu último grande título com a camisa do Flamengo, apesar de não poder participar com grande freqüência da competição, pois era poupado para dos jogos menos importantes pela grave contusão no joelho sofrida dois anos antes. Mesmo assim, Zico participou de partidas memoráveis, como a semifinal contra o Atlético-MG, no Mineirão, a qual o Rubro-Negro venceu por 3 a 2, fazendo o primeiro gol. Além deste, o jogo com o Santa Cruz no Maracanã, que garantiu a presença do Fla no duelo com os mineiros - o Flamengo venceu por 3 a 0, com três gols do eterno camisa 10 da Gávea, inclusive um antológico, cobrando falta com perfeição.

Canetada\ Após criticar o São Paulo, Zico foi mais fundo na briga entre o Flamengo e a CBF.\

"Já é sabido por todos o motivo pelo qual a CBF não declara o Flamengo o campeão de 1987. Existe uma briga política com a atual diretoria do clube. Mas nós, que participamos daquela campanha, que demos o nosso suor e derrotamos adversários muito difíceis, sabemos o que conquistamos. Isso é o que importa, e não uma canetada de quem tentou mudar a história e nunca trouxe benefício algum ao futebol", desabafou.

Joel ignora má fase do Cruzeiro e torcida adversária

Apesar da boa fase do Flamengo, o técnico da equipe, Joel Santana, encara realista o próximo confronto do time da Gávea, contra o Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão. O treinador ignora também a goleada sofrida pelo adversário no último jogo (4 a 1, contra o Botafogo) e a torcida cruzeirense.

“Antes do jogo contra o Botafogo, já sabíamos que contra o Cruzeiro seria difícil. Mas vamos tentar fazer uma grande partida, sem dar ouvidos à torcida deles, que deve comparecer em grande número”, afirmou Joel Santana.

Com os pés no chão, o treinador prefere não falar em sorte. Joel ressalta o trabalho do grupo rubro-negro e não quer sabe de depender de outros resultados para o Fla se manter no G-4.

“Não acredito em sorte. No futebol, acontecem coisas inesperadas e o importante não perdermos o foco, pois temos que ganhar nove pontos em quatro partidas. Se não vencermos, nenhum resultado ajudará”, disse o técnico.

O lateral-direito Leonardo Moura concorda com o comandante da equipe. Para o jogador, o time tem que pensar somente em conseguir vitórias.

“Que bom que a sorte voltou. Agora precisamos fazer a nossa parte”, disse o lateral.

O zagueiro Tiago Sales deve ser o substituto de Ronaldo Angelim, vetado para a partida contra o Cruzeiro.

Fla envia notificação ao São Paulo, pedindo troféu de pentacampeonato

O Flamengo enviou nesta sexta-feira uma notificação para o São Paulo, na qual pede o troféu do pentacampeonato brasileiro e ressalta que nenhuma agremiação filiada ao Clube dos 13 pode receber a taça. O documento, assinado pelo diretor jurídico de futebol do Rubro-Negro, Michel Assef Filho, afirma que o troféu deve ser entregue ao clube da Gávea, visto que o Fla é a primeira equipe vencedora dos cinco títulos nacionais.

A notificação ainda pede que o São Paulo entregue o troféu na sede do Flamengo, na Gávea, caso receba a taça da CBF.

Diego tem último desafio do ano

A temporada internacional de Diego Hypolito, em 2007, está chegando ao fim. O ginasta brasileiro, que conquistou este ano todas as competições no solo (Jogos Pan-Americanos, Mundial Pré-Olímpico, Copa do Mundo, Super Final, Torneio de Morges), será uma das atrações amanhã, da Swiss Cup, em Zurique, na Suíça.

Além de lutar por medalhas por aparelhos e no individual geral, Diego  Hypólito, do Flamengo, irá participar, a partir das 10h (de Brasília), da disputa de duplas, ao lado de sua irmã Daniele.

"Espero que a cidade de Zurique, onde o Brasil esta semana, foi confirmado pela Fifa como país sede da Copa de 2014, me traga bastante sorte", afirmou Diego, que poderá conquistar a sua quarta medalha de ouro no solo em apenas uma semana.

O bicampeão mundial, explicou o regulamento do torneio de duplas, que contará com a participação de 11 países, dentre eles, Itália, Rússia, Romênia e Estados Unidos.

“Na primeira fase, cada ginasta terá que optar por dois aparelhos. As oito melhores duplas passarão de fase”, explicou o ginasta rubro-negro, um heróis do Pan.

Flamengo e Cabo Frio vencem na rodada

Dois jogos pelo Estadual de Futsal marcaram o feriado de finados. O Flamengo foi a Piedade e goleou a equipe local por 9 a 4. Os gols rubro-negros foram de Dudu, Panázio, Hélcinho (3), Sixel (2), Victor e Gabriel. Maurição (3) e Bazuka descontaram para os donos da casa.

“Foi um jogo tranqüilo. Conseguimos uma boa vantagem no primeiro tempo (4 a 0), e durante o segundo período só precisamos administrá-la. Estava muito quente no ginásio, por isso reduzimos um pouco o ritmo”, contou o treinador do Flamengo Cid Escarlate.

A vitória garantiu os rubro-negros na segunda colocação. Sem risco de serem ultrapassados, vão a Cabo Frio na próxima semana enfrentar o Drogaria do Povo, já sem chances de classificação. O Piedade, também eliminado, enfrentará o líder Cabo Frio.

A equipe da Região dos Lagos, aliás, também venceu ontem. Recebeu o Macaé e derrotou os rivais por 4 a 2, com gols de Daniel (3) e Eli. Os gols macaenses foram marcados por Léo e Róbson. As duas equipes já estão classificadas para as quartas-de-final. O adversário do Macaé na última rodada será América, também garantido na fase final como quarto colocado do grupo B.

Flamengo recebe o Volta Redonda na Gávea

O armador Hélio vem fazendo boas partidas e ajudando na distribuição das jogadas do Fla Arquivo/JS

Começa hoje o segundo turno do Estadual de Basquete para o líder invicto Flamengo. O Rubro-negro recebe, às 15h, o Volta Redonda no ginásio Hélio Maurício, na Gávea.

Com a derrota do Vasco para o Macaé, o clube da Gávea se tornou o único invicto. E este posto só deixa os jogadores mais motivados. Mas o ala Marcelinhosabe que sua equipe precisará de cautela, já que qualquer descuido pode acabar com a  invencibilidade.

"Vamos entrar para buscar a vitória, o Volta Redonda não faz boa campanha, mas é uma boa equipe e precisa do resultado. Jogamos em casa e precisamos nos impor", afirmou.

Do lado do Voltaço, o técnico Marcelo Goroba está com uma dúvida. Como sua equipe terá partida amanhã contra Campos, adversário teoricamente mais fraco que o de hoje, não sabe se escalará força máxima.

"Flamengo é muito forte. Como temos mais chances contra Campos estou pensando em utilizar essa partida de amanhã mais como um preparativo para domingo".

FLAMENGO: Duda, Marcelinho, Fernando Mineiro, Alírio e Coloneze.\ Técnico: Paulo Chupeta.\

VOLTA REDONDA: Fabrício, Helinho, Gilberto, Dagobel e Thiago.\ Técnico: Marcelo Goroba.\

Chupeta é só elogios para a equipe\ Como o clássico entre Flamengo e Vasco foi adiado para o próximo dia 21, o Rubro-negro terminou o primeiro turno como a melhor equipe do campeonato.\

O treinador Paulo Chupeta é um dos mais animados com a boa fase. Tanto que não poupou elogios aos seus comandados e atribuiu a eles os bons resultados que o time vem obtendo até o momento.

"A equipe está cada vez melhor. É muito gratificante ver que os jogadores estão absorvendo minhas mensagens. As dificuldades do início do campeonato foram superadas. O grupo pegou ritmo de jogo e ficou completa, com vários atletas de qualidade. Aliás, este é o diferencial do Flamengo. Temos um elenco que ninguém tem", afirmou o orgulhoso treinador.

Iata Anderson

“Roger é sinistro”, ouvi de uma adolescente, após a virada sobre o Corinthians, com um gol que só craque faz, exige muita categoria. Vejo o meia do Flamengo como o maior talento surgido no Rio, depois de Zico. Está mal, é outra coisa. Por quê, não cabe a mim responder, não o contratei, mas o faria com o maior prazer. Não acredito em frases feitas como “joga quando quer”, pois, peladeiro que sou, nunca vi ninguém entrar em campo para jogar bola, profissional ou não, sem vontade. “Ah, são as mulheres”, ele que trate de administrar esses relacionamentos, de preferência ficando com as duas. A bola e a mulher, claro. O resto é bla, bla, bla, o cara joga muito.

-

Recebi muitos e-mails, depois que elogiei a torcida do Flamengo. Vou repetir: foi o maior espetáculo da temporada, como a consagradora campanha do São Paulo, sobrando na turma. “são uns bandidos, brigam, lá fora”, foi a tônica das críticas. Em nenhum momento fiz a apologia, nem farei nunca, do comportamento de torcedor, de qualquer time, fora do estádio. Falei da festa, que tricolores e vascaínos também fizeram, em menor escala, pelo maior número de jogos e vitórias do Flamengo, mas todos estão de parabéns, aqueles que resgataram a ordem no Maracanã.

O Dia

Zico: Essa história de São Paulo primeiro penta é palhaçada

Luciano Paiva

Rio – “Essa história de o São Paulo ser o primeiro pentacampeão brasileiro é uma grande palhaçada”. Foi desta maneira que Zico, maior ídolo da torcida do Flamengo, reagiu ao comentar uma polêmica que estava adormecida desde 1987. Após o Tricolor do Morumbi assegurar de maneira antecipada o título brasileiro deste ano, os dirigentes paulistas se autoproclamaram o único clube com cinco conquistas nacionais.

Direto da Turquia, em entrevista por e-mail respondida na noite desta quinta-feira ao O DIA ONLINE, o atual técnico do Fenerbahce creditou na conta dos dirigentes toda a culpa pela confusão.

“Acho uma palhaçada. Não pelo título ou pelo São Paulo, que conquistou os títulos e merece todo o respeito porque venceu este ano com sobras. O problema e que essa confusão, para variar, foi criada por dirigentes e agora os dirigentes do clube paulista alimentam esse absurdo”, indignou-se o Galinho. Em seguida, ele relembrou o caso.

“Lembrem-se que na época estava uma briga entre o Clube dos Treze, que tinha o presidente do São Paulo como articulador, e a CBF. Essa briga fora dos campos levou a isso, um time que venceu a primeira divisão ter que jogar com o da segunda. E o Guarani e o Sport ainda fizeram uma final fajuta. Portanto, acho tudo uma grande bobagem. Todo s sabem que a CBF não reconhece o Flamengo em função de brigas políticas,principalmente entre Ricardo Teixeira e Marcio Braga. Mas nos, jogadores, e não os dirigentes, ganhamos o titulo de 87 dentro do campo, com suor, derrotando vários adversários e o Internacional, que foi um grande rival, na final e isso e o que importa. A torcida sabe, a imprensa sabe. Títulos são conquistados dentro do campo e não por canetada de pessoas que fizeram historia no futebol mudando regulamentos e tendo atitudes que quase nunca beneficiaram o futebol", disse Zico.

A REAÇÃO DO RUBRO-NEGRO EM 2007

Além de comentar os assuntos do presente, o Galinho aproveitou no para fazer uma análise sobre a surpreendente crescida do Flamengo no returno do Brasileirão. Para ele, as chegadas de Ibson e do técnico Joel Santana mudaram a cara da equipe.

“Não resta duvida de que a contratação do Ibson, do Fabio Luciano e a vinda do Joel Santana foram importantes. Penso, no entanto, que o Flamengo precisar estar sempre brigando por titulo e esse campeonato foi muito irregular. Não sei se o Flamengo vai chegar à Libertadores do ano que vem, mas se isso acontecer é necessário que se faça um bom planejamento, que se forme um grupo forte antes de a competição começar e não durante”, comentou.

Em relação às participações de Botafogo, Fluminense e Vasco neste Brasileirão, Zico afirmou que esperava um pouco mais do futebol carioca na competição.

“O mesmo que falei do Flamengo vale para todos. Times de tradição andam se contentando com vaga na Libertadores, em fugir do rebaixamento. Acho que todos os cariocas, pelas torcidas que têm, pelas conquistas que possuem, têm que pensar grande, sempre em títulos. E não foi infelizmente isso que vi”, encerrou.

Gazeta Esportiva

Após 20 anos, Brasileirão de 1987 ainda gera confusão

Jorge Corrêa, especial para a GE.Net

São Paulo (SP) - Quando todos achavam que um dos capítulos mais polêmicos do futebol brasileiro estava superado, ele reaparece 20 anos depois, mais quente do nunca. Após o São Paulo ter conquistado seu quinto título nacional, cobrou a “Taça das Bolinhas”, feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quando o a competição foi criada nos moldes atuais, em 1971. Segundo estabelecido na época, ela ficaria em definitivo com o time que fosse tricampeão de forma consecutiva ou vencesse o torneio cinco vezes de forma alternada.\ Essa polêmica, no entanto, voltou às ruas e às salas de diretoria dos clubes, tanto tempo depois . A torcida do Flamengo estaria se organizando em um site de relacionamentos e em blogs de torcedores para promover uma passeata na cidade do Rio de Janeiro – que contaria com a presença de ex-jogadores e flamenguistas famosos – contra a CBF, exigindo que a entidade máxima do futebol brasileiro reconheça o titulo nacional do Flamengo.\

Alheia a essa polêmica, a CBF já disse que o troféu vai para o São Paulo, apenas não tendo decidido oficialmente a data da entrega. Personagens importantes em 1987, voltaram a falar sobre o assunto. Atualmente no comando do Atlético-MG, Emerson Leão – que estreou como treinador exatamente no Sport naquele torneio – acha absurda a mobilização do Flamengo. “Essa situação toda é muito ridícula. O que aconteceu dentro de campo deve ser mantido. O que foi assinado tem que ser cumprido. É ridículo um time querer mudar um regulamento 20 anos depois”, disse o ex-goleiro à GE.Net.

Até mesmo Zico, treinador do Fenerbahce da Turquia e principal jogador do Flamengo na época, resolveu falar sobre o assunto. “Todos sabem que a CBF não reconhece o Flamengo em função de brigas políticas. Mas nós, jogadores, e não os dirigentes, ganhamos o titulo de 1987 dentro do campo, com suor, derrotando vários adversários e o Internacional, que foi um grande rival, na final e isso é o que importa”, disse o Galinho, em entrevista ao jornal O Dia.

Toda a confusão começa com o Campeonato Brasileiro de 1987, quando Sport e Flamengo ganharam, respectivamente, o Módulo Amarelo e o Módulo Verde daquele ano, mas a CBF acabou reconhecendo apenas a equipe pernambucana como vencedora porque os cariocas se recusaram a enfrentar os finalistas do outro módulo.

“O São Paulo vai apenas seguir o regulamento de quando o Campeonato Brasileiro foi criado em 1971. Reconhecemos que a Copa União foi tão importante quanto o Campeonato Brasileiro, mas legalmente e em homenagem a nossa torcida, a taça é nossa e ela vai ficar no Morumbi, com muita alegria”, explica João Paulo de Jesus Lopes, assessor especial da presidência do time paulista.

Mas o Flamengo, baseado no que foi acordado na época da polêmica, pediu ao São Paulo, em uma carta oficial encaminhada ao presidente do clube, que o Tricolor paulista não aceite receber o troféu, e caso o faça, que encaminhe ele para a Gávea. Segundo o clube carioca, o Clube dos 13, que comandava a Copa União e era encabeçado pelo presidente do São Paulo na época, Carlos Miguel Aidar. A entidade reconheceu o Flamengo como único campeão brasileiro de 1987.

“Por esta razão, apesar de saber que o presente procedimento não seria necessário, tendo em vista que Vossa Excelência (presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio) é um homem honrado e autêntico cavalheiro, e diante do estreito relacionamento entre os clubes, o Flamengo vem notificar o São Paulo para que se abstenha de receber o troféu referente à conquista de cinco campeonatos brasileiros, ou, se o fizer, providencie a imediata entrega do referido troféu na Gávea, único local onde legitimamente poderá ser exibido”, diz a carta flamenguista.

Apesar de a CBF não confirmar, a “Taça das Bolinhas” deverá ser entregue ao São Paulo na cerimônia oficial de premiação, após partida contra o Grêmio, no dia 11 de novembro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando time volta ao estádio do Morumbi pela primeira vez depois de ter conquistado o pentacampeonato nacional matematicamente. Nos bastidores, no entanto, a entidade teme a revolta de flamenguistas.

Entenda a história – Insatisfeitos com a CBF, os principais clubes do futebol brasileiro criaram o Clube dos 13, entidade que os representaria e comandaria um liga de futebol independente da entidade e que substituiria o Campeonato Brasileiro, a partir de 1987. Então foi criada a Copa União, com Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, Santa Cruz, São Paulo e Vasco.

Paralelamente, a CBF também fez o seu Campeonato Brasileiro, o chamado Módulo Amarelo, que contou com Atlético-GO, Atlético-PR, Bangu, Criciúma, CSA-AL, Ceará, Guarani, Internacional-SP, Joinville, Náutico, Portuguesa, Rio Branco-ES, Sport, Treze e Vitória. O América-RJ estava incluído, mas abandonou a competição, pois não concordou em estar no Módulo Amarelo. Tentando acabar com a dissidência, a CBF propôs que o campeão de cada um dos torneios se enfrentassem para definir quem seria o campeão brasileiro.

A confusão piorou quando Sport e Guarani disputavam a final do Módulo Amarelo e cada equipe venceu uma das partidas. Assim, a definição foi para a prorrogação, quando houve empate sem gols. Na disputa de pênaltis, os dois times decidiram interromper as cobranças alternadas quando estava empatado por 11 a 11. Então o Clube dos 13 desistiu da proposta de final com o vencedor do torneio da CBF e declarou o Flamengo campeão brasileiro, depois de vencer o Internacional na final da Copa União.

Ainda tentando evitar esse problema, a CBF criou um quadrangular que seria disputado em janeiro de 1988 entre os dois primeiros colocados dos dois torneios, o que não foi aceito por Flamengo e Internacional. Mesmo assim, a entidade manteve a disputa apenas com Guarani e Sport e os pernambucanos sagraram-se campeões brasileiros de 1987, pelo menos para a CBF, ao empatar o jogo de ida por 1 a 1, e vencer a partida decisiva por 1 a 0, com gol do zagueiro Marco Antônio.

Thiago Salles espera ajudar Flamengo a bater o Cruzeiro

Rio de Janeiro (RJ) - Com a ausência de Ronaldo Angelim, vetado pelo departamento médico, o zagueiro Thiago Salles ganhou uma chance de começar no time titular do Flamengo. Animado com a oportunidade diante do Cruzeiro, o jogador mostrou personalidade.\ “Estou preparado para o jogo. Tenho trabalhado forte, e vou procurar fazer o meu melhor. O Cruzeiro é uma grande equipe, mas vamos em busca da vitória em Minas Gerais”, declarou o defensor.\

O jovem jogador ainda aproveitou para dar a receita para conseguir os três pontos no Mineirão. “Estou muito tranqüilo para fazer o melhor em campo. Temos que jogar com inteligência, diminuindo os espaços, para dificultar o rápido ataque que o Cruzeiro tem”, afirmou.

Caso vença neste final de semana, o Flamengo se mantém na terceira posição do Campeonato Brasileiro, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores. O Cruzeiro, outro que briga por uma vaga no G-4, está em quinto lugar.

Flamengo negocia renovação de Joel e mira Washington\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Na terça-feira, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, deverá se reunir com o técnico Joel Santana. Na pauta, a renovação de contrato do treinador e a formação do elenco para 2008.\ Um dos possíveis reforços seria o atacante Washington, que também interessa ao rival Fluminense. A permanência de jogadores como Roger e Leonardo, cujos contratos se encerram no final do ano, também discutida na reunião.\

Parceria no marketing – Fora das quatro linhas, o departamento de marketing do Flamengo anunciou uma parceria com a Roxos e Doentes, que prevê a construção de lojas temáticas do clube. A primeira deverá ser inaugurada no ano que vem, no Rio de Janeiro, e deverá contar com 350 itens relacionados ao rubro-negro carioca.

“A parceria é a mais abrangente no país, pois envolve lojas, franquias, lojas móveis e quiosques, dentre outras ações. Finalmente a maior rede de lojas especializada em futebol do país se junta ao maior clube do Brasil”, afirmou Ricardo Hinrichsen, diretor de marketing rubro-negro.

Com um investimento de cerca de R$ 800 mil, o Flamengo tem planos ambiciosos para um futuro próximo. “A expectativa é que em três anos, num panorama otimista, que o Flamengo possua mais de 18 lojas espalhadas pelo Brasil”, comentou Ricardo.

Herói, Roger sente dores e se mantém no banco do Fla\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Herói da última partida, quando saiu do banco para marcar seu primeiro gol com a camisa do Flamengo e garantir a vitória de virada sobre o Corinthians, o meia Roger deve ser mantido na reserva no duelo deste domingo contra o Cruzeiro, no Mineirão. O próprio jogador admite que ainda não tem condições de suportar os 90 minutos de um jogo.\ “Continuo sentindo uma dorzinha, mas o médico José Luiz Runco diz que é normal. Vamos ver se consigo atuar novamente por 20, 30 minutos, e ajudar novamente o Flamengo”, disse o meia.\

Mesmo ainda trabalhando para recuperar totalmente o condicionamento físico e ganhar uma nova chance entre os titulares, Roger comemora a reação do Flamengo dentro do Brasileiro, no qual a equipe está na terceira posição, na zona de classificação para a Copa Libertadores.

“Entramos de vez na briga. O Flamengo é um time de chegada, e por isso que estamos crescendo no momento importante da competição. Os adversários estão nos respeitando muito mais”, comentou Roger.

Ronaldo Angelim não enfrenta o Cruzeiro\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Além do atacante Souza, que cumprirá suspensão automática, o Flamengo terá mais um desfalque no duelo deste domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão. Depois de passar mal durante o jogo contra o Corinthians, o zagueiro Ronaldo Angelim foi vetado – os médicos rubro-negros esperam pelos resultados de alguns exames para saber o que causou o mal-estar do defensor.\ “Eu e o Runco resolvemos afastar o jogador para encontrar algumas coisa que possa justificar estes sintomas dele. Na segunda-feira ele deve concluir os exames. Se tudo for bem, a gente libera ele para voltar”, comentou o médico Walter Martins à Rádio Brasil.\

Sem Ronaldo Angelim, o técnico Joel Santana já decidiu que o jovem Thiago Salles entra para formar dupla com o capitão Fábio Luciano. Thiago ganhou a disputa com Rodrigo Arroz por atuar no mesmo lado que Angelim. De resto, a entrada de Obina deve ser a única outra mudança na equipe para o confronto contra a Raposa.

Neste sábado pela manhã, o elenco do Flamengo realiza treinamento no Estádio Independência, já em Belo Horizonte. O grupo retorna ao Rio de Janeiro no final da noite de domingo e ganha folga na segunda. Suspenso, o atacante Souza aproveitará o final de semana para tratar de um problema no tendão de Aquiles.

PeléNet

Flamengo insiste e dá endereço para São Paulo enviar taça

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

A polêmica sobre quem é o primeiro pentacampeão brasileiro segue mexendo com as equipes envolvidas, principalmente o Flamengo. Nesta sexta-feira, o clube rubro-negro enviou uma carta ao São Paulo sobre o tema.

A taça envolvida pela polêmica é composta por 156 esferas, sendo uma de ouro maciço

Assinado pelo diretor jurídico, Michel Asseff Filho, o documento oficializa a posição de que o São Paulo não é o primeiro penta e que por isso não pode receber o troféu das esferas, criado para ser entregue ao primeiro tricampeão consecutivo ou penta alternado.

Na nota, o Flamengo apela ao presidente tricolor Juvenal Juvêncio, a quem chama de "homem honrado e autêntico cavalheiro", para que, caso receba a taça da CBF, a encaminhe diretamente à sede do Flamengo.

O clube carioca pede "a imediata entrega do referido troféu na Gávea, na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, Rio de Janeiro, único local onde legitimamente poderá ser exibido".

O São Paulo, por sua vez, já manifestou seguidas vezes que espera receber o troféu concedido pela CBF, dizendo, inclusive, já ter sido avisado pela entidade de que a entrega acontecerá neste ano, provavelmente na festa oficial de premiação do Brasileiro.

Na última quinta-feira, um dia depois de o São Paulo superar o América-RN e conquistar a atual edição do Nacional, o zagueiro Miranda falou sobre o tema e "cobrou" o troféu.

"O Flamengo se recusou a jogar a partida decisiva, então para mim o São Paulo é o primeiro penta", disse o camisa 5.

O jogo comentado por Miranda foi o marcado pela CBF para confrontar o Flamengo, campeão da Copa União de 1987, e o Sport, que faturou a competição nacional reconhecida pela CBF no mesmo ano. Como o clube carioca se recusou a entrar em campo, a entidade proclamou o Sport como campeão brasileiro de 1987.

Na carta enviada pelo Flamengo nesta sexta-feira, inclusive, os cariocas argumentam. "Na época dos fatos, o próprio Clube dos Treze decidiu não aceitar o cruzamento entre os vencedores dos módulos verde e amarelo proposto pela Confederação Brasileira de Futebol", informa o documento.

Refeitas as contas, Toró defende o Fla diante do Cruzeiro

Da Agência Placar\ No Rio de Janeiro\

Ao contrário do que havia sido divulgado na quarta-feira, o apoiador Toró não irá desfalcar o Flamengo no jogo diante do Cruzeiro, domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Segundo informação da assessoria do clube da Gávea, o jogador tem apenas dois e não três cartões amarelos acumulados.

Desta maneira, Toró está confirmado para encarar a Raposa, em partida que será decisiva na briga de ambos os times por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2008. O Rubro-Negro, com 55 pontos, é o terceiro colocado. Os mineiros aparecem na quinta posição, com 54.

O atacante Souza, porém, recebeu mesmo três cartões amarelos e terá de cumprir suspensão automática no duelo de domingo. Obina deve ser a opção para formar, ao lado de Maxi Biancucchi, a linha de frente do Flamengo.

GloboEsporte

São Paulo ignora notificação do Fla

Marco Aurélio Cunha garante que Tricolor só acata decisões tomadas pela CBF

Carlos Augusto Ferrari Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Marco Aurélio Cunha: sem acordo

A notificação enviada nesta sexta-feira pelo departamento jurídico do Flamengo, pedindo que o São Paulo não aceite receber a taça de pentacampeão brasileiro, caiu como piada no clube paulista. Segundo o superintendente de futebol Marco Aurélio Cunha, o Tricolor não vai "acatar" o pedido do Rubro-Negro.

- A questão é a seguinte: Quem é o pentacampeão brasileiro, segundo a CBF? O São Paulo. Então, não tem discussão. Nós só vamos pelo que é legal. Não vamos aceitar o pedido do Flamengo. Isso é, no máximo, uma sugestão. Não podemos tratar como uma notificação - ironiza.

Marco Aurélio Cunha, aliás, acredita que o clube do Rio de Janeiro deveria ter se manifestado antes sobre o "título" de primeiro pentacampeão brasileiro. Para o Rubro-Negro, o número de conquistas foi atingido em 1992, quando derrotou o Botafogo na decisão. A CBF, porém, reconhece o Sport como campeão em 87.

- Nós não temos nenhuma situação de rivalidade com o Flamengo. Pelo contrário. Somos muito próximos. Mas por que eles não pediram isso em 92? Será que o Vasco daria o título se fossem eles no nosso lugar? - questiona.

Abaixo, a íntegra do documento enviado pelo Flamengo:

"NOTIFICAÇÃO\ em face do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, pelas razões DE FATO adiante expostas:\

Como é de conhecimento público, o campeonato nacional de futebol do ano de 1987 foi organizado pelo Clube dos Treze, e foi denominado “Copa União”.

Como sabe Vossa Excelência, melhor do que ninguém, já que a Presidência do Clube dos Treze era à época dos fatos exercida pelo então Presidente do São Paulo, Sr. Carlos Miguel Aidar, o Clube dos Treze, do qual faz parte o São Paulo Futebol, por unanimidade, reconheceu, e reconhece, que o Flamengo sagrou-se Campeão Brasileiro do ano de 1987, sendo o vencedor da Copa União (módulo verde do campeonato).

Na época dos fatos, o próprio Clube dos Treze decidiu não aceitar o cruzamento entre os vencedores dos módulos verde e amarelo proposto pela Confederação Brasileira de Futebol.

Diante disso, nenhum dos clubes membros do Clube dos Treze deverá aceitar receber o troféu de pentacampeão brasileiro, pois eles reconhecem o Flamengo como campeão de 1987 e legítimo primeiro pentacampeão brasileiro.

Por esta razão, apesar de saber que o presente procedimento não seria necessário, tendo em vista que Vossa Excelência é um homem honrado e autêntico cavalheiro, e diante do estreito relacionamento entre os clubes, o Clube de Regatas do Flamengo vem notificar o São Paulo Futebol Clube para que se abstenha de receber o troféu referente à conquista de cinco campeonatos brasileiros (troféu de pentacampeão brasileiro), ou, se o fizer, providencie a imediata entrega do referido troféu na Gávea, na Avenida Borges de Medeiros, nº 997, Rio de Janeiro, único local onde legitimamente poderá ser exibido.

Michel Asseff Filho\ Diretor Jurídico do Futebol"\

Kléber sugere extinção do Clube dos 13

Dirigente diz que entidade precisa tomar uma decisão sobre o título de 1987

Márcio Iannacca

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, afirmou que a polêmica do pentacampeonato do São Paulo e do Flamengo é um assunto institucional e precisa ser resolvido entre a CBF e o Clube dos 13. O dirigente rubro-negro não poupa as palavras ao falar da entidade comandada por Fábio Koff.

- Se o Clube dos 13 não resolver essa situação, sugiro a sua extinção. Compete a ele resolver o problema - diz o dirigente rubro-negro.

Ao ser questionado se duas partidas entre São Paulo e Flamengo não resolveriam a questão, Kléber Leite fez uma revelação.

- Tem um monte de gente me dando essa idéia, mas não é esse o problema. É um problema institucional. Não está em disputa quem é o melhor. Além disso, às vezes, o mais importante é ser, e não ter - afirma Kléber Leite, referindo-se à taça de campeão.

Entenda a história da Copa União 87

Campeonato Brasileiro da época é o principal ponto de discórdia entre Fla e São Paulo

Torcedores de São Paulo e Flamengo entraram de cabeça na polêmica sobre quem é o primeiro pentacampeão brasileiro. O Tricolor conquistou seu quinto título este ano, mas em 92, o Rubro-Negro comemorou em altos brados o mesmo feito. O problema é que em 87, quando o Fla conquistou seu quarto título, houve um dos imbróglios mais famosos da história do futebol brasileiro.

Naquele ano, os 13 principais clubes do país (Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético/MG, Cruzeiro, Inter, Grêmio e Bahia) resolveram tomar a frente e tentar comandar o Campeonato Brasileiro, que passou a ser chamado de Copa União. Essas diretorias não estavam satisfeitas com a organização dos últimos campeonatos e travaram uma longa queda-de-braço com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e até a Fifa, que chegou a ameaçar desfiliar os clubes.

Mas como a CBF preferiu aceitar as exigências do Clube dos 13, a Copa União tomou corpo e foi disputada em quatro módulos, sendo o Verde composto pelos 13 integrantes além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América/RJ, 4º colocado - considerado como primeira divisão e o Módulo Amarelo, a segunda divisão. A CBF resolveu organizar mais dois módulos: azul e branco, que eram equivalentes à terceira divisão.

Os módulos foram disputados: o Flamengo conquistou o Verde na final contra o Inter. Foi então que surgiu a grande polêmica, pois segundo a CBF, os dois clubes teriam que se juntar a Sport e Guarani, que se classificaram no Amarelo para disputar um quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Flamengo e Internacional se recusaram a disputar porque, segundo eles, o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13.

Sport e Guarani venceram os jogos contra Fla e Inter por WO e fizeram a final, vencida pelo Sport. A CBF declarou o time pernambucano campeão brasileiro daquele ano, o que permanece até os dias de hoje. Mas, como Flamengo e Inter tiveram suporte do Clube dos 13, que era presidido pelo então presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, os rubro-negros gritam desde então que são pentacampeões brasileiros.

Na época, Carlos Miguel Aidar veio a público dizer que o Clube dos 13 fora traído por Eurico Miranda, que em 87 era dirigente do Vasco, porque não concoradava com o cruzamento entre os módulos Verde e Amarelo.

Mas, o fato mais relevante é que o são-paulino Aidar sempre considerou o título do Flamengo na Copa União. Há inclusive uma entrevista dele ao programa "Juca Entrevista", do jornalista Juca Kfouri de quatro meses atrás - quando o Tricolor Paulista ainda não era penta - em que o ex-presidente do Clube dos 13 reafirma isso. O GLOBOESPORTE.COM tentou entrar em contato com Carlos Miguel Aidar, mas não o encontrou.

]

Torcida faz a festa na Gávea

Rubro-negros levam cartazes e entoam nova canção na arquibancada da sede social do Fla\ Márcio Iannacca\

Torcida do Flamengo leva faixa de agradecimento a Joel Santana no treino\ A torcida do Flamengo aproveitou o feriado do dia 2 de novembro para fazer a festa na Gávea. Animados com a posição do time, que ocupa a terceira colocação no Campeonato Brasileiro, os rubro-negros compareceram em peso à sede do clube.\

Um torcedor escreveu duas mensagens para o técnico Joel Santana. Uma delas é de agradecimento e a outra já coloca o Flamengo em Tóquio, no Mundial de Clubes de 2008.

A nova canção rubro-negra, que vai estrear na partida contra o Santos, no dia 11, é cantada no ritmo da música tema do Esporte Espetacular, que é executada pela banda Carnaby Street Pop Orchestra. Conheça a letra dos flamenguistas:

"Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe oh\ Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe Flamengo\ Dá-lhe, dá-lhe oh oh oh\ Dá-lhe, dá-lhe Flamengo!\

Sou Flamengo até morrer\ Não importa o que acontecer\ Jogue onde for...\ Do seu lado eu sempre estou\

Cruzeiro x Fla: duelo pela Libertadores

Equipes se enfrentam e tentam se manter na luta pela vaga na competição em 2008

O Mineirão promete ferver neste domingo. O Cruzeiro recebe o Flamengo, às 16h, e as duas equipes são adversárias diretas na luta por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Quem perder ficará mais distante do sonho. Os cariocas ocupam a terceira colocação, com 55 pontos, na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. A Raposa está em quinto, com 54. No primeiro turno, o Flamengo jogou em casa e venceu por 3 a 1 (assista aos gols). Acompanhe a partida em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM e ao vivo pela Rede Globo.

Obina será titular

No Flamengo, o técnico Joel Santana terá dois desfalques. O treinador não poderá contar com o zagueiro Ronaldo Angelim, que sentiu um mal estar no jogo diante do Corinthians, na última quarta-feira, e com Souza, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O comandante rubro-negro optou por escalar Thiago Sales e Obina na vagas dos ausentes.

O treinador rubro-negro já traçou um objetivo para o time nas últimas rodadas do Brasileirão. Para Joel Santana, o Flamengo precisa vencer três dos últimos quatro jogos.

- O Cruzeiro jogou mal na última partida, mas, independentemente dos resultados dos adversários, o Flamengo precisa vencer três dos quatro jogos que restam. São seis pontos em casa e seis fora - analisa o treinador rubro-negro.

Joel está com a equipe escalada e tem boas opções para o segundo tempo. Roger e Renato Augusto estão confirmados no banco de reservas e podem ajudar o time a conquistar mais uma vitória.

Alecsandro do Cruzeiro comemora gol no Mineirão. Atacante não enfrenta o Fla.

Alecsandro está suspenso e não joga

O Cruzeiro precisa vencer o Flamengo para continuar sonhando com a vaga na Libertadores do próximo ano. Porém, o time não poderá contar com uma das maiores esperanças de gols na partida de domingo. O artilheiro Alecsandro recebeu o terceiro cartão amarelo, na derrota por 4 a 1 para o Botafogo, e desfalcará a equipe.

Além da suspensão do atacante, Dorival ainda tem outro problema para escalar a equipe. Na lateral esquerda, Fernandinho e Fábio Santos continuarão fora por causa de lesões. O lateral-direito Ângelo, que jogou improvisado no setor contra o Botafogo, deve ser mantido na esquerda.

Sem segredos, Joel escala o Fla

Thiago Sales e Obina entram nas vagas de Souza, suspenso, e Angelim, machucado

Márcio Iannacca

Thiago Sales terá mais uma chance no Fla

O técnico Joel Santana não escondeu de ninguém o time titular do Flamengo que vai colocar em campo na partida deste domingo, contra o Cruzeiro, no Mineirão. O treinador escalou Thiago Sales e Obina nas vagas de Ronaldo Angelim, que se sentiu indisposto na última quarta-feira, e Souza, suspenso.

O treinador escalou os dois no treino tático realizado na Gávea. O time rubro-negro treinou com a seguinte formação: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Thiago Sales e Juan; Cristian, Jaílton, Ibson e Toró; Maxi e Obina.

A grande novidade da equipe será o retorno de Renato Augusto. Recuperado de um problema na região glútea, o meia participou normalmente do treino e está relacionado para a partida.

Zico entra de sola na polêmica do penta

Galinho critica dirigentes do São Paulo e da CBF por ignorar título rubro-negro de 1987

Zico no comando do Fenerbahce contra o PSV pela Liga dos Campeões

Zico entrou na polêmica sobre o pentacampeonato do São Paulo. O clube paulista sustenta que foi o primeiro a alcançar a marca, sem considerar o título da Copa União que o Rubro-Negro conquistou em 1987 -e que não é reconhecido pela CBF. O Galinho criticou duramente os dirigentes do Tricolor por alimentar a briga.

- Acho essa história de São Paulo primeiro pentacampeão uma grande palhaçada. Não pelo clube, que conquistou no campo os títulos e merece todo o respeito porque venceu este ano com sobras. O problema é que essa confusão, para variar, foi criada por dirigentes, e agora os do time paulista alimentam esse absurdo - diz.

Zico lembra que o São Paulo apoiou a criação do Clube dos 13 e da Copa União em 1987. A cisão entre os clubes e a CBF fez o campeonato ser dividido entre Módulos Verde (primeira divisão) e Amarelo (segunda). No fim, o Clube dos 13 não aceitou o cruzamento entre campeão e vice dos dois módulos e a CBF proclamou o Sport campeão após uma decisão com o Guarani.

- Na época havia uma briga entre o Clube dos 13, que tinha o presidente do São Paulo como articulador, e a CBF. Essa briga fora dos campos levou a isso, um time que venceu a primeira divisão ter que jogar com os da segunda. E o Guarani e o Sport ainda fizeram uma final fajuta. Portanto, acho tudo isso uma grande bobagem e falta de respeito com os torcedores - critica.

Zico criticou também a CBF por não confirmar o Flamengo como primeiro penta brasileiro.

- Todos sabem que a CBF não reconhece o Flamengo em função de brigas politicas. Mas nós, jogadores, e não os dirigentes ganhamos o título de 1987 dentro do campo, com suor, derrotando grandes adversários, e na final o Inter, que foi um rival à altura. Isso é o que importa. A torcida sabe, a imprensa sabe. Títulos são conquistados dentro do campo e não por canetada de pessoas que fizeram história mudando regulamentos e tendo atitudes que quase nunca beneficiaram o futebol - diz.

Thiago Sales: 'Estou preparado'

Zagueiro ganha a vaga de Ronaldo Angelim e começa como titular contra o Cruzeiro

Praticamente garantido como substituto de Ronaldo Angelim na zaga rubro-negra, Thiago Sales acredita que, para o Flamengo sair com uma vitória do Mineirão contra o Cruzeiro, às 16h do próximo domingo, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão, o time precisa marcar em cima o melhor ataque do campeonato.

Thiago, que nunca atuou no Mineirão, diz estar pronto para fazer dupla com o capitão Fábio Luciano e brecar o rápido ataque da Raposa.

- Estou preparado para o jogo. Tenho trabalhado forte e vou procurar fazer o meu melhor. O Cruzeiro é uma grande equipe, mas vamos em busca da vitória em Minas Gerais.

A nova promessa das categorias de base do Flamengo ainda dá pistas de como a equipe deve jogar.

- Estou muito tranqüilo para fazer o melhor em campo. Temos que jogar com inteligência, diminuindo os espaços para dificultar o rápido ataque que o Cruzeiro tem - pondera ao site oficial do Fla.

Fla-BH faz festa no aeroporto

Cerca de dez torcedores recepcionaram a delegação rubro-negra em Minas Gerais

Márcio Iannacca

Torcedores do Flamengo recepcionam os jogadores em Belo Horizonte

Um grupo de dez torcedores recebeu a delegação do Flamengo no aeroporto internacional de Confins, em Belo Horizonte, nesta sexta-feira. A equipe rubro-negra chegou por volta de 20h40m e seguiu direto para o hotel, no bairro de Belvedere, região nobre da cidade. Os rubro-negros de Minas se empolgaram com o bom humor de Obina, Maxi e Fábio Luciano, que deram autógrafos e tiraram fotos.

Segundo um dos torcedores, a procura por ingressos do lado rubro-negro é grande, e cerca de dez mil torcedores apoiarão a equipe da Gávea.

- Continuamos sonhando com a Libertadores desde que o Joel Santana assumiu a equipe - diz Benito Figueirô, de 52 anos.

No hotel, os jogadores não tiveram a mesma recepção e puderam jantar tranqüilamente. Após a refeição, os atletas foram para os seus quartos descansar. Neste sábado, o técnico Joel Santana vai comandar um treinamento às 10h, no estádio Independência.

Joel traça metas no Fla

Para treinador, time precisa de três vitórias para chegar à Libertadores

Márcio Iannacca

Joel Santana no treino do Flamemengo

O técnico Joel Santana deixou o campo da Gávea após o último treinamento em terras cariocas com um planejamento bem traçado na cabeça. Nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo precisa conquistar nove pontos para chegar ao seu objetivo, que é a vaga na Libertadores do ano que vem. O primeiro adversário será o Cruzeiro, neste domingo, em Belo Horizonte.

- Qualquer resultado que venha a acontecer no Brasileiro não me surpreende. Nós precisamos de três vitórias nos quatro jogos que restam para conseguirmos o nosso objetivo. O Cruzeiro, por exemplo, será um adversário mais difícil em Belo Horizonte do que o que vimos aqui no Rio, contra o Botafogo - analisa.

Para o técnico rubro-negro, o Flamengo não pode entrar em campo buscando o empate. A idéia é atacar o adversário e voltar de Belo Horizonte com os três pontos.

- Em partidas que valem três pontos, o empate não vale de nada. Um empate e nada é a mesma coisa. Todo resultado neste campeonato é possível - diz o treinador rubro-negro.

Lance

Flamengo tenta novo acordo com Kleberson

Clube da Gávea se propõe a pagar 1,5 milhão de euros por volante pentacampeão do mundo em 2002

LANCEPRESS!

O Flamengo está disposto a fazer um investimento de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 3,7 milhões) para ampliar o contrato de Kleberson para cinco anos. Além de principal aposta para 2008, ele é o olho do furacão de um caso complicado.

O volante foi multado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 7,5 milhões) pelo Besiktas (TUR) pelo não cumprimento do contrato. O outro castigo foi só poder jogar quatro meses após assinar com um clube. Como só foi registrado pelo Flamengo em outubro, ele só poder á jogar em fevereiro de 2008.

A diretoria mantém contato com os dirigentes do Besiktas e negociam com eles a redução desta multa. E já conseguiram 50% de abatimento.

– Vamos pagar 1,5 milhão de euros ao Besiktas por um contrato de cinco anos. A negociação está bem adiantada – afirmou o vice de futebol Kléber Leite, que rebateu algumas acusações da oposição.

– Não existe essa história de devedor solidário. A dívida não é do Flamengo – garantiu Kléber.

Torcida do Fla fará manifestação contra CBF

Rubro-negros cobrarão a taça do penta no dia do Craque do Brasileirão

Thiago Asmar RIO DE JANEIRO

A polêmica com relação à entrega da taça de pentacampeão brasileiro somente para o São Paulo não terminará tão cedo. Torcedores do Flamengo, revoltados com o fato de seu clube não receber a mesma premiação por parte da CBF, farão uma manifestação no dia 3 de dezembro.

O movimento será realizado na porta do Teatro Municipal, no Rio de Janeiro, minutos antes da cerimônia de premiação do Craque do Brasileirão deste ano, que acontecerá no local.

- Faremos uma manifestação pacífica para reinvidicar os direitos de nosso clube. O título de 1987 é nosso, não tem como discutir. É uma vergonha o torcedor do primeiro clube pentacampeão brasileiro ser provocado por são-paulinos, que afirmam serem os únicos a terem conquistado tal façanha - disse o comerciante Ricardo Ofeiche, de 24 anos, um dos idealizadores da idéia.

O estudante Luiz Noronha do Amaral, de 21 anos, também participará da manifestação. Cansado de ouvir dos amigos que torcem por outros grandes clubes do Rio que o Flamengo é tetracampeão brasileiro, ele decidiu fazer parte do grupo que está planejando o movimento.

- Está na hora de a CBF tomar vergonha na cara e reconhecer o título de 1987. A entidade máxima do futebol brasileiro não pode manchar a história do clube mais popular do país - disse, revoltado.

A postura da torcida foi aprovada pela diretoria rubro-negra. Procurado pelo LANCE!, o presidente do clube, Márcio Braga, afirmou que o torcedor tem todo o direito de lutar pelos direitos de seu clube, desde que a manifestação seja pacífica. Ainda segundo o dirigente, os rubro-negros estão dando uma lição neste ano para os torcedores de todos os clubes do mundo.

- Todos nossos jogos no Maracanã ficam lotados. Essa torcida é a mais incrível do mundo. Fico até emocionado quando vejo o espetáculo de perto - explicou.

Leonardo Moura: 'É hora de darmos o máximo'

Lateral rubro-negro afirma que time tem de aproveitar a fase crescente

Após o treino desta terça-feira, na Gávea, o lateral-direito Leonardo Moura disse que os jogos restantes do Flamengo pelo Campeonato Brasileiro serão importantes para a equipe dar o seu máximo em busca de uma vaga na Copa Libertadores.

De acordo com o jogador, o time tem de aproveitar a fase crescente e vencer os jogos restantes.

- Nessa reta final tem que ter gás. Teremos quatro jogos fundamentais. Nada do que fizemos até agora irá adiantar se perdermos essas partidas. Estamos perto da, numa fase crescente e temos de aproveitar - afirmou.

Ibson sente dor muscular em treino na Gávea

Meio-de-campo deixa treino sentindo dores na coxa direita, mas Runco descarta desfalque para domingo

Jogador pediu ao técnico Joel Santana para sair de campo (Crédito: Paulo Sérgio)

O meio-de-campo rubro-negro Ibson sentiu fisgada na coxa direita e teve de abandonar o treino coletivo entre titulares e reservas nesta sexta-feira, na Gávea. Ao correr para disputar uma bola, o jogador sentiu a dor e pediu ao técnico Joel Santana para que o tirasse da equipe. O treinador atendeu e colocou Léo Medeiros em seu lugar.

Em seguida Ibson foi atendido pelo médico José Luiz Runco, que descartou a possibilidade de o atleta desfalcar a equipe no jogo de domingo contra o Cruzeiro. Segundo Runco, com o esforço dos últimos jogos, é natural que alguns atletas sintam cansaço na musculatura.

Torcida exalta Joel Santana durante treino

Faixas de apoio e agradecimento emocionaram o técnico

Torcedores que estiveram presentes ao treino do Flamengo neste feriado de Finados, levaram faixas de agradecimento e incentivo ao técnico Joel Santana, apontado como o comandante da incrível reação da equipe no Campeonato Brasileiro.

Joel assumiu a equipe na 17º rodada, quando estava na zona do rebaixamento e chega agora na 35º com o time em terceiro lugar na tabela.

As duas faixas penduradas na Gávea tinham os dizeres: "Valeu Joel! Você é o cara!" e " Obrigado Joel! Rumo a Tóquio".

Flamengo notifica oficialmente o São Paulo

Veja a íntegra da nota enviada pelo Rubro-Negro ao clube paulista

O Flamengo cumpriu o prometido e notificou o São Paulo na última quarta-feira, a respeito da entrega do troféu destinado ao clube que conquistasse o Campeonato Brasileiro por três vezes seguida, ou cinco alternadas. O clube enviou, por meio de fax, uma nota oficial onde pede que o troféu em questão seja enviado para a sede da Gávea, caso seja entregue ao clube paulista.

O Flamengo conquistou seu quinto título brasileiro no ano de 1992, entretanto, por divergências políticas, a Confederação Brasileira de Futebol não reconhece a conquista da Copa União de 1987.

Naquele ano, os principais clubes do país, incluindo o São Paulo, criaram o Clube dos 13 e organizaram uma competição com as 16 principais equipes, que ficou conhecida como Copa União.

Posteriormente, a CBF desmoralizada pelo abandono dos clubes, organizou uma nova competição com 40 clubes, e a denominou de Módulo Amarelo. A Confederação também ordenou que os clubes da Copa União enfrentassem os vencedores do Módulo Amarelo, decisão que foi, mais uma vez, ignorada pelo Clube dos 13, que deu prosseguimento à Copa União, que terminou com o Flamengo campeão, após derrotar o Internacional na final, por 1 a 0, no Maracanã, gol de Bebeto.

Agora, 20 anos depois da conquista rubro-negra, a questão é levantada de novo, após o São Paulo ter se intitulado como único clube com cinco títulos brasileiros. Vale ressaltar, que o São Paulo, por meio de seu presidente à época, Carlos Miguel Aidar, que também era presidente do Clube dos 13, apoiou a decisão do não cruzamento com os times do módulo amarelo.