Notícias

Clipp 3/maio

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Despedida de Joel e marca histórica movem o Fla na final

Clube usa a tecnologia para recuperar jogadores após viagem ao México

Legenda da foto: O GOLEIRO BRUNO se exercita no Fisiomag: tecnologia ajuda Fla a recuperar seu time para a decisão

Carlos Eduardo Mansur

O excelente resultado no México deu ao Flamengo tranqüilidade na Libertadores. E permitiu aos rubro-negros se voltarem totalmente para a final de amanhã, contra o Botafogo. Na Gávea, o título estadual tem múltiplas razões para ser perseguido. Permitiria aos jogadores, que prepararam um DVD em homenagem a Joel Santana, dar ao treinador uma despedida apoteótica. Para o clube, representaria, pela primeira vez na história, alcançar o Fluminense com 30 conquistas.

Com depoimentos de jogadores e momentos vividos ao lado do técnico, o vídeo preparado pelo elenco será um dos últimos presentes para Joel. O outro é vencer.

- O maior presente é correr em campo e fazer o que ele pede - disse Fábio Luciano.

- Joel esteve com a gente no buraco - lembrou o lateral Leonardo Moura.

Joel já fala em Geninho como seu substituto

Ontem, o treinador evitava pensar na hora da despedida.

- Não quero pensar nisso. Se não, esqueço o jogo e se manifesta um outro lado em mim. Um lado emotivo. E sou muito fraco neste lado. Posso me machucar bastante. Só tenho pensado no jogo, ficado com os jogadores. Não vou embora. Vou na esquina e já volto - disse Joel Santana.

Para o elenco, ganhar o 30º título estadual e igualar o Fluminense significa mais do que uma conquista no currículo.

- O título nos daria um lugar na história do Flamengo - afirmou Leonardo Moura.

- Todo jogador pensa em ter um título no currículo. Mas este Estadual é importante para o clube. A rivalidade no Rio é enorme e não ficamos alheios - emendou Juan.

Para tentar a conquista histórica, preparação física, médicos e fisiologistas atuam. A viagem noturna de volta da Cidade do México, entre vôos e conexões, demorou 12 horas. Dentro do avião, às 22h de quinta-feira, Joel orientou os jogadores a dormir. Chegando ao Rio, o preparador físico Ronaldo Torres comandou uma atividade leve na academia da concentração. Depois, os fisiologistas Rogério Neves e Paulo Figueiredo entraram em campo ao lado da tecnologia.

Amostras de sangue dos jogadores foram submetidas a um moderno aparelho para medir o nível de creatinoquinase, enzima que determina o dano à musculatura após o esforço. O elenco foi orientado a ingerir bebidas ricas em carboidratos. Durante o trabalho, todos bebiam água de coco.

Outra inovação tecnológica usada foi o Fisiomag, aparelho composto de plataformas vibratórias colocadas em contato com diferentes grupos musculares dos atletas. Na extremidade, o aparelho emite raios infravermelhos, de ação antiinflamatória, para aumentar o fluxo de sangue na musculatura, ampliar a oxigenação e eliminar toxinas.

- Não falar tanto em desgaste é um passo para o time ir bem. O desgaste existe, mas temos que espantá-lo - afirmou Leonardo Moura.

Hoje, não haverá treino. O time só vai descansar. O técnico Joel Santana faz mistério quanto à escalação para a final. Renato Augusto, inseguro quanto à recuperação da contusão na perna direita, não deverá começar jogando e é dúvida até para o banco de reservas. No time titular, Joel deverá optar entre Kleberson e Jaílton no meio-campo, formando o setor com Cristian, Ibson e Toró.

Após a final, a diretoria, que negocia com Geninho e Caio Júnior, pretende contratar o novo técnico. A rodada de amanhã vai apontar, após o fim dos campeonatos mineiro e goiano, quem teria mais facilidade de se desvincular de seu clube. O Atlético-MG, de Geninho, querido por vários jogadores do elenco, precisa de improváveis seis gols sobre o Cruzeiro na final mineira. Ontem, Joel chegou a falar de Geninho como seu substituto confirmado. Mas o técnico, que segue na Copa do Brasil, ainda negocia sua liberação. O Goiás, de Caio Júnior, já caiu na Copa do Brasil e perdeu o primeiro jogo da decisão goiana para o Itumbiara. Se as duas opções falharem, o clube tentaria Dorival Junior ou Ney Franco.

Gepe apura denúncia de ingressos falsos

Modelo de bilhetes some de empresa que imprime as entradas

Guto Seabra

A decisão do Campeonato Estadual entre Flamengo e Botafogo está sob a ameaça de um derrame de ingressos falsos. O Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádio) foi oficialmente informado que um modelo de confecção de bilhetes desapareceu da BWA, empresa responsável pela emissão com sede em São Paulo, e milhares foram fabricados para venda no Rio, São Paulo (Palmeiras x Ponte Preta) e Minas Gerais (Cruzeiro x Atlético).

O desvio está sendo investigado pela polícia paulista. O major do Gepe, João Jaques Busnello, pôs seu efetivo de prontidão para capturar o maior número de ingressos falsos.

- Já é objeto de investigação policial em São Paulo o furto ou o desvio de material para confecção de ingressos. A BWA registrou ocorrência. Fomos informados que ingressos falsos serão vendidos no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte - disse Busnello.

Não há informações sobre a quantidade de ingressos falsos produzidos e o Gepe alerta para que os torcedores não comprem na mão de cambistas. Os ingressos estão esgotados: 78.716 pagantes, com renda de R$1.715.135.

PANORAMA ESPORTIVO

Final de festa e paz

Quem leva a melhor? O Flamengo, que brilhou na primeira fase e conquistou a Taça Guanabara, ou o Botafogo, ganhador com méritos da Taça Rio? Os rubro-negros contam com a vantagem obtida no primeiro jogo, mas os alvinegros têm time para virar. Que a decisão de amanhã fique marcada como espetáculo de bom futebol, festa e, principalmente, sem conflitos entre os torcedores.

A partida de amanhã marcará a despedida do técnico Joel Santana. Por sinal, este é o difícil problema que o Flamengo precisará resolver o mais rapidamente possível, pois sua equipe disputa a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro começará no próximo sábado.

Profissionais não faltam no mercado. Difícil é encontrar um treinador tão familiarizado e bem aceito pelos jogadores. Joel Santana tem o time nas mãos.

Geninho, atualmente no Atlético Mineiro, e Caio Júnior, no comando do Goiás, encabeçam as opções da diretoria. Só que o primeiro leva certa vantagem por contar com o lobby do supervisor Isaías Tinoco. Mas isso é problema para depois do apito final da decisão.

Para que o desgaste da partida contra o América, do México, não prejudique o Flamengo na decisão de amanhã, a comissão técnica pensou em tudo. Como o vôo de volta estava vazio, ela conseguiu que quase todos os jogadores ocupassem, sozinhos, fileiras de três poltronas. Transformando-as em cama. Assim, a equipe dormiu ao longo das nove horas de viagem.

A federação tem de repensar o modelo de disputa do campeonato para 2009. Os estádios Raulino de Oliveira e Giulite Coutinho têm condições de receber os pequenos contra os grandes.

Um escândalo! E daí?

Inconformados e cobertos de razão, torcedores do Botafogo e do Flamengo protestam com veemência. O rubro-negro Djalma Júnior, por exemplo, queixou-se à coluna que, quarta-feira, foi ao Maracanã para comprar ingresso de arquibancada para a decisão do Estadual. Uma hora depois, ainda na fila, soube que os bilhetes haviam terminado.

Djalma voltou para casa desanimado, mas resolveu tentar no dia seguinte. No Maracanã, deparou-se com grande movimento. Desta vez, os cambistas faziam a festa. Só que a arquibancada era vendida por R$75, quase o dobro do preço.

O protesto dos torcedores contra o que acontece nos grandes jogos procede. Os cambistas trabalham livremente, são sempre os mesmos, mas, aparentemente, não sofrem qualquer tipo de repressão.

JORNAL DOS SPORTS

O tom de despedida de Joel

Técnico do Flamengo já fala até no sucessor e não sabe explicar a razão de seu sucesso no clube

Bernardo Peirão, Nathan de Lima e Thiago Bokel

Arquivo/JS

Joel Santana fará sua última aprtida no comando do Flamengo neste domingo

Com o coração partido e a mente dividida entre Flamengo e a Seleção da África do Sul, o técnico Joel Santana já não consegue mais esconder a emoção pelos últimos momentos dirigindo o clube de maior torcida do Brasil. Pior: como o grupo ficará concentrado no hotel em que está hospedado até horas antes da decisão do Campeonato Carioca, amanhã, às 16h, contra o Botafogo, no Maracanã, é provável que o treinador nem tenha tempo para passar na Gávea para se despedir.

Como confessa, ele não está querendo pensar na hora do adeus. Também não quer adiantar se comandará a equipe na partida contra o América, do México. Para essa pergunta ele sai com a seguinte resposta:

"Estão querendo saber o final do filme antes de ele acabar". Em seguida, o treinador expresssa a angústia por ter que deixar o clube: "Sinto-me muito triste, mas tenho certeza de que o novo treinador encontrará um grupo forte e unido. Problemas existem em qualquer família, Mas aqui, quando um tenta escapar, nós vamos atrás para trazê-lo de volta", adianta Joel, preocupado com as jogadas de bola parada do Botafogo, principalmente pela habilidade do apoiador Lucio Flavio.

Ele ainda comenta a possibilidade de o Flamengo contratar Geninho como seu substituto:

"É um grande profissional. Se vier, o clube estará bem servido. Eu já o substituí no Vasco e, agora, os papéis podem inverter-se. Todo mundo hoje quer treinar o Flamengo, por causa desse grupo maravilhoso", elogia.

Com quatro passagens pelo clube, Joel criou laços tão fortes que chegou a comparar a função de treinar o Flamengo com a Seleção.\ "São duas sensações iguais. Talvez aqui seja até mais difícil, pois muitas vezes a responsabilidade é maior.”\

Mas por que Joel Santana conquistou o carinho da imensa torcida rubro-negra? Talvez nem ele mesmo saiba a resposta. Ao se definir, usa a humildade característica dos grandes vencedores:

"Não sou melhor nem pior, apenas um treinador diferente".

A marca centenária de Bruno

Goleiro busca bicampeonato no dia em que completa 100 jogos com a camisa do Flamengo

Thiago Bokel e Pedro Carrion

Arquivo/JS

Bruno chegou em agosto de 2006 e, desde então, transformou-se em um dos líderes do time do Flamengo. Ele luta pelo bicampeonato carioca

Mineiro de nascimento, mas não de personalidade. Assim pode ser descrito o goleiro Bruno. Ele, que contradiz o ditado de que quem nasce em Minas Gerais adquire seu espaço quieto, é, ao lado de Fábio Luciano, o maior líder do atual elenco rubro-negro. Explosivo muitas vezes e simpático em inúmeras outras, o jogador terá um dia especial amanhã. Além de jogar a final do Campeonato Carioca,estará completando 100 jogos com a camisa do Flamengo.

Marca tão especial não poderia vir em melhor hora. Bruno poderá atingi-la sendo campeão pela segunda vez desde que chegou ao clube, em agosto de 2006. Naquela época, os seus direitos federativos haviam sido comprados pelo fundo de investimentos MSI, e ele teve que deixar o Atlético-MG, no meio da Série B, para se transferir para o Corinthians. Mas as coisas não deram certo em São Paulo.

Inexplicavelmente, o então técnico Emerson Leão o relegava à função de terceiro na posição  e Bruno nem chegava a ficar no banco. Insatisfeito, ele não titubeou ao receber a proposta do Flamengo, que estava desesperado atrás de goleiro. A partir daí, o caso de amor entre clube e jogador só fez aumentar.

“Jogar pelo Flamengo é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Quando cheguei, minhas metas eram fazer boas atuações e conquistar títulos para marcar meu nome na história do clube. Por coincidência, completarei essa marca em uma decisão. Espero conquistar o título para que a data fique marcada positivamente na minha carreira”, desejou Bruno, que em 99 jogos, sofreu 125 gols.

Apesar da marca centenária, ele não quer uma camisa comemorativa como aconteceu com Ibson e Obina no ano passado.\ "Deixa minha camisa bonitinha como ela é. Se quiserem colocar dois zeros à frente do um, tudo bem. Aí eu ficaria 001", brincou.\

Flamengo coloca o pé na estrada

Rubro-Negro enfrentará, fora de casa, as equipes do Uberlândia e do Rio Claro pelo Nacional

Eduardo Vieira

Nina Lima

O pivô Alírio vem brilhando com a camisa do Flamengo e pode ser poupado pelo técnico Chupeta

Nem bem  encerrou a maratona da Liga Sul-Americana o Flamengo já segue em outra viagem. A equipe rubro-negra, do ala Marcelinho Machado, chegou da Argentina, onde ficou com o vice-campeonato da Liga Sul-Americana 2008, ontem, e já segue para uma excursão.

O técnico Paulo Chupeta, o estrategista, terá que administrar o desgaste físico do elenco, que vem de sucessivos jogos, além de ter sofrido muita pressão psicológica no desafio contra os argentinos. Além de Marcelinho, os mais utilizados foram Duda Machado, Alírio, Hélio, Amiel e Coloneze.

Maratona

Os cariocas seguem para Uberlândia (MG) e Rio Claro (SP), onde enfrentam, amanhã, e na terça-feira, as equipes locais, antes de receberem o Brasília (DF), na quinta-feira , no Rio de Janeiro, fechando a participação na fase classificatória do Campeonato Nacional de Basquete.

Líder isolado e equipe de melhor campanha da competição com 37 pontos (18v01d), o Flamengo dribla o cansaço para apenas ‘cumprir tabela’ diante de mineiros, paulistas e brasilienses, antes de medir forças com o Cetaf (ES), na série melhor-de-cinco dos playoffs de quartas-de-final. Uma 'maratona' de viagens e cinco jogos em apenas oito dias.

Respeito

“Essa viagem para a Argentina foi muito desgastante, pela derrota e pela distância, mas sabíamos que seria assim. Agora temos três partidas pela frente, para terminar a fase de classificação, e vamos buscar bons resultados, mas pensando jogo a jogo”, comentou Marcelinho, que sabe das dificuldades que o Flamengo enfrentará nos próximos jogos:

“Mesmo que já tenhamos o primeiro lugar garantido, a nossa obrigação é entrar em quadra para vencer, respeitando os nossos adversários, lutando por bons resultados, a começar pelo jogo em Uberlândia, um time que vem crescendo de produção no campeonato, que joga muito forte e ainda luta para melhorar a posição na tabela“, afirmou Marcelinho, cestinha da competição com 433 pontos (média de 24,1 por jogo).

O DIA

Joel entrega: técnico será Geninho

'Papai' rubro-negro deixa escapar que técnico do Galo é a bola da vez: ‘Ele vai encontrar um time arrumadinho’

Janir Júnior e Martha Esteves

Rio - Para Joel Santana, Geninho, atualmente no Atlético-MG, será seu sucessor. Ontem, ao ser questionado sobre seu substituto, o atual treinador rubro-negro escorregou e comentou como se tudo já estivesse acertado.

“No Vasco, quando ele saiu eu assumi, e o time estava mal. Mas, agora, ele, que é um grande profissional, encontrará uma equipe arrumadinha”, afirmou Joel, que depois tentou se esquivar do assunto: “Vamos ver se ele realmente será contratado. Não opinei na escolha porque só respondo aquilo que me perguntam”. Caio Júnior, do Goiás, é a segunda opção do clube, caso não haja acerto com Geninho.

Joel está visivelmente emocionado com sua despedida. “Sou movido a alegrias, então, nem quero pensar na saída. Quando vivo o lado da tristeza sou fraco”, admitiu o treinador, que não encara sua saída como um adeus: “É apenas um ‘até breve’. Vou ali na esquina e já volto”.

O treinador, no entanto, não acredita que sairá por baixo caso perca o título estadual. “Minha vida não será marcada apenas por um jogo. Contra o Botafogo, estará em jogo um trabalho de quase 10 meses”, completou o treinador, que ainda não sabe se comandará o time quarta-feira, no jogo de volta contra o América do México, pela Libertadores.

Além de os jogadores lutarem para dedicar o título a Joel, os torcedores irão prepara um bolo com alguns dizeres para oferecer ao técnico na segunda-feira.

Rio - Bruno completará amanhã, contra o Botafogo, o centésimo jogo com a camisa do Flamengo. Ao mesmo tempo em que dispensou qualquer tipo de homenagem na camisa — ele usará o número 1, em vez de 100, como é comum ao atingir essa marca — o goleiro ganhou um terço de uma torcedora.

“Será uma decisão importante para o clube e especial para mim. Ainda mais chegar ao centésimo jogo numa final”, afirmou o goleiro.

Depois de conseguir o status de ídolo ao substituir Júlio César, Bruno ainda sonha com um gol de falta na decisão. Ele marcou contra o Coronel Bolognesi. “Os torcedores confiam em mim, percebo isso pelo carinho que recebo nas ruas”, destacou o jogador, demonstrando seu lado supersticioso: “Não usarei o 100. Minha camisa está bonitinha. Posso até colocar dois zeros à frente do um, pois ficaria 001”.

Saudado pelos torcedores rubro-negros como sendo o melhor goleiro do Brasil, Bruno também poderá ver do campo a bandeira que os admiradores fizeram recentemnete para homenageá-lo: abaixo do seu nome, a definição: muralha.

Raça, amor e paixão pelo 30º título

Rio - Não há desculpa. No discurso de Joel Santana e dos jogadores, o cansaço pela viagem ao México não é deixado de lado, mas em nenhum momento é usado como possível fator de desequilíbrio na decisão. E, se as pernas cansarem, todos prometem que o combustível será raça, amor e paixão na luta para conseguir o 30º título estadual e se igualar ao recordista Fluminense.

“Não vamos arrumar desculpas. Vamos buscar energias, pois numa decisão vale tudo. O Flamengo é maior do que qualquer cansaço”, afirmou Joel Santana.

Depois de uma viagem de 11 horas de retorno do México, os jogadores desembarcaram ontem pela manhã no Rio e seguiram direto para concentração. O grupo fez um leve treino físico. As fisionomias cansadas contrastavam com o discurso inflamado dos rubro-negros.

“O desgaste existe, mas a gente vai espantar isso dentro de campo. Vamos com raça, coração e vontade”, destaca Leonardo Moura.

Para o lateral, ainda existe outra motivação: “Se conquistarmos o título, vamos nos igualar ao Fluminense. Entraremos para a história do clube ”, espera.

Recuperado de lesão, Renato Augusto deverá ficar no banco. O restante do time deve ser a tropa de elite, que fez sucesso em 2007. A dúvida no meio-campo é entre Jaílton e Kléberson

Fábio Luciano está pronto para levantar a taça estadual

Rio - Capitão que se preza tem o braço forte para levantar taças e a cabeça no lugar para comandar o time numa final. O zagueiro Fábio Luciano, paulista de Vinhedo, está mais do que pronto para ser campeão estadual logo em sua primeira decisão no futebol do Rio.

O camisa 3 da Gávea sabe que o jogo contra o Botafogo, amanhã, vai ser difícil, mas entende que o time rubro-negro está concentrado e bem preparado para mais uma decisão, já que superou duas em três dias.

“Vencer o Botafogo e o América do México nos fortaleceu em todos os aspectos. Estamos mais confiantes e ambientados com decisões, porque vivemos essas situações duas vezes. Vejo isso pelo lado positivo”, diz.

Apesar da possibilidade de o time de Cuca entrar mais ofensivo, com três atacantes, não amedronta o zagueiro e nem o faz sentir-se com mais responsabilidade, já que o Flamengo será campeão se não levar gols.

“Vamos manter a seriedade e o correto posicionamento. O Cuca tem jogadores para tornar seu esquema mais ofensivo, mas a obrigação de marcar e evitar gols é de todos em campo”, entende.

E mais: Fábio Luciano avisa que o time não deve entrar em campo usando a vantagem\ do empate como primeira opção. O capitão rubro-negro espera que o time tenha postura ofensiva e parta em busca da vitória desde o primeiro minuto.\

“Quem entra em campo pensando em não vencer só tem a perder. Temos a chance de igualar os números de títulos do Fluminense (30) e estamos focados em dar essa alegria ao Joel e à nossa maravilhosa torcida”.

Fifa elege Marcinho o melhor sul-americano da semana

Rio - A Fifa elegeu o meia-atacante Marcinho, do Flamengo, o melhor jogador sul-americano desta semana, devido a atuação do camisa 22 na goleada por 4 a 2 sobre o América do México. O site da entidade destacou os dois gols feitos por Marcinho.

A partida, inclusive, também foi eleita a melhor da semana. A atitude do Flamengo em campo ganhou destaque no site da Fifa.

GAZETA ESPORTIVA

Bruno chega ao 100° jogo com o Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - E se a partida de domingo contra o Botafogo, pela final do Campeonato Carioca, pode marcar a despedida de Joel Santana, a final também será importante para o goleiro Bruno por um outro motivo. O arqueiro completará cem jogos com a camisa rubro-negra. Apesar do assédio de alguns clubes do exterior, Bruno garante que não pensa em deixar o Flamengo.\ “Estou muito feliz aqui no Flamengo, onde tenho o respeito e o carinho de todos”, comentou o goleiro flamenguista.\

Enquanto o pensamento da comissão técnica e dos jogadores está na final do Carioca, a diretoria iniciou nesta sexta-feira a venda de ingressos para o jogo da próxima quarta, contra o América-MEX, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã.

Os ingressos mais baratos são os das cadeiras inferiores e custam R$ 30. Já os de arquibancada verde e amarela estão sendo vendidos a R$ 40. O Flamengo disponibilizou cinco postos de venda: Bilheterias da Gávea (Flamengo), bilheterias de General Severiano (Sede do Botafogo), Bilheterias do Estádio Caio Martins (Niterói), bilheteria 08 do Maracanã e Estádio João Havelange (Engenhão), bilheteria Norte. A carga total é de 68.130 ingressos.

Flamengo volta e descansa para a final\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Após dar um passo importante para se classificar para as quartas-de-final da Copa Libertadores, a delegação do Flamengo chegou ao Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira. Já pensando na decisão do Campeonato Carioca, domingo contra o Botafogo, o time seguiu direto para a concentração em um hotel na Zona Oeste da cidade.\ No aeroporto, cercados por quase cem torcedores, os jogadores pararam para conversar com a imprensa e garantiram que a maratona não irá atrapalhar a equipe na final de domingo.\

“O cansaço é natural da viagem, mas nada que irá atrapalhar domingo. Time que quer ser campeão não pode ligar para cansaço. E a torcida pode esperar muita disposição. Nossa equipe estará descansada e vamos buscar a vitória”, comentou o meia-atacante Marcinho.

Neste sábado, os titulares do Flamengo também não irão realizar nenhum treinamento e a ordem do preparador-físico Ronaldo Torres é que todos descansem o máximo possível para a final do Estadual. Como venceu por 1 a 0 no último final de semana, o Rubro-Negro conquista o título até com um empate. “Vamos fazer um processo de descanso para os jogadores e vamos ver se o time entre com tudo no domingo”, confirmou o técnico Joel Santana

O técnico deve se despedir do Flamengo após a decisão do Carioca, pois já assinou contrato com a seleção da África do Sul. Diante da possibilidade de ficar para o jogo de volta da Libertadores contra o América-MEX, Joel Santana preferiu o mistério. “Agora não é hora de falar nisso. O momento é de pensar somente na decisão”, desconversou o treinador rubro-negro.

Joel Santana também preferiu não se manifestar sobre as mudanças que Cuca poderá promover no Botafogo para a decisão. “Não quero falar de Botafogo. Eles fazem a parte dele e nós vamos fazer a nossa”, afirmou Joel Santana.

Sem nenhum treinamento até a hora do jogo, o técnico Joel Santana faz mistério e não antecipa a escalação. Mas o meia-atacante Renato Augusto deve iniciar a decisão no banco de reservas. O jogador não viajou ao México e realizou tratamento, recuperando-se de um problema na perna direita. Renato, inclusive, já voltou a treinar com bola e está à disposição, mas Joel deve manter Marcinho no ataque, pois o jogador foi bem contra o América-MEX e marcou dois gols.

O meia Toró e o lateral-direito Leonardo Moura, que ficaram no banco contra o América-MEX, voltam naturalmente ao time. Leonardo, por sinal, entrou no segundo tempo deste jogo e foi um dos destaques com um bonito gol e passe para outro, anotado por Diego Tardelli.

“Espero repetir a atuação que tive lá no México também no domingo para que a gente possa conquistar o título”, afirmou o lateral rubro-negro.

Caso não haja nenhuma surpresa até a hora do jogo, o Flamengo vai para a decisão com a seguinte escalação: Bruno; Leonardo Moura, Ronaldo Angelim, Fábio Luciano e Juan; Cristian, Kleberson, Toró e Ibson; Marcinho e Souza.

PELÉNET

Bruno celebra fato de realizar seu 100º jogo pelo Flamengo

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Independentemente do título, o goleiro Bruno tem motivos para comemorar no domingo, quando o Flamengo encara o Botafogo, às 16h, no Maracanã, no segundo jogo da final do Campeonato Estadual. Esta será a centésima partida do arqueiro com a camisa rubro-negra.

Bruno realiza, domingo, contra o Botafogo, seu centésimo jogo pelo clube rubro-negro

"Jogar pelo Flamengo é uma honra, mas também uma responsabilidade muito grande. Quando cheguei ao clube, tracei como meta ter boas atuações e conquistar títulos para marcar meu nome na história do Flamengo", disse Bruno, complementando.

"Completar 100 jogos por um dos maiores clubes do Brasil é uma felicidade enorme e tenho que agradecer muito aos torcedores pelo apoio. Por coincidência, completarei essa marca numa decisão de Campeonato Estadual. Espero conquistar o título para que essa data fique marcada positivamente na minha carreira", emendou.

O goleiro ainda destacou um jogo em especial, dentre os 99 que já disputou pelo Flamengo. De acordo com ele, a decisão do último Estadual, contra o mesmo Botafogo, foi algo inigualável. A partida terminou empatada em 2 a 2 e foi vencida nos pênaltis pelo time da Gávea. Bruno defendeu duas cobranças.

"Aquele jogo foi demais. Foi uma decisão, com o estádio lotado e a partida foi muito equilibrada. Procuro me manter concentrado e até um pouco frio, principalmente nas cobranças de pênaltis. Mas quando terminou o jogo, foi muita emoção. Não vou esquecer nunca aquele dia e espero sentir aquela mesma felicidade após a partida de domingo", lembrou.

Além de fazer sua parte embaixo das traves, o goleiro começa a ganhar a torcida com uma outra função: a de goleador. Até agora foi apenas um gol, de falta, na vitória por 2 a 0 sobre o Coronel Bolognesi-PER, pela Copa Libertadores deste ano. Contudo, sempre que alguém é derrubado próximo da área adversária, os rubro-negros gritam seu nome das arquibancadas.

O goleiro chegou à Gávea no segundo semestre de 2006 e prontamente tomou a vaga do então titular Diego, que havia, inclusive, acabado de conquistar a copa do Brasil como dono da camisa 1. Sua estréia ocorreu dia 2 de setembro, quando o Flamengo acabou perdendo por 2 a 1 para Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Naquele ano o arqueiro disputou 18 jogos.

Em 2007, já completamente adaptado e nas graças da torcida, Bruno participou de 58 confrontos. Na atual temporada, entrou em campo em 23 oportunidades.

Joel não opina, mas dá a entender que Geninho pode substituí-lo

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Joel Santana cometeu um pequeno deslize na entrevista coletiva desta sexta-feira, em um hotel da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, local onde o Flamengo está concentrado. O treinador deu a entender que Geninho poderá ser o seu substituto no comando rubro-negro para a seqüência da temporada.

Inclusão de Renato Augusto ainda depende do médico do Flamengo, José Luiz Runco

De contrato assinado para ser o técnico da África do Sul, Joel Santana desconversou sobre o seu possível substituto, mas ao ser indagado sobre Geninho, elogiou muito o trabalho do atual técnico do Atlético-MG.

"Não quero falar do meu substituto. Mas, se o Geninho for o escolhido, ele encontrá uma equipe montada. Se a diretoria optar por ele, eu desejo muita sorte", disse.

O treinador aproveitou o momento para apontar uma curiosidade: assim que Geninho deixou o comando do Vasco, em 2004, após uma derrota para o Palmeiras, por 5 a 2, em São Januário, pelo Brasileiro, a cúpula cruzmaltina recorreu ao Natalino para tirar a equipe do momento delicado que se encontrava.

"Mais uma vez um time estava em baixa e recorreram ao velho aqui para dar uma levantada e assim foi feito", gabou-se.

O vice de futebol Kleber Leite será o encarregado de anunciar o substituto de Joel Santana. "Velha raposa", o treinador deixou claro que não conversou com o amigo sobre o assunto.

"Conheço o Kleber desde 1996 e ele me conhece bem. Se ele pedir minha opinião, darei sem problema. Mas isso não aconteceu", encerrou.

Botafogo x Flamengo: divulgados público e renda

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Botafogo e Flamengo só se enfrentam no domingo, a partir das 16h, no Maracanã. Porém, nesta sexta-feira, já foi divulgado o público pagante e a renda para a grande final do Campeonato Estadual: 78.716 e R$ 1.715.135,00. As informações são da assessoria de imprensa rubro-negra.

Maracanã estará lotado para a final do Estadual entre Botafogo e Flamengo

Foram vendidos nos postos 68.030 bilhetes. Porém, os dois clubes ainda compraram outros ingressos, que foram repassados para dirigentes, patrocinadores, entre outros. A expectativa é de que o público presente gire em torno de 85 mil.

No primeiro jogo da final, Flamengo e Botafogo proporcionaram um público de 63.413 (67.941 presentes), que originou uma renda de R$ 1.333.455,50.

A torcida do Flamengo "massacrou" a do Botafogo. Após a "goleada", cogitou-se a idéia de uma parte do espaço ocupado pelos alvinegros no Maracanã ser cedido aos rubro-negros. Porém, a Polícia Militar rechaçou esta possibilidade.

Como o Flamengo venceu o primeiro duelo por 1 a 0, o Rubro-Negro joga por um simples empate para faturar o bicampeonato estadual e o seu 30º título da história desta competição, igualando-se ao Fluminense.

Já o Botafogo precisa derrotar o Flamengo por dois ou mais gols de diferença. Caso o triunfo seja pela contagem mínima, independentemente do placar, a decisão acontece nas penalidades máximas.

Flamengo vai esperar até o último momento por Renato Augusto

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

Apesar de todo o otimismo do médico José Luiz Runco, ainda é incerta a presença de Renato Augusto na partida que o Flamengo fará contra o Botafogo, domingo, às 16h, no Maracanã, pela decisão do Campeonato Estadual. Embora o meia tenha poucas condições de atuar, Joel Santana disse que irá esperar até o último momento pelo seu camisa 10.

Fotocom

Inclusão de Renato Augusto ainda depende do médico do Flamengo, José Luiz Runco

"Aguardarei pelo Renato Augusto para definir o time. Trata-se de um jogador formado nas categorias de base do clube e que tem um histórico de desequilibrar em finais", disse, deixando no ar, porém, que dificilmente o atleta terá condições.

"É um jovem que cresce muito nos jogos importantes. Seria deselegante dizer que não irei esperar por ele", afirmou.

O discurso de incentivo do treinador rubro-negro foi apoiado nas palavras do lateral-direito Leonardo Moura. Amigo pessoal do meia, o jogador espera pela pronta recuperação de Renato Augusto.

"Torço muito para que ele tenha condições. O Renato esteve conosco quando o time estava no fundo do poço. Seria muito bom conquistarmos o título e com ele atuando", afirmou o lateral.

Força-tarefa para deixar o apoiador em condições de jogo

Renato Augusto sequer seguiu com o grupo para o México, onde o Flamengo enfrentou e venceu o América, por 4 a 2, pela Copa Libertadores. Ao invés disso, o meia ficou no Rio de Janeiro para intensificar a recuperação de um problema no joelho direito.

O jogador treinou em dois períodos e se esforçou para ficar pelo menos à disposição de Joel Santana no banco de reservas. Porém, caberá ao médico José Luiz Runco decidir a sua participação ou não no embate.

O médico da seleção brasileira avaliou Renato Augusto nesta sexta-feira e o meio-campo respondeu bem a bateria de exercícios. Apesar de mostrar boa recuperação da lesão, o que pesa contra o apoiador é o fato de estar longo período inativo.

Melhores do Estadual do Rio serão conhecidos na próxima 2ª feira

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) divulgou nesta sexta-feira a lista dos finalistas aos prêmios dos melhores do Campeonato Estadual. São três jogadores em cada posição, além de treinador, atleta revelação, craque do competição, artilheiro, árbitro e equipe mais disciplinada. A festa de premiação e encerramento acontece na próxima segunda, dia 5 de maio, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade.

Os jogadores foram escolhidos por jornalistas esportivos e torcedores, que votaram através do site da Ferj. O evento terá um show de humor, além de sorteio de passagens para Orlando, na Flórida-EUA, entre os indicados aos prêmios.

Porém, antes da festa, Botafogo e Flamengo duelam pelo título da competição. O derradeiro jogo será realizado neste domingo, às 16h, no Maracanã.

Por ter vencido a primeira partida por 1 a 0, gol do atacante Obina, o Rubro-Negro joga por um simples empate para faturar o bicampeonato estadual e o seu 30º título da história desta competição, igualando-se ao Fluminense.

Já o Botafogo precisa derrotar o Flamengo por dois ou mais gols de diferença. Caso o triunfo seja pela contagem mínima, independentemente do placar, a decisão acontece nas penalidades máximas.

Para o clássico deste domingo, todos os 68.030 ingressos estão vendidos desde a última quarta-feira. O Maracanã receberá um público em torno de 79 mil torcedores, já que 11 mil bilhetes são destinados aos dois clubes e entidades, como a Ferj.

No primeiro jogo da final, Flamengo e Botafogo proporcionaram um público de 63.413 (67.941 presentes), que originou uma renda de R$ 1.333.455,50.

Confira a lista dos finalistas

Goleiro: Fernando Henrique (Fluminense), Bruno (Flamengo) e Tiago (Vasco).

Lateral-direito: Alessandro (Botafogo), Leonardo Moura (Flamengo) e Wagner Diniz (Vasco).

Zagueiro 1: Jorge Luiz (Vasco), Thiago Silva (Fluminense) e Ronaldo Angelim (Flamengo).

Zagueiro 2: Fábio Luciano (Flamengo), Luiz Alberto (Fluminense) e André Luís (Botafogo).

Lateral-esquerdo: Triguinho (Botafogo), Junior Cesar (Fluminense) e Juan (Flamengo).

Volante 1: Túlio (Botafogo), Diguinho (Botafogo) e Cristian (Flamengo).

Volante 2: Arouca (Fluminense), Ibson (Flamengo) e Leandro Bomfim (Vasco).

Meia 1: Thiago Neves (Fluminense), Morais (Vasco) e Zé Carlos (Botafogo).

Meia 2: Darío Conca (Fluminense), Renato Augusto (Flamengo) e Lúcio Flávio (Botafogo).

Atacante 1: Marcinho (Flamengo), Wellington Paulista (Botafogo) e Jorge Henrique (Botafogo).

Atacante 2: Souza (Flamengo), Washington (Fluminense) e Alexsandro (Resende).

Treinador: Cuca (Botafogo), Joel Santana (Flamengo) e Renato Gaúcho (Fluminense).

GLOBOESPORTE

Na carcaça de Rambo, Joel esconde tristeza

Grande fã de Sylvester Stallone, técnico tenta posar de durão antes do adeus ao Flamengo

Eduardo Peixoto

Técnico Joel Santana tem que dar uma de Rambo para se manter durão

Joel Santana odeia filmes de suspense e terror. Prefere assistir aos triunfos do corajoso Rambo. E, talvez inspirado no herói vivido por Sylvester Stallone, o treinador rubro-negro erga a cabeça e olhe à frente para evitar momentaneamente a tristeza pela iminente saída do Flamengo.

Vivendo seus últimos dias na quinta passagem pela Gávea, ele diz que prefere não fazer qualquer contagem regressiva.

- Não estou pensando nisso porque eu vivo de alegria. E se começar a imaginar esta saída prematura, as coisas vão para o outro lado e aí não é legal.

'Vou até a esquina e já volto'

A todo momento, o comandante exalta o companheirismo e a família que construiu nos nove meses de Flamengo. Lembra da disciplina e do empenho dos jogadores e demonstra que está com o "coração partido" por sair do clube.

- Sei lá. Estou querendo empurrar com a barriga o momento do adeus. Foi uma decisão muito difícil e não quero sequer pensar como vou me sentir. Essa saída machuca.

O contrato com a África do Sul vai até o fim da Copa do Mundo de 2010. Realizando um sonho profissional, o treinador deixa um recado aos flamenguistas.

- Vou até a esquina e já volto.

Neste domingo, o Flamengo disputa a final do Campeonato Carioca contra o Botafogo, às 16h. A partida pode marcar a despedida dele. A princípio, Joel se apresenta à África do Sul na terça-feira. Porém, ele negocia um adiamento para poder dirigir o Rubro-Negro nas oitavas-de-final da Libertadores

Finais ameaçadas de terem ingressos falsos

Modelo de confecção de entradas desaparece da empresa que faz os bilhetes

As finais dos Campeonatos Carioca, Paulista e Mineiro estão ameaçadas de terem um derrame de ingressos falsos. Isto porque a BWA, empresa que confecciona os bilhetes para os jogos Flamengo x Botafogo, Palmeiras x Ponte Preta e Cruzeiro x Atlético-MG, denunciou o desaparecimento de um modelo de confecção.

A polícia paulista já investiga o caso e o Grupamento Especial de Policiamento em Estádio (Gepe) do Rio já foi informado oficialmente. O major do Gepe, João Jaques Busnello, orienta o torcedor para que não compre ingressos na mão de cambistas. Não há sequer idéia de quantos ingressos falso foram produzidos.

- Já é objeto de investigação policial em São paulo o furto ou desvio de material para a confecção de ingressos. A BWA registrou ocorrência. Fomos informados que ingressos falsos serão vendidos no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte - diz Busnello ao jornal "O Globo".

Felipão: 'Joel está impossível'

Técnico da seleção de Portugal rasga elogios ao futuro comandante da África do Sul

Felipão, mesmo estando em Portugal, não deixa de acompanhar o futebol brasileiro

O técnico Luiz Felipe Scolari está em Portugal, onde faz os últimos preparativos para divulgar os convocados da seleção lusitana que vai disputar a Eurocopa, em junho. Mesmo assim, o pentacampeão mundial não deixa de acompanhar o futebol no Brasil. E não poupa elogios ao técnico do Flamengo, Joel Santana.

- O Joel está impossível. Eu estou contente porque teve uma época que ele passou por dificuldades em alguns times, mas foi para o Japão, voltou, foi muito bem no Flamengo e agora vai para a Copa do Mundo (com a seleção da África do Sul). O Joel está equilibrado, está tranqüilo. É um grande momento do Joel - elogia Scolari, em entrevista à Rádio Globo.

Scolari revelou ainda que acredita que as cinco equipes brasileiras têm totais condições de passar às quartas-de-final da Libertadores. Para ele, a que terá mais dificuldade é o Cruzeiro.

- O Boca Juniors é, de todos na América do Sul, o adversário que menos eu gostaria de enfrentar. Mas acho que o Cruzeiro tem condições de fazer 1 a 0, depois dar bico para todo lado e chegar lá - acrescentou.

Fla faz preparação atípica para final

Jogadores ficam isolados no hotel e só saem de lá para o jogo de domingo

Eduardo Peixoto

Em vez de gramado, chão de mármore. A Gávea deu lugar ao salão Versailles de um hotel luxuoso na Barra da Tijuca. A preparação entre quatro paredes do Flamengo para a decisão do Campeonato Carioca talvez seja inédita. Mas é necessária.

Depois da viagem ao México, a ordem é descansar. Por isso, houve um treino leve na academia nesta sexta-feira e somente um alongamento está programado para o sábado. O incentivo dos torcedores está suspenso no quartel-general rubro-negro. Ou quase.

- É uma coisa nova ficar somente no hotel nestes dias que antecedem a uma decisão. Mas aqui também tem o apoio dos funcionários e também dos outros hóspedes. E acho que agora é a hora de ficarmos mais calmos - diz o lateral-direito Leo Moura.

O Flamengo venceu o Botafogo no primeiro jogo da final por 1 a 0 e joga apenas por um empate para conseguir o bicampeonato carioca. A partida começa domingo, às 16h, e terá acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM. A TV Globo  transmite a partida ao vivo para o Rio de Janeiro.

Joel Santana 'entrega' Fla para Geninho

Técnico do Flamengo deixa escapar que treinador do Atlético-MG deverá substituí-lo

Eduardo Peixoto

Geninho é o mais cotado para substituir Joel Santana como técnico do Flamengo

A disputa para substituir Joel Santana como treinador do Flamengo, aparentemente, tem dois concorrentes: Caio Júnior e Geninho. Porém, o segundo é o favorito para assumir. E nesta sexta-feira, esse favoritismo aumentou. O treinador do Atlético-MG ganhou o "ok" do atual comandante rubro-negro. Joel elogiou Geninho e deu a entender que o técnico do Galo vai ocupar o cargo.

- Ele (Geninho) é um grande profissional e terá uma equipe montada - disse Joel.

Depois, o futuro técnico da seleção da África do Sul tentou consertar:

- Isso se ele realmente for contratado. Não opinei na escolha porque só respondo o que me perguntam.

A princípio, Joel ficaria no Flamengo até a próxima segunda-feira. Mas o treinador costura um acordo com a federação sul-africana para dirigir o Rubro-Negro na partida de volta contra o América-MEX, pela Taça Libertadores, quarta-feira.

Em seu blog no site do jornal "Extra", o jornalista Gilmar Ferreira afirma que Geninho é o nome de preferência da diretoria do Flamengo para substituir Joel. A contratação dependeria apenas do treinador convencer os dirigentes do Atlético-MG a abrirem mão da multa rescisória prevista em seu contrato. Caso Geninho não consiga obter a liberação do Galo, Caio Júnior, que decide o Campeonato Goiano no comando do Goiás no domingo, é a alternativa.

Bruno terá dia especial no domingo

Goleiro completa 100 jogos pelo Flamengo na final: 'Que bela coincidência'\ Eduardo Peixoto\

Bruno treina faltas no Flamengo

O "melhor goleiro do Brasil", na opinião da torcida do Flamengo, terá um dia especial no próximo domingo. Depois de um ano e oito meses, Bruno completará 100 jogos pelo clube. E logo numa final.

- Será um jogo importante para o Flamengo, importante para o Botafogo e especial para mim. Que bela coincidência chegar ao centésimo jogo numa decisão de Campeonato Carioca - diz.

Nos 99 jogos que disputou, o goleiro tem saldo amplamente favorável. Ocupou a lacuna deixada por Julio Cesar, foi preponderante na conquista do Estadual de 2007 e até fez gol de falta. As falhas existiram, claro. Mas a torcida confia nele.

- Eu percebo que eles confiam em mim. Dá para notar isso nas ruas. Mas não gosto de dizer que sou ídolo. Não cabe a mim decidir isso - diz, humilde.

Número 100 está vetado

Diversos jogadores do atual elenco do Flamengo chegaram à marca centenária. Alguns deles, como Ibson e Obina, jogaram a partida emblemática com o número 100 às costas. Supersticioso, Bruno agradece, mas passa tal homenagem.

- Nada de número 100. Quero ficar lá com a minha camisa bonitinha. Se quiserem colocar dois zeros à frente do um, tudo bem. Aí eu ficaria 001 - declara, entre risadas.

LANCE

Joel vacila e diz que Geninho é o sucessor

Treinador se atrapalha e diz que Geninho assumirá uma equipe bem montada

Joel deixou escapulir que Geninho será o novo comandante

LANCEPRESS!

A decisão do Campeonato Carioca e a eminente classificação para as quartas-de-final da Copa Libertadores são assuntos em alta na Gávea. Entretanto, o sucessor de Joel Santana também é tratado nos corredores da Gávea. Especula-se que Geninho, atualmente no Atlético-MG, será o novo comandante rubro-negro.

E os indícios que Geninho está fechado com o Flamengo ganhou força nesta sexta-feira com a derrapada de Joel Santana.

- O Geninho é um grande profissional, uma pessoa nobre. Eu o respeito por seu caráter. É um bom treinador e pegará uma equipe montada - afirmou Joel Santana.

A situação de Geninho no Atlético-MG não é das mais delicadas. Após perder por 5 a 0 para o Cruzeiro na primeira partida da final do Campeonato Mineiro, Geninho é um nome que passou a ser possível na Gávea.

Entretanto, Joel percebeu o deslize e tentou arrumar a situação.

- Se for ele mesmo, eu o desejo boa sorte. A diretoria não me passou nada sobre quem vai assumir o time. Se me perguntarem quem deveria chegar, eu opino. Como não o fizeram, eu não disse nada - concluiu.

Bota x Fla: jogadores acostumados com finais

Protagonistas da decisão do Carioca sabem bem o que é disputar uma final

Kleberson e Túlio conquistaram bastante títulos ao longo de suas carreiras

Bernardo Besouchet RIO

Danilo Santos RIO

Decisão. Maracanã lotado. Torcedores e jogadores com os nervos a flor da pele. Todos em busca do mesmo objetivo: a conquista do Campeonato Carioca de 2008. Do lado rubro-negro, o sonho pelo 30º título estadual. Já os alvinegros sonham com a vingança da final de 2007, quando o Flamengo levou a melhor nos pênaltis.

Mas ao analisar o currículo de cada um dos jogadores, final não é novidade para muitos deles. No lado rubro-negro não terá um jogador sequer que já não tenha conhecido a glória de levantar o caneco e se sentir campeão.

No lado alvinegro, apenas Renan e Wellington Paulista não sabem o que é decisão com estádio lotado. Junto a eles, o volante Leandro Guerreiro nunca deliciou a emoção de levar uma torcida inteira a explosão de felicidade com um título em uma final.

Entre os jogadores que irão a campo no domingo, títulos de expressão estarão em campo: Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e muitos regionais espalhados pelo Brasil.

Pelo lado rubro-negro chama a atenção o volante Kleberson. Das cinco finais que disputou, Kleberson ganhou todas, inclusive da Alemanha, quando estava na Seleção Brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari em 2002.

Já pelo lado alvinegro, o volante Túlio é o mais experiente em decisões. Foram, no total, dez finais e oito títulos. Muitos pelo Goiás. Curiosamente, pelo Alvinegro, nenhum.

Outros jogadores chamam a atenção pelo vasto currículo. São os casos de Lucio Flavio (oito decisões e cinco títulos), Zé Carlos (nove finais e oito conquistas), Jorge Henrique (sete decisões e cinco taças), Fábio Luciano (cinco decisões e quatro títulos) e Ronaldo Angelim (oito finais e seis taças).

Agora só resta esperar domingo para saber quem vai melhorar ainda mais seu vasto currículo de conquistas.

Confira quantas finais e títulos têm cada jogador que irá a campo domingo:

FLAMENGO

Bruno - 1 final e 1 título\ Léo Moura - 2 finais e 2 títulos\ Fábio Luciano - 5 finais e 4 títulos\ Ronaldo Angelim - 8 finais e 6 títulos\ Juan - 4 finais e 3 títulos\ Cristian - 1 final e 1 título\ Ibson - 1 final e 1 título\ Kleberson - 5 finais e 5 títulos\ Toró - 2 finais e 2 títulos\ Marcinho - 3 finais e 3 títulos\ Souza - 4 finais e 4 títulos\

BOTAFOGO

Renan - Nunca disputou\ Alessandro - 8 finais e 6 títulos\ André Luis - 3 finais e 1 título\ Renato Silva - 3 finais e 3 títulos\ Túlio - 10 finais e 8 títulos\ Leandro Guerreiro - 1 final e nenhum título\ Diguinho - 2 finais e 1 título\ Lucio Flavio - 8 finais e 5 títulos\ Zé Carlos - 9 finais e 8 títulos\ Jorge Henrique - 7 finais e 5 títulos\ Wellington Paulista - Nunca disputou\

Renato Augusto tem 70% de chance de atuar

Opinião é de José Luiz Runco, médico que avaliou o jogador nesta sexta-feira

Renato Augusto deverá ser mais uma opção para o técnico Joel Santana

LANCEPRESS!

Renato Augusto ficou de fora da viagem para o México. No lugar da desgastante viagem, o jogador ficou no Rio de Janeiro fazendo tratamento que visa a segunda partida da final do Campeonato Carioca.

O jogador, revelado nas categorias de base do Flamengo, não teve moleza ao ficar no Rio de Janeiro. Treinando em dois períodos na maioria dos dias, Renato Augusto se esforçou bastante para estar em campo, mas o veredicto vai mesmo ficar nas maõs do médico José Luiz Runco, que avaliou o jogador nesta sexta-feira.

Segundo o parecer do médico, Renato Augusto tem 70% de chances de disputar a finalíssima do Estadual.

- Ele foi bem na avaliação que fizemos. Ele se movimentou e participou muito bem das atividades com o restante do grupo. Não posso falar que ele está escalado por existir também a parte física, mas ele está bem e tem 70% por chances de jogar - avaliou o doutor José Luiz Runco.

O técnico Joel Santana assume que vai esperar o jogador até momentos antes da partida.

- Claro que estou aguardando ele. É um jogador da casa que confiamos e que cresce em decisões. Vou esperar por ele até domingo. Seria até deselegante dizer o contrário - concluiu o treinador.

Decisão se Joel fica até quarta saíra só domingo

Boatos dão conta que Joel só fica no comando caso Fla conquiste o título

De malas prontas para Pretória, Joel ainda não sabe se fica até quarta-feira

LANCEPRESS!

A proximidade da despedida de Joel Santana já chama a atenção dos repórteres que cobrem o dia-a-dia do Flamengo. De contrato assinado com a seleção da África do Sul, Joel despista ao comentar se comandará o Flamengo na partida de volta das oitavas-de-final da Copa Libertadores contra o América do México.

- É apenas um até já. Só vou na esquina e volto. Quero empurrar essa despedida com a barriga, mas toda hora vocês acabam me lembrando disso disse Joel referindo-se as constantes perguntas dos repórteres sobre sua saída.

Os boatos de que Joel Santana só comandará o Flamengo na próxima quarta-feira caso seja campeão carioca no domingo contra o Botafogo não são confirmados pelo vice de futebol, Kleber Leite.

O dirigente deixa no ar se o assunto é ou não verdade nos bastidores da Gávea.

- Isso só será decidido no domingo - disse Kleber Leite.

Entretanto, o dirigente faz questão de manter a posição de que o Flamengo vai apresentar um novo treinador na segunda-feira.

- O objetivo é esse, mas tudo será decidido mesmo apenas no domingo - concluiu

Joel crê que o Fla está em melhor momento

Treinador Rubro-Negro considera o time pronto e maduro\ LANCEPRESS!\

Próximo de disputar mais uma decisão do Campeonato Carioca, o técnico Joel Santana analisa o histórico do confronto entre Flamengo e Botafogo.

- Sempre foi um clássico equilibrado. Em um determinado momento o Bota tinha uma supremacia, nos anos 60, eu acho. Depois, o Flamengo inverteu isso e atualmente vem vencendo. O Flamengo tem um grupo pronto, maduro e vamos tentar conquistar o título - finalizou o homem da prancheta.

Marcinho: 'Podem esperar disposição'

Destaque do Flamengo na temporada acredita em superação na final\ LANCEPRESS!\

O meio-de-campo do Flamengo Marcinho fez questão de mandar o seu recado à torcida. Em meio a várias especulações em torno da condição fisíca do time da Gávea por conta do desgaste na partida contra o América-MEX, na Cidade do México, o camisa 22 do rubro-negro tratou de deixar a Nação um pouco mais relaxada. Segundo ele, um grupo que quer ser campeão não pode pensar em descanso.

radio l! - A torcida pode esperar muita disposição e determinação. Pode esperar que a equipe está descansada. A viagem desgasta um pouco, ma time que quer ser campeão tem de superar qualquer tipo de cansaço - afirma. (Clique e ouça)

Contratado para compor o elenco no ínicio do ano, Marcinho tem demonstrado intimidade com a camisa rubro-negra. Para ele, este é um momento ímpar em sua carreira.

radio l! - Graças a Deus estou fazendo boas e ótimas partidas. Com isso, espero cada vez mais conseguir a confiança do Joel daqui para frente - comenta. (Clique e ouça)

Quase 79 mil torcedores irão ao Maracanã

Com ingressos vendidos, renda será de quase dois milhões de reais

Torcida do Fla promete lotar o Maracanã mais uma vez em 2008

LANCEPRESS!\ Com todos os ingressos vendidos para a segunda partida da final entre Flamengo e Botafogo, a Assessoria de Imprensa do Flamengo divulgou o público pagante e a renda do Maracanã no domingo.\

Foram vendidos todos os 78.716 ingressos colocados à venda. Dessa forma, a renda do clássico será de R$ 1.715.135,00.

Com estádio lotado, agora só resta saber quem vai levar a melhor: o Flamengo, que está prestes a conquistar seu trigésimo título estadual ou o Botafogo, para se vingar da derrota na final do Campeonato Estadual de 2007.

Souza e sua fama de artilheiro das decisões

Atacante confia no desempenho que tem em finais para brilhar no domingo, contra o Botafogo, no Maracanã

Souza costuma deixar sempre sua marca em decisões

LANCEPRESS!\ A alcunha de Artilheiro das Decisões sempre foi dada a Nunes na Gávea, por tudo que ele fez nos áureos tempos do Flamengo, na Era Zico. Porém, não há como negar que Souza, atual camisa 9 rubro-negro, costuma brilhar nas partidas que têm um troféu em jogo.\

Apesar de não viver um grande momento quando o assunto é gol, Souza acredita que pode ser decisivo na final do Campeonato Carioca, neste domingo, contra o Botafogo, e comprovar a fama de que, na hora que precisam dele, a fama e a marca do artilheiro voltam à tona.

– Estou muito confiante para domingo. Até porque já estou há muito tempo sem fazer um gol. Nem lembro quando foi o último – declarou.

O próprio Botafogo já provou da capacidade de decidir de Souza na decisão do Carioca de 2007. O atacante marcou o gol de empate na primeira partida e abriu o marcador na segunda. Os dois confrontos terminaram em 2 a 2 e o Flamengo faturou a taça após disputa de pênaltis.

Ciente de que luta não tem faltado em suas atuações, Souza exalta a sua obediência às ordens vindas do técnico Joel Santana. Fugindo às suas características do início da carreira, o centroavante tem saído muito da área e, às vezes, funciona até como garçom.

– O importante é que eu venho bem, fazendo o que o Joel tem me pedido. Mesmo sem os gols, eu tenho prendido a bola no ataque, aberto espaço para os meus companheiros e dado passe para alguns gols – ressaltou.

Diante da seca, Souza tem a convicção de que algo de especial está guardado para a final de domingo, como uma forma de recompensar todo o esforço e espírito coletivo que tem demonstrado. Como já aconteceu com as camisas de Vasco, Internacional, Goiás e do próprio Flamengo, a esperança é de que sua estrela volte a brilhar.

– Domingo vou jogar mais na área para fazer um gol. Sei que tenho jogado bem, mas atacante vive de gols e eu tenho que voltar a marcar. Chegou a hora – previu.