O GLOBO
Willians ainda espera liberação para vir ao Rio \ Um dos únicos dois reforços do Flamengo depende de autorização do Santo André \ Quando o elenco do Flamengo se reapresentar, no próximo dia 7 de janeiro, é provável que Douglas e Willians sejam as únicas caras novas do time. No entanto, um deles ainda depende de uma autorização do Santo André para se apresentar ao rubro-negro. Com contrato até 2011 com o clube paulista, o volante Willians, embora já tenha acertado seu contrato com o Flamengo, ainda não fez exames médicos. \ O jogador ainda aguarda uma negociação entre Flamengo e Santo André para a sua liberação. O vice-presidente de futebol Kleber Leite, no entanto, garante que não haverá obstáculos para a chegada do reforço. O diretor de futebol Plínio Serpa Pinto vem conduzindo as negociações. \ Saída de vice de finanças do cargo é definitiva \ No planejamento da diretoria, o Flamengo irá começar o Campeonato Estadual com seu time titular praticamente idêntico ao que terminou a temporada. Dos onze que vinham sendo escalados por Caio Júnior nas rodadas finais do Brasileiro, apenas Jaílton não está mais no clube. A diretoria já admite que Sambueza não está nos planos. O jogador ainda tem contrato com o Flamengo até junho. O rubro-negro busca uma forma de antecipar sua saída. Ontem, o clube descartou a ida de Vandinho para o Fluminense. \ O Flamengo também procura montar a equipe fora de campo. Cargo considerado fundamental por Kleber Leite para que o departamento de futebol possa buscar jogadores no mercado e planejar 2009, a vice-presidência de finanças está, definitivamente, vaga. José Carlos Dias comunicou ao presidente Márcio Braga que não vai reassumir o posto. Ele admite seguir colaborando como diretor ou na função que Márcio Braga pedir. Desde o afastamento de Dias, Mário Cruz vem trabalhando interinamente. \ O clube espera liberar, na próxima semana, R$4 milhões retidos da cota da Petrobras para pagar os salários atrasados de funcionários. \ Fla promete apoio a Jade \ na recuperação \ Família da ginasta quer cobrar da CBG custos do tratamento \ O Flamengo prometeu dar todo apoio ao tratamento da ginasta Jade Barbosa. A garantia foi dada pela vice-presidente de Esportes Olímpicos do clube, Patrícia Amorim. A família da atleta anunciara que vai cobrar da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), na Justiça, os gastos com o tratamento da lesão no punho direito de Jade, sofrida antes dos Jogos de Pequim. \ - O caso preocupa o Brasil, não só o Flamengo. Eu a conheço há muito tempo e fico muito apreensiva. Sabemos que esportes de alto nível vivem sempre nesse dilema, mas o Flamengo vai dar todo o apoio para ela se recuperar - disse Patrícia. \ A também ginasta Daniele Hypólito lembrou que lesões são comuns em esportes de competição: \ - É normal se machucar no esporte, ainda mais em treinos intensivos e de repetição. \
Público de Primeiro Mundo \ Na Europa, rubro-negro teria apenas a 29ª maior bilheteria \ Bernardo Pombo \ Dono do maior número de títulos mundiais e recordista de transferências de jogadores, o futebol brasileiro é a maior referência dentro do campo. Mas fora das quatro linhas ainda tem muito o que aprender. Prova disso é a enorme superioridade de média de público dos clubes europeus. Se jogasse na Europa, o Flamengo, maior bilheteria do Brasileiro-2008 com 40.694 torcedores por partida, seria apenas o 29º nesse quesito, perdendo para times de menor expressão, como o inglês Sunderland (43.343) e o alemão Colônia (43.740). \ Sem uma política para fidelizar o torcedor, os clubes brasileiros, em sua maioria, não sabem atrair público usando estratégias comuns na Europa, como a venda de carnês. A violência também joga contra. Para lotar o estádio por aqui, todos precisam fazer grandes campanhas ou contratar jogadores de nome, o que por lá é importante, mas não fundamental. \ - Os clubes europeus estão mil anos na frente dos brasileiros em organização e em como tratar o futebol como negócio. Isso passa por atrair torcedores aos estádios. Há poucos anos, por exemplo, não havia por aqui regulamento nem calendários fixos - comenta o empresário J. Hawilla, dono da Traffic, empresa de marketing esportivo parceira de clubes como Palmeiras e Fluminense. \ A comparação fica ainda mais assustadora tomando como base a média geral do Campeonato Brasileiro, que em 2008 foi de 16.992 torcedores por jogo - muito inferior ao de Real Madrid (76.200), Manchester United (75.690) e Borussia Dortmund (72.500). \ O Fluminense teve a maior média de público da última Libertadores: 49.011 por partida. Para os padrões nacionais, é um bom índice, mas fica atrás, por exemplo, das médias do escocês Rangers (49.145), do alemão Stuttgart (50.445) e do francês Olympique de Marselha (52.600), entre outros. Tricampeão brasileiro, o São Paulo, modelo de gestão no país, também está longe do padrão europeu. Em 2006, 2007 e 2008, teve pouco mais de 24 mil torcedores por jogo, bem abaixo do francês Lens (34.655), do espanhol Athletic Bilbao (36.235) e do inglês Derby Country (30.870). \
JORNAL DOS SPORTS
Retrospectiva: Oba-oba estraga uma promissora temporada no Flamengo
Clube é bi carioca, mas fanfarronice atrapalha equipe na Libertadores e no Brasileiro
Rio de Janeiro - Foram 66 jogos na temporada de 2008, com um cartel de 38 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. Em números o ano até pareceu ótimo. No entanto, o sentimento da torcida rubro-negra ao término de 2008 não foi dos melhores. Apesar dos Bicampeonatos da Taça Guanabara e do Campeonato Estadual, o clube acumulou decepções no Maracanã, sendo eliminado de forma vergonhosa da Taça Libertadores da América e ainda sem conseguir a vaga para a competição do próximo ano, tamanha a série de fracassos consecutivos no Maracanã. As ‘fanfarronices’ também marcaram o ano e para muitos, foram as principais responsáveis pelo oba-oba que tirou do Flamengo um Hexacampeonato que parecia bem encaminhado e pior, após dois anos tendo que voltar a disputar a Copa do Brasil em 2009.
Apesar de tudo, a esperança da maior torcida do Brasil é de que os erros do ano que se encerra tenham servido para uma evolução administrativa e que os resultados que faltaram em 2008 possam aparecer em 2009.
Campeonato Carioca: título com muito ‘chororô’
O Flamengo disputou 20 jogos para conquistar o Bicampeonato Estadual. Antes do título, o Rubro-Negro ainda conquistou o Bi da Taça Guanabara. As duas vitórias foram em cima do Botafogo e causaram muita revolta por parte do adversário. Principalmente no dia 24 de fevereiro, data da final da Taça Guanabara. Em uma disputa emocionante, o Rubro-Negro venceu o Botafogo por 2 a 1, com um gol de Diego Tardelli, aos 46 minutos do segundo tempo. No entanto, o lance que gerou a revolta dos alvinegros foi um pênalti marcado em cima do zagueiro Fábio Luciano no início do segundo tempo do jogo. Inconformados, os adversários protagonizaram uma cena patética ao término da partida. Unidos, os jogadores choraram copiosamente no vestiário e deram início a uma rivalidade desnecessária e a implicância da torcida rubro-negra, que começou a apelidar o alvinegro de time do ‘chororô’.
Os dois times voltaram a se encontrar em duas partidas para decidir o Carioca. No primeiro jogo, 1 a 0, gol de Obina. Já no segundo jogo, brilhou a estrela do técnico Joel Santana. No intervalo, com o Flamengo perdendo a decisão do Carioca para o Botafogo por 1 a 0, o treinador colocou Obina e Diego Tardelli em campo. E os dois atacantes foram responsáveis diretos pela virada do time. A vitória por 3 a 1 assegurou ao clube da Gávea o 30º título estadual. Na comemoração muito chororô e provocações direcionadas a equipe de General Severiano.
Souza comemora o bicampeonato estadual provocando os botafoguenses |
Libertadores: a primeira vergonha do ano no Maracanã
A campanha do Flamengo na Libertadores foi de empolgar o torcedor. Dono do segundo melhor retrospecto na segunda fase, o Rubro-Negro enfrentou o América-MEX nas oitavas de final da competição. Adversário considerado fácil de ser batido, devido à crise que enfrentava no mês de maio, a equipe Mexicana foi derrotada na primeira partida em casa, por 4 a 2. Praticamente eliminado, o América-MEX veio ao Rio de Janeiro no dia 8 de maio com os jornais daquele país afirmando que os jogadores iriam apenas cumprir tabela e conhecer melhor a cidade maravilhosa. Em contrapartida, o Flamengo comemorava o título Estadual e se preparava para despedir-se de Joel Santana, chamado carinhosamente pela torcida rubro-negra de "Papai Joel".
Podendo perder por até dois gols de diferença, o rubro-negro entrou em campo fazendo festa e homenagens para o treinador. Naquela noite parecia tudo, menos que o Flamengo estava no Maracanã para disputar uma partida de futebol. Joel Santana recebeu placa, camisa e deu até volta olímpica no estádio. Após o cerimonial começou a primeira e maior vergonha do Flamengo em 2008. Apático, o rubro-negro foi goleado por 3 a 0 de uma forma inacreditável. Os gols foram marcados por Esqueda e dois pelo roliço Cabañas (carrasco do Mengão). No episódio mais triste do ano, mais de 50 mil rubro-negros saíram em silêncio e chorando do Maior Estádio do Mundo em um autêntico Maracanazzo.
Campeonato Brasileiro: pontos perdidos em casa e inexperiência do treinador tiraram do Fla o sonhado hexacampeonato brasileiro e até a vaga na Libertadores de 2009
No dia 11 de maio, o Flamengo fez a sua estréia no Campeonato Brasileiro. De técnico novo, já que Joel Santana foi comandar a seleção da África do Sul, coube a Caio Júnior comandar o Rubro-Negro durante as 38 rodadas da competição mais importante do futebol Brasileiro. E o jovem treinador começou bem. Com um time montado, o rubro-negro somou muitos pontos no início da competição e chegou a liderar o Brasileiro por nove rodadas. Jogando um bom futebol e com padrão de jogo, o time era apontado pela crítica como um dos favoritos a conquista do título. Eis que apareceu o primeiro obstáculo no caminho de Caio Júnior: a janela de transferências. Nela, o clube perdeu três titulares: Renato Augusto, Marcinho e Souza. A diretoria fez a reposição do elenco e o treinador se dizia satisfeito com o trabalho. Porém, a derrocada começou. Em 21 pontos disputados, o clube só conquistou 2. As críticas ao trabalho de Caio Júnior passaram a ser cada vez mais frequentes, mas mesmo assim, alternando altos e baixos, o rubro-negro ainda conseguiu se manter entre os quatro primeiros da tabela durante quase toda a competição.
Quando parecia que a equipe tinha se reestruturado, veio o grande golpe e que para muitos tirou do clube todas as chances de título. No dia 11 de outubro, o Atlético-MG goleou o Flamengo por 3 a 0 em pleno Maracanã. O resultado teve conseqüências drásticas, como discussões no vestiário e o nítido racha do grupo, além da insatisfação com o técnico Caio Júnior ser cada vez mais clara. Depois da derrota para a equipe mineira, mais dois resultados fecharam a série de vexames rubro-negros em casa e selaram de vez o fracasso da equipe no Campeonato Brasileiro. No dia 2 de novembro, Flamengo e Portuguesa empataram em 2 a 2 e no dia 30 de novembro, vencendo por 3 a 0, a equipe permitiu o empate do Goiás no segundo tempo, deixando as chances de Libertadores escorrerem por entre os dedos.\ O técnico Caio Júnior foi demitido um dia após o encerramento do Campeonato Brasileiro e agora o rubro-negro confia em Cuca para trazer para a Gávea o que não foi conquistado em 2008. Ano, que para muitos, foi digno se ser esquecido.\
Willans espera liberação do Santo André
Rio de Janeiro - O segundo reforço do Flamengo ainda não apareceu na Gávea. O jogador era esperado nesta segunda-feira, mas, até o momento, o jogador não foi apresentado. O próprio atleta explicou o motivo do atraso na concretização da negociação. Segundo ele, falta ainda a liberação do presidente do Santo André, para que ele possa acertar com o clube carioca.\ “Estou esperando a resposta do presidente do Santo André para resolver tudo. Está faltando apenas isso, mas, se deus quiser, vai dar tudo certo e eu vou jogar no Fla”, afirma.\ O jogador fez uma análise do elenco rubronegro, do qual pretende participar em 2009. Para ele, a fato de o clube ter mantido a base de 2008 ajudará nesse início de temporada. Ele afirmou saber das dificuldades que enfrentará para jogar, mas espera jogar.\ “Tem bastantes jogadores experientes e isso facilita. Eu sei que vai ser difícil jogar, o Flamengo tem belíssimos jogadores, mas eu vou buscar o meu espaço. Tenho certeza que eu posso ajudar o Flamengo.”, completa.\
Kleber Leite descarta ida de Vandinho para o Fluminense
Jogador foi especulado no Tricolor
Rio de Janeiro – O vice de futebol do Flamengo, Kleber Leite, descartou qualquer chance do atacante Vandinho se transferir para o Fluminense, clube que teria interesse na sua contratação. Perguntado sobre a possibilidade de a negociação ocorrer, o dirigente foi curto e grosso. \ “Nenhuma. Chance zero”, diz Kleber Leite.\ Apesar do interesse do Tricolor na negociação, o empresário do atacante ex-Avaí também negou que exista qualquer possibilidade da transferência acontecer, ao menos por enquanto.\ “Se tivesse alguma coisa era para eu saber. Ele tem propostas de outros clubes do país e do exterior, mas ninguém do Flu me procurou. Tanto que estou em Florianópolis e o jogador está de férias em Londrina”, diz Luiz Alberto, empresário do jogador. \
Josiel confirmado para a próxima temporada
Atacante será mantido e Kleber Leite volta a afirmar que contratações para 2009 serão cirúrgicas
Vinicius Castro
Rio de Janeiro - Após a afirmação de Adriano de que não há chance de ele retornar ao Flamengo nesse momento, a diretoria rubro-negra terá de encontrar outras opções para o setor de ataque da equipe. Como o objetivo da direção é contratar um camisa 9 e um camisa 10, as opções começam a ficar escassas e o vice de futebol, Kleber Leite, garante que o clube não fará loucuras, nem contratações de impacto para o início da temporada 2009.
Tal situação passa pelo aproveitamento do atacante Josiel. Com poucas oportunidades em 2008, o jogador estava cotado para ser dispensado, mas será aproveitado em 2009. Kleber Leite explica a situação do atacante.
“No Mundo Árabe, treina-se e joga-se pouco. Não dá para trazer um jogador no meio da temporada. Foi um erro nosso e, é justo que o Josiel possa fazer uma pré-temporada”, comenta.
Com contrato até o meio do próximo ano, Josiel pode acabar sendo a solução para a falta de opções no mercado e a dificuldade financeira por qual passa o Flamengo. Kleber considera o elenco do Flamengo bom para disputar as competições do próximo ano, com possibilidades reais de conquistar títulos, onde a força do elenco já poderá ser medida durante a disputa do Campeonato Estadual, quando o rubro-negro buscará sua trigésima primeira conquista.
“Vamos ser cirúrgicos e não repetiremos erros. Há jogadores subindo dos juniores que não podemos deixar de aproveitar, como o Fabrício, Egídio e o Erick Flores”, encerra.
Luizinho troca o Flamengo pelo Santos
Rio de Janeiro - O lateral-direito Luizinho não vestirá a camisa do Flamengo na próxima temporada. O jogador acertou com o Santos e reforçará o time da Vila Belmiro em 2009. Segundo o diretor de futebol do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, o jogador foi liberado pela diretoria rubro-negra.\ O acerto de Luizinho com o Peixe dependia do aval rubro-negro, uma vez que o Cruzeiro, dono dos direitos federativos do jogador, dava prioridade para uma possível renovação com o Flamengo.\ O diretor de futebol do Santos, Ocimar Bolicenho, confirmou o acerto com o lateral e espera a chegada de Luizinho já nesta terça-feira, para a realização de exames médicos.\ - Estávamos conversando com ele há uma semana. Mas dependia do Cruzeiro que nos disse que o Flamengo era a primeira opção. Como o Flamengo abriu mão, fechamos com ele. Estamos providenciando Luizinho para vir fazer o exame médico já amanhã - diz.\ Luizinho defendeu o Flamengo em oito partidas no Brasileirão 2008. Revelado pelo Guarani-MG, o lateral de 26 anos também já teve passagens por Cruzeiro e Ipatinga e Santa Cruz, entre outros clubes.\
Adriano descarta volta ao Flamengo
Rio de Janeiro - Adriano admitiu nesta terça-feira que está incomodado com a sua situação no futebol italiano, mas também descartou qualquer possibilidade de vir jogar no Flamengo. O atacante espera voltar a ser aproveitado pelo técnico José Mourinho no Inter de Milão ou ser negociado para um outro clube europeu durante a janela de transferências em janeiro. \ Adriano esteve na praia do Leme no fim da tarde para acompanhar uma partida organizada pelo amigo Júnior Negão. O Imperador ficou apenas como espectador e não chegou a participar da festa. Ele embarca para Milão na próxima quinta, já que sua reapresentação está marcada para o dia 2. \ - Não vou dizer para você que não estou feliz. Mas tive algumas dificuldades lá. Estou bem tranqüilo agora. Estou há oito anos na Itália. De repente seria melhor a minha saída. Como o treinador e o próprio presidente disseram. Mas eles querem muito que eu volte, que possa ficar e jogar. Sei do meu potencial e quero mostrar isso para todo mundo ainda. Se não for na Itália vai ser em outro lugar. \ Sobre o interesse do Flamengo, Adriano considera muito difícil voltar neste momento para o futebol brasileiro. Ele não sabe de onde surgiram as informações de que estaria perto de fechar com o clube carioca. \ - Não tem nada. Deve ser porque eu disse uma vez que se eu voltasse para o Brasil seria para jogar no Flamengo. Mas por enquanto não tem nada disso. Tenho o maior carinho pelo Flamengo. Pela torcida, pelo presidente, mas não tem nada disso. \ Adriano admitiu que vai precisar de um tempo para recuperar a forma física quando voltar para o Inter de Milão. \ - Já tem um mês que estou sem jogar. E quando isso acontece você perde um pouco a forma física, o que é normal também. Mas isso posso recuperar rápido. \ Apesar de o técnico José Mourinho ter deixado a entender nas últimas entrevistas que não conta mais com Adriano para o resto da temporada, o atacante disse que tem conversado com ele nas últimas duas semanas, durante o período que esteve no Brasil. \ - Ele quer que eu volte até acertar essa situação. Estou bem, descansei bastante e curti a minha família. \ Sobre a seleção brasileira, Adriano espera que permaneça no grupo de Dunga.\ - Tenho que primeiro pensar em jogar bem para voltar à seleção brasileira. O Dunga tem um carinho grande por mim. Se eu jogar bem isso vai acontecer e vou lutar pelo meu espaço. Espero que o ano que vem seja o melhor possível.\
O DIA
Porto não aceita proposta do Fla por Ibson
Rio - A negociação do Flamengo para ter o meia Ibson em definitivo ficou mais difícil nesta terça-feira. O Porto, de Portugal, dono dos direitos federativos do jogador, não aceitou a proposta inicial feita pelo rubro-negro e só aceita negociar o jogador por aproximandamente R$ 13 milhões.
Com isso, Ibson seria obrigado a voltar a Portugal no meio do próximo ano, mas precisamente dia dia 4 de julho, quando termina seu contrato com o Fla. Apesar de ter ficado preocupado com o impasse, Ibson diz que vai tentar não pensar nisso e deixar para seu empresário, Eduardo Uram, resolver a situação.
Fla manterá base de 2008
Rio - O que era apenas discurso virou realidade. Para o início de 2009, o Flamengo vai mesmo apostar na base formada nesta última temporada. O zagueiro Douglas, do Santo André, foi o único que assinou contrato. Diante da aposta em novos valores, o fato de Willians, também do time paulista, ainda não ter firmado acordo chega a causar certa apreensão na Gávea.
“Estou esperando uma posição definitiva. Sei que chegarei a um time com a base formada, mas vou lutar pelo meu espaço”, declarou Willians. O problema é que o Santo André cobra multa rescisória de R$ 3 milhões, valor que o Flamengo não cogita pagar. Os dirigentes rubro-negros estudam a possibilidade de emprestar um jogador para o time paulista.
Flamengo quer devolver Sambueza ao River Plate
Rio - O argentino Sambueza não seguirá no Flamengo em 2009. O meia nem se reapresentará com o restante do grupo no dia 7 de janeiro e o rubro-negro pretende devolvê-lo ao River Plate, da Argentina, dono dos direitos federativos do jogador.
Aos 24 anos, Sambueza, tem contrato com o clube até agosto e o empréstimo do jogador custou R$ 400 mil. Sob o comando de Caio Júnior, o meia disputou apenas sete partidas com a camisa do Flamengo.
GAZETA ESPORTIVA
Sambueza não está nos planos de Cuca e pode voltar ao River
Rio de Janeiro (RJ) - Ao contrário do compatriota Darío Conca, assediado por vários clubes brasileiros, o argentino Sambueza parece que não agradou nos seis meses em que ficou na Gávea. A diretoria do Flamengo estuda devolver o jogador ao River Plate-ARG, clube que detém os direitos federativos do meia.
Emprestado ao Rubro-negro, Sambueza participou de apenas sete partidas pelo Campeonato Brasileiro. Agora, com a troca do comando técnico – Cuca assumiu a vaga deixada por Caio Júnior -, o jogador não está nos planos do clube para 2009.
Com vínculo até agosto do ano que vem com os cariocas, Sambueza custou R$ 400 mil aos cofres flamenguistas pelo empréstimo. Revelado junto com Conca nas categorias de base do River, o argentino também teve passagem pelo Pumas-MEX.
André Lima pensa no São Paulo sem descartar o Flamengo
Rio de Janeiro (RJ) - “Coadjuvante” depois de estrear com dois gols no Morumbi lotado, em partida contra o Vasco, o atacante André Lima ainda não sabe onde passará seus seis meses finais no Brasil, antes de retornar ao Hertha Berlim, da Alemanha. O jogador manifestou seu desejo de continuar no Tricolor, mas não descartou uma mudança de planos.
“Meu pensamento é o de me reapresentar ao São Paulo no dia 12, mas não descarto ir para o Flamengo”, afirmou o atacante, que pode ser a solução para os problemas ofensivos na Gávea.
De volta ao Rio de Janeiro, o jogador ainda poderia retomar a grande fase mostrada no Botafogo 2007, quando o canto “Lima, André Lima” estourava nos Estádios durante boa parte da temporada.
Para André Lima, independente de seu destino, uma coisa é certa: ele tem apenas um semestre para mostrar que ainda pode jogar futebol em alto nível. “Esses seis meses que tenho no Brasil devem dificultar as coisas, pois todos querem contratos mais longos. Sei apenas que 2009 vai ser o meu ano. Tenho de arrebentar de novo”, complementou.
Negociação do Flamengo por Ibson se complica \ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - A diretoria do Flamengo foi surpreendida pela atitude do Porto que recusou a proposta inicial feita pelo clube da Gávea para ceder o meia Ibson em definitivo. O valor oferecido, no entanto, foi bem abaixo da pedida do Porto, que só negocia o jogador por cerca de R$ 13 milhões.
Caso o impasse persista, Ibson terá que voltar a Portugal no meio do ano, quando termina seu contrato. O jogador não escondeu sua frustração com a notícia e disse que pretende ficar na Gávea. O empresário de Ibson chegou a sugerir uma troca com o meia Richarlyson do São Paulo, idéia repelida pela diretoria do Flamengo.
O jogador está emprestado até o dia 4 de julho de 2009, e depois desta data terá que se reapresentar em Portugal se os clubes não chegarem a um acordo. Ibson disse que o seu empresário, Eduardo Uram, e o seu pai vão cuidar dos seus interesses na negociação, que ele espera ser bem sucedida.
Nova chance: Como não existem muitos recursos para novas contratações, a diretoria do Flamengo vai apostar no centroavante Josiel que ainda não conseguiu repetir na Gávea os gols marcados quando atuava no Paraná.
Para o vice presidente Kléber Leite, Josiel merece uma nova chance porque pegou o barco no meio do caminho e agora terá a chance de fazer a pré-temporada junto com os outros jogadores.
Adriano desmente volta à Gávea\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O atacante Adriano decidiu colocar um ponto final na possibilidade de voltar a vestir a camisa do Flamengo na próxima temporada, como chegou a ser anunciado. O Imperador garantiu que nunca falou em deixar a Inter de Milão e vai se apresentar normalmente ao técnico José Mourinho.
O jogador afirmou ainda que, caso tenha que deixar o clube italiano por divergências com o treinador português, pretende continuar sua carreira em outro clube europeu, o que encerra de vez o sonho da diretoria rubro-negra em contar com seu futebol.
Adriano, porém, ressaltou que tem muito carinho pelo Flamengo, que foi a sua primeira casa no futebol, e disse que no dia em que tiver que voltar ao Brasil, jogar no clube rubro-negro será a sua prioridade.
Agora, Adriano está interessado em superar as divergências com o seu atual treinador e seguir na Inter de Milão, pelo menos, até o final da temporada.
PELÉNET
Na mira de Cruzeiro, Fla e Flu, Fred diz que fica no Lyon até junho
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Fred vem sendo alvo de especulações de três grandes clubes do Brasil. Cruzeiro, Flamengo e Fluminense já demonstraram interesse, porém, o que era esperado se confirmou nesta terça. O atacante do Lyon-FRA confirmou após o treino de sua equipe cumprirá seu contrato até o fim. Ele considera até a possibilidade de continuar no clube francês.
"Só posso dizer nesse momento que ficarei aqui até junho. Por outro lado, tenho certeza que até este mês continuarei a discutir meus futuros contratos. Meu compromisso está em vigor e não posso fazer mais nada", afirmou Fred, à imprensa francesa. \ Por outro lado, sua idéia vai de encontro com Claude Puel. O jogador vem sendo pouco aproveitado pelo treinador. Ele reiterou que o compromisso de Fred será cumprido até junho e após fim do mesmo, o brasileiro está livre para negociar. \ "Foi feita uma trégua. Ele ficará no clube até final de seu contrato e depois poderá decidir onde irá jogar. No futebol profissional, é o mínimo que podemos fazer", avaliou.\ Há cerca de duas semanas quando Fred chegou em Belo Horizonte para passar o natal com a família, o atacante assegurou que não continuaria na equipe francesa. Na ocasião, ele teria pedido inclusive para o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrela, tentar uma liberação. Atentos a essa possibilidade, os dirigentes de Flamengo e Fluminense também demonstraram intenção em contar com o jogador. \
GLOBOESPORTE
Douglas espera ser a sombra de Ronaldo Angelim e Fábio Luciano
Zagueiro, que veio do Santo André, quer conquistar logo espaço no grupo
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Douglas foi o primeiro reforço do Fla para 2009
Contratado junto ao Santo André, o zagueiro Douglas espera conquistar rapidamente a confiança do técnico Cuca. Ele sabe que Fábio Luciano e Rogério Angelim são titulares absolutos da zaga rubro-negra. Mas espera virar uma sombra para os dois. Principalmente após as saídas de Dininho e Leonardo, que eram reservas. \ - Tenho a expectativa de fazer um bom trabalho no Flamengo. O importante é estar no grupo, e irei batalhar por uma chance. O Flamengo é diferente de tudo, mas não terei problema algum – disse Douglas em entrevista à Rádio Brasil. \ O zagueiro, que se destacou com o Santo André na Série B, acertou contrato de um ano. Aos 23 anos e com passagens também pelo Atlético-PR, Paulista e Joinville, Douglas aponta a sua principal característica. \ - Me considero um zagueiro rápido, mais do que o normal \ Além de Douglas, o Flamengo terá como opções para a zaga Fabrício, que estava emprestado ao Paraná, e Tiago Sales, que veio das categorias de base.\
Luizinho acerta sua ida para o Santos
Lateral-direito do Flamengo é emprestado ao clube paulista pelo Cruzeiro
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Luizinho assinou contrato nesta terça
O Cruzeiro confirmou, nesta terça-feira, a ida do lateral-direito Luizinho para o Santos. O jogador, que atuou pelo Flamengo nas duas últimas temporadas, foi emprestado gratuitamente ao Peixe. \ Luizinho chegou ao clube carioca no início de 2007, a pedido do técnico Ney Franco, na época, também no Rubro-Negro. Depois de uma temporada sem conseguir se firmar como titular, o ano de 2008 foi melhor para o jogador, que agora deixa a Gávea. \ Luiz Antônio de Oliveira, de 26 anos, foi revelado pelo Guarani-MG e já passou por oito clubes. Em 2006, ele foi eleito o melhor lateral-direito do Campeonato Mineiro, pelo Cruzeiro.\
Fla termina ano como líder da Timemania, mas longe de arrecadar o previsto
Clube carioca tem 8,3% do total de apostas da loteria
Thiago Lavinas Rio de Janeiro
Após 44 concursos, o Flamengo termina o ano de 2008 como o time que mais arrecadou com a Timemania. Mas a loteria criada pelo Governo Federal em março como a salvação dos clubes brasileiros não decolou. \ Embora seja o líder com 8,3% das apostas, o Rubro-negro está longe de chegar aos R$ 350 mil mensais estimados inicialmente pelos dirigentes e economistas da Caixa. No início da loteria, o clube atingiu cerca de R$ 155 mil mensais, mas os valores foram caindo a cada mês. E chegou em novembro na casa dos R$ 80 mil. \
No último concurso do ano, o Flamengo teve 64.190 apostas, o que representou 7,57% do total. \ A Timemania foi criada para ajudar os clubes brasileiros a quitar suas dívidas com o INSS, o FGTS, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Mas após nove meses, a loteria não gerou interesse nos torcedores em geral como previa o Ministério do Esporte. Muito menos atingiu o sucesso da Mega Sena em número de apostas e valores de premiação. \ O Flamengo confessou uma dívida de R$ 163.781.497 com o Governo Federal. E a previsão inicial do clube era de quitar este montante em 20 anos. Entretanto, o cálculo foi feito em cima de uma arrecadação de R$ 350 mil por mês. Caso a Timemania não vingue, o Rubro-negro terá de arcar com o valor que ficou faltando para o saneamento da dívida. \ Em segundo lugar no número total de apostas ficou o Corinthians. Depois estão São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Santos, Internacional, Vasco, Cruzeiro e Botafogo.\
Classificação do ranking de apostas pode mexer com os repasses da Timemania
Distribuição de recursos vai ser diferente em 2010, graças ao torcedor
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Os 80 clubes que participam da Timemania recebem nesta terça-feira os recursos da loteria de acordo com a sua colocação nos grupos, definidos em 2006. Naquele ano, ficou acertado que os times que estavam na Primeira Divisão integrariam o Grupo 1, que recebe a maior fatia dos repasses. Em 2010, porém, a classificação do ranking deve mudar e algumas agremiações vão “subir de divisão” na loteria. As informações são da Caixa Econômica Federal.\ A distribuição dos recursos vai obedecer a proporcionalidade de apostas indicadas, considerando-se sempre o ano anterior. A partir de janeiro de 2010, os 20 times mais indicados como Time do Coração em 2009 vão dividir 65% do que é destinado aos clubes (Grupo 1). Os que ficarem entre as posições 21 e 40, vão dividir 25% (Grupo 2). Os demais 40 (Grupo 3) vão ficar com 8% e os que estão fora do montante farão a partilha de 2%. \ Se as mudanças acontecessem nesta terça, alguns clubes já seriam beneficiados. Bahia, Vitória, Fortaleza, Ceará e Coritiba, todos do Grupo 2, se encontram entre os 20 clubes mais apostados. Se continuarem assim, deixarão de receber do bolo de 25% para partilhar a divisão de 65% do montante destinado ao pagamento de dívidas com a União. Estariam, então, no mesmo patamar que Flamengo, Corinthians, São Paulo e demais clubes de maior expressão nacional. \ Em contrapartida, outros clubes que não foram ajudados por seus torcedores têm tudo para receber menos em 2010. O Paraná, do Grupo 1 (estava na Série A em 2006), está em 46º lugar. Mesmo na Série B, o clube vai acabar participando da divisão de apenas 8%, pois “cairá’ para o Grupo 3. Situação semelhante acontece com o América-RN e times como Figueirense, Juventude e Náutico, que também correm risco de receber menos se as suas torcidas não ajudarem. \
Fla termina o ano como líder da Timemania
Após 44 concursos, o Flamengo terminou o ano de 2008 como o time que mais arrecadou com a Timemania. Em segundo lugar no número total de apostas ficou o Corinthians. Depois estão São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Santos, Internacional, Vasco, Cruzeiro e Botafogo.
A Timemania foi criada para ajudar os clubes brasileiros a quitar suas dívidas com o INSS, o FGTS, a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Mas após nove meses, a loteria não gerou interesse nos torcedores em geral como previa o Ministério do Esporte. Muito menos atingiu o sucesso da Mega Sena em número de apostas e valores de premiação.
Confira como ficará a divisão dos grupos em 2010:
Grupo 1 | 65% do montante serão repassados aos 20 clubes mais escolhidos como Time do Coração (do 1º ao 20º) |
Grupo 2 | 25% aos outros 20 times mais escolhidos (do 21º ao 40º) |
Grupo 3 | 8% da remuneração dividida entre os outros 40 clubes participantes do montante |
Grupo 4 | 2% da remuneração para os times não inseridos no montante |
Grupo 5 | + 2% da arrecadação é destinada aos clubes de acordo com o número de apostas |
Preocupado, Flamengo promete ajudar Jade a se recuperar da lesão no punho
Clube não descarta a possibilidade de ginasta passar a treinar nos EUA
Alexandre Lobo Rio de Janeiro
Jade durante os treinos na Gávea
Tradicional celeiro de atletas da ginástica artística brasileira, o Flamengo está preocupado. Sua estrela mais recente, Jade Barbosa, vem duelando com uma lesão no punho direito que, segundo os últimos exames, pode até ser irreversível, o que lhe imporia dores e preocupações para o restante da carreira. Vice-presidente de esportes olímpicos do clube, Patrícia Amorim acompanha o caso com preocupação e que dará todo o apoio necessário à atleta. \ - O caso preocupa o Brasil, não só o Flamengo. A gente a conhece há muito tempo e fica muita apreensiva. Sabemos que esportes de alto nível vivem sempre nesse dilema, mas o Flamengo vai dar todo o apoio para ela se recuperar – disse Patrícia, pelo telefone, ao GLOBOESPORTE.COM. \ O tratamento de Jade vem sendo feito pelo seu médico particular, o doutor Ricardo Laranjeira, e o Flamengo acompanha o caso através do técnico da ginasta, Ricardo Pereira, que passa as informações para o Departamento de Esportes Olímpicos. Embora o problema seja aparentemente grave, Patrícia garante que nunca houve a possibilidade de Jade abandonar o esporte. \
- Nunca foi falado que ela não poderia mais competir. O que se fala é que é uma lesão muito grave e que, dependendo, ela vai ter que conviver com as dores para o resto da vida.
Apesar de Ricardo Pereira não acreditar na possibilidade de Jade treinar nos Estados Unidos, como a madrasta da ginasta comentou em matéria de “O Globo” nesta terça-feira, o Flamengo deixa aberta a hipótese. Segundo Patrícia, tudo vai depender das possibilidade de Jade poder representar o clube nas competições nacionais. \ - Se for compatível de ela ir e competir pelo Flamengo, não tem qualquer problema. Em outras modalidades isso é comum. Já tivemos vários casos de atleta morando fora e competindo por aqui. Só não sei se as regras da federação internacional permitiriam isso. Vamos dar sempre apoio para que a atleta tenha o melhor para ela. \ Procurados pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, Jade Barbosa e seu pai, César, não quiseram comentar o resultado do último exame da ginasta. A Confederação Brasileira de Ginástica informou que está em recesso até o dia 7 de janeiro e não se pronunciará sobre este ou qualquer outro assunto até lá.\
LANCE
Dirigente do Fla diz que não vai contratar lateral
Cuca não terá reserva da lateral direita neste início de 2009
LANCEPRESS!
A transferência de Luizinho para o Santos abriu uma vaga no elenco do Flamengo que não será preenchida. Segundo o vice de futebol, Kléber Leite, o Rubro-Negro não pretende contratar um jogador para a reserva de Léo Moura.
Com a opção da diretoria, Cuca terá que fazer o mesmo que Caio Júnior com a lateral esquerda em 2008: improvisar alguém.
– Dentro do elenco Cuca tem nomes que pode adaptar na posição – afirmou Kléber Leite.
Para a lateral esquerda em 2009, o reserva de Juan será Egídio, que estava emprestado ao Paraná.
Adílio sai do Fla satisfeito com trabalho
Técnico dos juniores está feliz por ter ajudado e não tem mágoa
LANCEPRESS!
Demitido após o Brasileiro Sub-20, Adílio não tem mágoas do Flamengo. O treinador deu lugar a Rogério Lourenço no comando dos juniores e saiu satisfeito com o trabalho realizado em quase cinco anos.
Adílio relembrou que, quando chegou, ele e outros jogadores, como Zico e Júnior, estavam preocupados com a falta de boas revelações no Flamengo. E que agora isso mudou.
– Cheguei aos seis anos. O Flamengo está no coração e só tenho a agradecer. Saio com a sensação de dever cumprido. Fiz um trabalho maravilhoso. Revelamos vários jogadores e temos de estar ajudando o clube. Estou muito feliz por ter ajudado – afirmou Adílio, que foi tricampeão estadual de juniores, tricampeão da OPG e terceiro lugar no Mundial Sub-20 da Malásia.
Josiel permanece no Flamengo em 2009
Dirigente do Rubro-Negro confirma atacante até o meio do ano
Josiel não foi bem pelo Flamengo até agora
LANCEPRESS!
Contratado como solução para a falta de gols dos atacante do Flamengo, Josiel acabou o ano em baixa e poderia ser negociado. Mas o vice de futebol, Kléber Leite, confirmou que o jogador continua na Gávea até o término do contrato: 31 de julho de 2009.
Josiel chegou ao Flamengo em agosto, mas disputou apenas cinco partidas no Brasileiro e não marcou gol. Agora, a aposta da diretoria rubro-negra é que o atacante tenha melhor desempenho após fazer a pré-temporada com o grupo e que volte a balançar redes.
- Josiel fica conosco. Ele tem contrato até o meio do ano e vai cumprir devidamente - afirmou Kléber Leite.
Kléber Leite descarta Vandinho no Fluminense
Empresário do jogador também nega interesse do Tricolor Carioca
LANCEPRESS!
No último domingo, informações davam conta de que Vandinho, emprestado pelo Avaí (SC) ao Flamengo até o fim de 2009, poderia até mesmo ser anunciado pelo Fluminense ontem. Vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite foi taxativo ao ser indagado se havia alguma possibilidade de o atacante ir para o Tricolor.
- Nenhuma. Chance zero - disse.
O jogador foi oferecido ao Fluminense este mês. Uma fonte da diretoria tricolor confirmou ontem que o clube continua interessado em Vandinho. No entanto, o empresário do atacante, Luiz Alberto, garantiu não estar sabendo da negociação:
- Se tivesse alguma coisa era para eu saber. Ele tem propostas de outros clubes do país e do exterior, mas ninguém do Flu me procurou. Tanto que estou em Florianópolis e o jogador está de férias em Londrina.
if (!(dominioparceiro)){OAS_AD('x10');}Veja os artilheiros do Flamengo na história
Rubro-Negro não tem um goleador de campeonato desde 2001
LANCEPRESS!
Os últimos anos têm sido estranhos para a torcida do Flamengo quando o assunto é artilharia. Acostumados a ver seus jogadores terminarem os campeonatos como os maiores goleadores, os rubro-negros têm saudades do passado.
O último artilheiro do Flamengo em uma competição foi Edilson em 2001 pelo Campeonato Carioca. Antes deles, outros jogadores fizeram história.
Em 1941, Pirilo marcou 39 gols no Campeonato Carioca. É o jogador do Flamengo que mais balançou redes em uma competição. Outro que se destacou foi Romário. Com a camisa rubro-negra, o atacante foi artilheiro de três Cariocas, duas Copas do Brasil, um Rio-São Paulo e uma Copa Mercosul.
Veja abaixo os artilheiros do Flamengo nas competições:
Campeonato Carioca\ 1914 - Riemer - 9 gols\ 1921 - Nonô - 11 gols\ 1923 - Nonô - 17 gols\ 1925 - Nonô - 29 gols\ 1934 - Alfredinho - 10 gols\ 1938 - Leônidas - 16 gols\ 1940 - Leônidas - 30 gols\ 1941 - Pirilo - 39 gols\ 1953 - Benitez - 22 gols\ 1955 - Paulinho - 23 gols\ 1972 - Doval - 16 gols\ 1973 - Dario - 15 gols\ 1975 - Zico - 30 gols\ 1977 - Zico - 27 gols\ 1978 - Zico e C. Adão - 19 gols\ 1979 Especial - Zico - 26 gols\ 1979 - Zico - 34 gols\ 1982 - Zico - 21 gols\ 1988 - Bebeto - 17 gols\ 1989 - Bebeto - 18 gols\ 1990 - Gaúcho - 14 gols\ 1991 - Gaúcho - 17 gols\ 1994 - Charles - 14 gols\ 1996 - Romario - 26 gols\ 1997 - Romario - 18 gols\ 1999 - Romario - 16 gols\ 2001 - Edilson - 16 gols\
Roberto Gomes Pedrosa:\ 1967 - Ademar - 15 gols\
Torneio Rio-São Paulo:\ 1959 - Henrique - 9 gols\ 1993 - Renato Gaúcho - 6 gols\ 1997 - Romario - 7 gols\
Libertadores:\ 1981 - Zico - 11 gols\ 1991 - Gaúcho - 8 gols\
Copa do Brasil:\ 1995 - Sávio - 7 gols\ 1998 - Romário - 7 gols\ 1999 - Romário - 7 gols\
Campeonato Brasileiro:\ 1980 - Zico - 21 gols\ 1981 - Nunes - 16 gols\ 1982 - Zico - 21 gols\
Copa Mercosul:\ 1999 - Romário - 8 gols\
Mundial de Clubes:\ 1981 - Nunes - 2 gols\
Marcio Braga manda mensagem de fim de ano
Presidente do Flamengo enaltece conquistas e fala em melhorias para 2009
LANCEPRESS!
O presidente do Flamengo, Marcio Braga, mandou uma mensagem de fim de ano para todos os torcedores. Na nota divulgada pela assessoria de imprensa, o dirigente exalta as conquistas do clube nos esportes, os avanços fora do campo esportivo.
Marcio Braga também fala de melhorias que precisam ser implantadas em 2009, principalmente para a sede social. O dirigente pede para o Conselho Deliberativo apreciar a Reforma Institucional para dar o primeiro passo para este objetivo.
Veja abaixo a mensagem de Marcio Braga na íntegra.
"É tempo de alegria e esperança!
Ao final de mais um ano, temos muito a comemorar.
Ganhamos o título de campeão do 23º Torneio de Remo do Futuro, vencemos o campeonato brasileiro e o tetracampeonato estadual de basquete, conquistamos o bicampeonato carioca de futebol, disputamos o campeonato brasileiro até a última rodada marcando o maior número de de gols na competição, com mais pontos que em 2007, e a torcida rubro-negra, mais uma vez, deu um show nas arquibancadas batendo recordes de público e arrecadação.
Os desafios que enfrentamos neste ano foram significativos e para superá-los é preciso reconhecer que tivemos todo o apoio dos Presidentes dos demais poderes do clube, da diretoria, dos funcionários e de conselheiros, grandes rubro-negros que muito têm colaborado com o desenvolvimento dos projetos institucionais do clube.
Conseguimos o enquadramento do projeto de construção do nosso Centro de Treinamento na Lei de Incentivo ao Esporte, estruturamos a participação do clube na licitação do Maracanã, garantindo a revitalização da Gávea, viabilizamos a exposição de nossa marca na Europa através da Formula Superliga, renegociamos os principais contratos do clube, em especial o patrocínio da Petrobrás e os direitos de transmissão do futebol profissional, aumentando nossas receitas em mais de 50% e, sobretudo, encaminhamos ao Conselho Deliberativo o projeto de Reforma Institucional do Flamengo.
O Flamengo precisa de instrumentos para modernizar sua gestão e recuperar a capacidade de investimento. É fundamental que o Conselho Deliberativo aprecie a Reforma Institucional pois só assim o Flamengo terá condições de manter e melhorar seu desempenho desportivo e administrativo.
Esse é nosso grande desafio em 2009 e precisaremos da ajuda de todos.
Vamos em frente, nossa glória é lutar!
Feliz Ano Novo!"