Notícias

Clipp 31/agosto

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Joel desabafa: 'Nunca vi futebol de mudo'

Absolvido, técnico do Fla ironiza STJD e diz que se tiver de ficar sentado e calado não trabalha mais no Brasil

Legenda da foto: SOUZA (COM o filho Lucas) desfalca o Fla por dois jogos: suspenso pelo STJD, atacante diz que está com muita coisa engasgada na garganta

Márcio Tavares

À beira do campo, observando na Gávea a pancadaria no treino entre reservas e juniores do Flamengo, Joel Santana tentava esconder o nervosismo. Numa interminável resenha com o vice de futebol Kleber Leite, ele aguardava o resultado de seu novo julgamento, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Absolvido pela segunda vez da acusação de incitar a violência na partida contra o Santos, Joel desabafou ao seu jeito.

- Nunca vi futebol de mudo. Os jogadores têm que ser o espelho de seus técnicos e eu sou um técnico que vibra. Vou tentar mudar, mas se tiver de ficar sentado e calado, não trabalho mais no Brasil. Sofremos pressão de todos os lados. Aquilo foi um desabafo. Já trabalhei na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, tô indo pro Japão e nunca mandei bater em ninguém - disse Joel, esclarecendo que se enganara e que não estava se transferindo para o Japão.

Souza diz que tem muita coisa entalada na garganta

O desabafo de Joel contrastava com o de Souza. Também julgado pelo STJD, o atacante do Flamengo, que já tinha cumprido suspensão de cinco partidas por ter agredido Tcheco, do Grêmio, foi suspenso por mais dois jogos. Com o filho Lucas, de 4 meses no colo, Souza destilava ironia.

- Você quer falar? Também está com muita coisa engasgada na garganta? Espera. Não é hora, espera mais um pouco. Teu pai perdeu um pênalti e pegou dois jogos - ironizou Souza, emendando em seguida que chegou a temer uma punição mais severa. - Não iam fazer novo julgamento para me absolver. Fiquei com medo de pegar mais jogos.

Mas se o julgamento de Joel e Souza chegou a provocar ansiedade e tensão na Gávea, a volta de Roger, que cumpriu suspensão contra o Botafogo, amanhã, contra o Sport, amenizava o clima. Outro motivo de alegria era a presença do argentino Maxi no treino desta tarde. Já recuperado de uma contratura muscular, Maxi participa normalmente da movimentação de hoje e, apesar da incredulidade do treinador, a opinião dos médicos não é tão pessimista assim.

- Eu não descartaria a possibilidade de Maxi jogar sábado - explicou o médico Walter Martins. - A recuperação dele foi muito rápida e se ele fizer todos os movimentos em campo e não voltar a sentir dor no local, nada impede que seja relacionado pelo Joel.

Se Maxi surpreende pela velocidade com que se livrou de um estiramento, um outro argentino também mostrou rapidez em se tratando de presença inesperada. O apoiador Hugo Colace, de 23 anos, que está negociando sua transferência do Estudiantes de La Plata para o Flamengo, ontem apareceu na Gávea.

Contrato de Hugo depende de clubes argentinos

Aprovado pelo médico Serafim Borges, que acompanhou seus exames cardiológicos de rotina, Hugo Colace, que joga como primeiro ou segundo volante, já sabia como agradar à torcida:

- Estou contente com a chance de poder jogar no Flamengo. É o maior clube do Brasil - afirmou Hugo, que hoje deve complementar a bateria de exames.

Para sua contratação, no entanto, falta um acordo entre Estudiantes de La Plata e Newell's Old Boys, que detêm seus direitos. O problema é que o Flamengo tem até hoje para inscrever reforços do exterior (de jogadores que atuam no Brasil o prazo é mais elástico, até 14 de setembro) e o clube corre contra o tempo para contornar o impasse.

- Já estamos com o contrato todo definido, só falta sacramentar tudo. Assim que me derem sinal verde, ele será assinado - disse Michel Assef Filho, diretor jurídico.

Brasileiros fazem treino do Mundial na Alemanha

Diego está satisfeito com os exercícios no solo e no salto

STUTTGART, Alemanha. Em preparação para o Mundial Pré-Olímpico, em Stuttgart, na Alemanha, que começará amanhã e irá até o dia 9, os atletas das seleções brasileiras feminina e masculina de ginástica participaram ontem, no local de competição, do treino de pódio, o treinamento oficial.

- Fiquei muito satisfeito com o meu desempenho, mas posso melhorar ainda mais. No solo, uma das minhas especialidades, tirando a última passada, em que tive uma falha, fui bem. A minha série de salto também foi muito boa - disse Diego Hypólito.

Além dele, estão na seleção Danilo Nogueira, Mosiah Rodrigues, Luís Augusto dos Anjos, Arthur Zanetti, Victor Rosa e Caio Costa. Da feminina, participam Daiane dos Santos, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Laís Souza, Khiuani Dias, Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco. O objetivo brasileiro é o de classificar para Pequim a equipe feminina e, ao menos, dois atletas no masculino.

Jornal dos Sports

Souza pega mais duas partidas de gancho

Após perder um pênalti e sair vaiado de campo no clássico entre Botafogo e Flamengo, o atacante Souza agora tem mais um motivo para lamentar. O jogador foi julgado novamente pela agressão ao meia Tcheco na partida contra o Grêmio e pegou mais dois jogos de suspensão. O atleta já havia cumprido cinco partidas da pena do primeiro julgamento.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indiciou o camisa 9 no artigo 254 e o que causou o aumentod a pena não foi a suposta cotovelada em campo, mas sim o tapa na cabeça dado no adversário enquanto este era atendido.

Os advogados do Flamengo não poderão entrar com um recurso pela suspensão do jogador rubro-negro.

Com isso, Souza desfalcará o Flamengo na partida contra o Sport, neste sábado, no Maracanã, e diante do Figueirense, dia 5, também no Maior do Mundo. Obina, que vinha no banco contra a vontade da torcida, deverá ser o substituto neste período.

Perdas e ganhos para o Fla no Tribunal

Absolvido pelo STJD, Joel ganha dúvida no ataque: Souza foi suspenso por mais dois jogos

Em animada conversa com o vice de futebol Kleber Leite, Joel, absolvido, terá que escolher um substituto para Souza

O técnico Joel Santana, mais uma vez, está sentindo na pele o peso de comandar um time da grandeza do Flamengo. Quando chegou ao clube, há pouco mais de um mês, o treinador viveu com a pressão diária de ter que tirar a equipe da zona de rebaixamento. Passado o  mau momento, com uma boa seqüência de vitórias - quatro nos últimos seis jogos -, agora quem resolveu pegar pesado contra o comandante rubro-negro foi o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Joel foi absolvido novamente no segundo julgamento, ontem à tarde, realizado porque os relatores pediram a revisão do caso em que foi acusado de incitar seus jogadores a bater nos do Santos, infringindo o artigo 278. Apesar da felicidade de ter se livrado de uma pena que não seria branda, ele não tem muitos motivos para comemorar.

Souza não teve a mesma sorte

Assim como no caso do treinador, o STJD resolveu julgar novamente o atacante Souza, que já havia cumprido uma pena de cinco partidas sem atuar por causa da expulsão contra o Grêmio. Os relatores resolveram punir o jogador com mais duas partidas e, com isso, ele está fora da partida de amanhã contra o Sport, no Maracanã. Isso cria mais uma dor na cabeça já atordoada do treinador: qual ataque escalar?

"Estou feliz por ter sido novamente absolvido, a justiça foi feita. Essas coisas me fazem pensar em parar de ser treinador. Não dá para comandar uma equipe calado. Gostaria de agradecer aos que me julgaram. Quanto ao Souza, foi injusto. Ele já havia cumprido os cinco jogos e demonstrava uma incrível melhora de rendimento nas últimas partidas, e por isso fico muito triste por ele. Ainda não defini o time, até porque o Maxi deve continuar fora", declarou Joel.

Sem o seu ataque considerado titular, Joel terá que escolher dois entre três jogadores: Obina, Paulo Sérgio e Renato Augusto. Enquanto os dois primeiros são da posição, o terceiro atuaria novamente improvisado no setor, mas como o apoiador Roger está voltando ao time e Toró foi muito bem contra o Botafogo, Renato Augusto  perdeu espaço no meio-de-campo rubro-negro.

Argentino Colace faz exames médicos e deve assinar hoje com o Fla

Hugo Colace esteve na Gávea e foi aprovado nos exames médicos que realizou

Carente de outro cabeça-de-área de ofício, pois só conta com o titular Rômulo e com o desprestigiado Jaílton, o técnico Joel Santana está muito próximo de receber um novo reforço para o setor. O argentino Hugo Colace, de 23 anos, atualmente na reserva do Estudiantes, foi aprovado nos primeiros exames médicos realizados ontem e espera apenas a liberação do Newel's Old Boys, que detém os outros 50% dos direitos federativos, para ser jogador do Flamengo.

"Fiz alguns exames hoje (ontem), faltando complementar as últimas avaliações médicas apenas. Estou com muita vontade de jogar no clube de maior torcida do Brasil e espero que esses detalhes sejam resolvidos logo", afirmou Colace.

Mesmo não oficializando a contratação do jogador, apenas uma reviravolta no caso impedirá que ele seja anunciado. A janela de contratações para atletas que atuam fora do país se encerra hoje e só um problema de última hora impedirá o negócio. Hugo Colace fica no clube pelo menos até o final do ano.

Juniores homenageados

Os jogadores que participaram da bela campanha no Mundial sub-19 da Malásia, quando ficaram em terceiro lugar, ganharam uma homenagem da diretoria, almoçando num restaurante da Zona Sul. Mais tarde, eles venceram por 3 a 0 de um time formado por quem não atuou no clássico com o Botafogo. Os gols foram de Assumpção, que reforçou a equipe, Carlinhos e Kayke, que foi relacionado para concentrar com os profissionais que enfrentarão o Sport.

Souza pega mais duas partidas de gancho

Artilheiro com 17 gols em 2006, Souza marcou apenas duas vezes no Brasileiro

Após perder um pênalti e sair vaiado de campo no clássico entre Botafogo e Flamengo, o atacante Souza agora tem mais um motivo para lamentar. O jogador foi julgado novamente pela agressão ao meia Tcheco na partida contra o Grêmio e pegou mais dois jogos de suspensão. O atleta já havia cumprido cinco partidas da pena do primeiro julgamento.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) indiciou o camisa 9 no artigo 254 e o que causou o aumentod a pena não foi a suposta cotovelada em campo, mas sim o tapa na cabeça dado no adversário enquanto este era atendido.

Os advogados do Flamengo não poderão entrar com um recurso pela suspensão do jogador rubro-negro.

Com isso, Souza desfalcará o Flamengo na partida contra o Sport, neste sábado, no Maracanã, e diante do Figueirense, dia 5, também no Maior do Mundo. Obina, que vinha no banco contra a vontade da torcida, deverá ser o substituto neste período.

Toró espera melhorar ainda mais

Um dos destaques do Flamengo no empate contra o Botafogo foi o apoiador Toró, escalado à última hora para o lugar de Roger, que estava suspenso. O jovem jogador ganhou este apelido porque fazia chover nas categorias de base do Fluminense, clube que o projetou, mas no Flamengo ainda não passou de um chuvisco. Porém, avisou que ainda pode melhorar muito seu desempenho.

"Sei que posso render muito ainda, desde o momento em que vesti a camisa do Flamengo, procuro dar o meu melhor. Eu conversei com o Joel Santana, disse que estava jogando fora da minha posição e ele entendeu. Com o último treinador eu não tinha esta oportunidade e por isso não vinha rendendo tão bem", disse Toró.

Esperando as chances

Com a volta de Roger, Toró pode acabar perdendo espaço e tendo que esperar uma nova oportunidade no futuro, porém ele acredita na possibilidade de um dia ser titular do Flamengo. "Sei da qualidade do Roger e do Renato Augusto. Eles são diferenciados, mas entrei em campo e procurei corresponder. A vitória não veio, mas espero que contra o Sport ela possa acontecer", disse.

Muito cobrado pela torcida, Toró passou maus momentos na Gávea, chegando a nem ficaro no banco de reservas muitas vezes durante a passagem do técnico Ney Franco no clube. Mesmo nos momentos mais difíceis, ele nunca pensou em abandonar o barco. "O Kleber Leite sempre me falou que confiava no meu potencial e meus companheiros também, por isso nunca pensei em deixar o clube", completou Toró.

Juniores rubro-negros são homenageados

O Flamengo homenageou, nesta quinta-feira, a equipe de juniores do clube. O time rubro-negro conquistou, em 2007, o tricampeonato carioca, a Taça Belo Horizonte, que funciona como o Brasileiro de juniores, e, após uma bela campanha, ficou com a terceira colocação no Mundial Interclubes da Malásia.

Jogadores e comissão técnica integraram um almoço em um restaurante da Zona Sul do Rio, acompanhados do presidente Márcio Braga, que agradeceu o bom desempenho do time. De acordo com o dirigente, eles ajudam a manter a máxima de que “craque do Flamengo se faz em casa”.

Moyses Saubel, diretor das categorias de base do Mengão, também elogiou o elenco bela atuação no Mundial Interclubes.

Leo Medeiros quer nova chance contra o Sport

Suspenso pelo terceiro cartão amarelo contra o Botafogo, o apoiador Leo Medeiros espera ter uma oportunidade diante do Sport, neste sábado, no Maracanã. O jogador agradou ao técnico Joel Santana no confronto com o Juventude e pode ganhar uma vaga no meio-campo.

“Eu quero entrar em campo, seja um ou 90 minutos. Mostrei nos jogos contra o Juventude e o Goiás que o treinador pode contar comigo e se entrar contra o Sport vou procurar fazer o meu trabalho da melhor maneira possível”, disse.

Leo Medeiros lamentou bastante ficar de fora justamente de um jogo tão importante quanto o diante do Alvinegro.

É muito ruim ficar fora, ainda mais num clássico de grande importância para o nosso time e de tanta expectativa para a nossa torcida. Estava com tanta vontade de estar em campo que às vezes dava chute no vento pensando que estava no gramado”, brincou o jogador.

Fla e América fazem clássico do futsal na Mangueira

Wallace Teixeira

Como sempre, a equipe Rubro-Negra é uma das favoritas ao título

No último Carioca de Futsal, Flamengo e América estiveram envolvidos em uma polêmica que custou ao clube da Gávea quatro preciosos pontos.

O caso Panázio, em que o Rubro-negro escalou um jogador irregular recém-contratado junto ao time da Rua Campos Sales, criou uma grande rivalidade entre os clubes. Quatro meses depois, integrantes das duas equipes juram que o episódio já é passado e que o clássico das 20h30m terá como nigrediente apenas a vontade de vencer de ambos os lados.

"Aquilo foi um problema que só envolveu as diretorias. Não há porque os jogadores guardarem qualquer tipo de mágoa. Além disso, já ficou prá trás. Só queremos fazer um jogo limpo e estrear com uma boa vitória", afirmou o supervisor do América Charles Calomino.

"Tudo aquilo já ficou para trás. Os clubes sempre tiveram um bom relacionamento e nada do que houve vai afetar isso", deixou bem claro Tito, coordenador da equipe Rubro-negra de futsal.

Como punição pela invasão promovida por sua torcida na semifinal do Carioca contra o Cabo Frio, o Flamengo perdeu o mando de quadra desta partida. Com isso, o duelo contra os americanos será disputado no ginásio do mangueira. Nada mais apropriado para um clássico com anos de existência do que ser disputado em uma quadra de grandes proporções.

FLAMENGO: Breno, Dudu, Passarinho, Michel e Gabrial.\ Técnico: Cid Escarlate.\

AMÉRICA: Luís Antônio, Ricardo, Bernardo, Miguel e Fabinho.\ Técnico: Alan Salino.\

O Dia

Em novo julgamento no STJD, Souza fica mais duas partidas fora do Flamengo

Rio - O atacante Souza voltou a ser julgado na tarde desta quinta-feira, em função de sua expulsão e agressão ao apoiador Tcheco, do Grêmio, no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro. Mais uma vez, assim como aconteceu no primeiro julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador do Flamengo pode comemorar. Antes, ele foi condenado a cinco partidas de suspensão, nesta quinta ele pegou gancho de sete jogos.

Porém, como já cumpriu os cinco jogos da pena aplicada no julgamento anterior, Souza ficará apenas fora das duas próximas rodadas da competição.

Joel Santana é absolvido, mas não ‘engole’ segundo julgamento

Rio - O técnico Joel Santana também livrou-se de punição pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Após ser absolvido no primeiro julgamento, o comandante do Flamengo voltou ao banco dos réus, nesta quinta-feira, em função de um recurso do tribunal pedido que o resultado fosse revisto. Na partida contra o Santos, na Vila Belmiro, Joel foi flagrado por uma câmera de televisão ordenando que seus jogadores entrassem com violência no adversário.

O presidente do STJD, Rubens Aprobatto, chegou a pedir 40 dias de suspensão. No entanto, por maioria de votos, o técnico foi absolvido. O resultado da votção foi de cinco votos a favor da absolvição contra três pela condenação.

“Não há como ficar calado na beira do campo, quando se está disputando classificação ou título. Vou ver o que vou fazer daqui pra frente. Vou ver se fico lá sentado. Aí, nem sei se vou continuar no futebol, pois essa não é minha maneira de ser. Sou vibrante. Vibro com meus jogadores”, disse Joel, irritado por ter sido flagrado por uma câmera de televisão.

OUTRO ARGENTINO

Hugo Colace, volante do Estudiantes (ARG), reuniu-se à tarde com o vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite. Depois da conversa, foi submetido a uma série de exames clínicos, numa clínica na Zona Sul. Colace deve assinar contrato nesta sexta-feira, último dia de inscrição no Campeonato para jogadores vindos do exterior.

Flamengo: Roger volta ao time amanhã, contra o Sport

Rio - O Flamengo virou a página do empate em 1 a 1 com o Botafogo. Ontem, as atenções na Gávea já se voltavam para o novo desafio: o time enfrenta o Sport, amanhã, a partir das 18h10, no Maracanã. E, dessa vez, poderá contar com o apoiador Roger, que cumpriu suspensão por ter simulado uma lesão no jogo contra o Fluminense.

Quem preocupa o técnico Joel Santana é o argentino Maxi Bianchucchi. O primo de Messi teve um estiramento de grau 1 na coxa esquerda, domingo, na vitória sobre o Goiás, e desde então está em tratamento intensivo. O novo xodó da torcida rubro-negra assistiu ao jogo contra o Botafogo, no Maracanã, e ainda caminhava com certa dificuldade.

Se Maxi Biancucchi for liberado pelo departamento médico, é provável que Renato Augusto saia novamente do time. O jogador, que voltou de contusão no jogo contra o Botafogo, saiu-se tão mal que foi vaiado pela torcida, e, ainda sem ritmo de jogo, acabou substituído por Paulo Sérgio.

Gazeta Esportiva

Em fase de recuperação, Maxi é a esperança do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo teve sua série de quatro vitórias consecutivas no Maracanã interrompida com o empate diante do Botafogo, na última quarta-feira. Coincidência ou não, nesta partida o Rubro-Negro não contou com a presença do meia Maximiliano Biancucchi, que vinha sendo o grande destaque do time. Recuperando-se de um estiramento na coxa esquerda, o argentino vem realizando tratamento intensivo para tentar retornar à equipe no jogo de sábado, contra o Sport, novamente no Rio de Janeiro.\ “Temos esperança. O Maxi fez tratamento hoje pela manhã e se estiver bem amanhã, poderá treinar normalmente com o grupo”, afirmou o médico Walter Martins, à Rádio Brasil.\

Enquanto o técnico Joel Santana torce pela recuperação de Maximiliano Biancucchi, o Flamengo pode comemorar o retorno do meia Roger, que não enfrentou o Botafogo por estar suspenso. Desta maneira, Toró volta a figurar como opção no banco de reservas, apesar de ter sido aplaudido na última quarta.

Com 25 pontos e dois jogos a menos, o Flamengo precisa derrotar o Sport para se afastar da zona de rebaixamento. “O Flamengo está subindo de produção e teremos várias partidas no Maracanã para subir ainda mais na tabela. Nosso objetivo é somar o maior número de pontos para sair de perto da zona de rebaixamento”, comentou o goleiro Bruno.

Fora das quatro linhas, o Flamengo está perto de acertar mais uma contratação para a seqüência do Campeonato Brasileiro. O time vem negociando com o volante argentino Hugo Colace, que vinha defendendo o Estudiantes-ARG. O jogador, de 23 anos, teve sua chegada aprovada pelo técnico Joel Santana, que conta com poucas opções para o setor.

“Pelo que eu vi, trata-se de um jogador muito talentoso e que já jogou com o Mascherano e com o Tevez em um torneio das equipes de base. Ele era o capitão do time e batia pênalti. Acho que ele pode nos ajudar muito”, comentou o treinador rubro-negro.

Souza pega dois jogos de gancho e Joel Santana é absolvido

Rio de Janeiro (RJ) - Além de desperdiçar um pênalti no clássico contra o Botafogo na noite de quarta-feira, o atacante Souza trouxe novos problemas para o Flamengo. Em julgamento realizado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, nesta quinta-feira, o jogador ganho mais duas partidas de gancho em função das agressões cometidas na partida contra o Grêmio, ainda pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.\ Como já cumpriu cinco rodadas de suspensão, o ex-artilheiro do Goiás, que ainda não encontrou a boa fase no Flamengo, ficará longe dos gramados outros dois jogos. Ele foi enquadrado nos artigos 253 e 254, que atestam para agressões físicas contra árbitros, auxiliares ou jogadores, e por praticar qualquer jogada violenta.\

No duelo contra o Grêmio, realizada no dia 22 de junho, no Estádio Olímpico, o atacante Souza agrediu Tcheco e foi expulso de campo. “Entendo que a pena foi exagerada tendo em vista que o atleta Tcheco confessou que simulou a falta”, protestou o advogado de defesa do Flamengo, Dr. Michel Assef Filho.

Sentença amiga. Depois de ter sido flagrado por imagens da televisão mandando seus jogadores descerem a “porrada” nos atletas do Santos, o técnico do Flamengo, Joel Santana, foi absolvido pelo STJD nesta quinta-feira. Essa também havia sido a decisão tomada pela Primeira Comissão Disciplinar.

Após o julgamento, a empolgação da comissão técnica e jurídica flamenguista era evidente. “A defesa agradece o entendimento da maioria do Pelo do Supremo Tribunal, que fez justiça ao técnico Joel Santana”, afirmou o advogado do clube, Dr. Michel Assef Fiho.

PeléNet

Torcida do Flamengo esgota ingressos de promoção

Flamengo e Sport se enfrentam neste sábado, às 18h10, e a torcida do time carioca promete, mais uma vez, um bom público no Maracanã. Os 32 mil ingressos disponíveis em promoção já foram vendidos.

A venda começou na segunda-feira. Bastava trocar uma lata de vitamina em pó da empresa alimentícia idealizadora da promoção por um ingresso da arquibancada verde ou da amarela. Nesta quinta, já estão esgotados.

Apesar disso, os torcedores rubro-negros que quiserem assistir ao jogo ainda podem conseguir entradas para o estádio. Bilhetes estão sendo vendidos na Gávea, na casa de show Rio-Sampa, na Via Dutra, nas Laranjeiras, em General Severiano, no Caio Martins, na loja da Kappa, na Barra e na bilheteria 8 do Maracanã.

O horário de funcionamento das bilheterias é de 11h às 17h. Maiores de 65 anos, menores de 12 anos e deficientes físicos têm direito a gratuidade nas cadeiras inferiores. Estudantes que apresentarem carteirinha pagam meia-entrada.

Mais de 79 mil ingressos foram postos a venda para a partida entre Flamengo e Sport. No dia do jogo, eles ainda poderão ser adquiridos nas bilheterias 5, 8 e 8 do Maracanã, a partir das 14h

Flamengo perto de anunciar acerto com volante argentino

Depois do rápido sucesso de Maxi Biancucchi, o Flamengo está muito perto de acertar com mais um jogador argentino. O alvo dessa vez é o volante Hugo Colace, do Estudiantes-ARG. O atleta, inclusive, já esteve na Gávea nesta quinta-feira.

O volante argentino Hugo Colace, que joga no Estudiantes, poderá reforçar o Flamengo

Colace tem 23 anos e antes de atuar pelo Estudiantes jogou por outros dois clubes argentinos: o Newell´s Old Boys e o Argentinos Juniors. O volante também tem passagem pela seleção Sub-20.

O jogador chegou à sede do clube por volta das 15h e se reuniu com o vice de futebol Kléber Leite. Depois, fez alguns exames na Gávea e, em seguida, foi a uma clínica para análises complementares.

Se o volante for aprovado nos exames, a negociação deve terminar rapidamente, já que o prazo de inscrição para jogadores vindos do exterior se encerram nesta sexta-feira. Uma outra pendência é que os direitos econômicos dele são divididos entre Estudiantes de La Plata e Newell's Old Boys e os clubes ainda não liberaram o atleta.

Na última quarta-feira, Colace já havia sido muito elogiado pelo técnico Joel Santana, que destacou sua participação da seleção de base da Argentina ao lado de Mascherano e Tevez.

STJD mantém decisão e absolve o técnico Joel Santana

Ao contrário do que ocorreu com o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, e com o atacante Souza, do Flamengo, o treinador rubro-negro Joel Santana foi absolvido na tarde desta quinta-feira, no STJD. Desta forma, poderá dirigir normalmente o seu time à beira do campo neste Brasileirão.

Joel foi julgado no artigo 279 - incitar a prática de agressão, pelas declarações dadas à beira do campo na partida em que o clube da Gávea perdeu por 3 a 0 para o Santos, no dia 5 de agosto.

O técnico já havia sido julgado e absolvido no último dia 15 deste mês, mas a procuradoria recorreu e tentou, sem sucesso, a suspensão do treinador nesta quinta-feira. Joel Santana foi absolvido por cinco votos a três - dois auditores pediram 40 dias de suspensão e um queria 30 dias.

"Foi feita justiça. Eu esperava ser absolvido. Nunca vi alguém fazer jogo de futebol mudo. Eu trabalho assim e naquela hora estava só extravasando. Se eu tiver de mudar meu jeito de trabalhar, não sei se vou continuar no futebol. Porque eu vibro com meu time, mas hoje você não pode falar nada porque tem um microfone do lado", desabafou o treinador.

"Estou pensando muito no que aconteceu. Somos pressionados por todo lado. Recebo proposta do mundo inteiro e lá fora isso não acontece. Meu currículo está no mundo inteiro", completou Joel Santana.

Com a absolvição, o treinador poderá ficar no banco de reservas no duelo deste sábado, no Maracanã, quando o Flamengo enfrenta o Sport, às 18h10. Nesta última quarta-feira, a equipe rubro-negra empatou por 1 a 1 com o Botafogo.

Souza tem pena ampliada e desfalca o Fla em mais dois jogos

O atacante Souza irá desfalcar o Flamengo nos próximos dois jogos. O atleta teve sua pena aumentada nesta quinta-feira em julgamento no tribunal pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) após recurso da procuradoria.

Cotovelada em rival do Grêmio rende mais dois jogos de punição ao atacante Souza

"Fiquei chateado com esses dois jogos, mas já esperava por isso. Imaginei que não fosse escapar, já que marcaram novo julgamento. Mas duas partidas passam rapidinho e logo vou estar em campo", lamentou o centroavante, após o treinamento desta quinta-feira, na Gávea.

Por sua expulsão no jogo contra o Grêmio, depois de dar uma cotovelada no meia Tcheco, Souza estava inicialmente denunciado em dois artigos do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva): o 253, que fala sobre a prática de agressão física contra o árbitro, os auxiliares ou contra qualquer outro participante do evento desportivo, prevendo suspensão de 120 a 540 dias, e o 254, relacionado à prática de jogada violenta, com pena de duas a seis partidas de impedimento.

No entanto, no julgamento da Primeira Comissão Disciplinar a primeira acusação foi desclassificada para o artigo 258, que trata de atitude contrária à disciplina e à moral desportiva, prevendo afastamento de uma a dez partidas.

Na primeira vez que foi julgado, o atacante rubro-negro recebeu dois jogos de suspensão no artigo 258 e pela inclusão no 254, a pena foi de três partidas. Nesta quinta, por maioria de votos, os auditores decidiram suspender Souza por cinco partidas na primeira infração e duas partidas na segunda.

Desta forma, o jogador não enfrenta Sport e Figueirense, partidas que ocorrem no Maracanã. Esta semana, aliás, foi ruim para o atleta. Além da punição, Souza perdeu um pênalti no empate por 1 a 1 contra o Botafogo, na última quarta-feira.

GloboEsporte

Zico defende Maracanã preto e vermelho

Galinho diz que clube não pode se contentar com estádio para 30 mil pessoas

Zico é o maior artilheiro do Marcanã

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico se mostra totalmente contrário à construção de um estádio para 30 mil pessoas na Gávea. Para ele, o estádio ideal para o clube rubro-negro é o Maracanã, local que tem o atual técnico do Fenerbahçe, da Turquia, como o seu maior artilheiro, com 333 gols em 435 jogos.

- Para a dimensão da nação rubro-negra, somente a dimensão do estádio que, por muito tempo, foi o maior do mundo e palco dos maiores acontecimentos esportivos do nosso país. Acho que não podemos nos contentar com estádios de capacidade de 20 mil a 30 mil pessoas, quando clubes muito menores têm estádios superiores - afirma Zico, de acordo com a coluna de Renato Maurício Prado do jornal carioca "O Globo".

Segundo ele, ter o Maracanã é algo que só depende do Flamengo:

- Creio que ter um Maracanã preto e vermelho não é um sonho irrealizável, porém uma realidade que depende somente da vontade e do interesse dos dirigentes do nosso clube.

A secretaria estadual de Esportes e Lazer contratou recentemente uma empresa de consultoria para propor um novo modelo de gestão para o estádio. A privatização já foi descartada pelo secretário Eduardo Paes, mas a concessão de condomínio pode contemplar um clube do estado. Os estudos da empresa tem a previsão de serem encerrados em outubro.

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, já manifestou o interesse de participar da licitação, mas afirma que isso não inviabiliza o projeto da construção de um novo estádio na Gávea.

'É o maior clube do Brasil', elogia Colace

Jogador vai à Gávea, mas acerto ainda depende de liberação de clube argentino

Eduardo Peixoto

Hugo Colace, possível reforço do Fla, vai à Gávea e elogia clube

O Flamengo mantém a cautela e evita anunciar a contratação de Hugo Colace. Mas, nesta quinta-feira, o argentino deixou bem clara sua vontade de transferir-se para o Rubro-Negro.

- Estou muito contente. É o maior clube do Brasil - declara o volante, de 23 anos.

Ele chegou no meio da tarde, realizou exames cardiológicos com o médico Serafim Borges e foi aprovado. Posteriormente, permaneceu cerca de uma hora dentro do departamento de futebol do Fla negociando os termos do contrato. Acompanhado por três empresários, o volante deixou o clube otimista.

- Falta fechar algumas coisas, como complementar os exames médicos. Mas estou com muita vontade de ficar e espero que dê para resolver tudo - diz Colace.

Mas não são apenas os exames ortopédicos - marcados para esta sexta - que preocupam o Flamengo. O prazo para inscrever o jogador termina nesta sexta, e há uma pendência. Os direitos econômicos dele são divididos entre Estudiantes de La Plata e Newell's Old Boys, e o presidente deste último clube não foi encontrado para autorizar a negociação.

Kayke, o artilheiro, fica no banco

Jogador faz sucesso na Malásia e ganha oportunidade com suspensão de Souza

Eduardo Peixoto

A concentração do Flamengo ganhou um novo integrante na noite de quinta-feira. Após se destacar no Campeonato Mundial Interclubes sub-19, na Malásia, o atacante Kayke foi relacionado pelo técnico Joel Santana para a partida contra o Sport, neste sábado.

No torneio na Ásia o jogador marcou cinco gols, terminou como vice-artilheiro e despertou interesse de clubes europeus. Com moral renovado, ele participou com desenvoltura do treino de quinta-feira, marcando um dos gols da vitória de 3 a 0 do time de juniores sobre os reservas, e convenceu o técnico Joel Santana a relacioná-lo para o jogo.

- O Kayke tem um chute muito poderoso. E também tem ótima qualidade no passe - diz Adílio, técnico dos juniores.

Aos 19 anos, o atacante tem contrato com o Flamengo até 2009. Ele participou de apenas um jogo entre os profissionais (entrou no segundo tempo da partida contra o Internacional). Uma das curiosidades é que Kayke anota todos os seus gols na categoria de base e a conta já ultrapassa os 200.

Márcio Braga felicita juniores

Jogadores ganham almoço e saudação do presidente após terceiro lugar na Malásia

Eduardo Peixoto

Márcio Braga parabeniza time sub-19 por campanha na Malásia

O terceiro lugar no Campeonato Mundial sub-19 rendeu um almoço com o presidente aos jogadores do Flamengo. Nesta quinta-feira, os meninos rubro-negros estiveram em uma churrascaria na Zona Sul do Rio e receberam as felicitações de Márcio Braga.

- Queria agradecer a vocês por terem representado tão bem o Flamengo - diz o dirigente, sob aplausos.

A equipe sub-19 rubro-negra perdeu nas semifinais para o Manchester United. Mas saiu como uma espécie de campeão moral do torneio. A delegação foi chefiada pelo coordenador das divisões de base, Rivelino Serpa, e pelo diretor, Moyses Saubel.

- O técnico do Manchester veio falar comigo e reconheceu que o Flamengo era mais forte e deu azar contra eles. Foi bastante gratificante. Todos torceram pelo nosso time - diz o técnico Adílio.

Os destaques da campanha foram o atacante Kayke, o zagueiro Anderson Bamba e o apoiador Erick Flores. Todos receberam sondagens de equipes européias.

Absolvido, Joel ameaça abandonar futebol

Treinador do Flamengo reclama de perseguição à sua profissão e censura ao trabalho

Eduardo Peixoto

Joel Santana diz que técnicos são muito perseguidos e pressionados

Em julgamento nesta quinta-feira, o STJD absolveu novamente o técnico Joel Santana da acusação de incitar os jogadores do Flamengo a baterem em adversários no jogo contra o Santos. Apesar de aliviado, o treinador fez um desabafo.

Joel afirmou que se a perseguição aos treinadores continuar, pensa em abandonar a carreira.

- Somos (técnicos) pressionados por todos os lados. Se for para ficar mudo, sem falar nada na área técnica, vou largar a carreira. Estão tirando tudo de bom do futebol. Aquilo lá foi um desabafo. Qualquer pessoa que joga pelada sabe disso - declara o treinador.

Apesar do inconformismo, o treinador agradeceu aos auditores do STJD pela absolvição.

- Eles estão de parabéns porque foi feita justiça - afirma.

Enquanto o seu destino era decidido no Centro do Rio, Joel sentou à beira do campo e assistiu ao treino dos reservas contra os juniores com tranqüilidade. Ele foi informado de sua absolvição por telefone e sorriu.

Força do Maraca é o gás do Fla

Goleiro Bruno lembra que até o fim do Brasileiro, time vai atuar diversas vezes em casa\ O goleiro Bruno, do Flamengo, teve muito trabalho na segunda etapa do clássico contra o Botafogo, na noite desta quarta-feira. O arqueiro da Gávea salvou seu time da derrota em pelo menos três oportunidades (assista no vídeo ao lado a uma delas). Apesar do resultado da partida, o jogador continua apostando na força do Maracanã para tirar o Flamengo de perto da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.\ - O pênalti era a chance de nossa vitória e desperdiçamos. Mas o Flamengo está subindo de produção e teremos várias partidas no Maracanã para subir ainda mais na tabela. Nosso objetivo é somar o maior número de pontos para sair de perto da zona de rebaixamento. Vamos correr atrás dele - diz.\

Nos últimos cinco jogos no estádio, o Rubro-Negro venceu quatro e empatou um. Os dois próximos jogos serão no Maraca: Sport, neste sábado, e Figueirense, na quarta-feira.

Lance

Juan: o lateral-artilheiro do Brasileirão-2007

Lateral do Flamengo segue passos de Gabriel, Paulo Baier e Mancini

Juan tem sido o principal jogador do Flamengo nos últimos jogos (Crédito: Júlio César Guimarães)

Rafael Ximenes

As últimas edições do Campeonato Brasileiro têm revelado alguns laterais-artilheiros. Este ano, parece ser a vez de Juan, lateral-esquerdo do Flamengo. O jogador vem subindo de produção nas últimas partidas da competição e tem marcado gols importantes pelo Rubro-Negro.

Os números de Juan no Brasileiro são muito bons e vêm crescendo com o passar dos jogos. O jogador é o vice-líder de assistências da competição, com nove passes para gol e já balançou a rede adversária cinco vezes - nas últimas duas partidas foram dois gols. O Flamengo já teve dois laterais que marcaram muitos gols nos últimos anos, e ambos jogavam pela direita. Leonardo Moura fez sete gols em 2005 e Rafael marcou oito em 2003.

Porém, em número de gols ele ainda está longe de ser o maior lateral-artilheiro da história em uma edição de Campeonato Brasileiro. Nesse quesito, quem ganha é Gabriel, que em 2005 marcou 16 gols pelo Fluminense. Outro destaque do ano foi Michel Bastos, do Figueirense, com dez.

Quem também já se deu bem na posição foi Paulo Baier. Em 2003, pelo Criciúma, ele fez nove gols e em 2004, pelo Goiás, marcou 15, segunda melhor marca da história. Já este ano, ele tem seis gols, só que atuando no meio-de-campo.

Alguns desses laterais acabaram indo para o futebol europeu: casos de Cicinho, que foi para o Real Madrid, Mancini, para a Roma e Michel Bastos, que está no Rennes (FRA). O jogador do Flamengo, que pinta como o novo destaque da posição, também já foi assediado pelo futebol do exterior, mas o Flamengo já trabalha para renovar seu contrato até 2010

Toró exalta chegada de Joel ao Flamengo

O meio-de-campo do Flamengo Toró, após fazer uma de suas melhores partidas com a camisa rubro-negra, atribuiu a sua recuperação à chegada do técnico Joel Santana. Para o jogador, que saiu ovacionado pela torcida, o fato de Joel lhe ter dado a chance de atuar em sua real posição foi determinante para o seu 'renascimento'.

- Desde a chegada do professor Joel, ele vem me preparando para este momento. Ele me deu uma chance na posição que sempre joguei e isso foi muito gratificante. Espero jagar ainda melhor na próxima oportunidade - afirma.

Toró sabe que a concorrência no meio-de-campo do time é grande e, por isso, não almeja, pelo menos neste momento, um lugar no time titular. Segundo ele, somente o tempo dirá se ele realmente tem condições de começar jogando as partidas.

- A qualidade dos jogadores é muito grande. Roger e Renato Augusto são jogadores fora de série. Mesmo assim, Joel sabe o que faz. Espero ter muito mais oportunidades para ajudar cada vez mais o Flamengo - comenta.

Léo Medeiros já está à disposição para pegar Sport

Volante rubro-negro não enfrentou o clássico contra o Botafogo

O volante Léo Medeiros não pôde atuar no clássico contra o Botafogo, nesta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas garante que está pronto para voltar e encarar o Sport, neste sábado, no Maior do Mundo.

- Eu quero entrar em campo, seja um ou 90 minutos. Mostrei nos jogos contra o Juventude e o Goiás que o treinador pode contar comigo e se entrar contra o Sport vou procurar fazer o meu trabalho da melhor maneira possível -

Léo Medeiros é o vice-artilheiro do time com três gols. Ele comentou como foi ruim a sensação de assistir a partida de fora das quatro linhas.

- É muito ruim ficar fora, ainda mais num clássico de grande importância para o nosso time e de tanta expectativa para a nossa torcida. Estava com tanta vontade de estar em campo que às vezes dava chute no vento pensando que estava no gramado”, brincou o mineiro.

Volante Colace está na Gávea para exames médicos

Argentino pode ser confirmado como novo reforço ainda hoje

O volante argentino Colace está próximo de ser anunciado como novo reforço do Flamengo para a seqüência do Campeonato Brasileiro. O jogador se reuniu com o vice de futebol, Kléber Leite, nesta quinta-feira, e já foi encaminhado para o médico Serafim Borges, com quem realizará os exames médicos necessários.

Se for aprovado, o volante assinará contrato, com duração ainda não decidida, com o time da Gávea. Mas o Flamengo precisa se apressar para contar com Colace no Brasileirão. A janela para tranferências internacionais da competição se fecha na próxima sexta.

Maxi tem chances de jogar contra o Sport

Argentino se recupera de uma lesão na coxa esquerda

O argentino Maxi vinha atuando bem pelo Flamengo, até que sofreu uma lesão na coxa esquerda na partida contra o Goiás no último domingo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Mas a torcida rubro-negra poderá ter uma boa notícia para a partida de sábado diante do Sport, também no Maior do Mundo. O médico do clube Walter Martins, está otimista quanto à recuperação do atleta.

- Tenho esperança de contar com ele. Ele está fazendo um trabalho com o doutor Runco, comissão técnica e o Joel Santana. Se tudo estiver bem, ele já começa uma preparação física hoje (quinta) e poderá treinar com bola - disse o médico em entrevista à Rádio Brasil.