O Globo
Emocionado com torcida, Joel praticamente diz que continua
Técnico deixa para hoje divulgação da decisão de ficar ou não no Fla
JOEL EXIBE a placa entregue pela torcida Urubu Guerreiro, agradecendo por ter posto o Fla na Libertadores
NA ARQUIBANCADA, torcedoras mostram a faixa que emocionou o técnico, pedindo sua permanência
Márcio Tavares
A torcida pediu sua permanência com uma faixa estendida no alambrado "Fica Joel" e mostrou sua gratidão numa placa entregue antes do treino de ontem à tarde, na Gávea. Depois do coletivo, os jogadores, um a um, foram à sala do treinador e pediram que ele não fosse embora. E o coração de Joel Santana balançou. Olhos vermelhos, à beira das lágrimas, Joel deu uma emocionada entrevista coletiva com um discurso em que acenava com sua seqüência no Flamengo em 2008. Mas deixou a decisão final para hoje.
- Tudo que disserem até amanhã (hoje) é mentira. O Kleber me ligou e perguntou se eu queria decidir o caso logo hoje (ontem). Eu preferi deixar a emoção passar e responder amanhã - disse o técnico.
Kleber anuncia que Roger continua no Fla em 2008
Joel ficou tão satisfeito com as homenagens que até se comprometeu com a torcida de ir ao Cristo Redentor após o treinamento desta manhã, numa manifestação que deve reunir cerca de 200 rubro-negros no Corcovado, onde o plano é vestir a estátua com a camisa do Flamengo e estender uma grande bandeira na escadaria. Após a visita ao Cristo, Joel volta à Gávea para decidir seu futuro numa reunião com Kleber Leite, vice de futebol.
- Não vai dar tempo de conversar depois do treino, antes de ir ao Corcovado. Deixamos para depois da ida ao Cristo. Aí, a gente resolve tudo com mais tranqüilidade. Nem tive tempo de ter direito a proposta que o clube me apresentou - disse Joel.
As homenagens da torcida sensibilizaram o treinador, que considerou normal o fato de Kleber Leite ter confirmado que convidara Mano Menezes, que deixa o Grêmio após o Brasileiro, para substituí-lo:
- Nada me assusta mais hoje em dia. Nada me chateia, me aborrece. Estou de bem com a vida. É normal o clube se precaver nessas situações. Não é todo dia que um treinador tem uma aclamação como essa. É bacana o reconhecimento da torcida e também dos jogadores, que entraram na minha sala pedindo que eu continue - comentou Joel.
Ao receber de um dos líderes da torcida Urubu Guerreiro uma placa que agradecia ao técnico e amigo Joel Santana por mais uma vez tirar o Flamengo do fundo do poço, Joel soltou uma gracinha:
- Arigatô, Flamengo...
Nesse claro discurso de permanência, Joel esbarrou na emoção quando falou dos jogadores. Com a voz embargando à medida que falava, ele quase parou quando falou sobre os comandados.
- Foram três, quase quatro meses maravilhosos. Neste Natal, quando estiver reunido com minha família, comemorando mais um aniversário, vou pensar muito neles...
Os jogadores, conhecidos em sua grande maioria pela indiferença com que encaram o entra e sai constante de técnicos em seus clubes, desta vez se manifestaram de forma explícita. É bem verdade que na visita à sala de Joel eles deram uma cobrada em relação ao pagamento de outubro. Mas a razão da visita era tentar mudar seu plano de deixar o clube.
- Falei com ele várias vezes para ficar e não espero outra decisão dele - disse o capitão Fábio Luciano. - Nós jogadores no fundo também corremos um pouquinho por ele. A gente sabia que no banco estava um amigo.
A quinta-feira acabou sendo produtiva para o Flamengo. Além de ter praticamente a confirmação da permanência de Joel, a diretoria também confirmou a seqüência de Roger. O acerto foi feito por Kleber Leite com Andrés Sánchez, presidente do Corinthians, um dos convidados de honra do Flamengo na festa que se seguiu após a sessão solene do Conselho Deliberativo.
- A situação do Roger está decidida. Equacionamos a questão financeira e ele fica no Flamengo - disse Kleber.
Hoje, Joel saberá se Souza, recuperando-se de dores no tendão de Aquiles do pé direito, poderá enfrentar o Náutico. Se não puder jogar, Obina o substituirá.
Futsal
Petrópolis e Flamengo lutam por vaga na final
Em Niterói, Canto do Rio recebe time do Teresópolis no primeiro confronto da semifinal
Em confronto cercado de equilíbrio e expectativa, o Poker/Petrópolis/Ikinha recebe o Flamengo hoje, às 21 horas, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis, na partida de volta das semifinais do Estadual de Futsal. Na última terça-feira, no Rio, os petropolitanos venceram por 1 a 0, gol de Régis.
O Petrópolis joga por um empate para avançar à decisão. Caso perca no tempo normal, um novo empate na prorrogação o leva à final. Para o clube serrano, a vaga seria um presente, já que amanhã, dia 1º de dezembro, festejará seis anos de fundação.
O Petrópolis luta para ir pela nona vez a uma decisão. Antes, foi finalista dos Estaduais de 2002 (campeão), 2003, 2005 (campeão) e 2006 (campeão invicto); dos Cariocas de 2004 (campeão) e 2006 (campeão); da Copa Rio-São Paulo-Minas de 2003 e da Taça Brasil-2007.
O Flamengo está em alta, depois de ter superado o Vasco nas quartas-de-final, com 1 a 1 no primeiro jogo, e 6 a 5, na prorrogação do segundo. O rubro-negro foi campeão estadual pela única vez em 2003.
Hoje, às 20h, no Tio Sam (Niterói), o Canto do Rio enfrenta o Teresópolis, na primeira semifinal entre eles. A outra será dia 3, em Teresópolis.
TRANSMISSÃO: Sportv
Ancelmo Gois
Reage, meu! I
Do corintiano Washington Olivetto, ontem, choroso porque seu time está com um pé na cova da segunda divisão, ao saber que a diretoria do Flamengo atribui a São Judas Tadeu o milagre de pôr o time na Libertadores:
- Bem que São Judas poderia dar uma aula de milagre a São Jorge, padroeiro do Timão...
Fernando Calazans
Sem desmerecer, de jeito algum, a empolgante caminhada do Flamengo por suas próprias pernas, bem que Palmeiras e Cruzeiro, com delicada incompetência, deram uma mãozinha ao time de Joel Santana.
Da mesma forma, Paraná e Goiás, piores até do que Cruzeiro e Palmeiras, uniram suas incapacidades em prol do Corinthians. Este é que, ao contrário do Flamengo, não se ajuda nem faz seu dever de casa (só mesmo o gandula).
De forma que vai sofrer até o último fio de esperança.
Por falar em Joel Santana: assediado e aturdido por propostas do Japão e dos Emirados Árabes (além de outra não confirmada da Espanha), o atual herói da nação rubro-negra passou toda a noite em longas conversas com a família. Dessas conversas e dessa insônia nascerá a resposta definitiva que ele terá de dar hoje ao comando do Flamengo.
Coluna Gente Boa
A taça é nossa
A CBF desistiu de entregar na festa do Craque do Brasileirão, segunda-feira, a taça das bolinhas do pentacampeonato brasileiro ao São Paulo, o campeão deste ano. Temeu-se uma revolta da torcida do Flamengo - o verdadeiro dono da taça -, que deve lotar o Theatro Municipal e seus arredores.
Jornal dos Sports
Técnico vê alternativas contra o Náutico
Um dos destaques do time em 2007, Leonardo Moura solta a bomba na Gávea
Na semana que antecede o último jogo do Flamengo neste Brasileiro, pouco tem se dado ênfase à preparação da equipe para a partida contra Náutico. Como o técnico Joel Santana não poderá contar com Renato Augusto e Jaílton, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, algumas alternativas estão sendo testadas.
Tanto ontem, quanto na quarta-feira, Léo Medeiros e o argentino Maxi Biancucchi figuraram entre os titulares. Outra novidade é a presença de Obina no ataque, pois Souza está fazendo fisioterapia no calcanhar esquerdo e pode até nem seguir para Recife no sábado. Se o goleador não treinar hoje, estará fora da partida.
No coletivo realizado na Gávea, a nova formação arrasou os reservas. Em aproximadamente uma hora de atividade, os titulares aplicaram um impiedoso placar de 7 a 0, com gols de Ronaldo Angelim, Fábio Luciano, Toro, duas vezes, Roger, que entrou no lugar de Maxi, Léo Medeiros e Cristian, que acertou um belo chute de fora da área e arrancou aplausos dos torcedores.
Outro destaque foi o lateral-direito Leonardo Moura, que treinou muito bem, assim como Juan, e armou as principais jogadas de perigo da equipe. Apesar do bom rendimento, o placar era o menos importante, diante da indefinição quanto ao futuro do Flamengo para o ano que vem. Uma vitória em Recife poderá garantir o Fla na segunda colocação do campeonato.
Joel e os torcedores visitam o Cristo
Em mais um dos festejos pela classificação do Flamengo para a Copa Libertadores do ano que vem, os torcedores irão levar hoje, pela manhã, a camisa 12, que foi aposentada pela diretoria na reta final do campeonato, ao Cristo Redentor. A previsão inicial é de que aproximadamente 250 pessoas compareçam à manifestação, que contará também com a presença ilustre de Joel Santana.
Ontem, o treinador recebeu uma placa de alguns torcedores agradecendo por tudo que foi feito este ano, com o Flamengo conseguindo sair da penúltima colocação do campeonato para assegurar uma vaga na competição sul-americana mais importante do continente. Nela, a torcida recorda o feito de Joel em 2005, quando conseguiu tirar o time do rebaixamento e reitera que ele contribuiu para que a auto-estima dos rubro-negros fosse resgatada.
"É o reconhecimento, um carinho muito grande que estão demonstrando por mim. Não é todo dia que fazem uma coisa desse tamanho por um treinador. Mexeu comigo e amanhã (hoje), estarei no Cristo marcando minha presença e agradecendo também por tudo que alcançamos", ratificou Joel.
A carreata deverá sair da Gávea por volta das 9h e a previsão é de que às 11h, o Corcovado esteja tomado por rubro-negros. O padre Lindolfo Lisboa, da Igreja São Judas Tadeu, estará no local dando a benção à nação, que será homenageada também na festa de premiação do Brasileiro, segunda-feira.
Hoje é o Dia D para o paizão Joel
Treinador rubro-negro decide a sua permanência. Ele se emociona com o carinho da torcida
Thiago Bokel e Nathan de Lima
Wallace Teixeira
Joel exibe uma placa entregue pela torcida, que implora por sua permanência
Se durante o Campeonato Brasileiro, a torcida do Flamengo foi fundamental para a arrancada do time, mais uma vez, ela pode ser a fiel da balança para decidir o futuro de Joel Santana. Com a proposta em mãos desde quarta-feira, o treinador pediu um tempo para pensar, mas se a dúvida ainda existia, o apelo dos torcedores mexeu com o coração de Joel, que prometeu dar uma resposta definitiva na manhã de hoje ao Rubro-Negro.
A indefinição fez com que o vice de futebol Kleber Leite agisse rápido na escolha do substituto, e o nome de Mano Menezes, que comandará pela última vez o Grêmio no domingo, contra o Corinthians, é o primeiro na lista do dirigente, que já teria até sondado o técnico para saber se ele teria interesse em comandar o Flamengo em 2008.
Mano, no entanto, admitiu não ter fechado com clube algum.
“Vi pela imprensa os elogios do Kléber Leite e agradeço. Mas ainda não acertei com ninguém. Estou concentrado no jogo contra o Corinthians e quero me despedir bem do Grêmio. Além disso, o Flamengo ainda tem treinador e respeito muito o Joel Santana. Vou definir meu futuro a partir de segunda-feira", afirmou Mano Menezes.
Joel preferiu não polemizar quanto a atitude da diretoria em procurar outros nomes. Ele reiterou que a sua vontade é permanecer no Flamengo:
"É a escolha mais fácil da minha carreira, pois os jogadores, a torcida e a diretoria querem que eu fique. Essa história do Mano não mexeu comigo, pois o Kleber está no papel dele, que é dar uma satisfação aos jogadores e à torcida", explicou o atual treinador, que perguntado por uma criança se ficaria, respondeu que sim.
Pedido dos jogadores
Após o coletivo realizado ontem na Gávea, o grupo se reuniu com Joel no vestiário e pediu para que ele e a comissão técnica permanecessem no próximo ano.
Até por isso, é muito provável que o desfecho dessa novela seja feliz.
A proposta da diretoria, com reajuste de 100% no salário do treinador, passando a pagar aproxidamadamente R$ 150 mil, foi considerada muito boa, e o técnico só sairá do Flamengo por um caminhão de dinheiro.
O anúncio oficial ainda não foi feito, mas a possibilidade dele aceitar a proposta do Fla é grande. Apenas uma reviravolta poderia impedir o acordo. A possibilidade de trocar o "paizão" pelo "mano", na verdade, está distante.
Capitão Fábio Luciano torna-se conselheiro do time
Os torcedores do Flamengo estão esperando um grupo forte para o ano que vem, mas enquanto a situação do apoiador Roger está quase decidida, outras duas peças importantes para o time continuam indefinidas e complicadas. O goleiro Bruno e o cabeça-de-área Cristian têm o vínculo com o clube até o final deste ano e a renovação de ambos pode ser mais dificil do que os torcedores estão esperando. Mas a grande nação rubro-negra conta com um grande reforço para convencer os jogadores a permanecerem com o grupo, o zagueiro e capitão da equipe Fábio Luciano.
O jogador confidenciou ontem, após o treino coletivo realizado na Gávea, que conversa muito com os jogadores sobre isso e que sempre que pode, tenta convencer seus companheiros a renovarem com o Flamengo.
"Eu estou sempre fazendo o possível para que eles (Cristian e Bruno) renovem. Se eu fosse o presidente do clube faria de tudo para manter esse bom grupo para o ano que vem. Por mim a equipe seria essa, mas reforços também são importantes. Poderiam chegar uns três ou quatro, mas não pode sair ninguém", disse o capitão Fabio Luciano, que já renovou seu contrato até o final de 2008, com uma cláusula que permite que ele estenda o contrato até o fim de 2009, caso não pendure as chuteiras no ano que vem.
Roger continua na Gávea
Nathan de Lima e thiago bokel
Wallace Teixeira
O apoiador Roger permanece no Flamengo para a disputa da Copa Libertadores-2008
Mais uma boa notícia chega para a grande Nação Rubro-Negra, a renovação do contrato do apoiador Roger está concretizada. O Flamengo tinha até hoje para mostrar ao Corinthians. O presidente do clube paulista, Andres Sanches, que estava presente na reunião do Conselho Deliberativo na Gávea, confirmou a permanência de Roger no Fla. Para ter o atleta por mais três anos, o clube mais popular do país precisava pagar US$ 500 mil ao time paulista.
Roger chegou ao Flamengo no meio desse ano por empréstimo, só que nesse contrato existia uma cláusula que permitia que o jogador renovasse seu a-cordo com o clube até 2010, contanto que o Fla conseguisse desembolsar o dinheiro exigido pela diretoria corintiana. O jogador explicou ao JORNAL DOS SPORTS sua situação contratual e avisou que sua vontade era continuar no clube por um bom tempo.
"Eu já vim para o Flamengo com o contrato pré-estabelecido para que eu fique por mais três anos. Agora só falta o Flamengo acertar o acordo com o Corinthians. Espero que tudo de certo, pois eu quero continuar aqui, até porque o ano que vem é muito importante para o clube e para mim, já que estamos disputando uma Libertadores. O Flamengo tem até amanhã (hoje) para mostrar o interesse por mim ao Corinthians e pelo que eu sei já está tudo muito bem encaminhado", disse o apoiador, antes de saber da boa notícia.
O vice-presidente de futebol, Kleber Leite, afirmou na noite de ontem, que já está tudo certo para que Roger possa continuar no clube, mas não quis entrar em detalhes sobre o assunto.
"Está tudo resolvido sobre o Roger, mas darei mais informações amanhã (hoje)", disse o sempre enigmático Kleber Leite.\ A renovação do a-poiador despertou interesse em todo o grupo rubro-negro, já que mesmo atuando poucas vezes, o jogador foi considerado ao longo do ano por seus companheiros uma peça fundamental para que o time de Joel Santana conseguisse esta recuperação sensacional no Brasileiro. Fábio Luciano disse que costuma abordar esse tema com o Roger e afirmou que o jogador queria continuar na Gávea.\
"Converso com o Roger e ele queria ficar. O que é muito bom para o grupo", disse.
Nação rubro-negra será premiada pela CBF
Nação tem seu show reconhecido pela CBF
Segundo o site da CBF o presidente Ricardo Teixeira, em uma forma de reconhecimento ao comparecimento do público no Campeonato Brasileiro, criou para o Craque Brasileirão 2007 o prêmio de Melhor Torcida, que fará parte do evento em suas futuras edições.
O Prêmio contemplará a torcida do Flamengo, dona da maior média de público da Série A, com 39.221 pagantes, e responsável pelo recorde de público do Campeonato Brasileiro, com os 82.044 pagantes no jogo contra o Atlético Paranaense de domingo dia 25 de novembro.
O presidente Ricardo Teixeira explicou que o Troféu Melhor Torcida é uma merecida homenagem ao torcedor que, com o seu comparecimento aos estádios, comprovou o sucesso da forma disputa do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, implantada em 2003, e já definitivamente consolidada.
"O prestígio que o torcedor deu ao Brasileiro é um sinal claro da aprovação do formato da competição que, além da luta pelo título, estimula a disputa pela vaga na Libertadores e, em seqüência, para a Copa Sul-Americana".
Nesse sentido, a torcida do Flamengo se superou para estabelecer marcas de comparecimento que empurraram o time em campo para a significativa reação na tabela de classificação.
- O torcedor entendeu que, nesse formato, todos os jogos do Brasileiro são importantes. E a torcida do Flamengo começou a comparecer em grande número ainda com o time ameaçado pelo rebaixamento, até conseguir a vaga na Libertadores.
Satisfeito por poder homenagear o torcedor na maior festa do futebol brasileiro, que acontecerá no dia 3 de dezembro, o presidente Ricardo Teixeira tem certeza de que a criação do Prêmio Melhor Torcida estimulará de vez os torcedores de outros clubes.
- Em seu primeiro ano, ganhou a torcida do Flamengo. Espero que outras torcidas levem os seus clubes a ser premiados nas futuras edições do Craque Brasileirão.
A cerimônia de premiação do Craque Brasileirão 2007 acontecerá na segunda-feira, às 20h30, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. O Ministro do Esporte, Orlando Silva, entregará o Troféu de Melhor Torcida a um torcedor indicado pela diretoria do Flamengo.
Macaé x Flamengo: um amistoso de luxo
Nina Lima
Já classificados, os jogadores do Flamengo vão entrar como líder do Estadual
Macaé e Flamengo encerram hoje a primeira fase do Estadual de Basquete. A partida, que será realizada na cidade do Norte Fluminense às 19h, já não tem grande importância para os rubro-negros, garantidos em primeiro lugar. Mas para os macaenses o duelo vale sua posição na tabela.
Caso vença, a equipe do interior se classifica em terceiro lugar e enfrenta o Vasco na próxima fase. Em caso de derrota, vai às semifinais como quarta colocada e terá de enfrentar o próprio Flamengo.
Os cariocas estão conscientes de que não terão vida fácil no Ginásio Municipal de Macaé. O adversário de hoje já aprontou para cima de vascaínos e tricolores.
"Se foi surpresa para muitos o time de Macaé chegar à semifinal, para nós não foi. Sabemos de sua força, basta ver os resultados que conseguiram, vencendo, inclusive, Vasco e Fluminense. É uma equipe bem armada, rápida e que tem um bom trabalho de garrafão", disse o ala Marcelinho.
MACAÉ
Marcelão, Leandro, Gianechinni, Kaçamba e Ed.\ Técnico: Ênio Vecchi.\
FLAMENGO
Duda, Marcelinho, Fernando Mineiro, Coloneze e Wágner (Alírio).\ Técnico: Paulo Chupeta.\
Prazo - As datas das finais do Estadual ainda serão divulgadas pela Federação.
Fla tem dura missão na Serra
Time tem que ganhar do Petrópolis no tempo normal e na prorrogação para chegar à final
Rafael Oliveira
Úrsula Nery
O ala Diogo Panázio, do Flamengo, protege a bola na disputada primeira partida da semifinal
Da quadra da UCP, em Petrópolis, sairá o primeiro finalista do Estadual de Futsal. Os donos da casa receberão o Flamengo, às 21h, contando não só com o apoio da torcida local, mas com a vantagem de jogar pelo empate. Para seguir em frente os rubro-negros precisam de vitórias no tempo normal e na prorrogação. Mais do que nunca apostam na pontaria de Gabriel e Sixel, pivôs responsáveis pela maioria dos gols da equipe.
Gabriel já marcou 10, número que o deixa na vice-artilharia . Apesar da eficiência, faz questão de dividir o mérito (e a responsabilidade) com seus companheiros.
"Não seria o artilheiro do time sem meus colegas. Só consigo marcar porque a bola chega. Então acho que todos terão que dar 200% de si para sairmos com a vitória".
Assim como Gabriel, Sixel veio do Vaco no meio do ano e não demorou para se tornar peça fundamental no esquema de Cid Escaralate. Hoje é titular absoluto. O pivô admite que a responsabilidade do pivô é maior, mas acredita que hoje todos estarão empenhados em marcar o máximo de gols possível.
"É claro que somos mais cobrados por estarmos perto do gol. Mas não me sinto sobrecarregado por isso. Aqui todos estão sempre arriscando. Em muitas vezes eu participo dos gols não marcando, mas servindo".
Apesar de contar com dois eficientes pivôs, o Flamengo pode se dar ao luxo de não depender exclusivamente deles. Desde o início do campeonato quase todos os atletas já deixaram sua marca. A boa pontaria deixa Cid Escarlate confiante.
"O grupo é homogêneo. Todos sabem chegar no gol e chutar com precisão. Confio neles."
Mas o Petrópolis também tem seus trunfos. E um deles é o goleiro Douglas. No que depender dele o ataque ruibro-negro passará mais uma vez em branco.
"Estou consciente de que nada está resolvido. Tenho que continuar com o bom trabalho que venho desempenhando ao longo do campeonato e que nos rendeu o posto de equipe menos vazada".
PETRÓPOLIS
Douglas, Régis, Cupim, Vinícius e Mancha.\ Técnico: Fernando Malafaia.\
FLAMENGO
Breno, Dudu,Michel,Panázio e Sixel.\ Técnico: Cid Escarlate.\
Local: Ginásio da UCP, em Petrópólis (21h)
Luiz Augusto Veloso
Planeta Bola
Só Joel salva
Luiz Augusto Veloso laveloso@jsports.com.br
Virtual candidato ao rebaixamento no início do Campeonato Brasileiro de 2007, o Flamengo deu uma arrancada irresistível, poucas vezes vistas no futebol contemporâneo, e agora luta pelo vice-campeonato. E não é que o líder desta transformação será substituído?
Nenhum outro técnico no futebol brasileiro está tão bem preparado para planejar a temporada 2008 do Flamengo quanto Joel Santana. Nenhum outro será capaz de, no prazo em questão, diagnosticar adequadamente as carências do atual grupo rubro-negro tendo em vista os objetivos da próxima temporada.
O clube deveria esgotar todos os seus esforços para manter Joel. O noticiário envolvendo o processo de renovação do contrato do atual treinador do Flamengo sofreu uma reviravolta nas últimas horas, própria para um hospício.
O Dia
Joel: 'De gaúcho, pode-se esperar tudo'
Depois de ter sido trocado por Renato no Fluminense, Joel sofre com a possibilidade de ser substituído no Flamengo por Mano Menezes, outro técnico do Sul. Magoado com a forma como vem sendo conduzida sua renovação, treinador decide hoje seu rumo
Marluci Martins
Rio - O emplastro que Joel Santana vem usando nas costas pouco está ajudando a atenuar a dor lombar. Mas a dor maior do técnico do Flamengo é outra, bem localizada, que nasce no Sul, espalha-se pelo corpo e apunhala o coração. Depois de Renato Gaúcho ter tomado seu emprego, outro gremista, dessa vez Mano Menezes, pode ser seu sucessor no Flamengo.
O telefone toca durante a entrevista ao ‘Ataque’. Aliás, não pára de tocar. São, como ele chama, “os escudeiros”, contando algum fato novo ou aconselhando-o em relação ao rumo que deve tomar. Um triste e confuso Joel, ainda que não admita estar decepcionado, precisa definir seu rumo até o meio-dia de hoje.
O vice de futebol, Kléber Leite, conversou com Mano, deixou-o de ‘estepe’ e fez a Joel uma proposta longe de empolgá-lo. Tudo conspira contra, mas a disputa da Copa Libertadores enche os olhos e pode curar mágoas, sendo às vezes mais eficaz do que um emplastro nas costas.
— Já decidiu se fica?\ — Vamos ver como as coisas ficam após os últimos acontecimentos... Vamos ver...\
— Está se referindo à conversa que o Kléber teve com o Mano Menezes?\ — É... Não pediram uma resposta em 48 horas? De repente, eles que fiquem com o Mano...\
— Ficou magoado?\ — Isso não me machuca mais. No futebol, as coisas acontecem em segredo.\
— Essa conversa do Kléber com o Mano Menezes complica a sua negociação?\ — Antes dessa história do Mano, ele já havia conversado com o Vanderlei (Luxemburgo), né? Vamos ver... Estou discutindo o assunto com minha mulher, com meus filhos e alguns amigos.\
— Se você ficar, será possível ter bom relacionamento com o Kléber e confiar nele?\ — Costumo ter bom relacionamento profissional com todos. O que entra por um ouvido sai pelo outro. E acho que ele gosta de mim, né? Se não gostasse, não teria me chamado novamente. E, há um mês, ele quis renovar. Eu preferi esperar o fim do campeonato.\
— Você já sabia que o Kléber havia conversado com o Mano Menezes?\ — Sabia. Quando almocei (quarta-feira) com o Kléber, pedi que esperasse até segunda-feira. Ele disse que não era possível, pois o Mano queria um prazo até esta sexta. Pra dizer a verdade, não acho que está acontecendo nenhuma sacanagem, não...\
— Mas ficou desapontado com o Mano?\ — De gaúcho, pode-se esperar tudo. Ele não deveria ter aceitado conversar, já que o Flamengo ainda tem um treinador, trabalhando duro. Aquela cadeira ainda é minha.\
— Você não tem dado sorte com os gaúchos? Por um acaso, o Renato tentou derrubá-lo no Fluminense?\ — O que você acha? Como é que a torcida vai gritar o nome de um treinador que tinha acabado de perder, pelo Vasco, um jogo para o Gama? Que monstro é esse?\
— Vocês eram amigos... Você até chamava ele de...\ — De Baby. Mas o Baby é uma criança. E toda criança fica rebelde. O Baby tem de levar umas palmadas...\
— É possível ter amigos no futebol? Ficou triste com o Vanderlei Luxemburgo?\ — Quando conversou com o Kléber, ele deveria ter me telefonado para me deixar por dentro do que acontecia.\
— A proposta que o Flamengo lhe fez é boa?\ — É boa... É... É boa... É...\
— Você não está demonstrando nenhuma empolgação. É boa mesmo?\ — Pra você, que tipo de treinador eu represento? Você votou em mim para melhor técnico do Brasileiro?\
— Não. Votei no campeão, o Muricy... Aliás, votei antes que você conseguisse a vaga para a Libertadores.\ — Você foi covarde. Nosso time estava jogando com autoridade. Estou entre os melhores?\
— Você se considera um quatro estrelas, como o Muricy Ramalho, o Abel Braga e o Vanderlei, não?\ — Sim. Você me perguntou se a proposta é boa. Eu digo que é, mas eu merecia ganhar o mesmo que eles. O mesmo que o Caio Júnior. Estou estudando o mercado...\
— Vai conseguir dormir esta noite?\ — Eu??? Vou dormir o sono mais lindo do mundo. Estou dormindo nos braços da torcida. A gente só não dorme bem quando não tem proposta alguma.\
— E está mais para ficar ou para ir embora da Gávea?\ — Acho que estou mais para ficar.\
— E se o prazo terminasse neste momento?\ — Eu ficaria no Flamengo.\
— Posso bancar que fica?\ — Não. Vai que o telefone toca... Ainda estou dentro do prazo que me deram.\
— Você aconselharia o Mano a procurar emprego em outro lugar ou vai entregar a Libertadores de mão beijada para ele?\ — Eu é que vou fazer uma pergunta: antes, alguém queria pegar o Flamengo? Alguém quis vir em 2005, ou mesmo agora? Não diziam que o Fla não pagava em dia? Agora, eles querem vir aqui fazer o quê?\
— O Flamengo paga em dia?\ — O Flamengo paga. E vai continuar pagando. Aqui, resgatei minha vida profissional. O trabalho foi bem feito, pois, quando cheguei, o Flamengo tinha apenas duas vitórias no campeonato.\
— Você abre mão da estátua que lhe foi prometida no passado?\ — Abro, pois, se forem fazer aquele busto que prometeram, teriam agora que fazer três, e não, um.\
Fábio Luciano quer vitória na despedida da torcida
Rio - O zagueiro e capitão Fábio Luciano está preparado para jogo de domingo contra o Náutico, em Recife. Para o confronto, o zagueiro pede atenção total com adversário, e espera que rubro-negro saia mais uma vez vitorioso.
- “É uma chance de crescer mais na tabela. Vamos jogar com bastante atenção e vontade. A torcida vai estar presente, e esperamos conseguir mais uma vitória para finalizarmos bem o ano”.
O capitão, que renovou o contrato até o final de 2008, falou das expectativas do grupo sobre a permanência do comandante Joel Santana.
- “Todos os jogadores estão torcendo para que ele fique. Joel é uma peça muito importante dentro do nosso grupo. Ele tem a nossa confiança, e esperamos que essa situação se resolva logo”.
O treino desta sexta foi antecipado para as 9 horas, na Gávea e o técnico Joel Santana confirmou presença, após o treino, na homenagem que as torcidas lhe farão aos pés do Cristo Redentor.
Gazeta Esportiva
Julgamento do Flamengo é adiado
Rio de Janeiro (RJ) - Marcado para esta quinta-feira, o recurso do Flamengo no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não foi julgado. Por conta da falta do número legal de auditores, o julgamento foi adiado e ainda não tem nova data marcada.\ O Rubro-negro havia sido punido pelo STJD com a perda de um mando de campo, além de uma multa de R$ 10 mil, por conta de objetos atirados no Maracanã na partida contra o Grêmio, realizada no dia 21 de outubro. Entretanto, o clube da Gávea não cumpriu a punição por ter conseguido um efeito suspensivo, deferido pelo presidente do STJD, Rubens Approbato Machado.\
Por conta disso, o Flamengo pôde contar com o apoio de seus torcedores no duelo contra o Atlético Paranaense, realizado no último domingo. Na ocasião, o time carioca venceu o Furacão por 2 a 0 e garantiu sua classificação para a Copa Libertadores do ano que vem.
CBF homenageia torcida do Flamengo\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Numa iniciativa inédita da CBF, a torcida do Flamengo será homenageada como a Melhor Torcida na cerimônia do Craque do Brasileirão. O prêmio para torcidas se estenderá às próximas edições do campeonato.\ Os rubro-negros conseguiram a melhor média de público da Série A no Brasileirão, com 39.221 pagantes, e bateram o recorde de público na competição, com os 82.044 pagantes presentes na partida contra o Atlético Paranaense, no último dia 25, no Maracanã.\
A premiação vai acontecer nesta segunda-feira, no Teatro Municipal, no Rio de Janeiro. Um torcedor indicado pela diretoria do Flamengo vai receber o prêmio das mãos do ministro do Esporte, Orlando Silva.
Joel faz ironia sobre seu destino\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Ao ser homenageado pelos torcedores com uma placa nesta quinta-feira à tarde, na Gávea, o técnico Joel Santana decidiu agradecer utilizando uma expressão japonesa, que deixou no ar a impressão de que o treinador já decidiu deixar mesmo o Flamengo para trabalhar no exterior. Sorrindo, ele disse: “Arigatô, Flamengo”. A decisão sobre o futuro de Joel será anunciada nesta sexta-feira.\ A placa da torcida agradecia ao “técnico e amigo Joel Santana por mais uma vez retirar o Flamengo do fundo do poço”. Entretanto, assim como em 2005, o comandante pode deixar o clube e seguir para o futebol japonês. Antes de dizer sim ou não, Joel confirmou sua participação na carreata que a torcida do Rubro-negro está organizando até o Cristo Redentor, como forma de agradecer pela reação da equipe no Brasileiro.\
Para o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, a permanência de Joel é difícil e ele disse que já enfrentou problema parecido em 2005, quando acreditou que o treinador permaneceria na Gávea e ele acabou trocando o clube rubro-negro pelo Vengalta Sendai, do Japão. O dirigente quer uma resolução rápida para o caso, porque o Rubro-negro pretende iniciar o planejamento para a temporada de 2008 no mais curto espaço de tempo possível.
Mano Menezes nega contatos com Flamengo
Porto Alegre (RS) - O técnico Mano Menezes já confirmou que deixa o Grêmio após a partida contra o Corinthians, neste domingo, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o treinador garante que não acertou com nenhum clube. Ele fez questão de deixar isso claro depois de diretor de futebol do Flamengo, Kléber Leite, ter feito muitos elogios ao treinador, aproveitando que Joel Santana ainda não confirmou sua permanência no Rubro-negro carioca.\ “Vi pela imprensa os elogios que recebi do Kleber Leite e agradeço a gentileza. Mas quero deixar claro que ainda não acertei com nenhum clube. Estou concentrado nesta partida contra o Corinthians e quero me despedir bem do Grêmio. Além disso, o Flamengo ainda tem treinador e respeito muito o Joel Santana. Vou definir meu futuro a partir de segunda-feira”, explicou o treinador gaúcho.\
Carlos Leite, agente de Mano Menezes, disse que ele já recebeu algumas propostas, até mesmo do exterior, mas ainda não se reuniu com ninguém para tratar o assunto. “Mano é um profissional correto e não vamos negociar com equipes que ainda tenham contrato com outro treinador. Recebi algumas boas propostas para ele, tanto de clubes brasileiros quanto do exterior, e vamos sentar para conversar na segunda-feira, quando ele se desvincular do Grêmio.”
Kléber Leite quer pressa na definição do futuro de Joel
Rio de Janeiro (RJ) - O vice-presidente Kléber Leite torce para que Joel Santana permaneça no Flamengo na próxima temporada, mas quer rapidez na definição da situação do técnico, que foi sondado por clubes do exterior. O mandatário da equipe rubro-negra crê que uma longa negociação irá atrapalhar o planejamento do time carioca para 2008.\ “Espero que a gente defina até esta sexta, e que seja uma solução favorável. Surgiu um fato novo e temos que esperar. O Joel não tem proposta oficial, mas foi sondado. Porém, precisamos começar o trabalho imediatamente, só não começamos antes porque temíamos que estas especulações atrapalhassem a equipe na busca pela vaga na Libertadores”, comentou Kleber Leite, à Sportv.\
Sem citar nomes, o dirigente do Fla já adiantou que a diretoria tem um treinador na mira caso Joel não permaneça. Especula-se que Mano Menezes, que deixou o Grêmio nesta quarta, seja o favorito a assumir o cargo. “Já temos uma alternativa e até falei para o Joel quem é, nossa relação sempre foi franca e leal. Temos que acelerar o processo. Caso ele não fique, a vida continua, o tempo passa, precisamos montar o esquema do próximo ano desde já”, afirmou.
O dirigente também negou que a contratação do novo treinador ou a manutenção de Joel Santana no cargo tenha alguma ligação com a possibilidade da contratação de um gerente para administrar o departamento de futebol do clube como uma espécie de empresa.
“Uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois não é emergencial a chegada deste gerente, pois isso passa também por uma questão de mudança de estatuto. Além disso, o Flamengo hoje está muito bem administrado, sabendo lidar com seus problemas e encontrando boas soluções. O presidente Márcio Braga encontrou uma maneira de gestão que está fazendo muito bem ao clube”, encerrou Kléber Leite.
PeléNet
Em japonês, Joel agradece homenagem da torcida do Fla e deixa pistas
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Joel Santana chegou ao Flamengo no mês de julho e tirou a equipe da zona de rebaixamento. Mais do que isso, o treinador levou o time à Copa Libertadores da América. Como homenagem pelo feito, os torcedores rubro-negros, nesta quinta-feira, entregaram uma placa ao técnico.
Joel Santana, que ainda não decidiu futuro no Fla, é homenageado por torcedores
Além da placa, os torcedores, com a faixa "Fica Joel", pediram a permanência do Natalino no comando técnico do Flamengo em 2008. A palavra final do treinador, que recebeu sondagens do futebol europeu e japonês, será dada nesta sexta-feira.
"O torcedor é o maior patrimônio de um clube e no Flamengo não é diferente. Arigatô (obrigado, em japonês), Flamengo", discursou.
Caso Joel Santana não renove com o Flamengo, Mano Menezes surge como o principal candidato ao cargo. Mas, por enquanto, os dirigentes rubro-negros e o técnico negam qualquer tipo de acerto.
"Vi pela imprensa os elogios que recebi do Kleber Leite (vice de futebol do Flamengo) e agradeço a gentileza. Mas quero deixar claro que ainda não acertei com nenhum clube. Além disso, o Flamengo ainda tem treinador e respeito muito o Joel Santana. Vou definir meu futuro a partir de segunda-feira", contou Mano Menezes.
Léo Medeiros acredita que renova seu contrato com o Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Léo Medeiros não é titular absoluto no Flamengo. Porém, o apoiador, sempre que requisitado, colabora com o time rubro-negro. Desta maneira, o jogador acredita que vai renovar seu contrato com o clube da Gávea.
"O Kleber Leite (vice de futebol) já conversou comigo duas vezes. O Flamengo tem interesse na minha permanência. De boca, está tudo apalavrado. Agora é só colocar no papel", salientou, em entrevista à Rádio Brasil.
Mas para Léo Medeiros continuar no Flamengo em 2008, os dirigentes rubro-negro precisam conversar com o Cruzeiro, que detém os direitos federativos do atleta. Porém, independentemente dessa situação, jogar bem contra o Náutico, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), nos Aflitos, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
"Você precisa entrar em campo sempre para vencer, ainda mais se tratando do último jogo da competição. Meu objetivo é seguir no Flamengo", destacou.
Sobre a situação de Joel Santana, que pode deixar o clube após o encerramento da temporada, Léo Medeiros não gostaria de perder o treinador neste momento.
"É um profissional excelente. Objetivo é que ele fique. Se identificou com o clube e jogadores. Ele tem um carinho muito especial de todos", encerrou.
Por enquanto, Mano Menezes nega acerto com o Flamengo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Assim como a diretoria do Flamengo, Mano Menezes, por enquanto, negou qualquer tipo de acerto com o Rubro-Negro carioca. O ainda treinador do Grêmio, mas que não continua no comando da equipe em 2008, tomará sua decisão somente na próxima segunda-feira.
Mano confirmou despedida do Grêmio, mas tem destino profissional em 2008 incerto
"Vi pela imprensa os elogios que recebi do Kleber Leite e agradeço a gentileza. Mas quero deixar claro que ainda não acertei com nenhum clube. Além disso, o Flamengo ainda tem treinador e respeito muito o Joel Santana. Vou definir meu futuro a partir de segunda-feira", salientou.
Na quarta-feira, Joel Santana teve um encontro com o vice de futebol Kleber Leite. Com propostas do futebol europeu e japonês, o Natalino ficou de dar a resposta nesta sexta.
Já Mano Menezes se despede do Grêmio neste domingo, quando o Tricolor gaúcho encara o Corinthians, às 16h (horário de Brasília), no Olímpico, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 57 pontos, na sétima posição, o Grêmio ainda pode se classificar para a Copa Libertadores de 2008. Para isso, além de superar o Corinthians, a equipe precisa dos tropeços de Palmeiras (quarto, com 58) e Cruzeiro (sexto, com 57), para Atlético-MG e América-RN, respectivamente.
Clube dos Emirados Árabes faz proposta para Adílio
O técnico de juniores do Flamengo, Adílio, recebeu uma proposta oficial para ser o técnico da equipe profissional de um dos principais clubes dos Emirados Árabes.
Adílio acaba de conquistar o bi-campeonato do Torneio Otávio Pinto Guimarães superando o Fluminense nas finais. Além disto ele também conquistou o bi do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro e a Copa Cultura Rio-São Paulo em 2005.
Adílio está com 51 anos e é um dos ex-jogadores mais carismáticos da história do Flamengo. Ele fez parte do time que conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes no Japão. Ele vestiu 615 vezes a camisa rubro-negra como profissional.
GloboEsporte
Jogadores tentam convencer Joel a ficar
Elenco do Fla vai à sala do treinador e pede para que ele renove contrato com o clube
Eduardo Peixoto
Joel recebe homenagem no treino
Vale tudo para convencer Joel Santana a ficar no Flamengo. Nesta quinta-feira, os jogadores rubro-negros foram até a sala do comandante, na Gávea, para pedir a sua permanência. De acordo com o capitão Fábio Luciano, a torcida pela renovação do contrato é enorme.
- Queremos muito que ele fique. Os jogadores correm um pouco mais quando olham o Joel no banco. É um cara que merece isso.
Os apelos para a campanha "Fica, Joel" se multiplicam. Como a proposta que esperava ainda não chegou, o treinador pode dar o "sim" ao Flamengo a qualquer momento.
- Está quase. Aconteceram algumas coisas hoje (quinta-feira) que me comoveram bastante. Este reconhecimento de todas as partes é muito bacana - diz o treinador.
O prazo final dado pelo Flamengo é até o meio-dia desta sexta-feira. Mano Menezes, que sai do Grêmio domingo, é o plano B da diretoria.
Adílio está na mira de árabes
Técnico dos juniores do Flamengo será observado durante Brasileirão da categoria
Eduardo Peixoto
Adílio vai ouvir proposta dos Emirados Árabes, mas diz que prioridade é ficar
As divisões de base do Flamengo podem ter um sério desfalque em 2008. O técnico Adílio será observado por representantes de um clube dos Emirados Árabes durante o Campeonato Brasileiro sub-19, que começa em dezembro.
Ele é o atual treinador do time de juniores. Sob o comando dele, o Flamengo conquistou o tricampeonato estadual, a Copa Rio-São Paulo, a Taça BH, o bicampeonato da Taça Otávio Pinto Guimarães e o terceiro lugar no Mundial da Malásia sub-19.
- Atualmente, com a internet, o pessoal fica sabendo de tudo e eles acompanharam meu trabalho. Minha prioridade é conquistar o tetracampeonato estadual, mas não custa nada ouvir o que eles têm a me dizer - diz Adílio.
Fla acerta permanência de Roger
Kléber Leite se encontra com presidente Sanches, e meia fica mais três anos na Gávea
Eduardo Peixoto
Roger está garantido na disputa da Taça Libertadores da América 2008
O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, marcou presença na festa solene do Conselho Deliberativo do Flamengo, nesta quinta-feira, e acabou batendo o martelo sobre a permanência de Roger no clube rubro-negro. O dirigente alvinegro esteve com Kléber Leite e ficou acertado entre os dois clubes que o meia continua na Gávea por mais três anos.
Os valores ainda não foram revelados. Já havia um acordo de gaveta entre Flamengo e Roger para que ele ficasse no clube exatamente por três temporadas.
Com a renovação do meia e com a de Cristian praticamente resolvida, fica faltando apenas o goleiro Bruno entre os titulares para confirmar a permanência para a próxima temporada.
Kléber confirma: plano B é Mano Menezes
Vice-presidente do Flamengo diz que espera contar com Joel Santana para 2008
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, confirmou nesta quinta-feira, em entrevista ao programa "Redação SporTV", que o técnico Mano Menezes é o preferido para assumir o time caso Joel Santana não aceite a proposta de renovação feita pelo clube na última quarta.
- A partir do momento em que fica clara a indefinição do Joel, e como o mercado não é tão aberto, temos que tentar quando localizamos um grande prossfional. Já coloquei para o Joel todos os dados - diz o dirigente.
Após dois anos e sete meses no comando do Grêmio, Mano anunciou que deixará a equipe gaúcha depois da partida com o Corinthians, pela última rodada do Brasileirão, domingo.
Kléber espera que Joel dê sua resposta à oferta do Flamengo ainda nesta quinta. Mas não quis dar sua opinião sobre o que o treinador vai fazer, já que em 2005 acreditava que o técnico continuaria no clube e ele foi para o Japão.
- O Joel nos comunicou que há sondagens, não proposta. Mas disse a ele que não podemos ficar esperando, pois temos que formar o elenco com o dedo do técnico. Precisamos iniciar o trabalho, pois 2008 já está batendo na porta - afirma.
Joel decide futuro nesta tarde
Relação com Flamengo sofre desgaste, mas permanência é provável
Eduardo Peixoto
Joel Santana decide se fica ou não no Fla
Ao contrário do que se esperava, a negociação entre Flamengo e Joel Santana para renovação de contrato deixou mágoas de ambos os lados. Seja como for, na tarde desta sexta-feira será possível saber o grau de profundidade da feridas.
A diretoria rubro-negra, exceto o presidente Márcio Braga, ficou bastante contrariada com a postura do treinador de "cozinhar" o clube enquanto aguardava um proposta oficial do Oriente Médio. Por isso, não perdeu tempo e acertou verbalmente com Mano Menezes.
Por sua vez, o treinador esperava um reajuste bem maior no seu salário após conseguir a vaga na Taça Libertadores. O vice-presidente de futebol, Kléber Leite, diz que o clube foi ao seu limite.
- Joel sabe mais do que ninguém a nossa
realidade. Até ultrapassamos um pouco aquilo que podíamos oferecer - afirma.
De fato, se Mano vier, receberá o mesmo salário que foi oferecido a Joel Santana. O atual titular dará a resposta no início da tarde, após visitar o Cristo Redentor. Prazo máximo exigido por Kléber Leite.
- Acho que fico. Estou muito próximo disso. Mas aguardem até amanhã (sexta). Tudo o que for divulgado antes disso é mentira - declara Joel.
Positiva ou negativa, a resposta dele encerra a dúvida sobre o comandante do Rubro-Negro em 2008.
Titulares humilham reservas na Gávea
Coletivo termina 7 a 0. Maxi começa novamente na equipe principal
Eduardo Peixoto
O zagueiro Fábio Luciano marcou um dos gols na goleada dos titulares
Joel Santana não respondeu a nenhuma pergunta sobre o coletivo desta quinta-feira. Mas certamente, mesmo em clima de fim de festa, ele gostou do que viu. Os titulares massacraram o time reserva por 7 a 0, na Gávea.
A formação inicial foi a mesma do dia anterior. Leo Medeiros entrou na vaga de Jaílton, suspenso, e Maxi e Obina formaram o ataque. Isso porque Renato Augusto também recebeu o terceiro cartão e Souza está com dores no tendão de Aquiles da perna direita. Mesmo de contrato renovado, o argentino Colace ficou no time B.
Na parte final, Joel trocou Maxi com Roger. Os gols foram marcados por Ronaldo Angelim, Fábio Luciano, Leo Medeiros (2), Toró, Roger e Cristian. O gol do volante, aliás, foi o mais bonito da tarde. Ele concluiu de primeira um cruzamento da esquerda e foi aplaudido por torcedores e companheiros.
- Não vamos entrar em campo de brincadeira. Nossos torcedores do Nordeste querem uma vitória e vamos em busca disso - diz o zagueiro e capitão Fábio Luciano.
Classificado para a Libertadores com antecedência, o Flamengo despede-se de 2007 no próximo domingo, contra o Náutico, nos Aflitos. Provável escalação: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Leo Medeiros, Toró e Ibson; Maxi e Obina (Souza).
Futsal: Fla e Petrópolis buscam vaga na final
Equipe serrana joga pelo empate para conquistar um dos lugares na decisão do Estadual
O Flamengo joga a sua sorte no Campeonato Estadual de futsal, nesta sexta-feira, às 21h. A equipe rubro-negra sobe a Serra para encarar o Petrópolis, no ginásio UCP, em jogo válido pelas semifinais da competição. O confronto terá transmissão ao vivo do SporTV para todo o Brasil.
No jogo da última terça-feira (27), os petropolitanos venceram por 1 a 0, com um gol do fixo Régis. A vaga na decisão pode ser um bom presente de aniversário: no sábado (1), o clube serrano completa seis anos de sua fundação.
O Petrópolis joga por um simples empate para conquistar uma das vagas à final. Caso perca no tempo normal, um novo empate na prorrogação o coloca na disputa de mais um título estadual. Para o técnico Fernando Malafaia, o time precisa entrar concentrado e sem pensar na vantagem
- A maneira como a nossa equipe se comportou no primeiro jogo me agradou bastante. O adversário é muito perigoso e isso aumenta a necessidade de vitória da parte deles – atesta o treinador, por meio de assessoria de imprensa.
Afastado há três meses do grupo devido a uma cirurgia no joelho, o ala Vinícius retorna ao time serrano para a partida decisiva contra o Fla.
Reforços, por enquanto, ficam para depois
Sem definição de Joel, dirigentes seguram negociações para novos jogadores
Eduardo Peixoto
Kléberson é o primeiro reforço garantido
O Flamengo classificou-se para a Taça Libertadores no domingo. Porém, até esta quinta-feira, nada foi dito em relação a contratações para 2008. A calmaria nos bastidores é temporária e tem como principal motivo a indefinição do nome do treinador.
A diretoria quer trazer reforços com o aval de seu técnico. A princípio, seria Joel Santana. Mas ele só vai decidir se fica sexta ou segunda-feira.
- Não há cabimento procurarmos reforços enquanto não resolvermos a questão do treinador. Mas é claro que não podemos perder tempo - diz o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite.
A única aquisição garantida é a de Kléberson. O volante está treinando na Gávea desde outubro e terá condições legais de estrear na segunda rodada do Campeonato Estadual.
Mesmo "preso" para contratar, o Flamengo aproveita para manter sua espinha dorsal. O goleiro Bruno deve ter os direitos econômicos comprados de um fundo de investimento.
Também está no orçamento o pagamento de US$ 500 mil para Atlético-PR e Corinthians referentes aos direitos econômicos de Cristian e Roger.
Elenco volta ao trabalho dia 3 de janeiro
Jogadores recebem carta do Flamengo informando sobre o período de férias
Eduardo Peixoto
Fla vai fazer pré-temporada na Granja
Os jogadores do Flamengo ganharam uma carta timbrada do clube na quarta-feira. Nada de bronca ou aviso de pagamento. A notificação era sobre o período de férias.
O elenco será liberado assim que retornar do Recife, na madrugada de segunda-feira. A reapresentação está marcada para o dia 3 de janeiro, na Gávea. Provavelmente no dia seguinte a equipe segue para a Granja Comary, em Teresópolis.
A estréia no Campeonato Estadual está marcada para o dia 20, contra o Boavista, no Maracanã.
Lance
Jogadores pediram para Joel ficar no Fla
Treinador diz que vai dar a resposta nesta sexta-feira sobre seu futuro
Joel recebeu homenagem dos torcedores nesta quinta-feira
LANCEPRESS!
O assunto não é outro na Gávea. Joel Santana fica ou vai embora do Flamengo? Enquanto deixa para sexta-feira para dar a resposta, o treinador ouve o apelo de todos para permanecer em 2008.
Depois de ganhar uma placa dos torcedores, Joel recebeu a visita dos jogadores, que pediram para que ele continuasse.
radio l! - Fico feliz pela aclamação da torcida, dos jogadores e da direção. Os jogadores foram até minha sala e pediram para eu ficar. Disseram que jogam por mim. O Kléber (Leite, vice de futebol do clube) me ligou, perguntando se eu já tinha resposta e falei para manter o combinado e definir amanhã - afirmou. (Clique e ouça)
Fábio Luciano confirmou a visita dos jogadores para fazerem o pedido. Segundo o zagueiro, Joel Santana é um apeça importante no grupo para a disputa da Libertadores do ano que vem.
- Eu e os jogadores queremos que ele fique. Inclusive conversei com ele pessoalmente e manifestei este desejo. A campanha "Fica Joel" também é dos jogadores. Um dos motivos do nosso empenho é por causa dele. Nós corremos entre outros motivos, por ele - disse.
Torcida homenageia Joel no treino do Fla
Treinador recebe placa de agradecimento pelo trabalho na Gávea
LANCEPRESS!
No treino desta quinta-feira, torcedores do Flamengo fizeram manifestações pedindo a permanência de Joel Santana no comando da equipe. Antes do coletivo começar, um grupo entrou no campo para entregar ao treinador uma placa, em agradecimento aos últimos trabalhos do treinador na Gávea.
Ao receber a placa, Joel fez um rápido discurso enaltecendo a nação rubro-negra em um momento, o treinador disse:
- Como sempre digo para todo mundo, vocês (torcida) são nosso maior patrimônio - disse o treinador, que no final do discurso, ao seu jeito descontraído, soltou - Arigatô Flamengo (obrigado,em japonês).
Além da homenagem, outra manifestação de carinho ao treinador: uma bandeira do Flamengo foi posta na arquibancada com os dizeres "Fica Joel".
Kléber Leite não nega conversa com Mano
Técnico é visto como uma alternativa a uma eventual saída de Joel Santana
Mano era o técnico há mais tempo no cargo no futebol barsileiro
LANCEPRESS!
Diante das dificuldades para manter o técnico Joel Santana no Flamengo, o vice de futebol rubro-negro, Kléber Leite, já estuda alternativas. O nome de Mano Menezes, que anunciou sua saída do Grêmio nesta quarta-feira, já é especulado na Gávea, segundo informa O Globo. Kléber não negou nesta quinta-feira contato com o técnico gaúcho.
- O mercado não está tão aberto. Queremos que o Joel continue, mas não podemos esperar. A partir do momento em que se não há um grande número de profissionais de alto gabarito no mercado, é preciso velocidade para conseguir um nome da qualidade de Joel. Já disse a ele qual é a alternativa que nós temos, pois nossa relação é aberta e transparente - explica o dirigente.
Mano Menezes se destacou no Grêmio por ter tirado o clube da Segunda Divisão do Brasileiro em 2005, quando conquistou o acesso de maneira dramática na Batalha dos Aflitos. O bicampeonato gaúcho (2006 e 2007), além do vice da Libertadores deste ano, foram outros feitos de Mano à frente do Tricolor Gaúcho.
Joel participará de carreata dos torcedores
Torcida levará ao Cristo Redendor bandeirona para comemorarar classificação
Camisa 12 da torcida será levado ao Cristo
LANCEPRESS!
A carreata de torcedores do Flamengo nesta sexta-feira para o Cristo Redendor terá um convidado ilustre. Joel Santana, um dos responsáveis pela classificação do clube para a Libertadores estará presente na manifestação para comemorar a vaga na competição.
Além de levarem a bandeirona da camisa 12 para o Cristo, os torcedores aproveitarão para mais uma homenagem a Joel Santana. O treinador receberá uma bandeira com o desenho do seu rosto que foi usada na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR.
A concentração será às Gávea às 9h em direção ao Cristo
Fábio Luciano torce para Timão ficar na elite
Zagueiro diz que incentivará jogadores do Corinthians para última rodada
LANCEPRESS!
Campeão mundial de clubes pelo Corinthians em 2000, o capitão do Flamengo, Fábio Luciano faz coro com a torcida pela permanência do clube paulista na Primeira Divisão em 2008. O zagueiro disse que agora é preciso ter pensamento positivo.
– Acho que o Corinthians escapa. Tradição e camisa podem pesar nesta hora decisiva. Mas tem de trabalhar para que isso aconteça. Torci muito pelo Corinthians contra o Vasco, mas não deu – lamentou o zagueiro, que promete mais torcida no domingo:
- O jogo contra o Grêmio, no Olímpico, será difícil. Vou passar incentivo e confiança para que possam se livrar. Não imagino o Corinthians na Segunda Divisão - afirmou Fábio Luciano, que entrará em contato com o clube.
Fábio Luciano não acredita que o Internacional fará corpo mole para ajudar o Goiás a se livrar da degola para se livrar da perda do título do Brasileiro de 2005 para os paulistas
Joel Santana: 'Minha pretensão é ficar'
Treinador do Fla afirma que há sondagens, mas proposta concreta só a do Mengão
LANCEPRESS!
Após reação no Campeonato Brasileiro e a conquista de uma vaga para a Taça Libertadores, o técnico do Flamengo, Joel Santana, está em alta no mercado da bola.
- Existem sondagens de clubes japoneses, mas não há propostas concretas. Minha pretensão é ficar no Flamengo, mas antes tenho que conversar com a família a respeito disso - afirmou o treinador à Rádio Tupi.
Joel, que nesta-sexta feira participará de uma carreata junto com torcedores rubro-negros, aproveitou para enaltecer a boa fase na carreira.
- É dificil um treinador ter o reconhecimento da diretoria, jogadores e torcedores. Quando perdemos, ninguém nos quer, é só começar a ganhar que ficamos cobiçados - brincou Joel Santana
Basquete: Diretor do Fla já pensa em jogos internacionais
Arnaldo Szpiro acredita que time rubro-negro tem tudo para engrenar
Líder do Campeonato Carioca, com doze vitórias em treze partidas disputadas. Esta é a equipe do Flamengo. O otimismo vem tomando conta do clube da Gávea e o diretor Arnaldo Szpiro planeja vôos mais altos e pensa na Liga das Américas, que o Rubro-Negro disputará no mês de dezembro.
O Flamengo jogará em Belo Horizonte, pelo Grupo C, e enfrentará outro brasileiro, o Minas, além de pegar o Defensor Sporting (URU) e o Boca Juniors (ARG).
- Nosso objetivo é a classificação para a segunda fase da competição. Será difícil, pois nosso grupo está forte, mas estou otimista - contou.
Apesar de o planejamento para uma boa participação no torneio internacional já estar em andamento, o dirigente não perde o foco no Estadual.
- As expectativas são as melhores possíveis. O time vem jogando muito bem e agora estamos na reta final. Temos tudo para deslanchar - garantiu.
A equipe montada pelo Flamengo no ano de 2007 foi fruto de um projeto de três anos, iniciado em 2005, e realizado em conjunto pela diretoria e o ténico Paulo Chupeta.
Basquete: Fla ressalta seriedade do time
Técnico Paulo Chupeta elogia determinação e enaltece equipe
O ala Marcelinho Machado salientou a importância de o Flamengo, mesmo com o favoritismo diante do Club Municipal, não ter se acomodado e buscado a vitória em todos os instantes.
- Apesar de ser um jogo considerado fácil por muitos, conversamos bastante, e entramos em quadra para jogar o melhor possível. Fizemos um ótimo primeiro tempo e depois é natural relaxar. Demonstramos seriedade, mesmo estando classificados - revelou o camisa 4.
Paulo Chupeta, técnico rubro-negro, concordou com o atleta e ressaltou a importância da boa atuação da equipe.
- Vínhamos de dois clássicos e pegamos um adversário considerado mais fraco. Mas do outro lado, há jogadores bem armados e um treinador querendo vencer. A melhor maneira de respeitar o adversário é jogar com o máximo e foi o que fizemos, tanto que quarto abrimos 12 a 0 no primeiro - destacou.
Com a vitória por 105 a 57, diante do Club Municipal, na noite da última quarta-feira, o Flamengo se confirmou na liderança do campeonato Carioca de basquete, com doze vitórias em treze partidas, e terá como próximo desafio o Macaé, fora de casa, na próxima sexta-feira
Kléber: 'Nossa prioridade é manter o Bruno'
Vice de futebol quer fazer do goleiro um novo Rogério Ceni
(Crédito: Julio Cesra Guimarães)
LANCEPRESS!
De olho na temporada 2008, o vice de futebol do Flamengo, Kléber Leite, já estipulou sua prioridade: manter o goleiro Bruno. O dirigente aponta a carreira de Rogério Ceni no São Paulo como modelo para que o goleiro rubro-negro siga na Gávea por muito tempo.
- A nossa prioridade número 1 é manter o Bruno no Flamengo, fazer com que ele seja o que é o Rogério Ceni no São Paulo. Mesmo sem ser criado no Flamengo ele tem uma identificação muito grande com a torcida e com o clube. Estamos trabalhando junto aos investidores para mantê-lo aqui - confirma, em declarações ao Redação Sportv.
Bruno estreou no Flamengo em 2 de setembro do ano passado, quando o Rubro-Negro perdeu por 2 a 1 para o Internacional, no Maracanã. Desde lá, foram mais 73 jogos com a camisa do Fla, clube pelo qual conquistou a Taça Guanabara e o Estadual, ambos neste ano.