Notícias

Clipp 29/março

Noticiário do Flamengo na midiaHOJE O FLAMENGO ENFRENTA O MADUREIRA ÀS 16 HORAS, NO MARACANÃ

Por - em

O GLOBO

Fla não sabe o que vestir hoje contra o Madureira

Números dourados ameaçam impedir estréia do terceiro uniforme

Legenda da foto: FÁBIO LUCIANO posa durante o lançamento do terceiro uniforme: estréia ameaçada hoje

Carlos Eduardo Mansur

Lançado em meio à turbulência na relação entre Flamengo e Nike, o novo terceiro uniforme do clube tem estréia marcada para hoje, às 16h, no Maracanã, no jogo com o Madureira. Mas a diretoria rubro-negra não garante que a nova roupa será vestida. O uniforme tem números dourados nas costas, que são enviados pela Nike para que o clube aplique nas camisas, de acordo com os jogadores escalados. Ontem, ao receber o material, o Flamengo se surpreendeu: não havia nenhum número 2. Em época de litígio, o clube diz que a empresa não os enviou.

Ontem à noite, o gerente de comunicação da Nike, David Grimberg, garantiu que a empresa vai enviar os números a tempo de serem usados hoje. Sem o número 2, Leonardo Moura não usaria a camisa 2 e Marcinho ficaria sem a 22. O Flamengo, que recebeu propostas mais vantajosas e quer romper a parceria, informou ontem que tentava comprar números dourados no mercado.

- Cogitamos até pedir emprestado ao Corinthians, que também é Nike. Uma vez, eles ficaram sem número e nos pediram. Só vamos saber o desfecho amanhã (hoje) - disse Ricardo Hinrichsen, vice de marketing do clube.

O uniforme foi lançado enquanto o Flamengo notificava a Nike de que esta quebrara o contrato, entre outras coisas, por falta de envio de material. No dia do lançamento, a empresa pôs em seu site a imagem de um maltratado muro da Gávea e irritou os rubro-negros. Já a Petrobras reclamou que a camisa traz a marca de um produto que ela não queria anunciar.

Problema no joelho tira Souza\ do jogo com o Madureira\

Um empate hoje leva o Flamengo à semifinal da Taça Rio. Se vencer, o time terá aproveitamento de 100% contra os pequenos no Estadual. Desde 1912, quando estreou na competição, só uma vez, em 1999, o clube passou toda a disputa sem perder pontos para adversários que não fossem Fluminense, Vasco e Botafogo.

- Jogar em casa ajuda os grandes, mas é preciso melhorar os outros palcos até por higiene, com esse negócio de dengue aí - disse o técnico Joel Santana, que vai enfrentar hoje os reservas do Madureira, que poupa o time para a Copa do Brasil.

Souza, com dor no joelho, não joga. Obina e Maxi disputam a vaga. Jônatas, com estiramento na coxa, está fora até do jogo com o Cienciano, pela Libertadores.

Ontem, o ex-técnico e ex-jogador Carlinhos ganhou um busto na Gávea.

Já o presidente Márcio Braga disse que o momento não é adequado para discutir a ida de Romário para a FlaTV ou a realização de um jogo de despedida:

- Hoje não dá para pensar nisso. É reta decisiva do Estadual e da Libertadores. Mas gostamos muito dele.

Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Ibson, Toró (Kleberson) e Renato Augusto; Marcinho e Obina (Maxi). Madureira: Jeferson, China, Marcílio, Jordan e Amarildo; Douglas, Thiago Souza, Amaral e Maicon; Derley e Creedence. Juiz: José Alexandre Lima.

Panorama Esportivo

CRAQUE: Remo do Fla pode ganhar uma medalha em Pequim: o argentino Santiago Fernandes foi contratado

O DIA

Fla quer a vaga com roupa nova

Time rubro-negro garante a classificação com um simples empate, mas Joel exige a vitória

Martha Esteves

Rio - De roupa nova, o Flamengo espera receber o Madureira, hoje, às 16h, no Maracanã, para garantir a vitória (e a vaga nas semifinais da Taça Rio) e fazer a festa da torcida. O terceiro uniforme, inspirado no remo e lançado na terça-feira, deverá ser usado apenas uma vez: o clube está para quebrar seu contrato com a Nike e aceitar a proposta de 10 milhões da Olympikus-Reebok.

Mas o técnico Joel Santana, que não vai ter Souza no ataque, não liga para roupa nova: ele quer apenas fazer bonito em campo.

O treinador está em dúvida entre Obina e Maxi para a vaga de Souza. Diego Tardelli corre por fora, mas deverá mesmo ficar como opção para entrar no segundo tempo. No meio-campo, ele vai escolher entre Toró e Kléberson, que não vem atuando vem.

O capitão Fábio Luciano garante que o time rubro-negro vai entrar em campo para vencer, respeitando o adversário e ‘com a humildade de reconhecer as qualidades do Madureira’. E alerta para o perigo de o time perder a atenção caso faça um gol logo no início.

“Aconteceu isso contra o Friburguense, quando fizemos 2 a 0 e relaxamos.Tem que saber aproveitar as oportunidades e administrar o resultado com atenção e inteligência, sem perder o foco no jogo. A vitória nos dará a classificação e a tranqüilidade para trabalhar nas semifinais”, lembra o zagueiro.

Joel concorda. E acrescenta que poderá poupar jogadores que estejam cansados ou com problema médico, além do risco de perder Obina, Bruno, Toró e Jônatas, que serão julgados, provavelmente na semana que vem, pelos incidentes no último jogo contra o Botafogo.

“Coincidência ou não, o julgamento vai ser na semana decisiva, quando a gente se prepara para continuar a Libertadores e para lutar pelo título estadual”, reclama.

De olho no Madureira, Joel Santana ‘escorregou’ ao alertar sobre o arisco atacante Muriqui. “Além do Odvan, que é um zagueiro sério, o time do Madureira ainda tem o ‘Murici’, que é muito perigoso”.

Kléber Leite ainda quer Romário no Fla

Genilson Junior

Rio - O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kléber Leite, falou nesta sexta-feira sobre o anúncio de aposentadoria de Romário. O dirigente rubro-negro, que também é amigo pessoal do Baixinho, não viu problemas no adeus do craque.

"É uma coisa natural", limitou-se a dizer.

Sobre uma possível ida do camisa 11 para o clube, talvez como apresentador da Fla TV, a tevê por assinatura do Fla na internet, Kléber afirmou que ainda tem esperança de vê-lo na Gávea.

"Olha, o Flamengo não é meu. Tudo para acontecer no clube tem que ter um consenso. Eu não tive chance de reunir todas as pessoas até o momento por uma série de fatores. Só terei essa chance a partir da próxima segunda-feira. Vou conversar com o Márcio Braga, com os companheiros e expor o que eu acho sobre o assunto", declarou.

Romário anunciou a aposentadoria nesta quinta-feira, quando disse que não tem mais condição de jogar.

Joel teme ser desfalcado pelo Tribunal

Rio - O técnico Joel Santana está preocupado com os desfalques que pode ter na fase final do campeonato. Mas engana-se quem acha que as contusões e lesões no elenco são os principais temores do comandante rubro-negro.

"O Tribunal me preocupa muito mais do que as contusões. Nosso departamento médico é de qualidade e sabemos que os jogadores estarão em condições de jogo em pouco tempo. Já o Tribunal está demorando bastante tempo para ser julgado e, por coincidência ou não, o julgamento será na semana das decisões. Mas não vou falar muita coisa sobre isso", desconversou em entrevista à Rádio Globo.

O treinador teme que as finais do Estadual perca o brilho com um possível desfalque dos principais jogadores.

"Imagina o Flamengo ficar sem um Bruno e um Ibson, o Fluminense sem os dois Thiagos, o Botafogo sem o Jorge Henrique e o Vasco sem Edmundo. Você perde o estrelado. Se os jogadores realmente erraram eles tem de ser punidos, mas que seja com critério. Assim as finais do campeonato, se os quatro grandes se classificarem, seja coroada com os times com suas melhores equipes", finalizou.

Camisa da discórdia

Vasco e Flamengo travam batalha para homenagear Romário em seu jogo de despedida. Rivais querem que o adeus do Baixinho seja com seu uniforme

Marluci Martins

Rio - O anúncio da aposentadoria de Romário despertou os velhos rivais Vasco e Flamengo. Os dois clubes voltaram ontem à disputa polêmica: que camisa Romário vai usar no jogo que marcará sua despedida?

Ao ler o ‘Ataque’, o presidente do Vasco, Eurico Miranda, imediatamente telefonou para Romário, que está em Fortaleza. Mas não quis antecipar que tipo de proposta lhe fez.

“Vou aguardar o retorno dele para dizer oficialmente o que eu quero”, afirmou Eurico Miranda.

A ansiedade do dirigente vascaíno fundamenta-se no contrato que se encerra amanhã. No dia seguinte, já livre de suas obrigações, Romário fará uma viagem de 10 dias com um grupo de amigos para Curaçao.

“Vamos conversar na época própria: quando ele voltar dessa viagem”, disse Eurico, que não aceita a possibilidade de Romário vestir a camisa do Flamengo em sua despedida.

Enquanto isso, lá do outro lado do túnel, na Gávea, o vice de futebol Kléber Leite, um dos principais admiradores de Romário, tenta convencer o presidente Márcio Braga a convidar o jogador para vestir pela última vez a camisa do Fla:

“Eu já tinha marcado um almoço com o Márcio para a gente resolver logo isso, mas ele teve um problema. E eu tive que ir a Petrópolis. Mas, na segunda-feira, a gente vai conversar sobre o assunto”.

A proposta que o vice de futebol levará ao presidente é de um jogo de despedida para Romário: “Jogar pra valer não seria o caso. Não passa pela minha cabeça que ele venha para jogar. A idéia é fazer um jogo de despedida de alto nível, no Maracanã, e, depois, usá-lo na Fla TV.

Kléber não considera falta de ética seduzir Romário com um jogo de despedida pelo Flamengo.

“Sem dúvida, o Romário merece. Ele é um dos maiores artilheiros da história do Flamengo. E tenho que pensar com a cabeça do Flamengo”, ressaltou.

Joel aprova busto a Carlinhos

Rio - O técnico Joel Santana assinou em baixo da homenagem que o clube vai fazer ao ex-jogador e ex-técnico do Flamengo, Carlinhos.

O ‘Violino’, como ele era chamado em seus bons tempos defendendo o Clube de Regatas do Flamengo, será eternizado com a inauguração de um busto de bronze. E isto acontecerá antes mesmo da homenagem a Zico, eterno ídolo rubro-negro.

Além do busto, Violino, que era chamado assim por causa de seu estilo refinado de jogar,vai receber uma placa comemorativa e uma medalha. Joel, que sempre conversa muito com o ex-técnico, ficou honrado ao saber que Carlinhos exigiu sua presença no evento.

“É uma homenagem justíssima. A gente sempre troca idéias e, de vez em quando, ele me dá bons conselhos.

Léo Moura fica preso por 50 min em elevador e se atrasa para treino

Rio - Pela primeira vez no ano, Léo Moura chegou atrasado a um treino na Gávea. Mas engana-se quem pensou que o lateral perdeu a hora. É que Léo Moura, ao deixar o apartamento da namorada Perla - para quem fez uma tatuagem - , no Recreio dos Bandeirantes, passou por maus bocados. O lateral de seleção do Flamengo ficou preso por 50 minutos no elevador, sem comunicação.

Ao chegar na Gávea, um pouco atrasado, Léo Moura mostrou-se irritado. Mas a cara fechada durou pouco: o camisa 2 participou do tradiconal rachão das vésperas de jogos e logo se animou com a atividade, no qual seu time saiu vitorioso.

O lateral está confirmado para a partida deste sábado contra o Madureira, no Maracanã.

Jogadores se preparam para jogo em Cuzco

Rio - Será preciso muito fôlego e sangue nas veias para superar a altitude de 3.360m de Cuzco, no Peru, onde o Flamengo enfrentará o Cienciano, dia 9, pela Libertadores. Por isso, o médico Serafim Borges faz um trabalho para aumentar o volume sanguíneo dos jogadores rubro-negros. Há quase dois meses, eles tomam um suplemento unindo sulfato ferroso e vitamina C para aumentar a quantidade de glóbulos vermelhos de cada um.

O médico explica que, “com o sangue em dia”, é possível melhorar a capacidade respiratória na altitude. Além disso, os jogadores ingerem alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, que ajudam na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo humano.No campo, fazem trabalho especial com o preparador físico Ronaldo Torres para aumentar a velocidade.

Mas a maior preocupação do médico é em relação ao perigo da dengue, que cerca a Barra da Tijuca, onde muitos jogadores moram. Ele fez palestras sobre o assunto, indicou uso de repelente e ensinou sobre os cuidados que devem ter em casa, com plantas e água parada.

“É uma preocupação muito grande, pois estamos fazendo um trabalho muito sério para aumentar a capacidade sanguínea deles. Seria lamentável um jogador ficar doente, mas, infelizmente, apesar das precauções, isso pode acontecer”, preocupa-se. Por causa do tratamento, os jogadores não podem doar sangue.

GAZETA ESPORTIVA

Flamengo pega Madureira para carimbar classificação\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Precisando apenas de um empate para se classificar matematicamente para as semifinais da Taça Rio, o Flamengo encara o Madureira, neste sábado, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, pela sétima rodada do segundo turno do Campeonato Carioca.\ O Rubro-negro é o vice-líder do grupo A com 15 pontos, seis a mais do que o Duque de Caxias, que é o terceiro colocado na chave. Já o Tricolor suburbano tem nove pontos no grupo B e, apesar da chance matemática de se classificar, prefere dar prioridade à Copa do Brasil.\

No Flamengo, o técnico Joel Santana se mostra confiante de que o time possa assegurar sua vaga de forma antecipada. Assim, o treinador poderia poupar titulares no clássico com o Vasco na última rodada, preservando-os para o confronto de 9 de abril contra o peruano Cienciano, pela Copa Libertadores.

“Temos que garantir a nossa classificação para que possamos ter tranqüilidade para trabalhar para este jogo contra o Cienciano, que é fundamental para a gente. O Flamengo trabalha em cima de um planejamento”, afirmou Joel.

Para sair de campo com mais uma vitória e a classificação, o Flamengo contará com um motivado Renato Augusto. No meio de semana, o jogador marcou o primeiro gol desde que se recuperou de uma lesão no rosto, problema que o afastou por mais de um mês.

“Não tem coisa melhor do que voltar a jogar bem e fazer um gol. Depois de uma lesão séria que eu tive, o importante é estar sempre jogando. Estou muito feliz com a minha fase, e espero que esse gol possa marcar a minha volta aos gramados”, afirmou Renato.

Além de Renato Augusto, quem também atravessa uma boa fase é o meia-atacante Marcinho, que já marcou sete gols e se firmou como titular na equipe rubro-negra. “O Marcinho tem nos ajudado muito, foi uma boa aquisição do Flamengo e espero que ele possa continuar assim para nos ajudar”, comentou o técnico Joel Santana.

Para este sábado, o treinador não deverá contar com o atacante Souza, que reclamou de dores no joelho após a vitória sobre o Friburguense. Obina deve ser o seu substituto. O reserva Jônatas também foi vetado pelos médicos rubro-negros. Já o meia Kléberson cumpriu suspensão e disputa vaga no meio-campo com Toró.

Do lado do Madureira, quem resolveu escalar um time de reservas foi o técnico Carlos Tozzi, que irá preservar seus titulares para o confronto da próxima quarta, contra o Juventude, pela segunda fase da Copa do Brasil.

“Nosso objetivo no Campeonato Carioca era chegar às finais, mas, infelizmente, não conseguimos. Na Taça Guanabara ficou muito perto e agora na Taça Rio ficou muito difícil. Com a classificação para a Série C e para a Copa do Brasil praticamente concretizadas, vamos dar prioridade à Copa do Brasil e poupar os titulares na partida contra o Flamengo”, afirmou o treinador.

Eu me preocupo mais com o tribunal do que com lesões, diz Joel

Rio de Janeiro (RJ) - Não são os adversários ou as contusões que andam preocupando o técnico do Flamengo, Joel Santana, na disputa do Campeonato Carioca. O maior temor do treinador são os julgamentos dos jogadores flamenguistas, indiciados pela confusão no clássico contra o Botafogo, na quarta rodada da Taça Rio.\ As preocupações de Joel dizem respeito ao julgamento do goleiro Bruno, assim como do volante Jônatas, do meia Toró e do atacante Obina, todos indiciados pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Caso sejam punidos, serão desfalques importantes na fase final da Taça Rio, caso o clube se classifique ou na final do Estadual.\

“Eu me preocupo mais com o tribunal do que com as lesões. Temos aqui um departamento médico de primeira qualidade. O julgamento dos jogadores demora sempre um tempo e nunca se sabe o que vai acontecer”, disse Joel às agências de notícias.

Com o expressivo aumento da atuação dos Tribunais no futebol nos últimos tempos, o treinador ainda lamentou a possibilidade de punições, o que, para ele, faz com que o esporte perca seu brilho.

“Os jogos sem um Thiago Neves, um Lucio Flavio, um Edmundo e um Renato Augusto, por exemplo, perdem o estrelato. As punições devem seguir alguns critérios. Espero que as equipes possam contar com seu melhor nas semifinais”, completou Joel, citando jogadores de Fluminense, Botafogo, Vasco e Flamengo,

PELÉNET

Souza é ausência do Flamengo contra o Madureira

Pedro Barreto\ No Rio de Janeiro\

O atacante Souza será a única ausência do Flamengo diante do Madureira na partida deste sábado, às 16h, no Maracanã, pela sétima rodada da Taça Rio, segundo turno do Estadual. Os jogadores participaram de um treino recreativo na manhã desta sexta e o técnico Joel Santana não quis antecipar quem será o substituto.

Avante Souza está fora do embate diante do Madureira,no Maracanã, pela Taça Rio\ LEIA MAIS NOTÍCIAS DO FLAMENGO\ "Maxi e Obina disputam a posição. Mas o Tardelli também está no bolo", despistou. Pelas características do jogador e pela seqüência de partidas, entretanto, o mais provável é que Obina comece jogando.\

Souza esteve na Gávea, mas não atuou no rachão. O atacante foi a campo, conversou com os companheiros e voltou ao departamento médico para tratamento. Segundo o médico Marcelo Soares, o problema do jogador foi uma tendinite no joelho esquerdo. "Até o meio da semana que vem ele já deve estar treinando normalmente", disse.

Quem deve permanecer mais tempo no estaleiro é Jônatas. O meio-campo sofreu uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda será avaliado ao longo da próxima semana.

Já Bruno, que reclama de um incômodo na coluna, está confirmado para o desafio deste sábado. O arqueiro treinou normalmente na linha e tentou até um gol de bicicleta.

Fábio Luciano aprova possível trabalho alternativo de Romário no Fla

Pedro Barreto\ Do UOL Esporte\

Ao anunciar que não jogará mais futebol, segundo o jornal O Dia, Romário deixou claro que não voltará ao Vasco. Com isso, abrem as portas para que o atacante tenha alguma função no Flamengo. Ao ser indagado sobre tal assunto, o zagueiro Fábio Luciano deu sinal verde.

"Seria ótimo ter o Romário conosco, independentemente da função. Com certeza, se ele optar por isso, será muito bem recebido. Caso não venha, que seja feliz", disse.

Porém, em entrevista ao impresso, o próprio Baixinho não quis dizer se desempenhará alguma função no clube da Gávea. O artilheiro, contudo, admitiu ter sido procurado pelos dirigentes rubro-negros.

"A gente conversou uma vez lá atrás. Havia a possibilidade de eu fazer alguma coisa relacionada à Fla TV. O Kléber Leite (vice de futebol) ficou de me procurar, mas até agora nada", encerrou.

Apesar da "certeza" do encerramento da carreira de Romário como jogador, corre nos bastidores da Gávea que tal atitude pode ser apenas uma manobra do Baixinho.

GLOBOESPORTE

De roupa nova, Fla encara o Madureira

Rubro-Negro estréia terceira camisa e empate o classifica para a semifinal da Taça Rio

Eduardo Peixoto

Fábio Luciano, Toró, Cristian e Marcinho posam com o terceiro uniforme

Os titulares do Flamengo não vão descansar neste sábado. Eles têm duas missões aparentemente tranqüilas: empatar com o time quase reserva do Madureira e garantir a classificação antecipada às semifinais da Taça Rio e estrear o terceiro uniforme do clube. A partida acontece às 16h, no Maracanã.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real a partir de 15h45m. O Premiere também transmite.

O adjetivo "tranqüila" acima tem explicação. Em dez jogos contra equipes consideradas pequenas, o Fla venceu todos. Um retrospecto tão bom não ocorre desde 1999, quando os únicos tropeços ocorreram em clássicos.

- Só vencemos todos porque tratamos os jogos contra os pequenos da mesma forma que tratamos os clássicos. Mantivemos a seriedade, e o resultado veio - explica o capitão Fábio Luciano.

O jogo deste sábado marcará a estréia do terceiro uniforme do Flamengo. A camisa, uma homenagem ao remo do clube, surge entretanto em um momento conturbado da relação com o fornecedor. Há até a possibilidade de rescisão contratual nos próximos dias.

O Flamengo está na vice-liderança do Grupo A, com 15 pontos. O campeão da Taça Guanabara sonha com o título do segundo turno para livrar-se do desgaste da final e poder se dedicar exclusivamente à Libertadores. Por isso, o técnico Joel Santana não vai poupar os titulares.

- Teremos uma semana inteira sem jogos. Não faz sentido tirar os titulares desta partida - diz o treinador.

O próximo compromisso no torneio continental será no dia 9, em Cuzco, contra o Cienciano. Antes disso há o jogo contra o Vasco, dia 6. O clássico certamente terá os reservas.

No jogo deste sábado, o Flamengo terá dois desfalques: Jônatas e Souza estão machucados. O primeiro é reserva e fica fora do banco. O atacante, por sua vez, está com uma tendinite no joelho esquerdo e abre espaço para Obina ou Maxi. Depois de cumprir suspensão, Kleberson retorna na vaga de Toró.

Mistão do Madureira

O Madureira tem um fio de esperança de se garantir na semifinal. Mas para tal precisa golear nos dois jogos restantes e torcer para que o Vasco perca ambos. No momento, a diferença no saldo de gols é de 15 gols. Sem acreditar no milagre, o técnico Carlos Tozzi decidiu tirar a maioria dos titulares do jogo deste sábado visando à partida da próxima quarta-feira, contra o Juventude, pela Copa do Brasil. Destaque do Tricolor suburbano na competição, Muriqui ficará fora.

Fla pensa em Romário na próxima semana

Joel Santana chega a lamentar 'aposentadoria' do Baixinho. Interesse do clube esfria

Eduardo Peixoto

Kléber Leite ainda vai conversar com os dirigentes sobre Romário

O Flamengo acordou com a notícia de que Romário havia encerrado a carreira. Enquanto o Baixinho desmentia a informação, Fábio Luciano chegou a agradecê-lo pelos serviços prestados ao futebol. Fã número 1 do atacante, Joel Santana, por sua vez, lamentou a suposta aposentadoria.

- É uma pena perder o Baixinho. Pelo menos mais um ano dá para ele - declarou o treinador.

Pois bem. Romário garantiu que não parou e aguarda propostas. O Flamengo manifesta há algum tempo o desejo de tê-lo para algumas partidas festivas. Mas o assunto, por enquanto, esfriou.

O dirigente Plínio Serpa Pinto conversou com Romário recentemente, mas nada ficou acertado. O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, só deve pensar no assunto na próxima semana.

- Por enquanto não temos novidade. Semana que vem vamos sentar e conversar sobre este assunto - diz o dirigente, sem o mesmo entusiasmo de antes.

Nos bastidores, comenta-se que parte da diretoria ligada ao presidente Marcio Braga é contra o retorno do camisa 11. Mesmo que somente para alguns jogos. Enquanto espera as propostas para retornar aos campos, Romário avisou que passará os próximos dez dias viajando pelo Caribe. O contrato dele com o Vasco termina no próximo domingo.

Sem Marcelinho, Fla perde a invencibilidade

Rubro-Negro, no entanto, segue isolado na liderança do Nacional de Basquete masculino

Sem contar com o ala Marcelinho Machado, seu melhor jogador, o Flamengo perdeu a invencibilidade no Nacional de Basquete masculino. O Rubro-Negro foi superado pelo Joinville por 81 a 64, no Rio de Janeiro, na noite desta sexta-feira. O time carioca, porém, segue na liderança da competição, agora com 15 vitórias e uma derrota. O Joinville é o quarto colocado, com dez vitórias e seis derrotas.

Marcelinho foi poupado da partida por causa de uma lesão na coxa direita. Ele espera voltar à equipe no domingo, na partida contra o Lajeado.

O cestinha do jogo desta sexta foi Williams, do Joinville, com 28 pontos. André (13) e Olívia (15) também marcaram mais de dez pontos. Pelo time da casa, o destaque foi Duda, com 21 pontos. Amiel (11) e Coloneze (16) foram os outros maiores pontuadores da equipe.

Veto à altitude pode chegar aos clubes

Conmebol vai discutir recomendação da Fifa também para os torneios entre equipes

O presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, comunicou nesta sexta-feira que a organização debaterá em reunião executiva na próxima quinta-feira a recomendação da Fifa para levar o veto à altitude aos torneios entre clubes, como a Libertadores.

Após uma reunião nesta sexta com o presidente paraguaio, Nicanor Duarte, Leoz disse a jornalistas que a proibição da Fifa de disputar jogos das eliminatórias sul-americanas à Copa de 2010 em cidades acima dos 2.750 metros de altitude é de "exclusiva responsabilidade" do organismo que comanda o futebol mundial.

O dirigente disse que a "sugestão" da Fifa de ampliar o veto aos torneios, o que inclui a Taça Libertadores, será um dos temas centrais da reunião, que contará com a presença dos presidentes das dez associações nacionais.

A resolução da Fifa, que afeta La Paz (Bolívia), Quito (Equador) e Cuzco (Peru), exige um período de adaptação de pelo menos duas semanas para atenuar os efeitos negativos da altitude no organismo.

A reunião do titular da Conmebol com Duarte ocorre dez dias depois de o presidente da Bolívia, Evo Morales, telefonar ao seu colega paraguaio para que interceda ante as autoridades esportivas de seu país pelo fim do veto à altitude.

Dirigentes da federação paraguaia de futebol afirmaram estar dispostos a mandar a seleção jogar contra a Bolívia em La Paz, que fica a mais de 3.600 metros acima o nível do mar.

Os paraguaios, que lideram as eliminatórias com dez pontos, visitam os bolivianos em 18 de junho, pela sexta rodada, três dias depois de encarar o Brasil no Defensores del Chaco. O pouco intervalo entre as duas partidas torna impossível o período de adaptação exigido pela Fifa.

Com tendinite, Souza desfalca o Fla

Atacante não participa de treino e será preparado para o jogo contra o Cienciano

Eduardo Peixoto

Souza não vai enfrentar o Madureira

A tendinite derrubou Souza. Nesta sexta-feira, o atacante não participou do treinamento na Gávea e foi vetado pelo departamento médico para o jogo contra o Madureira. Ele será substituído por Obina ou Maxi.

Souza foi substituído no jogo contra o Friburguense por causa de dores atrás do joelho esquerdo. A tendinite o incomoda, e os médicos decidiram deixá-lo em tratamento. Ele volta a treinar com bola na próxima semana, mas como os titulares não enfrentarão o Vasco, Souza será preparado para o duelo contra o Cienciano, dia 9 de abril, em Cuzco.

Nesta sexta saiu o resultado do exame de ressonância magnética de Jônatas. Foi constatada uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda e ainda não há previsão de retorno.

- Posso garantir que, pelo planejamento, ele não treina na próxima semana.´Houve uma distensão muscular - explica o médico Marcelo Soares

Bruno: 'Dei tchauzinho mesmo'

Goleiro do Flamengo se irrita com provocações dos tricolores: 'Eles que cheguem à final'

Eduardo Peixoto

Bruno foi provocado pela torcida do Flu

Bruno ouviu quieto por alguns minutos os xingamentos da torcida do Fluminense no jogo contra o Friburguense, na última quarta-feira. Mas, quando o Flamengo marcou o segundo gol, o goleiro virou-se para os tricolores e fez um irônico sinal de "tchau".

Nesta sexta-feira, o goleiro explicou a atitude.

- Dei tchauzinho mesmo. Eles ficaram xingando minha família o tempo inteiro. Então, queriam o quê? - diz, irritado.

Bruno recebeu uma proposta tentadora do Flu antes de renovar contrato com o Rubro-Negro. Entretanto, afirmou que não tinha vontade de jogar nas Laranjeiras e só sairia do Flamengo para atuar na Europa. A resposta gerou críticas do técnico do Tricolor, Renato Gaúcho, e revolta na torcida.

A rixa entre as partes promete novos capítulos. Mas, para tal, o Fluminense precisa fazer seu papel e garantir lugar na final do Campeonato Carioca. Vencedor da Taça Guanabara, o Rubro-Negro está assegurado na decisão.

- Eles que cheguem à final e venham me xingar novamente - provoca Bruno.

Elevador pára e deixa Leo Moura no sufoco

Lateral-direito passa por apuros no prédio da namorada na manhã desta sexta-feira

Eduardo Peixoto

Leo Moura chega atrasado ao treinamento

A sexta-feira começou mal para Leo Moura. O jogador ficou 50 minutos preso em um elevador e, pela primeira vez no ano, chegou atrasado a um treino do Flamengo.

O lateral-direito saiu do apartamento da namorada - a cantora Perlla - no Recreio dos Bandeirantes às 8h30m. Porém, o trajeto até a Gávea foi interrompido poucos minutos depois. Sem conseguir se comunicar com os porteiros do prédio e com a empresa que administra o elevador, o jogador ficou à espera de ajuda. Só conseguiu contato por celular com sua assessoria de imprensa.

Irritado com o descaso, Leo Moura chegou à Gávea com alguns minutos de atraso e participou do rachão. Para piorar, o lateral levou uma trombada e machucou o nariz durante a atividade, mas, ao menos, o seu time ganhou a brincadeira. Ele está confirmado na partida deste sábado contra o Madureira, no Maracanã.

LANCE

Márcio Braga acusa Vasco e federação de manobra política

Márcio Braga diz à Rádio L! que Vasco trabalha para garantir Rubens Lopes na Federação até 2014

)

O presidente do Flamengo, Márcio Braga, seguiu com sua metralhadora voltada para o Vasco e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Após ter pedido desculpas ao presidente do Fluminense, Roberto Horcades, o dirigente rubro-negro seguiu atirando contra Eurico Miranda e Rubens Lopes.

Márcio Braga afirma que os dois últimos tramam para que Rubinho, como é conhecido o presidente na Ferj, permaneça no cargo até 2014.

- Com relação ao Vasco e à Federação não tenho nada com que me desculpar, absolutamente nada. Vejo com muita clareza que há uma formação para prorrogar o mandato do atual presidente, que só nos tem dado prejuízos graves, ao Flamengo e ao futebol carioca. Este campeonato que está aí é um desastre - atacou, em entrevista exclusiva à Rádio LANCE!, o comandante do clube da Gávea.

Se a acusação de Márcio Braga for verdadeira, Rubens Lopes, cujo mandato vai até 2011, estaria seguindo o exemplo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de alguns de seus companheiros pelo país.

No ano passado, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, utilizou-se do artífico de que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil para estender seu mandato até aquele ano. Na esteira, presidentes de algumas federações seguiram a mesma trilha: Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo.

Na última quarta-feira, o presidente do Flamengo dissera, em entrevista à SporTV, que a briga entre Ferj, Fluminense e Vasco com relação ao contrato de Leandro Amaral era "uma briga de quadrilha". No dia seguinte, o dirigente desculpou-se com o presidente do Tricolor, Roberto Horcardes.

- Não tenho porque pedir desculpas para o Vasco e para a Federação, não há nenhuma motivação para isso. Eu me desculpei com o presidente do Fluminense, a minha intenção jamais foi ofendê-lo pessoalmente. E como tomaram como tal, imediatamente, no dia seguinte pela manhã, às oito horas, liguei para ele para pedir desculpas, e o fiz também por escrito - explicou Márcio Braga à Rádio LANCE!.

Titulares do Fla pegam reservas do Madureira

Rubro-Negro quer vaga antecipada enquanto rival foca na Copa do Brasil

Flamengo e Madureira se enfrentam pela sexta rodada da Taça Rio (Crédito: Luiz Cláudio Dyonisio)

LANCEPRESS!

Flamengo e Madureira se enfrentam neste sábado, no Maracanã, às 16h, com objetvos diferentes. Enquanto o Rubro-Negro vai entrar com força máxima em campo em busca da classificação antecipada para as semifinais da Taça Rio, o Tricolor Suburbano escalará a equipe reserva para poder se preparar melhor para a Copa do Brasil.

A equipe da Gávea precisa de apenas um empate, mas não quer deixar para decidir a classificação na última rodada da Taça Rio, no clássico contra o Vasco. Para isso, o técnico Joel Santana pretende escalar a equipe considerada titular na partida. O treinador tem apenas um problema: o atacante Souza, com uma tendinite no joelho esquerdo, nem treinou na véspera do jogo e foi vetado pelo departamento médico. Ele ainda não decidiu quem vai ficar com a vaga ao lado de Marcinho.

- Devo optar pelo Maxi ou Obina. O Diego Tardelli será relacionado para a partida também, mas corre por fora - adiantou o treinador.

Outra mudança que pode acontecer no Flamengo, neste sábado, é no meio-de-campo. O volante Kléberson pode ganhar a vaga de Toró entre os titulares.

O Madureira, por sua vez, está com o foco voltado para a Copa do Brasil. Com nove pontos ganhos, o Tricolor Suburbano precisaria vencer de goleada suas duas últimas partidas no Carioca e ainda torcer por derrotas do Vasco. Como a possibilidade de classificação para a semifinal da Taça Rio é muito pequena, o técnico Carlos Tozzi irá preparar a equipe para o confronto contra o Juventude, na próxima quarta-feira.

- Nosso objetivo era chegar às finais, mas, infelizmente, não conseguimos. Vamos dar prioridade a Copa do Brasil e poupar os titulares na partida contra o Flamengo - garante o treinador.

Carlinhos recebe homenagem do Flamengo na Gávea

Além de um busto, ele ganhou um medalha por cada título como técnico

Carlinhos ganha busto e medalhas do Flamengo. Solenidade ocorreu na Gávea (Crédito: Paulo Sérgio)

Rodrigo Benchimol RIO DE JANEIRO

O ex-jogador e técnico do Flamengo Carlinhos foi homenageado na noite desta sexta-feira na Gávea. Ele recebeu um busto de bronze e sete medalhas comemorativas, uma por cada título conquistado como treinador da equipe rubro-negra - é o maior vencedor da história, ao lado de Flávio Costa.

- Sou muito grato por isso, é como ser testemunha do que fiz pelo maior clube do mundo. É uma sensação única, estou sem palavras. Todo mundo quer ser reconhecido pelo que fez, não importa a área, mas isso eu não esperava - declarou o 'Violino' durante a solenidade.

Um dos dez jogadores que mais vestiram a camisa do Flamengo - disputou 512 partidas -, Carlinhos, como treinador, conquistou os Estaduais de 1991, 1999 e 2000; os Brasileiros de 1983, 1987 e 1992; a Copa Mercosul de 1999.

Bastante emocionado, ele preferiu não citar nomes sobre quem, além dele, deveria ser homenageado.

- Estou sendo o primeiro, né? O que posso dizer? Estou muito envaidecido, ser escolhido entre tantos outros me deixa muito feliz. Muita gente no Flamengo merece ser homenageada, mas prefiro não falar, pois vou acabar me esquecendo - disse Carlinhos.

A idéia do busto foi do Conselho Fiscal do Flamengo, porém, todos os poderes do clube estiveram representados na solenidade, inclusive o presidente rubro-negro, Márcio Braga. Perguntado se achava que a representação era parecida com ele, o ex-técnico e jogador brincou.

- Não está muito parecido não, mas vou ter que me acostumar - disse, rindo, Carlinhos. O busto ainda tem lugar definido para ficar, porém, o homenageado afirmou não ter preferência sobre a localização.

Marcio Braga quer estátua para Carlinhos

Presidente do Fla diz que Zico, Júnior e ele próprio deveriam ser homenageados\ LANCEPRESS!\

O presidente do Flamengo, Marcio Braga, aprovou a iniciativa de homenagear Carlinhos com um busto. Em tom de brincadeira, o dirigente disse que ele, Zico e Júnior também mereceriam receber a mesma honraria.

- Não se trata de uma homenagem somente do Conselho Fiscal, mas de todo o Flamengo. Vamos fazer uma festa quando o local do busto for escolhido. De preferência, será em um sábado e com a Charanga Rubro-Negra animando a festa - afirmou o presidente.

Segundo ele, outros rubro-negros também merecem receber um busto.

- Espero que também façam um busto para mim, mas de corpo inteiro. Depois do Carlinhos, também temos de fazer um para o Zico, para o Júnior, para o Zizinho... O Flamengo tem tantos ídolos que, se cada um tiver um busto, vai faltar espaço na Gávea - brincou Márcio Braga.

Carlinhos receberá um busto de bronze, uma placa comemorativa e uma medalha na homenagem que será realizada na Gávea, nesta sexta-feira, às 19h, pelos serviços prestados ao clube como jogador e técnico.