Notícias

Clipp 29/juho

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Jorginho recusa convite e Andrade ganha força no Fla

Diego Tardelli e Obina encontram sucesso longe da Gávea

Perguntado sobre o interesse do Flamengo em tê-lo como técnico, durante a convocação da seleção brasileira, Jorginho desconversou. À diretoria rubro-negra, que esperava anunciá-lo ontem, o auxiliar de Dunga foi mais objetivo. Dizendo-se honrado com o convite, recusou alegando que não poderia dedicar-se 100% ao clube. Pela proposta, nos períodos a serviço da CBF, ele poderia deixar o comando do Flamengo à cargo do interino Andrade, que já começa a não ser tão interino assim. Confirmado para os jogos de amanhã e domingo, contra Atlético-MG e Naútico, ambos no Maracanã, tem diante dele uma página em branco para escrever sua história.

- É o Andrade quem vai me dizer se ele será o técnico do Flamengo - disse o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, que admitiu estar recebendo ligações de diversos técnicos, mas negou que tenha feito qualquer contato, muito menos uma proposta, a Vágner Mancini. - Nunca falei com esse rapaz.

Enquanto Andrade começa a ganhar seu espaço no clube, jogadores que tiveram recente passagem frustrante pelo Flamengo começam a brilhar longe da Gávea, casos de Obina e Diego Tardelli, que estão às portas de nova dimensão na carreira.

Sem marcar um gol nos 13 jogos que fez pelo Flamengo até maio, Obina já fez oito em nove jogos pelo Palmeiras. No domingo, marcou três no Corinthians. Com oitos gols pelo Atlético-MG no Brasileiro, Diego Tardelli celebrou ontem sua primeira convocação:

- Até o ano passado eu era visto com desconfiança. Estou provando que posso ser o jogador que todos esperavam.

Obina voltou a receber elogios e o cântico que os rubro-negros criaram em sua homenagem. Na versão palmeirense, o atacante "é melhor que o gordo". O adjetivo usado para provocar o corintiano Ronaldo foi o mesmo que atormentou Obina em sua passagem pela Gávea:

- Essa música era do Flamengo e tem de deixar para trás. Vamos criar uma nova.

JORNAL DOS SPORTS

Kleberson feliz com mais uma convocação

Meia não poderá defender o Fla diante do Fluminense, na Sul-Americana

Rio de Janeiro - Kléberson mostrou estar nos planos de Dunga para a Seleção Brasileira. Participante do grupo que conquistou a Copa das Confederações em junho, ele voltou a ser chamado pelo técnico gaúcho nesta terça,para o amistoso diante da Estônia, no dia 12 de agosto. Por meio de sua assessoria de imprensa, ele demonstrou contentamento com a nova lembrança.

"Sei que o mais difícil não é ser convocado, mas sim se manter sempre como uma das opções do treinador. Estou feliz e motivado como nunca", revela.

Com a convocação, Kleberson desfalcará o Rubro-Negro na primeira partida da fase inicial da Sul-Americana contra o Fluminense, que ocorre também no dia 12.

Angelim de olho em selecionável do Galo

Atacante pede atenção a Diego Tardelli, convocado para a Seleção e adversário de quinta

Rio de Janeiro - Ronaldo Angelim, jogador mais experiente da zaga do Flamengo, está atento aos desafios que o time enfrentará na quinta-feira, diante do Atlético-MG, no Maracanã. O time mineiro é o líder do Brasileirão e possui o atacante Diego Tardelli, recém-convocado para a Seleção Brasileira. Angelim demonstra estar ligado no ataque mineiro, que também conta com outra peça forte.

"Temos de ter atenção não só com o Tardelli como também com o Éder Luís, que é rápido e finaliza muito bem. Além do ataque, os volantes também chegam bem. O Atlético não é líder à toa e vamos ter de errar o mínimo possível. É a primeira convocação dele e é merecida", opina o zagueiro.

Angelim sabe da qualidade de Tardelli também em virtude da passagem do atacante pelo Flamengo em 2008.

"É um jogador que eu conheço e vai querer mostrar ainda mais a sua capacidade após a convocação. Os coletivos que disputávamos aqui eram equilibrados porque nossa defesa era mais segura", expõe o jogador.

Motivos para ser feliz

Respaldo a Andrade, convocação de Kleberson, e manutenção da equipe animam o Flamengo

Vinicius Castro

Gávea, Rio de Janeiro - Definitivamente o astral no Rubro-Negro é outro. A saída de Cuca do comando da equipe transformou o ambiente, deixando a sensação de que o trabalho da comissão técnica, agora sim, começa a fluir. Tanto que a busca por um novo treinador está sendo feita sem pressa e com tranquilidade, conforme definiu o próprio vice de futebol, Marcos Braz. Andrade ganhou todo o respaldo da diretoria e continua no comando rubro-negro independentemente do resultado obtido contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Maracanã.

Desta forma, o "tromba" comandou um treinamento coletivo debaixo de muita chuva na tarde desta terça-feira, na Gávea. O time que venceu o Santos foi mantido e os titulares venceram por 2 a 1. Leo Moura e Adriano marcaram. Zé Roberto, recuperado de lesão, descontou para os reservas. Juan, lesionado, continua fora. O time formou com: Bruno; Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Leo Moura, Willians, Toró, Kleberson e Everton; Emerson e Adriano.

Principal jogador de defesa da equipe, o zagueiro Ronaldo Angelim considera importante a manutenção da equipe e o respaldo ao treinador Andrade.

"O grupo está tranquilo e o ambiente mudou um pouco. Não vínhamos vencendo os jogos e agora o aspecto é diferente. Conhecemos bem o Andrade e sabemos a forma que temos que jogar. Ele tem o apoio total e vamos procurar fazer o melhor. Temos dois jogos em casa e não podemos mais vacilar. O Campeonato Brasileiro está afunilando e precisamos vencer. Vamos jogar com uma equipe que atua bem fora de casa e será importantíssimo os três pontos para a nossa sequência na competição. Esperamos o apoio da torcida, e que tenham paciência, sem vaias, pois isso atrapalha. Determinação nunca vai faltar", afirmou.

Ponto alto da equipe antes da aposentadoria do ex-capitão Fábio Luciano, Angelim admite que a defesa precisa melhorar.

"A gente vem tomando muitos gols e precisamos melhorar consideravelmente na parte defensiva. Sabemos que no decorrer dos jogos a tendência é nos entrosarmos ainda mais. Eu, Welinton e Aírton estamos trabalhando nisso", garantiu.

Kleberson convocado

Além da presença maciça de torcedores no treinamento, a notícia da nova convocação para a Seleção Brasileira do meio-de-campo Kleberson animou o grupo rubro-negro. O jogador vai enfrentar a Estônia, no dia 12 de agosto e desfalcará o Flamengo na estreia da Copa Sulamericana, contra o Fluminense. Angelim felicitou o companheiro, apesar de lamentar a ausência.

"Ficamos felizes com a convocação do Kleberson e brincamos muito com ele. É um jogador de nível e que merece. Infelizmente vamos perder um jogador na hora que precisamos. Vamos torcer para que ele vá bem na Seleção e que volte o mais rápido possível para nos ajudar", encerrou.

Em entrevista coletiva da seleção brasileira, Jorginho mantém mistério sobre sondagem rubro-negra

Rio de Janeiro - O nome de Jorginho surgiu com força na Gávea para ser o novo técnico do Flamengo no entanto, o auxiliar da seleção brasileira manteve o mistério e falou pela primeira vez sobre a possível sondagem da diretoria rubro-negra.

“Fico feliz do meu nome estar sendo cogitado. Mas estamos falando de seleção e o importante é concentrar na seleção. É só isso”, diz o ex-lateral durante a entrevista coletiva sobre a convocação do amistoso contra a Estônia.

40 mil no Maraca: a hora da arrancada

Jogo contra o Atlético-MG é tratado como o fiel da balança para o começo de uma nova arrancada

Vinicius Castro

Rio de Janeiro - O pedido de um campeão mundial e ídolo do clube não costuma passar em branco. Andrade convocou a torcida para o difícil jogo de quinta-feira, contra o Atlético-MG, no Maracanã, e a resposta promete ser positiva de acordo com os líderes de torcida organizada, que estão preparando uma grande festa e prometem pressionar a equipe mineira durante os 90 minutos.

Diretor de arrecadação do clube, Flávio Pereira, espera 40 mil rubro-negros no estádio.

"Lotar o Maracanã em um jogo quinta-feira à noite é complicado. Mesmo com a vitória excepcional que tivemos sobre o Santos é um feito difícil. Estamos trabalhando na casa de 40 mil torcedores. Esse número é considerado muito bom para um jogo quinta, e às 21 horas", afirmou ao JORNAL DOS SPORTS.

Sempre quando se fala na torcida rubro-negra é inevitável não lembrar da arrancada do Campeonato Brasileiro de 2007. Na ocasião, recordes de público foram quebrados em sequência no Maracanã, quando o clube levou no total mais de um milhão de torcedores ao estádio. Andrade acredita que o jogo contra o Atlético-MG pode ser o começo de uma nova arrancada, e Flávio Pereira concorda.

"Esse jogo é a balança. Vencendo, teremos um Maracanã lotado contra o Náutico no domingo, e pode sim ser o começo de uma nova arrancada. A resposta do torcedor é sintomática ao resultado do campo. A sequência de vitórias e emoções move o torcedor. Não tenho a menor dúvida de que a torcida vai responder. Vitória no campo é vitória na arquibancada", encerrou.

João Areosa

Andrade já!

areosa@jsports.com.br

Fim de semana, no mínimo, excitante este que passou. Triste pelo que aconteceu com o nosso Felipe Massa. Sensacional e vibrante em razão da façanha do time do Bernardinho. Alegre e dramático por causa do bom e velho futebol. Com direito ainda a natação e atletismo.

Comentei nos blogs do JS aquele maldito momento em que a peça se desprendeu do carro do Barrichello e foi lançado pela mão do destino na direção da cabeça do Massa. Menos mal que ele está bem, e aqui não faço jogo de palavras, apenas constato uma verdade que me deixa muito feliz.

Vôlei. Citei o vôlei e preciso escrever que o trabalho de renovação que todos esperavam para daqui a um ano, sei lá, já rendeu dividendos e lucros extraordinários.

É espetacular o time sérvio, mas os nossos gigantes, muito bem servidos pelo Bruninho e muito bem dirigidos pelo pai, Bernardinho, fizeram aquele ginásio lotado e vibrante se dobrar diante de nós. E para aumentar a emoção, decisão no tie-brake. Que jogão, meus caros!

Emocionante o choro do Bruninho, assim como as lágrimas derramadas pelo Andrade no gramado da Vila Belmiro. Andrade tem a pele do Flamengo, mesma pele que vestia o goleiro Zé Carlos que nos deixou tão cedo.

Agita-se o novo vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, à procura de um substituto para o Cuca. Devo ser burro ou maluco - não afasto a hipótese de ser as duas coisas -, mas, meu Deus do Céu, procurar o quê e quem?

Pergunto ao leitor: por quê Vagner Mancini? Este rapaz é mais competente do que Andrade? É tão Flamengo quando é Andrade? Jogou mais do que o Andrade? Honrou mais o manto do que o Andrade? É tão carioca quanto o Andrade.

A resposta é um sonoro NÃO!

Sou um homem distraído, muito desligado. Já procurei por óculos que estavam na minha testa. Outro dia perdi o controle da tv e não o encontrei. Pudera, estava sentado nele. Sou capaz de perder um elefante nos parcos metros quadrados da minha sala.

Encontrei agora alguém mais distraído do que eu. Trata-se do dirigente do Flamengo que citei linhas atrás. O senhor Marcos Braz procura por um técnico que está bem embaixo do seu nariz.

O DIA

Fla preocupado com Diego Tardelli

Por Luciano Mello

Rio - Em busca da arrancada no Brasileirão, o Flamengo vai enfrentar amanhã, no Maracanã, um velho conhecido dos jogadores e da torcida: Diego Tardelli, que defendeu o Rubro-Negro no ano passado, é o destaque do Atlético-MG, líder da competição. O zagueiro Ronaldo Angelim marcou o atacante várias vezes nos treinos coletivos em 2008, uma vez que Tardelli ficou a maior parte da temporada no time reserva, e diz que a defesa precisará de atenção durante os 90 minutos para evitar que o ex-companheiro balance a rede.

Ídolo da torcida do Galo, Diego Tardelli entrará em campo com mais moral ainda depois de ser convocado ontem para a seleção srasileira, onde vai reencontrar Kléberson, também chamado por Dunga. “A convocação do Tardelli foi merecida”, disse Angelim.

O zagueiro rubro-negro mostrou que conhece bem as características do matador atleticano, que, com oito gols marcados, divide a vice-liderança do Brasileiro com outros quatro jogadores, entre eles Adriano. “Nós trabalhamos juntos aqui no Flamengo, temos que marcá-lo bem de perto. Além de rápido, ele é ótimo finalizador, e vai querer mostrar ainda mais serviço porque foi para a Seleção”, afirmou.

Angelim admite que a defesa ainda não encontrou a segurança necessária desde a aposentadoria de Fábio Luciano, depois do Estadual. O experiente jogador procura transmitir confiança ao jovem Welinton. “Eu e o Fábio vínhamos juntos há dois anos, com um entrosamento muito bom. Eu e o Welinton ainda estamos cometendo alguns erros, mas melhoramos nos últimos jogos”.

Para segurar Tardelli e seus companheiros de ataque, o Flamengo aposta nas roubadas de bola. O Rubro-Negro é o time que mais desarma os adversários no Brasileirão, com destaque para o volante Willians, maior ladrão de bolas do torneio. A estatística não surpreende Angelim, mas ele deixa claro que não está satisfeito. “Temos esse número bom de desarmes desde o ano passado. Mesmo assim, estamos levando gols demais neste Brasileiro, precisamos diminuir isso. Ficamos feliz pela nossa boa marcação. Quanto mais bolas você roubar, mais chances terá de contra-atacar”.

Andrade no comando até domingo

Rio - O vice-presidente de futebol rubro-negro, Marcos Braz, continua sem pressa na busca pelo novo treinador. Assim, o interino Andrade já está confirmado no jogo contra o Náutico, domingo, no Maracanã, seja qual for o resultado diante do Atlético-MG. O mais cotado para assumir o Fla ainda é Vágner Mancini, que confirmou um contato dos dirigentes do clube, mas negou qualquer acerto. O treinador também é o preferido da diretoria do Sport para assumir o clube pernambucano.

Na Gávea, novos nomes aparecem a cada dia. Ontem, foi a vez de Estevam Soares, comandante do Barueri. Ele teria sido oferecido à diretoria, mas não despertou interesse. Por enquanto, a hipótese de efetivação de Andrade ainda é remota, mas há integrantes da diretoria que defendem a ideia.

Leitores querem que Andrade seja efetivado como técnico da equipe

Rio - Andrade deve ser mantido no comando do Flamengo. Pelo menos essa é a opinião dos leitores de O Dia Online. Perguntados sobre a manutenção do treinador como técnico do time, 85,2% se mostraram a favor, enquanto 14,8% se disseram contra a permanência do "Tromba" à frente do Rubro-Negro.

Os dirigentes ainda estudam a possibilidade de Andrade ser mantido na comissão técnica. "É um profissional que nós conhecemos e que conhece o clube. Nem mesmo sua permanência como técnico pode ser descartada", disse o presidente interino do clube, Delair Dumbrosk.

Confira o resultado da enquete:

Andrade deve ser mantido no comando do Flamengo?

Sim 85,2% (2132 votos)

Não 14,8% (370 votos)

Total: 2502 votos

GAZETA ESPORTIVA

Zagueiro do Fla pede atenção com atacante da seleção

Gazeta Press - Rio de Janeiro (RJ)

A convocação de Diego Tardelli para a seleção brasileira foi considerada justa pelo zagueiro Ronaldo Angelim. O atacante atleticano estará em campo nesta quinta-feira quando o Atlético-MG visitará o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Para o zagueiro rubro-negro, o adversário é perigoso e bem conhecido, já que esteve na Gávea até o fim de 2008.

"A convocação do Tardelli foi merecida. Ele vem em ótima fase no Atlético-MG. É um jogador inteligente, oportunista e rápido. Temos que ter atenção com ele nos 90 minutos. Sempre quando treinava contra ele era difícil. Não podemos bobear com ele, nem com o restante do Atlético-MG", disse.

O técnico interino Andrade comandou um treino nesta tarde e repetiu a equipe que venceu o Santos no fim de semana. O atacante Zé Roberto, recuperado de dores musculares, treinou entre os reservas.

A diretoria do clube anunciou que Andrade permanecerá no comando da equipe pelo menos até o confronto do próximo fim de semana, contra o Naútico, também no Maracanã, independente do acerto com algum treinador.

No Flamengo, escalação de Juan segue indefinida

Gazeta Press - Rio de Janeiro (RJ)

O técnico Andrade só vai definir o time do Flamengo para o jogo diante do Atlético-MG, nesta quinta-feira, no Maracanã, quando tiver a confirmação da presença ou não do lateral esquerdo Juan, afastado há várias partidas por causa de uma tendinite no joelho esquerdo.

Juan vem participando com desenvoltura de treinamentos físicos, mas ainda não treinou com bola, o que pode adiar seu retorno. Andrade disse que vai esperar até quarta-feira e, se Juan estiver completamente liberado pelos preparadores físicos, voltará ao time. Caso contrário, Everton, que mesmo improvisado recebeu muito elogios do comandante rubro-negro, continuará como titular.

O treinador espera que a torcida tenha se motivado com a histórica vitória sobre o Santos na Vila Belmiro e compareça em massa para incentivar o time contra o Galo. "A derrota para o Goiás não afeta a força do Atlético MG que tem um ótimo conjunto e vai jogar nos erros do Flamengo", disse Andrade.

PELÉNET

Novamente convocado, Kléberson fala em continuidade na seleção

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

Kléberson fez parte do grupo do Brasil campeão da Copa das Confederações, na África do Sul. Novamente convocado por Dunga, desta vez para o amistoso contra a Estônia, em Tallin, dia 12 de agosto, o volante do Flamengo, animado, já fale em continuidade na seleção e foca, é claro, o Mundial de 2010, também no país sul-africano.

"Sempre digo que estar na seleção brasileira é o estágio máximo que um jogador pode atingir. Senti este gosto em 2002, conquistando a Copa do Mundo e sonho novamente jogar esta competição. Espero dar continuidade ao meu trabalho na seleção e provar que tenho condições de estar sempre presente nas convocações", disse, acrescentando.

"Sei também que o mais difícil não é ser convocado e sim se manter sempre como uma das opções do treinador. Estou feliz e motivado como nunca", emendou Kléberson, que agora, pensa apenas no Atlético-MG, adversário desta quinta-feira, às 21h, no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Vai ser uma partida complicada, pois o Atlético-MG vem de uma derrota para o Goiás, em casa, e precisam se recuperar na competição. Nós queremos vencer também para se aproximar dos lideres da competição. Será um jogo difícil", salientou.

Com a convocação para o amistoso com a Estônia, Kléberson vai desfalcar o Flamengo na partida contra o Fluminense, justamente no dia 12 de agosto, no Maracanã, ainda pela fase nacional da Copa Sul-Americana.

No cargo até domingo, Andrade confirma Flamengo para quinta-feira

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

A diretoria do Flamengo busca um novo treinador, mas já decidiu que Andrade seguirá interinamente até domingo, quando o Rubro-Negro encara o Náutico, no Maracanã. Porém, o treinador só pensa no Atlético-MG, adversário desta quinta-feira, às 21h, também no Maracanã, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No coletivo desta terça-feira, na Gávea, Andrade não fez qualquer mistério e confirmou o mesmo time que derrotou o Santos por 2 a 1, no último domingo, na Vila Belmiro. O lateral-esquerdo Juan, lesionado, segue de fora.

Já os meias Zé Roberto e Petkovic estão novamente à disposição de Andrade para quinta-feira. Ambos estavam lesionados e não foram aproveitados diante do Santos.

Caso nada mude até quinta-feira, o Flamengo vai encarar o Atlético-MG com a seguinte formação: Bruno; Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Toró, Willians, Kléberson e Everton; Emerson e Adriano.

Com 20 pontos, o Rubro-Negro ocupa a nona posição do Campeonato Brasileiro. Uma vitória sobre o Atlético-MG deixará o Flamengo novamente próximo do G-4. Hoje, o Internacional, com 24 pontos, fecha o grupo que se classificaria para a Copa Libertadores da América 2010.

Portaria altera parcelamento da dívida de clubes com a União

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Os clubes brasileiros com dívidas com a União foram beneficiados nesta terça-feira. A Procuradoria-Geral da Fazenda baixou a Portaria 1.106, na qual foram alteradas mudanças no parcelamento destes débitos.

A medida, publicada no Diário Oficial da União, prevê o seguinte: os clubes que comprovarem participação na Timemania e que ainda não parcelaram suas dívidas com a União têm até o dia 6 de agosto para fazer isso.

O Corinthians, por exemplo, é um dos clubes que perdeu o prazo para inscrição na "primeira" Timemania e que, agora, deve inscrever a sua dívida no programa. Já o Flamengo, por sua vez, deve cadastrar os novos débitos contraídos desde o início da loteria.

A decisão altera a Portaria 1.024. Aprovada em dezembro de 2007, ela regulamentou o parcelamento previsto na Lei 11.345, pela qual se definiam os critérios de participação dos clubes na Timemania.

A loteria foi criada como forma de ajudar os times a quitarem suas dívidas com a União. Os clubes inscritos recebem 22% do total arrecadado; este valor se destina ao pagamento de pendências com INSS, FGTS, Receita Federal e outros impostos da União.

"Quem é Bruno Paulo?"

Antes desconhecido por muitos, meia comemora boas participações no Flamengo

Diego Marrul

Quando Bruno Paulo entrou em campo no jogo contra o Barueri, no Maracanã, muitos torcedores se perguntaram: “quem é esse?”. Porém, aqueles que conheciam a trajetória do garoto nas categorias de base do clube sabiam de seu potencial. Elogiado após as participações contra a equipe do interior de São Paulo e contra o Santos, no último domingo - quando fez o cruzamento que originou o gol da vitória rubro-negra -, o jogador, de 19 anos, disse estar sem palavras para descrever a alegria que sente em seu atual momento.

“Não tenho nem palavras. Um dia estava no time de juniores e, de repente, já estou jogando no profissional. Estou muito feliz, não teria como estar mais feliz”, comentou o meia-atacante, em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br. Ele estava no grupo de juniores que disputa a Taça BH, mas, antes do jogo contra o Barueri, foi chamado às pressas para incorporar o elenco profissional devido ao grande número de desfalques na ocasião.

Apesar da satisfação, Bruno Paulo sabe que ainda tem um longo caminho para percorrer até a afirmação na equipe principal do Flamengo. Segundo ele, para que isso aconteça, tem recebido muito apoio dos companheiros de elenco. “Eles sempre me dão moral e estão me ajudando muito. O Léo Moura é um que me ajuda muito. Isso é muito bom para afastar um pouco o nervosismo”, contou o jogador, que revelou a alegria de jogar com nomes importantes do futebol brasileiro.

“Jogar ao lado do Adriano é muito bom, assim como jogar com o Emerson, com o Léo Moura e outros”, completou. "Já estou sentindo uma diferença nas ruas, as pessoas vêm falar comigo".

Nas vezes em que entrou, Bruno Paulo atuou caindo bem pela direita, atuando quase como um ponta. E ele se diz à vontade em fazer essa função. “Gosto muito de jogar assim, é melhor para mim, levando a bola à linha de fundo. Gosto de cair tanto pela direita quanto pela esquerda”, diz.

Mesmo ansioso em suas duas participações, o meia-atacante não se escondeu do jogo, buscando a bola a todo momento. De acordo com ele, essa é uma característica sua desde as categorias de base. “Sempre fui assim, de querer estar com a bola. Não sinto muita diferença entre a base e o profissional. A maior diferença mesmo é a correria. Na categoria júnior, por exemplo, o jogo é mais corrido; no profissional, dá para pensar um pouco mais, ficar mais com a bola”, avaliou.

Andrade pede apoio e calma à torcida do Flamengo contra o Atlético-MG

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

A vitória sobre o Santos por 2 a 1, domingo, na Vila Belmiro, reacendeu a chama do torcedor do Flamengo. O desânimo foi deixado de lado e a esperança de subir na tabela ganhou força. Por isso, o técnico interino Andrade espera ver o Maracanã lotado na quinta-feira, quando o Rubro-Negro encara o Atlético-MG.

Contudo, o treinador fez um alerta e pediu para que os torcedores tenham calma. Apesar de jogar em casa, a equipe da Gávea não vai partir para cima de forma desordenada. Tudo será feito com a maior cautela possível.

"É fundamental a presença do torcedor. A nossa torcida faz a diferença e tem de nos dar força para que a gente possa continuar vencendo e subindo na tabela", disse Andrade, complementando.

"O que não vamos fazer é partir para cima do adversário de fora desesperada. Não podemos ficar expostos, ceder contra-ataques. O gol pode sair com um minuto, com oitenta, tanto faz. Não podemos ter pressa", frisou o comandante.

Com o triunfo sobre o time paulista no domingo, o Flamengo chegou a 20 pontos e hoje ocupa a nona colocação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG, líder, soma 28

Zé Roberto deve estar à disposição do Fla para quinta-feira

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

O Flamengo deve ter mais uma opção ofensiva para o jogo contra o Atlético-MG, quinta-feira no Maracanã. O meia Zé Roberto, que vem atuando mais como atacante, está recuperado de um problema na coxa esquerda e provavelmente deve ser liberado pelo departamento médico.

O jogador entrou em campo pela última vez há dias rodadas, no dia 20 de julho, quando o Rubro-Negro empatou em 2 a 2 com o Botafogo. Depois disso, o time empatou em 1 a 1 com o Barueri e venceu o Santos por 2 a 1.

"Eu fiz um trabalho físico muito intenso nos últimos dias e também já treinei com bola. Não senti qualquer incomodo e estou muito animado com a possibilidade de ser liberado e ficar à disposição para este jogo", frisou.

Mesmo que esteja pronto para a partida, Zé Roberto não deve ser titular. A intenção de Andrade é manter o time que bateu o Santos na Vila Belmiro. Contudo, como já se encontra em boa forma física., o meia poderia ser opção para o segundo tempo.

Contratado no início da temporada como camisa 10 da equipe, Zé decepcionou e fez um Campeonato Estadual abaixo da média. Após tentativas frustradas de transferência, para Cruzeiro e Botafogo, o jogador conseguiu se recuperar fisicamente no últimos mês e passou a apresentar futebol mais promissor.

GLOBOESPORTE

‘Andrade tem apoio total do grupo’, diz Ronaldo Angelim

Garantido até domingo, interino recebe apoio do zagueiro. Ele pede para a torcida não vaiar o time

Eduardo Peixoto e Fred Huber Rio de Janeiro

Andrade orienta Willians durante treino do Fla

A preleção emocionada, o abraço após o gol de Adriano e as lágrimas ao fim da vitória por 2 a 1 sobre o Santos, foram sintomas de um Andrade em sintonia com os jogadores do Flamengo. E nesta terça-feira, Ronaldo Angelim aprovou a garantia da diretoria de que o técnico interino ficará no cargo até domingo, independentemente do resultado da partida contra o Atlético-MG.

- Andrade tem total apoio do grupo. Estamos tranquilos porque a gente o conhece bem e gosta dele – disse.

O zagueiro espera que o clima favorável ao treinador seja extensivo às arquibancadas. Depois de uma sequência de três jogos em casa sem qualquer vitória (dois empates e uma derrota), o Flamengo volta a ter duas partidas diante dos rubro-negros para recuperar o prestígio.

- A torcida pode ter certeza que vontade não vai faltar nestes dois jogos. Mas ela tem que apoiar, e não vaiar. Temos mais dois jogos em casa e não há como vacilar – afirmou.

Em nono lugar na tabela do Brasileirão, com 20 pontos, o Flamengo enfrenta o Atlético-MG nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

Bruno Paulo encanta torcida, marias-chuteiras e recebe marcação cerrada

Promessa do Flamengo revela que perdeu vários treinos nas divisões de base porque não tinha dinheiro para o transporte

Eduardo Peixoto Rio de Janeiro

Bruno Paulo ao lado da namorada Jeniffer

Bruno Paulo participou apenas de dois jogos, ambos entrando no segundo tempo. Foi o suficiente para abrir os olhos dos torcedores. Mas não só deles. Ao lado da namorada, Jeniffer, a promessa do Flamengo, de 19 anos, sente os primeiros “efeitos colaterais” da ascensão ao time profissional. E não tem nada a ver com a força dos zagueiros adversários.

- Foi tudo bem mais rápido do que pensei, mas está tranquilo. Só que tem muita maria-chuteira em cima e minha namorada está chata. Não me deixa nem entrar mais no orkut – lamentou o jogador, por telefone, ao GLOBOESPORTE.COM.

Nascido e criado no Centro de Niterói, o atacante (“É assim que prefiro jogar”, informou) passou por percalços nas divisões de base. Diariamente, precisava de R$ 12 para ir e voltar do clube. Por isso faltou várias e várias vezes às atividades.

- Era brabo. Perdi muitos treinos por falta de dinheiro. Mas nunca pensei em desistir porque acreditava no meu potencial. Minha mãe (Esther) sempre me incentivou e dava um jeito de pagar o transporte – disse.

Bruno Paulo depois de um treino do Flamengo

Bruno Paulo jogava no Canto do Rio e chegou ao Flamengo em 2000, indicado pelo técnico Anthony. Ficou no futsal até 2002. Quando subiu ao Infantil, logo recebeu um apelido: Ronaldinho. Para quem conhece o clube, logo lembra da fama de superestimar as promessas da base. Não é o caso.

- Até hoje não sei o porquê deste apelido. E pior que os meninos que colocaram nem estão mais no clube – afirmou, sem esconder a timidez pela “responsabilidade".

Nas divisões de base, Bruno assistiu a Camacho e Erick Flores serem “puxados” para os profissionais. Achou que sua vez nunca fosse chegar. Mas há nove dias, quando estava em Belo Horizonte com os juniores, apareceu a convocação para ficar no banco de reservas contra o Barueri. Apesar do empate, a atuação dele foi elogiada. Domingo, novamente entrou no segundo tempo e cruzou a bola para o gol que garantiu a primeira vitória na história em jogos oficiais contra o Santos, na Vila Belmiro.

- Não caiu a ficha estar ao lado do Adriano, por exemplo. Fiquei meio triste quando vi vários amigos subirem e minha vez não chegar. Mas fiquei na minha. Agora chegou a hora – disse Bruno Paulo.

Com a nova arma no banco de reservas, o Flamengo enfrenta o Atlético-MG, nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), no Maracanã. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos.

CURTINHAS: Imperador à prova d´água

Solitário, jogador ignora temporal e treina finalizações. Bruno Paulo dá caneta desconcertante em Willians

Eduardo Peixoto e Fred Huber Rio de Janeiro

Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com oito gols, Adriano mostrou nesta terça-feira que nem a água o atinge. Após o coletivo e enquanto os companheiros arrumavam-se para ir embora, o atacante do Flamengo encarou o temporal na Gávea para treinar finalizações. Depois de 15 minutos apenas com os goleiros como “parceiros” de chuva, o Imperador deixou o campo.

CONFIRA A LISTA DOS ARTILHEIROS

Abusado

Um dos lances mais bonitos da atividade desta terça foi uma caneta de Bruno Paulo sobre o meia Willians. O apoiador, de 19 anos, ficará no banco de reservas na partida contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Maracanã. Ele entrou no segundo tempo dos últimos dois jogos e recebeu elogios.

Saiu calado

Convocado para a seleção brasileira, Kleberson preferiu não dar entrevistas no Flamengo. O jogador pegou carona em um guarda-chuva e deixou a Gávea. Depois, comentou o retorno à lista de Dunga via assessoria de imprensa.

- Sei que o mais difícil não é ser convocado, mas sim se manter sempre como uma das opções do treinador. Estou feliz e motivado como nunca – disse.

Ele ficará fora da partida do Flamengo contra o Fluminense, dia 12 de agosto, pela primeira fase da Copa Sul-Americana.

Andrade mantém equipe que venceu o Santos, e titulares vencem coletivo

Forte chuva atrapalha a parte final da atividade comandada pelo técnico interino. Adriano deixa sua marca

Eduardo Peixoto e Fred Huber Rio de Janeiro

Adriano fez um gol de pênalti no coletivo

O técnico Andrade comandou um coletivo na tarde desta terça-feira, na Gávea, e manteve o time do Flamengo que venceu o Santos por 2 a 1, domingo, na Vila Belmiro. Os titulares venceram a atividade por 2 a 1. A forte chuva que caiu no Rio de Janeiro atrapalhou bastante a parte final do treinamento, que acabou sendo encurtado. Os gols foram marcados por Léo Moura e Adriano (de pênalti). Zé Roberto descontou para os reservas.

Cerca de 150 torcedores compareceram ao clube para acompanhar o treino. O Imperador foi o mais festejado pelos rubro-negros. O lateral-esquerdo Juan novamente fez apenas um trabalho físico e não deve estar em campo na próxima rodada. Petkovic, recuperado de um problema muscular na coxa esquerda, treinou normalmente entre os reservas.

Na partida contra o Atlético-MG, quinta-feira, 21h, no Maracanã, o Fla deve entrar em campo com: Bruno; Welinton, Airton e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Toró, Willians, Kleberson e Everton; Emerson e Adriano.

Flamengo mantém Andrade como técnico até o jogo de domingo, contra o Náutico

Em reunião, diretoria prossegue sem pressa para anunciar o novo técnico

Eduardo Peixoto e Fred Huber Rio de Janeiro

Uma reunião nesta terça-feira traçou mais um passo da troca de comando no Flamengo. O GLOBOESPORTE.COM apurou que qualquer que seja o resultado da partida contra o Atlético-MG, na quinta-feira, Andrade será mantido como técnico no duelo de domingo, contra o Náutico.

A estratégia faz parte do lema “escolha com calma” da nova diretoria e foi feita desde o jogo contra o Santos, quando o Rubro-Negro venceu por 2 a 1. O vice-presidente de futebol Marcos Braz afirmou repetidas vezes que não pretende errar na escolha do novo comandante e por isso quer dar o tiro certo.

No início da tarde desta terça, o GLOBOESPORTE.COM conversou com uma pessoa ligada à diretoria, que descartou o nome de Vagner Mancini. Pelo menos por enquanto.

Jorginho não confirma e nem desmente contato do Flamengo para ser o técnico

Auxiliar de Dunga evita responder se foi procurado pelo clube rubro-negro

Thiago Dias Rio de Janeiro

Jorginho conversa com Dunga após convocação

Ex-jogador do Flamengo, o nome de Jorginho surgiu como um dos candidatos para ocupar a vaga deixada por Cuca como técnico do clube. Nesta terça-feira, o auxiliar de Dunga na seleção brasileira deixou o mistério no ar: nem confirmou e nem desmentiu se recebeu alguma sondagem do Rubro-Negro ou de outra equipe.

- Fico feliz do meu nome estar sendo cogitado. Mas estamos falando de seleção e o importante é concentrar na seleção. É só isso – disse o ex-lateral durante a entrevista coletiva sobre a convocação do amistoso contra a Estônia.

Um jornalista insistiu na pergunta se houve contato do Flamengo e Jorginho não respondeu nada, apenas sorriu. Américo Faria, supervisor da CBF, tomou a palavra e fez uma brincadeira, arrancando mais risos dos presentes:

- Especialista em sondagem é a Petrobras – brincou Américo.

Auxiliar de Dunga desde o início do trabalho do capitão do tetra na seleção em 2006, Jorginho só teve uma experiência como treinador, no América.

Sem dor na coxa, Zé Roberto espera estar à disposição contra o Galo

Meia está em fase final de recuperação após se machucar na partida contra o Botafogo, na 12ª rodada do Campeonato Brasileiro

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O técnico Andrade tem chance de contar com mais uma opção para a partida do Flamengo contra o Atlético-MG, quinta-feira, às 21h, no Maracanã. O meia Zé Roberto está em fase final de recuperação de um estiramento na coxa esquerda e está confiante de que poderá ficar à disposição do treinador.

- Fiz um forte trabalho físico no fim de semana com o Marcelo Martorelli (preparador físico). Depois, fiz um trabalho com bola e não senti dor. Estou animado para ficar à disposição do Andrade para o jogo contra o Atlético-MG.

Zé Roberto se machucou na partida contra o Botafogo, e teve que ficar fora dos jogos contra o Barueri e Santos.

Torcida do Fla é convocada para lotar o Maracanã contra o líder Galo

Com ânimo renovado após a vitória sobre o Santos, na Vila, equipe encara o Atlético-MG nesta quinta-feira

Fred Huber Rio de Janeiro

Andrade no treino do Fla. Ele pede o apoio da torcida rubro-negra nesta quinta, no Maraca

A vitória sobre o Santos, domingo, na Vila Belmiro, deixou o clima na Gávea bem mais leve, além de ter sido uma bela injeção de ânimo para os torcedores. Foi a primeira vez que a equipe conseguiu sair com os três pontos deste estádio em jogos oficiais. Nesta quinta, às 21h, o Flamengo tem um duelo contra o líder Atlético-MG que promete agitar o Maracanã.

Saiba como comprar seu ingresso

Ciente da importância desta partida para a pretensão do Fla de se aproximar do G-4, o técnico Andrade fez a convocação dos torcedores. O comandante rubro-negro, no entanto, pediu paciência de antemão.

- É fundamental a participação do torcedor, a torcida do Flamengo sempre faz a diferença. Mas tem que ter paciência, saber que será um jogo difícil. O futebol atualmente é um jogo de xadrez, as equipes jogam muito fechadas. O gol pode sair somente no fim da partida.

O Rubro-Negro está em nono lugar do Campeonato Brasileiro com 20 pontos

LANCE

Carlinhos serve de espelho para técnico Andrade

Ex-treinador começou como interino no Fla e foi multicampeão

LANCEPRESS!

Foi um rápido encontro promovido pelo LANCENET! entre dois top-10 da Gávea. De um lado, Andrade, que vai comandar o time até domingo e que é o quinto jogador que mais vestiu a camisa rubro-negra.

Do outro, Carlinhos, que é o sétimo e que também começou a carreira de técnico sendo interino.

– Boa sorte, meu amigo. Estou torcendo para você com todo o meu coração – disse Carlinhos.

– Para mim é uma honra. Agora, tenho de colocar os ensinamentos do meu mestre em prática – respondeu Andrade.

Em 1983, ano do Tri Brasileiro, Carlinhos assumiu o comando do Flamengo como técnico interino no lugar de Carpegiani. Foram cinco jogos (uma vitória, uma derrota e três empates) antes de Carlos Alberto Torres assumir.

Mas foi em 1987 que a carreira de treinador decolou. Carlinhos substituiu Lazaroni e foi ficando até conquistar o Tetra Brasileiro. Só foi sair no Carioca de 88 já tendo se firmado como um dos novos e promissores técnicos do Brasil. Depois disso, foram mais quatro passagens pela Gávea como treinador e outros títulos conquistados.

E é mais ou menos por esse mesmo caminho que Andrade vai construindo sua carreira fora das quatro linhas. O primeiro chamado foi em 2004. Atualmente, é a sétima vez que ele assume o posto de interino no Flamengo. E, se depender de Carlinhos, deve ser promovido.

– Ele merece por tudo que ele conhece de futebol, pelo o que viveu no Flamengo, por toda dedicação ao clube e pelo ser humano que é.

Como ex-jogador, ele tem tudo para dar certo como treinador, pois conhece o campo como poucos – disse Carlinhos, sem querer dar dicas.

– Estou afastado dos campos e não quero comentar o trabalho dele. Andrade sabemuito e faz o que pode para ajudar o Flamengo – disse o Violino, durante uma das partidas de carteado na Gávea.

Andrade, que aceitou na mesma hora o convite de encontrar Carlinhos, agradeceu as palavras.

– Como ser humano e treinador, é uma referência para mim. Ele é bi campeão brasileiro pelo Fla, além de ter realizado outros feitos. Quisera eu ter uma carreira como a dele – finalizou Andrade.

Flamengo se antecipa e decide manter Andrade até domingo

Técnico, porém, segue como interino contra o Náutico. Acertos emperram

ANDRÉ CASADO RIO DE JANEIRO

A diretoria do Flamengo resolveu se antecipar ao planejado e vai dar um voto a mais de confiança para Andrade. Isso quer dizer que, além da partida contra o Atlético Mineiro, quinta-feira, o treinador interino segue no comando ao menos até domingo, frente ao Náutico, no Rio, como confirmou o vice-presidente de futebol, Marcos Braz.

A principal razão é o fato de que o tempo é curto para acertar com um profissional até o fim da semana, tendo em vista que as negociações e sondagens ainda estão em fases prematuras. Assim, à beira do gramado estará o Tromba, que vai emplacar a sequência de três jogos.

- Nada mudou nem qualquer negociação deu para trás. Apenas nos reunimos e resolvemos tirar ainda mais essa pressão de tempo. A confiança no Andrade é muito grande - reiterou o dirigente rubro-negro, que ainda pretende dar uma notícia mais detalhadas a respeito do futuro técnico na manhã de quinta-feira, para que o resultado do jogo não influencie.

Marcos Braz quer reforços para o Fla, mas espera novo treinador

Para vaga de Ibson, volante Alan Bahia chegou a iniciar negociação com Kléber Leite

Zagueiro David foi o último a chegar à Gávea (Crédito: Gilvan de Souza)

ANDRÉ CASADO NO RIO DE JANEIRO

A falta de pressa em relação ao acerto com um treinador também é vista como a chave para não errar a mão nos reforços para o grupo do Flamengo. Mantendo política coerente, o vice-presidente de futebol, Marcos Braz, vê a necessidade de contratar para setores pontuais, mas não deve agir enquanto não definir o profissional que levará o time até o fim da temporada.

Um dos nomes que interessava e chegou a abrir negociações com o ex-dirigente Kléber Leite foi o de Alan Bahia, que está tentando se desligar do futebol japonês. O volante viria para suprir uma posição carente no Rubro-Negro desde a saída de Ibson, jogador que faça a transição da bola entre a defesa e o ataque.

- Tenho na cabeça algumaas convicções a respeito das posições, mas prefiro discutir isso, com calma, com o próximo técnico - despistou Marcos Braz.

Alan ainda está vinculado ao Atlético Paranaense, o que poderia dificultar a transação. Além disso, recebe salário alto. Uma reunião foi marcada para sexta-feira da semana passada, mas não ocorreu devido, primeiro, à demissão de Cuca no dia anterior e especialmente, em virtude da debandada do clube de quem estava à frente da empreitada.

Vale lembrar que o Flamengo ainda tem dois atletas para estrear no Brasileirão. O zagueiro David, ex-Panathinaikos (GRE) e Palmeiras, que chegou há cinco dias, e o atacante Denis Marques, vindo do Japão no início do mês. Ambos só podem vestir a camisa a partir do dia 3 de agosto.

Em contrapartida, com a janela de transferências para saídas ainda aberta, teme-se perder Willians, regular e em boa fase, e Kleberson, convocado para a Seleção de Dunga pela segunda vez consecutiva.

Titulares do Fla vencem coletivo na Gávea

Adriano é destaque com um gol e pelo empenho demonstrado

LANCEPRESS!

O Flamengo fez nesta terça-feira o seu único treino coletivo para a partida de quinta-feira contra o Atlético Mineiro. Em cerca de 50 minutos de atividade, os titulares venceram por 2 a 1. Leonardo Moura e Adriano fizeram os gols, com Zé Roberto descontando para os reservas.

Andrade manteve a equipe que começou a partida contra o Santos: Bruno, Welinton, Aírton e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Willians, Toró, Kleberson e Everton; Emerson e Adriano. Na metade do coletivo, Angelim foi poupado por conta do campo pesado. Fabrício entrou em seu lugar.

- Não estou sentindo nada. Foi pura precaução. O campo estava pesado por causa da chuva e preferi treinar um pouco menos. Isso é bom também porque treinamos opções, caso eu precise ser substituído.

Depois do coletivo, ainda sob forte chuva, Adriano foi o último a sair do campo. Ele treinou inúmera cobranças de pênalti

Bruno Paulo ganha elogios de Andrade e status de novo talismã

Atacante entrou muito bem nas últimas partidas. Interino já fala em confiança

LANCEPRESS!

Para quem não conhece ainda, Bruno Paulo é a mais nova realidade da Gávea. Recém-promovido dos juniores, ele disputava a Taça BH até dez dias atrás. Por necessidade, Cuca o convocou. E a estreia, seguida do jogo contra o Santos, não poderiam ser melhores. Boas atuações e um quase gol (Pará fez contra jogada sua) renderam elogios, principalmente de Andrade.

- Ele entrou muito bem, já tem a minha confiança até. O coloquei na fogueira, são momentos assim que vemos se um jogador já está preparado. Dou meus parabéns para ele - enalteceu o técnico interino.

Ao LANCENET!, Bruno Paulo, que ficará no banco na quinta-feira mais uma vez esperando por uma brecha entre Emerson e Adriano, disse ter ficado muito surpreso com a chance repentina, mas que, quando aconteceu, não pensou em outra senão agarrá-la. O jovem trabalhou com outro campeão mundial na base: Adílio.