O GLOBO
Força máxima no México
Para não perder o embalo, Fla descarta plano de poupar titulares contra América
Legenda da foto: JOEL SANTANA revisa uma das poucas entrevistas que deu ontem à tarde na Gávea, antes da viagem do Fla para o México
Márcio Tavares
Aidéia de poupar alguns titulares amanhã, contra o América do México, em jogo de ida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, não durou 24 horas. O técnico Joel Santana afirmara anteontem, após a vitória de 1 a 0 sobre Botafogo, que os preparadores físicos, médicos e fisiologistas escalariam o time que joga no Estádio Azteca porque ele temia que o desgaste provocado pela viagem prejudicasse o desempenho da equipe na segunda e decisiva partida do Campeonato Carioca. Com o poder de decisão conferido pelo chefe, o preparador físico Ronaldo Torres esclareceu qualquer dúvida.
- É hora de decisão, não tem de poupar ninguém. Fisiologicamente seria certo poupar, mas você corre o risco de quebrar o ritmo do time. Estamos em ritmo de decisão em duas competições, não há tempo para recuperação. É agora ou nunca - disse Ronaldo Torres.
Joel Santana ontem nem se preocupou em falar sobre a reformulação de seus planos para enfrentar um adversário que não vence há 12 jogos no Campeonato Mexicano e que não inscreverá nenhum dos três reforços que o regulamento permite. Segundo Ronaldo Torres, o Flamengo vai se limitar a repetir o que vem fazendo nos jogos no Carioca e na Libertadores. A única preocupação da comissão técnica é minimizar os efeitos que uma viagem de cerca de 12 horas, a altitude e a mudança de fuso horário podem provocar no organismo dos jogadores.
- O impacto da viagem deve ser forte e por isso a programação tem que ser leve nos próximos dias. A alimentação vai ser controlada com rigor, os rachões (peladas) estão suspensos e a atividade física acontecerá mesmo nos dois próximos jogos. O desgaste energético terá de ser limitado às partidas mesmo.
Enquanto Ronaldo Torres explicava como driblar as conseqüências da maratona, duas preocupações rondavam a Gávea. Uma delas, a entrevista que Joel Santana daria a uma outra equipe de TV da África do Sul. Como ele falou em inglês, com vocabulário limitado, mas sem erros, não houve o estresse da última vez em que foi entrevistado por uma equipe de jornalistas sul-africanos. Na sexta-feira, Joel ficara irritadíssimo porque uma repórter portuguesa que trabalha na África do Sul lhe perguntou como ele se relacionaria com os jogadores da seleção local se não dominava o idioma inglês.
Uma outra situação afligia Joel. Marcinho viajou sem visto de entrada no México. Ele embarcou ontem à noite autorizado por um fax do consulado mexicano, com a garantia de que na chegada, hoje de manhã, a situação estará regularizada. O problema é um xará do jogador, Márcio José de Oliveira, que está impedido desde 2005 de entrar no México.
Obina: herói de novo numa segunda-feira
Quem também estava feliz era o atacante Obina, autor do gol da vitória. O baiano, que virou xodó da torcida por causa da simpatia e dos gols decisivos, teve uma segunda-feira atribulada. Na TV Globo, no jornal "RJ TV" primeira edição, falou sobre a velha comparação que a torcida faz entre ele e o camaronês Eto'o, do Barcelona.
- Eu acho que ele é melhor do que eu. Mas se a torcida pensa que sou eu, tudo bem... - disse Obina, garantindo que entregará a uma torcedora a camisa do jogo de domingo. - É para a vovó, que esteve na Gávea pedindo a camisa. Não sei o nome, mas prometi isso a ela.
Devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele credita à santa grande parte do seu sucesso:
- Eu me sinto protegido. É sempre bom marcar gols decisivos. Você fica marcado para os torcedores.
Ginástica
Diego Hypólito volta ao treino
Recuperado, atleta quer, agora, dedicar-se à serie olímpica
Legenda da foto: DIEGO FAZ uma acrobacia durante treino na Gávea, após um mês parado
Sanny Bertoldo
Bicampeão mundial no solo, Diego Hypólito voltou ontem ao treinamento no Flamengo, após praticamente um mês longe do tablado. Em quase uma hora de treino, o ginasta fez, segundo suas próprias palavras, uma "seriezinha bem fácil". No fim, gostou do resultado.
- Foi bom porque eu voltei bem seguro, sem dor, e com o joelho recuperado. Minha perna está até mais forte do que quando eu operei. E já fiz alguns elementos técnicos, que apresentam uma certa dificuldade - comemorou.
Diego passou por uma artroscopia no joelho direito em 25 de março, e, uma semana depois, já estava fazendo fisioterapia. No dia 4 de abril, porém, ele foi internado com dengue, só retomando os treinos físicos na última semana.
Agora, é correr contra o tempo. Daqui a um mês, nos dias 29 e 30 de maio, ele disputa a etapa russa da Copa do Mundo de ginástica, em Moscou. Por conta dos problemas físicos, ele ficou fora da etapa de Cottbus, na Alemanha, e não competirá em Tianjin, na China, entre 14 e 15 de maio.
- Acho que, em duas semanas, já devo estar fazendo todos os elementos da minha série. Não há nenhum que seja uma novidade. Só vou precisar treinar melhor a segunda passada, pois é bastante técnica. Com as demais, não acho que terei problemas - explica ele, que também precisará investir no treinamento aeróbico, para ganhar resistência. - Antes, eu fazia cinco passadas (corrida com uma acrobacia); agora, serão seis. Isso significa que precisarei de mais condicionamento físico. Mas não é um problema.
Em Moscou, Diego pretende já testar a série que deve apresentar nas Olimpíadas de Pequim. A idéia, diz, não é mais ficar mudando sua apresentação, mas sim, aprimorá-la até os Jogos, em agosto.
Ancelmo Gois
Faz sentido
Recado de um rubro-negro gaiato, feliz com a vitória do Flamengo sobre o Botafogo no primeiro jogo da decisão no Rio, domingo, para o tricolor Chico Buarque:
- Você não gosta de mim, mas o seu neto gosta...
Fernando Calazans
Nada decidido
É claro que Flamengo e Botafogo podem apresentar coisa melhor do que apresentaram domingo. Mesmo com o mau momento do futebol brasileiro aqui dentro, mesmo com o mau momento do futebol de São Paulo, mesmo com o mau momento do futebol do Rio Grande do Sul, com o mau momento do futebol do Rio, mesmo com o campeonato ruim do Rio, mesmo com tudo isso.
Botafogo e Flamengo têm jogadores e técnicos para exibir algo melhor do que marcação, marcação, marcação, faltas, faltas faltas, chutões, chutões, chutões, passes, passes e passes errados - criatividade zero, como foi no primeiro tempo. E como melhorou só um pouco no segundo.
Cuca pode ter estado numa jornada infeliz, enchendo o time de zagueiros quando ainda estava em tempo de decidir o jogo, mas seu time, seus jogadores mostraram claramente que o elenco carece de categoria . As atuações de Zé Carlos, Fábio e Wellington Paulista foram desanimadoras, sem esquecer o lastimável Túlio Souza, que, depois de levar cartão amarelo com 1 minuto e 40 segundos de jogo, continuou a fazer faltas, provocando o comentário de Cuca captado pela reportagem da TV Globo: "Se continuar a fazer besteira assim, vou ter que tirar o Túlio Souza". E tirou, logo aos 18 minutos de jogo. Na melhor jogada do time, um lance individual de Eduardo terminou com um chute que bateu na trave. Não era dia do Botafogo.
E só foi dia do Flamengo, porque não era dia do Botafogo. O Flamengo pode ter jogado melhor no segundo tempo, mas não jogou bem.
Renato Mauricio Prado
Equilíbrio total
Quatro jogos, duas vitórias para cada lado. Equilíbrio maior, impossível - independentemente das condições em que cada partida foi disputada. Por isso, segue imprevisível o desfecho do Estadual do Rio, no próximo domingo. O Flamengo passou a ter a vantagem do empate, mas chegará ao último jogo exaurido pela viagem ao México. Já o Botafogo virá descansado e reforçado.
Um detalhe tático torna a decisão ainda mais interessante: obrigado a vencer, o alvinegro será forçado a tomar a iniciativa do ataque - e as melhores jogadas do time de Cuca costumam sair nos contragolpes.
Diante disso, não duvido que Joel Santana recorra ao seu "meio-campo parrudo", reconduzindo Jailton à condição de titular e sacando Kleberson (que continua à procura daquele futebol exibido na Copa de 2002).
Desta forma, se Renato Augusto se recuperar, a escalação rubro-negra mais provável seria a da famosa "tropa de elite"" - que garantiu a terceira posição no último Brasileiro.
Neste caso, Marcinho, Diego Tardelli e Obina ficariam no banco de reservas. Todos prontos para entrar, até de uma vez só, se for preciso - como aconteceu no segundo tempo do último jogo contra o Botafogo.
Não acho que seja esta a melhor formação. Mas é a preferida de Joel desde o ano passado e não será agora em seu último jogo - e na hora de decidir o título! - que ele a mudará...
Do lado de General Severiano, os retornos de Alessandro e Jorge Henrique devem devolver ao time o padrão de jogo vistoso e eficiente - que não foi visto domingo, no Maracanã.
Com a boa atuação do jovem goleiro Renan, a volta do uruguaio Castillo nem parece tão importante e a dúvida fica mesmo em relação a Triguinho - que pode ser substituído por Zé Carlos ou Eduardo.
Seja como for, é certo que o Glorioso entrará mais forte na finalíssima. E Cuca quebrará a cabeça, esta semana, buscando formas de surpreender Joel e superar a forte marcação rubro-negra no meio-campo.
Ironia do futebol, capítulo I: Leonardo Moura, que não consegue atuar bem desde que voltou da seleção (alô, Dunga, o futebol do lateral rubro-negro não foi esquecido na bagagem da CBF?), acabou roubando a bola de Eduardo e fazendo a jogada que originou o gol da vitória - rigorosamente a única coisa útil que criou em 90 minutos.
Em tempo: com a queda de produção de Ibson, na armação, o Flamengo é cada vez mais dependente de seus laterais. E não tem nem sequer um meia-armador autêntico no time - e nem no banco.
JORNAL DOS SPORTS
Olheiro da Seleção observa Juan
Arquivo
Juan se refresca na piscina da Gávea: lateral estaria cotado para Seleção
O lateral-esquerdo Juan tinha um motivo especial para poder mostrar todo o seu futebol diante do Botafogo no último domingo. Além de a partida ser uma decisão, o lateral estava sendo observado por um olheiro da CBF, enviado pelo técnico da Seleção Brasileira, Dunga.\ Ontem, após o treinamento na Gávea, Juan disse que só ficou sabendo do observador durante o intervalo da partida.\
"Eu não sabia do observador, só no intervalo, no túnel, que fiquei sabendo por um repórter. Joguei tranqüilamente porque sei o que tenho que fazer dentro de campo. Participei focado no jogo, mas é uma honra alguém estar assistindo. Eu fico feliz e acho bem legal, pois nos motiva a melhorar para um dia poder chegar na Seleção", declarou.
Sobre sua atuação na partida, o lateral reconheceu que poderia ter sido mais decisivo, mas achou que no final das contas teve uma atuação razoável.
"Minha atuação foi regular, sei que posso jogar mais. Perguntei para algumas pessoas e disseram que eu fui bem, inclusive na parte tática, que é importante. Procurei marcar, atacar e fazer uma grande partida. Tenho que manter um nível alto de trabalho para chegar à Seleção", disse Juan, que já entendeu como funcionam as coisas na Gávea. "Aqui no Flamengo é sempre assim. Quando está bem, está no céu, se for mal, vai pro inferno. Temos que estar sempre nos doando ao máximo para poder agradar os dirigentes, o treinador e os torcedores", completou Juan. (N.L)
Alegria e apreensão na Gávea
Obina curte dia de ídolo e Marcinho tem problema para conseguir visto e viajar ao México
NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL
Nina Lima
Obina esbanjou alegria durante o treino do Flamengo: atacante comemora a boa fase, que parece ter voltado logo na decisão do Carioca
Um dia após a vitória sobre o Botafogo no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, Marcinho e Obina viveram sentimentos contraditórios ontem no Flamengo. Um sentia apreensão, o outro, felicidade extrema. O artilheiro do time na Libertadores ainda não tinha certeza se viajaria ao México, pois um problema no consulado estava impedindo a liberaração do seu visto; já o xodó da torcida comemorava como uma criança a volta da boa fase.
A confusão com Marcinho se deu porque um outro cidadão com o mesmo nome do jogador - Marcio José Oliveira - teve seu visto de entrada no México negado em 2005. No entanto, o supervisor de futebol, Isaías Tinoco garantiu que ele embarcaria junto com o restante da delegação.
"Liguei para a embaixada do México para resolver essa questão. Desde sexta-feira está rolando essa história, mas o Flamengo não pode ser prejudicado por isso. Eles estão querendo nos desfalcar. Fiquei mais preocupado quando soube que o embaixador é torcedor do América-MEX, mas o Marcinho irá viajar", garantiu o supervisor.
13º jogador
A delegação embarcou para o México, onde enfrentará o América amanhã, às 19h50min, no início da noite de ontem. E se Marcinho ainda estava preocupado, o mesmo não se pode dizer de Obina. Desde a contusão no joelho esquerdo no início do ano passado, ele vinha sendo criticado e cobrado pela torcida. Depois de marcar em dois jogos seguidos, o jogador já começa a vislumbrar a boa fase em sua carreira. Ele evitou comparar o momento atual com o de quando marcou na final da Copa do Brasil. "São duas situações completamente diferentes. Naquela época eu era titular. As comparações estão aparecendo pelo fato de ter marcado nas duas finais, mas o importante é que eu continue ajudando", disse Obina que apesar de não começar jogando, se considera titular: "O 12º jogador é a torcida e eu sou o 13º. A minha confiança aumenta a cada dia que passa, os gols estão saindo e o Flamengo está vencendo.
Quem sabe um dia eu volto a começar jogando", indagou.
Dos 25 jogadores inscritos na Libertadores, apenas Maxi e Renato Augusto ficaram no Rio. A novidade na lista foi a presença do cabeça-de-área Aírton no lugar de Léo Medeiros, que se trensferiu para o Atlético-PR.
Após boa partida contra o Bota, Toró não teme maratona
Arquivo/JS
Toró confia na força da torcida flamenguista para superar maratona de jogos
O apoiador Toró teve mais uma boa atuação no último domingo, contra o Botafogo, pelo primeiro jogo da decisão do Estadual. No entanto, a missão dada pelo técnico Joel Santana ao jogador não foi das mais fáceis. O rubro-negro ficou encarregado de ser a sombra do meia Lucio Flavio, o principal articulador das jogadas de ataque alvinegra.
“Ontem foi um dia de caça-talento, tive que marcar ele (Lucio Flavio), que é um grande jogador. Acredito que tenha feito um bom trabalho. Felizmente acabamos saindo com a vitória no fim. Espero que possamos conseguir o titulo no próximo domingo e se tiver que marca-lo novamente, vou me empenhar mais ainda”, disse Toró em entrevista à Rádio Globo.
Sobre a maratona de jogos que o Flamengo está enfrentando, Toró acredita que com a força da torcida rubro-negra, o time terá pernas e motivação de sobra para superar os desafios que vêm pela frente. Com seu jeito irreverente, o jogador ainda afirma que o adversário irá tremer quando vir o Maracanã lotado na partida de volta.
“Ultimamente a gente tem encarado muitas dificuldades, e todos têm dito que vamos sofrer pressão lá da torcida, mas eles também vão jogar aqui e quando eles virem 80 mil pessoas no Maracanã não vão agüentar. Vamos lá com o mesmo espírito de sempre, que é o de buscar a vitória”, garantiu.
Mengão já treina na Argentina
Flamengo faz adaptação em Buenos Aires antes de viajar para Corrientes, onde decide a Liga
Pedro Ivo Almeida
Jair Motta
Maicon (E) e Wagner são pivôs rubro-negros para a partida decisiva
Em busca do inédito título da Liga Sul-Americana de basquete, o Flamengo embarcou ontem para a Argentina, onde jogará contra o Regatas Corrientes amanhã, às 23 horas, a quinta e decisiva partida da série final da competição.
Ao contrário do que aconteceu na primeira excursão à Argentina, onde jogou os primeiros dois jogos da série, quando o time da Gávea sofreu um desgaste muito grande com a viagem, a diretoria alterou o roteiro e acredita ter feito uma escolha melhor para a preparação dos atletas.
Diferentemente da primeira viagem, o time do técnico Paulo Chupeta terá a oportunidade de realizar dois treinamentos antes da partida decisiva da Liga.
Treinamento
Ontem mesmo após desembarcar em Buenos Aires, o elenco rubro-negro fez um leve treinamento no ginásio La Bombonerita, do Boca Juniors. O Flamengo atuou nesse ginário na semifinal contra o dono do ginásio.
A delegação passou a noite na capital argentina e na manhã de hoje parte em direção a Corrientes, local do jogo, onde fará novamente um treinamento, o último antes do jogo.
A diretoria rubro-negra acredita que o baixo rendimento nas duas primeiras partidas da série foi fruto do cansaço da viagem. Naquela ocasião, a equipe embarcou para Assunção (Paraguai), para então pegar um ônibus para a cidade de Corrientes, o que acabou desgastando muito o grupo.
Título para a torcida
Mesmo jogando fora de casa, os jogadores rubro-negros já têm a resposta na ponta da língua quando a pergunta é para quem dedicar o título, caso ele venha.
"Vamos com tudo em busca dessa conquista inédita para o nosso clube. E queremos muito dar esse título a nossa torcida, que sem dúvida nenhuma foi nosso sexto jogador e peça fundamental nas partidas decisivas disputadas no Rio. É uma sensação inexplicável, eles dão um verdadeiro show e nos dão cada vez mais força. Precisamos dar esse título de presente para eles", disse o ala/armador Duda, um dos xodós da Nação rubro-negra.
A conquista do título é uma questão de honra no clube, afinal o maior rival, o Vasco, já venceu por duas vezes essa competição, nas edições de 1999 e 2000, superando o Boca Juniors e Atenas de Córdoba, respectivamente.
No Nacional Masculino, o Flamengo já assegurou a primeira posição na fase classifiatória. Agora, enfrentará o Cetaf, de Vila Velha, que terminou em oitavo lugar da classificação geral.
Sergio Du Bocage
Taí O Que Você Queria
Título na mão
Sergio du Bocage bocage@jsports.com.br
Não há dúvidas de que a vitória alcançada no domingo praticamente assegurou o título estadual, o que será confirmado no próximo dia 4. Ou você acha possível reverter o resultado? Historicamente é quase impossível, principalmente pela rivalidade. Por mais que o alvinegro se esforce, será um feito heróico levantar o troféu. O que o Cruzeiro conseguiu, cinco gols de vantagem numa final, é raro. Imagine perder por seis gols de diferença no segundo jogo contra o Atlético Mineiro. Ah, você pensava que eu estava falando da decisão carioca? Pôxa, nesse caso, é claro que não há favoritos, pois a vantagem do Flamengo, mesmo existindo, é muito pequena. A do Palmeiras, por exemplo, outro vencedor do último domingo, é bem maior.
O primeiro Flamengo x Botafogo da decisão foi muito sem graça. E que me desculpem os alvinegros, mas se os dois times tivessem jogado o que sabem a vitória rubro-negra teria sido mais ampla. Pelo simples motivo que, individualmente, o Flamengo é melhor que o Botafogo. Se no time do Cuca o Lúcio Flávio não jogou bem, no time do Joel o Leonardo Moura, o Juan e o Ibson estiveram abaixo da crítica.
É claro que não podemos esquecer os desfalques do Botafogo e a substituição feita ainda na metade do primeiro tempo que o Cuca foi quase obrigado a fazer. Com o time descansado e completo, o Flamengo deveria ter sido mais incisivo e arrojado, a fim de, como o Cruzeiro, definir o título logo na primeira partida. Agora a história será bem diferente.
Confesso que não acredito em tanto desgaste como se fala, nessa viagem ao México. Os jogadores terão dois dias para descansar na volta e jogar no meio de semana é algo rotineiro para os jogadores brasileiros. Lógico que o Botafogo terá um pouco mais de fôlego, mas dois titulares só deverão voltar a treinar mais para o meio da semana, o que atrapalha o trabalho do Cuca.
Por tudo isso, o jogo de domingo é muito parelho e qualquer resultado é possível. A vantagem do Fla está no fato de poder empatar, algo que, para o estilo Joel de armar equipes, é bem interessante. Mas pela tradição rubro-negra, jogar pelo empate é algo que não deve ser feito, pois o jogo se tornará à feição para o Botafogo.
No confronto direto entre os técnicos, vantagem de Joel, com quatro vitórias contra três de Cuca. Este ano, os times já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.
O DIA
Nem coletivo, nem pelada
Preocupado com o cansaço da viagem, preparador determina descanso total
Rodrigo Lima
Rio - A maior preocupação do Flamengo no embarque de ontem para a Cidade do México, onde vai enfrentar o América, amanhã, pela Copa Libertadores, era com o cansaço do time devido à longa viagem. Uma das normas que o preparador físico rubro-negro Ronaldo Torres determinou foi restringir treinos técnicos até a semana que vem, para manter os jogadores descansados.
Com isso, os coletivos estão vetados, o mesmo ocorrendo com as peladas. “Com essa viagem longa, o melhor é uma boa alimentação e descanso. O pijama-treino é o que devemos fazer. Ficar bastante na cama”, disse Torres.
A proibição das peladas causou polêmica entre os jogadores, que costumam disputar um animado recreativo nas vésperas dos jogos. Na sexta-feira, na volta ao Rio, o elenco decidiria a ‘final do rachão’. Segundo os jogadores, a primeira partida, disputada na semana passada, terminou empatada em 2 a 2, e a ‘taça’ seria disputada esta semana. O ‘prêmio’ para a equipe ganhadora é ser servida no almoço, na concentração, pelo time perdedor.
O apoiador Toró e o lateral Juan ficaram surpresos com a proibição das peladas e reagiram com ironia à recomendação de Torres. “O bicho vai pegar, pois tem de ter recreação. É onde a gente se descontrai. A gente pode fazer uma disputa curta, menos corrida, mas fica difícil proibir nesse momento. Todos vão chiar, pois é uma decisão”, comentou Juan, que costuma atuar no gol, assim como Obina.
Toró revelou que os jogadores ainda não sabem da decisão, mas que todos vão lamentar. “A gente leva a sério essa disputa. Quem perde, serve o vencedor. O Cristian serve muito. E ele é do meu time. Ou seja, vocês já viram que o meu time está perdendo mais, né? Não posso ficar sem dar o troco nos outros”, brincou Toró.
Calor preocupa
Segundo Ronaldo Torres, a maior preocupação para a decisão de domingo, contra o Botafogo, é com o forte calor, apesar da previsão de chuvas para os próximos dias. “Vamos torcer para a temperatura estar mesmo mais amena. Esse horário das 16h é desumano. Foi o que o time mais sentiu da última vez que viajou”, disse Torres.
Filha de Obina pediu um gol na decisão
Antes da decisão, Obina ligou para a pequena Sayonara, sua filha de 2 anos, e ouviu o pedido
Rodrigo Lima
Rio - O pedido da filha, Sayonara, foi uma profecia do que aconteceria com Obina no clássico diante do Botafogo. Na concentração rubro-negra para a partida, o ‘Anjo Negro’ ligou para a família antes do confronto frente ao rival alvinegro, e sua filha lhe disse as seguintes palavras: “Papai, faz um gol pra mim”.
Obina não só atendeu ao pedido, como colocou o Flamengo em vantagem na decisão do Campeonato Estadual, e iluminou a torcida do Flamengo pelas ruas do Rio.
O jogador sofreu assédio de todos os lados, ontem. Crianças e marmanjos agradeceram o santo gol do atacante. “Infelizmente, vou curtir pouco esse momento, já que mal vencemos o Botafogo, temos de viajar para defender o Flamengo na Libertadores. Mas a felicidade é total”, contou Obina, já preocupado com a longa viagem até o a Cidade do México, para onde o Flamengo embarcou à noite.
A chave do sucesso, o atacante já recebeu. Católico fervoroso e devoto de Nossa Senhora Aparecida, o baiano recebeu a bênção de São Pedro, ontem, no Jardim Botânico, ao deixar uma emissora de TV. Obina posou com a bandeira do Flamengo e a filha no colo. “Ela é meu talismã. A razão do meu sucesso. Sou iluminado também por ter uma família assim”, disse o jogador, beijando novamente a aliança do matrimônio com Lucienne.
A mulher do ‘Anjo Negro’ contou que não foi ao jogo, mas revelou que a filha de 2 anos explodiu de alegria quando Obina marcou o gol da vitória rubro-negra. “Ela fica olhando para a televisão e gritando. Na hora do gol, ela pulou e gritou: Papai fez gol! Papai fez gol!”, contou.
Não é a primeira vez que Obina decide uma partida decisiva a favor do Flamengo. Em 2006, ele marcou um dos gols da decisão da Copa do Brasil, diante do Vasco. No ano seguinte, balançou a rede novamente em cima do rival, desta vez pela semifinal da Taça Guanabara. “É sempre bom marcar gols decisivos. Você fica marcado para os torcedores”, disse o artilheiro.
Obina: 'sou o 13º jogador'
Rio - Os dois gols seguidos, marcados contra o Coronel Bolognesi, pela Copa Libertadores, e contra o Botafogo, domingo, não subiram à cabeça de Obina. O jogador afirmou que não se incomoda com a reserva e até criou uma forma de expressar sua paixão, pelo Flamengo. “Sou o 13º jogador da equipe. São os 11 e mais o 12º, que é a torcida”, brincou o atacante.
Alegre com todo o assédio também da imprensa, Obina comemorou o gol que marcou domingo cantando e curtindo o som da música que mais gosta: o samba Moleque Atrevido, de Jorge Aragão: “É nessa música que me inspiro para marcar os gols”, contou.
Além disso, o ‘Anjo Negro’ disse ter outra música que o embala nos gramados. “Tu és, time de tradição, raça amor e paixão, oh, meu Mengão!”, cantou Obina.
Festa rubro-negra nas ruas do Rio
Rio - O título estadual continua indefinido, apesar da vitória do Flamengo, por 1 a 0, sobre o Botafogo, no domingo. Mas um troféu, sem dúvida, pode ser entregue à torcida do Flamengo: o de mais apaixonada, alegre e original. Nesses quesitos, a galera rubro-negra não perde para nenhuma outra.
Ontem, um dia após a vitória na primeira partida das finais do campeonato, a ‘nação’ rubro-negra se fazia presente nas ruas, no trabalho, nos bares e praças do Rio. Bandeiras tremulavam no alto dos prédios e camisas vermelhas e pretas davam um colorido especial às ruas do Centro. Dos torcedores mais tradicionais aos mais caracterizados, todos faziam questão de mostrar seu amor pelo clube da Gávea.
O torcedor Sebastião Anacleto, de 54 anos, carregava, na cabeça, uma TV de plástico com um bebê ‘chorão’. Ele gostou do resultado e mandou um recado para os rivais: “Foi uma grande vitória e se Papai do Céu ajudar, seremos campeões. E quero mandar um recado: quem é Mengão Deus abençoa; quem não é Deus perdoa”.
Para Antônio Barbosa, 54, cozinheiro, o problema não é arrumar emprego com o cabelo grande. O difícil é agradar-lhe, já que não ficou muito satisfeito com a magra vitória:
“O Mengão foi fraco. Não gostei, não! Faltou garra e pontaria ao time. Dava pra ter goleado o Foguinho por 3 a 0”. Mas existem os rubro-negros mais tradicionais. É o caso de Fábio Motta, vendedor, que não dispensou a camisa rubro-negra para ir trabalhar, além de mostrar confiança na conquista do bi estadual.
“Foi um jogo difícil, mas, no fim, brilharam a estrela do Mengão e a do Joel. Este título tá no papo, é só jogar pelo empate, no segundo jogo”. Fábio ainda se mostrou preocupado com a saída de Joel Santana, para a seleção sul-africana. “Espero que o Flamengo contrate alguém de qualidade para o seu lugar, já que não podemos deixar o nível técnico da equipe cair. Com sua saída, quem perde é o Flamengo. Ele fará muita falta”.
As brincadeiras e gozações se estenderam por todo o dia, e olha que foi apenas um aperitivo, que só deixou um gosto de ‘quero mais’ para os flamenguistas. Já tem torcedor programando a revanche ou a gozação final, na semana que vem.
Toró eufórico por anular Lúcio Flávio
Rio - O apoiador Toró era um dos mais sorridentes, ontem, pela boa marcação exercida sobre Lúcio Flávio. O jogador estava eufórico por ter anulado o ‘maestro’ alvinegro. “Foi um dia de caça-talentos, pois ele tem talento de sobra. Consegui fazer minha função, que era não deixar o Lúcio Flávio criar uma boa jogada”, disse Toró, <MC>considerando que foi sua melhor partida, este ano, pelo Flamengo. “Vai ficar até difícil repetir uma atuação tão boa”, ressaltou.
Outro que estava feliz, mas com ressalvas, foi o lateral Juan. O jogador mostrou-se empolgado pelo fato de o técnico da Seleção, Dunga, ter enviado um olheiro ao Maracanã para observá-lo contra o Botafogo.
“Soube no intervalo que tinha um olheiro me observando. Mas não fui muito bem. Tive uma atuação regular. Fiquei preso à marcação. Acho que não agradei”, revelou Juan, que será julgado quinta feira pelas declarações contra a arbitragem na semifinal da Taça Rio, contra o Botafogo. “Não falei nada demais. Só fui mal interpretado”, disse
Nome igual quase ‘veta’ Marcinho
Mineiro, jogador ficou ameaçado de não viajar por causa de ‘xará’ que já teve o visto negado
Rodrigo Lima
Rio - Um xará desagradável quase deixou Marcinho fora da viagem para a Cidade do México. Tudo porque existe no consulado mexicano um visto negado a Márcio José de Oliveira, mesmo nome do jogador rubro-negro. Com isso, a entrada do atacante no país onde o Flamengo vai enfrentar o América ficou ameaçada.
O supervisor Isaías Tinoco, porém, conseguiu contornar rapidamente o impasse e o jogador viajou à noite sem problemas. De acordo com o dirigente, o antigo passaporte de Marcinho tem um visto válido de entrada no México, pois ele esteve no país para uma partida do Cruzeiro, em 2004.
Além disso, o jogador tem permissão para entrar nos Estados Unidos até 2012. “Essa é a maior preocupação deles: que um estrangeiro atravesse a fronteira para o EUA”, contou Isaías Tinoco, ironizando a decisão do consulado mexicano: “Quantas pessoas não têm o nome igual ao do Marcinho no Brasil? O problema é que ele é mineiro, e eles têm implicância com isso”.
O supervisor disse que iria ao Itamaraty, caso fosse necessário, para obter o visto. “Conversei com o cônsul do México no Rio e ele me explicou que não tem o controle de quem recebe o visto. Eles só têm o controle de quem teve o visto negado. Então, joguei pesado com ele. Disse que ele estava prejudicando e desfalcando uma instituição centenária e respeitada em todo o mundo”, contou Isaías Tinoco.
Dos 25 jogadores inscritos pelo Flamengo para a disputa da Libertadores, apenas dois não seguiram para o México: o apoiador Renato Augusto, que segue em recuperação de um problema na coxa direita, e o atacante Maxi, vetado pelo departamento médico.
GAZETA ESPORTIVA
Toró minimiza má fase de rival mexicano
Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de o América do México viver um mau momento na temporada, onde amarga a lanterna do campeonato local, o Flamengo encontrará dificuldades no duelo desta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. Pelo menos esta é a opinião do meia rubro-negro Toró.\ “O estádio deles vai estar lotado. O América não vive uma boa fase no campeonato mexicano, mas vai com tudo na Libertadores. Vai ser um jogo bastante disputado e temos que estar preparados”, comentou Toró.\
Elogiado por Joel Santana após o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, Toró comemora o fato de ter recuperado o bom futebol. “Passei por alguns momentos complicados, recebendo muitas criticas. Estou feliz com a boa atuação de ontem (domingo) e espero continuar ajudando o Flamengo nas próximas partidas”, ressaltou o meia.
Joel sonha: 'Seria ótimo deixar o Fla campeão'\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de a Copa Libertadores ser o grande sonho da diretoria do Flamengo, o técnico Joel Santana vê a conquista do Campeonato Carioca como sua chance de deixar o comando da equipe, já que, na próxima semana, o treinador deixará a Gávea para assumir a seleção da África do Sul.\ “Seria ótimo se eu pudesse sair daqui como campeão. O trabalho é ótimo, os jogadores sempre procuram fazer aquilo que a gente pede, a torcida me adora. Seria muito bom poder coroar isto com um título”, sonha Joel.\
Para a segunda partida da final do Estadual contra o Botafogo, o Flamengo poderá ter o desfalque do lateral-esquerdo Juan. Depois de criticar a arbitragem da semifinal da Taça Rio, o jogador foi indiciado e será julgado na quarta-feira. Se for punido, o ala ficará fora da disputa da partida decisiva.
Além de tentar a absolvição de Juan, o departamento jurídico do Flamengo também trabalha para que o time possa ter a presença da torcida na estréia do Campeonato Brasileiro, dia 11 de maio, contra o Santos. Punido no ano passado, o Rubro-Negro terá que cumprir a pena de atuar com portões fechados diante do Peixe.
Enquanto isso, o Flamengo enxuga o elenco para a seqüência da temporada. Enquanto o zagueiro Rodrigo deve deixar o clube, o atacante Kayke foi emprestado ao Brasiliense, clube que defenderá na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador, de 19 anos, foi cedido para ganhar experiência no time do Distrito Federal.
Ronaldo - Se na semifinal da Taça Rio Ronaldo não levou sorte ao Flamengo, no último domingo o Fenômeno voltou ao Maracanã e assistiu à vitória rubro-negra sobre o Alvinegro no primeiro jogo da final do Carioca.
Torcedor assumido do Flamengo, o atacante voltou a repetir que sonha em vestir a camisa do clube de coração. “Dependo do meu joelho para realizar este sonho de jogar no Flamengo. O dia que ele deixar isto pode acontecer”, prometeu Ronaldo.
O Fenômeno está no Brasil para tratar de uma grave lesão no joelho. O jogador, cujos direitos federativos pertencem ao Milan, tem sua volta aos gramados prevista para o final deste ano.
Joel não confirma time para encarar América\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Após a partida contra o Botafogo pela decisão do Campeonato Carioca, o técnico Joel Santana não escondeu sua satisfação com a atuação do time Flamengo. Mesmo assim, o treinador não quis dizer se repetirá a formação para o jogo contra o América, nesta quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores.\ O comandante rubro-negro tem algumas preocupações para o confronto na altitude mexicana. “Conversarei com calma com os médicos e com o pessoal da minha comissão técnica, pois só colocarei em campo quem estiver cem por cento. É um jogo muito importante para o Flamengo e tenho que escalar quem estiver melhor”, afirmou Joel.\
Caso não haja problemas médicos, a tendência é que Joel Santana repita mesmo o time que enfrentou o Botafogo no último domingo. O único desfalque na delegação rubro-negra é o meia Renato Augusto. Com um problema na perna direita, o jogador foi vetado do confronto no México e segue em tratamento intensivo no Rio de Janeiro (RJ).
Já o lateral-esquerdo Juan está confirmado e espera que o Flamengo possa repetir a atuação que teve na última vez em que jogou na altitude. Na primeira fase, o Rubro-Negro derrotou o Cienciano, na altitude de Cusco, por 3 a 0.
“O time todo jogou muito bem fora de casa. Era um jogo muito importante, precisávamos do resultado e tenho certeza que o time entrará com o mesmo espírito para este jogo. Sabemos que será complicado, pois é um adversário que costuma jogar bem em casa”, salientou o ala rubro-negro.
Cientes de que a partida no México pode desgastar o time, os jogadores do Flamengo torcem para que a viagem não prejudique o time na segunda partida da final do Campeonato Carioca.
“Espero que a gente vá lá (no México) e consiga um bom resultado. Tomara que a gente não sofra tanto assim com esta viagem, pois temos um jogo complicado no domingo e que vale um título para a gente”, afirmou o atacante Obina, autor do gol da vitória rubro-negra deste domingo, sobre os botafoguenses.
Já o zagueiro e capitão Fábio Luciano mostra otimismo diante da maratona. “A viagem para o México é um desgaste, mas vamos conseguir superar essa seqüência de três jogos decisivos”, afirmou, referindo-se também à partida de volta contra o América, no próximo dia 7 de maio.
PELÉNET
Flamengo pode enfrentar o América-MEX com uma equipe mista
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Joel Santana admitiu a possibilidade de enfrentar o América-MEX, na quarta-feira, na Cidade do México, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores, com uma equipe mista. O treinador vai amadurecer a idéia na reapresentação dos jogadores, nesta segunda, às 15h, na Gávea.
Joel Santana pode arriscar e colocar um time misto contra o América, na quarta-feira
"Fica por conta do departamento médico e também do físico. Quem tiver bem, joga. Quem não tiver, fica para domingo. Farei uma pequena reunião nesta segunda-feira", salientou Joel Santana.
O objetivo do treinador é descansar o máximo possível os jogadores para a grande final do Campeonato Estadual, no próximo domingo, dia 4, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã.
Por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0, o Rubro-Negro joga por um simples empate para faturar o bicampeonato estadual e o seu 30º título da história do certame.
Renato Augusto, ainda reclamando de dores no joelho direito, segue como dúvida para quarta-feira. O apoiador não esteve em campo na partida contra o Coronel Bolognesi e nem diante do Botafogo.
Juan comenta fato de estar sendo cogitado para seleção brasileira
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Juan viveu uma tarde especial neste domingo. O técnico da seleção brasileira, Dunga, enviou ao Maracanã um observador para analisar o lateral durante a vitória do Flamengo (1 a 0) sobre o Botafogo, no primeiro jogo final do Campeonato Estadual. De acordo com o camisa 6, isso em nada interferiu na sua atuação.
Reuters
Juan está sendo observado para fazer parte do grupo da seleção brasileira no futuro
"Fiquei sabendo disso no intervalo só. Mas não mudou nada para mim. Segui focado no jogado e querendo apenas ajuda o time. Como faço sempre", disse, em entrevista à Rádio Brasil.
"Nem acho que tive uma grande atuação. Foi apenas razoável e sei que posso render muito mais do que isso", emendou.
Sobre a expectativa por uma possível convocação, Juan preferiu a cautela. Por isso, deixa somente nas mãos de Dunga a decisão.
"Isso cabe ao treinador decidir. A mim só resta seguir trabalhando cada vez mais forte para conseguir uma vaga", avaliou.
Zagueiro Rodrigo nega que esteja retornando ao São Paulo
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
O zagueiro Rodrigo negou estar trocando o Flamengo pelo São Paulo. Na segunda-feira surgiu a informação de que o zagueiro estaria seguindo para a capital paulista com o objetivo de realizar exames médicos no clube que defendeu em 2004.
"Quero enfatizar que estou treinando normalmente no Flamengo, todos os dias, e tenho muito carinho e respeito pela torcida, que me acolheu muito bem. Espero cumprir meu contrato com o clube até o final e comunico que não realizei exames médicos no São Paulo ou em qualquer outro lugar. Agora precisamos aguardar o que está sendo decidido em Kiev (Ucrânia) para darmos uma posição oficial", explicou Rodrigo.
O empresário do atleta, Giuseppe Dioguardi, está na Ucrânia conversando com os dirigentes do Dínamo de Kiev, clube que detêm seus direitos federativos. Ele estaria na Europa tentando negociar uma renovação do empréstimo, já que o atual contrato termina em junho.
O jogador chegou ao Rubro-Negro no início do ano para ser titular da zaga ao lado de Fábio Luciano. Porém, na partida contra o Volta Redonda (07/02), pelo Campeonato Estadual, o jogador sofreu uma grave fratura no braço direito que o afastou totalmente dos gramados.
Rodrigo disputou quatro partidas com a camisa do Flamengo: Cardoso Moreira, Duque de Caxias, América e Volta Redonda. O jogador, revelado pela Ponte Preta, em 2001, se transferiu para o São Paulo dois anos depois. Após as boas atuações no Campeonato Brasileiro de 2004, ele foi contratado pelo Dínamo no início do ano seguinte
Renato Augusto desfalca o Flamengo contra o América-MEX
Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Não será desta vez que o Flamengo poderá contar com Renato Augusto. O meia desfalcará o time novamente e está fora da viagem para o México, onde a equipe vai enfrentar o América-MEX, nesta quarta-feira, pela Copa Libertadores.
Ainda em fase de recuperação de problema na coxa, Renato Augusto será poupado
O armador rubro-negro será poupado, pois ainda se recupera de um problema na coxa direita. Renato Augusto intensificará os trabalhos (treinará em dois períodos).
A intenção da comissão técnica do Flamengo é deixar o jogador em condições de reforçar a equipe que enfrentará o Botafogo, domingo, no Maracanã, pela segunda partida das finais do Campeonato Estadual.
Como venceu o primeiro confronto por 1 a 0, também no Maracanã, a equipe da Gávea poderá até empatar que ainda sim conquistará o bicampeonato da competição doméstica.
Volta de Jorge Henrique ao time do Bota preocupa o Flamengo\ Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\
Após cumprir suspensão, Jorge Henrique voltará ao time do Botafogo no segundo jogo decisivo do Campeonato Estadual, domingo, às 16h, contra o Flamengo, no Maracanã. E o retorno do veloz atacante vem sendo muito comentado na Gávea. Para o lateral-esquerdo Juan, o avante inspira muitos cuidados.
"Ele é muito rápido e se movimenta muito. É bem complicado tirar a bola dele. Por isso, vai receber uma atenção especial, assim como outros grandes jogadores do Botafogo", disse o camisa 6 da equipe da Gávea.
Além de Jorge Henrique, Alessandro também reforçará o alvinegro no domingo. Ambos cumpriram suspensão na primeira partida final (vitória rubro-negra por 1 a 0), neste domingo.
O lateral-esquerdo Triguinho e o goleiro Castillo, com problemas na coxa direita, também não participaram deste confronto e serão reavaliados durante a semana. A situação do camisa 1, porém, é a mais complicada. Com isso, o jovem Renan deve seguir no gol. Caso Triguinho não seja liberado, a tendência é que Eduardo seja mantido.
GLOBOESPORTE
Obina ainda fica tenso nas entrevistas
Tímido, atacante costuma suar quando pára para dar entrevistas no painel da Gávea
Márcio Iannacca
Horas antes de subir no avião e seguir para a Cidade do México, Obina ainda falava de sua sorte em decisões e de como é balançar a rede em uma final da campeonato. Cercado por mais de dez câmeras e por 20 jornalistas, o Anjo Negro suava como poucos e deixou o local completamente encharcado, a ponto de retornar ao vestiário para tomar um novo banho.
Ao ser questionado sobre as entrevistas, Obina riu e desconversou.
- Não fico mais nervoso, não. Acho que isso acontece por causa das luzes. Elas são muito quentes. Espero que me iluminem nos próximos jogos do Flamengo. Acho que isso acontece por causa do treino. Você sai com o corpo quente, entra no banho frio e chega aqui com as luzes quentes - brinca o Anjo Negro.
Obina espera uma chance na partida de quarta-feira, contra o América-MEX, pela Libertadores. em 2006, o jogador foi um dos destaques no amistoso realizado em Los Angeles. Ele marcou o gol rubro-negro na derrota por 2 a 1.
América-MEX enfrentará o Fla sem reforços
Diretoria diz que motivo é o fato de o Campeonato Mexicano ser muito competitivo
O América do México anunciou que enfrentará o Flamengo sem reforços no jogo de ida das oitavas-de-final da Taça Libertadores, que será disputado quarta-feira no estádio Azteca, na capital mexicana.
- A decisão da diretoria é ir sem reforços, com a equipe que temos - declara o vice-presidente do clube, Pedro Portilla.
Portilla disse que o time jogará sem reforços devido à alta competitividade do futebol mexicano, que faz com que muitos clubes tenham chances de entrar na briga pelo título ainda nas últimas rodadas.
- O futebol mexicano é muito competitivo. Praticamente todos os clubes têm algo pelo que brigar até as últimas rodadas - diz o vice-presidente do América, equipe que está em último no Torneio Clausura (encerramento) do Campeonato Mexicano.
Por causa das contusões que vários jogadores tiveram em jogos nacionais, o técnico do time, o argentino Rubén Omar Romano, pediu alguns reforços nas últimas semanas. Romano tinha dito que o clube precisava de dois zagueiros e de um meia.
O chileno Hugo Patrício Droguette, do Tecos, e o paraguaio Darío Verón, do Pumas, foram os jogadores apontados por alguns meios de comunicação como prováveis reforços do América. No entanto, a transferência deles foi desmentida pelos clubes em que os dois jogam atualmente no México.
Obina e Tardelli sem perfumes no embarque
Normas criadas após o 11 de Setembro proíbem que passageiros levem líquidos
Eduardo Peixoto Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo
Jogadores do Flamengo tiveram um 'prejuízo' na escala em São Paulo na viagem rumo ao México. Os atacantes Diego Tardelli e Obina tiveram que deixar no aeroporto de Guarulhos frascos de perfumes e cremes que levavam na bagagem de mão.
Normas internacionais adotadas em vôos após os atentados terroristas em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos proíbem que passageiros levem líquídos ou substâncias suspeitas. Tardelli ficou sem três frascos de perfume.
A delegação chegou a São Paulo por volta das 20h40m. E embarcou para o México dentro do horário previsto. A chegada à capital mexicana está programada para 6h (horário local), 8h de Brasília.
Renato Augusto fora do jogo no México
Jogador vai ser preparado para a decisão de domingo, contra o Botafogo, no Maracanã
Márcio Iannacca
Renato Augusto deixa o treino do Flamengo cabisbaixo na Gávea
O meia Renato Augusto está fora da viagem do Flamengo para o México, onde o time vai enfrentar o América-MEX, na próxima quarta-feira, pela Libertadores. Poupado por ainda estar se recuperando de uma problema na coxa direita, o jogador vai trabalhar em dois períodos até a próxima quinta-feira, quando o restante da delegação retorna ao Rio
A idéia da comissão técnica é que Renato Augusto retorne aos trabalhos com o grupo já na sexta-feira. Caso isso ocorra, ele vai poder participar normalmente da decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Botafogo, no Maracanã.
- O Renato Augusto fica no Rio e treina em dois períodos até a delegação retornar. Se ele se sentir bem, poderá ser escalado pelo Joel na decisão - afirma o preparador físico Ronaldo Torres.
O argentino Maxi Biancucci, também com problemas musculares, foi outro que não viajou com a delegação. O atacante vai seguir a programação da comissão técnica e também deve reaparecer nos treinamentos com o grupo na próxima sexta-feira.
Seleção Sub-19 é convocada para amistosos
Equipe enfrenta Wisla Krakow, no dia 24 de maio, e Canadá Sub-20, dia 31 do mesmo mês
O técnico Rogério Lourenço convocou, nesta segunda-feira, a seleção brasileira Sub-19 que participará de dois jogos amistosos no Canadá, nos dias 24 e 31 de maio, contra o Wisla Krakow e a seleção canadense Sub-20, respectivamente.
Os 18 jogadores convocados deverão se apresentar no dia 15 de maio, às 10 horas, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A equipe vai seguir para a Granja Comary, em Teresópolis, onde fica até o dia 21 de maio, quando embarca para o Canadá.
Veja os jogadores convocados:
Goleiros\ Vladimir - Santos/SP\ Leonardo - São Paulo/SP\
Laterais\ Everton - Corinthians/SP\ Junior - Botafogo/RJ\ Douglas - Goiás/GO\
Zagueiros\ Wellington Reis - Cruzeiro/MG\ Welinton Souza - Flamengo/RJ\ Dalton - Fluminense/RJ\
Meio-campo\ Tiago Dutra - Grêmio/RS\ Zé Eduardo - Cruzeiro/MG\ Douglas Costa - Grêmio/RS\ Gabriel - Atlético/PR\ Maia - Atlético/PR\ Camacho - Flamengo/RJ\
Atacantes\ Marcus Vinícius - Goiás/GO\ Paulo Sérgio - Flamengo/RJ\ Renan Oliveira - Atlético/MG\ Marquinhos - Figueirense/SC\
Toró: 'Todos crescem contra o Fla'
Jogador diz que o time não vai sentir a pressão de jogar no Estádio Azteca, na quarta
Márcio Iannacca
Toró disputa a bola durante treino
Toró é um dos xodós do técnico Joel Santana. No último domingo, o jogador desempenhou com sucesso a ordem dada pelo treinador: impedir que Lucio Flavio criasse os principais lances do Botafogo. Agora, de malas prontas para o México, onde o Flamengo vai enfrentar o América-MEX, pela oitavas-de-final da Libertadores, o meia sabe que as dificuldades vão ser ainda maiores.
Em um bate-papo com a imprensa, Toró falou sobre atuar no Estádio Azteca, o cansaço pela viagem e sobre a saída de Joel, após o jogo do próximo domingo.
TITULAR DO FLAMENGO
- Aos poucos estou conquistando o meu espaço no Flamengo. No domingo, o meu objetivo era marcar o Lucio Flavio e desempenhei a função da melhor maneira possível. Tenho entrado nos jogos focado nos meus objetivos.
LIBERTADORES
- Contra o Flamengo é sempre assim. Todos crescem quando o jogo contra o Flamengo. Não vai ser diferente no México. No nosso grupo, todos querem jogar, ninguém quer ficar de fora desse momento decisivo.
ESTÁDIO AZTECA
- Já estamos acostumados. Sempre que entramos no Maracanã, a gente 70, 80 mil pessoas nos apoiando. Não tem como chegar em outro estádio e ter temos de outras torcidas. E o Flamengo nunca vai entrar em campo para jogar pelo empate.
TIME-BASE
- Esse time está treinando junto há sete, oito meses e todos se conhecem. Estamos acostumados. Um olha para o outro e já sabe onde tocar a bola, para onde correr. Durante o jogo, com as peças que tem do lado de fora, o Joel sabe mudar uma partida, uma escalação.
JOEL SANTANA
É um treinador de qualidade. Ele sabe o que faz e sabe se colocar. Sabemos que esses vão ser os seus últimos jogos e que vai torcer pela gente, pelo grupo. Temos ele como um pai, um grande treinador.
Fla fica sem treinos específicos até segunda
De acordo com preparador físico, grupo precisa descansar e se alimentar adequadamente
Márcio Iannacca
Joel Santana no comando do treino do Fla
Para evitar o desgaste excessivo dos jogadores nesta semana decisiva, a comissão técnica do Flamengo decidiu não realizar treinos específicos. Ou seja, o time não vai fazer atividade táticas e técnicas e coletivos até o próximo sábado. Tudo isso para não cansar os atletas, que vão ter dois jogos importantes, um pela Libertadores e o outro pela final do Campeonato Carioca, na próxima semana. A orientação é: alimentar-se bem e descansar adequadamente. Essas são as palavras de ordem na Gávea.
O preparador físico Ronaldo Torres se mostrou preocupado com o desgaste do grupo e admitiu que o ideal para as duas partidas decisivas seria poupar alguns atletas. No entanto, ele sabe que dificilmente isso vai acontecer no atual elenco rubro-negro.
- O impacto é forte porque é uma viagem longa. Estamos atentos na parte de alimentação, sono. Temos que fazer uma programação de hoje (segunda-feira) até domingo. Vamos chegar ao México e fazer um treino leve, nada de rachão. O ideal seria poupar alguns atletas, mas não adianta fazer isso no momento decisivo - diz o preparador físico do Flamengo.
Segundo Ronaldo, o Botafogo vai sair na frente no jogo decisivo, do próximo domingo. Para ele, o descanso e permanência no Rio de Janeiro vão facilitar a vida do time comandado pelo técnico Cuca. Para o confronto do Estadual, o preparador preferia que alguns atletas fossem deixados no banco de reservas.
- O Botafogo vai ficar aqui e é claro que tem diferença. Nós temos a alimentação, a recuperação de uma viagem, eles não. Mas tudo vai ter que ser na superação. Como eu disse antes, o ideal seria poupar, mas isso quebra o ritmo da equipe. O Joel é que vai decidir.
Final do 'rachão' é adiada na Gávea
Jogadores lamentam decisão da comissão técnica de diminuir carga e vetar o recreativo
Márcio Iannacca
Souza sempre se diverte nos rachões
Os jogadores do Flamengo costumam disputar um animado recreativo nas vésperas dos jogos. Em 2008, a atividade não tem sido diferente. Na próxima sexta-feira, o grupo decidiria a "final do rachão", válido pelo Campeonato Carioca. Segundo os atletas, a primeira partida, disputada na semana passada, terminou empatada em 2 a 2, e a taça seria disputada esta semana.
Porém, com a maratona de jogos e viagens, a comissão técnica decidiu abolir o treinamento, pelo menos até o fim do Estadual, que vai ser decidido no próximo domingo, contra o Botafogo. O Fla precisa apenas de um empate para se tornar campeão carioca pela 30ª vez em sua história.
Para o meia Toró e o lateral-esquerdo Juan, a decisão da comissão técnica vai pegar os jogadores de surpresa e gerar reclamações, mas tudo com muito bom humor. O camisa 6, inclusive, acredita em reclamações pacíficas do grupo.
- O bicho vai pegar, tem que ter rachão. É onde a gente dá uma descontraída. A gente pode fazer um rachão curto, menos corrido. Mas não importa, o que a comissão técnica decidir, está decidido - afirma Juan, que costuma atuar no gol.
Segundo Toró, os jogadores ainda não sabem da decisão, mas diz que o adiamento vai acontecer por uma boa causa.
- O Ronaldo Torres (preparador físico) sabe o que faz. A gente leva a sério o rachão. Quem perde, serve o outro. O Cristian serve muito. E ele é do meu time. Ou seja, vocês já viram que o meu time está perdendo mais, né? - brinca Toró.
Documentação de Marcinho causa polêmica
Isaías Tinoco confirma viagem do jogador do Flamengo para o México
Márcio Iannacca
Marcinho (esq.) no treino do Fla
O meia-atacante Marcinho por pouco não ficou fora da viagem do Flamengo para o México, nesta segunda-feira. Tudo porque no consulado mexicano existe um visto negado a um Márcio José de Oliveira, mesmo nome do atleta rubro-negro. Com isso, a entrada do jogador no país ficou ameaçada. No entanto, o supervisor Isaías Tinoco conseguiu contornar rapidamente o problema, e o jogador viaja à noite sem problemas.
De acordo com o dirigente, o antigo passaporte de Marcinho tem um visto de entrada para o México, pois ele entrou no país para uma partida do Cruzeiro, em 2004. Além disso, o jogador tem permissão para ir e vir do continente norte- americano até 2012.
- O Marcinho viaja normalmente com a delegação. Conversei com o cônsul do México no Brasil e ele me explicou que não tem o controle de quem recebe o visto. Eles só tem o controle de quem teve o visto negado. O Marcinho viaja normalmente - diz Isaías Tinoco.
Dos 25 jogadores inscritos pelo Flamengo para a disputa da Libertadores, apenas dois não seguem para o México, onde o Fla enfrenta o América, quarta-feira à noite, pelas oitavas-de-final da competição continental. O meia Renato Augusto, que segue em recuperação de um problema na coxa direita, e o atacante Maxi, vetado pelo departamento médico, estão fora da delegação.
Obina, o iluminado da Gávea
Anjo Negro volta a decidir uma partida a favor do Fla. Desta vez, o adversário foi o Bota
Márcio Iannacca
Após ser decisivo para o Fla, Obina curte a segunda-feira com os familiares
Não é a primeira vez que o atacante Obina decide uma partida a favor do Flamengo. Em 2006, ele marcou um dos gols da decisão da Copa do Brasil diante do Vasco. No ano seguinte, ele marcou novamente em cima do rival, desta vez pela semifinal da Taça Guanabara. Agora, em 2008, o Anjo Negro marcou o gol do triunfo rubro-negro sobre o Botafogo, no primeiro jogo da decisão do Estadual. Esse baiano, de Vera Cruz, é ou não um iluminado?
Ele acha que sim. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o qual guarda em uma medalha pendurada no pescoço, o baiano se mostra muito religioso ao lembrar de seus momentos decisivos no Flamengo.
- Eu me sinto porque toda vez que eu entro faço alguns gols decisivos. E isso é importante porque deixa o pessoal mais seguro. Eles sabem que tem um cara que chega lá e marca - diz Obina.
Ao lado da esposa Luciene, da filha Sayonara e do pai, seu Manoel, Obina participou do RJ TV, da Rede Globo. Após o programa, o jogador conversou com o GLOBOESPORTE.COM e falou de sua importância para o time.
- É sempre bom marcar gols decisivos. Você fica marcado para os torcedores - diz o Anjo Negro.
A esposa de Obina, Luciene, não esteve no estádio e diz que acompanhou a partida em casa, ao lado da filha e dos familiares. Empolgada com atuação do maridão, ela conta como foram as reações da primogênita do casal.
- Ela fica olhando para a televisão e gritando. Ontem (domingo), na hora do gol, ela pulou e gritou: 'Papai, papai! Gol! - conta Luciene.
Antes de o Fla chegar, terra treme no México
Capital mexicana registra terremoto na noite de domingo, mas sem incidentes
Eduardo Peixoto
Enquanto o Flamengo comemorava a primeira vitória na decisão do Estadual, a Cidade do México tremia. Literalmente. Na noite de domingo, um terremoto de 5.6 graus na escala Richter sacudiu a capital local por 29 segundos. O embarque da delegação rubro-negra para a América do Norte acontece às 20h40m desta segunda-feira.
Apesar do susto, o tremor de terra não causou qualquer dano material. Há relatos de que houve pânico nas ruas, com pessoas abandonando suas casas.
- Descartamos qualquer abalo tanto na área de infraestrutura quanto nos domicílios. A situação é calma no país - diz o diretor-geral de Proteção Civil do Estado do México, Arturo Vichils, à imprensa local.
O Flamengo enfrenta o América-MEX na próxima quarta-feira, às 19h45m (horário de Brasília), pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores da América.
Fla empresta Kayke ao Brasiliense
Jovem atacante fica no clube do Distrito Federal até o fim da temporada 2008
Eduardo Peixoto
Kayke, jovem destaque do Fla, vai defender o Brasiliense na Série B
Artilheiro do Flamengo no Mundial sub-20 de 2007, Kayke foi emprestado ao Brasiliense para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
O jogador se apresentou ao tetracampeão do Distrito Federal nesta segunda-feira e treinou com os novos companheiros. O contrato dele vai até o fim do ano.
Aos 19 anos, Kayke tem prestígio de grande promessa na Gávea. Entretanto, teve problemas disciplinares nos juniores e foi afastado pelo técnico Adílio da equipe que disputa o Campeonato Estadual de juniores.
No Brasiliente, ele terá a companhia de outros ex-rubro-negros, como Iranildo, Júnior Baiano, Athirson e Dimba
LANCE
Diego Tardelli admite: 'Tentei chutar para o gol'
Atacante diz que passe para gol de Obina foi um erro de finalização
Diego Tardelli deu o passe para o gol de Obina no Domingo
LANCEPRESS!
Autor da jogada que resultou no gol da vitória do Flamengo contra o Botafogo por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão do Carioca, no domingo passado, o atacante Diego Tardelli demonstrou sinceridade ao admitir que seu passe aconteceu por uma mera obra do acaso. Ele comentou o lance que decidiu o clássico e deu vantagem rubro-negra para a partida derradeira.
– Tentei tirar do goleiro e chutar no canto. A sorte é que o Obina estava lá para conferir e consertou da melhor maneira o meu erro – disse.
Sobre o fato de não se firmar no time titular desde que chegou à Gávea e, mesmo assim, contribuir para os triunfos da equipe, Tardelli pensa no grupo e garante que o mais relevante é ser campeão.
– Para mim é importantíssimo participar decisivamente dos jogos. Não venho atuando muito e isso não é o que eu gostaria. Porém, na frente, no quadro, vai estar a minha foto se formos campeões. Isso para mim tem muito valor – disse.
Perguntado se a saída de Joel Santana do Flamengo – vai dirigir a seleção da África do Sul – pode fazer com que ele ganhe mais chances no clube, Tardelli não esconde que a mudança deve lhe favorecer.
– Tanto para mim quanto para outros que não vêm atuando. Mas o Joel é um grande treinador e tem jogadores de sua confiança.
Nunes aprova 'novo' Artilheiro das Decisões
Obina ganha elogios de ídolo do Flamengo que fez história por marcar gols em finais
Nunes e Obina: Em comum os gols em finais
Bruno Braz RIO DE JANEIRO
Na década de 80, quando o Flamengo chegava nas finais, o torcedor rubro-negro já comprava seu ingresso sabendo que viria gol de Nunes pela frente. Foi assim no Campeonato Brasileiro de 80, no Mundial Interclubes e Estadual de 81 e novamente no Brasileirão, já em 82. Tais feitos lhe renderam o apelido de Artilheiro das Decisões. Anos depois, o atacante Obina vai seguindo os passos do ídolo.
Autor do gol da vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, o xodó da torcida mostrou mais uma vez que é 'iluminado' em partidas decisivas. Seus registros já lhe dão a condição de ser 'abençoado' por Nunes com o apelido que o eternizou.
- Primeiro ele tem que me pedir a benção e eu tenho que batizá-lo - disse brincando, para depois falar sério - Eu tenho um bom relacionamento com ele. Eu assisti a dificuldade do Obina quando ele chegou ao Flamengo. O Obina é um garoto muito humilde, muito meu amigo. Conversei com ele várias vezes. Passava para ele como é o Flamengo, como é a torcida. Torço para que ele seja feliz - elogiou.
Experiente no assunto, Nunes dá um pouco de suas receitas de como um jogador deve se portar em jogos marcantes para se consagrar na história de um clube, principalmente um de massa como o Flamengo.
- Você tem que ter muita personalidade, confiança em si próprio e treinar bastante. Deve se aperfeiçoar cada vez mais, sendo sempre um atleta disciplinado. O jogador tem de ter a noção de que há 60, 70, 80 mil torcedores no estádio e vários milhões fora dele. Você representa uma nação - informou.
Apesar de ter 'enchido a bola' do atacante baiano, Nunes, com seu tradicional bom-humor, fez suas ressalvas quanto ao apelido de Artilheiro das Decisões.
- Ele pode ser o Artilheiro das Decisões, mas será o segundo, porque o primeiro sempre serei eu - finalizou aos risos o simpático ídolo.
Veja em quais decisões os artilheiros balançaram as redes:
Nunes\ 1/6/1980 - Final do Campeonato Brasileiro - Flamengo 3 X 2 Atlético-MG (dois gols de Nunes)\
6/12/1981 - Final do Campeonato Estadual - Flamengo 2 X 1 Vasco da Gama (um gol de Nunes)
13/12/1981 - Final do Mundial Interclubes - Flamengo 3 X 0 Liverpool (dois gols de Nunes)
25/4/1982 - Final do Campeonato Brasileiro - Grêmio 0 X 1 Flamengo (um gol de Nunes)
Obina\ 19/7/2006 - Final da Copa do Brasil - Flamengo 2 X 0 Vasco da Gama (um gol de Obina)\
25/2/2007 - Semifinal da Taça Guanabara - Vasco da Gama 1 X 1 Flamengo (um gol de Obina)
27/4/2008 - Final do Estadual - Flamengo 1 X 0 Botafogo (um gol de Obina)
Renato Augusto fora da viagem para o México
Com edema na perna direita, apoiador corre risco de ficar de fora do clássico de domingo
Renato Augusto fica no Rio durante a semana para se recuperar de lesão (Crédito: Cleber Mendes)
LANCEPRESS!
Por conta de um edema em sua panturrilha direita, Renato Augusto está fora da delegação do Flamengo que embarca hoje para o México, onde enfrentará o América na quarta-feira às 21h50min.
O preparador físico rubro-negro, Ronaldo Torres, afirmou qual será o procedimento com o apoiador.
– O Renato Augusto vai ficar realizando tratamento em dois períodos até quarta-feira para se recuperar dessa lesão - afirmou.
Entretanto, a partir de quinta-feira, Renato Augusto deverá confirmar ou não sua escalação na finalíssima contra o Botafogo.
- Na quinta-feira ele vai treinar com bola e aí vamos ter uma noção de como ele está para saber se vai ou não para a final contra o Botafogo – concluiu Ronaldo Torres.
Rodrigo desmente sua ida para o São Paulo
Zagueiro volta a afirmar que sua intenção é permanecer na Gávea
Zagueiro volta a negar intenção de se transferir para o São Paulo
LANCEPRESS!
As notícias que dão conta que o zagueiro Rodrigo está de malas prontas para deixar a Gávea e seguir para o Morumbi seguem a tona.
Entretanto, o jogador, através de uma nota oficial, desmente qualquer possibilidade de acerto imediato com o São Paulo
Confira a nota oficial na íntegra:
Através de sua assessoria de imprensa, o zagueiro Rodrigo, do Flamengo, tomou conhecimento da notícia veiculada no jornal Lance!, nesta segunda-feira, dia 28 de abril, de que o mesmo estaria prestes a realizar exames médicos no São Paulo Futebol Clube, para uma transferência.
O jogador gostaria de deixar bem claro que seu empresário, Giuseppe Dioguardi, ainda está em Kiev, na Ucrânia, conversando com