Notícias

Clipp 28/setembro

Noticiáriário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla: Roger não vai a campo e frustra os planos de Joel

Apoiador, ausente de coletivo decisivo, seria trunfo amanhã

O técnico Joel Santana já imaginava que não poderia escalar Ibson amanhã, contra o Atlético-MG, no Maracanã. O apoiador participou de 20 minutos do coletivo de ontem à tarde, mas não está relacionado para a partida - seu retorno ficou para o jogo contra o São Paulo. Joel também teve a confirmação de que não poderá contar com Roger. Embora a ressonância magnética a que se submeteu anteontem não tenha revelado lesão na parte posterior da coxa esquerda, Roger não foi a campo. Fez musculação e acabou frustrando os planos de Joel.

- A idéia era levá-lo para o jogo e usá-lo de acordo com nossas necessidades. De repente, ele se machucou... - disse Joel Santana.

A casa rubro-negra de Marcelinho

Tricampeão pan-americano pela seleção brasileira, Marcelinho começou a realizar o sonho de jogar no Flamengo, seu time de infância, onde começou aos 10 anos. Ontem, ele foi apresentado oficialmente pelo Flamengo.

Marcelinho, ex-Zalgiris Kaunas, da Lituânia, assinou até dezembro de 2009. O ala deverá estrear no dia 7, talvez no Maracanãzinho, com o Fluminense, do qual seu pai, Renê Machado, é dirigente.

- Vai ser a família toda (ele, o irmão Duda, também jogador do Flamengo, e o outro irmão, Ricardo, fisioterapeuta do clube) contra o seu Renê. Vamos ver quem vence - riu Marcelinho, brincando com o pai, que estava no auditório da Gávea.

Campeão estadual e nacional pelo extinto Telemar/Rio de Janeiro, em 2004/2005, Marcelinho é símbolo da busca pelo título nacional que o Flamengo ainda não tem:

- Pelo Flamengo, seria uma emoção diferente.

Ele não teme atrasos de pagamentos, algo comum em clubes de futebol. Sobre o fracasso da seleção no Pré-Olímpico em Las Vegas, disse que não houve briga entre atletas e discordou de Marquinhos, que fez críticas públicas à equipe:

- Houve atrito entre a comissão técnica e os jogadores, mas isso é comum. Foi resolvido olho no olho.

O Estadual começa amanhã, às 18h, em Volta Redonda, com o Flamengo enfrentando o time local.

Renato Mauricio Prado

Kléberson no Fla? Ainda não dá pra dizer se foi uma boa contratação. Desde a Copa de 2002, ele não conseguiu repetir suas boas atuações naquele Mundial.

Espero que o futebol rubro-negro esteja com os salários em dia. Caso contrário, ninguém vai engolir o "investimento", que só pode jogar no ano que vem. Aí, já viu, né?

Roger sente, Roger trata, Roger treina, Roger sente, Roger trata e... Jogar, que é bom, nada!

Jornal dos Sports

Joel diz que desempenho do Fla no Maracanã poderia ser melhor

Joel considera os três próximos jogos do Fla decisivos

A proximidade com a zona do rebaixamento deixa o técnico Joel Santana em alerta. Segundo o comandante rubro-negro, enquanto o clube não alcançar a pontuação necessária para escapar da degola, o momento é de muito trabalho e pouco discurso.

“Enquanto não alcançarmos os 50 pontos, não temos que falar nada. Temos que chegar a uma situação confortável. A gente tem 12 jogos pela frente. Desses 12, precisamos conseguir 16 pontos, o que corresponde a cinco vitórias e um empate. E não teremos jogos fáceis pela frente”, disse Joel à Rádio Tupi.

Nem o bom aproveitamento do time no Maracanã deixa Joel para os próximos jogos contra Atlético-MG, São Paulo e Fluminense e lembrou que o Flamengo não pode bobear, como aconteceu no clássico contra o Botafogo.

“O desempenho no Maracanã é bom, mas poderia ser melhor. Os jogos que empatamos, deixamos escapulir pontos importantes. Contra o Botafogo, tivemos um pênalti. E pênalti em clássico, é coisa que não se perde”, declarou o técnico.

A fórmula da salvação no Fla

Pela primeira vez desde que voltou ao Fla, Joel repetirá sistema de jogo que vem dando certo

NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL

Joel Santana conversa com o grupo: treinador, enfim, poderá repetir escalação da equipe no jogo com o Atlético-MG

Novos tempos na Gávea. Pela primeira vez após 14 partidas no comando do Flamengo, o técnico Joel Santana conseguirá repetir a escalação. E o momento não poderia ser melhor. Amanhã, a equipe terá pela frente um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Atlético-MG, que está apenas um ponto atrás do Fla na classificação. A vitória dará a motivação necessária para o Rubro-Negro sair definitivamente da briga contra a degola. Depois desse jogo, medirá forças contra o líder São Paulo e com o Fluminense, que se encontra no seu melhor momento dentro deste Brasileiro - ambos no Rio.

Depois da derrota para o Internacional, no último dia 8 de setembro, o Flamengo teve três partidas, e conseguiu fazer o mais importante para um time que luta contra o fantasma da série B: pontuar em todos os jogos. Foram três confrontos, com uma vitória, contra o Cruzeiro, e dois empates, com Vasco e Juventude, com quatro gols sofridos,  número  razoável para quem,  no início do Brasileiro, tinha a pior defesa entre as 20 equipes.\ ‘Brucutus’ no meio\

A mudança de postura está relacionada com o novo sistema de atuar desenvolvido pelo técnico Joel Santana nas últimas rodadas. Com um meio-de-campo considerado "brucutu", e com Rômulo atuando como um terceiro zagueiro, o treinador conseguiu dar a liberdade necessária para os laterais atacarem.

Liberdade

O resultado da sensível melhora de rendimento transformou Juan e Léo Moura nos grandes destaques da equipe. Ambos são os artilheiros do Fla no Brasileiro com cinco gols.

"Essa nova forma de atuar nos dá mais liberdade para atacar. A defesa está nos passando mais confiança, e os atacantes abrindo espaços para avançarmos", explicou o Léo Moura, que já fez quatro gols sob o comando de Joel no campeonato.

Apesar de todos os méritos, o comandante rubro-negro prefere manter a humildade. Joel considera que a equipe ainda tem muito a evoluir, mas repetir a escalação, mesmo não sendo com a formação ideal, já é um grande passo na busca por dias melhores.

"O time ainda está se encaixando. Trabalho com o que tenho de melhor neste momento. Não tenho um jogador fundamental nesse esquema, o que prevalece é o conjunto. Os laterais estão muito bem, e já era para terem feito mais gols", avaliou o treinador.

Bruno reencontra o Galo

O jogo com o Atlético-MG terá um gosto especial para Bruno. Além se ser a primeira vez que ele enfrenta o clube que o projetou, o goleiro também enfrenta o técnico Emerson Leão, com quem teve um problema de relacionamento na época em que defendeu o Corinthians.

Considerado o melhor goleiro do país pela torcida do Flamengo, Bruno não foi aproveitado por Leão quando os dois trabalharam juntos no time paulista, o que culminou na saída do atleta, que nem mesmo chegou a entrar em campo. Bruno disse que não tem nenhum problema com o seu ex-treinador e chegou a elogiar o técnico.

"O Leão é um grande treinador, um cara muito inteligente, mas infelizmente não dei certo com ele no Corinthians. Ele preferiu outro goleiro, mas não tenho nenhuma mágoa dele. Mas quero vencer é claro, até porque quando se joga no Flamengo, a cada partida você tem que matar um leão", disse o goleiro, que aproveitou também para elogiar seu ex-clube.

"O Atlético é grande, sou muito grato a eles por tudo. Mas hoje estou aqui e vou ajudar meu time", disse Bruno.

Xerife confia na força da torcida

O Flamengo enfrenta o Atlético-MG amanhã, no Maracanã, tentando escapar de uma vez por todas da tão temida zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. E para fugir do abismo, o técnico Joel Santana conta com a segurança de seu setor defensivo e principalmente a experiência de Fábio Luciano. O zagueiro, que estreou no Rubro-Negro na vitória sobre o Náutico, sabe que encontrará dificuldades contra o Galo, mas conta com o apoio da torcida para vencer o time mineiro.

"Quando a gente joga no Maracanã, com o apoio da nossa torcida, nos sentimos mais confiantes e isso é muito importante para conseguir a vitória", disse.

Contra o Atlético, será a primeira vez que o técnico Joel Santana vai conseguir escalar a mesma formação dois jogos seguidos. No treino de ontem na Gávea, o zagueiro Fábio Luciano explicou a importância de se repetir uma escalação.

"A gente consegue repetir a equipe pela primeira vez e isso contribui para que estejamos mais entrosados. Tivemos uma boa semana de treinos e vamos fazer de tudo para vencer", explicou, aproveitando para elogiar o técnico adversário, Leão.

"Ele conhece muito. Quando era goleiro, era um líder dentro de campo e por isso sabe passar esta liderança para os seus jogadores. Sabemos que eles vivem um momento delicado e por isso vão querer vencer", disse o zagueiro, que deixou bem claro que não acredita que a força do Galo venha só de seu treinador.

"Não podemos esquecer que o time deles não tem só um bom técnico. Eles tem um ataque rápido e um meio-de-campo que se movimenta bem", completou.

Departamento médico nunca trabalhou tanto

O departamento médico do Flamengo está vivendo dias agitados. Com três jogadores considerados titulares (Roger, Renato Augusto e Ibson) e uma grande promessa (Paulo Sérgio) lesionados, os médicos estão tendo muito trabalho. Os casos de Renato Augusto e Paulo Sérgio são os que mais preocupam. Enquanto o apoiador ainda não tem previsão para voltar, com uma lesão na coxa direita sofrida no clássico com o Vasco, o atacante fraturou a clavícula esquerda no mesmo jogo e precisou passar por uma cirurgia. Ele começou a fazer fisioterapia ontem, mas só deverá voltar a treinar com bola em dez dias. Já Roger, fez apenas musculação e está vetado para amanhã. Como a ressonância na coxa esquerda não apontou nada sério, ele deverá ficar pelo menos no banco contra o São Paulo.

Quem surpreendeu foi Ibson. O meia participou do coletivo de ontem entre os reservas e teve bom desempenho, mostrando já estar recuperado da torção no tornozelo direito. Entretanto, Joel preferiu descartá-lo:

" Ibson voltou hoje, não quero me precipitar. Melhor guardá-lo para o jogo com o São Paulo, quando ele já terá treinado mais".

Conselheiros reiteram apoio ao Projeto de Revitalização da Gávea

Os presidentes e seus respectivos vices dos Conselhos do Flamengo enviaram uma carta ao presidente do clube, Márcio Braga, reafirmando a disposição da diretoria rubro-negra em realizar o Projeto de Revitalização da Gávea. A carta reforça o apoio dos Conselhos ao presidente para que o clube consiga também vencer a licitação do Maracanã, sem abdicar da Gávea.

O bom carioca ao Rio torna

Depois de um ano na Lituânia, Marcelinho volta a vestir a camisa do Flamengo

RAFAEL OLIVEIRA

O tricampeão pan-americano Marcelinho posa para os fotógrafos, ao lado do técnico Paulo Chupeta

Um retorno às origens. Assim definiu Marcelinho Machado sua volta ao Basquetebol carioca. Ontem, o jogador, apresentado pelo Flamengo como principal reforço para a temporada, vestiu pela primeira vez a camisa do clube e prometeu muita garra para trazer os títulos estadual e brasileiro.

Depois de muita negociação, finalmente sua contratação foi anunciada na última quarta-feira. O ala ficará por muito tempo na Gávea, já que defenderá o clube da Gávea pelos próximos 27 meses.

"Como torcedor rubro-negro, sei que a torcida quer sempre empenho. Ela pode cobrar isso de mim porque garanto que nunca irá faltar", afirmou Marcelinho.

O jogador disse que a longa duração do contrato foi um dos fatores que pesaram em sua escolha.

"O tempo deste contrato é muito longo se tratando de um esporte olímpico. Isso me atraiu para o Flamengo. Já estava querendo voltar com minha esposa para o Brasil. Na Lituânia, perdi contato com minha família. Aqui na Gávea vou trabalhar tranqüilo ao lado de meus dois irmãos (o armador Duda e o fisioterapeuta Ricardo). Posso dizer que estou retornando às minhas origens", disse.

O ala será submetido a uma avaliação médica para saber em quanto tempo voltará às quadras. Provavelmente sua estréia no Estadual será no dia 7, contra o Fluminense, clube que o revelou e onde trabalha seu pai René Machado. Já o Flamengo inicia na competição amanhã, contra o Volta Redonda.

Seleção Brasileira\ Capitão da Seleção Brasileira, Marcelinho comentou a crise que tomou conta da equipe após a eliminação no Pré-Olímpico. O ala fez críticas ao ala Marquinhos e reclamou da falta de tempo para reunir os jogadores.\

"O Marquinhos não respeitou o grupo quando abandonou a competição e deu aquela entrevista falando de falhas no comando. O problema da equipe não era o treinador, mas sim falta de tempo razoável para os jogadores formarem um grupo", verbalizou.

Luiz Augusto Veloso

Planeta Bola

Fla-Flu inédito

Luiz Veloso laveloso@jsports.com.br

Nos últimos dias os presidentes de Flamengo e Fluminense manifestaram oficialmente a participarão na licitação para a utilização do Maracanã. Boa notícia. Aparentemente faria sentido que ambos se entendessem e se apresentassem conjugados na mesma proposta. Parece improvável, entretanto, que isto venha a acontecer. Mas, talvez, seja melhor mesmo para o próprio processo, que eles disputem cada qual com seus parceiros e cacifes. O patrimônio público deverá ser mais bem avaliado e cada interessado no negócio será obrigado a buscar soluções e articulações mais consistentes para oferecer a melhor proposta.

O Fluminense conta com a participação de seu principal patrocinador, a Unimed. Trata-se de um fator relevante para a formulação da proposta tricolor. Por outro lado o Flamengo vem conversando com o Bonham Group, um dos líderes mundiais na comercialização de propriedades esportivas, com presença em vários países e experiência em atividades esportivas e de entretenimento.

Há um elemento relevante de diferenciação. O Flamengo é, de longe, ao longo dos 57 anos de existência do Maracanã, seu mais importante parceiro. Todos os 20 jogos com os maiores públicos envolveram o Fla ou a Seleção. A oferta rubro-negra se baseará nesta premissa para calcular o potencial de negócios envolvendo as receitas de bilheteria e de todas as demais propriedades que o estádio dispõe.

O edital da licitação deve ser anunciado no fim de outubro. Ainda não está claro se o governo o elaborará na direção da privatização do estádio ou de todo o complexo esportivo, ou na direção de uma parceria entre Estado, clube e iniciativa privada.\ Um Fla-Flu tão original que Nelson Rodrigues e Mario Filho não foram capazes de imaginar.\

-

O Estadual de basquete masculino terá início amanhã e tem tudo para ser o mais emocionante dos últimos tempos. A movimentação de Vasco e Fluminense gerou soluções criativas através da criação de parcerias com clubes de outros estados que precisavam dar atividade a seus elencos. O Fla acendeu de vez as luzes direcionadas à competição com a contratação do armador da Seleção Marcelinho. A realização de alguns dos clássicos no Maracanãzinho elevará definitivamente o status do Estadual.

O Dia

Flamengo: E eles nem são atacantes

Os alas Juan e Léo Moura, cada um com 5 gols, são artilheiros do Fla no Brasileiro

Rio - “Já falei para o Juan parar de arrumar briga com o Souza e o Obina. Por que ele não vai brigar com o Maxi, que é do tamanho dele?”

O conselho é do técnico Joel Santana, que tem dois bons motivos para fazer piada. São eles: Leonardo Moura e Juan. Os dois laterais são os artilheiros do Flamengo no Campeonato Brasileiro, cada um com cinco gols.

Por causa da fama de brigão, o baixinho Juan, que jura ter 1,68m, ganhou de Joel o apelido de Marrentinho. Tímido fora de campo, transforma-se quando está com a bola nos pés. Briga, fala palavrão e até faz gols.

“Nunca havia marcado mais de três gols numa competição. Mas, agora, atravesso o melhor momento da minha forma física. Para fazer o que venho fazendo, dependo muito do meu condicionamento”, disse o lateral-esquerdo de 25 anos.

Do outro lado, pela direita, Leonardo Moura briga com Juan pela artilharia do time. Pela primeira vez na carreira, ele fez gol em três jogos consecutivos — os últimos do Flamengo, contra Cruzeiro, Vasco e Juventude. Leonardo deveria estar à frente de Juan, com seis, se o árbitro não tivesse invalidado um gol legítimo que marcou, no domingo passado, em Caxias do Sul.

“Estou adorando essa fase. O pessoal na rua já está me chamando de ‘artilheiro’. Em 2005, fiz sete gols no Campeonato Brasileiro. Vou bater essa marca, pois já estou com cinco”, destacou o lateral de 28 anos.

Se Leonardo Moura tira onda com a artilharia conquistada, o tímido Juan não faz questão da façanha. Ele admite que o companheiro deveria ter um gol a mais.

“Tiraram um gol dele, né? Mas estou torcendo também pelo Souza, que é a nossa referência em campo”, afirmou Juan, com contrato renovado até 2010.

AJUDA DO MEIO-CAMPO

O técnico Joel Santana ri de orelha à orelha. Por confiar tanto em seus laterais, vai repetir amanhã, contra o Atlético-MG, no Maracanã, a formação que permite o avanço de Leonardo Moura e Juan: o meio-campo terá Rômulo, Cristian, Jaílton e Toró.

“Com esse meio, a gente tem tranqüilidade para subir. Nem preciso olhar pra trás, pois sei que não vão deixar espaço”, encerrou Leonardo Moura.

Íbson volta contra o líder

Sem a intenção de mexer no time que vai enfrentar amanhã o Atlético-MG, no Maracanã, o técnico Joel Santana está ganhando um reforço a ser usado na semana que vem: Íbson.

O jogador, fora da equipe da Gávea há três jogos por causa de uma lesão no tornozelo direito, participou ontem de 20 minutos do coletivo. Saiu-se muito bem, mas só vai voltar ao time titular na quinta-feira, quando o Flamengo enfrentará o São Paulo, no Maracanã.\ “Ele foi bem no treino, mas seria precipitado escalá-lo”, disse Joel Santana.\

O técnico do Flamengo não está satisfeito com Íbson somente pelo seu esforço em voltar logo à equipe. Mais do que isso. Para Joel, o apoiador é um exemplo.

“Ele se concentrou com os companheiros, mesmo machucado. É um jogador totalmente integrado e vai nos ajudar contra o São Paulo”, afirmou o técnico. “Faremos com ele um trabalho de recuperação para colocá-lo inteiro no campo”, acrescentou.

Roger, com dor na parte posterior da coxa esquerda, fez ontem fisioterapia.

Kleberson deve custar cerca de R$ 8 milhões aos cofres do Flamengo

Rio - A contratação de Kléberson é uma aposta que deve custar ao Flamengo aproximadamente 3 milhões de euros (cerca de R$ 8,1 milhões, no momento). Esse é o valor que a princípio Kléberson terá de pagar ao Besiktas, pela quebra do contrato com o clube turco.

As dúvidas do Flamengo são as seguintes:

1) Kléberson havia pedido efeito suspensivo da pena de quatro meses pela quebra de contrato com o time de Istambum. O Flamengo, agora, torce para que tal recurso não lhe seja concedido, pois prefere que o jogador cumpra logo a suspensão, já que não pode mais inscrevê-lo no Brasileiro.

2) Se, ao contrário do que deseja o Flamengo, o efeito suspensivo for concedido ao jogador, a punição somente começa a vigorar em janeiro de 2009. Nesse caso, o Flamengo vai desistir de prorrogar seu contrato que termina em dezembro do ano que vem.

3) Se, para alegria dos rubro-negros, o efeito suspensivo cair, o jogador em fevereiro estará livre para entrar em campo e seu contrato será prorrogado até dezembro de 2012.

4) Em meados de junho, a Corte Arbitral do Esporte, em Lausanne, julga o recurso promovido pelo jogador na Fifa. Se for mantida a decisão de que Kléberson terá de pagar indenização de 3 milhões de euros ao clube turco, o Flamengo fará o adiantamento (ou parte), entrando num acordo com o jogador para o abatimento do valor ao longo de um contrato até 2012.

Mesmo com tantos impasses cercando a transferência de Kléberson, o vice de futebol Kléber Leite garantiu que está fazendo a aposta por acreditar num desfecho feliz para o clube e o jogador.

“Tudo na vida é uma aposta. Até mesmo o casamento, não é? E eu acredito no futebol do Kléberson. É como se eu estivesse apostando que o São Paulo será o campeão brasileiro. O risco de erro é muito pequeno”, afirmou o dirigente.

Gazeta Esportiva

Ibson treina entre os reservas, mas só volta contra o São Paulo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Um dia depois de ver Roger deixar o treino reclamando de dores musculares, o técnico do Flamengo, Joel Santana, teve motivos para sorrir nesta quinta-feira. Afastado do time há quase três semanas, o meia Ibson participou de cerca de 20 minutos do coletivo entre os reservas e não reclamou de dores no tornozelo.\ Mesmo com o meio-campista mostrando desenvoltura, o treinador descartou utilizá-lo contra o Atlético Mineiro neste sábado, no Maracanã. Joel Santana confirmou que o retorno de Ibson deve acontecer contra o São Paulo, dia 4 de outubro, também no Maracanã.\

Enquanto isso, o meia Roger permaneceu na sala de musculação e não participou da atividade com bola. O jogador está vetado do confronto com o Galo, já que os médicos temem que o jogador possa agravar o problema muscular.

Pela primeira vez, Joel poderá repetir escalação\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Se não poderá contar com o meia Kléberson, recém contratado, e com o atacante Obina, suspenso pelo STJD por 120 dias, pelo menos o técnico Joel Santana terá um motivo para comemorar antes de enfrentar do Atlético-MG neste domingo. Pela primeira vez desde que chegou ao Flamengo, o treinador poderá repetir uma escalação em dois jogos consecutivos, uma vez que não há suspensos no grupo e nem novos contundidos.\ “É sempre muito bom quando você pode repetir uma escalação, pois ajuda a fortalecer o conjunto dentro de campo, já que os jogadores estão com a tática bem definida”, comemorou Joel, que escalou 14 formações diferentes no Brasileirão. “Isso também me ajuda nas palestras e nas preleções”, completou.\

Com o Fla na 14ª colocação da tabela de classificação do Nacional e com a possibilidade de entrar para o grupo de classificação para a Copa Sul-americana caso vença o time mineiro, o zagueiro Ronaldo Angelim enfatizou a importância dos três pontos para o clube da Gávea. “Será uma final para a gente”, analisou o zagueiro. “É um jogo decisivo, teremos o Maracanã lotado e espero que a gente possa fazer um bom jogo e conquistar os três pontos”, declarou.

Caso não haja nenhum problema de última hora, o Flamengo enfrenta o Galo com o mesmo time que empatou por 2 a 2 com o Juventude no Alfredo Jaconi, no último final de semana: Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jailton, Cristian e Toró; Maximiliano Biancucchi e Souza. Na tarde desta sexta-feira, na Gávea, Joel Santana comanda o último coletivo antes de fechar os 11 titulares.

Sinal amarelo: Além de vencer o Galo, o Flamengo também precisará entra em campo atento, pois o lateral-esquerdo Juan, o meia Toró e o atacante Maximiliano Biancucchi estão pendurados com dois cartões amarelos e poderão ficar fora do clássico com o Fluminense caso sejam advertidos no sábado

Sem poder jogar, Kléberson sonha com Fla na Libertadores\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apresentado como reforço do Flamengo para a próxima temporada, o meio-campista Kléberson terá que acompanhar os 12 últimos jogos do Rubro-negro no Campeonato Brasileiro do lado de fora das quatro linhas. E apesar de ver a equipe próxima à zona de rebaixamento, o jogador descarta a possibilidade de queda para a segunda divisão e mostra confiança para que o clube da Gávea consiga algo ainda maior no Nacional, como a vaga para a Copa Libertadores da América-2008.\ “Creio no grupo que o Flamengo tem e também no treinador, pois o Joel está fazendo um bom trabalho e o time tem feito boas partidas”, elogiou o novo reforço do Fla, em entrevista à Rádio Brasil. “Acredito que o time tem condições de brigar por uma classificação na Copa Sul-Americana e até por uma vaga na Libertadores”, completou otimista.\

Como chegou depois do prazo permitido pela CBF para a inscrição de jogadores para o Brasileirão, o pentacampeão mundial não poderá defender o clube neste ano. O Rubro-negro cogitou a hipóteses de tentar uma medida judicial para poder contar com o atleta. Kléberson, no entanto, preferiu não se envolver ainda mais nos bastidores, em virtude de seu desligamento junto ao Besiktas, da Turquia. “Claro que estou ansioso para jogar, mas tem essa questão da Fifa e as inscrições do Brasileiro já estão encerradas. Não vale a pena forçar uma barra”, rejeitou.

Sem poder entrar em campo por enquanto, Kléberson deverá comparecer ao Maracanã no sábado, às 18h10 (de Brasília), quando o Flamengo enfrenta o Atlético-MG pela 28ª rodada do Brasileirão. “Para mim será um prazer estar ali dando um apoio e torcendo pelo time”, finalizou.

PeléNet

Joel vai repetir escalação pela primeira vez no Fla

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Se por um lado o técnico Joel Santana vai continuar sem o meia Roger e o volante Ibson no próximo jogo do Flamengo, por outro, o treinador teve um ganho. Pela primeira vez desde que voltou ao clube para a sua quarta passagem pela Gávea, o comandante vai repetir a escalação do time em duas partidas seguidas.

No treino coletivo da tarde desta quinta-feira, Joel Santana escalou a equipe titular com os mesmos 11 jogadores que empataram por 2 a 2 com o Juventude, no último domingo, em Caxias do Sul.

Portanto, o Flamengo vai enfrentar o Atlético-MG, no próximo sábado, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Maxi e Souza.

Após a atividade, o treinador comentou a possibilidade de repetir a escalação do time pela primeira vez, depois de 14 partidas disputadas com 14 formações diferentes.

"A gente está dando seqüência ao trabalho. Viemos de um mês muito desgastante. Oscilamos, mas isso é natural. Agora, nessas últimas duas semanas, pudemos conversar melhor. O time está mais brigador", disse.

O zagueiro Fábio Luciano acredita que a seqüência com a mesma equipe pode trazer benefícios ao time na partida contra o Atlético-MG. "O time estará mais entrosado. É importante repetir a equipe em dois jogos. Isso pode ser um fator importante para conseguirmos a vitória", afirmou.

Roger e Ibson seguem fora do time do Flamengo

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

Mais uma vez, Roger e Ibson vão desfalcar o time do Flamengo. O volante participou normalmente do coletivo desta quinta-feira, na Gávea, mas o técnico Joel Santana preferiu preservá-lo da partida do próximo sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Já o meia sequer apareceu no campo e também não ficará nem no banco de reservas.

"Minha idéia era levar ele [Roger] com o grupo e utilizá-lo. Mas ele se contundiu", comentou o técnico Joel Santana.

Na última quarta-feira, Roger treinava normalmente entre os reservas, quando saiu do treino com dores na coxa esquerda. Em seguida, o jogador deixou a Gávea com o médico José Luiz Runco para ser submetido a um exame de ressonância magnética, que não acusou nenhuma lesão.

Apesar disso, nesta quinta-feira, Roger não treinou com o grupo - apenas realizou tratamento com os fisioterapeutas. Assim, ele vai desfalcar o Flamengo pela quarta partida seguida.

O meia foi afastado pelo técnico Joel Santana após a derrota por 3 a 0 para o Inter, no dia 8 de setembro, para recuperar a forma física. O atleta não estava nas suas melhores condições porque encarou forte seqüência de jogos pelo Flamengo após ficar "encostado" no Corinthians por cerca de três meses, por opção do então técnico Paulo César Carpgiani.

Enquanto isso, o volante Ibson, que também desfalca a equipe desde a derrota para o Inter, mostrou que está totalmente recuperado de uma entorse no tornozelo direito, sofrida durante a partida contra o time colorado.\ No entanto, como o atleta não atua há quase três semanas, Joel Santana preferiu promover o retorno do jogador na partida contra o São Paulo, na próxima quinta-feira, no Maracanã.\

"O Ibson treinou 20 minutos e foi muito bem. Mas ainda precisa passar por um processo de recuperação física. Para sábado, é precipitado. Vamos precisar dele inteiro mais para frente. Por isso, vamos guardá-lo para o jogo seguinte ao do Atlético-MG. Assim, ele pode treinar mais", justificou Joel.

Goleiro do Fla evita polêmicas no seu 1° duelo ante Atlético-MG

Vinicius Barreto Souto\ No Rio de Janeiro\

A partida do próximo sábado, contra o Atlético-MG, no Maracanã, já exige cuidados ao goleiro Bruno. Neste jogo, ele vai enfrentar seu ex-time pela primeira vez. O confronto já seria diferente apenas por ser contra o clube que o projetou para o futebol, mas ainda ganhou mais dois ingredientes que "apimentam" o reencontro. Por isso, o atleta foge das polêmicas.

"É uma situação complicada, principalmente pelas declarações. Falei algo que entenderam mal. Tenho um carinho muito grande pelo Atlético-MG, que foi o clube que me projetou. Mas hoje, defendo outras cores", comentou o camisa 1 rubro-negro.

No início da semana, Bruno deu uma declaração que repercutiu muito mal em Belo Horizonte. Perguntado sobre as situações do seu atual clube e de sua ex-equipe, que lutam contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o goleiro disse que "se alguém tiver que cair, que caia o Atlético-MG".

A repercussão da entrevista irritou o técnico do Flamengo, Joel Santana, que chamou a atenção de Bruno. Até porque, o treinador teme uma possível reação do time adversário em campo no próximo sábado.

"O Atlético-MG vai vir mordido. Foi criada uma polêmica por causa de uma coisa mal colocada. Mas não é por aí. O rapaz e a família dele estão sendo ameaçados porque foi colocado de uma forma que o torcedor não entende", afirmou Joel.

Bruno confirmou que torcedores do Atlético-MG o procuraram para tirar satisfações. "Recebi ligações de pessoas da torcida do Atlético-MG que ficaram chateadas. Mas falei para eles que, se abrissem o jornal, veriam que o que está na capa não é o mesmo que está escrito dentro. Não queria criar polêmica. De qualquer forma, peço desculpas", revelou.

Bruno reencontra técnico que o 'encostou' no Corinthians\ Como se não bastasse a polêmica envolvendo as declarações de Bruno sobre o clube que o revelou, o goleiro ainda teve de responder a outra questão delicada nesta quinta-feira. Contra o Atlético-MG, o jogador vai reencontrar o técnico Emerson Leão, que o "encostou" no Corinthians.\

Após deixar o Atlético-MG, Bruno transferiu-se para o clube do Parque São Jorge, mas sequer foi relacionado para o banco de reservas pelo treinador para as partidas do Corinthians. No entanto, o goleiro assegura que não está chateado com seu ex-comandante.

"Ele [Leão] teve preferência por outros goleiros. Não guardo mágoa nenhuma. Pelo contrário, torço para ele tirar o Atlético-MG desta situação", encerrou Bruno.

GloboEsporte

'Semana será difícil', alerta Joel

Treinador coloca os próximos três jogos como decisões para o Fla no Brasileirão

Eduardo Peixoto

Joel Santana alerta aos jogadores sobre os perigos da próxima semana

Sábado, quinta e domingo. Em oito dias, o Flamengo decidirá sua situação no Brasileiro, segundo Joel Santana. Os jogos contra Atlético-MG, São Paulo e Fluminense são considerados verdadeiras "finais".

- Será uma semana difícil. A mais difícil até o momento. Teremos a chance de colocar o Atlético-MG para brigar lá embaixo e nós saltarmos na tabela. Depois deles, pegaremos o líder do Brasileiro e o Fluminense, que vem subindo - analisa o técnico flamenguista.

Porém, no horizonte rubro-negro, há um bom motivo para felicidade. Os três jogos serão no Maracanã, com o apoio da torcida. Desde que Joel assumiu, o Fla ganhou seis jogos no estádio e empatou três.

- Vamos enfrentar times de primeira qualidade, mas o principal é que teremos o apoio da nossa torcida - afirma o treinador.

Futebol de Marta encanta Fábio Luciano

Para zagueiro, o drible da jogadora em seu 2º gol é pouco visto até no futebol masculino

Fábio Luciano diz que o futebol de Marta é 'de encher os olhos'

A boa atuação da apoiadora Marta pela seleção feminina na semifinal do Copa do Mundo, na China, encantou não apenas os torcedores como também muitos jogadores. O zagueiro Fábio Luciano, do Flamengo, foi um dos que se juntou ao coro de exaltação às jogadas e aos dribles da jogadora nesta quinta-feira, quando o Brasil venceu os EUA por 4 a 0.

- É de encher os olhos. O futebol feminino no Brasil está crescendo e abrindo os olhos de todo mundo. Marta é excepcional, conheço a dificuldade que ela e as outras passaram - afirma o zagueiro.

No seu segundo gol na partida contra os EUA, Marta deu um drible desconcertante na zagueira americana. De costas para a adversária, a brasileira jogou a bola por um lado e depois pegou do outro. Em seguida, driblou mais uma zagueira e marcou o quarto gol do Brasil.

- Até no futebol masculino é difícil ver um drible como esse. Ela tem o dom de jogar futebol - enaltece Fábio.

Família de goleiro do Fla sofre ameaças

Jogador diz que foi mal interpretado e pede fim da polêmica com o Atlético-MG

Eduardo Peixoto

Bruno está no Fla, mas já foi do Galo

Entre Flamengo e Atlético-MG, Bruno disse que preferia que o ex-clube caísse para a Segunda Divisão. A resposta óbvia do goleiro não repercutiu bem em Belo Horizonte e a família dele sofreu as conseqüências.

Segundo o técnico Joel Santana, a mãe e a irmã do jogador receberam ameaças por causa das declarações.

- Vamos fazer um reparo nisso aí porque a família do menino foi ameaçada por causa de uma declaração mal interpretada.

Bruno vai enfrentar o clube que o revelou pela primeira vez. No primeiro turno, no Mineirão, ele assistiu ao jogo das tribunas porque ainda negociava a renovação de contrato com o Rubro-Negro. A situação o deixa incomodado.

- Recebi ligações de pessoas que ficaram chateadas com o que eu disse. Mas já expliquei e espero que fique tudo bem. Tenho muito carinho pelo Atlético, clube que me revelou. Não quis criar nenhuma polêmica. Pelo contrário. Fui perguntado se o jogo fosse o último do campeonato e Flamengo e Atlético estivessem brigando para se livrar do rebaixamento quem eu escolheria. É óbvio que eu escolho o Flamengo por ser o clube que defendo. Infelizmente fui mal interpretado e recebi essas ameaças à minha família. Torço para que nenhuma das duas equipes seja rebaixada - declara o goleiro flamenguista, fugindo de qualquer resquício de polêmica.

Ibson fica guardado para quinta-feira

Jogador participa de 20 minutos do coletivo, mas Joel prefere deixá-lo fora neste sábado

Eduardo Peixoto

Ibson sorri ao lado de Souza em treino

Ainda não será neste sábado que Ibson voltará ao time do Flamengo. Quase recuperado de uma forte torção no tornozelo direito, o jogador participou de pequena parte do coletivo na Gávea, mas o técnico Joel Santana preferiu não escalá-lo contra o Atlético-MG.

- Ibson treinou 20 minutos e foi muito bem. Mas até sábado são apenas dois dias. Seria precipitado escalá-lo - diz o treinador flamenguista.

O volante está fora do time há três jogos. Ele deve retornar contra o São Paulo, na próxima quinta-feira. Durante o período de recuperação, Ibson impressionou pelo empenho.

- Ele se concentrou com os companheiros mesmo machucado. É um jogador totalmente integrado e que vai nos ajudar contra o São Paulo. Nestes dias faremos um trabalho de recuperação decente para colocá-lo inteiro em campo - comenta Joel.

Sem Roger, Fla faz coletivo na Gávea

Joel Santana mantém time que empatou com Juventude em atividade nesta quinta

Eduardo Peixoto

Enquanto os companheiros disputavam um coletivo na Gávea, Roger fazia um trabalho à parte na sala de fisioterapia. A ausência no treino desta quinta-feira praticamente o tira do jogo do Flamengo contra o Atlético-MG, sábado, no Maracanã.

O apoiador está fora da equipe há duas semanas realizando um trabalho de recuperação física e na última quarta sentiu uma fisgada na coxa esquerda.

Sem Roger, o técnico Joel Santana manteve a mesma equipe que empatou com o Juventude por 2 a 2. Só na parte final, o treinador fez uma alteração e colocou o atacante Leonardo no lugar de Toró.

O Flamengo deve ir a campo com: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Maxi e Souza.

Em família e feliz, Marcelinho chega ao Fla

Ao lado dos dois irmãos, capitão da seleção sonha com o título nacional de basquete

Lydia Gismondi

O jogador Marcelinho se apresentou nesta quinta-feira ao Flamengo otimista com o contrato fechado para os próximos dois anos. O capitão da seleção brasileira comemora o fato de fazer parte do projeto de revitalização do basquete rubro-negro, seu time de coração, e estar ao lado dos seus dois irmãos, já que Duda também foi contratado e o Ricardo é fisioterapeuta da equipe.

- É muito bom estar de volta ao Brasil, ainda mais para um projeto longo até 2009. Eu posso até ter omitido, mas eu nunca menti que sou flamenguista. Comecei aqui jogando no mirim. Além disso, reconheço todo o esforço que o Flamengo fez para me trazer e para montar uma equipe forte. Por isso tudo, tenho certeza que vou ser muito feliz aqui - disse o jogador, em cerimônia realizada na sede social do clube, que contou com a presença do presidente do clube Márcio Braga, e da vice-presidente de esportes olímpicos, Patrícia Amorim.

Os fatores técnicos e pessoais me fizeram decidir jogar no Flamengo. É uma alegria poder jogar no mesmo time dos meus irmãos e ainda poder enfrentar o meu pai, pelo Fluminense.

Marcelinho com a blusa e bandeira do Fla

Marcelinho, que estava jogando no time da Lituânia, Zalgiris Kaunas, está satisfeito com a equipe que foi montada pelo Flamengo para disputar o estadual e nacional deste ano.

- O fato de ter um time competitivo foi decisivo para eu aceitar o convite. Eu sou um cara que sempre procurei jogar em clubes com reais chances de conquistar títulos. Acredito que o Flamengo tem time para vencer o estadual e disputar o título do nacional. É claro que dependemos de vários outros fatores, mas, pelo menos no papel, o Flamengo tem chances de vencer.

É muito bom estar de volta ao Brasil, ainda mais para um projeto longo até 2009. Eu posso até ter omitido, mas eu nunca menti que sou flamenguista. Comecei aqui jogando no mirim.\ Como adiantou o GLOBOESPORTE.COM, a vice-presidente esportes olímpicos do Flamengo, Patrícia Amorim, estava negociando com o jogador desde o início do Pré-Olímpico. A dificuldade para acertar o valor e o tempo de contrato acabou atrasando o sinal positivo do jogador.\

- Foi muito difícil trazer o Marcelinho, mas graças à vontade dele de vir e à disponibilidade da nossa presidência de não medir esforços, conseguimos fazer com que isso se concretizasse – explica Patrícia.

Jogando em casa e em família

Além do prazer de jogar em casa e pelo seu clube de coração, Marcelinho comemora o fato de fazer parte do mesmo time que o seu irmão caçula, o Duda. Na equipe, ainda tem o irmão mais velho, o fisioterapeuta da equipe, Ricardo.

- Os fatores técnicos e pessoais me fizeram decidir jogar no Flamengo. É uma alegria poder jogar no mesmo time dos meus irmãos e ainda poder enfrentar o meu pai, pelo Fluminense. Além disso, minha mãe mora aqui perto do Flamengo e, com certeza, vai prestigiar os jogos – conta o jogador.

O pai de Marcelinho, René Machado, é superintendente de esportes olímpicos do Fluminense. Com os três filhos na quadra adversária, René já prevê como será o campeonato estadual deste ano.

- Vai ser muito emocionante. Vamos ter novamente os dois times bem formados e ainda competindo em família.

Há 40 anos, Zico chegava à Gávea

Galinho fez seu primeiro treino em 28 de setembro de 1967. Mas ele nem lembrava...

Bruno Neves e Thiago Dias

Há exatos 40 anos o Flamengo foi apresentado ao seu maior ídolo. No dia 28 de setembro de 1967, o menino Arthur Antunes Coimbra, então com 14 anos, treinou pela primeira vez no estádio da Gávea, pela escolinha. O apelido do garoto e o final dessa história todo rubro-negro conhece: Zico, tetracampeão brasileiro, campeão da Libertadores e do mundo. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o Galinho reconhece que não lembrava a data exata de sua chegada às divisões de base (assista no vídeo ao lado imagens raras do início de Zico no Flamengo).

- Eu lembro de 27 de setembro, que é dia de São Cosme e Damião – diz, por telefone, rindo.

A história de Zico no Flamengo começou poucos dias antes. Levado pelo jornalista Celso Garcia, seu vizinho no bairro de Quintino, o Galinho chegou à Gávea primeiro em um treino do juvenil, com meninos de até 17 anos. Por insistência de Celso, os treinadores deixaram Zico bater bola por alguns minutos com os mais velhos.

Celso Garcia guarda foto de Zico autografada: rubro-negro fanático

- Desse dia eu lembro, foi a primeira vez que fui à Gávea com o Celso. Ele me levou no dia errado, sem querer. Eu já era franzino pra treinar com os da minha idade, imagina com os mais velhos? Voltei na quinta-feira (dia 28) na categoria certa, com o técnico Zé Nogueira – afirma.

Celso Garcia também não tira aquele 28 de setembro da memória. Rubro-negro fanático, o jornalista viu Zico jogando futsal em um torneio e após o jogo foi à casa do Galinho pedir autorização para levá-lo ao Flamengo. No clube, usou sua influência para convencer o treinador Modesto Bria a observar o menino. Porém, poucos o levaram a sério quando chegou com Zico na Gávea para treinar na escolinha.

- Quando o Bria viu o Zico perguntou: “É esse? Desse tamanho?” Pedi para ele jogar um pouquinho, só para não voltar para casa sem suar. O Zico estava de short verde e camisa vermelha, eu lembro disso. No meio do treino, o Bria o chamou para entrar. Eu estava na arquibancada e vi que as pessoas debocharam do tamanho dele, alguns falavam “coitado, é muito pequeno”. Na primeira jogada, o Zico colocou a bola embaixo da perna de um zagueiro alto, chamado Cidade. Todo mundo aplaudiu. O Zico continuou driblando o treino todo – conta Celso.

No dia 1º de outubro, o Galinho estreou pelo Flamengo. A equipe da escolinha venceu o Everest por 4 a 3, e Zico marcou duas vezes. Era o começo de tudo.

Kléberson quer ir ao Maraca no sábado

Novo jogador do Fla quer carinho da torcida. Ele não sabe quando começa a treinar

Eduardo Peixoto

Kléberson beija a camisa do Flamengo durante apresentação na Gávea

O Flamengo pode ter um torcedor especial no jogo contra o Atlético-MG, sábado. Recém-contratado, o volante Kléberson quer ir ao estádio apoiar o time e conhecer a torcida flamenguista.

- Quero ir sábado ao Maracanã para sentir a torcida de perto - diz o jogador, de 28 anos.

O contrato dele com o Rubro-Negro começa a vigorar a partir do dia 1º de outubro e por enquanto ainda não há previsão de quando Kléberson começará a treinar com os companheiros. Estrear então, nem se fala.

- Tenho que segurar a ansiedade para quando tiver que jogar estar pronto para corresponder - declara o jogador.

Kléberson será liberado para jogar no dia 1º de fevereiro de 2008.

Joel impulsiona o 'sensacional' Leo Moura

Média de gols do lateral-direito no Flamengo sob o comando do treinador é espetacular

Eduardo Peixoto

'Papai' Joel dá turbinada nos números de Leo Moura no Flamengo\ Não se pode dizer que o Flamengo é um time capenga. Seja pelo lado esquerdo, seja pelo direito, a equipe consegue manter o mesmo desempenho ofensivo. Não é à toa que Leo Moura e Juan são os artilheiros rubro-negros no Campeonato Brasileiro, com cinco gols.\

Mas, se com o ex-técnico Ney Franco o desempenho era satisfatório, com a chegada de Joel Santana o rendimento dos dois laterais cresceu bastante. Primeiro foi Juan. Ele marcou gols em três partidas consecutivas, contra Juventude, Goiás e Botafogo.

Agora chegou a vez de a boa fase chegar a Leonardo Moura. O jogador também vem de três jogos conseguindo chegar às redes (Cruzeiro, Vasco e Juventude) e agradece ao "papai" Joel pela ascensão.

- Quando ele chegou, perguntou na preleção onde estava aquele lateral que fazia os gols. Senti confiança nele. Ainda bem que estão sobrando umas bolinhas para mim - declara Leo Moura.

'Doping' nas estatísticas\ Com Joel Santana...\ Jogos Gols Média 23 8 0,34\

Os números do lateral-direito na Gávea com Joel Santana são impressionantes. Nos 23 jogos em que Joel o comandou, somando a passagem de 2005 com a atual, ele marcou oito gols (média de 0,34 por Com os outros...\ Jogos Gols Média 103 6 0,05 partida). Com os demais treinadores que passaram pelo clube, Leo fez seis gols em 103 jogos (média de 0,05 por jogo).\

A diferença é brutal, e o técnico também acompanha a estatística.

- Eu sabia mais ou menos destes números. Mas o Leo merece isso. Ele é um rapaz sensacional - diz Joel Santana.

Joel debocha do pavio curto de Juan

Técnico elogia lateral, mas diz que ele arruma briga com as pessoas erradas

Eduardo Peixoto

Juan tem fama de mal-humorado no Fla

Joel Santana tem um carinho especial pelos laterais do Flamengo. Justamente por isso, ele se sente à vontade para brincar com eles. Juan, por exemplo, tem fama de mal-humorado e esquentadinho.

E o técnico não perde a oportunidade de debochar do comandado.

- Ele é um ótimo menino. Mas às vezes fica nervoso. E só arruma briga ruim. Já se estranhou com o Souza, o Obina, Leo Lima...Falei para ele: deixa de ser bobo. Arruma briga com o Toró, que é baixinho. Ou com o Maxi. Pega o argentino e enforca logo - brinca Joel.

O apelido de Juan entre os companheiros é "Seu Saraiva". Desde que chegou ao Flamengo, ele já discutiu diversas vezes em treinamentos com os colegas. Apesar disso, é bastante querido pelo grupo.

- O Juan é um cara sensível, muito inteligente. Às vezes dou uma bronca e vejo como ele se sente mal - afirma Joel

Lance

Bruno quer 'matar um leão' contra o Galo

Apesar do trocadilho, goleiro não tem mágoa do técnico do Atlético

LANCEPRESS!

A partida do Flamengo deste sábado, contra o Atlético Mineiro, às 18h10min, no Maracanã, será o reencontro do goleiro do Rubro-Negro Bruno com o clube que o revelou. Além disso, o jogo irá também colocar o jogador de frente com o técnico do Galo, Leão, que não o aproveitou quando dirigia o Corinthians.

Perguntado se cumprimentaria Leão, o goleiro afirmou que não guarda mágoa do técnico atleticano e que não vai entrar com vontade de mostrar ao treinador que ele fez a escolha errada e sim de se manter como titular no time.

- Quando se joga no Flamengo, tem que matar um leão a cada dia. Entro em campo como se fosse o último jogo - afirmou sem perceber o trocadilho com o nome do treinador.

Roger e Ibson são vetados por Joel Santana

Mesmo praticamente recuperados, jogadores são descartados\ LANCEPRESS!\

O técnico do Flamengo, Joel Santana, afirmou após o treino desta quarta-feira, realizado na Gávea, que não contará com o apoiador Roger e o volante Ibson para a partida deste sábado, contra o Atlético Mineiro, no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão. Mesmo com os jogadores praticamente recuperados de suas lesões, o treinador rubro-negro prefere não arriscar.

A escalação de Roger era questionada já que, na quarta, ele sentiu dores no músculo posterior da coxa esquerda e sequer participou do coletivo desta quinta. Apesar de não ter sido constatada nenhuma lesão, Joel prefere ser cauteloso com o jogador.

- Se ele não treinou, não posso levá-lo para o jogo. Mesmo ele não tendo nenhuma lesão - afirmou o treinador após o treino.

Já Ibson, praticamente recuperado de uma torção no tornozelo direito, chegou a participar do coletivo na Gávea, mas também foi descartado para a partida deste sábado.

- Ele só treinou 20 minutos porque o Ronaldo (Torres, preparador físico) pediu. Ele treinou bem, mas ainda é precipitado escalá-lo contra o Atlético Mineiro. No futuro, vamos precisar dele e ele está integrado ao grupo. Para o jogo de quinta-feira, contra o São Paulo, ele pode voltar, mas ainda vamos aguardar - explicou o treinador.

Joel testa Leonardo ao lado de Souza

Técnico tira Toró e recua Maxi para o meio-de-campo em coletivo\ LANCEPRESS!\

Mesmo podendo repetir a formação pela primeira vez depois de 14 jogos, o técnico Joel Santana pode promover mais uma alteração entre os titulares do Flamengo, para o jogo contra o Atlético Mineiro, neste sábado, às 18h10min, no Maracanã. A novidade pode ser o atacante Leonardo.

No treino coletivo realizado nesta quarta-feira, na Gávea, o treinador escalou o time titular com a mesma formação que iniciou o jogo contra o Juventude, no último domingo, com Bruno; Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Jaílton, Cristian e Toró; Maxi e Souza.

No meio do coletivo, Joel tirou Toró da armação das jogadas e escalou Leonardo para formar a dupla de ataque com Souza. Com isso, o argentino Maxi foi recuado para fazer a função que era de Toró.

O time titular do Rubro-Negro para a partida contra o Atlético Mineiro deverá ser definido no treino desta sexta-feira.

Kleberson confirma que conversou com Flu

Tricolor tinha interesse em contar com volante para disputa da Libertadores

Contratado surpreendentemente pelo Flamengo na madrugada da última quarta-feira, o volante Kleberson, confirmou em entrevista à Rádio Brasil que foi sondado pelo rival Fluminense no início do ano, mas não chegou ao acordo.

- Na realidade, a conversa com Fluminense foi logo depois que eu saí da Turquia. Se eu não me engano, no finalzinho de abril. Eu estava me desvinculando do time turco e houve o interesse, mas nada que chegasse próximo do acerto. Foi apenas uma conversa - disse em entrevista a Rádio Brasil.

O Tricolor pretendia contar com Kleberson para a disputa do Brasileiro. Além do clube das Laranjeiras, o Santos também mostrou interesse no futebol do volante.

Para Joel, o objetivo é 'eliminar' o Galo

As duas equipes lutam diretamente pela luta contra o rebaixamento

Depois de muito tempo, o Flamengo teve uma semana inteira para se preparar para uma partida. Por isso, a expectativa para o confronto contra o Atlético Mineiro, neste sábado, às 18h10min, no Maracanã, aumenta cada vez mais entre os jogadores e comissão técnica. Outro fator que aumenta a importância deste jogo é a situação das duas equipes na tabela de classificação: o Rubro-Negro está em 14º, com 34 pontos ganhos enquanto o Galo está em 15º, com 33.

Neste contexto, os jogadores do Flamengo encaram esta partida como se fosse um jogo de vida ou morte.

- É um adversário direto e devemos eliminá-lo para brigar com outros adversários do Brasileiro - afirmou.

Para o zagueiro Fábio Luciano, o objetivo do Flamengo não é nem brigar com o Atlético Mineiro contra o rebaixamento, mas sim, buscar uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

- Precisamos somar maior número de pontos nesses jogos e colocar o Flamengo numa boa posição - acrescentou.

Marcelinho Machado chega à Gávea

Retornar ao país e time formado pesaram para assinar com Flamengo

Marcelinho assina contrato com o Flamengo até dezembro de 2009 (Crédito: Gilvan Souza)

FELIPE MENDES\ O ala/armador Marcelinho Machado foi apresentado na manhã desta quinta-feira como mais novo jogador do Flamengo. Na sede do clube, na Gávea, Zona Sul da cidade, o capitão da Seleção Brasileira vestiu a camisa do Rubro-Negro e fez juras de amor à nova equipe. Marcelinho atuou na última temporada pelo Zalgiris Kaunas, da Lituânia, e assinou contrato com o time carioca até dezembro de 2009.\

- É uma alegria muito grande poder voltar ao Brasil. Pesou nesta minha decisão o desejo de retornar ao meu país e o bom time formado pelo Flamengo. Sei da dificuldade para se trazer um jogador que atua no exterior e que esta minha decisão, por eu estar com 32 anos, pode ter fechado as portas para um retorno à Europa. Mas tenho confiança no que foi acordado com o Flamengo e espero dar muitas alegrias à torcida.

No Rubro-Negro, Marcelinho vai jogar ao lado do irmão, Duda, e terá como fisioterapeuta seu outro irmão, Eduardo. Durante o Campeonato Estadual, que começa no sábado, a família Machado terá como adversário o pai, Renê, diretor de esportes olímpicos do Fluminense.

- Joguei com o Duda no Fluminense anos atrás, mas ele ainda era muito novo. Agora, ele está mais experiente e creio que será uma ótima parceria - disse o ala/armador da Seleção, que não vai participar da estréia do Flamengo no Estadual, sábado, contra o Volta Redonda, às 18h, em Volta Redonda, por estar fora de forma.

Vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Patrícia Amorim revelou que o primeiro contato com o jogador, feito de forma informal, aconteceu durante o Pan-Americano do Rio, em julho. A dirigente não acreditava que Marcelinho fosse aceitar a proposta do Rubro-Negro.

- Estamos buscando o resgate da credibilidade do Flamengo. Foi uma grata surpresa ouvir do Marcelinho que ele queria vestir a camisa rubro-negra. Foi um trabalho de equipe para viabilizar sua contratação - afirmou Patrícia, sem revelar os valores da transação, mas frisando que os gastos com o basquete estão dentro do orçamento traçado para os esportes olímpicos do clube.