Notícias

Clipp 28/novembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Fla anuncia que tem pressa em resolver a situação de Joel

Vice de futebol quer decidir hoje se técnico continua ou vai embora

SEM JOEL SANTANA, com os jogadores profissionais na fila do alto, a foto que reuniu os times do Flamengo campeões estaduais em 2007

Márcio Tavares

Apesar do empurra-empurra e de certo estresse, a foto histórica foi registrada. O Flamengo reuniu os times das categorias infantil, juvenil, juniores e profissional, todos campeões estaduais, mas faltava alguém: embora não estivesse dirigindo a equipe principal no Estadual, que era comandada por Ney Franco, Joel Santana não saiu na fita e sua ausência foi o centro dos comentários. E, para que Joel não fique fora da foto no ano que vem, a diretoria rubro-negra se mobiliza para resolver logo sua renovação de contrato.

- Joel não me falou que tinha propostas de fora - disse o vice de futebol Kleber Leite. - Como as contratações que faremos para 2008 serão poucas e bem localizadas e dependerão das indicações do técnico, pretendemos resolver essa situação rapidamente. Marquei uma reunião com ele para amanhã (hoje). Queremos que ele fique e pretendo resolver a situação dele amanhã. Vamos fazer o esforço para que Joel fique, mas dentro das possibilidades do clube. Sem loucuras.

Técnico terá um abacaxi para descascar: Roger

Ao revelar anteontem que recebera propostas de clubes de Portugal e Espanha, além de uma sondagem do Japão, que não o seduziu, Joel acabou criando uma situação imprevista, porque a esperança era de que sua renovação de contrato acabasse sendo automática. Mas as ofertas anunciadas por Joel impuseram uma barreira inesperada.

- Joel melhor do que ninguém sabe das possibilidades do clube. Precisamos decidir com rapidez porque ele tem que tocar o projeto do time para 2008, que pode ser um ano espetacular para o Flamengo - acrescenta Kleber.

O maior problema do Flamengo, no entanto, não está na decisão dos jogadores que podem ser contratados. É saber se vale investir o equivalente a US$500 mil em Roger. O clube já formalizou ao Atlético-PR intenção de pagar a mesma quantia para ficar com Cristian, mas em relação a Roger o poder de decisão terá de partir principalmente do técnico.

Se Joel ficar, a permanência de Roger pode ser mais fácil. Caso contrário, seria um risco assumir a responsabilidade de manter um astro de salários altos e que exige um investimento mais alto ainda para ser mantido, sem ter a concordância do novo treinador, que pode ser contrário à presença de um jogador que passou os últimos meses sendo chamado de "chinelinho". Para Kleber, a solução poderia vir de uma parceria que pretende fazer com o Corinthians:

- Temos bom relacionamento com o Corinthians e, firmando a parceria, seria fácil resolver essa questão da quantia. O anúncio de que queremos ou não ficar com ele tem de ser feito até sexta-feira. Mas, para isso, dependemos da opinião do treinador.

Sem o técnico, que ontem se dedicou praticamente a instituir a TV Joel em São Paulo, participando de programas ao vivo, os jogadores treinaram debaixo de chuva fina. Toró, convocado para a seleção olímpica, tornou-se o centro das atenções. Meia, apoiador e atacante, ele definiu de uma forma inusitada a ascensão que teve este ano na Gávea.

- Em duas palavras posso dizer a quem devo tudo aqui no Flamengo: Joel Santana e Ronaldo Torres. Há três meses estava ouvindo que ia embora, que seria emprestado. Hoje, graças a Joel, que foi como um pai para mim, estou na seleção olímpica - reconheceu Toró.

Enquanto o jogador festejava sua convocação, a torcida promete festa até onde a verba durar. Na sexta-feira de manhã, o plano é levar a enorme bandeira ao Corcovado.

ESTADUAL DE FUTSAL

Com um gol do fixo Régis, aos 9m03s do segundo tempo, o Poker/Petrópolis/Ikinha venceu o Flamengo por 1 a 0, ontem, no ginásio do Olaria, pelas semifinais do Campeonato Estadual de Futsal. As duas equipes voltarão a jogar sexta-feira, às 21h, em Petrópolis, com a vantagem do empate para os donos da casa. O Flamengo precisa ganhar no tempo normal e na prorrogação.

Coluna Ancelmo Gois

Raça, amor e paixão

A CBF criou outra categoria no Prêmio Craque do Brasileirão, cuja festa é segunda, no Rio. É o Troféu Torcida de Ouro, que dará (adivinha?) ao Flamengo.

Jornal dos Sports

Toró admite surpresa com convocação para Seleção Olímpica

Arquivo/JS

Toró virou titular, após a chegada de Joel Santana

Um dos principais jogadores no esquema armado pelo técnico Joel Santana, Toró desfalcou o time na partida deste último domingo contra o Atlético-PR. Nesta segunda-feira, o cabeça-de-área recebeu com muita surpresa e felicidade a convocação para a Seleção Olímpica, que disputará a partida contra a Seleção do Campeonato Brasileiro.

“Sempre tive esse sonho de defender a Seleção Brasileira. Aconteceu muito rápido. Eu não esperava, ninguém esperava. Estou muito feliz, venho me dedicando e vou me dedicar ainda mais para permanecer na Seleção”, afirmou Toró à Rádio Globo.

O jogador fez questão de dividir o seu bom momento com duas pessoas: o treinador Joel Santana e o preparador físico Ronaldo Torres. Toró lembra dos momentos ruins que passou no início da temporada, quando não tinha chances no time titular, mas com dedicação, conquistou seu espaço no grupo rubro-negro.

“Esse momento que estou vivendo, eu devo a duas pessoas fundamentais: Joel Santana e Ronaldo Torres. Estava triste, as pessoas duvidavam do meu futebol, mas são coisas do passado. Pretendo continuar neste ritmo bom e me doar ao máximo para representar bem o Flamengo na Seleção”, finalizou o jogador.

Léo Moura: "A união e a vontade do grupo ajudaram bastante"

Um dos destaques do Flamengo neste Campeonato Brasileiro de 2007, o lateral-direito Leonardo Moura destacou a importância da união do grupo na grande virada do time dentro da competição. O rubro-negro, que estava na zona do rebaixamento, deu uma arrancada espectular e assegurou uma vaga para a Libertadores de 2008.

“A união e a vontade do grupo ajudaram bastante. Aqui todo mundo cobra e é cobrado, e isso é importante para o elenco. Todos aqui são amigos, e isso facilitou muito o nosso trabalho”, destacou o lateral.

Concorrendo com Joílson, ex-Botafogo e Coelho, do Atlético Mineiro ao prêmio de melhor lateral-direito da competição, Léo Moura recebeu mais uma boa notícia no treinamento desta tarde: é vencedor da Bola de Prata da revista Placar.

“Fico muito feliz com esse reconhecimento. Os prêmios são fruto do trabalho em campo. Dedico esta conquista aos meus companheiros do Flamengo”, finalizou o jogador do Flamengo.

Flamengo é papa-títulos em todas as categorias

Úrsula Nery/JS

Jogadores profissionais e das divisões de base ficam perfilados

Antes do início do treino recreativo que aconteceu ontem na Gávea, os jogadores se reuniram para tirar uma foto para comemorar a quadra feito pelo Flamengo, sendo campeão carioca nas categorias Infantil, Juvenil, Juniores e Profissional. Cerca de 100 jogadores posaram ao lado das comissões técnicas e a festa foi grande. Nem a chuva fina que caía no local era capaz de tirar o ânimo dos campeões.

Um dos jogadores profissionais na campanha da conquista do Carioca deste ano, sobre o Botafogo, o lateral-direito Leonardo Moura fez uma avaliação da temporada de 2007, a qual considerou a principal da sua carreira.

"Estou muito feliz, foi meu melhor ano como profissional. Passei por um momento difícil no meio do Brasileiro, mas me recuperei e terminei bem a temporada", disse o lateral, que considerou fundamental a chegada do técnico Joel Santana para a sua melhora de rendimento: "O Joel chegou com um esquema novo, assumindo um grupo desacreditado e conseguiu acertar os problemas", elogiou.

Léo Moura ainda fez um apelo pela manutenção da base que conquistou essa vaga na Libertadores. Ele reiterou que se sente em casa no Flamengo e não tem desejo de deixar o clube. Seu contrato termina apenas em dezembro de 2009, mas devido a boa temporada, o jogador despertou interesse de alguns clubes do exterior.

Bruno é prioridade na Gávea

Diretoria fará de tudo para garantir a permanência do camisa 1 rubro-negro no clube em 2008

Thiago Bokel

Arquivo/JS

Bruno é a segurança do time no gol. Sua permanência pode ser dificultada pelo MSI

Como já é de praxe, o Flamengo terá um final de ano atordoado, mas diferentemente de outras épocas, a luta inicial não estará focada nas contratações. A permanência de alguns jogadores que se destacaram, e terão seus contratos encerrados no final do ano, virou prioridade para a diretoria. Dentro dessa perspectiva, o vice de futebol Kleber Leite já decidiu por onde começar: no gol.

A negociação, no entanto, não será fácil. Entre o goleiro  Bruno e o Flamengo já está tudo acertado, mas o MSI, grupo de investidores que detém os direitos econômicos do jogador, pretende lucrar com a boa temporada feita pelo camisa 1. Até por isso, não há intenção de renovar o seu empréstimo ao Flamengo. Se no meio do ano, a novela durou aproximadamente um mês, dessa vez, a história não deverá ser diferente.

"Se dependesse unicamente do Flamengo, isso não seria uma novela, pois só teria um capítulo. É natural que os investidores queiram fazer dinheiro com o Bruno. Não temos críticas quanto a isso. Mas no futebol atual, a vontade do jogador influencia muito, e como ele está do nosso lado, mais da metade do caminho está andado. Creio que ele tenha mais de 50% de chances de permanecer aqui no ano que vem", explicou o dirigente.

A diretoria está tentando fazer uma parceria para que o Flamengo adquira 50% dos direitos econômicos de Bruno, avaliados em aproximadamente 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 5,5 milhões). Se a negociação não evoluir, Kleber tentará uma outra forma de acordo, mas não quis revelar qual.

O empresário do jogador, Eduardo Uram, em entrevista à Rádio Brasil, prefere não adiantar qual será o futuro de Bruno.

"O Flamengo fez uma proposta para adquirir os direitos econômicos do Bruno. A idéia é que ele assine por quatro anos. Mas é natural que os investidores queiram o retorno no investimento que fizeram. Agora depende do mercado. Essa indefinição está deixando o jogador muito ansioso, pois ele não sabe onde a família vai morar, onde a filha vai estudar. Prometi que até o Natal estará tudo resolvido, para que ele tenha tranqüilidade no início do próximo ano", afirmou.

Acostumado a ter o poder de decidir as partidas com as mãos, Bruno agora está entre nas mãos dos investidores.

Corrida contra o tempo por Cristian

Menos um problema para a formação do time em 2008. O vice de futebol Kleber Leite anunciou ontem também que encaminhou ao Atlético-PR um documento que comprove a intenção do Flamengo em ficar com Cristian. O Flamengo tinha até o dia 30 deste mês para manifestar esse desejo. Agora, a corrida é contra o tempo, pois, no máximo, dia 31 de dezembro, os dirigentes tem que depositar US$ 500 mil na conta dos paranaenses.

Cristian chegou ao Fla em julho deste ano, numa negociação que envolveu a ida do cabeça-de-área Claiton para o Furacão. O dinheiro para quitar o negócio deve sair da cota da Petrobras que estava bloqueada e foi liberada na semana passada.

Outro problema a ser resolvido é a compra dos direitos do apoiador Roger. Kleber disse que ainda não começou a negociar, em respeito ao momento atual do Corinthians, que ainda luta para escapar do rebaixamento.

A cota deste patrocínio, como admitiu o próprio Kleber Leite, está para sair a qualquer momento. Dos R$ 14,5 milhões a que o Flamengo tem direito a receber, apenas R$ 4,5 milhões entrarão nos cofres do clube, pois os outros R$ 10 milhões já servirão para quitar os empréstimos feito durante o ano. A perspectiva é de que até o final do ano, os salários e as premiações pelo título carioca e a classificação para a Libertadores já estejam pagos.

Ficar ou não ficar, eis a questão

Diretoria do clube decide hoje se Joel continua como treinador para a Libertadores-2008

Thiago Bokel

Arquivo/JS

Joel e o vice de futebol Kleber Leite terão uma conversa para decidir o destino do comando técnico

A classificação para a Libertadores, antes vista como um sonho de verão, acabou se confirmando, e o grande responsável pela sensível melhora de produção do Flamengo terá o seu "dia do fico" hoje. O técnico Joel Santana, que não esteve no clube ontem, pois estava resolvendo problemas particulares em São Paulo, terá uma reunião com o vice de futebol Kleber Leite para traçar o seu futuro e o do Rubro-Negro.

A confirmação da notícia foi do próprio dirigente que pretende decidir de uma vez por todas quem comandará a equipe no ano que vem.

Kleber afirmou desconhecer o interesse de clubes do exterior, como de Portugal, Espanha e Japão, em Joel.

"O Joel mesmo não me disse nada relativo a propostas de outros clubes. Quero que ele fique, e vamos fazer o possível, dentro da nossa realidade para que isso possa acontecer. Vou marcar uma reunião com ele para amanhã (hoje), onde decidiremos essa situação logo. Se for o Joel o nosso treinador em 2008, ótimo, mas se por ventura, não for ele, temos que começar o planejamento o mais rápido possível", afirmou Kleber Leite.

Na segunda-feira, o treinador, que já havia admitido ter uma sondagem do Vegalta Sendai, do Japão, o qual trabalhou no ano passado, disse ter propostas também de um dos três maiores clubes de Portugal e de um espanhol. A indefinição pode ser prejudicial, pois Kleber quer agilizar as contratações para a Libertadores do ano que vem.

Joel é muito querido pelo grupo, uma prova disso é o capitão do time, Fábio Luciano, fez um apelo para que essa decisão seja positiva.

"Não ficarei feliz se ele sair. Gosto muito do Joel e um dos motivos para que eu renovasse foi por causa dele. Tenho vontade de trabalhar com ele em 2008", endossou.

Como a diretoria já manifestou o seu desejo de contar com o treinador, e a torcida o trata como um ídolo, o apelo emocional pode pesar na decisão final de Joel.

O homem que passou três meses quebrando a cabeça para conseguir tirar o time do buraco e levá-lo aos céus, terá agora mais um para resolver: maltratar ou aliviar o coração da torcida.

Petrópolis vence a primeira na semifinal do Estadual de Futsal

Vitória de 1 a 0 sobre o Flamengo deixa equipe serrana perto da final

Rafael Oliveira

Úrsula Nery/JS

O jogador do Petrópolis tenta se livrar da forte marcação rubro-negra na partida no ginásio do Olaria

O Petrópolis saiu na frente na semifinal do Estadual de Futsal. Ontem, no ginásio do Olaria, derrotou por 1 a 0 o Flamengo, com gol de Régis, e agora depende de um empate no tempo nornal para chegar à decisão.

Já o Rubro-Negro tem a obrigação da vitória no tempo normal e depois na prorrogação no segundo jogo, que será realizado na sexta-feira, às 21h, no ginásio do UCP, em Petrópolis.

Com uma forte marcação pressão, o Flamengo conseguiu segurar o ímpeto inicial do Petrópolis, que joga forte no início das partidas. As duas equipes tocavam a bola com consciência e não davam espaço aos adversários.

A primeira chance de gol só surgiu quando faltavam 6min23s, quando Jorginho, do Petrópolis, arrancou da sua quadra, driblou o goleiro Breno, mas chutou para fora.

Pelo lado rubro-negro, Antony foi o destaque e teve três oportunidades de gol. O segundo tempo teve o seu começo bem parecido. E as defesas levavam nítida vantagem. Mas o habilidoso ala Régis encontrou um espaço e abriu o placar aos 9min19s do segundo tempo, deixando a equipe do Petrópolis na frente do placar.

A partir daí, sem outra alternativa, o Flamengo acelerou o jogo e adiantou a marcação, mas precipitava na hora da finalização. Numa delas, Michel chutou cruzado, obrigando a uma grande defesa do goleiro petropolistano Douglas. Aliás, este foi o destaque no final, segurando sozinho o ataque do Flamengo.

A pressão rubro-negra no final poderia ter sido exercida desde o início do jogo. O excesso de cautela prejudicou a equipe, que em boa parte do jogo atuou sem seu principal finalizador Anthony.

A outra semifinal reunirá Canto do Rio e Teresópolis e começa a ser disputada também na sexta-feira, com o primeiro jogo em Niterói.

FLAMENGO\ Breno, Dudu, Panázio, Michel e Sixell.\ Entraram: Élcio, Gabriel, Passarinho, Magrão, Otávio e Anthony.\ Técnico: Cid Escalarte\

PETRÓPOLIS\ Douglas, Régis (1), Cupin, Vinícius e Mancha.\ Entraram: Formiga, Pelé, Jorginho, Alvin, Bruninho e Thiago\ Técnico: Fernando Malafaia\

Flamengo defende a ponta no Estadual de Basquete

Equipe enfrenta o Municipal e, se vencer, segue líder

Nina Lima/JS

Recuperado de contusão, o armador Fred é uma esperança do Flamengo

Os opostos irão se encontar hoje, às 20h, no ginásio do Municipal. Enquanto o Flamengo lidera o Carioca de Basquete com 11 vitória em 12 jogos, o Municipal, dono da casa, não venceu nenhuma partida, ocupando a última colocação na fase classificatória. Tudo indica que o Flamengo enfrentará o Fluminense nas semifinais.

Será a penúltima partida do Flamengo, que se vencer esses dois últimas jogos se classificará em primeiroseguido do Vasco. Cestinha e um dos destaques da equipe rubro-negra, o ala Marcelinho acredita que o fato de enfrentar um adversário teoricamente mais fraco não significa vitória garantida.

Seriedade\ "Se você for ver a posição das duas equipes na tabela, a partida pode parecer tranqüla, mas nem por isso a gente pode perder o foco. Temos que nos manter cncentrados para evitar qualquer tipo de surpresa".\

Reforçando o discurso de seu jogador, o técnico da equipe rubro-negra, Paulo Chupeta, afirmou que a partida, ao contrário do que parece, não será assim tão fácil.

"Teoricamente o Municipal é um adversário muito mais fácio do que o Fluminense, mas o Vasco jogou contra eles e passou por um sufoco. Então não podemos dar bobeira porque nenhuma partida é ganha antes de acabar", disse o treinador do Flamengo.

Já o Municipal entrará em quadra para sua última participação no Carioca. Amadora no sentido literal da palavra, o técnico Marquinhos espera ao menos que algus de seus jogadores seja aproveitado na próxima temporada por outros clubes.

Municipal: Guilherminho, Douglas, Julio (Nilson), Leandro e Schwin.\ Técnico: Marquinhos\

Flamengo: Fred, Marcelinho, Amiel, Coloneze e Wagner.\ Técnico: Paulo Chupeta.\

O Dia

Flamengo: Parceria com o Timão

Mengão vai unir forças com o Corinthians. Torcida negocia com a Arquidiocese

Rio - Uma parceria com o Corinthians é o primeiro passo para o Flamengo brigar pelo título da Copa Libertadores de 2008. Enquanto a diretoria rubro-negra alinhava em sigilo a união de forças com o clube paulista, a torcida também faz seu pacto, mas com a Arquidiocese do Rio.

A parceria com o Corinthians, assunto para o ano que vem, é mantida em sigilo. A parceria com a Arquidiocese, não. A torcida pediu ontem autorização para 250 rubro-negros poderem visitar o Cristo Redentor na sexta-feira de manhã, para cobri-lo com uma gigantesca bandeira do Flamengo.

No mesmo dia, estará acabando o prazo para a diretoria pagar US$ 500 mil ao Corinthians, se quiser ficar com Roger. Mas as conversas entre o vice de futebol Kléber Leite e o presidente do clube paulista, Andrés Sanches, estão indo tão bem, que a permanência do jogador talvez seja garantida por uma troca que representaria a estréia da parceria.

“Temos que definir a situação do Roger até o dia 30. Mas, com a parceria que estamos fazendo, talvez nem seja necessário o dinheiro... É um projeto antigo, de 95. Há possibilidade de efetivarmos uma grande parceria. Seria a união das duas forças mais populares deste País”, disse Kléber Leite.

Com ou sem parceria, com ou sem visita ao Cristo, a prioridade da diretoria rubro-negra é garantir a permanência do goleiro Bruno, cujo contrato expira em dezembro.

“Estou tentando acertar uma ‘engenharia’ para que possamos ir aos investidores para a aquisição de 50 por cento dos direitos econômicos do Bruno”, afirmou o vice de futebol do Flamengo.

Um outro problema Kléber já resolveu. Ele informou ter enviado ontem ao Atlético-PR um ofício comunicando que o Flamengo pagará até o fim do ano os US$ 500 mil para a liberação definitiva do apoiador Cristian.

Hoje, o dirigente se reúne com Joel Santana, numa tentativa de renovar o contrato do técnico. “Espero que ele fique, e vamos fazer o esforço possível para que isso aconteça”, disse Kléber, garantindo que até o fim do ano pagará tudo o que deve aos jogadores, ainda sem receberem o salário de outubro.

A ‘cereja do bolo’ de Toró

A convocação para um amistoso da Seleção olímpica, no dia 9, foi a cereja do bolo. Toró já estava feliz da vida com a vaga para a Libertadores e, satisfeito com o presente de Natal antecipado, não sonhava com mais nada. Ao ser convocado por Dunga, emocionou-se e dedicou o feito a Joel Santana.

“Dedico ao Joel, por tudo o que tem feito por mim. Só tenho a agradecer. Ele foi um pai para mim. Quando falo do Joel, fico emocionado”, afirmou o jogador de 21 anos, sem conter a euforia.

A alegria com a convocação não apagou a tristeza do passado recente, quando Toró não foi inscrito para a Copa Libertadores e quase foi dispensado do Flamengo.

“Há três meses, eu jamais pensava que estaria na Seleção olímpica. Aliás, não pensava nem mesmo que seria titular do Flamengo”, admitiu o apoiador, surpreso com a rápida mudança de vida.

Toró ficou mais surpreso ainda com a ausência do nome do companheiro Renato Augusto da lista de convocados por Dunga. Ele se juntou a Kléber Leite e Joel Santana, que também não se conformaram com o esquecimento do apoiador: “Estou triste pelo Renato Augusto, mas ele ficou feliz por mim. Tanto que me telefonou... Não vai demorar muito, ele vai ser convocado”.

Empresário diz que permanência de Bruno no Flamengo é muito difícil

Rio - Nesta terça-feira, em entrevista à Rádio Brasil, o empresário Eduardo Uram afirmou que é difícil a permanência do goleiro Bruno na equipe do Flamengo em 2008. Como o camisa 1 está emprestado sem custos ao clube da Gávea, o grupo de investidores que detém os direitos econômicos do jogador desejam negociá-lo com o futebol europeu a fim de recuperar o dinheiro gasto na sua contratação.

Flamengo e Bruno já deixaram uma possível renovação acertada. No entanto, agora o clube precisa chegar a um acordo para tentar obter parte dos direitos de Bruno. Caso isso aconteça, o camisa 1 assinará por quatro anos.

"Mas as primeiras rodadas de conversa não foram animadoras. Os investidores estão inflexíveis. O jogador está valorizado", revelou Eduardo Uram.

Bruno custou dois milhões de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) ao Atlético Mineiro por Bruno. Agora, segundo informações, querem algo em torno de quatro milhões de euros (cerca de R$ 11 milhões).

Gazeta Esportiva

Kleber Leite diz que renovação de Bruno com Fla é prioridade\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de passar por uma 'novela' no meio do ano para ter sua permanência na Gávea resolvida, o goleiro Bruno, cujo contrato com o Flamengo termina em 31 de dezembro, está prestes a assistir tudo novamente.\ O enredo é o mesmo: o grupo de investidores que detém os direitos federativos do jogador tem o objetivo de negociá-lo com o futebol europeu, enquanto os rubro-negros tentarão uma forma de sensibilizá-los a prorrogar o vínculo para que o atleta dispute a Copa Libertadores da América.\

Para o presidente Kléber Leite, a renovação de Bruno é a prioridade número um da diretoria com relação ao elenco. 'O Bruno é nossa prioridade. Estamos montando uma engenharia financeira para viabilizar a compra de 50% dos direitos econômicos dele junto aos investidores', disse o presidente rubro-negro, em entrevista à rádio Tupi.

Kléber Leite, entretanto, admite a possibilidade das negociações serem complicadas e se estenderem por algumas semanas. 'Pode haver novela, sim. Não depende só da gente, pois se assim fosse estaria tudo resolvido. Mas nós entendemos a posição dos investidores, que tem como objetivo principal o lucro, e estou otimista que nossa proposta pode ser aceita', declarou.

Ainda sobre o elenco, Kléber Leite afirmou que o Flamengo informará ao Paraná Clube sua intenção de pagar os 500 mil dólares definidos para a aquisição dos direitos do meia Cristian em definitivo.

Reapresentação - Sem a presença do técnico Joel Santana, que está em São Paulo para participar de um programa de TV, o elenco do Flamengo se reapresentou na tarde desta terça-feira, na Gávea.

O dia foi marcado pela alegria em função da conquista da vaga na Taça Libertadores. Antes das atividades, foram tiradas as fotos oficiais dos títulos estaduais de todas as categorias, com os jogadores do time infantil, juvenil, júnior e profissional se reunindo no gramado. Além de Joel, os ausentes na Gávea nesta terça foram o atacante Souza e o argentino Colace, liberados para resolver problemas particulares.

Flamengo quer comprar Bruno e empresário descarta 'novela'\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Com a vaga na próxima Copa Libertadores assegurada, a diretoria do Flamengo começa a projetar o elenco para 2008. A renovação de contrato do goleiro Bruno, que se encerra no dia 31 de dezembro, é uma prioridade. Por isso, os dirigentes estudam a possibilidade de apresentar uma proposta de compra dos direitos federativos do atleta, que pertencem a um grupo de empresários.\ O empresário do jogador, Eduardo Uram, disse que não gostaria que a renovação do goleiro ganhasse contornos de novela. “O Bruno está querendo definir algumas situações envolvendo a sua vida particular, como a escola das crianças para o próximo ano e até mesmo a sua moradia. Por isso prometi ao jogador que vou me empenhar para que a definição sobre o clube que ele vai defender em 2008 seja breve. O Flamengo tem interesse em adquirir os direitos federativos do jogador para poder apresentar uma proposta de renovação de contrato mais longa do que os três meses acertados esse ano. O Bruno gosta muito do Flamengo e está animado com a possibilidade de jogar a próxima Copa Libertadores. Por isso estou otimista”, disse Uram.\

Bruno já defendeu no futebol brasileiro as cores do Atlético-MG e Corinthians, mas foi no Flamengo que conseguiu se firmar como titular e ganhar projeção nacional.

Vice-campeonato não é o objetivo do Flamengo\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo conseguiu seu objetivo no Campeonato Brasileiro: a conquista de uma vaga na próxima Copa Libertadores. Por isso, na Gávea o pensamento é de que as férias poderiam começar hoje. Mesmo tendo ainda um último compromisso no Brasileirão, domingo, diante do Náutico, nos Aflitos. Com 61 pontos, o Rubro-Negro, terceiro colocado, ainda pode ser vice-campeão. Para isso, basta vencer e torcer por um tropeço do Santos, que recebe o Fluminense na Vila Belmiro. Mas o vice-campeonato é algo minimizado por todos no Flamengo, a começar pelo técnico Joel Santana.\ “A nossa meta neste Campeonato Brasileiro foi alcançada no domingo, com a vitória sobre o Atlético Paranaense, que nos deu a vaga na Copa Libertadores. Portanto, não temos mais que nos preocupar com a possibilidade de sermos ou não vice-campeões. O mais importante foi a demonstração de força que demos, saindo da zona de rebaixamento direto para a Copa Libertadores. Independentemente do que acontecer nesta última rodada todos deverão aplaudir a campanha do Flamengo nesta edição”, afirmou Joel Santana.\

Os jogadores 'compraram' o discurso do treinador e garantem que não existe nenhum pensamento de se conquistar o vice-campeonato. “Nosso objetivo sempre foi conquistar o maior número de pontos e ver em que posição íamos ficar. Temos um jogo importante contra o Náutico e vamos buscar os três pontos. Aí depois a gente vê se ficamos em segundo ou terceiro. O mais importante era a classificação para a Libertadores”, comentou o meia Ibson.

Para o zagueiro Fábio Luciano, que foi considerado um dos principais responsáveis pela subida de produção do time e recentemente renovou contrato por mais uma temporada, o jogo contra o Náutico deve ser encarado com seriedade. Mas também minimizou o vice-campeonato.

“A nossa meta foi alcançada, que é a conquista da vaga na Copa Libertadores. E olha que a gente projetou isso quando estava na zona de rebaixamento e ninguém acreditava no Flamengo. Mas contra o Náutico a seriedade será a mesma e o nosso objetivo é ganhar para encerrar a competição da melhor forma possível. Até porque tem outros clubes competindo com o Náutico e precisando do nosso empenho. O que posso dizer é que lutaremos por isso e não pelo vice-campeonato, pois isso não depende apenas de nossas próprias forças”, disse Fábio Luciano.

O elenco, que ganhou folga na segunda-feira, iniciou nesta terça-feira a preparação para o jogo contra o Náutico, porém a definição da equipe deverá ficar mesmo para o coletivo de quinta-feira. Mas é certo que o meia Toró, que cumpriu suspensão diante do Atlético-PR, reapareça na condição de titular.

PeléNet

Ainda não é certo que Bruno continue no Fla, diz empresário

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

Um dos melhores goleiros do Campeonato Brasileiro e ídolo da torcida do Flamengo, Bruno ainda não sabe se continuará na Gávea em 2008, para a disputa da Copa Libertadores da América. Segundo o empresário Eduardo Uram, responsável pela carreira do arqueiro, tudo vai depender das propostas que o fundo de investimentos que detém os direitos sobre o atleta (MSI) vai receber.

Permanência do goleiro Bruno na equipe do Flamengo em 2008 está ameaçada\ LEIA MAIS SOBRE O FLAMENGO\ "O Flamengo fez uma proposta para adquirir os direitos federativos e econômicos do Bruno. A idéia é que ele assine um contrato de quatro anos. Mas é natural que os investidores queiram o retorno no investimento que fizeram. Quem vai sensabilizar os investidores será o mercado", explicou Uran, em entrevista à Rádio Brasil.\

O empresário disse que espera que a situação esteja resolvida ainda em dezembro.

"Isso tudo causa uma ansiedade muito grande no jogador. Ele não sabe onde a família vai morar, onde a filha vai estudar. Prometi a ele que até o Natal estará tudo resolvido, para que ele tenha tranqüilidade no início do próximo ano", completou.

Meia do Flamengo festeja convocação para Seleção Olímpica

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O meia Toró, do Flamengo, foi um dos 22 relacionados pelo treinador Dunga para a Seleção Olímpica, nesta segunda-feira. A equipe fará um amistoso no próximo dia 9 contra um combinado dos melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, no estádio João Havalenge, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

O jogador festejou a convocação, lembrando as pessoas que o ajudaram em sua ainda curta carreira, com destaque para o treinador Joel Santana, que o efetivou na equipe na arrancada rubro-negra que terminou com a classificação à Copa Libertadores de 2008.

"Sempre tive todo o carinho dos familiares nesta minha trajetória desde meus primeiros passos com a bola. Agradeço a eles, em primeiro lugar. Para completar, tenho no Flamengo um grupo que considero minha família também, inclusive com um treinador que me dá muita força. Esta convocação eu também devo muito ao Joel. É um dia especial e espero retribuir a confiança do Dunga em meu futebol", afirmou, por intermédio de sua assessoria de imprensa.

Técnico do Fla cobra presença de Renato Augusto na Seleção Olímpica

DO UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O técnico Dunga convocou, nesta segunda-feira, a Seleção Olímpica que enfrentará a seleção do Campeonato Brasileiro em jogo comemorativo, dia 9 de dezembro, no Engenhão. Do Flamengo, apenas o volante Toró foi lembrado. No entanto, o técnico rubro-negro Joel Santana criticou a não convocação do meia Renato Augusto, maior revelação do clube da Gávea no último ano.

"Sem querer puxar para o nosso lado, mas ele tinha de ser lembrado. É um jogador diferenciado e que pode, de repente, mudar o rumo de uma partida", afirmou o comandante, em entrevista ao programa Arena, do canal SporTV.

Joel relembrou ainda a comparação que fez há cerca de duas semanas entre Renato Augusto e Edmundo. "Eu falei isso e fui mal interpretado. Me referi ao inicio de carreira dos dois. E eles apresentam características muito semelhantes. Além da técnica, têm muita força e vigor", explicou o técnico.

Após ficar fora de combate por quase dois meses, em função de lesão na coxa direita, Renato Augusto voltou a atuar no fim de outubro. Aos poucos, recuperou seu lugar entre os titulares do Flamengo e acabou barrando Maxi Biancucchi na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, no ultimo dia 11, no Maracanã. Domingo, no mesmo estádio, o meia foi decisivo no triunfo por 2 a 0 sobre o Atlético-PR. Ele anotou o primeiro gol e ainda deu o passe para o segundo, de Juan.

GloboEsporte

Fla ensaia parceria com Corinthians

Kléber Leite não fala sobre os detalhes, mas elogia o presidente do clube paulista

Eduardo Peixoto

Kléber Leite, dirigente do Flamengo

Os dois clubes mais populares do país podem se unir em 2008. As diretorias de Flamengo e Corinthians têm conversado constantemente para encampar um grande projeto de marketing no próximo ano.

O vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, não quer entrar em detalhes porque o time paulista ainda tem jogos decisivos para confirmar sua permanência na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

- Conversei com o (presidente do Corinthians) Andrés Sanches e vamos unir Flamengo e Corinthians ano que vem.

Será algo muito positivo, uma idéia que tenho desde que me fui presidente do Flamengo, em 1995 - afirma Kléber.

O dirigente rubro-negro aproveitou para dizer que torcer pela permanência do Alvinegro paulista na elite:

- Seria uma aberração o Corinthians na Segunda Divisão. Não torceria jamais para isso acontecer.

Colace fica até julho na Gávea

Jogador vai à Argentina para renovar visto de trabalho e joga contra o Náutico

Eduardo Peixoto

Colace no treino do Flamengo, na Gávea

Nos registros da CBF, o contrato de Colace termina no próximo dia 30 de novembro. Mas engana-se quem pensa que ele está fora do Flamengo. O volante foi à Argentina na terça-feira para renovar seu visto de trabalho por mais três meses.

O Flamengo recebeu um fax do Estudiantes confirmando o empréstimo do jogador até julho. Desta forma, o novo contrato, que já estava pronto, será registrado na CBF.

Contratado no fim de agosto, Colace ainda não jogou 90 minutos pelo Flamengo. Ele entrou nos minutos finais de algumas partidas, exceto no clássico contra o Vasco. Entretanto, apesar de entrar aos 11 minutos, foi expulso pouco depois e perdeu pontos com Joel Santana. Com a suspensão de Jaílton, o jogo contra o Náutico, no próximo domingo, pode ser a primeira chance efetiva dele no Rubro-Negro.

Joel comemora em show de Diogo Nogueira

Muito assediado pelos torcedores rubro-negros, treinador afirma que quer ficar no clube\ Thiago Dias\ Depois da conquista de um lugar na Taça Libertadores 2008, Joel Santana aproveita para relaxar. Nesta terça-feira, o técnico do Flamengo foi ao show do sambista Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, que lança seu primeiro CD/DVD (“Diogo Nogueira ao vivo”) no Canecão, no Rio. Além de ouvir boa música, o comandante do Fla aproveitou a noite com champanhe. Outro rubro-negro no evento foi o goleiro reserva Diego.\

Durante o espetáculo, muitos torcedores rubro-negros pediram autógrafos e tiraram fotos com Joel, que repetia o tempo todo que sua permanência no clube poderá ser um presente de Natal. Mas, sua situação só será definida mesmo nesta quarta em uma reunião com a diretoria do clube.

Nessa segunda-feira, você viu no Globoesporte.com que Diogo Nogueira preparou uma nova versão do "Samba Rubro-Negro, feito por Wilson Baptista e Jorge de Castro, nos anos 50, e repaginado por seu pai, em 1979 (assista ao vídeo acima).

Reunião nesta quarta decide destino de Joel

Treinador tem propostas do exterior, mas Flamengo deseja mantê-lo para o ano que vem

Eduardo Peixoto

Joel Santana curte a classificação no Rio

Joel Santana avisou que tem propostas do exterior, mas fica no Flamengo se o clube cobrir as ofertas. As declarações do treinador pegaram o vice-presidente de futebol Kléber Leite de surpresa. O dirigente desconhecia qualquer convite ao técnico.

- Joel nunca me disse nada. Ele sabe quais são as possibilidades do Flamengo - diz.

Em 2005, assim que livrou o Fla do rebaixamento, Joel avisou que iria para o Japão dirigir o Vegalta Sendai. Depois de classificar o Rubro-Negro para a Libertadores, ele pode seguir o rumo do futebol europeu. Porém, para evitar desencontros, Kléber Leite agendou uma reunião para esta quarta-feira.

- Vai ser um papo rápido. Vamos tentar mantê-lo de todas as formas, mas se não for possível, tudo bem - diz o dirigente.

Nesta terça-feira, Joel Santana ficou em São Paulo para participar do programa "Arena SporTV" e por esse motivo não foi à Gávea.

Sem Joel, elenco treina na Gávea

Treinador fica em São Paulo para participar do "Arena SporTV". Jogadores tiram foto oficial

Eduardo Peixoto

O elenco do Flamengo se reapresentou na tarde desta terça-feira, na Gávea. Ainda contagiados pela conquista da vaga na Taça Libertadores, os jogadores fizeram uma animada ciranda de bobo. A ausência foi o técnico Joel Santana.

Ele ficou em São Paulo para participar do programa "Arena SporTV" (assista ao vídeo). Antes de a atividade começar houve a foto dos títulos estaduais de todas as categorias. Jogadores do time infantil, juvenil, júnior e profissional se reuniram no gramado. Souza e Colace foram liberados para resolver problemas particulares.

Até quem não estava no Flamengo no início do ano participou casos, por exemplo, de Ibson, Fábio Luciano, Maxi e Cristian.

Fábio Luciano torce pelo 'fico' de Joel

Treinador ainda não resolveu sua situação com o Flamengo, mas capitão espera renovação

Fábio Luciano pede permanência de Joel

Um dos principais responsáveis pela ascensão do Flamengo no Campeonato Brasileiro, o zagueiro Fábio Luciano fez questão de manifestar o seu desejo na permanência do técnico Joel Santana para a próxima temporada, quando o clube disputará a Taça Libertadores.

O capitão rubro-negro admitiu que a presença do treinador foi um dos fatores que mais pesaram no momento em que decidiu renovar seu contrato até o fim de 2008.

- Não vou ficar feliz se o Joel for embora. Muito da minha renovação foi por conta dele. Quero trabalhar com ele no ano que vem - afirma.

A diretoria do Flamengo já garantiu que pretende manter o treinador no próximo ano. Entretanto, Joel é reticente ao falar sobre o assunto. Ele garantiu que tem três propostas tentadoras e espera decidir seu futuro até o dia 10 de dezembro.

Para a Libertadores, o zagueiro prevê muita dificuldade para o Rubro-Negro. Ele acredita que a manutenção de grande parte do elenco atual pode fazer a diferença a favor do Flamengo:

- Quem quiser renovar, a diretoria tem a obrigação de aceitar. Teremos uma Libertadores complicada

Rômulo antecipa volta para fevereiro

Volante do Flamengo diz que recuperação no joelho direito superou as expectativas

Eduardo Peixoto

Rômulo já livrou-se das muletas

A princípio, Rômulo ficaria seis meses longe dos gramados por causa da lesão no joelho direito. Mas o diagnóstico inicial mudou. De acordo com o volante, a partir de janeiro ele fará a pré-temporada junto com o elenco do Flamengo e a volta aos campos deve acontecer no início de fevereiro.

- O tempo de recuperação caiu de seis para três meses - diz.

Mas para que o prazo seja cumprido, ele terá de abrir mão das férias. Dezembro será de muito trabalho.

- Nada de descanso. Vou ficar no Rio fazendo fisioterapia. Mas é claro que vale a pena - garante o gaúcho de Caxias do Sul.

Aos 20 anos, Rômulo foi titular do Flamengo durante 17 jogos, mas se machucou com gravidade no jogo contra o Vasco, dia 18 de outubro.

Lance

Fla pode fazer parceria com Corinthians

Kleber Leite anunciou possibilidade de projeto de marketing e futebol entre os dois clubes

Kleber Leite gostaria de juntar os clubes com maiores torcidas do Braisl (Crédito: Julio Cesar Guimarães)

O vice de futebol do Flamengo Kleber Leite anunciou nesta terça-feira uma idéia de um projeto em conjunto com o Corinthians. Não só do futebol, mas também na área de Marketing. O dirigente não quis se aprofundar no assunto, mas afirmou que a idéia é juntar forças entre os dois clubes com as maiores torcidas do Brasil.

- Temos grandes projetos juntos para 2008. Tive uma impressão muito boa do Andrés Sanchez (presidente do clube) e acho que o Corinthians está em boas mãoes. Existe a possibilidade de uma parceria nas áreas do futebol e Marketing. Isso é uma idéia antiga que tenho e que poderá entrar em prática - afirmou.

Kléber Leite ainda falou sobre a possibilidade de Roger continuar no Flamengo na próxima temporada. Sem querer falar muito, o dirigente voltou a elogiar o novo presidente corintiano e a falar sobre a possível parceria.

- Acho que chegamos a um final feliz. Mas não é hora de discutir isso pela situação do Corinthians no Brasileiro. Aliás, torço pela permanência na primeira divisão. Trata-se de um mega clube. A boa relação com o Andrés e essa possível parceria pode ajudar na permanência do Roger, mas não quero me aprofundar no assunto - disse.

Se realmente for fechada uma parceria na parte de futebol, existe a possibilidade de alguns jogadores sejam envolvidos em uma troca por Roger.

Fla se prepara para negociação por Bruno

Renovação de contrato com goleiro é prioridade no Rubro-Negro\ LANCEPRESS!\

O Flamengo já começou a se preparar para tentar manter Bruno na próxima temporada. O contrato do goleiro termina no final de dezembro, mas o vice de futebol Kleber Leite está confiante nas negociações para a renovação com os investidores que possuem os direitos econômicos de Bruno.

- É a nossa prioridade número um. Estamos montando uma engenharia para apresentar aos investidores visando a adquirir 50% de seus direitos econômicos. Existe ainda uma outra possibilidade. Dos dois caminhos, um dará certo. A chance de ele ficar é de mais de 50% - afirmou o confiante Kleber, que preferiu não entrar em detalhes.

Mas a negociação não é tão simples. Os investidores querem lucrar e não admitem emprestar Bruno novamente ao Flamengo sem custos.

Espetáculo no Maracanã é um risco, diz especialista

Superlotação de setores do Maior do Mundo poderia comprometer a segurança

Torcida do Flamengo lotou o Maracanã nos jogos pelo Brasileiro (Crédito: Gilvan de Souza)

Thiago Asmar RIO DE JANEIRO

O espetáculo dado pela torcida do Flamengo nas últimas partidas no Maracanã impressionou os jogadores e o técnico Joel Santana. Mas, por trás da festa, há o risco iminente de uma grande tragédia.

Domingo, o LANCE! flagrou uma situação costumeira em ocasiões de grandes públicos no Maracanã. Enquanto alguns setores tanto da arquibancada quanto das cadeiras especiais ficam vazios, outros encontram-se superlotados. E é este o problema, que, por sinal, não ocorre só no Maraca, mas também em outros estádios do Brasil.

Segundo o inglês John de Quidt, chefe executivo da Football Licensing Authority, órgão do governo da Inglaterra criado para garantir a segurança e o conforto nos estádios, a superlotação é o maior risco de tragédia em estádios.

Entre os responsáveis pelo combate aos hooligans e pela melhoria nos estádios ingleses, ele analisou as fotos enviadas pela reportagem do LANCE!, tiradas domingo, no Maracanã, e garantiu que muitos problemas podem acontecer:

- O maior problema é a superlotação. Além de gerar tumulto, pode causar graves acidentes. Um dos exemplos ocorreu na Guatemala, em 1996. O Estádio Mateo Flores ficou superlotado e uma correria resultou na morte de 82 pessoas.

De Quidt ainda afirmou que há diversas formas de combater o problema. Segundo ele, o fato de os brasileiros não respeitarem a numeração dos assentos não é desculpa para a superlotação de alguns setores dos estádios brasileiros.

- Em primeiro lugar, cada setor tem que ter as suas entradas específicas. Logo, o ingresso para outro setor será negado na roleta. Com relação às vias de acesso (escadas), é inaceitável que pessoas bloqueiem a passagem, até por conta de possíveis emergências. Tem de haver policiais no local para evitar o problema. Para evitar este problema, deve-se colocar à venda somente 90% dos ingressos para cada setor - completou.

O major Carlos Correa, do batalhão do Corpo de Bombeiros responsável pelo Maracanã, viu as fotos, mas não respondeu quantos torcedores havia no setor verde.

Joel: 'Senti a vaga depois de vencer o Sampa'

Técnico diz que vitória sobre o campeão pôs fim à insegurança do time\ LANCEPRESS!\

A vaga conquistada pelo Flamengo para a próxima a Libertadores, outrora motivo de chacota para muitas pessoas, começou a ser conquistada depois da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, segundo o técnico Joel Santana.

- Conquistamos uma vitória em um clássico e em um momento no qual estávamos inseguros em relação a nossa maneira de jogar. Fizemos um jogo aguerrido, em que nos mostramos disciplinadíssimos na questão da marcação, além disso, contamos com uma defesaça do Bruno, que é um goleiraço - exaltou, em declarações ao "Arena Sportv".

Com o objetivo de valorizar ainda mais o triunfo obtido sobre o atual bicampeão brasileiro, Joel citou alguns dos jogadores com quem trabalhou, além do momento físico apresentado pelo Tricolor Paulista, à época.

- Encaramos um São Paulo descansado, embalado por um momento bom. O time deles é muito bom, uma equipe que respeito muito e que conta com jogadores como Souza, Jorge Wágner e Aloísio - concluiu.

Fla perde no primeiro jogo da semifinal

Time rubro-negro esbarra na defesa do Petrópolis, que vence por 1 a 0

Com um gol de Régis a 11 minutos do fim do segundo tempo, o Petrópolis bateu o Flamengo por 1 a 0, nesta terça-feira, no ginásio da Rua Bariri, em Olaria, no jogo de ida das semifinais do Estadual de Futsal do Rio de Janeiro. O time serrano precisa apenas de um empate na partida da volta para avançar à decisão. O jogo está marcado para sexta-feira, às 21h, no Ginásio da UCP, em Petrópolis.

Poucas oportunidades de gol no primeiro tempo. As duas equipes optaram pela forte marcação em detrimento dos ataques. Os rubro-negros, que tinham o mando de quadra, assustaram com Panázio e Michel, enquanto Régis e Mancha eram os responsáveis pelas jogadas mais perigosas de Petrópolis.

Na etapa final, o ritmo da partida se mantinha inalterado. Até que Régis roubou a bola na quadra adversária e desferiu um chute preciso que não deu chances ao goleiro Breno: 1 a 0 Petrópolis.

O gol sofrido deixou a equipe rubro-negra nervosa. Os petropolitanos, por sua vez, aproveitavam ao máximo a posse de bola.

A 5min20s do fim, Michel quase empatou o jogo. O goleiro Douglas fez excelente defesa em um chute rasteiro. O técnico Cid Escarlate foi para o tudo ou nada, ao colocar o goleiro-linha. O Flamengo cresceu em produtividade, mas esbarrava na defesa bem postada do adversário.

Mesmo pressionando o adversário nos minutos finais, o Flamengo não teve forças para chegar ao empate. Michel desperdiçou a última oportunidade faltando apenas dez segundos.

Canto do Rio, de Niterói, e Teresópolis, se enfrentam pela outra semifinal da competição.

Léo Moura considera 2007 um bom ano

LANCEPRESS!

O lateral-direto do Flamengo Leonardo Moura considerou o ano de 2007 bom para o Clube da Gávea. Para o jogador, o mais importante é que em nenhum momento o time desistiu dos seus objetivos dentro das competições. Léo Moura, que foi considerado um dos melhores laterais do Campeonato Brasileiro, destacou além da vaga para a Libertadores outras conquistas do Flamengo.

radio l! - O balanço foi muito positivo. Além da vaga para a Libertadores, não podemos nos esquecer do Campeonato Carioca. Sem contar a união do grupo em todos os momentos - afirma. (Clique e ouça)

Depois de frisar a união dos jogadores, Leonardo Moura fez questão de exaltar o trabalho do técnico Joel Santana. Segundo ele, muita coisa mudou com a sua chegada.

radio l! - Ele foi muito importante. O seu esquema foi muito bem feito e assimilado pelos jogadores. Depois da chegada dele ficou tudo mais fácil - comenta

Léo Moura enaltece companheiros

LANCEPRESS!

O lateral-direito do Flamengo Leonardo Moura creditou o seu bom desempenho no Campeonato Brasileiro aos seus companheiros de clube. Para o jogador, que foi considerado um dos melhores laterais da competição nacional, nada seria alcançado se todos os jogadores não se esforçassem nas partidas e nos momentos mais difíceis.

Léo destacou ainda outros fatores que o levaram a essa boa fase.

radio l! - Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo. Se estou sendo elogiado é porque o meu trabalho está sendo reconhecido e exaltado. Tudo isso é fruto do meu trabalho - afirma.

Toró divide méritos no Fla após convocação

Apoiador ressalta que Joel e reforços foram essenciais para sua ascensão\ LANCEPRESS!\

Ao falar sobre sua primeira convocação para a Seleção, o meia Toró, do Flamengo, não teve dúvidas sobre a quem dedicar a conquista: o técnico Joel Santana. O jogador - que defenderá a equipe olímpica do Brasil no próxima dia 9, em amistoso contra a seleção do Brasileiro - destacou que a contratação do treinador foi fundamental para sua volta por cima, mas se lembrou também dos reforços do time ao longo da temporada.

radio l! - O Joel foi uma pessoa muito importante. Ele chegou com um esquema que os jogadores assimilaram bem, mesmo aqueles que estavam desacreditados. Isso fez com que o time crescesse na competição, assim como a chegada dos novos jogadores - lembrou o meio-campista.(Clique e ouça)

Toró assinou com o Flamengo em 2006, mas só ganhou espaço na equipe após Joel desembarcar na Gávea no meio deste ano. Em pouco tempo, o apoiador conquistou vaga cativa entre os titulares e passou a ser um dos principais articuladores do time.

Torcida do Fla é eleita como a heroína da vaga

Leitores do LANCENET! escolheram a Nação como grande protagonista

A maior torcida do Brasil é exaltada (Crédito: Gilvan de Souza)

Nem Papai Joel, nem Ibson, tampouco Fabio Luciano. A Nação Rubro-Negra foi eleita pelos leitores de LANCENET! como a grande heroína pela classificação do Flamengo para a próxima Copa Libertadores da América. A "camisa 12" do Flamengo arrebatou 51,2% (766 votos) de um total de 1496 votos. Joel Santana, que pegou o time na 19ª colocação (penúltima) e conseguiu levá-lo à principal competição da América do Sul, ficou com o segundo lugar (34,36%).

A pesquisa realizada no site do LANCE! foi colocada no ar poucas horas após a vitória por 2 a 0 sobre o Atlético Paranaense, ficando disponível para os torcedores até esta terça-feira.

Ibson, que fez sua reestréia com a camisa rubro-negra no mesmo jogo em que Joel - na derrota por 3 a 0 para o Santos, o 13º jogo do Fla na competição - foi o terceiro melhor colocado da pesquisa, com 133 votos (8,89%). Na seqüência, Fabio Luciano com 63 votos (4,21%). Souza, o artilheiro dos jogos decisivos, ficou com a lanterna, totalizando apenas 20 votos (1,34%).