Notícias

Clipp 28/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Emoção à flor da pele rubro-negra

Maracanã revive a paixão e a mística dos tempos do Flamengo de Zico e companhia

ESTRELA da noite, Zico, autor de belas jogadas, arrisca uma bicicleta em vão. Ao lado, observado por Renato Gaúcho, ele faz um carinho em Leonardo, autor do primeiro gol do Flamengo campeão brasileiro de 1987, que deslocou o goleiro Acácio após receber passe do próprio Zico

Batizada como "Jogo das Estrelas", a festa organizada por Zico em sua volta ao Maracanã tinha como objetivo primordial ajudar os menos favorecidos. Acabou sendo um grande presente de Natal atrasado aos 35. 510 torcedores que foram ao Maracanã e o transformaram numa autêntica celebração rubro-negra. Na vitória por 8 a 5 do Flamengo campeão brasileiro de 1987 sobre o time dos Amigos do Zico, não faltaram belas jogadas, principalmente do ex-craque, autor de dois gols, um deles driblando o marcador e tocando na saída do goleiro.

Com cânticos que empurraram o time atual ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro e a uma vaga na Libertadores, a torcida do Flamengo, maioria esmagadora entre os que prestigiaram a festa, foi a platéia de luxo para uma noite emocionante, na qual não faltaram ex-craques e grandes nomes do passado e do presente. Além de Zico, Júnior, Leandro, Aldair, Leonardo, Renato Gaúcho e Edu, também participaram jogadores em atividade como Adriano, Deco, Vágner Love, Carlos Alberto, Ibson e Leonardo Moura.

Assim que o Flamengo campeão brasileiro de 87 - com o desfalque de Bebeto, que não pôde comparecer por conta de compromissos particulares - e o time dos Amigos do Zico entraram em campo, o Maracanã, por alguns momentos, reviveu a mística e a paixão de uma época que deixou saudades. Das arquibancadas, adultos e crianças reproduziam o tema da vitória, cantavam que Zico era melhor do que Pelé e brincavam com Roberto Dinamite, eterno rival e por algumas vezes algoz rubro-negro.

- Está tudo muito bonito. Eu só tenho que agradecer as pessoas que ajudaram a fazer a festa - disse Zico, sempre muito assediado.

Lateral-esquerdo do time rubro-negro de 1987 e atual dirigente do Milan, Leonardo era um dos mais entusiasmados com a noite festiva:

- Talvez só o Flamengo consiga reunir isso. São mais de cem anos de história do Flamengo na figura de uma pessoa, o Zico, uma pessoa tão importante na minha carreira.

Uma das assistentes do juiz Wagner Tardelli, a bandeirinha Ana Paula Oliveira também não escondia a satisfação de poder participar da festa beneficente. E, como não poderia deixar de ser, exaltou Zico:

- O Maracanã é sempre magnífico. O Zico merece todos os elogios não somente pelo craque que foi, mas pela pessoa que é. Essa festa é uma prova disso. Ele precisa ser muito respeitado.

Torcida vibra com a dupla Zico-Obina

Zico deu uma prévia do espírito do jogo logo no primeiro minuto, quando tentou uma bicicleta após cruzamento de Renato Gaúcho. Amoroso abriu o placar para o adversário após receber passe de Marcelinho Carioca mas, logo em seguida, Leonardo empataria, após receber passe do dono da noite. Aos 20 minutos, Leandro deu lugar a Obina e a torcida pôde ver o maior ídolo do Flamengo de todos os tempos cansar de botar o atacante em condições de marcar.

Aos 41, Obina sofreu pênalti de Acácio e Zico bateu, fazendo o primeiro dos dois gols que marcou no Maracanã. Na etapa final, aos 28 minutos, Zico saiu para a entrada de seu irmão Edu. Àquela altura, a festa estava completa. Pelo Flamengo de 87, marcaram Zico (2), Leonardo, Leonardo Moura, Ibson, Obina e Adriano (2). Pelo time dos Amigos do Zico, Amoroso (2), Vágner Love, Felipe Adão e Thiago Coimbra.

Flamengo de 87: Zé Carlos (Fernando Henrique), Leandro (Obina), Aldair, Edinho (Júlio César) e Leonardo (Leonardo Moura); Andrade (Ibson), Aílton, Zinho (Júnior) e Zico (Edu); Flávio (Djalminha), Renato Gaúcho (Adriano). Amigos do Zico: Acácio (Cássio), Gabriel (Arce), Delacir (Felipe Adão), Gonçalves (Gamarra) e Mazinho (Rubens Júnior); Nakata (Deco), Marcelinho Carioca (Donizete), Raí (Carlos Alberto), Edmundo (Thiago Coimbra), Amoroso (Roberto) e Cláudio Adão (Vágner Love). Juiz: Wagner Tardelli.

Fla abre cofre e garante Rodrigo e Kleberson

Pai de Tardelli acende o otimismo quanto\ à vinda do atacante\

O Flamengo acertou ontem a permanência do apoiador Kleberson por cinco anos e do zagueiro Rodrigo por um ano. O rubro-negro pagou ao Besiktas, da Turquia, 1,2 milhão por Kleberson e 300 mil ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, por Rodrigo. Outro que também passa a ser prioridade é o apoiador Ibson, que pertence ao Porto e tem contrato até junho.

- Pagamos o Kleberson e o Rodrigo hoje (ontem) - anunciou o vice de futebol Kleber Leite. - Os dois são do Flamengo em definitivo.

Curiosamente, o clube começa a viver uma fase de reorganização financeira quando pipocam sangrias da Justiça do Trabalho que, segundo fontes não oficiais, somariam R$6 milhões. São dívidas trabalhistas que serão executadas em descontos nas rendas.

Caso Gavilán tem reviravolta e ele acerta com o clube

Enquanto briga na Justiça do Trabalho, o clube continua montando a engenharia financeira para seduzir Ronaldo, do Milan. E também se aproximou um pouco de Diego Tardelli. De um lado, o presidente Márcio Braga vem conversando com Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo. Do outro, o vice de futebol Kleber Leite iniciou contatos com o procurador do jogador, Giuliano Bertolucci, que está na Bahia.

- Sobre Ronaldo não temos novidades porque agora o trabalho é tocar o plano de conseguir parcerias que possam garantir a vinda do jogador. Quanto ao Tardelli ainda estamos no começo das negociações. Como não é muito fácil encontrar as pessoas nessa época, é bem provável que no começo do ano que vem haja algum avanço. Mas, pela reação do pai dele, que disse que gostaria de ver o filho jogando no Flamengo, acho que a gente tem boas chances de trazê-lo - disse Kleber.

Depois de ter sua contratação desaconselhada pelo médico José Luiz Runco, o volante paraguaio Gavilán aceitou assinar um contrato por produção, o popular contrato de risco, já que o Flamengo pode rescindí-lo se estiver insatisfeito. O jogador teria tendência sofrer de artrose nos joelhos.

Jornal dos Sports

Contrato de risco para Gavilán

Jogador é reprovado no exame médico, mas assina por um ano com o Flamengo

NATHAN DE LIMA E THIAGO BOKEL

Estava tudo certo e planejado: o cabeça-de-área Gavilán, de 27 anos, iria ser apresentado ontem como o quinto reforço do Flamengo para a Copa Libertadores do ano que vem. Mas, durante os exames médicos realizados de manhã, o jogador foi vetado pelo departamento médico. Porém, quando tudo se encaminhava para o fim do namoro entre o clube e o atleta paraguaio, o vice-presidente de futebol Kleber Leite resolveu o problema e apresentou uma proposta de risco para o jogador, que a aceitou de imediato.

Mesmo após o site oficial do clube já ter dado como cancelada a contratação do jogador, a diretoria do Flamengo, representada por Isaías Tinoco e o médico José Luiz Runco, se reuniu com o jogador no Hotel Windsor, na Barra, para resolver enfim se o atleta paraguaio iria ou não jogar pelo clube na próxima temporada, mesmo ele tendo apresentado um problema sério no joelho.

A proposta do clube foi simples. O jogador passa a ganhar por sua produtividade e tem no contrato uma cláusula que permitiria que o Flamengo o rescinda a hora que quiser, sem ter que pagar nenhuma multa por isso. Gavilán será apresentado oficialmente pelo Flamengo no próximo dia 3.

A avaliação clínica, que quase afastou o paraguaio do Rubro-Negro, foi apenas um exame de rotina, realizado toda vez que um novo jogador chega ao clube. Gavilán passou por exames radiológicos comuns, que apresentaram um tipo de lesão, mas o departamento médico do clube não quis dar explicações. "Foi apenas um problema de ordem médica que prefiro não comentar. É segredo. O departamento médico apresentou os resultados a nossa diretoria", disse José Luiz Runco, médico do clube.

Gavilán, que além da seleção paraguaia e times do exterior já jogou no Grêmio e no Internacional, é a quinta contratação do Flamengo para a temporada de 2008, já que o clube já trouxe o apoiador Marcinho, repatriou Kleberson e Jonatas.

Renato Abreu\ A quantidade de volantes no clube impressiona e agora, a diretoria volta todas suas atenções para o ataque e para um apoiador canhoto, que pode ser Renato Abreu, que já declarou por diversas vezes que tem interesse em retornar ao clube. Renato tem contrato com o Al Nasr até maio de 2008 e, para contratá-lo, o Flam teria que pagar US$ 300 mil.\

Amor pelo grande ídolo

O eterno craque Zico atrai torcedores do Flamengo, CFZ e até da italiana Udinese

Bernardo Peirão e Thiago Bokel

O amor por um ídolo é capaz de transformar a vida de várias pessoas. Como não poderia ser diferente, Zico está neste seleto grupo de pessoas que são referências para outras. A prova viva disso são três fãs, que, por motivos diferentes, sempre amaram o camisa 10 rubro-negro e tiveram o Galinho como mestre. Marcos Machado, Renato Fornasiero e Pedro Lins vibraram com a vitória do Flamengo de 1987, liderado pelo Galinho, por 8 a 5 sobre os Amigos do Zico e mostraram seu amor pelo grande ídolo rubro-negro.

O jornalista Marcos Machado deixou de torcer para o Flamengo e passou a acompanhar o CFZ. Já Renato chegou a participar de uma passeata em 1983, para manter Udine, cidade da Udinese,  onde Zico atuou na oportunidade, no território italiano, já que a cidade corria o risco de ser anexada à Áustria.

Segundo Renato, o amor por Zico é tão grande que onde o Galinho for ele vai atrás. "Já fui para o Japão, Itália e Turquia atrás dele", revelou.

Presentes na festa de ontem, no Maracanã, os amantes do grande futebol de Zico foram ao estádio para tentar resgatar e matar a saudade do futebol-arte e reviver um pouco da paixão que aquele Flamengo despertava.

De um lado, o time do Fla de 1987, do outro,  o time de Amigos do Galinho, com presenças de Gonçalves, Edmundo, Amoroso e outros.

Logo no começo do jogo, o time dos Amigos do Zico abriu o placar, com Amoroso. Porém, aos 16, Zico deu um belo passe para Leonardo empatar. Zico infernizava a defesa adversária. Aos 20, Leandro saiu ovaionado para a entrada de Obina. O atacante passou a fazer boas jogadas com Zico, Renato Gaúcho e Zinho.  Aos 40, Zinho lançou o Anjo Negro, que driblou o goleiro Acácio e sofreu pênalti. Zico bateu e fez.

Depois do gol, o dono da festa foi festejado por todos.Mas quando parecia que o primeiro tempo iria acabar com a vitória do Fla, Raí deu belo passe para Amoroso pegar de voleio e empatar o jogo. Golaço!

As personalidades presentes em campo vibraram.

"É um jogo bonito, com bonitas jogadas", disse o mestre Zico.

Já o artilheiro Obina encheu a bola de seu ídolo.  "Estou realizando um sonho de jogar ao lado do Zico."

No segundo tempo, o show de gols foi ainda maior. Thiago Coimbra seguiu o exemplo do pai e marcou o terceiro gol dos Amigos do Zico, também de pênalti. Mas Leonardo Moura empatou para o Fla de 87. Depois, Zico recebeu belo passe de Obina e virou a partida com um golaço.

A partir daí, o time do Galinho dominou o jogo. Adriano (2), Íbson e Obina fizeram para o Fla de 87. Vágner Love e Felipe Adão descontaram. Os apaixonados fãs de Zico viram um espetáculo protagonizado pelo eterno camisa 10 rubro-negro.

‘Gol de barriga’ ainda aperta o coração do Fla

Alguns heróis do título brasileiro de 1987 não foram tratados de uma maneira muito digna pela torcida do Flamengo ontem, no Maracanã.  Aílton e Renato Gaúcho  foram vaiados pelos rubro-negros.

Os torcedores do Flamengo parecem ainda que ainda têm pesadelos com o último jogo do Campeonato Carioca de 1995. Aílton e Renato Gaúcho foram os protagonistas do gol que deu o título ao Flu, sobre o Flamengo, que comemorava o seu centenário.

Aos 41 minutos do segundo tempo, o meio-campo Aílton fez uma grande jogada, driblou Charles Guerreiro por duas vezes e chutou. Renato Gaúcho colocou a barriga na bola e marcou o gol tricolor, que venceu por 3 a 2 e quebrou um jejum de nove anos sem conquistas. O placar mostrou o nome de Aílton como o autor do gol do título, mas todos descobriram que o gol  tinha sido de Renato.

Diego Tardelli quer jogar com Ronaldo

A vinda de Ronaldo para a Gávea é complicada, mas o Fenômeno pode vestir a camisa do Flamengo

O tão sonhado reforço para o ataque do Flamengo, que irá formar dupla com Souza no ano que vem, ainda não acertou. A diretoria está voltada em duas frentes de negociação, uma que deverá ser sacramentada nos próximos dias e outra que não tem previsão de desfecho: Ronaldo Fenômeno e Diego Tardelli. Este, admitiu ontem, em entrevista à "Rádio Brasil" que tem interesse em jogar pelo Rubro-Negro, mas também reiterou que o seu desejo é permanecer no São Paulo. O jogador também se mostrou animado em poder jogar ao lado de Ronaldo.

"Minha preferência é ficar no São Paulo, mas não sei se o Muricy Ramalho vai me aproveitar. Vejo a negociação com o Flamengo como uma ótima oportunidade de mostrar meu trabalho. Estou de férias aqui em Santa Catarina, mas estou aguardando. É sempre bom respirar novos ares. Eu amadureci muito e estou com a cabeça no lugar agora. O Flamengo é uma grande equipe e disputará a Libertadores do ano que vem, assim como o São Paulo e eu gostaria muito de participar desta competição e quem sabe conseguir uma vaga na Seleção Olímpica. Seria um sonho jogar ao lado do Ronaldo. Ainda não estou acertado com o Flamengo, mas isso poderá ser decidido no início da próxima semana", adiantou o atacante Diego Tardelli.

O vice-presidente de futebol do clube, Kleber Leite, preferiu desconversar sobre o andamento das negociações para contratar Diego Tardelli, mas o São Paulo já avisou que não pretende emprestar o jogador. Para contornar essa situação, o Flamengo está correndo atrás de um investidor que possa bancar este projeto. A idéia é anunciar o atacante antes do final deste ano.

Já sobre a situação de Ronaldo, o dirigente rubro-negro terá muito trabalho para conseguir convencer o Conselho Deliberativo do clube de que trazer o jogador pode ser um negócio rentável para o Fla. Alguns membros do Conselho já se mostraram contrários à vinda do artilheiro da Copa do Mundo de 2002. "Não falarei sobre isso agora e nem depois. O que menos precisamos neste momento é falar sobre esta negociação. Quanto surgirem novidades, todos saberão", prometeu Kleber Leite, que continua adotando a política de só adiantar os detalhes das negociações quando os jogadores já estão 100% garantidos no clube.

Zico brilha em jogo beneficente

Úrsula Nery

Jogadores de hoje e de ontem participaram da festa

Em um jogo marcado pela grande quantidade de gols, foram 13 no total, o time do Flamengo, onde jogadores de várias gerações representaram o rubro-negro, venceu a equipe composta pelos Amigos do Zico por 8 a 5. Os gols foram marcados por Zico (2), Adriano (2), Leonardo, Léo Moura, Ibson e Obina para o time do Flamengo. Amoroso (2), Thiago Coimbra, Felipe Adão e Vagner Love descontaram para o time dos amigos do Galinho.

A grande atração da noite foi a presença do craque Zico, que foi muito ovacionado pela torcida rubro-negra que compareceu em grande número. Mais de 40 mil pessoas pagaram ingresso para ver os grandes craques do passado em ação, toda a renda do evento foi convertida para instituições de caridade.

O comandante rubro-negro

Campeão estadual, o armador Hélio treina forte para fazer bonito no Nacional de Basquete

Rafael Oliveira

O armador Helio, com muita velocidade, comandou o Flamengo na conquista do Estadual de 2007

O armador Hélio, do Flamengo, tem motivos de sobra para comemorar neste fim de ano. No Estadual, ele saiu do banco de reservas para se tornar o herói da decisão. Na Liga das Américas, mesmo com a eliminação precoce do time, foi elogiado por suas atuações.

Para 2008, sonha alto: quer ser campeão brasileiro pelo rubro-negro.

"Acredito que o Flamengo pode ser campeão. Junto com a do Brasília, nossa equipe é a melhor do campeonato", contou o jogador, que considera seu momento atual um dos melhores de sua carreira.

Há 11 anos no basquete, Hélio começou nas categorias de base do Tijuca. Em 2000, teve sua primeira passagem pelo Uberlândia (MG), onde estreou no adulto. Até chegar ao Flamengo passou por Botafogo, Londrina (PR), Paulistano (SP) e, mais uma vez, a equipe do triângulo mineiro.

"O ano de 2003 foi especial. Estava no Londrina e disputei meu primeiro Nacional. Nosso time era cotado para terminar nas últimas posições mas surpreendemos e ficamos em quinto. Foi uma época muito legal, mas nada que se compare a hoje em dia. Já sabia que jogar na Gávea era diferente, mas não imaginava que chegaria a essa proporção", afirmou.

Brilhante\ O feito de Hélio se torna maior diante do fato de que o jogador brilha em uma posição onde a concorrência é grande. Além dele, o clube conta com os armadores Fred, titular da equipe, e Duda, que veio do Brasília, atual campeão brasileiro. Isso sem falar do ala Marcelinho, maior nome do grupo, que também exerce a função de carregar a bola.\

"É uma disputa muito saudável. Todos querem jogar. Logo, estamos sempre buscando evoluir tecnicamente".

Flamenguista, o atleta diz estar satisfeito por se destacar em seu clube de coração, mas deixa claro que suas ambições vão mais longe. "Gostaria muito de um dia jogar fora do país e, quem sabe, vestir a camisa da Seleção".

Luiz Augusto Veloso

Planeta Esporte

O ano em revista

Luiz Augusto Veloso laveloso@jsports.com.br

O ano chega ao fim sem que o esporte esteja efervescente. Todos os fatos importantes já aconteceram: os títulos, os recordes, as grandes vitórias, as derrotas históricas. Nestes últimos dias as manchetes são direcionadas para as especulações de contratações, momento em que a mídia se expõe, mostrando mais às claras a responsabilidade com que encara a notícia ou a perspectiva da notícia.\ Dois mil e sete foi o ano do São Paulo pela maneira como conquistou o título de campeão brasileiro. Mas, foi acima de tudo, o ano da débâcle corinthiana, com a queda irremediável para a segunda divisão do futebol brasileiro. Também foi o ano em que o Brasil provou que é capaz de organizar eventos decentes de nível mundial como o Pan do Rio.\

Para o futebol do Rio, não dá para negar que este ano foi rubro-negro. Pelo título carioca do primeiro semestre e pela arrancada irresistível e consagradora no Campeonato Brasileiro que o recolocou na Copa Libertadores ao lado do Fluminense com sua inédita Copa do Brasil.

Como episódios a lamentar estão a renúncia do presidente do Corinthians e a desabonadora, inexplicável e patética novela do doping da nadadora Rebeca Gusmão.

\ O projeto da contratação de Ronaldo pelo Flamengo pode ser tão viável quanto foi o da contratação de Romário em 1995. Mas, pelo que apareceu até agora, trata-se, por enquanto, de uma inacreditável jogada de marketing de alcance internacional. Até agora, faço questão de reforçar.\

É provável um encontro nos próximos dias entre o vice-presidente rubro negro Kleber Leite com o vice-presidente milanista Adriano Galliani, que adotou um apartamento no Leblon como sua segunda residência. Aí sim uma negociação poderá ter início.

\ O Vasco está encarando com seriedade a participação no quadrangular internacional  de janeiro de 2008, em Dubai, nos Emirados Árabes contra o Hamburgo, a seleção local e seleção chinesa. O clube está produzindo especialmente para este evento uma revista com versão em inglês para contar a sua história.\

O Dia

O novo rei do futebol

Torcida delira, endeusa o Galinho e canta: “Éééé... o Zico é Melhor que o Pelé”

Rio - “Éééé...o Zico é Melhor que Pelé!” Rei,, rei, rei...o Zico é nosso rei!” Os grito que ecoaram das arquibancadas do Maracanã pelo público de mais de 35 mil pessoas que acompanhou o show do Galinho de Quintino em campo, no Jogos das Estrelas, ontem à noite, resumiu bem a emoção da nação rubro-negra em rever o maior craque da história do Flamengo exibir toda a sua arte com a bola nos pés.

Passes de efeito, jogadas empolgantes e, é claro, dois gols, sendo um espetacular no qual deixou o zagueiro sentado, e um de pênalti, onde mostrou toda a sua técnica para deslocar o goleiro adversário, foram alguns dos lances do eterno camisa 10 da Gávea, que tornaram a festa ainda mais nostálgica.

Até mesmo uma das estrelas e o xodó do elenco rubro-negro, o atacante Obina, estava emocionado com a chance de jogar ao lado do ídolo eterno do Flamengo. “Consegui dar um passe e ainda sofri o pênalti para o Zico marcar um gol”, afirmou Obina, que também balançou a rede após entrar no lugar do ex-lateral Leandro. Ele parecia mais gordo que o velho ídolo. Zico retribuiu o carinho e elogiou o xodó rubro-negro. “Foi ótimo tabelar com ele. Deu saudades de jogar no Maracanã”.

O placar do jogo? Foi 8 a 5 para o Flamengo, mas pouco importou para os torcedores, que, além de Zico, puderam curtir a arte de várias estrelas do futebol mundial atual, como Adriano, Deco, Carlos Alberto, Edmundo, Amoroso e o japonês Nakata, entre outros. Além de velhos ídolos do passado, como Leonardo, Renato Gaúcho, Júnior, Edinho, Raí e Aldair.

Renato ‘dá em cima’ de Ana Paula

Além da arte do futebol e do show de Zico, o Jogo das Estrelas foi marcado por lances curiosos e de muita tietagem entre os ídolos. Antes da partida, o técnico Renato Gaúcho, que tem fama de ‘pegador’ e de bonitão, não perdeu tempo e foi logo ‘dar em cima’ da bandeirinha, a musa Ana Paula Oliveira, que esbanjou beleza na lateral do campo. O treinador chegou a ‘passar uma cantada’ e até tirou uma foto com a auxiliar de arbitragem.

Mas nem com todo seu esplendor, Ana Paula não escapou das vaias e hostilidades da torcida, ao marcar lances duvidosos de impedimento do Flamengo e, principalmente, de Zico. Já o ex-jogador e dirigente do Milan, Leonardo, que marcou um gol após lindo passe do Galinho, elogiou o espírito da festa e a torcida do Flamengo, que deu novamente um show nas arquibancadas, como no Brasileirão ,e gritou pelo futuro ídolo Ronaldo. Mas o ex-lateral tirou o doce da boca do rubro-negro, que ainda sonha em ter o Fenômeno no Flamengo já no Estadual de 2008. “Ele não vai sair do Milan. Mas um dia o Ronaldo vai jogar no Flamengo”, disse Leonardo.

Fla: Reviravolta no caso Gavilán

Cabeça de área é cortado pela manhã. À noite, aceita fazer contrato de risco e fica

Rio - Ontem, horas antes de ser apresentado como reforço do Flamengo, Gavilán foi vetado pelo departamento médico do clube. À noite, reviravolta no caso. O jogador aceitou fazer um contrato de risco e vai ficar na Gávea para a temporada 2008. O cabeça de área paraguaio se apresenta dia 3 de janeiro ao clube. Pelo acordo, ficou estabelecido que o contrato será suspenso a qualquer momento caso o jogador apresente problema médico.

José Luiz Runco, responsável pela avaliação clínica e pelos exames radiológicos do paraguaio, alegou segredo médico para não comentar o veto ao jogador. O médico Bruno Bolzoni, que trabalhou com o volante durante a temporada no Grêmio, disse que ele não teve nenhuma lesão grave que justificasse tal veto.

Bolzoni disse ter ficado surpreso com o veto. “Ele atuou normalmente e teve apenas lesões corriqueiras, nada mais sério. Fui surpreendido e acho que os médicos do Flamengo devem esclarecer o que houve”, afirmou o médico do Grêmio, em entrevista à Rádio Tupi.

Ao contrário de outros casos de jogadores vetados pelo departamento médico com problemas de lesões, em que o resultado do laudo sempre é divulgado, Runco não quis revelar qual teria sido o diagnóstico.

O médico do Flamengo limitou-se a dizer que preferia não comentar, pois é segredo médico. Ele comunicou o problema e desaconselhou a contratação. Na Gávea, os comentários são de que Gavilán teria um problema sério no joelho direito.

Milan enquadra Ronaldo

Os dirigentes do Milan exigem que Ronaldo se reapresente na Itália no dia 3 de janeiro, mas Kléber Leite segue sonhando com a contratação do Fenômeno. Além do dirigente, Diego Tardelli, que foi sondado pelo Rubro-Negro mas ainda não chegou a um acerto, já fala até em uma possível dupla com o jogador.

“É um sonho jogar ao lado do Ronaldo. Ainda não estou acertado com o Flamengo, mas isso poderá ser decidido no início da próxima semana. É sempre bom respirar novos ares. O Flamengo é uma grande equipe do futebol brasileiro”, afirmou Diego Tardelli.

Mas o sonho deve ser adiado. Ronaldo, que passará o Ano Novo em Angra dos Reis, recebeu comunicado dos dirigentes do Milan exigindo que ele se reapresente no dia 3. O atacante tem feito fisioterapia duas vezes por dia para se recuperar de contratura na panturrilha.

PREJUÍZO

Mesmo com a ordem vinda da Itália, Kléber Leite segue trabalhando para tentar fazer com que a negociação avance. Caso deixe o Milan, Ronaldo perderia automaticamente dois contratos milionários, com as empresas Audi e Tim, conforme previsto em contrato. A previsão é que, sem acerto com o Flamengo, o Fenômeno retorne para a Itália no dia 2 e negocie sua vinda para o Fla no meio do ano.

Gazeta Esportiva

Flamengo resolve arriscar e acerta de novo com Gavilán

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de anunciar a contratação do volante paraguaio Gavilán e de desistir de levá-lo à Gávea após a realização dos exames médicos de rotina, a direção do Flamengo mudou de idéia novamente e resolveu arriscar.\ No final da noite de quinta-feira, depois de uma reunião realizada no hotel Windson entre o médico do clube, José Luiz Runco, o supervisor Isaías Tinoco, Gavilán e seu procurador, Régis Marques, ficou acertada a permanência do jogador no rubro-negro pelo período de um ano.\

O contrato do paraguaio, no entanto, não será convencional. Gavilán ficará na Gávea com um contrato de risco, que pode ser rescindido a qualquer momento sem ônus para o clube. Com o acerto, Gavilán será apresentado oficialmente pelo Flamengo na reapresentação de todo o elenco, dia 3 de janeiro.

A chegada de Gavilán concretiza o quinto reforço do Flamengo para 2008. Antes do paraguaio, o clube da Gávea já havia acertado com os volantes Kléberson, ex-Besikitas, e Jônatas, ex-Espanyol, o zagueiro Rodrigo, ex-Dínamo de Kiev, e o apoiador Marcinho, ex-Atlético-MG.

Comandado por Zico e Adriano, Fla de 87 goleia 'Amigos do Zico'

Rio de Janeiro (RJ) - Em amistoso organizado por Zico nesta quinta-feira no Maracanã, o time que representou o Flamengo campeão brasileiro em 1987 precisou da ajuda de atletas em atividade no segundo tempo para golear por 8 a 5 uma equipe formada por veteranos e jogadores com a carreira em curso, chamada de “Amigos do Zico”. Os flamenguistas contaram com dois gols de Zico e Adriano, novo atacante do São Paulo.\ O ritmo do jogo foi típico de partidas comemorativas, e contou com a presença oficial de pouco mais de 35 mil espectadores, apesar de mais de 43 mil ingressos terem sido vendidos. E quem compareceu ao Maracanã pôde assistir a um Flamengo que só teve a ausência do atacante Bebeto e do lateral-direito Jorginho para repetir o time que triunfou há 20 anos.\

Quem abriu o placar, no entanto, foram os Amigos do Zico, e com a jogada de dois atletas que ainda não se aposentaram dos campos. Aos cinco minutos, Amoroso tabelou com Marcelinho Carioca e completou na saída do goleiro Zé Carlos.

Aos 16 minutos, porém, a “velha guarda” rubro-negra apareceu para empatar. Adílio fez bela jogada e encontrou Zico na grande área. E o camisa 10 deu um lindo toque para Leonardo, livre, tocar no canto esquerdo de Acácio e empatar o amistoso.

O jogo continuou em ritmo mais lento, com algumas chances desperdiçadas. A rede só voltou a balançar aos 40 minutos, quando Zinho lançou Obina, que entrou no lugar do ex-zagueiro/lateral no Flamengo de 87. O atacante cortou Acácio e foi derrubado pelo goleiro. Pênalti, bem convertido por Zico, o dono da festa.

Quatro minutos depois, um golaço de Amoroso igualou o placar. Raí fez ótimo cruzamento pela direita e o ex-atacante corintiano e são-paulino emendou com um belo voleio.

Na volta do intervalo, muitos jogadores em atividade ganharam chance. E aos sete minutos os Amigos do Zico viraram com um pênalti sofrido pelo “pantera” Donizete. Se no primeiro tempo Zico desempatou em cobrança de pênalti, desta vez o seu filho, Thiago Coimbra, balançou as redes.

A partir daí, os flamenguistas, que já contavam com Adriano, novo reforço do São Paulo, deslancharam. Aos 14 minutos, veio o empate que teve inicio com boa jogada do Imperador, que limpou os marcadores e achou Ibson. Mesmo caído, o meia se recuperou e tocou para Obina, Na tentativa de devolver para o companheiro rubro-negro, o atacante teve a bola de volta aos pés em rebatida de zaga e cruzou na medida para outro atual flamenguista marcar: o lateral-direito Leonardo Moura.

Dois minutos depois, Zico desempatou com categoria. A zaga afastou cruzamento e deixou a bola no pé de Obina. O centroavante tocou para o camisa 10, que deixou a marcação para trás dentro da pequena área e bateu de pé trocado para o fundo das redes.

Depois disso, Adriano perdeu duas grandes chances sozinho, de frente para o goleiro. Mas se redimiu aos 21 minutos, quando deixou Ibson livre para enganar Cássio e aumentar o placar. Aos 23 minutos, foi a vez de Obina marcar, em cabeça certeira depois de bom cruzamento do ex-lateral-esquerdo do Flamengo Júlio César.

Aos 29 minutos, os rubro-negros já não tinham Zico, substituído pelo seu irmão Edu. Contudo, tinham Adraino. O Imperador fez o seu primeiro gol no duelo de perna esquerda graças a Ibson, que apareceu na direita e encontrou o Imperador na pequena área.

No minuto seguinte, Felipe Adão aproveitou vacilo da zaga flamenguista e bateu na saída de Fernando Henrique para diminuir o placar. E aos 36 minutos Vagner Love diminui a diferença com um belo gol: recebeu, deixou a marcação no chão e tocou no canto.

Aos 43 minutos, no entanto, Adriano fez o seu segundo gol, novamente com a perna esquerda, que recebeu livre de Leonardo Moura e fechou a goleada.

Tardelli sonha fazer dupla com Ronaldo na Gávea\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Apesar de ter deixado claro que sua prioridade para 2008 é permanecer no São Paulo e disputar a Libertadores da América pelo clube do Morumbi, o atacante Diego Tardelli já se mostra seduzido com a possibilidade de disputar o torneio continental por outro grande clube brasileiro: o Flamengo.\ Em entrevista para a Rádio Brasil, o jogador, que passa suas férias em Santa Catarina, afirmou que seria uma grande honra vestir a camisa rubro-negra e revelou um sonho: formar dupla com Ronaldo 'Fenômeno', outro atacante na mira dos cariocas para a próxima temporada.\

'É um sonho que tenho desde pequeno ( jogar com Ronaldo). É um sonho que tinha no São Paulo, de chegar a seleção brasileira e poder atuar ao lado dele. Jogar com o Ronaldo seria uma grande honra. E tenho certeza que no Flamengo posso ser feliz e reencontrar o futebol que apresentava há um ano e meio, dois anos atrás', projetou.

A fama de indisciplinado que carrega no currículo não será problema caso o Flamengo aposte em sua contratação, afirmou o centroavante. 'Esses probleminhas que eu tive ficaram para trás e não gosto de falar. Estou casado, com uma filha linda, de oito meses. Fui para a Europa, ganhei experiência no futebol e também cultural', finalizou o atleta, que teve rápida passagem pelo PSV, da Holanda.

PeléNet

Zico diz que, antes de negociar, Ronaldo precisa cuidar da saúde

Do UOL Esporte\ Em São Paulo\

Cobiçado pelo Flamengo para a temporada 2008, o atacante Ronaldo precisa, antes de qualquer coisa, se recuperar plenamente. Esta é a opinião de Zico, maior ídolo da história do clube rubro-negro e hoje técnico do Fenerbahce, da Turquia.

"Acho que a preocupação do Ronaldo hoje é cuidar da saúde. Tem de se recuperar bem. Onde ele estiver, tem de estar bem. Todo mundo vai exigir o Ronaldo que a gente acostumou a ver", disse o ex-jogador nesta quinta-feira, em entrevista à "Sportv".

"Ele precisa ser profissional de novo e, para isso, tem de se dedicar muito. No futebol de hoje, se você não estiver bem, todo mundo vai te anular", afirmou.

Ronaldo tem sofrido com lesões desde a sua chegada ao Milan, no início de 2007. O último problema foi na panturrilha. Como ele ainda não se recuperou, acabou cortado do grupo que conquistou o Mundial de Clubes da Fifa neste mês.

Em recuperação no Brasil, o atacante passou a ser o "sonho de consumo" do Flamengo. O vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite, concedeu entrevista coletiva nesta quarta manifestando o desejo de contratar o jogador. O Milan, no entanto, já informou em seu site oficial que não tem interesse em negociar o atleta.

Para Zico, antes de qualquer negociação, Ronaldo tem de estar 100%. "Quando você vai passando dos 30 anos, tem de ter alguns cuidados. Não dá para treinar todo dia na mesma intensidade, por exemplo. E tem o peso. Se seu peso ideal é 70 quilos, tem de ficar com 68, 69 para jogar."

Além do Flamengo, outro clube que teria interesse em Ronaldo seria o próprio Fenerbahce, comandado por Zico. O treinador não comentou uma possível contratação do atacante.

Após vetar, Flamengo decide contratar o volante Gavilán

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo foi alvo de grande confusão nesta quinta-feira. No fim da manhã, antes da apresentação oficial de Gavilán, a diretoria rubro-negra comunicou que o volante não seria contratado, pois foi reprovado nos exames médicos.

Volante Gavilán assina contrato de risco com o Flamengo para 2008

Porém, tudo mudou. No fim da noite, o Flamengo decidiu fazer um contrato de risco com o paraguaio. O jogador assina com o Rubro-Negro pelo período de um ano, mas o clube pode rescindir, caso seja necessário. Gavilán será apresentado no dia 3 de janeiro.

A decisão aconteceu após uma reunião, num hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, entre o médico do Flamengo José Luís Runco, o próprio jogador e mais o supervisor de futebol do clube, Isaias Tinoco.

Diego Antonio Gavilán Zarate tem 27 anos. Nasceu em Assunção em 1º de março de 1980, foi revelado pelo Cerro Porteño-PAR e atuou ainda por Newcastle-ING, Tecos-MEX, Internacional, Newell's Old Boys-ARG e atualmente estava no Grêmio.

O jogador foi campeão do Torneio Clausura do Campeonato Paraguaio em 1998 e 99 e tetracampeão gaúcho, em 2003, 2004 e 2005, pelo Internacional, e em 2007, no Grêmio. Jogou 29 vezes pela seleção de seu país.

Com a confirmação de Gavilán, o Flamengo sacramentou o quinto reforço para 2008. Antes, o Rubro-Negro já tinha acertado com os seguintes jogadores: os volantes Kleberson, ex-Besikitas-TUR, e Jônatas, ex-Espanyol-ESP, o zagueiro Rodrigo, ex-Dínamo de Kiev-UCR, e o apoiador Marcinho, ex-Atlético-MG.

Na festa do futebol, Flamengo de 1987 supera os Amigos do Zico

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

O Maracanã, que é um palco tradicional do futebol brasileiro e mundial, faz parte da história do Rio de Janeiro e do país. Nesta quinta-feira, o Estádio Mário Filho ganhou mais um capítulo com o "Jogo das Estrelas", comandado por Zico, eterno ídolo do Flamengo e atualmente treinador do Fernebache, da Turquia. Toda renda arrecada será destinada a instituições de caridade.

Organizador da festa benificente no Maracanã, Zico arma chute de direita

Na grande festa, com o público de 35.510 torcedores, o Flamengo de 1987, que comemora 20 anos do tetracampeonato brasileiro, derrotou os Amigos do Zico, por 8 a 5.

Antes da partida, muita alegria. Mas não para todos. Aílton e Renato Gaúcho, campeões em 1987, acabaram vaiados pelos torcedores. Afinal, ambos também foram importantes no título estadual do Fluminense, em 1995, justamente contra o Flamengo.

Além dos dois rubro-negros, sobrou para o atacante Edmundo e o ex-jogador Roberto Dinamite, grande ídolos do Vasco, principal rival do Flamengo.

Quando a bola rolou, tudo foi esquecido. Aos cinco minutos, Amoroso anotou o gol dos Amigos de Zico. Aos 16, após passe do Galinho de Quintino, Leonardo deixou tudo igual.

Quatro minutos depois, Leandro saiu para a entrada de Obina. Zico deu vários passes para o xodó da torcida rubro-negra, mas o desempate veio aos 41, após toque de Zinho para o próprio atacante, que foi derrubado dentro da área. Pênalti convertido pelo "dono da festa".

Mas no fim, aos 44 minutos, Raí recebeu a bola pela esquerda e cruzou para Amoroso. O atacante, de primeira, colocou a bola no canto de Zé Carlos, que nada pôde fazer.

Para o segundo tempo, o time Amigos de Zico mexeu por completo. Já no Flamengo de 1987, ficaram apenas Zico, Aílton e Aldair. Com muitos jovens em campo, melhor para o rubro-negro.

Thiago Coimbra, filho do Zico, ainda anotou o terceiro para os Amigos, mas o Flamengo chegou facilmente ao sexto gol, por intermédio de Leonardo Moura, Zico, Ibson e Obina, respectivamente.

Aos 28 minutos, Zico saiu e foi substituído pelo seu irmão Edu Coimbra. O eterno ídolo rubro-negro foi muito aplaudido. "Missão cumprida com uma festa maravilhosa. Valeu por tudo e só tenho que agradecer", vibrou o Galinho de Quintino.

Adriano, agora no São Paulo, mas revelado nas categorias de base do Flamengo, marcou o sétimo. Os Amigos do Zico queriam descontar a goleada e diminuíram com Felipe Adão e Vágner Love.

No fim, aos 43 minutos, Adriano, após uma tabela entre Júnior e Leonardo Moura, decretou o oitavo gol e deu números finais ao "Jogo das Estrelas". A festa estava completa.

FLAMENGO DE 1987\ Zé Carlos (Fernando Henrique); Leandro (Obina), Edinho (Júnior), Aldair e Leonardo (Leonardo Moura); Andrade (Ibson), Aílton, Zinho (Djalminha) e Zico (Edu Coimbra); Renato Gaúcho (Adriano) e Flávio (Júlio César Uri Geller).\ Técnico: Carlinhos\

AMIGOS DO ZICO\ Acácio (Cássio); Gabriel (Arce), Gonçalves (Gamarra), Delacir (Felipe Adão) e Mazinho (Rubens Júnior); Nakata (Deco), Marcelinho Carioca (Carlos Alberto) e Raí (Thiago Coimbra); Cláudio Adão (Roberto Dinamite), Edmundo (Donizete) e Amoroso (Vágner Love).\ Técnico: Vanderlei Luxemburgo\

Data: 27/12/2007 (Quinta-feira)\ Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)\ Árbitro: Wagner Tardelli (RJ)\ Auxiliares: Ana Paula Oliveira (SP) e Maria Elisa (SP)\ Público: 35.510 (presentes)\ Gols: Amoroso, aos 5 minutos; Leonardo, aos 16 minutos; Zico, aos 41 minutos; e Amoroso, aos 44 minutos do primeiro tempo. Thiago Coimbra, aos 7 minutos; Leonardo Moura, aos 14 minutos; Zico, aos 16 minutos; Ibson, aos 21 minutos; Obina, aos 23 minutos; Adriano, aos 29 minutos; Felipe Adão, aos 30 minutos; Vágner Love, aos 36 minutos; e Adriano, aos 43 minutos do segundo tempo.\

GloboEsporte

Nação em noite de festa e nostalgia

Torcedores exaltam o ídolo Zico, mas não esquecem os xodós atuais: Obina e Ronaldo

Fred Huber

Zico retribui o carinho da torcida e manda beijos no Jogo das Estrelas

A torcida do Flamengo, que brilhou intensamente durante o Campeonato Brasileiro deste ano, teve uma despedida de 2007 em alto estilo nesta quinta-feira, no Maracanã, no "Jogo das Estrelas". Os rubro-negros puderam matar saudade dos ídolos do passado, como Zico e Junior, além de exaltar ainda mais os jogadores atuais, como Ibson, Obina e Leonardo Moura.

Quando o eterno ídolo Zico pisou novamente no gramado do Maracanã, a arquibancada foi ao delírio e reviveu um antigo grito: "Ei, ei, ei, o Zico é nosso rei!". Os flamenguistas deixaram claro que, para eles, não há ninguém comparável ao galinho: "É, o Zico é melhor que o Pelé".

Mas não foi só dia de exaltar os craques do passado. A possibilidade de o Fla contratar o atacante Ronaldo mexeu com a cabeça dos rubro-negros, que não se cansaram de cantar "Ronaldo vem aí, o bicho vai pegar". Quem sofreu foi o ex-jogador do Fla, Adriano, que acertou com o São Paulo. Sempre que o Imperador errava algum lance, a torcida gritava: "Ronaldo, Ronaldo".

Se Adriano não teve sossego, o ídolo dos vascaínos, Edmundo e Roberto Dinamite, tiveram vida mais difícil ainda. A cada toque na bola, uma sonora vaia.

Zico dá show no Jogo das Estrelas

Galinho marca duas vezes e ajuda o Fla a vencer confrontos contra os seus amigos

Márcio Iannacca

Quem viu o Flamengo de 1987 entrar em campo naquela época só tem recordações boas da equipe que conquistou o título da Copa União daquele ano. Quem não viu por ser muito novo ou por falta de oportunidade, teve a chance de assistir à reunião dos principais jogadores do time da década de 80 no Jogo das Estrelas, realizado nesta quinta-feira, no Maracanã. Organizado por Zico, maior ídolo da torcida rubro-negra, o confronto terminou 8 a 5 para o Fla e poderia ter sido de mais (assista aos gols no vídeo ao lado).

Em campo, uma constelação de estrelas do passado e do presente. No time rubro-negro, além de Zico, Andrade, Zinho, Leonardo e Renato Gaúcho. Para se ter uma idéia, no banco do Flamengo, o imperador Adriano, recém-contratado pelo São Paulo para a disputa da temporada 2008, era um dos suplentes. Do outro lado, na equipe dos amigos do Galinho, nomes de peso como o japonês Nakata, Edmundo, Amoroso e Gabriel.

Zico deixa o seu. Andrade desconcerta Edmundo

Zico, marcado por Raí, deixou a sua marca no Jogo das Estrelas, no Maraca

O primeiro tempo foi movimentado. O time dos amigos do Zico começou melhor e abriu o marcador logo aos cinco minutos, com um gol de Amoroso. Com o gol, o Flamengo de 1987 acordou e partiu para o ataque. Aílton teve uma chance de igualar o marcador, mas quem empatou o jogo foi Leonardo, aos 16. Não demorou para o técnico Carlinhos sacar Leandro, cansado, e colocar Obina, o atual xodó dos rubro-negros.

E foi Obina quem proporcionou a primeira grande alegria do jogo. O baiano foi derrubado na área, pênalti para o Fla de 87. Zico pegou a bola como nos velhos tempos e não decepcionou os rubro-negros: 2 a 1. Como nos tempos áureos, bola de um lado, goleiro do outro. Acácio nem saiu na foto. Logo depois, Andrade foi o protagonista de um dos lances mais bonitos do jogo. O atual auxiliar de Joel Santana no Rubro-Negro, deu um drible desconcertante em Edmundo e saiu para o jogo. A torcida no Maraca foi ao delírio.

Outro pesonagem da etapa inicial foi a bandeirinha Ana Paula Oliveira. Ela marcou dois impedimentos contra o time de Zico e acabou hostilizada pela torcida. Ela virou para os torcedores e fez o sinal de que "queria mais".

Ídolos do presente e do passado

No segundo tempo, as mudanças deixaram o time do Flamengo mais forte e com mais disposição. Entraram Ibson, Leonardo Moura, Djalminha, Júnior, Júlio César e Adriano. Mesmo assim, os amigos do Galo ainda ficaram na frente no marcador. Thiago Coimbra cobrou pênalti e deixou o seu. Porém, a partir daí, o que se viu foi um show dos ídolos do passado e do presente da equipe da Gávea.

A festa começou com Leonardo Moura que empatou a partida para o Flamengo, aos 13. Quatro minutos depois, Zico recebeu passe de Obina, limpou Gamarra e tocou na saída de Cássio, para delírio dos rubro-negros, que explodiram na aquibancada. O "Tema da Vitória" e "Sorte Grande", de Ivete Sangalo, na versão vermelha-e-preta foram entoados pelos torcedores.

Confira uma galeria de fotos do jogo

E continuou... Ibson, Obina e Adriano marcaram os seus gols e ampliaram o placar. Os amigos de Zico contava com Vágner Love, atacante do CSKA e da seleção brasileira, e com Carlos Alberto, mas os dois não conseguiram conter o Flamengo de Zico & Cia. No fim, o rubro-negro que saiu de casa gostou do que viu, relembrou o passado e vislumbra um futuro de muitas conquistas em 2008.

Deco dribla lesão para jogar no Maraca

Mesmo machucado, meia do Barcelona faz questão de pisar pela primeira vez no estádio

Gustavo Rotstein

Brasileiro de nascimento, Deco deixou o país aos 18 anos para brilhar em Portugal. Por\ isso, apenas nesta quinta-feira viveu pela primeira vez a sensação de pisar no gramado do Maracanã. O meia da seleção lusa e do Barcelona resolveu driblar um problema muscular.\

Tudo pelo desejo de realizar um sonho, participando do 'Jogo das Estrelas', evento\ beneficente organizado por Zico.\

- Estou com um problema no adutor, mas fiz questão de entrar um pouco. Nessa hora eu sou fominha mesmo. Não podia perder a oportunidade de realizar o sonho e ajudar a causa. Vim no Maracanã algumas vezes, mas apenas para assistir aos jogos. Mas entrar em campo é diferente de tudo - explica.

Jogar no Maracanã foi apenas um dos sonhos realizados. Estar no mesmo gramado que Zico também era algo que deixou Deco especialmente feliz.

- Ele foi o ídolo da minha geração. Desde moleque acompanho o Zico. Também há outros jogadores aqui que admiro muito, como o Edmundo - diz o meia.

Adriano incomodado com paparazzi

Jogador diz que vai se preparar para estar bem no início das competições de 2008

Márcio Iannacca

Um dos destaques do Jogo das Estrelas, organizado por Zico, o atacante Adriano afirmou no gramado do Maracanã que se sente incomodado com todo o alvoroço em torno de suas férias no Rio de Janeiro (assista a um dos gols do Imperador). Para o jogador, os fotógrafos não estão respeitando a sua vida particular.

- Fui apenas ao show do Jota Quest. É claro que incomoda ver aquelas fotos. Estou de férias. O negócio é ter consciência para fazer as coisas. A vida continua e temos que colocar a cabeça no lugar - diz Adriano.

Autor de dois gols no Jogo das Estrelas, Adriano afirmou que já está adaptado ao estilo de trabalho do São Paulo. O Imperador afirmou que vai estar preparado para iniciar bem a temporada.

- Quero passar as coisas ruins que vivi este ano. É uma motivação a mais estar no São Paulo, que me ajudou muito nesse recomeço. Estou junto do grupo e espero mostrar o meu futebol no São Paulo - afirma o atacante.

O jogador ficou empolgado por participar do Jogo das Estrelas e atuar ao lado do Zico.

- É um prazer estar no Maracanã e jogar ao lado do Zico. É emocionante e estou muito feliz de voltar a jogar no futebol brasileiro - avalia o jogador.

Obina: 'Não preciso de mais nada'

Atacante se diz realizado por atuar ao lado de Zico em jogo festivo no Maracanã

Gustavo Rotstein

Mesmo quando estão em campo heróis da história do Flamengo, Obina é capaz de causar empolgação na torcida. O atacante, que entrou em campo ainda no primeiro tempo do 'Jogo das Estrelas' no lugar de Leandro, se disse realizado por atuar ao lado de Zico. Ele ainda deu o passe para o segundo gol do Galinho na partida (assista ao vídeo).

- Depois de sofrer o pênalti e entregar a bola para o Zico bater, não preciso de mais nada. Já foi o suficiente para me satisfazer. É uma honra participar de um jogo como esse - afirma o atacante.

No segundo tempo, atuando ao lado de Adriano, Obina voltou a fazer o Maracanã tremer, marcando um dos gols do time do Flamengo de 1987. Como se vê, não faltou entrosamento com Zico.

Fla repensa e confirma Gavilán

Volante vai assinar contrato de risco por um ano com o clube rubro-negro

Gavilán tem experiência de Libertadores e encarou o Boca Jrs este ano na decisão

Depois de ser reprovado no exame médico do Flamengo, Gavilán propos um contrato de risco com o clube e deu certo. Em reunião nesta noite entre o supervisor Isaías Tinoco, o médico do clube, José Luís Runco, o próprio atleta e o seu procurador, Regis Marques, o acerto foi confirmado e o volante vai reforçar o time para a próxima temporada, segundo informa a assessoria do clube.

O paraguaio irá à Gávea para assinar contrato com o Rubro-Negro por um ano, mas o clube poderá rescindi-lo a qualquer momento que achar necessário. Mas a sua apresentação oficial será apenas no dia 3 de janeiro, quando o elenco volta aos trabalhos.

Fla perde R$ 6 milhões na Justiça

Nos próximos dias, prejuízo deve aumentar por causa do paraguaio Gamarra

Eduardo Peixoto

Dívida vai crescer mais por causa do zagueiro paraguaio Gamarra

O Flamengo sonha - e tem condições - de contratar Ronaldo. Mas a má administração no passado continua causando dor de cabeça. Nos últimos dez dias, o clube colecionou derrotas importantes na Justiça do Trabalho.

Em somente quatro ações o prejuízo chega a R$ 6 milhões. Tudo referente a dívidas com ex-jogadores e um ex-técnico. O primeiro credor é Lê, autor do gol do título da Copa Mercosul de 1999. O valor estipulado é de R$ 2,9 milhões.

Também estão na lista Júnior Baiano (R$ 1,1 milhão), Beto (R$ 1 milhão) e Evaristo de Macedo (R$ 1 milhão). A execução da dívida de cada um deles será feita pelo acordo do Flamengo com o TRT, que prevê o desconto de 15% de todas as receitas do clube.

E vem mais...

As derrotas judiciais vão ganhar mais um importante componente nas próximas semanas. O departamento jurídico sabe que o zagueiro Gamarra ganhará uma ação trabalhista no valor de R$ 2,5 milhões referente a atrasos salariais.

Esta ação é distinta da que o zagueiro, em conjunto com o Atlético de Madri (ESP), move na esfera cível. Nesta, o Flamengo foi condenado a pagar R$ 5,5 milhões, mas conseguiu recorrer e, por enquanto, livrou-se do enorme desfalque.

Renato e Aílton são vaiados no Maraca

Torcida do Flamengo não esquece título do Fluminense em 1995, decidido pelos dois

Gustavo Rotstein

Mesmo eufórica pela celebração dos 20 anos do título brasileiro de 1987, a torcida do Flamengo mostrou que nem todos os tetracampeões são heróis. Ao terem os nomes anunciados no placar eletrônico do Maracanã antes do Jogo das Estrelas, Aílton e Renato Gaúcho (assista aos comentários do ex-jogador antes de a bola rolar) foram vaiados pelos rubro-negros.

Com isso, os flamenguistas mostraram que ainda não se recuperaram do título do Campeonato Carioca de 1995. Aílton e Renato Gaúcho foram os protagonistas do gol que deu a taça ao Fluminense, na final contra o Rubro-Negro, que comemorava o seu centenário.

Aos 41 minutos do segundo tempo, Aílton fez grande jogada e chutou. Renato Gaúcho colocou a barriga na bola e marcou o gol tricolor, que venceu por 3 a 2 e quebrou um jejum de nove anos sem conquistas.

Zico vai lançar DVD com golaços

Em entrevista, Galinho anuncia a realização do projeto em 2008

Atenção, colecionadores! Os gols mais bonitos da carreira do maior ídolo da história do Flamengo e um dos grandes craques do futebol brasileiro vão parar em um DVD. Nesta quinta-feira, em entrevista ao programa "Redação SporTV", Zico anunciou que vai realizar um sonho antigo em 2008. (Assista ao vídeo ao lado!)

- Vou dar um "furo" aqui para vocês. No ano que vem, vou lançar um DVD com os meus gols mais bonitos. Queria lançar em março, mas como não vou estar aqui no Brasil deve sair em julho - diz.

Segundo o técnico do Fenerbahçe, da Turquia, o projeto é dedicado para alguém muito especial.

- Vai ser uma homenagem ao netinho que vai nascer em abril - avisa

Lance

Craques comandam show no Maraca

Noite de show de bola e de gols num Maracanã de dar saudade. Flamengo de Zico bate Amigos do Zico: 8 a 5

Zico deu belos passes e deixou sua marca, duas vezes (Crédito: Gilvan de Souza)

Cassius Leitão NO RIO\ Miguel Yen NO RIO\

Zico fez a festa no Jogo das Estrelas que ele mesmo organizou. Nesta quinta-feira, num Maracanã que recebeu ótimo público (mais de 35 mil pessoas) o Galinho marcou dois gols e comandou um combinado do Flamengo – com jogadores que já defenderam o clube, como Adriano, o novo reforço do São Paulo – que venceu por 8 a 5 os Amigos de Zico.

O jogo foi marcado pela nostalgia, com a presença de vários ídolos do passado e do presente. E como Zico estava numa noite inspirada, a torcida não teve do que reclamar. Foi dele o passe para o primeiro gol do combinado do Flamengo (de Leonardo).

Zico acabou fazendo o segundo (de pênalti) e o quarto (um golaço: recebeu de Obina, driblou um zagueiro, com uma jogada de corpo deixou Cássio no chão e tocou). Em seguida, jogadores que defendem atualmente o Rubro-Negro ampliaram: Léo Moura, Ibson e Obina.

O protagonista da festa acabou saindo aos 28 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 6 a 3 sob os gritos de “Ei, ei, Zico é nosso rei.” Aí foi a vez de Adriano brilhar. O atacante do Flamengo pegou de primeira e fez o sétimo gol rubro-negro. Mas a torcida não perdoou o fato de ele assinar com o São Paulo. Vaiou o Imperador e gritou o nome de Ronaldo Fenômeno.

Outros dois sofreram nas mãos da torcida. Primeiro foi Ana Paula Oliveira. A bandeirinha recebeu vaias e gritos de cunho sexual. Mas ela não perdeu a esportiva: com as mãos, pedia para a massa seguir gritando o seu nome e outras coisas mais.

O segundo foi Roberto Dinamite. O maior ídolo do Vasco, ganhou o coro mais bem cantado da noite: "PQP... o Dinamite parece o Clodovil".

Os jogadores do time atual do Flamengo ajudaram a equipe de 1987 a sair com a vitória. Leonardo Moura, Ibson e Obina marcaram uma vez cada. Para os Amigos de Zico os gols foram feitos por Amoroso (dois), Thiago Coimbra, Felipe Adão e Vágner Love.

Márcio Braga vai negociar por Diego Tardelli

Presidentes de Flamengo e São Paulo têm bom relacionamento

Diego Tardelli já acertou com o Flamengo, só falta o São Paulo liberá-lo (Crédito: Tom Dib)

Cassius Leitão RIO DE JANEIRO\ Hugo Perruso RIO DE JANEIRO\

Com o interesse em Diego Tardelli confirmado, agora resta ao Flamengo tentar um acordo com o São Paulo. O clube paulista, que possui os direitos econômicos do atacante, só quer liberá-lo se o Flamengo pagar à vista por ele. Mas o Rubro-Negro já se mobilizou para tentar contratá-lo de outra maneira e acredita que pode conseguir.

Sem participar ativamente das contratações do clube, Marcio Braga, desta vez, poderá ajudar. Segundo o vice de futebol, Kléber Leite, o presidente do Flamengo entrará em campo e também terá participação nas negociações para tentar contratar o atacante.

Marcio Braga conversará com o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, e tentará convencê-lo a facilitar a venda para o Flamengo, já que o clube não tem condições de pagar à vista pelo atacante.

– O Marcio Braga é amigo do presidente do São Paulo e isso pode nos ajudar a mudar a proposta inicial do São Paulo pelo atacante - afirmou Kléber Leite.

Enquanto espera o São Paulo, Kléber acredita que as negociações já estão bem adiantadas com Diego Tardelli e seu empresário, Giuliano Bertolucci. O acerto entre as partes é dado como certo. O dirigente conversou com o empresário, que já está de volta ao Brasil, e está confiante em um final feliz para a contratação.

Um dos motivos para tal confiança é o interesse do próprio atacante, que mostrou-se animado em vir jogar pelo Flamengo e poder disputar a Copa Libertadores. O atacante teria até negado uma proposta do Atlético Mineiro.

– Conversei com o empresário dele. E existe, sim, a possibilidade de ele jogar aqui. Já estamos bem adiantados e o jogador quer vir para o Flamengo. Isso ajuda muito – afirmou Kléber.

Diego Tardelli tem contrato com o São Paulo até o final de 2008 e não está nos planos do técnico Muricy Ramalho. O atacante já foi emprestado três vezes desde que foi revelado pelo clube paulista e foi pouco aproveitado neste ano.

Com fama de ser um jogador problemático, Diego Tardelli não preocupa Kléber Leite, que acredita que o atacante, por estar se casando, não trará problemas.

Vágner Love espera jogar pelo Fla em breve

Atacante acredita que virá para o Rubro-Negro ainda antes de 2010

Cassius Leitão NO RIO

Rubro-negro confesso, Vágner Love, atacante da Seleção Brasileira, reiterou o seu desejo de defender o clube de seu coração. E mais: ele garante que essa vontade pode ser sanada mais breve do que muitos podem imaginar.

Com contrato com o CSKA, da Rússia, até 2010, o Artilheiro do Amor admite não querer esperar por tanto tempo para realizar o seu sonho de infância.

– É mágico ver o Maracanã com esta torcida. Espero poder sentir este gostinho a meu favor o mais rapidamente possível. Tenho contrato de mais três anos na Rússia, mas não pretendo esperar tanto tempo para jogar pelo Flamengo – disse.

Autor do último gol dos Amigos de Zico, Vágner Love homenageou os torcedores rubro-negros fazendo um símbolo característico de uma das facções de torcida do Fla. O que confirma a sua aptidão.

Gavilán ainda pode jogar pelo Flamengo

Decisão está nas mãos do médico do Rubro-Negro, José Luís Runco, e deve sair ainda nesta quinta-feira\ LANCEPRESS!\

O sonho do volante paraguaio Gavilán em jogar pelo Flamengo permanece vivo. O vice de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, comunicou nesta quinta-feira que o jogador aceitaria fazer um contrato de risco, mas que a decisão final será do médico do clube carioca e da Seleção Brasileira, José Luis Runco. A transferência, anunciada na última semana, foi cancelada após Gavilán ser reprovado nos exames médicos.

- O volante Gavilán aceita fazer um contrato de risco e existe essa possibilidade. Espero a resposta do Runco para definir a contratação ou não - disse Kléber Leite.

O dirigente do clube da Gávea não quis informar maiores detalhes sobre o impasse. A resposta de Runco deve ser dada ainda nesta quinta-feira.