O GLOBOFla festeja os resultados \ Caio Júnior agora torce contra Grêmio, que tem 43% de chances de ser campeão \ Faltando sete jogos para o fim do Brasileiro, embora o quadro ainda não seja definitivo, o Grêmio aumentou as suas chances de ser campeão. A última rodada foi favorável também aos cariocas, sobretudo para o Flamengo, que está festejando os resultados. Mas o Grêmio foi o grande favorecido. A vantagem do time gaúcho, segundo o matemático Tristão Garcia, é significativa: com 59 pontos, suas chances de ser campeão são de 43%. \ O Cruzeiro, que no sábado perdeu a oportunidade de encostar no líder, parou nos 55 pontos e caiu para o terceiro lugar, ao ser derrotado pelo Atlético-PR, que tem 66% de chances de cair. Após a derrota de 1 a 0 na Arena da Baixada, o percentual do Cruzeiro despencou de 27% para 17%. \ Curiosamente, o São Paulo, segundo colocado com 56 pontos, tem percentual de 13%. Em compensação, nas sete últimas partidas, não enfrenta nenhum dos concorrentes ao título. \ Caio: 'A rodada foi excelente' \ Com o Botafogo com apenas 1% de chances, o Flamengo é o carioca mais próximo do topo: em quarto lugar, com 55 pontos e 13% de chances. O rubro-negro mantém o discurso de confiança. E, para apoiar sua fé, providenciou a bênção de seus jogadores na capela de São Judas Tadeu, hoje de manhã, antes da viagem para Salvador, onde enfrenta o Vitória na quarta-feira. Além do reforço espiritual, o técnico Caio Júnior vai ter de volta o lateral-esquerdo Juan e o zagueiro Fábio Luciano, que comemora o nascimento da filha Isabela. \ - Achei que Cruzeiro ou Palmeiras poderia perder, mas os dois... Realmente foi muito bom - disse Caio. \ Se a disputa no alto da tabela parece ficar cada vez mais restrita, na parte de baixo a luta para fugir do rebaixamento está em sua reta decisiva. Com a vitória por 3 a 0 sobre o Palmeiras, o Fluminense passou a ter 34% de chances de cair - antes tinha 49%. Já o Vasco passou de 83% para 64%, enquanto a Portuguesa tem 46%. O Ipatinga está em pior situação, com 95%. \ O DIANação quer o Fenômeno \ Site da campanha ‘Fica, Ronaldo’ já teve 35 mil acessos em apenas dois dias \
Janir Júnior
Rio - Nos dois primeiros dias no ar, o site que pede a permanência de Ronaldo no Flamengo teve 35 mil acessos e centenas de assinaturas aderindo à campanha ‘Fica, Ronaldo’. Ao mesmo tempo em que a diretoria não admite que o time fique fora da Copa Libertadores, a classificação para a competição seria a principal chance para convencer o atacante a desistir de outras propostas, principalmente a do Paris Saint-Germain, da França.
“Ronaldo você acha que dinheiro é o mais importante ou a recuperação da sua vida? Se acha que é dinheiro vá para Europa e seja infeliz; se quer amor e felicidade, jogue no Mengão”, escreveu o internauta Manoel Teles.
Ricardo Conceição escreveu no site: “Se você se candidatasse a prefeito seria eleito. Nunca houve na história do clube votação em massa para que um jogador ficar. A camisa 9 é sua”. Todas as declarações serão entregues ao Fenômeno.
A proposta mais concreta que Ronaldo recebera, do Manchester City, ‘melou’. O técnico Mark Hughes descartou o jogador: “Mesmo recuperado, ele não é opção. Fico surpreso que ele fale do Manchester City. Eu não quero ele aqui. A porta está fechada”, afirmou, ao jornal inglês ‘Daily Telegraph’.
Já o PSG está em conversa com o empresário de Ronaldo e apresentou um projeto para ter o jogador. Na sexta-feira, um carro de som com adesivos de ‘Fica, Ronaldo’ irá à Gávea, com a narração de um gol fictício do atacante pelo Flamengo.
Rivais podem dar o hexa ao Flamengo
Rio - Vasco e Fluminense ajudaram o Flamengo a assumir a liderança do segundo turno do Brasileirão. Com as vitórias dos rivais cariocas sobre Goiás e Palmeiras, respectivamente, o Rubro-Negro se tornou o melhor time do returno, com 24 pontos em 12 partidas. Desde agosto, quando começou a segunda metade do campeonato, o Fla teve sete vitórias, três empates e duas derrotas.
Um dos principais concorrentes do Flamengo na briga pelo título brasileiro, o São Paulo agora é o segundo melhor time do returno, com 23 pontos, seguido por Goiás e Santos, com 22 cada um, e Palmeiras, com 21.
Para fugir do rebaixamento, Vasco e Flu serão obrigados a ajudar o rival rubro-negro. Os tricolores ainda enfrentam Cruzeiro e São Paulo, enquanto os cruzmaltinos também vão pegar o Tricolor Paulista.
Depois da ducha de água fria que foi a derrota para o Atlético-MG no Maracanã, o Rubro-Negro se recuperou com vitória magra sobre o Vasco e exibição convincente na goleada sobre o Coritiba.
Na Gávea, o discurso de jogadores e dirigentes é de confiança na conquista do hexa. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Mengão tem 13% de chances de levantar o caneco, mas Obina não liga para os números.
“Estamos na briga. Não acredito nessas contas dos matemáticos, não. Ano passado, tínhamos chances mínimas de ir à Libertadores, mas arrancamos e conseguimos”, afirmou o xodó, herói da vitória sobre o Coritiba e confirmado no time titular no jogo de quarta-feira, contra o Vitória.
Se derrotar o Vitória, o Mengão pode ficar muito perto da liderança já na próxima rodada, já que Cruzeiro e Grêmio se enfrentam, em Minas. A Nação também vai torcer por vitória do Botafogo sobre o São Paulo.
GAZETA ESPORTIVAFlamengo parabeniza Corinthians por acesso
Rio de Janeiro (RJ) - Mostrando diplomacia, a diretoria do Flamengo emitiu nota oficial parabenizando o Corinthians por ter alcançado o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. O documento foi publicado no site oficial do clube no final da tarde deste sábado, e é assinado pelo presidente do Fla, Marcio Braga, e por seu vice de futebol, Kleber Leite.
“O C.R. Flamengo compartilha a alegria do Sport Clube Corinthians e da sua fiel torcida pelo retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, clube que jamais deixou de pertencer à elite do futebol nacional”, diz a nota do Rubro-negro. “Mérito do empenho de seus jogadores, comissão técnica e do grande trabalho desenvolvido pelo presidente Andrés Sanches à frente de sua diretoria”, completou.
O Fla lembrou ainda da influência decisiva de um de seus jogadores no acesso corintiano. “Quis também o destino que nosso atleta Fabricio, emprestado ao Paraná, fosse o jogador que ajudou neste retorno antecipado, marcando o gol que propiciou este momento de glória”, diz a nota, citando o autor do gol da vitória paranista por 2 a 1 sobre o Barueri, que selou matematicamente o acesso do Timão.
Com os resultados da rodada, o Corinthians – que venceu o Ceará por 2 a 0 – chegou a 70 pontos, e abriu 19 do quinto colocado, o Barueri. Como faltam apenas seis rodadas (ou 18 pontos) para o final da Série B, o Timão não pode mais ficar de fora do grupo dos quatro primeiros colocados da competição, que garantem o acesso.
O Fla encerra seu comunicado fazendo votos para o retorno do Corinthians à Série A em 2009. “Em nome do Flamengo, diretores, funcionários e da nação rubro-negra, recebam os votos de Feliz Regresso”, completou.
Contra Vitória, Juan descarta empate do Fla\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - De volta ao Flamengo após cumprir suspensão, o lateral-esquerdo Juan embarca com seus companheiros para Salvador nesta segunda-feira à tarde. Na quarta, o time da Gávea enfrenta o Vitória, em duelo que pode aproximá-lo ainda mais do Grêmio líder do Campeonato Brasileiro com 59 pontos, quatro a mais do que os cariocas.
Diante desta possibilidade, Juan rechaça qualquer chance de o Flamengo não entrar em campo pensando somente na conquista dos três pontos. “Estamos preparados para enfrentá-los lá no Barradão. Vamos para a Bahia em busca da vitória. É jogar com inteligência, explorando os pontos fracos da equipe do Vitória. Acredito que eles vão partir para cima e temos que aproveitar os espaços”, comentou o lateral.
Apesar da confiança em somar mais três pontos no Brasileiro, os jogadores do Flamengo sabem bem das dificuldades que devem encontrar atuando na casa do adversário. “Sabemos que o estádio lá é muito acanhado e que vai ter a pressão da torcida, que fica muito perto do campo. Mas o Flamengo tem todas as condições de ir lá e buscar um bom resultado”, afirmou o volante Jaílton, que deve atuar novamente como um terceiro zagueiro.
Nesta segunda-feira, o Flamengo treina pela manhã na Gávea. Caso não haja nenhum problema de última hora, a equipe carioca deve ser confirmada com a seguinte formação para o duelo de quarta-feira: Bruno; Jaílton, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Toró, Kléberson, Ibson e Juan; Marcelinho Paraíba e Obina.
Antes de viajar para Salvador, os jogadores, comissão técnica e diretoria serão abençoados pelo padre Leandro Cury, da Igreja de São Judas Tadeu, padroeiro do clube, e cujo dia é comemorado em 28 de outubro, quando o Flamengo já estará na Bahia.
PELÉNET
No Flamengo, grupo acerta os rumos para o desejo do título nacional
Do UOL Esporte\ No Rio de JaneiroDono da melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Flamengo vê a cada rodada que passa o sonho da liderança ficar ainda mais forte. E, para seguir na direção correta, o Rubro-Negro necessita passar pela equipe do Vitória, no Barradão, na próxima quarta-feira, em jogo válido pela 32ª rodada. Concentrados, o grupo sabe exatamente da importância da conquista de um resultado positivo.\ "Agora é só jogo importante e temos que encarar essa partida, assim como as outras, como uma verdadeira decisão. O compromisso diante do Coritiba já ficou para trás e estamos focados no Vitória. Temos que mostrar a mesma dedicação e empenho. Sabemos que é difícil jogar lá na Bahia, mas temos que entrar em campo e fazer o nosso papel", disse o cabeça-de-área Toró.\ Para ajudar o Flamengo nessa caminhada, o técnico Caio Júnior contará com a volta de dois jogadores fundamentais para o bom funcionamento do seu esquema de jogo: o zagueiro e capitão da equipe, Fábio Luciano, e o lateral-esquerdo Juan, que voltam de suspensão. \ "Sabemos das dificuldades de enfrentar o Vitória no Barradão, mas estamos preparados. Vamos para a Bahia em busca dos três pontos. É jogar com inteligência, explorando os pontos fracos do adversário. Acredito que eles vão partir para cima e temos que aproveitar os espaços", observou Juan, que teve Luizinho como substituto no confronto contra o Coritiba. \ Já na visão do atacante Marcelinho Paraíba, o mais importante neste momento é a manutenção da determinação de jogos anteriores para o Flamengo seguir postulando o título nacional. \ "Temos que manter a pegada e jogar com muita vontade. Enfrentar o Vitória no Barradão sempre é muito difícil. É ter atenção, porque é um jogo que pode definir o nosso futuro no Campeonato Brasileiro", destacou. GLOBOESPORTE\
Em alta, Obina volta ao Barradão e avisa: ‘Lá, eu conheço os atalhos’
Pela primeira vez desde que chegou ao Fla, atacante atua na terra natal
Eduardo Peixoto GLOBOESPORTE.COM, Rio de Janeiro
Obina sorri no treino do Fla. Baiano vai reencontrar o Vitória
Obina chegou ao Flamengo em março de 2005. Em mais de três anos e meio de clube, ele prepara-se para um momento especial na quarta-feira: voltar a atuar na Bahia, sua terra natal. \ O adversário será o Vitória, clube que deu ao atacante a primeira oportunidade de jogar futebol profissionalmente. O encontro é aguardado pelo jogador. Familiares prometem cruzar o mar de Itaparica a Salvador para prestigiá-lo. \ - A galera vai lá. Será a primeira vez que jogarei com o Flamengo na minha terra – conta. \ E o momento não poderia ser mais propício. Depois de recuperar a vaga no time titular, Obina teve duas atuações decisivas e deixou o campo na última quarta-feira eleito o melhor em campo no jogo contra o Coritiba. \
Se depender da intimidade com o Barradão, palco da partida contra o Vitória, a expectativa é a melhor possível. \ - Sei tudo naquele campo. Lá eu conheço os atalhos. Será como jogar em casa – declara. \ Em 2004, jogando pelo Rubro-Negro baiano, o centroavante fez 19 gols no Brasileirão e terminou na vice-artilharia. \
Equilíbrio pode fazer com que posição seja decidida pelo critério de desempate
GLOBOESPORTE.COM mostra como o regulamento do Brasileirão decide a classificação em caso de igualdade de pontos
GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Tamanho da letra
Flamengo x Palmeiras: Rubro-Negro leva vantagem no segundo critério de desempate
Apenas seis pontos separam o líder Grêmio do quinto colocado Palmeiras. O Náutico, 16º e primeiro clube fora da zona de rebaixamento, tem apenas quatro pontos a mais que o lanterna Ipatinga. O equilíbrio vem sendo a tônica do Brasileirão 2008. O título, uma classificação para a Libertadores e até o mesmo o rebaixamento pode ser decidido ali no detalhe, nos critérios de desempates. \ O GLOBOESPORTE.COM deu uma olhada no regulamento e decidiu mostrar aos torcedores como ficaria a disputa pela posição em caso de empate no número de pontos. Até o número de cartões vermelhos e amarelos podem definir uma posição. \ Atualmente, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras estão empatados com 55 pontos. Mas somente olhando o regulamento do Campeonato Brasileiro pode-se entender por que o time mineiro é o terceiro colocado, o carioca é o quarto e o paulista, o sexto. O Artigo 13 diz o seguinte: \ "Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da competição, o desempate, para efeito de classificação, será efetuado observando-se os critérios abaixo: \ 1º) maior número de vitórias; \ 2º) maior saldo de gols; \ 3º) maior número de gols pró; \ 4º) confronto direto (quando o empate ocorrer apenas entre dois clubes);\ 5º) menor número de cartões vermelhos recebidos; \ 6º) menor número de cartões amarelos recebidos; \ 7º) sorteio" \ O Cruzeiro é melhor que Flamengo e Palmeiras logo no primeiro critério de desempates. Tem 17 triunfos, contra 16 de Fla e Verdão. Já o Rubro-Negro precisa do segundo critério para superar o time paulista: 18 gols de saldo contra 11. \ Jogo extra pode decidir o título ou o descenso \ Sobre o quarto critério de desempate, o regulamento explica que, em caso de igualdade no confronto direto entre duas equipes (número de gols iguais na soma dos resultados dos dois jogos), leva vantagem quem marcou mais gols na casa do adversário. É o mesmo critério de competições como a Copa do Brasil e a Libertadores. \ O regulamento ainda dá a chance de que haja uma espécie de final, tanto para decidir o título quanto para definir um rebaixado. Em caso de igualdade entre dois clubes nos seis primeiros critérios de desempate, os clubes terão que disputar um jogo extra em campo neutro. Se o empate persistir após os 90 minutos, o campeão ou o rebaixado terá que ser decidido na disputa por pênaltis.\
LANCE
Aírton aprova atuação como zagueiro no Fla
Volante não vê problemas em exercer novamente esta função no time
Volante Airton aprova atuação como zagueiro
LANCEPRESS!
A surpresa do técnico Caio Júnior na goelada por 5 a 0 contra o Coritiba foi o aproveitamento do volante Aírton como terceiro zagueiro.
Para o jogador, a nova função foi uma boa experiência e não há problema em voltar a fazê-la caso necessário.
- É um pouco diferente, mas foi tranqüilo jogar de zagueiro. O volante sai mais. Na zaga, tenho que ficar mais preso e não dou tanto combate - analisou Aírton.
Para a partida contra o Vitória, no Barradão, Fábio Luciano estará de volta ao time. Aírton deverá voltar ao banco de reservas.
O Flamengo ocupa a quarta posição do Campeonato Brasileiro, com 55 pontos, quatro a menos que o líder Grêmio.
Veja as chances do seu time no Brasileirão
Grêmio se beneficiou e abriu três pontos na frente, mas luta pelo título segue embolada. E contra o rebaixamento também!
Grêmio, de Souza, tem 43% de chances de ser campeão
LANCEPRESS!
Com a conclusão da 31ª rodada do Campeonato Brasileiro neste sábado, a briga pelo título embolou de vez. O grande beneficiado da rodada foi o Grêmio, que abriu de três pontos de vantagem sobre o São Paulo, vice-líder. Mas a diferença entre o Grêmio e o quinto colocado, Palmeiras, é de apenas quatro pontos.
Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances do Grêmio ser campeão braileiro aumentaram para 43%. Atrás, estão Cruzeiro (17%), São Paulo, Flamengo e Palmeiras (os três com 13%). Até o Botafogo, sexto colocado e a dez pontos do Grêmio, tem chances de erguer a taça: 1%.
Na Libertadores, a briga também está aberta, mas parecida com a do título. Os principais favoritos são os mesmos cinco primeiros colocados, mas Botafogo, Internacional, Coritiba, Goiás e Vitória ainda têm chances, mesmo que mais remotas.
Outra briga que promete nestas sete rodadas finais é a contra o rebaixamento. O Ipatinga, que vinha dando sinais de recuperação, foi goleado em casa pelo Botafogo e ficou na lanterna, com 95% de chances de cair. A briga está aberta, mas Fluminense e Santos venceram e se afastaram do perigo.
| - |
| - |
| - |
| - |
| - |
Novo sistema de bilhetes é testado no Rio
Procurando evitar a ação de cambistas, Federação de Futebol começou a testar o sistema no sábado
LANCEPRESS!
A Federação de Futebol do Rio começou a testar no sábado um novo sistema de venda de ingressos no Maracanã. Procurando organizar os torcedores e evitar a ação dos cambistas, foram criados corredores para que o torcedor fique ordeiramente na fila, que é dividida para os diversos setores do estádio. Policiais do Gepe trabalham com camisas de orientadores, para facilitar a vida dos torcedores e evitar problemas na fila. E as bilheterias agora lembram a de cinemas e teatros: o torcedor fala por um microfone com o bilheteiro e as conversas são gravadas e monitoradas através de câmeras.
No primeiro teste, sucesso absoluto entre os torcedores. O tempo ficou em média dez minutos na fila e nenhum cambista sequer se aproximava dos corredores.
– O cambista se aproveita da desorganização. Quando evitamos estes problemas, a tendência é o fim desta prática – explicou Marco Aurélio Klein, presidente da comissão de controle de ingressos da Federação Paulista, que está ajudando a implantar o sistema no Rio.
Flamengo: o melhor do segundo turno
Rubro-Negro passa Goiás e é líder do returno do Brasileiro com 24 pontos
Vitória no Maracanã levou o Fla a liderança do returno e ao 4º no Campeonato
LANCEPRESS!
A rodada terminou em grande estilo para o Flamengo que goleou o Coritiba e voltou ao G-4 com a derrota do Palmeiras para o Fluminense no Maracanã. Os dois clubes estão empatados com 55 pontos, mas o Rubro-Negro fica na frente dos paulistas no saldo de gols: 18 a 11.
De quebra, o Fla tem outro motivo para comemorar a vitória de ontem do rival. Com o resultado, o clube tem a melhor campanha do segundo turno.
if (!(dominioparceiro)){OAS_AD('x10');}
Volantes se tornam solução para os times cariocas
Flamengo, Botafogo, Vasco e Flu estão bem servidos nessa posição
Volantes estão sendo gratas surpresas no Campeonato Brasileiro
Leandro Amaral RIO DE JANEIRO
Os clubes cariocas reclamam da falta de um meia técnico e, em todo início de temporada, buscam desesperadamente o tão sonhado camisa 10. No entanto, não há mais jogadores de alto nível como em outras décadas no Brasil. Além disso, os craques que atuam nesta posição estão na Europa. Mas uma solução barata e funcional pôde ser notada na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro: os volantes.
Se antigamente os jogadores desse setor limitavam-se a defender e eram considerados "brucutus", hoje eles são indispensáveis ao meio-de-campo das equipes.
Jair Pereira, que já dirigiu os quatro grandes do Rio, reconhece que houve evolução dos jogadores do meio-de-campo e atribui esse fato ao trabalho realizado na base.
- Esse trabalho tem sido feito nas divisões de base. O jogador tem que ganhar qualidade técnica no mirim, infantil e juvenil. Os volantes melhoraram tecnicamente e, além disso, estão tendo a ajuda dos laterais e atacantes que hoje em dia marcam mais do que antigamente. Acho que no futebol a técnica tem que prevalecer em relação às faltas e à violência - afirmou Jair, que atuamente é coordenador de futebol da Universidade Castelo Branco.
No jogo entre Vasco e Goiás, por exempo, o jovem Mateus foi o diferencial pelo lado do Gigante da Colina. O jogador marcou bem e, quando estava de posse da bola, puxava os contra-ataques e aparecia no ataque como elemento surpresa. Além disso, participou efetivamente do primeiro gol do Cruzmaltino marcado por Edmundo.
O Flamengo é o clube com mais cabeças-de-área considerados com qualidade técnica. Ibson, o pentacampeão Kléberson e Jônatas, que vem sendo pouco utilizado por Caio Junior, são jogadores versáteis que marcam, se deslocam e chegam ao ataque para finalizar. Os dois primeiros brilharam na goleada do Rubro-Negro sobre o Coritiba, por 5 a 0, na última quinta-feira.
O Fluminense era um dos últimos colocados no Brasileirão e apontado por muitos como um forte candidato ao rebaixamento. Coincidência ou não, bastou o futebol do volante Arouca subir de produção para que o Tricolor das Laranjeiras voltasse a triunfar. Em três jogos, o time conseguiu sete pontos e dá sinais de que conseguirá fugir da degola.
O Botafogo é o que mais se aproxima do Flamengo em relação à qualidade. Túlio e Diguinho são jogadores que ilustram bem o futebol atual. Aliam velocidade, marcação, obediência tática e finalização. O segundo, que, inclusive, foi especulado no Flamengo para a temporada 2009, marcou um gol na vitória por 3 a 0 sobre o Ipatinga neste sábado. Assim como Leandro Guerreiro e Thiaguinho, também volantes.