Notícias

Clipp 27/dezembro

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O Globo

Kleber: 'Ronaldo vai decidir seu futuro'

Clube aposta em parceiros que explorarão imagem do Fenômeno na Ásia

KLEBER LEITE: o vice de futebol está otimista na vinda de Ronaldo

Márcio Tavares

Por mais que o Milan divulgue comunicados oficiais em seu site avisando que não autorizou o Flamengo a negociar a contratação de Ronaldo, o fim de ano promete ser animado em Angra dos Reis. A força tarefa criada por Kleber Leite, vice de futebol do Flamengo, para viabilizar a contratação do Fenômeno embarca amanhã para a mais badalada região turística da Costa Verde, onde o jogador vai passar o réveillon, com alguns pontos em relação ao projeto de repatriá-lo.

O Flamengo sabe que precisa de parceiros poderosos para contratar um jogador do porte de Ronaldo. Um dos encarregados dessa tarefa, Plínio Serpa Pinto, ex-vice de futebol durante nas gestões de Kleber na presidência, revelou ontem que, além da Nike, uma parceria natural, já tem algumas situações em vista.

- Isso é negociação de tiro curto. Temos de explorar os mercados onde a imagem de Ronaldo tem penetração garantida e natural. Ou seja, a Ásia, por causa de sua atuação na Copa de 2002. Vamos direcionar boa parte dessa busca por parceiros nessa rota. Já temos duas ou três empresas em vista - disse Plínio.

Ele não revelou os contatos, mas as empresas-alvo são operadoras de telefonia celular, de aparelhos eletrônicos e também montadoras de carros, que na Ásia disputam mercado com maior ferocidade ainda do que no Brasil. E a imagem do Ronaldo, por causa de sua atuação decisiva da Copa de 2002, é garantia de sucesso.

Apesar do furor e dos questionamentos provocados pela possibilidade de repatriação do artilheiro, a posição do Flamengo é bem clara:

- Ele me disse que quer vir. O Milan não é um clube vendedor. Portanto, não teria lógica o Flamengo procurar o clube com proposta. O Flamengo vai reunir elementos necessários para mostrar a Ronaldo que sua vinda vai ser um bom negócio, uma retomada de vida. Vamos mostrar a ele que temos empresas e parceiros em condições de garantir um contrato excepcional até dezembro de 2010 e depois mantê-lo como embaixador de um projeto mundial para crianças desamparadas que estamos planejando. O Ronaldo é que tem de decidir se será bom para ele e aí sim procurar o Milan e convencer os dirigentes que quer vir - explicou Kleber Leite.

Ao afirmar que o Flamengo pretende transferir para Ronaldo a missão de convencimento do Milan, Kleber não descartou a possibilidade de discutir o assunto com Adriano Galliani, vice-geral do clube italiano, que também passará o réveillon em Angra:

- É tudo uma grande coincidência, mas já tinha combinado de ir para Angra antes de surgir essa história. Quem está conversando direto com o Galliani é o procurador do Ronaldo. Mas, se houver oportunidade, conversaremos. Tenho certeza de que se não for agora será em julho. Fiquei com uma sensação muito boa quando conversei com o procurador do Ronaldo na noite de terça-feira. Essa confiança ficou alicerçada numa nova reunião que tive hoje (ontem). Estou sentindo uma conspiração altamente favorável.

Apresentação de Gavilán\ é transferida para hoje\

A negociação adiou para hoje a apresentação do apoiador paraguaio Gavilán e ofuscou o interesse no atacante Diego Tardelli, de 23 anos. Uma contratação que também apresenta seus obstáculos.

- A situação do Diego não está bem encaminhada, não. Surgiram alguns probleminhas e como seu procurador está viajando, fora do país, a definição ficou para frente - comentou Kleber Leite, que minimizou a fama de problemático que o atacante carrega. - Que nada, está casado há pouco tempo...

Fla e Botafogo estréiam em casa no Brasileiro

Flu e Vasco começam fora na Série A de 2008

Flamengo e Botafogo estréiam no Campeonato Brasileiro de 2008 no Rio, enfrentando, respectivamente, Santos e Sport, no fim de semana de 10 e 11 de maio. A tabela da competição foi divulgada ontem pela CBF, mas ainda sem data precisa, horário e o estádio. Mesmo sem o local divulgado, o Flamengo deve jogar no Maracanã e o Botafogo, no Engenhão. Vasco e Fluminense fazem a primeira partida fora de casa: os vascaínos enfrentam o Internacional; e os tricolores, o Atlético-MG.

O Campeonato Brasileiro da Série A, com 20 clubes e 38 rodadas, começará no dia 10 de maio e terá a última rodada com todos os jogos em 7 de dezembro, um domingo. Nesta última rodada, os cariocas terão os seguintes confrontos: Fluminense x Ipatinga-MG; Atlético-PR x Flamengo; Vasco x Vitória; e Palmeiras x Botafogo. O regulamento é o mesmo dos anos anteriores, com as quatro últimas equipes rebaixadas para a Série B.

Na segunda rodada, em 17 ou 18 de maio, Fluminense e Vasco jogam no Rio, contra o Náutico e a Portuguesa, respectivamente. Já o Flamengo pega o Grêmio, em Porto Alegre, enquanto o Botafogo enfrenta o Cruzeiro, em Belo Horizonte. O primeiro clássico entre os cariocas acontecerá na terceira rodada: Botafogo x Vasco. Na quarta rodada, será disputado o Fla-Flu.

O São Paulo, bicampeão em 2006/2007 e que luta pelo primeiro tricampeonato da História da competição, vai estrear contra o Grêmio no Morumbi. Curiosamente, os quatro clubes que subiram da Série B - Vitória, Ipatinga-MG, Portuguesa e Coritiba, campeão brasileiro da Série A em 1985 - terão o apoio de seus torcedores na primeira rodada, por jogarem em casa: Vitória x Cruzeiro; Portuguesa x Figueirense; Coritiba x Palmeiras; e Ipatinga-MG x Atlético-PR.

Corinthians inicia sua luta em SP

A Série B, também com 20 clubes e 38 rodadas, começará no dia 9 de maio e a última rodada, com todos os jogos, será no dia 29 de novembro. Os quatro primeiros colocados subirão para a Primeira Divisão e os quatro últimos serão rebaixados para a Série C. O Corinthians, quatro vezes campeão da Série A (1990, 1998, 1999 e 2005), vai estrear na Segunda Divisão contra o CRB em casa - provavelmente o Pacaembu será a casa do Corinthians na competição. Depois, o time comandado pelo técnico Mano Menezes fará duas partidas fora de São Paulo: contra Gama e ABC-RN. Na quarta rodada, os paulistas recebem o Fortaleza.

A Série B reserva um duelo entre dois clubes que já foram campeões brasileiros na Primeira Divisão: Corinthians e Bahia (vencedor em 1988) têm encontro marcado na 12ª rodada em São Paulo. No segundo turno, os dois times se enfrentam na 31ª rodada em Salvador, em 14, 17 ou 18 de outubro. Interditado desde o acidente em que sete pessoas morreram, na última partida do Bahia na Série B de 2007, a Fonte Nova não está confirmada como local do jogo. A estréia do Bahia na Segunda Divisão será, em casa, contra o Fortaleza.

Entre os outros times rebaixados da Primeira Divisão, o Paraná é o único que começa em casa: contra o Avaí no dia 9 ou 10 de maio. Juventude e América-RN vão jogar fora de casa. Os gaúchos enfrentarão o Ceará, já os americanos jogam contra o Criciúma.

Mais de 40 mil fiéis na missa do Galo

Maior artilheiro do Maracanã, Zico volta hoje ao seu templo com o Flamengo campeão de 87

ZICO ERGUE réplica da taça das bolinha entregue pela torcida, que pede um busto do ídolo no Maracanã

Pedro Motta Gueiros

Em boa parte do segundo tempo da derrota para a Itália na Copa de 82, Zico se sacrificou como um ponta, recebeu poucas bolas e sofreu em silêncio. Um ano antes, nos 6 a 0 sobre o Botafogo, vibrou como torcedor disposto a acertar antigas contas com o rival. Entre alegrias e tristezas, jamais jogou olhando para a bola nem para o umbigo. Símbolo do talento individual aplicado coletivamente, aos 54 anos ainda zela por seus princípios. Empenhado em trazer estrelas para aumentar a arrecadação de sua festa beneficente, o ídolo nem se deu conta de que bastam as quatro letras de seu nome para encher seu templo de fãs e de saudades. Até a tarde de ontem, quase 45 mil pessoas já tinham comprado ingresso para ver o Flamengo de 87 contra uma seleção de amigos de Zico, hoje, às 20h30m, no Maracanã.

- Nossa preocupação é trazer estrelas internacionais, mas não se pode individualizar. O mais importante é ajudar alguém no fim do ano - disse, sem se dar conta de que a maior atração do Maracanã ainda é ele. - Quem for pensando nisso, não vai ver nada, só um barrigudo jogando bola.

Esperança de gols apesar das poucas faltas entre veteranos

Atual técnico do Fenerbahce, Zico ainda joga em alto nível quando se deita. Dormindo, já deu até passe para seu convidado de hoje, Obina, marcar gols pelo Flamengo. Os fãs também costumam sonhar com o ídolo. Agora, as duas partes do casamento em vermelho e preto vão se abraçar no estádio. Se a torcida foi capaz de cantar seu amor pelo time de Souza, Juan e Toró, o que fará diante do maior artilheiro do Maracanã, com 333 gols em 435 jogos?

- Faz tempo que não jogo lá com público. Mas era acostumado a jogar para 150 mil. Não vou tentar fazer nada que não posso, se não me complico.

Diante da natural queda do cabelo e da confiança, nem a habilidade para bater faltas ultrapassa a barreira do tempo. Recentemente, após encerrar um treino na Turquia, foi provocado a mostrar sua técnica ao seu goleiro. Após ajustar a pontaria nas primeiras cobranças, enfileirou chutes indefensáveis, que nem espera mais repetí-los:

- Ali, pude me aquecer. Carro velho demora para pegar. O problema é que numa partida surge uma ou duas chances. E em jogo de velho não tem muita falta.

Desde que fez sua despedida, em 90, o craque só voltou ao Maracanã para jogar pelo Vasco ao lado do amigo Dinamite, para defender os veteranos do Madureira junto de seus irmãos e num jogo beneficente com Ronaldo e Michael Schumacher. Nos sonhos, o Galinho ainda faz de tudo. Concentra-se para decisões, corre e vibra como se estivesse no auge. Ontem, a torcida já começou a beliscá-lo para mostrar que a paixão não adormece. Além de reivindicar que a CBF reconheça o penta brasileiro, abaixo-assinado pede busto de Zico no Maracanã. Assim como fez em 87, como capitão daquele time, levantou uma réplica da taça das bolinhas e não deu bola para a polêmica de que o São Paulo é o único penta:

- Não tenho nenhuma dúvida de que fui campeão brasileiro em 87. No dia seguinte à final, às 8h já estava no hospital para operar o joelho. Jamais vou permitir que tirem isso de mim numa canetada.

Campeão pela CBF, o time do Sport se perdeu no tempo. Já o do Flamengo vive até hoje. Com exceção de Jorginho, todos os titulares estarão presentes, inclusive Renato Gaúcho, técnico do Fluminense. Além de Seedorf e Marta, outra ausência sentida será a da camisa rubro-negra.

- Nas outras edições, nunca jogamos com camisa do Flamengo. Nem sei quais serão as cores, mas espero que tenha algo preto e vermelho - disse Zico.

Entre os convidados internacionais, Vágner Love e Carlos Alberto estão certos. Deco não confirmou. Pouco importa. Além de Zico, seus contemporâneos como Roberto Dinamite, Adílio e Mauro Galvão estarão lá para celebrar os grandes momentos no Maracanã. Ronaldo está machucado, mas é sempre bem-vindo, seja na festa, no Flamengo ou no Fernebahce, caso acerte sua saída do Milan:

- Chega uma idade que a panturrilha se torna problema sério, passei por isso. Primeiro, o Ronaldo tem que se cuidar para voltar a jogar. Se for no Flamengo, melhor.

Ingressos à venda na Gávea, Laranjeiras e no Maracanã

Marcar um gol no Maracanã é das poucas metas que faltam a Ronaldo. Neste aspecto, Zico está mais do que realizado.

- Não sinto saudades, porque aproveitei todos os momentos que vivi - afirmou.

Se nas edições anteriores, até a presença de Maradona coube nas modestas instalações do CFZ, a paixão pelo título de 87 tem o tamanho do Maracanã. A partir das 11h de hoje, haverá venda de ingressos na Gávea, nas Laranjeiras e no Maracanã com ingressos a R$6 (cadeiras) e R$10 (arquibancada), com meia entrada para estudantes. Diante de Zico, todos tornam-se aprendizes. Ainda em clima de Natal, hoje tem missa do Galo no Maracanã. Que o senhor do futebol solidário e do melhor Flamengo de todos os tempos esteja sempre convosco. Amém.

Jornal dos Sports

Tropa de choque por Ronaldo

Diretoria convoca um verdadeiro exército para conseguir convencer o Milan a ceder o atacante

Thiago Bokel

y

Plinio Serpa Pinto, Kleber Leite e Ricardo Hinrichsen estão engajados na missão de fazer Ronaldo acertar sua ida para o Flamengo

Agora já não adianta mais a diretoria negar. Ronaldo é realmente o sonho de consumo do Flamengo para 2008. E para conseguir ter êxito nessa nova missão, foi montada uma verdadeira 'tropa de choque', formada pelo vice de futebol Kleber Leite, pelo colaborador Plinio Serpa Pinto, pelo vice financeiro José Carlos Dias, e pelo vice de marketing Ricardo Hinrichsen. Todos eles subordinados pelo 'comandante geral', Marcio Braga.

A contratação do Fenômeno não será fácil, mas o Flamengo tem um forte aliado para conseguir dobrar os dirigentes do Milan: o desejo do atacante em jogar pelo clube. Além disso, a diretoria está respaldada no apoio da Nestlé, que estaria disponibilizando uma verba para pagar uma parte do salário do jogador.

"Em oportunidades como esta, de se trazer um dos melhores jogadores do mundo, acabam surgindo parceiros dispostos a ajudar neste projeto, principalmente por ser um jogador do peso do Ronaldo. Não será fácil, pois há entraves naturais para ser superados.\ Nós entendemos que esse é o momento certo e o jogador quer vir. Estou esperançoso. É um projeto de vida para ele, que ficaria conosco até dezembro de 2010 e ainda sonha em disputar a Copa", afirmou Kleber Leite.\

O dirigente, aliás, se reuniu com o representante do jogador, Fabiano Farah, na noite da última terça-feira, e agora tenta agendar um encontro com o vice geral do Milan, Adriano Galliani, que está no Rio para passar as festas de final de ano. Ele também confirmou que estará com Ronaldo nos próximos dias, já que os dois passarão o reveillón em Angra dos Reis.

Vale lembrar, que Plinio Serpa Pinto era o vice de futebol de Kleber Leite quando este era o presidente do Flamengo e conseguiu contratar Romário, considerado o melhor jogador do mundo na época. "O Plinio é um grande negociador. Não posso garantir que o Ronaldo virá agora ou em junho, quando acabará seu contrato com o Milan, mas posso morrer por esse projeto", exagerou o dirigente.

Flamengo mergulha de cabeça no Projeto Ronaldo Fenômeno

O Flamengo mergulhou de vez no projeto para trazer Ronaldo Fenômeno, atualmente no Milan. O jogador não viria por empréstimo e sim em uma aquisição definitiva. Mas a negociação não é fácil, já que alguns dirigentes do clube italiano desconhecem as conversas. Segundo o vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, não adianta nada, mas confirma que a possível vinda do pentacampeão está bem encaminhada.

“Não é uma negociação fácil, mas estamos caminhando bem. Evoluímos num curto espaço de tempo. Estive com o Fabiano (Farah, procurador de Ronaldo) e a conversa foi produtiva. É um desenvolvimento que está sendo feito dentro da área de marketing do clube. O projeto pode ter um êxito maior do que se imagina”, disse Kléber Leite em entrevista à Rádio Globo.

Perguntado se o projeto para trazer o Fenômeno teria alguma semelhança com a chegada de Romário em 1995, Kleber rechaçou qualquer comparação e disse que a diretoria do clube vai agir com calma na condução das negociações.

“A única semelhança é que são dois gênios do futebol. Mas são situações distintas, porém igualmente complicadas. O que não quer dizer que é inviável, pois aqui no Flamengo, isso não existe. Não posso garantir que a negociação seja concretizada, mas posso dizer que vamos morrer em campo por esse projeto. O Milan é aliado e não inimigo. Nossa relação com eles é a melhor possível. Agora que começamos, vamos ver onde vai terminar essa história”, concluiu o dirigente rubro-negro.

Zico volta hoje ao Maracanã

O torcedor rubro-negro irá voltar no tempo hoje, às 20h30min, no Maracanã. Isso porque o maior ídolo da história do clube, Zico, estará promovendo o ‘Jogo das Estrelas’, tradicional encontro de grandes jogadores que ele organiza todo final de ano.

Esta será a primeira vez que a festa será realizada no Maracanã. Antes, Zico reunia os amigos no campo do CFZ. E para um jogo como esse, a torcida comparecerá em grande número. Até o momento, mais de 42 mil ingressos já foram vendidos e a expectativa é de pelo menos 50 mil compareçam ao estádio. Os ingressos serão vendidos hoje nas bilheterias 5 e 8 do Maracanã, com as arquibancadas custando R$ 10 e cadeiras azuis, R$ 6.

“É um evento que ganha importância a cada ano pelos nomes internacionais que vêm ao Brasil. Este ano tentei trazer o Baggio e o Platini, mas eles não puderam vir”, explicou Zico, que irá reunir o time campeão da Copa União de 1987 e que será comandado por Carlinhos.

Além de Obina, já estão confirmados Deco, Adriano, Seedorf, Emerson, Nakata, Vágner Love, Ibson, Léo Moura, Arce, Gamarra, Raí, Denilson e Carlos Alberto. Vanderlei Luxemburgo irá comandar os ‘Amigos do Zico’.

Diego Tardelli pode ser o próximo

Além da contratação de Ronaldo, o Flamengo está interessado em um outro atacante: Diego Tardelli, que atualmente amarga a reserva no São Paulo e já teve passagens pelo São Caetano, Bétis, da Espanha e PSV Eindhoven, da Holanda, pode ser contratado nos próximos dias. O vice de futebol Kleber Leite admitiu o interesse no jogador.

“É um bom nome, e realmente tem alguma coisa no ar. Estamos tentando um acerto em definitivo com o São Paulo, e além do Ronaldo, que é um plano a longo prazo, este seria nosso último reforço para 2008. O problema é que o procurador dele está viajando, mas estamos tentando resolver isso”, explicou o dirigente.

A fama de indisciplinado que o atacante possui não chega a incomodar o vice de futebol, pois segundo ele, Tardelli já amadureceu: “Ele se casou há pouco tempo e quer dar uma guinada na vida. Além disso, já se mostrou apaixonado pelo nosso projeto. Está muito bem encaminhado”, admitiu.

A contratação de um atacante é considerada fundamental para o Flamengo este ano. Além de Souza, o clube só conta com o argentino Maxi Biancucchi, Obina, Kayke e Paulo Sérgio para compor o setor.

O apoiador Renato Augusto, que poderia ser mais uma opção para o técnico Joel Santana, já disse publicamente que não quer mais atuar improvisado no ataque.

Flamengo e Botafogo estream no Brasileirão de 2008 no RJ

A CBF divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro da Série A para 2008, nesta quarta-feira. Botafogo e Flamengo estream no Brasileirão jogando em casa. O alvinegro recebe o Sport e o Rubro-Negro enfrenta o Santos. Já Vasco e Fluminense fazem a primeira partida longe do Rio. O primeiro enfrenta o Internacional, no Beira-Rio, e o último encara o Atlético-MG, no Mineirão.  A competição começa no dia 10 de maio.

O primeiro clássico carioca será realizado logo na terceira rodada, entre Botafogo e Vasco, no dia 25 de maio. Na rodada seguinte, dia 31 de maio e 1° de junho,  acontece o segundo, entre Fluminese e Flamengo.

Maria Helena Braun

De Letra

Salve 2008!

Maria Helena Braun mbraun@jsports.com.br

Digamos que 2007 reabilitou o futebol carioca. Já sei, você vai dizer que a dupla Fla-Flu chegou entre os quatro primeiros, mas não convenceu, que foi mais pela incompetência dos adversários do que por méritos, que o Flamengo foi impulsionado pela imensa torcida e que o Fluminense foi chegando, chegando, como quem não quer nada e deu no que deu: quarto lugar, um atrás do Flamengo, num honroso terceiro posto. Bem, não acho que você, leitor, esteja totalmente errado. Na verdade o que aconteceu no Brasileiro, não deu pra encher os olhos. O Fla foi se erguendo de 1 a 0 em 1 a 0, daqueles bem magros, em jogos que a torcida contava os segundos para ouvir o apito final. O Flu também teve atuações sofríveis, sonolentas até, já que não tinha uma ruidosa torcida, como a do Flamengo, pra não deixar ninguém dormir. Mas a verdade é que a dupla Fla-Flu, com todos os “senões” honrou o futebol do Rio, calou a boca de muita gente boa e fez de 2007 o ano do orgulho carioca. Sim, isso mesmo, orgulho, porque em 2008 nenhum dos quatro grandes vai viver o desconforto de disputar clássicos na segundona. Porque dois clubes estão na Libertadores e mais dois na Sul-americana.E haja euforia! Mas uma euforia que faz bem. É muito bom poder ver o rubro-negro encher a boca pra dizer “rumo à Tóquio”, numa alusão, pra lá de otimista, da possível conquista do título mundial ou ouvir pelas esquinas tricolores que “a máquina está de volta”. Quer coisa melhor pra levantar o astral e a auto-estima de um povo que só vê o Rio no noticiário de polícia?

Pois que venham Libertadores e Sul-Americanas. Em 2008 vai ser diferente. O Fla tá montando um time de respeito, com Ibson, Kleberson, Renato Augusto, Leonardo Moura, Bruno, Gavilan, Jônatas. Dá ou não dá pra encarar a batalha? O Flu também tenta arrumar a casa, com Washington, Dodô e vem mais coisa por aí. Então dá pra sonhar sim. Vasco e Botafogo estão mais modestos nas suas aquisições, quem sabe nas suas pretensões, mas que ninguém os subestime. Enfim , eis porque 2007, que se foi há pouco, vai ficar marcado como um ano em que o futebol carioca tirou o pé da lama e voltou a pisar em tapetes vermelhos, melhor, em tapetes verdes, onde a bola rola suave, com times que voltam a sonhar com títulos e deixam pra trás a luta contra o rebaixamento, que já parecia uma sina dos cariocas. Salve 2008! Viva o futebol carioca!

O Dia

Tropa de elite para ‘prender’ o Fenômeno

Mengão monta força-tarefa para convencer cartola do Milan, de férias no Rio, a ceder Ronaldo

Rodrigo Lima

Rio - Só mesmo uma ‘tropa de elite’ para concretizar o sonho do Flamengo em ter Ronaldo na Gávea. Ontem, o vice de futebol rubro-negro Kléber Leite divulgou que o clube formou uma ‘força-tarefa’ para contratar o Fenômeno. O atacante tem vínculo com o Milan até julho de 2008, mas o dirigente vai se reunir hoje com o vice geral do do clube italiano, Adriano Galliani, que passa férias no Rio, para tornar oficial o interesse rubro-negro e tentar antecipar a contratação do artilheiro.

Kléber não divulgou valores, mas a idéia para repatriar Ronaldo seria semelhante a que trouxe Romário para o clube em 1995. O Flamengo deseja que o Fenômeno seja liberado em definitivo para acertar com o clube por um contrato de três anos, para que assim consiga disputar a Copa do Mundo de 2010.

“O Adriano Galliani passará a virada do ano aqui no Rio. Não faltará oportunidade para conversarmos com ele. O projeto requer muita inspiração e bastante transpiração. Não posso garantir aqui que vamos conseguir. Mas eu e meus companheiros vamos morrer por esse projeto”, afirmou Kléber.

O atacante, que passa férias em Angra dos Reis, no Sul Fluminense, já revelou o interesse em vir defender o Flamengo e até admitiu diminuir em 50% o salário para jogar em seu clube do coração. Ronaldo ganha aproximadamente R$ 750 mil mensais no Milan.

Além disso, o Flamengo oferece um “projeto de vida" que pode ir até 2010 e depois continuar em forma de uma campanha social. “Nossa intenção é que o Ronaldo encerre a carreira no Flamengo. Não podemos desperdiçar um craque do quilate do Ronaldo, que só se equivale ao Zico e ao Romário, querer vir jogar no Flamengo. Acredito que o momento de trazê-lo para jogar aqui é agora”, revelou um empolgado Kléber Leite, que vai se encontrar com o Fenômeno em Angra para passar o Réveillon.

Ídolo pode ajudar clube a encher os cofres

Repatriar um ídolo pode ser uma boa forma de encher os cofres. A afirmação é baseada na conversa com o consultor de marketing esportivo João Henrique Areias, que já foi vice de marketing do Flamengo. Segundo o ex-dirigente, caso a negociação se concretize, o clube pode ter um lucro significativo.

“A iniciativa é muito boa. Não duvido que o Kléber Leite consiga, pois conseguiu trazer o Romário em 1995. A questão é estabelecer as ações necessárias para concretizar a negociação. Trazer um ídolo de volta ao país é altamente positivo”, disse Areias ao site Globoesporte.com.

O consultor acredita que o Flamengo tem potencial de sobra para contratar o jogador do Milan e aponta caminhos para que o retorno seja um sucesso também fora de campo.

João Henrique Areias aposta especialmente na paixão da maior torcida do Brasil. O primeiro passo é analisar todas as possibilidades de parcerias com os atuais patrocinadores do clube, a Nike e a Petrobras, e com o torcedor, que é o principal parceiro do Flamengo. “No caso da Petrobras, daria um retorno de mídia fantástico. O Ronaldo pode ser o garoto-propaganda da multinacional e levar a marca para o mundo inteiro. No caso da Nike é até mais fácil, pois a imagem dele já é explorada pela empresa”, comenta.

Areias não tem dúvidas de que a venda da camisa de Ronaldo no Flamengo seria um sucesso. A conta que o consultor faz é simples. “O número com que o mercado trabalha para atingir as estimativas de venda de camisas do Flamengo é de 30 milhões de torcedores, de acordo com levantamento das pesquisas. Se você tem um retorno de 4% desse total nas vendas (1,2 milhão de camisas) é considerado maravilhoso, é muito bom. A torcida já mostrou que ama o time e quer ajudar. Esse potencial precisa ser aproveitado”, frisa.

Areias cita outro time de massa para dar mais um exemplo de ação de marketing que dá certo. “O Corinthians lançou um kit ("Eu nunca vou abandonar porque eu te amo") e está fazendo o maior sucesso. Em nove dias vendeu 50 mil unidades. O torcedor compra uma camisa, uma pulseira e um adesivo. Cada um custa R$ 44,90. Mas não pode ser a camisa de jogo do time, que é muito cara. Tem que ser algo simples e é possível fazer um kit desses sem o menor problema e conseguir resultados”, recomenda.

Diego tardelli na Gávea

Rio - Enquanto Ronaldo não chega, Kléber Leite deu como certa, ontem, a contratação de outro atacante para a disputa da Libertadores e compor O elenco: Diego Tardelli. O jogador, preso ao São Paulo, já teria acertado sua transferência para a Gávea. “Estamos com as negociações bem adiantadas. Consultei o Joel Santana sobre o jogador e ele aprovou. É um reforço que chega para nosso ataque”, disse Kléber.

O São Paulo já teria aceitado a transferência do atacante, já que o Tricolor paulista tem Adriano, Dagoberto e Aloísio, entre outros, para a posição. A única pendência para fechar o negócio seria a palavra final do empresário do jogador. “Por enquanto, o negócio ainda não teve desfecho porque o empresário está na Europa. O Flamengo pretende adquirir Tardelli em definitivo. Assim, o clube fecharia o elenco. Exceção, é claro, à possibilidade de Ronaldo chegar”, afirmou Kléber leite, confirmando que a contratação de Tardelli não serviria para tapar um buraco caso a aquisição de Ronaldo não aconteça.

Nem mesmo a fama de boêmio de Tardelli, que chegou a ser afastado do elenco pelo técnico Muricy Ramalho, poderia atrapalhar as negociações. “Conversei com o jogador e ele revelou que quer mudar de vida, ter uma nova chance, pois se casou recentemente. Creio que ele está de cabeça mudada e sérias intenções ”, concluiu Kléber

Com aprovação do Galo

Zico quer Ronaldo no Fla, mas faz a ressalva: ele deve estar bem fisicamente

Janir Júnior

Rio - Zico lembrou do passado de glórias e comentou sobre um futuro fenomenal para o Flamengo. Ontem, ao conceder entrevista coletiva para falar sobre o Jogo das Estrelas, hoje, às 20h30, no Maracanã, o Galinho relembrou com alegria do time tetracampeão brasileiro em 1987, que estará em campo logo mais, e deu sua opinião sobre o possível acerto de Ronaldo com o clube da Gávea.

Para Zico, a idéia é excelente, mas requer cuidados com a condição de Ronaldo. “Para nós, rubro-negros, se ele for para o Flamengo é excelente. Todos os times querem o Ronaldo, mas ele precisa estar em condições de jogar. Hoje, não basta apenas qualidade, é preciso estar bem fisicamente. Bem, ele é um fator de desequilíbrio. Qualquer um gostaria de contar com um jogador desse nível”, disse o Galinho, que, pórem, fez um alerta:

“Eu passei por problemas parecidos com os dele. Chega uma certa idade que as lesões na panturrilha se agravam. É preciso cuidado”.

Zico dispensou o convite para Ronaldo disputar o jogo de hoje. “Ele está lesionado, mas nem precisa de convite. É só aparecer, botar a camisa e jogar”, disse Zico.

Até ontem, 45 mil ingressos já haviam sido vendidos. Com humildade, Zico dividiu a responsabilidade com outras estrelas que participarão do jogo beneficente. A renda será destinada para instituições de caridade. “Temos vários bons jogadores. Quem for assistir ao Zico vai ver um barrigudo correndo atrás da bola”, brincou.

Do time de 87, apenas Jorginho não estará presente. Leandro vai à festa, mas não atuará. “Aquele time era uma seleção brasileira, um dos mais estrelados da história do Flamengo. O nível técnico era fantástico, e se disputássemos hoje uma competição de pontos corridos, acho que abriríamos grande vantagem”, acredita Zico.

Sempre que fala do passado, Zico não apela para o saudosismo. Diz que aproveitou cada momento. Hoje, ele revela que apenas sonha. “Sonho desde minha infância em Quintino e com os jogos. Meu grande sonho era vestir a camisa 10 do Flamengo, e Deus me deu isso. Sonhei até que dava passe para Obina fazer gol! Quem sabe não vira realidade nesse jogo?”, brinca Zico. Quem sabe também, se, no futuro, as tabelinhas do Galo em seus sonhos não ganhe um tom mais fenomenal?

‘Eu levantei a taça verdadeira’

“Eu levantei a verdadeira”, divertiu-se Zico, depois de ganhar camisa com os dizeres de Flamengo pentacampeão e a Taça de Bolinhas de isopor. Depois, o Galinho falou sobre a polêmica que envolve o título de 1987. “Eu fui tetra em 87. Jamais vão tirar isso de mim com uma canetada. Não existe dúvida. Lutamos pela aquela conquista. No dia seguinte ao título, estava 8h da manhã no hospital para operar o joelho”, recordou Zico.

ALEX NA SELEÇÃO

Técnico do Fenerbahçe, Zico também comentou sobre o time turco: “Vamos enfrentar o Sevilla na Liga dos Campeões, será difícil. O ano de 2007 foi muito bom para nós. Cheguei ao clube na base dose ganhar fica, não ganhou tchau”.

O Galo comentou ainda sobre Alex. “É um dos jogadores brasileiros mais inteligentes em atividade. Dou a camisa para ele de olho fechado”, disse Zico, que também falou da torcida do time turco: “Eles são fanáticos, uma loucura”.

Gazeta Esportiva

Kléber Leite adota cautela, mas mantém sonho em ter Ronaldo

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de anunciar que pretendia tentar a contratação do atacante Ronaldo para a temporada 2008, o Flamengo voltou atrás e adotou um discurso cauteloso sobre a transferência do jogador do Milan. Nesta quarta-feira, o vice-presidente de futebol Kléber Leite concedeu coletiva e desmentiu que tenha autorização do time italiano para negociar com o atacante, mas reafirmou que este será o grande objetivo rubro-negro em 2008.\ “O Ronaldo é jogador do Milan, tem contrato com o Milan e o Leonardo não autorizou que nós desenvolvêssemos um processo com o Milan”, iniciou o dirigente, desmentindo as próprias declarações de que teria “passe livre” para acertar com Ronaldo. Mesmo assim, Kléber Leite confirmou que o Flamengo fará de tudo para que o jogador vista a camisa rubro-negra no futuro, o que concretizaria um sonho da equipe e do jogador.\

“Efetivamente, vamos montar uma equipe, uma força-tarefa, porque precisamos das cabeças daqui para tentar isso. Temos um dever de casa para fazer e as coisas estão caminhando bem. Sempre com todo o respeito com o Milan, mas com base na legislação, que permite que um clube procure o jogador quando faltar seis meses para o fim”, comentou o dirigente, lembrando que o contrato de Ronaldo com o Milan se encerra no meio do ano que vem.

Para pôr em prática o plano de repatriar Ronaldo, Kléber Leite aposta no bom relacionamento com o Milan e seus dirigentes. O vice-presidente do time italiano Adriano Galiani, aliás, estará no Rio de Janeiro para comemorar o Reveillon. “O Adriano já está no Rio, é uma figura querida do futebol, é muito sensível. Mas primeiro você tem que trabalhar bastante, há muita etapa para passar e a gente só está passando uma”, ponderou.

“O Milan não é complicador, é um irmão querido. O Milan, no processo, não é problema”, complementou o dirigente rubro-negro, que também aposta na vontade do jogador para concretizar a transferência. “Até ontem, para o Ronaldo, era tudo apenas uma vontade recíproca. Depois de ontem, ficou claro que é muito mais sério do que ele pensa”, explicou Kléber Leite, deixando claro que teve um encontro com o jogador para tratar da transferência.

Mesmo assim, o dirigente preferiu não estabelecer prazo. “Não tem tempo. Ele não vai disputar só a Libertadores, é um projeto de vida. É a realização de um sonho de vida. O nosso projeto inicial com Ronaldo é até 2010, depois seria um projeto envolvendo crianças”, revelou. “Não é nada de empréstimo, é um projeto de vida. Não terminaria em 31 de dezembro de 2010, é mais do que isso. Não há embaixador melhor que o Flamengo pode ter do que Ronaldo”, completou.

“Não é fácil, mas ao mesmo tempo é animador. Existem entraves naturais que temos que superar”, frisou. “Mesmo assim, isso tudo será um divisor de águas na temporada 2008 do Flamengo”, finalizou o dirigente, mantendo as esperanças de conseguir trazer Ronaldo para o clube

Tardelli recebe proposta do Flamengo, mas prioriza São Paulo

São Paulo (SP) - A chegada do atacante Adriano deixa ainda mais acirrada a concorrência no ataque do São Paulo. Por isso, na teoria, o atacante Diego Tardelli teria menos espaço em 2008. Nas últimas horas, o jogador recebeu uma proposta do Flamengo, mas ainda estuda a melhor opção para a próxima temporada.\ “No momento, não tem nada concreto. Tive uma conversa com um membro da diretoria do Flamengo (o vice de futebol Kléber Leite). Fiquei feliz com o interesse do Flamengo, mas tenho contrato com o São Paulo e pretendo cumprir. Espero ficar esse ano aqui no São Paulo”, explicou o atleta, em entrevista à Rádio Record.\

Segundo Tardelli, o Flamengo não apresentou os números que pretende desembolsar em relação ao seu salário no Rio de Janeiro. Antes de pensar em transferência, o jogador quer ouvir a posição de dirigentes e membros da comissão técnica são-paulina em relação ao seu futuro.

“Quero esperar, ver o que o São Paulo vai fazer comigo, se vou ser útil para o Muricy. A minha primeira opção é jogar a Libertadores pelo São Paulo”, disse o Diego Tardelli.

Além de Adriano, o técnico Muricy Ramalho pode utilizar Aloísio, Borges, Dagoberto e Leandro no ataque do São Paulo. Depois de passagens na Espanha e Holanda, Diego Tardelli retornou ao Morumbi no meio do ano passado e teve poucas oportunidades na campanha do pentacampeonato nacional.

Kléber Leite adota cautela, mas mantém sonho em ter Ronaldo

Rio de Janeiro (RJ) - Depois de anunciar que pretendia tentar a contratação do atacante Ronaldo para a temporada 2008, o Flamengo voltou atrás e adotou um discurso cauteloso sobre a transferência do jogador do Milan. Nesta quarta-feira, o vice-presidente de futebol Kléber Leite concedeu coletiva e desmentiu que tenha autorização do time italiano para negociar com o atacante, mas reafirmou que este será o grande objetivo rubro-negro em 2008.\ “O Ronaldo é jogador do Milan, tem contrato com o Milan e o Leonardo não autorizou que nós desenvolvêssemos um processo com o Milan”, iniciou o dirigente, desmentindo as próprias declarações de que teria “passe livre” para acertar com Ronaldo. Mesmo assim, Kléber Leite confirmou que o Flamengo fará de tudo para que o jogador vista a camisa rubro-negra no futuro, o que concretizaria um sonho da equipe e do jogador.\

“Efetivamente, vamos montar uma equipe, uma força-tarefa, porque precisamos das cabeças daqui para tentar isso. Temos um dever de casa para fazer e as coisas estão caminhando bem. Sempre com todo o respeito com o Milan, mas com base na legislação, que permite que um clube procure o jogador quando faltar seis meses para o fim”, comentou o dirigente, lembrando que o contrato de Ronaldo com o Milan se encerra no meio do ano que vem.

Para pôr em prática o plano de repatriar Ronaldo, Kléber Leite aposta no bom relacionamento com o Milan e seus dirigentes. O vice-presidente do time italiano Adriano Galiani, aliás, estará no Rio de Janeiro para comemorar o Reveillon. “O Adriano já está no Rio, é uma figura querida do futebol, é muito sensível. Mas primeiro você tem que trabalhar bastante, há muita etapa para passar e a gente só está passando uma”, ponderou.

“O Milan não é complicador, é um irmão querido. O Milan, no processo, não é problema”, complementou o dirigente rubro-negro, que também aposta na vontade do jogador para concretizar a transferência. “Até ontem, para o Ronaldo, era tudo apenas uma vontade recíproca. Depois de ontem, ficou claro que é muito mais sério do que ele pensa”, explicou Kléber Leite, deixando claro que teve um encontro com o jogador para tratar da transferência.

Mesmo assim, o dirigente preferiu não estabelecer prazo. “Não tem tempo. Ele não vai disputar só a Libertadores, é um projeto de vida. É a realização de um sonho de vida. O nosso projeto inicial com Ronaldo é até 2010, depois seria um projeto envolvendo crianças”, revelou. “Não é nada de empréstimo, é um projeto de vida. Não terminaria em 31 de dezembro de 2010, é mais do que isso. Não há embaixador melhor que o Flamengo pode ter do que Ronaldo”, completou.

“Não é fácil, mas ao mesmo tempo é animador. Existem entraves naturais que temos que superar”, frisou. “Mesmo assim, isso tudo será um divisor de águas na temporada 2008 do Flamengo”, finalizou o dirigente, mantendo as esperanças de conseguir trazer Ronaldo para o clube

PeléNet

Vice do Fla detalha "Projeto Ronaldo" e fala em reunião com Milan

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, deu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, na sede da Gávea, para esclarecer as questões envolvendo o interesse do Rubro-Negro carioca pelo atacante Ronaldo, do Milan-ITA. O dirigente revelou que terá uma reunião nos próximos dias com Adriano Galliani, homem forte do clube italiano, que passará o Réveillon no Rio de Janeiro. O flamenguista detalhou também aspectos do contrato que o Fenômeno teria e falou que todo o clube está envolvido no "Projeto".

Atacante Ronaldo atuou poucas vezes com a camisa do Milan na atual temporada

"Queremos o Ronaldo em definitivo, com a assinatura de um contrato até 31 de dezembro de 2010. Além de reconduzi-lo à seleção, desejamos tê-lo em um projeto social para crianças do mundo todo, nos moldes das campanhas que ele faz para a Unicef. Não falamos ainda com os dirigentes do Milan. O Galliani está no Rio e conversaremos ainda esta semana", explicou Kleber, dando a entender que a contratação pode não ser feita agora para a disputa da Copa Libertadores, mas no futuro, para que o pentacampeão mundial encerre sua carreira na Gávea.

Kleber salientou que foi criada uma força-tarefa no Flamengo para cuidar da negociação. Fazem parte o presidente Marcio Braga, todo\ departamento de futebol, o vice de finanças José Carlos Dias, o empresário e vice de futebol na gestão de Kleber, Plínio Serpa Pinto, e Ricardo Hinrichsen, vice de marketing.\

O dirigente comentou que o clube carioca não entrará em rota de colisão com os italianos.

"O Milan é um co-irmão e em momento algum vamos desrespeitá-lo. Eles preservam muito bem os jogadores importantes, mas o que interessa é o desejo do jogador, a vontade dele é que prevalece", afirmou, seguro de que o interesse de Ronaldo é atuar pelo seu clube de coração.

"Eu e Ronaldo passaremos o Réveillon em Angra dos Reis (região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro) e é claro que falaremos sobre a negociação", continuou, dando detalhes de uma reunião que teve com Fabiano Farah, empresário do atacante, na noite de terça-feira. "Saí da conversa com uma impressão muito boa e com certeza de que as coisas evoluíram muito de ontem para hoje", assegurou.

Para Kleber, o outro clube interessado em ter Ronaldo, o Fenerbahce-TUR, time treinado pelo ídolo rubro-negro Zico, não tem como competir com o Flamengo.

"A chance do Fenerbahce atrapalhar o Flamengo nesta história é zero", garantiu.

Ronaldo tem contrato com o Milan até junho de 2008. Ele foi contratado em janeiro e fez apenas 14 partidas e sete gols, sempre pelo Campeonato Italiano. Sua performance foi atrapalhada por seguidas lesões musculares. Apesar do cenário, o clube italiano negou em seu site oficial esta tarde que esteja negociando Ronaldo com o Flamengo e de que havia liberado o Rubro-Negro carioca para negociar com o astro.

Nesta quarta-feira, o médico do Flamengo e da seleção, José Luís Runco, afirmou que o atacante tem plenas condições de seguir jogando e que a atual lesão, na panturrilha, estará curada em duas ou três semanas. O treinador Joel Santana também falou sobre o assunto e disse que está confiante em um acerto, já que Kleber Leite não costuma sair frustrado de negociações do porte desta.

Fora Ronaldo, Tardelli deve ser último reforço do Flamengo

Raphael Raposo\ No Rio de Janeiro\

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Kleber Leite, confirmou na tarde desta quarta-feira, em entrevista coletiva na sede da Gávea, que o clube deve mesmo contratar o atacante Diego Tardelli, vinculado ao São Paulo até 31 de dezembro de 2008.

"Não posso negar que é um bom nome. A situação está em andamento e ele está bem próximo de vestir a camisa do Flamengo. Ele seria a última contratação para 2008, exceção feita ao Ronaldo", disse o dirigente, que deu mais detalhes do negócio.

"Ele viria para o Flamengo em definitivo. O negócio só não foi finalizado porque o empresário dele está fora do Brasil", completou.

Diego Tardelli Martins, de 22 anos (10/05/1985), começou sua carreira no Partner-PR. O atacante também defendeu Santos, União Barbarense-SP, Bétis-ESP e PSV Eindhoven-HOL. Com a camisa do São Paulo, o jogador foi campeão estadual e da Copa Libertadores da América, ambos em 2005, além do Brasileiro deste ano.

Botafogo e Fla estréiam em casa no BR-08. Flu e Vasco, fora

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira as tabelas das Séries A e B do Campeonato Brasileiro de 2008, em um formato simplificado, sem datas, horários e locais das partidas.

Dos clubes cariocas, Botafogo e Flamengo vão estrear em casa, enquanto Fluminense e Vasco atuarão fora. A rodada inaugural será realizada em 10 e 11 de maio.

O Botafogo receberá o Sport e o Flamengo medirá forças contra o Santos. O Fluminense viajará até Belo Horizonte, onde encontrará o Atlético-MG. O Vasco, por sua vez, estará em Porto Algre para enfrentar o Internacional.

O primeiro clássico carioca será realizado logo na terceira rodada, entre Botafogo e Vasco, no dia 25 de maio. O Fla-Flu do turno será disputado em seguida, na quarta jornada, em 31 do mesmo mês.

O Campeonato Brasileiro termina no domingo 7 de dezembro. O Botafogo jogará em São Paulo, contra o Palmeiras, e o Flamengo em Curitiba, diante do Atlético-PR. O Fluminense recebe o Ipatinga e o Vasco, o Vitória.

GloboEsporte

Fla diz que banca Ronaldo

Clube teria várias alternativas para pagar o alto salário do jogador do Milan

Eduardo Peixoto e Gustavo Rotstein

Kléber Leite vai tentar contratar Ronaldo

Não será dinheiro o principal problema para o Flamengo contratar Ronaldo. Pelo menos é o que pensam os integrantes da força-tarefa rubro-negra. Nos bastidores, todos têm consciência de que o Fenômeno não apenas "se paga" como dará lucros.

Obviamente, dos cerca de R$ 375 mil que o atacante receberia mensalmente, nem tudo sairia dos cofres rubro-negros. Mas os dirigentes sabem que dezenas de investidores topariam a empreitada.

- Dinheiro não é problema. Só digo uma coisa: depende apenas da vontade dele - diz uma pessoa da diretoria.

Na festa de Natal, na casa de familiares, Ronaldo demonstrou muita vontade de acertar com o Flamengo. E foi incentivado pelos parentes. Todos acham que este é o momento ideal para o retorno dele ao Brasil.

O Rubro-Negro acena com um contrato até 2010. Uma das formas de gerar dinheiro para o atacante seria garantir-lhe todos os royalties da venda das camisas com o número 9.

Kléber: 'Nós vamos morrer por Ronaldo'

Vice-presidente revela que Fla faz força-tarefa para contratar atacante por três anos

Eduardo Peixoto

Kléber Leite na coletiva do Flamengo

A diretoria do Flamengo revelou, em coletiva no fim da tarde desta quarta-feira, na Gávea, que existe uma força-tarefa para tentar contratar Ronaldo por um longo tempo. O atacante tem vínculo com o Milan até julho de 2008. Mas o vice-presidente Kléber Leite informou que vai se reunir com o vice do clube italiano, Adriano Galliani, nesta quinta para tornar oficial o interesse rubro-negro.

A idéia é que Ronaldo seja liberado para acertar com o Flamengo por um contrato de três anos, para que assim consiga disputar a Copa do Mundo de 2010 como jogador do clube.

- Adriano Galliani (vice-presidente do Rubro-Negro italiano) está no Rio e passará o réveillon aqui. Não faltará oportunidade para conversarmos com ele. O projeto requer muita inspiração e bastante transpiração. Não posso garantir aqui que vamos conseguir. Mas eu e meus companheiros vamos morrer por esse projeto - diz Kléber.

Por enquanto, Milan não libera negociação

Ronaldo quer realizar o sonho de jogar no Flamengo. E o clube oferece um "projeto de vida" que pode ir até 2010 e depois continuar em forma de uma campanha social. O contrato do jogador com o Milan ainda é um grande empecilho. Inclusive, o site oficial do Milan até divulgou uma nota oficial bem curta nesta quarta-feira negando que o clube tenha liberado o Flamengo a negociar com Ronaldo. Mas há a esperança de que o desejo do jogador seja atendido.

- Espero que no fim prevaleça a vontade dele. Se não for agora, vai ser em julho. Mas sinto no Milan um profundo respeito a ele. Acho que querem transferir para o Ronaldo a decisão final. Não é segredo para ninguém que o sonho dele é jogar no Flamengo. Há um série de circunstâncias que são muito favoráveis a um final feliz - avisa o vice-presidente de futebol do clube, Kléber Leite.

Para viabilizar o projeto, a força-tarefa do Flamengo será composta pelo vice-presidente de marketing, Ricardo Heinrichsen, o colaborador, Plínio Serpa Pinto, o vice de finanças, José Carlos Dias, e o presidente, Márcio Braga.

Pelo que se viu até agora, os dirigentes rubro-negros terão muito trabalho. Desde o alto salário do atacante até a liberação do clube italiano, tudo parece jogar contra o sonho do Flamengo e até de Ronaldo, que já se declarou torcedor rubro-negro várias vezes e nunca escondeu que deseja defender o clube do coração algum dia (assista ao vídeo ao lado).

Contratado em janeiro, o Fênomeno fez apenas 14 partidas pelo time italiano e fez sete gols, todos no Campeonato Italiano. No momento, ele se recupera de uma lesão na panturrilha esquerda. A tendência é que volte aos treinos e jogos em um mês.

Milan desmente negociação com Ronaldo

Clube italiano divulga nota oficial dizendo que não autorizou atacante a acertar com o Fla

Ronaldo, do Milan, na mira do Fla

O Milan divulgou na tarde desta quarta-feira uma nota oficial desmentindo que haja uma negociação para que Ronaldo seja transferido para o Flamengo. O comunicado de quatro linhas diz ainda que o clube não autorizou o atacante a negociar com o Rubro-Negro.

A informação é oposta à divulgada na terça-feira pelo vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite, que afirmou ter sido autorizado pelo clube italiano a negociar com o Fenômeno.

Ronaldo vira assunto entre flamenguistas

Nas rodas de conversas, jogadores querem saber se o Fenômeno está perto do acerto

Eduardo Peixoto e Gustavo Rotstein

Jogadores tiram foto durante a pelada

"O Ronaldo vem mesmo ou é brincadeira?". Assim, Cristian recepcionou a reportagem do GLOBOESPORTE.COM no jogo beneficente organizado por Ibson, nesta quarta-feira, em Niterói.

Mas ele não era o único curioso. Nas rodas dos boleiros, o assunto Fenômeno no Flamengo ganhou grande espaço.

Todos queriam saber as novidades sobre o assunto. E, claro, a aprovação foi geral.

- Cara, sinceramente, dou minha vida para ver o Ronaldo no Flamengo. Eu sou muito fã dele. De verdade mesmo. Acompanho a carreira dele desde o Cruzeiro - diz o volante Cristian.

O goleiro Marcelo Lomba também não levou muita fé no acerto do ídolo mundial com o Rubro-Negro. Mas não deixou de palpitar:

- Seria bom demais. O cara é fera.

Alguns diretores presentes ao evento consideram que as chances de Ronaldo acertar são "muito boas".

Fla terá que comprar Tardelli à vista

Dirigente do São Paulo avisa que não pretende negociar o atacante de outra forma

Joanna de Assis

Diego Tardelli no treino do São Paulo

O vice-presidente de futebol do São Paulo, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, confirmou que o clube foi procurado pelo Flamengo que pretende contar com o atacante Diego Tardelli em 2008. Mas a conversa é bem direta. O jogador só será liberado se o clube rubro-negro estiver disposto a comprá-lo. E à vista.

- O Flamengo quer. Se eles pagarem, está tudo certo. Só que queremos pagamento à vista. Não vou falar mais nada sobre isso - diz o dirigente, categórico.

O Flamengo espera concluir até sexta-feira a contratação do atacante. Nesta quarta-feira, o vice-presidente de futebol do Rubro-Negro, Kléber Leite, confirmou que as negociações com o jogador estão encaminhadas.

'Jogo das Estrelas': promessa de casa cheia

Partida organizada por Zico será no Maraca, nesta quinta, e teve 42 mil ingressos vendidos

Zico levanta a taça improvisada pela galera durante entrevista coletiva no CFZ

Zico vai relembrar os bons tempos nesta quinta-feira e com direito a Maracanã cheio, já que 42 mil ingressos para o 'Jogo das Estrelas' foram vendidos até o momento, de acordo com a organização do evento. No dia do jogo, as entradas poderão ser adquiridas nas bilheterias 5 e 8 do estádio. Os ingressos para arquibancada custam R$ 10, e os de cadeira azul estão R$ 6. A renda irá integralmente para instituições de caridade previamente escolhidas.

O Galinho, em coletiva nesta quarta, revelou que tentou trazer o francês Michel Platini e o italiano Roberto Baggio para a partida, mas compromissos pessoais impediram a presença dos craques. Mas muita gente boa como Seedorf, Nakata, Adriano e Emerson estarão no time dos Amigos do Zico, que enfrentam o Flamengo de 87 a partir das 20h30m. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, e o SporTV transmite ao vivo.

Para Zico, não há polêmica sobre o título de 87, que é do Flamengo e pronto. Alguns torcedores rubro-negros até levaram uma 'taça das bolinhas' de papel para o ídolo no CFZ. Mas a original pode ficar com o São Paulo, por ser considerado o primeiro pentacampeão brasileiro pela CBF, que considera o Sport como campeão de 87. Confira trechos da coletiva do craque:

'Jogo das Estrelas'

"É um evento que ganha importância a cada ano pela quantidade de gente que participa e vai aos jogos; também pelos nomes internacionais que estamos trazendo. Neste ano tentei o Platini, mas ele tem compromissos por ser presidente da Uefa. Ele me disse que, se não tivesse vencido a eleição, viria para o jogo. Ele ganhou e nós perdemos. Também tentei o Baggio, que também tinha compromissos. Mesmo assim teremos presenças importantes, como Deco, Adriano, Seedorf, Emerson e outros."

Reunião do time de 87

"A partida vai servir para reafirmar a conquista do Fla. Como jogador daquele time, não admito que tirem este título de mim. Jamais vou aceitar isso, porque sofri, me concentrei, viajei e fui operado no dia seguinte da final. Vinte anos depois, temos a oportunidade de nos reunirmos para homenagear uma conquista marcante. Era um grande time. Tanto que o Aldair, que foi titular campeão do mundo em 94, era banco. Só o Aílton não jogou na seleção."

Dupla com Obina

"Não vou consagrar o Obina no 'Jogo das Estrelas', porque ele já está consagrado pela torcida. Mesmo velhinho desse jeito, vou tentar colocá-lo na cara do gol. A torcida sonha com isso, e com certeza vai ficar muito feliz."

Ronaldo sempre convidado

"No ano passado, ele foi convidado, mas não pôde ir. Desta vez não entramos em contato, porque ele está machucado. Mas se aparecer na hora e quiser participar, joga. Ele não precisa de convite."

Interesse do Fenerbahçe

"Sou treinador e não me envolvo em negociação. Mas, se o Ronaldo estiver 100%, faz diferença e desequilibra. Em forma, ele seria um grande reforço para o Fenerbahçe, para o Fla ou para qualquer outro clube."

Luxa confirmado no 'Jogo das Estrelas'

Raí e Denílson são outros nomes que estarão no evento promovido por Zico no Maracanã

Gustavo Rotstein

Luxemburgo se apresenta no Palmeiras

O "Jogo das Estrelas" já tem confirmados vários astros internacionais. Mas ganhou um reforço de peso no banco de reservas. O técnico Vanderlei Luxemburgo, que recentemente trocou o Santos pelo Palmeiras, confirmou que estará presente ao evento promovido por Zico, nesta quinta-feira, no Maracanã.

Luxemburgo vai comandar o time "Amigos de Zico", que enfrentará o time do Flamengo campeão brasileiro de 1987. O Rubro-Negro terá Carlinhos como treinador, que esteve à frente do grupo que conquistou o tetracampeonato há 20 anos.

Também nesta quarta-feira mais dois nomes foram confirmados. O ex-jogador Raí, ídolo do São Paulo, e Denílson, campeão do mundo com a seleção brasileira em 2002, se juntam a outros astros, como Adriano, Deco, Seedorf e Nakata.

Ibson volta às origens

Ao lado do amigo Diego, volante rubro-negro reúne amigos em jogo beneficente em Niterói

Eduardo Peixoto e Gustavo Rotstein

Ibson posa para foto com os seus amigos

Durante o ano, Ibson está acostumado a jogar em grandes estádios diante de multidões. Mas nas férias, o palco é o campo de terra batida e os adversários são velhos amigos. Ao lado do goleiro Diego, o volante rubro-negro foi anfitrião de um jogo beneficente em Niterói (RJ), nesta quarta-feira.

Na primeira partida, amigos de Ibson e Diego dos tempos de garoto se enfrentaram numa partida que não teve nada de amistosa, devido aos vários lances ríspidos, mas sempre com bom humor. O time dos rubro-negros perdeu por 3 a 1, com o volante desperdiçando uma cobrança de pênalti. No segundo jogo, ex-jogadores de Flamengo e Vasco reviveram os velhos tempos. Andrade e Júlio César Uri Geller, do lado rubro-negro, e Roberto Dinamite, do lado cruzmaltino, foram as atrações.

- É nesses momentos que volto às origens. É muito bom jogar com grandes amigos, muitos deles de infância, como o Diego - afirma Ibson.

O jogo principal foi entre atletas do presente. O confronto reuniu o goleiro Julio Cesar (Internazionale), os rubro-negros Cristian e Paulo Sérgio, Vinícius Pacheco (Paraná), André Lima (Hertha Berlim), Adriano Felício (Botafogo), Rodrigo Souto (Santos), Luiz Alberto (Fluminense), Henrique (Bordeaux), além de pagodeiros. A bateria da escola de samba Viradouro animou a festa.

O Combinado 5 de Julho ficou lotado para acompanhar a festa. O ingresso foi de 2kg de alimento não-perecível, e foram arrecadadas quase 30 toneladas. As doações serão encaminhadas a cerca de 30 instituições de caridade.

- Não tem preço assistir ao sucesso desse evento, pois é apenas a segunda edição. Espero que cresça ainda mais a partir de agora. Muitos amigos vieram prestigiar, e o público fez a sua parte. Eu e o Diego estamos muito felizes.

Julio Cesar prestigia o amigo Ibson

Goleiro do Inter de Milão e da seleção brasileira é atração em evento beneficente em Niterói

Eduardo Peixoto e Gustavo Rotstein

Goleiro Julio Cesar na pelada de Ibson

No segundo ano de seu jogo beneficente, realizado em Niterói (RJ), Ibson e Diego tiveram uma presença ilustre. Julio Cesar, goleiro do Internazionale de Milão e da seleção brasileira, esteve no evento para prestigiar os amigos de Flamengo.

Julio Cesar chegou ao Combinado 5 de Julho no fim da tarde e logo atraiu a atenção das pessoas que lotaram o local. O goleiro ficou num lugar reservado, mas não escapou do assédio do público, tirando muitas fotos. Ibson mostrou-se orgulhoso com a presença do amigo.

- Crescemos juntos no Flamengo, e fico muito feliz em vê-lo aqui prestigiando essa festa. Mostra que o Diego e eu estamos prestigiados - brinca o volante rubro-negro.

Mas Julio Cesar foi apenas um dos boleiros presentes ao evento. Henrique, André Lima, Rodrigo Souto, Luiz Alberto, Cristian e Adriano Felício também prestigiaram a festa.

São Paulo espera receber taça em janeiro

Direção aguarda a polêmica 'Taça das Bolinhas' da CBF logo nas primeiras semanas

Taça das Bolinhas, de papelão, feita pela torcida do Flamengo

A polêmica sobre a "Taça das Bolinhas" promete reaparecer no início do próximo ano. A diretoria do São Paulo confirmou nesta quarta-feira que pretende receber o troféu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Futebol nas primeiras semanas de janeiro.

- Segundo disse o Ricardo Teixeira e o VirgílIo Elísio, diretor técnico da CBF, é questão de marcar a data para um evento. Acredito que isso será feito na primeira quinzena do próximo mês - afirma o assessor especial da presidência do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, à Rádio Jovem Pan.

O São Paulo esperava recebê-lo no dia 3 de dezembro durante a premiação dos melhores do último Campeonato Brasileiro, o que não aconteceu. A CBF, porém, garante que o clube paulista é o verdadeiro dono do troféu.

A "Taça das Bolinhas" foi criada em 1970 para premiar o primeiro tricampeão consecutivo ou pentacampeão na soma de títulos. O Flamengo diz ter direito a ela, mas a CBF não reconhece o título nacional de 1987, denominado Copa União. Para a entidade, o título foi do Sport Recife – o Rubro-Negro venceu o Brasileirão oficialmente em 80, 82, 83 e 92.

Já o São Paulo, que promete não repassar a taça ao clube do Rio de Janeiro, ficou com o caneco da competição em 77, 86, 91, 2006 e 2007

Investidor bancaria Diego Tardelli no Fla

Diretoria carioca espera apenas 'ok' para concluir negociação com atacante são-paulino

Eduardo Peixoto

Diego Tardelli, do São Paulo, disputa a bola no jogo contra o Fluminense

O Flamengo quer contratar o atacante Diego Tardelli por cinco anos. Mas, para isso, precisará de dinheiro em caixa. O São Paulo já avisou que não pretende emprestar o jogador, cujo contrato termina no fim de 2008.

Por isso, a diretoria rubro-negra está em contato com um investidor para comprar os direitos econômicos do atleta. Por enquanto, as partes ainda não chegaram a um entendimento final, mas há a expectativa de anunciá-lo antes da virada de ano.

Sobre o preço do atleta, a diretoria o considera "nem alto, nem baixo". Apesar da fama de indisciplinado do jogador, a confiança no êxito da contratação é enorme.

- Ele está recém-casado e muito empolgado com nosso plano. Assim como o Ronaldo, ele terá um novo começo de vida aqui - diz o vice-presidente de futebol do Fla, Kléber Leite

Para especialista, Ronaldo é lucro certo

Consultor de marketing esportivo diz que a contratação do craque é viável e positiva\ Richard Souza\

Ronaldo pode vestir preto e vermelho em 2008, mas no Flamengo

Repatriar um ídolo pode ser uma boa forma de encher os cofres. A afirmação é baseada na conversa com o consultor de marketig esportivo João Henrique Areias. O GLOBOESPORTE.COM procurou um especialista no assunto para avaliar o possível retorno de Ronaldo Fenômeno ao Brasil para jogar a Copa Libertadores 2008 pelo Flamengo. Caso a negociação se concretize, Areias acredita em lucro significativo para o clube rubro-negro.

- A iniciativa é muito boa. Não duvido que o Kléber (Kléber Leite, vice de futebol do clube) consiga, pois conseguiu trazer o Romário em 1995. No futebol você não tem nada 100%, mas diria que a chance de dar certo é de quase 99%. A questão é estabelecer as ações necessárias para concretizar a negociação. Trazer um ídolo de volta ao país é altamente positivo - diz.

O consultor acredita que o Fla tem potencial de sobra para contratar o jogador do Milan e aponta caminhos para que o retorno seja um sucesso também fora de campo. João Henrique Areias aposta especialmente na paixão da maior torcida do Brasil.

- O primeiro passo é analisar todas as possibilidades de parcerias com os atuais patrocinadores do clube, a Nike e a Petrobras, e com o torcedor, que é o principal parceiro do Flamengo. No caso da Petrobras, daria um retorno de mídia fantástico. O Ronaldo pode ser o garoto-propaganda da multinacional e levar a marca para o mundo inteiro. No caso da Nike é até mais fácil, pois a imagem dele já é explorada pela empresa - comenta.

Kit do Corinthians vira modelo

Areias não tem dúvidas de que a venda da camisa de Ronaldo no Flamengo seria um sucesso. A conta que o consultor faz é simples.

- O número com que o mercado trabalha para atingir as estimativas de venda de camisas do Flamengo é de 30 milhões de torcedores, de acordo com levantamento das pesquisas. Se você tem um retorno de 4% desse total nas vendas (1,2 milhão de camisas) é considerado maravilhoso, é muito bom. A torcida já mostrou que ama o time e quer ajudar. Esse potencial precisa ser aproveitado - diz.

O especialista cita outro time de massa para dar mais um exemplo de ação de marketing que dá certo.

- O Corinthians lançou um kit ("Eu nunca vou abandonar porque eu te amo") e está fazendo o maior sucesso. Em 9 dias vendeu 50 mil unidades. O torcedor compra uma camisa, uma pulseira e um adesivo. Cada um custa R$ 44,90. Mas não pode ser a camisa de jogo do time, que é muito cara. Tem que ser algo simples e é possível fazer um kit desses sem o menor problema e conseguir resultados - recomenda.

João Henrique Areias acredita que a volta de Ronaldo tem tudo para ser um sucesso

Zico é um exemplo

As seguidas lesões de Ronaldo não devem atrapalhar o sucesso das ações de marketing do Flamengo com o jogador. Para o consultor, o aval de José Luiz Runco, médico do jogador, do clube e da seleção brasileira, faz a torcida deixar a desconfiança de lado.

- É claro que ele vai ser cobrado. Mas vai depender dele e ele já disse que está disposto a se recuperar. O Ronaldo tem 31 anos e é muito novo ainda - diz.

João Henrique Areias trabalhou no Flamengo em três ocasiões: 87, 92 (como vice-presidente de marketing) e 2004 (diretor profissional). É autor do livro "Uma bela jogada - 20 anos de marketing esportivo". Ele cita um exemplo de ação ousada que deu certo na década de 80.

- Em 87, eu estava no Flamengo e participei da reunião em que se discutia a renovação de contrato do Zico. Muita gente não acreditava que ele voltaria a jogar em alto nível pelas seguidas lesões. Metade estava contra e eu defendi a idéia de que, independente de jogar, teríamos que buscar recursos para mater o ídolo do time. Se ele não jogasse, seria o relações públicas do Flamengo, uma espécie de embaixador do clube. Renovamos e ele ajudou na conquista do título do Brasileiro de 87 - lembra.

Em 1995, ação ousada, mas mal aproveitada

Tetracampeão mundial, Romário chega ao time do Flamengo em 1995

Quando trouxe Romário para a Gávea, o Flamengo estava investindo no melhor jogador do mundo, eleito em 1994. Na visão do consultor, houve um erro de avaliação das estratégias por parte do clube.

- Na época, as empresas ajudaram a trazer o Romário. Houve uma empolgação, um erro estratégico da equipe que comandava o futebol e o time que também tinha o Sávio e o Edmundo não funcionou. O Romário deu muito retorno de mídia ao Flamengo, pelo apelo natural que ele tem, mas o clube não soube aproveitar a presença dele para lançar produtos e faturar - comenta.

Lucro também para Ronaldo

Para jogar na Gávea, o Fenômeno aceitaria reduzir seu salário em 50%. De acordo com o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", ele recebe cerca R$ 750 mil e passaria a ganhar R$ 375 mil. Areias acredita que jogador e clube podem chegar a um acordo benéfico para as duas partes.

- O Flamengo vai conseguir trazer o Ronald