O Globo
Fla tenta sair da zona de rebaixamento hoje
Time rubro-negro tem bom retrospecto contra Goiás
Legenda da foto: JUAN, ARTILHEIRO do Fla neste Brasileiro (três gols), dá autógrafo na Gávea: prestígio entre os torcedores
A vantagem é inacreditável: em 40 jogos contra o Goiás, o Flamengo conseguiu 19 vitórias, 16 empates e sofreu apenas cinco derrotas, com 57 gols marcados e 33 sofridos. Números que traduzem uma ampla superioridade, mas que não convencem o técnico Joel Santana. Ele sabe que, com 21 pontos, ainda na zona de rebaixamento, o Flamengo não pode enfrentar o Goiás (30 pontos), às 18h10m, achando que vai ganhar pelo simples retrospecto ou por jogar no Maracanã. Com a derrota do Atlético-PR (0 x 1) para o Inter, o time deixa a zona de perigo se vencer hoje. Os paranaenses têm 23 pontos.
- Vai ser um jogo complicado, como foi contra o Juventude, que só nos deu espaços quando começou a atacar. Eles mandaram uma bola na trave e acharam que podiam empatar. Aí, eles nos deram o que a gente queria: o contra-ataque - disse Joel.
Joel é um profissional que dificilmente relaxa. Mesmo sentindo que o time está melhorando e as vitórias podem voltar com a mesma rapidez com que sumiram, ele não abre a guarda.
- Não aconteceu nada, ainda não fizemos nada. Continuamos numa zona complicada, não há razão para entusiasmo porque goleamos o Juventude. O torcedor está feliz, mas uma topada e volta a confusão toda - admitiu.
Em grande forma, Juan é um dos trunfos do rubro-negro
Para evitar clima de euforia, o treinador alertou os jogadores em relação ao perigo que é relaxar neste momento de ascensão. E seus comandados têm a noção da importância de manter o ritmo. Artilheiro do time neste Brasileiro, com três gols, Juan deixa claro que o Flamengo ainda está longe de viver uma situação cômoda.
- Estamos felizes pelo resultado e cientes de que ficamos mais próximos de deixar a zona de rebaixamento, mas não existe clima de oba oba. Estamos com os pés no chão - afirmou Juan. - Estou passando pelo melhor momento da minha carreira. Acredito que um dos principais fatores para que isso esteja acontecendo é o bom estado físico.
Ontem, Roger, com dores musculares, foi vetado pelo médico José Luís Runco.
Flamengo: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Cristian, Ibson e Léo Medeiros (Toró); Maxi e Souza. Goiás: Harlei, Amaral, Leonardo, Ernando e Vítor; Fábio Bahia, Paulo Baier, Cléber Gaúcho e Chiquinho; Elson e Cristian. Juiz: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC).
TRANSMISSÃO: Premiere e Rádio Globo
Jornal dos Sports
Fla: O jogo da afirmação
Fla pega hoje o Goiás, no Maracanã, para espantar a má fase. A novidade pode ser Léo Medeiros
Diego Marrul
Peça importante na goleada sobre o Juventude, o cabeça-de-área Léo Medeiros começar como titular hoje, no lugar de Roger, que sente dores na coxa
O Flamengo recebe o Goiás hoje, às 18h10m, em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além da quarta vitória consecutiva no Maracanã, o Rubro-Negro busca a fuga da zona de rebaixamento, situação incômoda na qual se encontra há 16 rodadas.\ Porém, para que isto aconteça, além de vencer, a equipe da Gávea tem de torcer para derrota ou empate do Atlético-PR diante do Internacional.\
Sem poder contar com Roger, que sente dores na coxa direita e foi poupado pelo médico José Luís Runco, Joel Santana faz mistério quanto à escalação do substituto. Porém, depois da grande atuação contra o Juventude, quando entrou no segundo tempo, Léo Medeiros deve começar jogando. Possibilidade que é reforçada pelo fato de a principal alternativa para o meio-de-campo, o apoiador Renato Augusto, ter voltado a sentir dores na coxa direita, onde sofreu um estiramento.
"Estou tranqüilo com a possibilidadae de começar jogando, pois tenho trabalhado forte e sei que tenho condições de dar conta do recado. Porém, respeitarei a decisão do Joel, caso não seja escalado entre os titulares. Tenho certeza de que ele vai escolher a melhor opção", comentou Léo Medeiros.
O cabeça-de-área aproveitou para comentar a boa participação contra o Juventude, quando fortaleceu a marcação. "Procurei dar um pouco mais de liberdade ao Juan e conseguimos um excelente resultado. A equipe estava precisando disto", disse, referindo-se à goleada de 4 a 0 sobre os gaúchos.
Confiante na conquista dos três pontos, o jogador espera contar, mais uma vez, com o apoio da grande torcida rubro-negra. "Será um jogo difícil, mas vamos com tudo para a vitória. Para isto, a torcida tem de ficar ao nosso lado o tempo todo", ressaltou.
A dúvida de Joel
Além de Léo Medeiros, Toró, que começou jogando contra o Internacional, é uma alternativa para o meio-de-campo. O técnico Joel Santana sinalizou ainda com a possibilidade de escalar três atacantes, com Maxi Biaccuchi mais recuado, atuando na criação das jogadas, e os centro-avantes Obina e Souza mais à frente.
"Estou com esta dúvida, mas tenho até a hora do jogo para decidir. O que importa é que temos um bom elenco e todos têm condições de atuar bem", disse o treinador.
Presidente Marcio Braga fala sobre projetos do Fla
O presidente do Flamengo, Marcio Braga, também esteve presente ao treino dos jogadores, para motivá-los e para conversar com a imprensa.
Entre outras coisas, o dirigente falou sobre os benefícios que a Timemania trará para o clube e para o futebol nacional. “Poderemos saldar a dívida fiscal do clube, que antiga, de INSS e FGTS, com a União. Por isto a Timemania é importante. Temos vários prédios do clube penhorados, como o próprio Ninho do Urubu. Um clube do tamanho do Flamengo não pode ficar nessa situação”, confessou.
Já pensando no futuro do Flamengo, o presidente confirmou que toda a parte de futebol irá para o Ninho do Urubu, em Vargem Grande e depois de muitos anos, deixará a Gávea. “Todo futebol irá para Vargem Grande ,Ninho do Urubu, e todo o departamento profissional irá para São Conrado. Além disso, vamos começar o projeto de revitalização da Gávea, com a reforma do estádio, recuperação do parque olímpico, expansão da sede social e construção do centro de excelência de remo. É preciso, também, fazermos a reforma institucional, uma reforma no estatuto do clube, reformulando, principalmente, os conselhos do clube”, afirmou Marcio, que também não deixou de falar sobre a complicada atual situação da equipe no Campeonato Brasileiro deste ano.
“Estamos chegando. Nunca duvidei que iríamos melhorar. Temos um elenco muito bom para ficarmos na situação que estávamos. Os goleiros, os nossos laterais são muito bons, enfim, todo o elenco. Realmente para chegar mais à frente, na zona da Sul-Americana ou até mesmo da Libertadores”, concluiu.
Fla vai oficializar apoio à Timemania
O Flamengo vai formalizar nos próximos dias a adesão do clube à Timemania. Em no máximo dez dias, o advogado que o Rubro-Negro colocou para cuidar dos detalhes da participação da loteria deve confirmar que aceita o termo de contrato.
“Estamos ajustando algumas coisas, como a confissão de dívida”, disse o presidente Márcio Braga.
Nova dor-de-cabeça para Souza
O atacante Souza vai ser julgado na próxima quinta-feira, novamente pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), pela expulsão na partida contra o Grêmio. Na ocasião, o jogador recebeu cartão vermelho por trocar agressões com o meio-de-campo Tcheco, do Tricolor gaúcho, depois foi punido pelo tribunal e teve que cumprir cinco jogos de suspensão. O atleta rubro-negro achou que já havia se livrado do problema.
“Lá vem esta dor-de-cabeça novamente, mas espero que não tenha nada demais neste julgamento. Vou para lá e não vai acontecer nada”, disse o atacante.
Roger desfalca a equipe contra o Goiás
Diego Marrul e Tiago da Costa
O técnico Joel Santana não poderá contar com o apoiador Roger na partida contra o Goiás, neste domingo, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. No treinamento realizado na manhã deste sábado, na Gávea, o jogador voltou a sentir as dores na coxa que o tirou do jogo de quinta-feira, em que o Flamengo derrotou o Juventude por 4 a 0. A tendência é que Leo Medeiros fique com a vaga no meio-de-campo rubro-negro.
Outro que voltou a sofrer com problemas musculares foi Renato Augusto. No entanto, tanto ele como Roger não estão entregues ao departamento médico do clube e fazem atividade na sala de musculação.
Marcos de Castro
Mudando da água para o vinho: o torcedor é mesmo sábio, "Obina é melhor que Eto'o!" Contra o Juventude, jogou só 45min e fez um gol impecável cabeceando para baixo na pequena área, e deu passe raro para o bom Maxi fazer outro. Melhor que Eto'o, sim!
O Dia
Flamengo: Melhor opção é a esquerda
Juan, destaque contra o Juventude, será arma para furar a defesa do Goiás
Marluci Martins
Rio - Entre os caminhos que podem tirar o Flamengo da zona de rebaixamento do Brasileirão, um deles passa pelo lado esquerdo do campo: o lateral Juan. Na melhor fase da carreira, ele vem pilotando o time pela esquerda, rumo ao gol, e, contra o Goiás, a partir das 18h10, no Maracanã, espera que não seja diferente.
“Estou atravessando minha melhor fase desde que cheguei ao Rio. O mais difícil e importante para mim é conseguir manter isso”, afirmou Juan.
Depois de dois anos e meio no time B do Arsenal, o lateral chegou ao Rio em 2004. Até então, tinha jogado somente numa equipe brasileira, o São Paulo. O Fluminense foi a porta de entrada para seu retorno.
Mas foi no Flamengo que Juan fixou residência, desde janeiro do ano passado. “Saí do Brasil com 19 anos e, até então, não era conhecido. Sabia que, no Arsenal, não conseguiria chegar ao time profissional e preferi fazer meu nome no Brasil”, explicou o lateral do Flamengo.
Aos 25 anos, Juan já passou por tantas trapaças do destino que não se ilude mais. Tem os dois pés no chão, prontos para abrir caminhos para o Flamengo, e, também, para não deixá-lo voar mais alto do que deve.
“Parece que a gente nem está na zona de rebaixamento, né? Parece que está tudo ótimo... Mas não é bem assim. A gente não pode se acomodar com a vitória, nem achar que tudo está errado quando perde um jogo”, disse, realista, queixando-se do entusiasmo exagerado que tomou conta de todos depois da goleada de 4 a 0 em cima do Juventude.
RENOVAÇÃO DE CONTRATO
Juan é um dos jogadores mais regulares, hoje, no Flamengo. Ela atribui a boa fase ao ótimo condicionamento físico e está esperando que o Flamengo lhe faça uma boa proposta de renovação antecipada do contrato, que vence no fim de 2008.
“A gente ficou de conversar. Qualquer hora, vão me chamar para uma reunião. Estou só esperando. Eu quero muito ficar no Flamengo”, garantiu o jogador, que identificou-se com a camisa do clube e pode ser novamente o diferencial, no jogo contra o Goiás.
Gazeta Esportiva
Contra o Goiás, Flamengo tenta a quadra no Maracanã\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - Empolgado com a oportunidade de, pela primeira vez em muito tempo, sair da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebe o Goiás, neste domingo, às 18h10, no Maracanã, local onde o Rubro-Negro venceu suas últimas três partidas e jogará seu próximos quatro jogos. Na classificação, os cariocas somam 21 pontos. Já a equipe do Centro-Oeste, que vem empolgada por uma classificação na Copa Sul-americana, se encontra com 30 pontos no Brasileiro e quer uma vitória para se manter próximo ao G-4.\ Apesar de confiantes com a evolução que o time vem apresentando nos últimos jogos, já que venceu três de seus últimos quatro compromissos, os jogadores rubro-negros tentam fugir da euforia e pregam a seriedade nas próximas partidas. 'Temos que dar um passo de cada vez, alcançar um objetivo de cada vez. Primeiro precisamos sair da zona de rebaixamento, para depois nos distanciarmos dela e aí começarmos a pensar em algo maior. Acho que temos um bom time e em condições de brigar por uma vaga na Libertadores', comentou o lateral-esquerdo Juan.\
O fato de o Flamengo ocupar um lugar na zona de rebaixamento desde as primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro trazem algumas consequências negativas para o elenco, na opinião do lateral rubro-negro. 'Se o Flamengo tivesse brigando pelas primeiras posições, tenho certeza que alguns jogadores aqui poderiam ser chamados para a seleção brasileira. Mas vou continuar fazendo meu trabalho para realizar este sonho um dia de vestir a amarelinha', confidenciou.
Para este domingo, o atacante Obina deve ser a grande novidade entre os titulares. Depois de ficar no banco de reservas nos últimos três jogos, o jogador parece ter mostrado que já está perto de seu condicionamento ideal e deve entrar no lugar de Souza.
No lado do Goiás, o técnico Paulo Bonamigo espera que o time possa levar a empolgação da Sul-americana para o Brasileiro, onde o clube também faz boa campanha. Mas para isso, os esmeraldinos precisam superar um jejum de quase dois meses sem vencer fora de Goiânia. A última vitória aconteceu no dia 30 de junho, contra o América-RN, em Natal. 'Sabemos da força do Flamengo no Maracanã, mas temos condições de sair de lá com um bom resultado. Respeitamos o adversário, mas vamos em busca de uma vitória para nos mantermos na parte de cima da tabela', avisou afirmou Bonamigo.
Sem problemas de suspensão, o Goiás deve ter a mesma formação que enfrentou o Cruzeiro no meio de semana. O time deve entrar em campo com apenas Cristiano no ataque, já que Paulo Bonamigo conta com poucas opções no setor. Fora das quatro linhas, os dirigentes já buscam reforços para o ataque esmeraldino.
O jogo entre Flamengo e Goiás deverá ser assistido por dirigentes da Fifa, que estão no Brasil para inspecionar possíveis sedes para a Copa do Mundo de 2014, caso o país seja mesmo confirmado como anfitrião do torneio.
Flamengo não terá Roger contra o Goiás\ Gazeta Press\
Rio de Janeiro (RJ) - O meia Roger vai desfalcar o Flamengo na partida deste domingo, no Maracanã, contra o Goiás. O ex-jogador do Corinthians voltou a reclamar de dores na coxa, incômodo que o fez deixar a partida diante do Juventude na última quinta-feira.\ Na manhã deste sábado, ele voltou a ser examinado pelo departamento médico e acabou vetado. A tendência é que Léo Medeiros seja o seu substituto, embora exista a possibilidade de o argentino Maxi ser recuado para o setor de armação, entrando Obina ao lado de Souza no ataque. O técnico Joel decidiu só definir a equipe pouco antes da partida.\
O sol forte na manhã deste sábado no Rio de Janeiro fez o técnico Joel Santana trocar a programação dos jogadores do Flamengo. O treinador reuniu os atletas para uma conversa que durou dez minutos sobre a partida deste domingo contra o Goiás, no Maracanã. Depois da reunião, Ibson, Renato Augusto, Léo Lima, Leo Moura e Leonardo foram fazer exercícios de musculação enquanto os outros foram disputar uma animada pelada no gramado da Gávea, com os jogadores trocando de posição.
Briga de torcida: Nas últimas partidas do Rubro-negro, dentro e fora de casa, as facções Torcida Jovem do Flamengo e Raça Rubro-Negra têm protagonizado conflitos cada vez mais intensos. Para evitar que o clima de insegurança continue atingindo outros torcedores, o major Marcelo Pessoa, comandante do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), prometeu punir severamente quem participar de atos violentos. Ele garantiu que os que causarem tumulto serão presos e responsabilizados criminalmente.
PeléNet
Novato Rômulo está tranqüilo
O clima estava quente ontem, na Gávea, mas era apenas o forte calor que fazia no Rio de Janeiro. De fato, a tranqüilidade deu o tom do último treinamento antes do jogo contra o Goiás. E um dos jogadores mais serenos com sua atual fase no Rubro-Negro é o cabeça-de-área Rômulo (foto).
Ele, que depois da chegada de Joel Santana foi promovido à equipe profissional, rapidamente se firmou entre os titulares. Nos quatro jogos em que começou atuando, contra Náutico, Fluminense, Palmeiras e Juventude, foi um dos destaques do time, sempre firme na marcação e eficiente na saída de bola.
Na expectativa de mais uma boa atuação, o jogador falou sobre a ausência de Roger na partida.
"Ele é um atleta muito importante, mas tenho certeza de que, quem entrar, se sairá bem", disse.
O jogador aproveitou para falar sobre as diferenças entre as categorias de base e a profissional.
"Por ser muito forte, sempre me destaquei nas outras categorias e esse porte físico tem me ajudado a me firmar no profissional. Mas ainda tenho de melhorar o tempo de bola e a marcação", comentou.
Entre as principais dificuldades na nova categoria, Rômulo aponta a marcação sobre jogadores experientes como a principal delas.\ "A gente tem de ser esperto, pois, às vezes, achamos que esses jogadores não vão chegar na bola e eles a alcançam. Um exemplo disso foi quando enfrentei o Edmundo. Foi muito difícil marcá-lo, já que ele prende bem a bola. Mas isso faz parte do aprendizado".\
Flamengo e Goiás jogam para elevar metas no Brasileiro
Flamengo e Goiás enfrentam-se neste domingo, às 18h10, no Maracanã, tentando cumprir metas imediatas no Campeonato Brasileiro. A partida será válida pela segunda rodada do returno da competição nacional.
O time carioca, que é o 17º colocado, com 21 pontos em 18 jogos - dois a menos que a maioria dos adversários -, tem a chance de enfim deixar a zona do rebaixamento e começar a sonhar com objetivos mais ambiciosas, como uma vaga na próxima Copa Libertadores.
Para isso, basta à equipe rubro-negra - motivada pela goleada por 4 a 0 sobre o Juventude, no próprio Maracanã, na última quinta-feira - derrotar o Goiás, já que o Atlético-PR, primeiro time fora do grupo de risco, perdeu para o Internacional neste sábado e ficou com 23 pontos na 16ª posição.
"Não podemos ficar de oba-oba neste momento. Estamos felizes por mais uma vitória, mas ainda não conseguimos nada. Qualquer erro pode nos recolocar lá embaixo. Ainda não estamos em um lugar honroso na tabela", comentou o técnico Joel Santana.
Já para os goianos, oitavo colocados, com 30 pontos, uma vitória poderá significar a entrada do time na briga pela classificação ao torneio continental. Após dois resultados negativos - derrota para o Internacional, fora de casa, e empate com o São Paulo, no Serra Dourada, a equipe esmeraldina afastou-se do grupo dos quatro primeiros, mas pode voltar a encostar nos líderes se derrotar o Flamengo.
Mas para isso, o Goiás precisará melhorar seu retrospecto como visitante. Até aqui, a equipe só conquistou nove em 30 pontos disputados fora de casa no Campeonato Brasileiro. "A gente tem de buscar os pontos fora de casa para alçar vôos maiores. Temos de nos concentrar e lutar muito para conseguir o resultado positivo", afirmou o meia Felipe, que pode conquistar uma chance no time.
As equipes
No Flamengo, o técnico Joel Santana terá dois importantes desfalques: os meias Roger, que deixou a partida contra o Juventude com dores na coxa esquerda e não recuperou-se a tempo, e Renato Augusto, que segue em tratamento de um estiramento no mesmo local.
Assim, Léo Medeiros e Toró disputam a vaga de Roger, enquanto Maxi permanece no lugar de Renato Augusto, que não atua desde a vitória sobre o Náutico, no Maracanã. O companheiro de ataque do argentino será Souza ou Obina.
No Goiás, com a entrada de mais um jogador avançado, o técnico Paulo Bonamigo modifica o esquema tático 3-6-1, utilizado em alguns dos últimos compromissos, e sacará um dos volantes - Fábio Bahia, Cléber Gaúcho ou Elson. Assim, Vítor será mantido na lateral direita.
GloboEsporte
Para Abel, não há favorecimento ao Fla
Paranaenses reclamam de suposta ajuda para o time carioca sair da zona de rebaixamento
Após perder por 1 a 0 para o Internacional neste sábado, o Atlético-PR reclamou de um pênalti marcado pelo árbitro carioca Luís Antônio Silva Santos, em infração cometida fora da área.
Os protestos paranaenses eram referentes a um suposto favorecimento para o Flamengo, que deixará a zona de rebaixamento caso vença o Goiás neste domingo, às 18h10m (de Brasília), no Maracanã.
De acordo com o técnico do Internacional, o trabalho do técnico Joel Santana, aliado aos novos reforços do Flamengo, transformam o time da Gávea em uma das equipes mais poderosas do país (assista ao vídeo acima com a declaração de Abel).
- O Flamengo tem um técnico muito bon, que já o salvou outras vezes. O meio-de-campo deles é um dos melhores do país. Eles têm o Cristian, que é bom, o Roger, o Ibson, que é um excelente jogador. Ainda contam com o Renato Augusto no banco. Para a zaga, eles contrataram esse excelente Fábio Luciano. O Flamengo não precisa de ajuda de ninguém para não cair - diz.
Fla sub-19 deve voltar à Malásia em 2008
Equipe terminou a competição em terceiro lugar e pode representar o Brasil novamente
Garotada do Flamengo fez bonito no Torneio da Malásia e pode voltar
O time de juniores do Flamengo ficou em terceiro lugar no Torneio Internacional da Malásia, na semana passada. No último jogo, a equipe derrotou o Milan-ITA por 3 a 1. No próximo ano, o clube tem chances de ser mais uma vez o representante do Brasil na competição, que é uma espécie de mundial da categoria.
A informação foi dada pelo diretor de futebol das categorias de base do clube, Moisés Saubel, neste sábado, após o treino do time profissional na Gávea.
Os garotos se reapresentarão na próxima terça-feira para começar a preparação para o Torneio Otávio Pinto Guimarães, que deve ter início no final de setembro ou no começo de outubro.
Rômulo está em fase de adaptação no Fla
Jogador integra o grupo de profissionais há pouco tempo e tem aprendido muito
Rômulo (à esq.) ganhou a confiança do técnico Joel Santana no Fla
O volante Rômulo foi efetivado como titular do Flamengo na vitória por 2 a 1 sobre o Náutico, há apenas duas semanas. Revelado nas categorias de base do clube, o jogador acredita que ainda está em fase de adaptação ao futebol profissional.
- Tinha muita força física nos juniores, mas aqui no profissional isso foi igualado. Tenho que melhorar o tempo de bola e a marcação - diz o jogador, que comenta sobre a dificuldade de enfrentar jogadores mais experientes.
- Foi difícil marcar o Edmundo. Ele prende bem a bola, mas isso é bom para o aprendizado - completa.
Para Maxi, novo grito é exagerado
Atacante argentino assume que fica difícil compará-lo ao primo do Barça, Lionel Messi
Maxi está se adaptando ao Rubro-negro
Após o gol do argentino Maxi, o terceiro contra o Juventude, a torcida rubro-negra passou a cantar uma nova música em homenagem ao jogador: 'Ih, o Maxi é melhor que o Messi'.
Ciente de que isso é normal em uma torcida apaixonada como a do Flamengo, o atacante fez questão de dizer que fica difícil compará-lo a seu primo.
- Sei que é uma brincadeira apaixonada, mas não dá para comparar - explica o jogador, enquanto brincava com Riquelme, o filho do zagueiro Ronaldo Angelim.
Lance
Fla busca vitória para fugir do rebaixamento
Rubro-Negro pega o Goiás e quer aproveitar embalo de vitórias no Maracanã
(Crédito: Arte de Allex Ximenes)
Gabriel Benamor e Rafael Ximenes
No embalo do Maracanã. É nessa idéia que o Flamengo se apóia para vencer o Goiás, neste domingo, às 18h10min, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e sair da zona do rebaixamento. Em caso de vitória, o Rubro-Negro chegará aos 24 pontos e poderá passar Atlético-PR e Paraná, que tem 23 e 24 pontos e enfrentam Internacional e Juventude, respectivamente.
O Flamengo está na zona mortal desde o empate em 2 a 2 com o Internacional, no dia 16 de junho, no Maracanã. Porém nos últimos três jogos no Maior do Mundo só vitórias: 2 a 1 sobre o Náutico, 1 a 0 no Fluminense e 4 a 0 sobre o Juventude. O Fla vem aproveitando o fator campo e está subindo na tabela. Foram sete gols a favor e apenas um sofrido. O time começa a ter um equilíbrio maior, com a defesa sofrendo menos gol e os atacantes desencantando.
Prova da melhora é que o regime de concentração permanente foi relaxado e o time não voltou para a Granja Comary, em Teresópolis. O técnico Joel Santana deve repetir o time que goleou o Juventude por 4 a 0, nesta quinta-feira, no Maracanã. Porém existe a possibilidade da recuperação do apoiador Renato Augusto, que está com um estiramento na coxa direita e não atuou nos últimos três jogos.
Caso Renato se recupere, Joel poderá mexer na equipe caso queira deixá-la mais ofensiva. Com isso, o sacado pode ser o jovem Rômulo e o meio-de-campo seria formado por Cristian, Ibson, Roger e Renato Augusto. A outra opção do Natalino é a escalação do atacante Obina. Ele disputa vaga com Souza. Os dois marcaram no último jogo.
Já o apoiador Roger, com uma lesão muscular na coxa direita, está fora. Léo Medeiros e Toró disputam a vaga.
O Goiás continua como uma equipe de duas faces no Campeonato Brasileiro. Fora de casa, a equipe não vence há seis partidas. Em compensação, diante de sua torcida, o Alviverde não perde há 11 jogos. A última derrota no Serra Dourada aconteceu no dia 20 de maio, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro, justamente contra o Flamengo. Naquela oportunidade, o Rubro-Negro carioca fez 3 a 1, com gols de Irineu, Juan e Leonardo Moura. Fabrício Carvalho descontou.
Combinando a má seqüência fora de Goiás com o resultado do primeiro turno, a expectativa de um bom resultado para a equipe do Centro-Oeste não é boa. Ainda mais se contarmos com o retrospecto nos duelos contra o Flamengo. O Goiás nunca saiu de campo vitorioso nos encontros com mando do Rubro-Negro. São 15 partidas, com oito vitórias dos cariocas e sete empates.
Com o mau desempenho fora de casa, o Goiás já se distanciou da briga para uma vaga na Copa Libertadores. Hoje, a equipe tem 30 pontos e está quatro atrás do Botafogo, último classificado para o torneio sul-americano. Assim, nem uma vitória colocaria o time novamente entre os primeiros colocados.
Para completar, o Goiás ainda tem três desfalques importantes. O lateral-esquerdo Diego, o zagueiro André Leone e o atacante Fabrício Carvalho estão em tratamento de lesões no departamento médico. Assim, a única alteração em relação à equipe que enfrentou o Cruzeiro na última quarta-feira, seria a entrada do atacante Felipe no lugar do lateral-direito Vítor.
Joel Santana: 'Maracanã é a nossa casa'
Técnico espera que Fla repita bom futebol apresentado contra Ju
Para Joel, Maracanã não é campo neutro quando se trata de Flamengo (Crédito: Paulo Sérgio)
O técnico Joel Santana disse, neste sábado, que esperar ver o time do Flamengo repetir o bom futebol apresentado contra o Juventude na partida deste domingo contra o Goiás. Ele exaltou o Maracanã e afirmou que o estádio é um diferencial para a equipe.
- Embora seja um campo grande, considerado neutro por muitos, para o Flamengo o Maracanã é a nossa casa. Nossa obrigação é impor nosso futebol, jogar bem, respeitar o adversário e conseguir dar mais um passo para longe da zona de rebaixamento - disse Joel ao site do clube.
A estimativa dos dirigentes é a de que o público para a partida seja superior ao do Fla-Flu, que foi de quase 60 mil pagantes.
Joel feliz por opções para substituto de Roger
Toró e Léo Medeiros brigam por vaga no meio-de-campo do Fla
Joel não confirmou quem será o substituto de Roger contra o Goiás (Crédito: Paulo Sérgio)
Após o departamento médico do Flamengo ter vetado o apoiador Roger para a partida deste domingo, contra o Goiás, no Maracanã, o técnico Joel Santana ganhou um problema: definir o seu substituto. Durante o treinamento deste sábado, Joel acenou com a possibilidade de colocar Toró ou Léo Medeiros na vaga de Roger.
– O Toró tem atuado bem nos treinamentos. O Léo Medeiros pode dar uma organização maior no time, mas ainda não defini nada – disse o técnico.
Joel ressaltou a importância de ter um grupo grande de jogadores no elenco.
– Isso é muito bom pois o time não vai sofrer com alterações táticas. Tenho certeza de quem entrar vai manter o nível – afirmou.
Rômulo ressalta força dos profissionais
Meio-de-campo destaca vigor físico como diferença essencial em relação aos juniores
Rômulo, volante do Flamengo, vem sentindo as diferenças de jogar entre os profissionais. O jogador, de 20 anos, destacou o aspecto físico como a principal modificação a ser superada.
radio l! - Os jogadores (profissionais) são muito mais experientes e têm muito mais força. Eu tinha muita força para os juniores. Agora, já iguala bastante - avalia. (Clique e ouça)
Fla fecha preparação com papo e musculação
Sob sol forte, Joel Santana fala por cerca de dez minutos
Rafael Ximenes
Com muito sol na Gávea, o técnico Joel Santana preferiu chamar os jogadores em um local menos quente dentro do campo e conversou com eles por cerca de dez minutos. Após isso, Ibson, Renato Augusto, Léo Lima, Leo Moura e Leonardo foram para a sala de musculação.
O resto do elenco fez uma partida recreativa que teve o lateral-esquerdo Juan como goleiro e Bruno como atacante.