Notícias

Clipp 25/abril

Noticiário do Flamengo na midia

Por - em

O GLOBO

Maratona começa antes da viagem

Visto faz Fla madrugar e pode cancelar ida à Granja

Legenda da foto: BRUNO SALTA para fazer uma defesa no treino de ontem: goleiro elogiado por Zico

Carlos Eduardo Mansur

Quando se fala no desgaste que a viagem à Cidade do México vai causar ao Flamengo, imediatamente a referência é feita ao segundo jogo da decisão do Estadual. No entanto, os problemas causados pelo jogo das oitavas-de-final da Libertadores, contra o América, na quarta-feira, começaram a ser sentidos antes mesmo da primeira partida das finais com o Botafogo. A burocracia para a retirada do visto para entrada no México fez o rubro-negro alterar planos, pode cancelar a ida para Teresópolis e obrigará o time a madrugar hoje.

Por decisão do consul do México no Rio de Janeiro, Vicente Comenares, todos os integrantes da delegação têm que ir ao consulado, em Botafogo, hoje pela manhã. Os jogadores vão acordar às 5h30m e só devem encerrar o processo de retirada do visto às 8h. Caso haja demora, a ida para Teresópolis, que seria em seguida, pode ser cancelada para evitar ainda mais desgaste.

Os jogadores do Flamengo admitem que o desgaste vai começar antes mesmo do início da final.

- Vamos acordar muito cedo, pegar fila para o visto e ainda treinar na Granja. Já é um desgaste - afirmou Souza, que comentou o que o elenco pode sofrer no jogo de volta. - Não sei como vamos voltar. Se for igual à volta do Peru, vamos sentir. Eles (o Botafogo) terão vantagem.

- Temos que aproveitar qualquer tempinho que tivermos para descansar - disse o meia Kleberson.

Outra mudança de planos diz respeito ao dia da viagem ao México. O time deverá viajar na segunda-feira e não mais no domingo. O clube alegou orientação dos médicos, que temem a poluição local e a permanência na altitude de 2.235m, embora esta não cause efeitos tão intensos. O médico Serafim Borges, especialista em altitude, deverá viajar.

Renato Augusto quase fora do jogo

A desgastante maratona de hoje é um dos motivos apontados pelos jogadores para não assumir um suposto favoritismo no primeiro jogo da final. Os rubro-negros negam que a ausência de quatro jogadores enfraqueça o Botafogo e faça do jogo de domingo a grande chance de o Flamengo abrir vantagem.

- Claro que o conjunto deles é forte e seria abalado. Mas o Botafogo tem jogadores de alto nível. Uma final não é só futebol. A vontade faz a diferença - disse Souza.

Personagem após o gol de falta que marcou contra o Coronel Bolognesi, o goleiro Bruno confessou ter vivido um "dia diferente".

- Não é meu aniversário, mas o que já recebi de parabéns... - brincou, antes de não criar expectativas quanto aos próximos jogos. - Personalidade e coragem eu tenho para cobrar falta em finais. Mas depende do momento, do Joel. Leonardo Moura e Juan são os cobradores.

Ele ganhou um elogio especial.

- Bruno foi inteligente e, como goleiro, já tomou gols saindo antes. Ele jogou com o pensamento do adversário. Como cobrança de falta, foi simples. Ele nem colocou força, procurou só acertar o canto - disse Zico ao site "Globoesporte.com".

Para o primeiro jogo da decisão do Estadual, o Flamengo já tem como quase certo o desfalque de Renato Augusto, que se recupera de contusão na perna direita. Há dez dias sem treinar com time, ele só jogará se suportar o coletivo de hoje. Cristian, que torceu o tornozelo contra o Bolognesi, não preocupa. Ibson, recuperado de dor muscular, vai jogar.

Até ontem, haviam sido vendidos 32.158 ingressos da carga total de 68.030 disponíveis para o jogo.

O técnico Joel Santana informou que, para a segunda fase da Libertadores, a vaga de Léo Medeiros, que deixou o Flamengo, será preenchida pelo jovem Aírton.

Mesmo após falha, Renan recebe apoio e joga a final

Goleiro substitui Castillo no Botafogo na primeira partida com o Flamengo

Legenda da foto: PARA TÚLIO, que faz musculação, Renan não se abateu com as falhas na partida contra a Portuguesa

Rogério Daflon

Comedido, o técnico Cuca não diz quem vai substituir Castillo, Triguinho, Alessandro e Jorge Henrique no Botafogo na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca com o Flamengo, domingo, no Maracanã. Mas, ontem, Túlio - sem saber que o treinador deixara no ar a dúvida sobre quem substituiria Castillo, lesionado na perna direita- revelou que Renan vai ser o goleiro titular.

- Todos os jogadores sabem que é o Renan que vai jogar. Ele é um jogador da seleção brasileira (sub-20), sabe que teve uma falha ontem (anteontem) na partida contra a Portuguesa, mas não perdeu a confiança e está supermotivado com a chance de ser campeão carioca aos 19 anos - afirmou Túlio.

Para Túlio, Botafogo vai ficar mais imprevisível

Na partida contra a Portuguesa anteontem no Engenhão, pela Copa do Brasil, a qual o Botafogo venceu por 2 a 1 e se classificou às quartas-de-final, Renan cometeu falha grave ao soltar a bola nos pés de Christian no lance do gol adversário, e também mostrou-se inseguro em outras duas saídas do gol. Ontem, Renan sequer deu entrevista, blindado que foi pelo clube. Mas, pelo jeito, todos defendem sua escalação - a outra opção seria o goleiro Roger, mais experiente, mas sem qualquer ritmo de jogo.

Seja como for, os jogadores querem exorcizar qualquer comentário que remeta ao péssimo temporada dos goleiros alvinegros no ano passado.

- Ninguém deve crucificar o garoto pela falha. Ele tem a nossa confiança, e antes da final , direi isso a ele - disse Wellington Paulista, artilheiro do Carioca com 14 gols em 19 partidas.

Quanto aos substitutos de Triguinho (contundido na coxa), Alessandro e Jorge Henrique (os dois suspensos), nem Túlio ousou dizer algo. Para o volante, o Botafogo não deve lamentar a ausência de quatro titulares, mas sim perceber as vantagens disso:

- Se o Botafogo já é imprevisível com um time titular, pode ser tornar ainda mais com quatro novos jogadores.

Uma escalação pelo menos é previsível: a de Leandro Guerreiro. Como o volante não se sentiu à vontade na função de de Triguinho pela esquerda, é provável que ele jogue mais centralizado, à frente dos zagueiros. Já Zé Carlos é candidato a ocupar o espaço de Triguinho; e Túlio Souza concorre, com vantagem, à vaga de Alessandro, na ala direita. Fábio, por sua vez, deve ter a função de suprir a ausência de Jorge Henrique na frente.

Ontem, em General Severiano, os jogadores admitiam, sem problemas, que o segundo jogo com o Flamengo, no dia 4 de maio, já ronda suas mentes. Túlio discordou do argumento de que o rubro-negro jogará o segundo confronto mais cansado, devido à partida contra o América, na Cidade do México, na quarta-feira, pela Copa Libertadores.

- Isso é balela. Em decisão, cansaço não influencia

Fla e Flu: adversários em crise

Mexicanos e colombianos vêem torneio como salvação

Os rivais de Flamengo e Fluminense nas oitavas-de-final da Copa Libertadores têm muitos pontos em comum. Tanto o América, do México, quanto o Nacional, da Colômbia, vivem momentos difíceis em seus campeonatos nacionais, atravessam uma crise e fazem da Libertadores a chance da redenção.

O time mexicano vive o pior momento de sua história. Com apenas oito pontos ganhos em 15 jogos, o América é o último colocado no campeonato nacional, a sete pontos do penúltimo, e não vence há 11 partidas na competição. Fato raro para o segundo clube com mais títulos no México, com dez conquistas.

O clube pode ter um novo treinador em breve. Segundo a imprensa local, dirigentes do América se encontraram em Nova Iorque com o argentino Carlos Bianchi.

- Vemos a Libertadores como uma revanche para todos, uma vingança pessoal. Creio que a torcida pensa o mesmo - disse o goleiro Ochoa, uma das estrelas do time.

Ele vê um lado bom na crise, que culminou na eliminação no campeonato mexicano.

- Muitas vezes, o clube se vê em duas disputas ao mesmo tempo e fica de mãos vazias. Agora, vamos nos concentrar em uma só competição - afirmou Ochoa.

Para piorar, o América corria o risco de perder o Estádio Azteca para o jogo contra o Flamengo, por causa de um show. O clube cogitou transferir o jogo para Toluca. Como mandante, o América ganhou seus três jogos na Libertadores. Como visitante, perdeu todas as partidas que disputou.

Já o Nacional, adversário do Fluminense, passa por dificuldades após ter vencido os torneios Apertura e Clausura de 2007. Para a atual temporada, perdeu jogadores, como o experiente atacante Aristizábal e o zagueiro equatoriano Hurtado. Hoje, o clube é o 15º dentre os 18 participantes do Campeonato Colombiano, com 16 pontos em 14 jogos disputados.

Na Libertadores, embora tenha conseguido sua classificação, dá poucas esperanças à sua torcida. Afinal, chegou às oitavas-de-final com a pior campanha dentre os 16 clubes que ainda lutam pelo título. O Nacional foi o segundo colocado do Grupo 7, que teve o São Paulo como líder. Sportivo Luqueño, do Paraguai, e Audax Italiano, do Chile, foram eliminados na chave. O clube aposta na força de sua torcida, a maior da Colômbia, para obter um bom resultado no primeiro jogo. Em 1989, o Nacional conquistou o único título de um clube colombiano na história da Libertadores.

Fraternidade rubro-negra

Heróis das vitórias do Fla na Liga, Duda e Marcelinho celebram convívio familiar

Legenda da foto: MARCELINHO PEGA o irmão caçula, Duda, no colo, no calçadão da Praia do Leblon: os dois foram os heróis das duas vitórias do time de basquete sobre o Corrientes

Ary Cunha

Houve tempo em que o fascínio pelos pares de tênis importados número 45 do irmão mais velho levava o franzino Eduardo a calçar três pares de meia. Caçula de uma família respeitada no mundo do basquete, ele teve de carregar o peso do sobrenome Machado até caminhar com os próprios pés. Filho de Renê, sobrinho de Sérgio Macarrão - ambos pentacampeões estaduais pelo Fluminense na década de 70 - e irmão do ala-armador da seleção brasileira Marcelinho, o herói da vitória do Flamengo sobre o Corrientes por 86 a 79, na última quarta-feira, no Maracanãzinho, pela Liga Sul-Americana, agora dispensa apresentações. Com a camisa 10 eternizada por Zico, Duda, de 25 anos, é o novo xodó da torcida rubro-negra.

- Minha emoção com o apoio do público foi ainda maior porque sou rubro-negro de coração. A torcida do Flamengo, quando empurra o time, é o sexto jogador em quadra. Foi inesquecível - relembra Duda, cestinha do jogo, com 28 pontos.

Time joga amanhã em Belo Horizonte

Assim como Duda, o irmão Marcelinho também saíra ovacionado pela torcida rubro-negra no duelo anterior, o terceiro da série, no qual marcara impressionantes 44 pontos. Graças ao brilho dos Machado, o Flamengo empatou em casa uma série que perdia por 2 a 0. Agora, vai em busca do título continental na Argentina, na próxima quarta-feira.

Na última folga antes da batalha, eles se encontraram ontem no calçadão da Praia do Leblon. Ao contrário do mar, com suas ondas invadindo quase toda a faixa de areia, Duda e Marcelinho não davam sinais de ressaca. Amanhã, a delegação embarca para Belo Horizonte, onde o Flamengo enfrentará o Minas, amanhã, pelo Campeonato Nacional de Basquete. Se vencer, o líder rubro-negro não poderá mais ser alcançado na primeira fase.

Nas concentrações, Duda e Marcelinho revivem o convívio nem sempre harmonioso de irmãos que dividem quarto. Um clima familiar que se acentua quando um terceiro Machado, o irmão mais velho Ricardo, de 35 anos, fisioterapeuta do Flamengo, entra na brincadeira.

- Numa das viagens, ficamos em apartamentos com dois quartos. Eu e Duda ocupamos um, com o Ricardo e o Marcellus, o novato do time, no outro. Dissemos que, se não nos obedecesse, ia apanhar da família toda - brincou Marcelinho.

Os duelos no video game são rotina nas horas livres da concentração. Nunca falta o Playstation2 na bagagem dos irmãos Machado. O mesmo não se pode dizer de alguns itens de higiene pessoal.

- O Duda é bem mais bagunçado do que eu. Nada pára no lugar - dispara Marcelinho, de 33 anos.

- Ele diz isso porque é casado e tem a mulher para fazer a sua mala. Mesmo assim, outro dia esqueceu a pasta de dentes e veio implorar pela minha - devolve Duda.

O sagrado descanso de que todo atleta necessita antes de jogos importantes nem sempre é possível. Intimidade demais pode atrapalhar.

- O Duda ronca a noite inteira. Se eu não der um berro no meio da noite, não durmo - diz Marcelinho, arrancando risos do caçula.

É bom que ambos estejam bem dispostos na próxima quarta-feira. Pelo que se viu em quadra no quarto duelo da série final melhor de cinco da Liga Sul-Americana, o Corrientes vai abusar da catimba para não deixar o título escapar em casa.

- Levei um soco do Martínez e uma cotovelada na barriga do Stanton - afirma Marcelinho.

- A torcida lá fica tão perto da quadra que um cara gritou no meu ouvido quando bati um lateral. Não entendi uma palavra, mas elogio não era - completa Duda.

Renato Mauricio Prado

A grande chance

Confirmado o América do México como adversário da próxima fase da Copa Libertadores - o que o obrigará a uma longa e desgastante viagem, entre as duas partidas em que decidirá o Campeonato Estadual -, o Flamengo já sabe que o jogo deste domingo, contra o Botafogo, é a sua grande chance de conquistar o bi carioca. Se não vencer, praticamente dará adeus ao título.

O resumo da ópera é simples: ou o Fla aproveita esta partida, contra um adversário desfalcadíssimo (sem Alessandro, Jorge Henrique, Castillo e, provavelmente, Triguinho) ou vai ter que correr atrás do prejuízo no último confronto - quando estará, literalmente, sem pernas.

O Botafogo sabe disso. E o esperto Cuca já deve estar preparando uma bela armadilha. Te cuida, Joel...

Muricy Ramalho, Abel Braga e Geninho formam a linha de frente dos preferidos pelo comando de futebol do Flamengo para substituir Joel Santana.

Como, entretanto, os três obtiveram bons resultados durante o meio de semana (diminuindo as chances de serem demitidos, ou se sentirem desprestigiados), ganham força na Gávea os nomes de dois "Júniores", que podem dar preferência ao clube rubro-negro, mesmo se conquistarem os respectivos títulos estaduais: Caio (ex-Paraná e Palmeiras e, atualmente, no Goiás) e Dorival (ex-São Caetano e Cruzeiro, ora no Coritiba).

Raposa felpuda da Gávea me garante que Jorginho, auxiliar de Dunga na seleção, não está nos planos.

Com poucas chances de conquistar um título no futebol em 2008, o Vasco aposta todas as fichas no remo. E, para impedir que o seu maior rival, o Flamengo, seja tricampeão estadual, o ataque é pesado.

Já tiraram três remadores da Gávea, oferecendo salários que vão de R$4 mil a 6 mil, mais aluguel de apartamento. Um dos novos contratados recebeu ainda R$120 mil de luvas.

Nenhum deles, porém, poderá competir em 2008, pois pelo código de Remo é preciso que o atleta fique um ano sem participar de regatas oficiais, antes de mudar de clube. A tática é enfraquecer o rival.

Expediente semelhante foi usado em 1998, quando o Vasco esvaziou os principais clubes do Rio e do Brasil para ser campeão, no ano do seu centenário.

Dois desses atletas recém-contratados pelo clube da Colina compõem o double skiff peso leve da seleção que vai a Pequim.

Tal qual em 2000 (Sydney), a idéia é contratar atletas formados por outros clubes e já classificados para as Olimpíadas, aumentando a "delegação vascaína" em Pequim...

Em 1998, quando o Vasco também inflacionou o mercado, vários clubes do Brasil o seguiram. Quase todos quebraram e poucos conseguiram honrar os compromissos. Inclusive, o Vasco, que até hoje é cobrado na Justiça por atletas do seu "projeto olímpico".

JORNAL DOS SPORTS

Conmebol define horário dos jogos da Libertadores

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu, nesta quinta-feira, a data e os horários das partidas de ida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. O Flamengo enfrtentará o América, na Cidade do México, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília). O jogo de volta, no dia 7, acontecerá ás 21h50m, no Maracanã.

Pela determinação da Conmebol, as partidas de ida acontecerão entre os dias 29 e 30 de abril e 1º de maio. E as de volta, entre os dias seis e oito de maio. Os clubes brasileiros jogam, com exceção do Santos, na quarta-feira dia 30. Na volta, o Fluminense joga no dia seis, o Santos, no dia oito, e os demais, no dia sete.

Má fase

Quanto ao adversário, o América passa por uma fase exatamente contrária à do Flamengo. Enquanto o clube carioca teve a segunda melhor campanha na primeira fase da Libertadores, perdendo para o Fluminense apenas no quesito saldo de gols, os mexicanos ficaram com a 15ª colocação.

Quanto ao Campeonato Mexicano, o América é exatamente o último colocado e só não será rebaixado para a Segundona, este ano, porque o regulamento prevê a média dos clubes nas últimas três temporadas. A má campanha gerou uma grave crise no clube, com a possibilidade de o técnico Rubén Omar Romano ser rebaixado.

Destaques

O atacante Cabañas e o apoiador Juan Carlos são os principais destaques da equipe, que sofreu para avançar na Libertadores. Os mexicanos obtiveram três vitórias em casa e três derrotas fora, para River Plate, San Martín (Peru) e Universidad Católica (Chile).\ Mas de qualquer forma, a viagem preocupa a Comissão Técnica do Flamengo, pois o deslocamento até a Cidade do México, a 2.235m de altitude, pode levar até 12 horas.\

Bruno quer vôos bem mais altos

Goleiro, no entanto, avisa que não é o cobrador oficial de penalidades do Flamengo

Fábio Lacerda,Thiago Bokel e Tiago Costa

Úrsula Nery

Bruno procura administrar a boa fase e avisa que sonha com uma vaga na Seleção Brasileira

Definitivamente, Bruno vive o auge de sua carreira. Aos 23 anos, é simplesmente idolatrado pela exigente torcida do Flamengo, que não se cansa de dizer que este é o melhor jogador de sua posição no Brasil, sempre que o time entra em campo. Tanto carinho é justificado com atuações impecáveis e uma nova habilidade que ele  apresentou na última quarta-feira, contra o Coronel Bolognesi, no Maracanã: a cobrança de falta perfeita não só abriu a contagem para a vitória como também entrou para a história como o primeiro gol de um goleiro, marcado no Mário Filho.

Diante de tantos elogios e feitos, Bruno já começa a sonhar com vôos mais altos. Seu novo objetivo é conquistar um espaço na Seleção. Apesar da grande concorrência por uma vaga nessa posição, ele se diz pronto para se vestir de verde e amarela.\ "O trabalho do dia-a-dia já diz tudo. Estou preparado para defender a Seleção. Dedico-me bastante. Mas isso não depende apenas de mim. A decisão final é do Dunga", comenta ele.\

Neste ano, o bom desempenho de Bruno no Flamengo já havia lhe rendido uma homenagem da torcida, que criou uma bandeira chamando-o de Muralha. Agora, é a vez de a Diretoria prestigiar o atleta. Ele receberá uma placa por ser o primeiro goleiro a fazer um gol no Maracanã.

Cobrador oficial

Apesar de tanta badalação, Bruno avisa que não será o batedor oficial de faltas da equipe a partir de agor.

"Já vinha trabalhando há bastante tempo as cobranças de falta. Fico feliz de ter acertado e aberto o placar para o Flamengo, mas os cobradores oficiais do time são Leo Moura e Juan", comentou.

Mesmo assim, é inevitável lembrar que o jogador apresentou muita categoria na cobrança, e esse é exatamente um dos fundamentos em que o time tem apresentado muita dificuldade. A falta foi tão bem batida, que alguns chegaram a compará-la com a precisão do maior ídolo da história Flamengo. Humilde, Bruno preferiu evitar esse tipo de comparação.

"Quem sou eu para ter uma cobrança de falta igual à do Zico. Ele é uma unanimidade no Flamengo", concluiu.

O semestre em uma semana

Souza sabe que os próximos quatro jogos do Flamengo podem valer a consagração

Fábio Lacerda

Wallace Teixeira

Souza garante que, agora, ele está mais tranqüilo e que não vai reagir às provocações

Uma guerra anunciada não faz parte do pensamento do Flamengo. Dessa maneira jogadores e Comissão Técnica tratam a decisão, que se inicia domingo, contra o Botafogo, título que vale o bicampeonato carioca e, também, a possibilidade de se igualar ao Fluminense no número de títulos regionais conquistados.

Jogador que já levantou troféus em três Estados - campeão goiano pelo Goiás, gaúcho com o Internacional e carioca pelo Vasco e pelo próprio Flamengo-, Souza sabe que as duas próximas semanas podem valer o trabalho semestral. Ele não entra no oba-oba da torcida e sabe que domingo será a primeira parte da batalha.

"Os problemas passados entre Flamengo e Botafotgo já foram superados. Nosso time está muito motivado. Com certeza, a vitória neste primeiro jogo vai nos dar tranqüilidade. O Botafogo está muito entrosado e acho difícil decidir o título neste primeiro confronto", disse Souza.

Taxado de temperamental por se envolver em algumas polêmicas declarações, Souza dia estar com a cabeça tranqüila para as decisões que o Flamengo vai enfrentar a partir do fim de semana. Ele está ciente de que a responsabilidade é grande e adiantou que qualquer provocação alvinegra vai entrar por um ouvido e sair pelo outro.

"Sinto-me em paz. Não fico nervoso quando tenho de jogar uma final, até porque já disputei muitos títulos e isso não me causa apreensão", disse Souza.

Otimismo

Único jogador do Flamengo a não balançar as redes na temporada, o volante Cristian não vê a hora de a bola rolar no domingo. Segundo o jogador, a derrota na semifinal da Taça Rio para o Botafogo já ficou no esquecimento.

"No jogo passado, o Botafogo foi muito superior e não podemos tirar o mérito deles. Agora, a história é outra. Não vejo a hora de chegar domingo para toda a equipe se encontrar novamente com a torcida. Quem ganha jogo é o jogador, mas a torcida do Flamengo é fundamental. Quanto ao gol, Deus vai me abençoar para que ele saia na hora certa. Acho que todos os jogadores vão me zoar", avalia ele, aos risos.

Ontem, os jogadores que não enfrentaram o Coronel Bolognesi participaram de um treino recreativo. Enquanto os suplentes movimentavam-se no gramado, os titulares fizeram um treinamento regenerativo na piscina. Renato Augusto ficou na sala de musculação.

Joel: 'Queria pegar o Boca'

Arquivo/JS

Joel Santana comnada o FLa até o próximo dia 4, quando assume a Seleção da África do Sul

Após a definição dos confronto das oitavas-de-final da Taça Libertadores, o técnico Joel Santana revelou estar insatisfeito com o fato de pegar o América-MEX em meio às finais do Campeonato Carioca. O treinador contou que preferia inclusive pegar o Boca Juniors, que não atravessa boa fase, a ter q viajar para a América Central.

“Queria pegar o Boca Juniors agora. Tem que encará-los enquanto eles não estão bem”, disse Joel.

O comandante rubro-negro ainda deu um palpite sobre o confronto dos hermanos, que encaram o Cruzeiro na próxima fase.

“Tem que parar com esta história de Boca. Se bobear, o Cruzeiro vai eliminá-los”, comentou o treinador.

Wagner domina o garrafão

Pivô teve grande atuação nas duas vitórias do Flamengo sobre o Regatas na final da Liga

Pedro Ivo Almeida

Wallace Teixeira

Wagner sobe para marcar mais dois pontos na vitória do Flamengo

Jogando no garrafão e disputando a bola com os pivôs adversários, geralmente os jogadores mais altos, é necessário muita força e muita disposição, e foi exatamente isso que o pivô Wagner mostrou nos dois últimos jogos da série decisiva da Liga Sul-Americana de basquete, contra o Regatas Corrientes.

Após desfalcar o Flamengo nas duas primeiras partidas da série em função de uma dengue, o jogador saiu do banco nas duas partidas realizadas no Rio de Janeiro e conseguiu uma incrível média de 15 rebotes por partida, foram 19 no jogo de terça e mais 11 na partida de quarta-feira, e vêm sendo uma das principais armas do técnico Paulo Chupeta para chegar ao inédito título.

Motivação

"Jogar uma final é sempre uma motivação a mais, principalmete de uma Liga Sul-Americana. Depois que você fica do lado de fora, vendo seus companheiros ali jogando, lutando, você fica com muito mais vontade. Não estava podendo sair de casa, acompanhei todos os jogos pela TV e a vontade aumentava ainda mais. Depois da derrota então, não conseguia mais ficar parado. Estava um pouco sem ritmo de jogo, mas com muita disposição e vontade consegui ajudar o time nessas duas vitórias", disse o jogador, que ainda falou sobre o espírito de superação nessas horas decisivas.

"Ainda não estou me sentindo 100%. Ontem (quarta-feira) mesmo me senti um pouco mal após o jogo, fiquei enjoado, com febre. Mas em um momento decisivo e importante como este, o que vale é a superação de todos. Cada um tem que dar um algo a mais para chegarmos ao objetivo principal de trazer este título inédito para o clube", finalizou o pivô.

O técnico Paulo Chupeta elogiou bastante as últimas atuações do jogador, e está confiante em trazer o título.

"O Wagner é um guerreito, trombador, sabe usar bem a força física. E isso fez muita falta lá na Argentina, já que o Corrientes utiliza muito o jogo dentro do garrafão. Já aqui no Rio a história foi outra, ele entrou, se posicionou muito bem nos rebotes, marcou bem e nos ajudou muito. Agora neste quinto jogo, com a equipe completa, estou confiante de que podemos levantar este título para o nosso clube", disse o teinador.

A Confederação Sul-Americana de basquete (Consubasquet) confirmou a quinta e decisiva partida para a próxima quarta-feira, às 23 horas, em Corrientes.

O DIA

Souza quer sair na frente na decisão

Janir Júnior

Rio - Souza assegura que para um jogador ser respeitado precisa ‘botar a cara’ em decisões e ganhar títulos. E o atacante tem a receita básica para conquistar o Estadual e o respeito da torcida: vencer o primeiro jogo, sem pensar em ‘matar’ logo a decisão, mas sim conseguir vantagem, nem que seja de 1 a 0.

“Não tem essa de ‘matar’ logo. Importante é a vitória, de 1 a 0 que seja. Os últimos duelos contra o Botafogo foram difíceis, a rivalidade se acirrou. E teremos a partida pela Libertadores. Mas devemos ir para o segundo jogo com alguma vantagem”, analisou Souza, que garante ter feito as pazes com Túlio.

Para ele, o clássico poderá ser decidido em lances de bola parada. O jogador lembra que sente falta de balançar mais a rede adversária, mas não vê problema em atuar mais fora da área, como tem acontecido: “Sinto falta de fazer mais gols, mas o que vale é o sucesso do time. Até o Bruno está marcando”.

Para ele, o que não pode faltar é personalidade: “Para ter respeito, tem que jogar bem em decisões e ganhar títulos”, completou.

Renato Augusto é dúvida

Ainda com dores no joelho direito, Renato Augusto deve ficar fora do primeiro jogo das finais. O jogador, que ainda manca um pouco, treinará com bola somente hoje, depois de ficar 13 dias em recuperação, mantendo a forma. A provável formação para domingo é Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Íbson, Kléberson e Toró; Marcinho e Souza.

Bruno revela ter tido aulas de cobrança de falta com Renato Abreu

Rio - O goleiro Bruno, herói do jogo desta quinta contra o Coronel Bolognesi ao marcar de falta o primeiro gol do Flamengo na vitória por 2 a 0, revelou que teve um "professor" nos treinos de cobrança de falta. O mestre foi justamente o apoiador Renato Abreu, que deixou o Flamengo no meio da temporada passada, e era a principal arma do Rubro-Negro nas cobranças de falta.

"Temos bons cobradores como o próprio Léo Moura e o Juan, mas tínhamos o Renato, que era especialista, cobrava muito bem. Tive a oportunidade de treinar com ele, que me passava algumas coisas. É sempre bom estar observando e aprendendo", declarou, em entrevista à Rádio Globo.

O "melhor goleiro do Brasil", autor do gol de falta salvador aos 37 minutos do segundo tempo, afirmou que decidirá pedir para bater as faltas dependendo do andamento do jogo:

"Depende do jogo, do calor da partida, do momento de concentação. Vi que o Léo (Moura) tava cansado e lembrei que o Juan não treina naquela posição. Pedi para o capitão, o Fábio, me deixar bater a falta, para não criar nenhuma intriga. O Léo aceitou numa boa e o Fábio perguntou se eu estava confiante. Eu falei que estava, bati e fui feliz na cobrança", comemorou.

Para Bruno, o tempo gasto nos treinamentos com cobranças de falta valeram a pena:

"Quando o cara treina e faz as coisas certas, com certeza vai fazer na hora do jogo também", encerrou.

Torcida no embalo de Roberto Carlos

Rio - A torcida cantará seu amor pelo Flamengo na decisão do Estadual contra o Botafogo ao ritmo de Roberto Carlos. Contra o Coronel Bolognesi, foi o primeiro teste. “Eu tenho tanto, pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você”. O verso da canção do Rei cantado a plenos pulmões promete embalar as arquibancadas.\ As torcidas organizadas prometem manter a união para cantar em coro. Também serão levadas novas faixas e bandeiras ao estádio.\

Uma versão de ‘We are the World’, música composta por Michael Jackson e Lionel Ritchie, também ganhou versos rubro-negros, como “Mengo é paixão, religião.Uma certeza de felicidade no meu coração. Eu nasci Flamengo e sempre vou te amar. Não importa se ele perde ou ganha, eu vou cantar. Mengooooo, Mengoooo, Mengoooo, Mengooooo. Flamengo eu sou”. A expectativa é de Maracanã lotado no domingo.

Visto tira rubro-negros da cama às 5h30

Rio - O desgaste com a viagem de 12 horas para o México, onde o Flamengo enfrentará o América, quarta-feira, na primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores já começou. Ontem, a programação foi alterada, pois os jogadores ainda não tinham os vistos para viajar e treinaram na Gávea, já que hoje todos terão que acordar às 5h30 para estar na embaixada mexicana antes das 7h.

“O desgaste já começou. Temos de acordar cedo, enfrentar fila para pegar o visto. Vai ser uma semana complicada, com jogos decisivos”, disse Souza. “Vai ser tudo encardido”, analisou Joel Santana. O time viaja na segunda-feira e joga na quarta. O retorno ao Rio está marcado para o dia seguinte. Na sexta-feira, dia 3, o grupo fará apenas trabalho regenerativo. Restará o sábado, véspera do segundo jogo da final, para os últimos ajustes.

GAZETA ESPORTIVA

Elenco do Fla terá que acordar cedo para tirar visto\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Os jogadores do Flamengo precisarão levantar cedo nesta sexta-feira, mas não por causa de nenhum treinamento. Como enfrentarão o América nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, os rubro-negros deverão estar às 7 horas no Consulado do México, onde tirarão seus vistos para entrar no país da América do Norte.\ Com isso, a delegação do Flamengo só segue para Teresópolis (RJ) no início da tarde, quando treinarão na Granja Comary. O time também irá realizar mais um trabalho na serra na manhã deste sábado antes de retornar ao Rio de Janeiro, onde, no domingo, enfrenta o Botafogo na primeira partida da final do Campeonato Carioca.\

Preocupado em não perder o foco nas partidas decisivas que o time tem pela frente, a comissão técnica do Flamengo iniciou a concentração logo nesta quinta-feira.

Fla terá Ibson contra Bota. Renato Augusto é dúvida.\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - O Flamengo começa a decidir neste domingo o Campeonato Carioca, enfrentando o Botafogo no Maracanã às 16 horas. Embalado após a vitória sobre o Coronel Bolognesi pela Libertadores da América, o time contará com o retorno do meia Ibson, que foi poupado no compromisso desta quarta-feira. O jogador entra no lugar de Jaílton.\ “O Ibson está muito bem e está liberado pelo departamento médico. Ele estava apenas com um pouco de dor e por isso não jogou contra o Bolognesi, já que tem a final no domingo”, explicou o médico Marcelo Soares.\

Em compensação, o meia-atacante Renato Augusto continua se recuperando de um problema muscular e não tem volta assegurada. Desta maneira, Marcinho pode ser mantido ao lado de Souza. “O Renato Augusto continua fazendo tratamento intensivo e a expectativa é que ele volte a treinar com o grupo já nesta sexta-feira, mesmo sentindo um pouco de dores. Vamos trabalhar para que ele esteja 100% no domingo”, afirmou o médico.

O Flamengo não terá muito tempo para descansar após o compromisso contra os peruanos. Na próxima quarta, o time terá que estar no México, onde enfrentará o América na partida de ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores.

No México, o Rubro-Negro ainda enfrentará uma altitude de 2.335 metros. Por tudo isso a comissão técnica já está estudando uma maneira de fazer com que a viagem não desgaste tanto o elenco antes do segundo jogo da final do Carioca, dia 4 de maio.

Irrecusável - Quando anunciou que deixaria o Flamengo no início do próximo mês para comandar a África do Sul, o técnico Joel Santana afirmou que se tratava de uma proposta irrecusável, tanto pelo fato de o país já estar garantido na Copa do Mundo de 2010, como pelo lado financeiro. De acordo com o jornal O Globo desta quinta-feira, Joel deverá receber um salário de US$ 130 mil (cerca de R$ 220 mil) mensais em seu novo emprego.

Depois do gol, Bruno quer bater falta na decisão do Carioca\ Gazeta Press\

Rio de Janeiro (RJ) - Acostumado a fazer defesas salvadoras para o Flamengo, o goleiro Bruno viveu uma noite diferente na última quarta-feira. Vendo o Rubro-Negro empatar por 0 a 0 com o fraco Coronel Bolognesi-PER até os 34 minutos do segundo tempo, o jogador foi ao ataque e abriu o marcador em cobrança de falta, possibilitando a vitória e, conseqüentemente, a liderança do time carioca no Grupo 4 da Copa Libertadores.\ Empolgado, Bruno já sonha em repetir o feito na decisão do Campeonato Estadual, que começa neste domingo com o primeiro jogo contra o Botafogo no Maracanã. “Na hora, eu falei para o Fábio Luciano que, se eu batesse, faria o gol. Vi o goleiro dando um passo para o lado e resolvi bater no outro canto. Se o professor deixar, bato também na decisão do Carioca”, afirmou o goleiro, ídolo da torcida, que já ganhou até bandeira dos rubro-negros neste ano.\

Bruno vinha treinando faltas há algum tempo, mas poucas chances tivera de se arriscar em jogos oficiais. Agora, o técnico Joel Santana - que deixará o clube no dia 4 de maio para dirigir a África do Sul - espera que o goleiro consiga confirmar sua habilidade para ajudar o Flamengo neste fundamento.

“O Flamengo vem sofrendo sem um grande cobrador de faltas desde que o Renato (meia Renato Abreu, hoje no futebol árabe) saiu no ano passado. Mas o Bruno vem treinando muito e espero que continue assim”, afirmou o treinador.

A boa fase de Bruno é destacada também pelo preparador de goleiros do Flamengo, Roberto Barbosa, que espera que o jogador possa receber uma oportunidade de Dunga, técnico da seleção brasileira.

“Acredito que o Bruno merece uma chance na seleção brasileira. Hoje, é o melhor goleiro a sair do gol no Brasil, consegue repor a bola com grande facilidade e por isso já vem merecendo essa oportunidade. Mas a concorrência é grande, pois o Brasil conta com grandes goleiros, como o Marcos e o Felipe”, explicou.

PELÉNET

Herói do Fla, Bruno tem quinta-feira especial com os torcedores

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

A quinta-feira foi diferente para Bruno. Após o seu gol de falta na partida contra o Coronel Bolognesi-PER (vitória rubro-negra por 2 a 0), pela Libertadores da América, o goleiro foi parabenizado pelas ruas do Rio de Janeiro por vários torcedores do Flamengo.

AP

Goleiro Bruno teve quinta-feira de herói pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro

"Hoje não foi meu aniversário, mas recebi parabéns de muitos torcedores. Fico feliz com o carinho que eles me passam. Isso demonstra que meu trabalho vem sendo reconhecido", vibrou o camisa 1.

Mesmo com o gol, Bruno preferiu não adiantar se continuará batendo faltas. Na sua opinião, a escolha dos cobradores fica somente com o treinador Joel Santana.

"Leonardo Moura e Juan costumam cobrar. Não sei se vai virar rotina eu fazer gols de falta. Vai depender do jogo e do local que a infração for marcada, pois eu gosto de cobrar faltas próximas da área", disse.

Ao relembrar o seu gol, Bruno revelou que mudou sua forma de bater na bola em função do goleiro do Coronel Bolognesi, Penny.

"O momento da partida era complicado. Pedi para bater e meus companheiros me deram apoio. Na cobrança, observei que o Penny deu dois passos para o lado e acabou me dando o canto esquerdo. Fui feliz", recordou.

Prestes a disputar mais uma final vestindo a camisa rubro-negra, Bruno já se imagina marcando o gol do título. Flamengo e Botafogo começam a decidir o Campeonato Estadual neste domingo, às 16h, no Maracanã.

"Isso é um sonho. Título do Flamengo e com o meu gol seria incrível. Não saberia para onde correr", imaginou Bruno, que não escondeu sua admiração por Rogério Ceni, do São Paulo.

"Ele sempre me inspirou. Soube que me elogiou pelo gol. Vindo de um jogador como Rogério Ceni, que conquistou muitos títulos, me deixa muito feliz", encerrou.

Ibson joga, mas Renato Augusto segue como dúvida para a final

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

No treinamento realizado nesta quinta-feira, na Gávea, jornalistas e torcedores puderam observar situações diferentes envolvendo os dois jogadores do Flamengo que não atuaram contra o Coronel Bolognesi-PER, pela Libertadores da América: Ibson e Renato Augusto.

Ibson está praticamente confirmado no jogo deste domingo, às 16h, no Maracanã

VENDIDOS 32.158 INGRESSOS

Enquanto Ibson, recuperado de lesão na coxa esquerda, esteve no campo e praticamente confirmou sua escalação para a primeira partida da final do Campeonato Estadual, neste domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã, Renato Augusto, ainda com dores na coxa direita, fez um trabalho separado e segue como dúvida.

"O Renato Augusto foi apenas poupado do treinamento de hoje (quinta-feira), mas participará do treino de amanhã (sexta) e deve jogar no domingo", disse o otimista médico Walter Martins.

Porém, caso Renato Augusto seja vetado, a tendência é de que o técnico Joel Santana decida pela entrada de Marcinho ao lado de Souza no ataque. Com o retorno de Ibson, Jaílton vai para o banco de reservas.

Sendo assim, o Flamengo deve encarar o Botafogo desta maneira: Bruno, Leonardo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Ibson, Kléberson e Toró; Renato Augusto (Marcinho) e Souza.

Jogadores do Fla não acreditam em favoritismo no primeiro duelo

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

O Botafogo, adversário do Flamengo na final do Campeonato Estadual, não poderá contar com quatro titulares no primeiro duelo, que será realizado neste domingo, às 16h, no Maracanã. O lateral-direito Alessandro e o atacante Jorge Henrique, suspensos, e o goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho, lesionados. Mesmo assim, isso não deixou os rubro-negros mais confiantes.

"Não acredito que a nossa equipe vá entrar em vantagem nesta primeira partida. O Cuca é um treinador inteligente e deve colocar peças com a mesma qualidade dos titulares. Além disso, trata-se de um jogo decisivo. O jogador que entrar vai querer mostrar serviço", analisou o volante Cristian.

Souza endossou as palavras do companheiro e ainda avisou que são mínimas as chances do Flamengo, em função dos desfalques do Botafogo, golear o adversário neste domingo.

"Isso é difícil acontecer. Precisamos vencer, independentemente do placar. Um a zero já estará de bom tamanho", salientou o "matador" da Gávea.

O Flamengo por outro lado, deve enfrentar o Botafogo com o que tem melhor. Renato Augusto é a única dúvida. O meia, que reclama de dores na coxa direita, pode ser substituído por Marcinho.

Flamengo não vai mais para a Granja Comary

Do UOL Esporte\ No Rio de Janeiro\

O Flamengo não vai mais seguir para a Granja Comary, em Teresópolis (Região Serrana do Rio de Janeiro), na sexta-feira. A decisão foi tomada no fim da noite desta quinta, após reunião entre a comissão técnica, diretoria e jogadores rubro-negros.

Com o cancelamento da preparação na Granja Comary, o Flamengo ficará treinando normalmente na Gávea até o primeiro jogo da final do Campeonato Estadual, neste domingo, contra o Botafogo, às 16h, no Maracanã.

Todos acharam mais prudente ficar no Rio de Janeiro, já que na manhã desta sexta-feira, a partir das 7h, cerca de 40 profissionais do Flamengo estarão no Consulado do México. Eles vão tirar o visto de entrada neste país.

Na próxima quarta-feira (30/04), o Flamengo encara o América, no México, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores. A partida de volta será realizada no dia 7 de maio, no Maracanã.

Herói do Fla, Bruno tem quinta-feira especial com os torcedores

Pedro Ponzoni\ No Rio de Janeiro\

A quinta-feira foi diferente para Bruno. Após o seu gol de falta na partida contra o Coronel Bolognesi-PER (vitória rubro-negra por 2 a 0), pela Libertadores da América, o goleiro foi parabenizado pelas ruas do Rio de Janeiro por vários torcedores do Flamengo.

AP

Goleiro Bruno teve quinta-feira de herói pelas ruas da cidade do Rio de Janeiro

"Hoje não foi meu aniversário, mas recebi parabéns de muitos torcedores. Fico feliz com o carinho que eles me passam. Isso demonstra que meu trabalho vem sendo reconhecido", vibrou o camisa 1.

Mesmo com o gol, Bruno preferiu não adiantar se continuará batendo faltas. Na sua opinião, a escolha dos cobradores fica somente com o treinador Joel Santana.

"Leonardo Moura e Juan costumam cobrar. Não sei se vai virar rotina eu fazer gols de falta. Vai depender do jogo e do local que a infração for marcada, pois eu gosto de cobrar faltas próximas da área", disse.

Ao relembrar o seu gol, Bruno revelou que mudou sua forma de bater na bola em função do goleiro do Coronel Bolognesi, Penny.

"O momento da partida era complicado. Pedi para bater e meus companheiros me deram apoio. Na cobrança, observei que o Penny deu dois passos para o lado e acabou me dando o canto esquerdo. Fui feliz", recordou.

Prestes a disputar mais uma final vestindo a camisa rubro-negra, Bruno já se imagina marcando o gol do título. Flamengo e Botafogo começam a decidir o Campeonato Estadual neste domingo, às 16h, no Maracanã.

"Isso é um sonho. Título do Flamengo e com o meu gol seria incrível. Não saberia para onde correr", imaginou Bruno, que não escondeu sua admiração por Rogério Ceni, do São Paulo.

"Ele sempre me inspirou. Soube que me elogiou pelo gol. Vindo de um jogador como Rogério Ceni, que conquistou muitos títulos, me deixa muito feliz", encerrou.

GLOBOESPORTE

Bruno avisa: 'Quero parar cedo'

Idolatrado, goleiro quer se aposentar aos 32 anos para ser engenheiro mecânico de avião\ Eduardo Peixoto\

EFE\ Ídolo no Fla, goleiro Bruno conta seus planos ao site GLOBOESPORTE.COM\

Quando era criança, Bruno acordava cedo para fazer trilhas no município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Mais do que o espírito aventureiro, o goleiro do Flamengo aproveitava as andanças pelo matagal para observar as decolagens e os pousos dos aviões no aeroporto de Confins.

Assim como muita gente se perguntou na quarta-feira como um goleiro pôde cobrar uma falta com tanta perfeição, Bruno também tem uma curiosidade: entender os detalhes que fazem uma aeronave voar. E ele pretende saná-la em breve. Nos planos do goleiro estão a aposentadoria aos 32 anos e o início da faculdade de engenharia.

Aos 23 anos e idolatrado pela maior torcida do país, Bruno inicia nesta sexta-feira o período de silêncio que antecede às decisões. Uma tática para evitar polêmicas. Antes da lei da mordaça, ele conversou com o GLOBOESPORTE.COM na escuridão da Gávea enquanto aguardava o ônibus para seguir para a concentração. Confira a entrevista daquele que, para a torcida do Flamengo, é o "melhor goleiro do Brasil".

GLOBOESPORTE.COM: Recentemente, em uma conversa informal, você brincou que precisa economizar dinheiro porque pretende se aposentar em breve. A promessa é séria?

Bruno: Quero parar cedo. Com uns 32, no máximo 33 anos pretendo me aposentar.

Por quê?

Porque o jogador passa a vida concentrado. Sei que isso é normal, mas uma hora cansa. É estressante demais. Você vê a juventude indo embora. Quero começar uma vida nova.

E como seria essa nova vida?

Tenho um grande sonho: ser engenheiro mecânico de avião. Completei o segundo grau e quero cursar essa faculdade assim que me aposentar. Fico curioso para saber como funciona.

Ao encerrar a carreira, Bruno quer trabalhar com mecânica de aviões

De onde vem essa paixão?

Quando eu era criança, fazia trilhas na cidade em que morava (Ribeirão das Neves) e chegava perto do aeroporto de Confins. Observava as decolagens dos aviões e ficava me perguntando: "Como pode voar?".

Normalmente às vésperas das finais você evita as entrevistas. Há algum motivo específico?

Prefiro me concentrar bastante nos meus objetivos. E sei que quando estou muito concentrado acabo falando besteira. Por isso é melhor evitar polêmica.

Por falar em polêmica, alguns dos últimos jogos contra o Botafogo não foram muito tranqüilos...

É, mas passou. Agora é um outro jogo. Quero vencer porque é uma final de Estadual. Essa história de tirar sarro acabou. Temos de dar o exemplo para as pessoas.

Você se considera um ídolo da torcida rubro-negra?

É complicado eu afirmar isso. Posso dizer que me sinto muito seguro no Flamengo, como se eu estivesse em casa. Percebo diariamente que a torcida confia muito em mim.

Agora, até para bater faltas...

(risos) Os cobradores do time são Leo Moura e Juan. Depois ainda tem o Kleberson, Cristian, Jaílton. Eu estou ali, procurando meu espaço. Ainda não sei como lidar com isso. Pode ver que nem consegui comemorar. Só queria saber de dar um abraço em um companheiro.

Fla cancela viagem a Teresópolis

Clube considera desgaste desnecessário ir à Granja Comary nesta sexta-feira

Eduardo Peixoto

Em reunião na noite desta quinta-feira, diretoria, comissão técnica e jogadores do Flamengo decidiram cancelar a viagem a Teresópolis nesta sexta. A delegação seguiria para a Granja Comary na hora do almoço, realizaria um treino à tarde, outro na manhã de sábado e retornaria ao Rio.

Houve um consenso de que a viagem à serra fluminense provocaria um desgaste extra nos jogadores. Principalmente porque nesta sexta eles terão de acordar às 5h para ir ao consulado do México em busca do visto de entrada no país.

- Começamos a pagar o preço pela viagem ao México - diz o volante Cristian, referindo-se ao confronto pelas oitavas-de-final da Taça Libertadores, contra o América-MEX, na próxima quarta.

Os jogadores treinam às 16h, na Gávea, e retornam à concentração, em um hotel na Barra da Tijuca. O Flamengo enfrenta o Botafogo no domingo pela primeira partida da decisão do Campeonato Carioca.

Curiosamente, nas últimas duas semanas o Alvinegro havia feito a preparação para os jogos decisivos na Granja. Entretanto, o rival "roubou" o local e não aproveitou.

Souza alheio ao 'ódio alvinegro'

Atacante diz que até pediu desculpas a Túlio por polêmica pós-Taça Guanabara

Eduardo Peixoto

GLOBOESPORTE.COM

Souza garante que já não existe mais problemas com os alvinegros

A torcida do Botafogo exibe jogo a jogo uma faixa provocando o atacante Souza. Em outros tempos, o flamenguista responderia. Mas a fase light do atacante o faz ser polido e econômico nas declarações.

Depois da decisão da Taça Guanabara deste ano, Souza provocou os alvinegros com a comemoração "chororô". Recebeu duras críticas de Cuca e, principalmente, Túlio. Os dois trocaram ironias publicamente e criaram um mal-estar. Entretanto, está tudo resolvido.

- Não chegamos a conversar. Mas na semifinal da Taça Rio, eu pedi desculpas, ele também. Acabou - garante.

No mesmo jogo do "tratado de paz" com Túlio, Souza foi ofendido várias vezes durante o segundo tempo do jogo. Detalhe: ele havia sido substituído no intervalo porque passou mal. O reencontro com a torcida que o escolheu como inimigo não assusta.

- Já disputei muitas finais e nessa também estou tranqüilo - diz o jogador.

O camisa 9, contudo, sabe da vontade de o Botafogo dar o troco pelas finais que perdeu recentemente.

- Sei que eles querem nos vencer e só vão considerar uma revanche se levarem o título - afirma.

Renato Augusto não deve jogar decisão

Apoiador retorna aos treinos nesta sexta, mas participação no domingo é difícil

Eduardo Peixoto

Renato Augusto está com dores no joelho

Renato Augusto ainda manca um pouco quando caminha. Resquícios da pancada que sofreu no joelho direito na partida contra o Botafogo, dia 13 de abril. O retorno dele aos treinos com bola está marcado para esta sexta-feira.

Contudo, dificilmente ele terá condições de entrar em campo na partida contra o Botafogo, domingo, pela final do Campeonato Carioca. Na comissão técnica há quem considere prematuro escalar um jogador que ficou 13 dias sem tocar na bola. A idéia é prepará-lo para os jogos contra o América-MEX e o segundo jogo de decisão do Estadual.

Por outro lado, o volante Ibson, que não enfrentou o Coronel Bolognesi, está liberado e treinou normalmente nesta quinta, na Gávea. Na partida da última quarta, Cristian deixou o campo no intervalo por causa de um entorse no tornozelo direito. Ele está melhor.

- O Cristian foi poupado hoje (quinta), mas amanhã (sexta) volta a treinar e participa do jogo - diz o médico Walter Martins.

Provável escalação do Flamengo: Bruno; Leo Moura, Fábio Luciano, Ronaldo Angelim e Juan; Cristian, Ibson, Kleberson e Toró; Marcinho e Souza.

Raça e disposição: o lema do Fla

Time terá de madrugar na sexta e reconhece que Botafogo terá vantagem física na final

Eduardo Peixoto

Souza no treino do Flamengo

O pior aconteceu e o Flamengo terá de se desdobrar para ir ao México entre os dois jogos da final do Campeonato Carioca. A maratona, teoricamente, favorece ao Botafogo. E os flamenguistas sabem disso. Entretanto, para não perder de véspera, o discurso adotado na Gávea é o da superação.

A viagem de 12h para enfrentar o América pela Taça Libertadores acontece - provavelmente - na noite de segunda-feira. Mas os efeitos começam a ser sentidos. Nesta sexta, os jogadores terão um "toque de levantar" na concentração, na Barra da Tijuca. De lá, seguem para o consulado do México para conseguir o visto de entrada no país.

- É o início do preço que vamos pagar por viajar ao México - declara o volante Cristian. O atacante Souza concorda:

- Vamos acordar às 5h30m. Isso já é um desgaste. Mas decisão não é só futebol. Temos de ir na raça e na disposição.

Na viagem a Cusco, o atacante foi um dos que mais sofreram. No retorno ao Rio, passou mal e não terminou o jogo contra o Botafogo, pela semifinal da Taça Rio. O pesadelo de outro deslocamento longo dá novamente ao Alvinegro uma superioridade física no segundo confronto da decisão.

- A gente não sabe como vai ser a volta. Mas se tiver atraso, com certeza, eles vão ter vantagem - diz o camisa 9 do Fla.

Castillo e Triguinho não encaram o Fla

Jogadores têm lesões graves na coxa e correm o risco de não jogar o segundo jogo

Fred Huber

Goleiro Castillo de muletas após a final da Taça Rio, contra o Tricolor

O goleiro Castillo e o lateral-esquerdo Triguinho foram reavaliados nesta quinta-feira, em General Severiano. O departamento médico alvinegro confirmou que a lesão na coxa direita de ambos é grave. Desta forma, eles estão vetados para o primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, domingo, contra o Flamengo. Os dois correm o risco de não jogar também na segunda partida, o fim de semana seguinte.

Para a vaga de Castillo, Renan, que atuou contra a Portuguesa e teve uma falha, deverá ser mantido. A dúvida é quem entra no lugar de Triguinho. Contra a Lusa, Leandro Guerreiro fez esta função, mas teve dificuldades e não agradou muito o técnico Cuca.

Além de Castillo e Triguinho, Jorge Henrique e Alessandro, expulsos na final da Taça Rio, estão fora

América-MEX chama Fla de poderoso

Site oficial do clube mexicano chama atenção para a força do time rubro-negro

REPRODUÇÃO - site do América do México chama o Flamengo de poderoso

O Flamengo está preocupado com o duelo válido pelas oitavas-de-final da Libertadores com o América do México, já que terá que atuar na capital mexicana no próximo dia 30, e depois, em 4 de maio, domingo, após duas longas viagens de avião, jogar contra o Botafogo na segunda partida das finais do Campeonato Carioca, no Maracanã. Mas, pelo menos para os mexicanos, o Fla é poderoso.

Isso mesmo, a matéria em destaque no site oficial do clube mexicano, nesta quinta-feira, fala em tom de muito respeito com a equipe da Gávea. Em uma nota curta, o América indica sua preocupação em enfrentar o Flamengo, o que pode ser um bom sinal e um alento para o temor revelado pelos rubro-negros, que temem muito o cansaço da viagem.

Gol garante placa ao goleiro Bruno

Diretoria do Fla decide homenageá-lo por ser o primeiro a fazer gol de falta na História

Bruno comemora gol de falta do Flamengo sobre o Coronel Bolognesi

O gol que Bruno marcou na vitória por 2 a 0 do Flamengo contra o Coronel Bolognesi, pela última rodada da fase de grupos da Taça Libertadores garantirá ao goleiro uma homenagem especial. A diretoria rubro-negra prepara uma placa para entregar ao jogador.

Ele foi o terceiro goleiro a fazer gol na História do Fla. As outras duas vezes foram com Ubirajara, em setembro de 1970, contra o Madureira, na Ilha do Governador, com ajuda do vento; e de Zé Carlos, em 1997, contra o Nacional-AM, de pênalti, no estádio Vivaldão.

- Eu estava neste jogo em 1970 e vi o gol do Ubirajara. Mas por ser o primeiro gol de falta de um goleiro do Flamengo, Bruno merece ser homenageado com uma placa - diz Kléber Leite, vice de futebol.

LANCE

Souza: 'Final será revanche para o Botafogo'

Atacante rubro-negro lembra a decisão do Carioca de 2007

Em 2007, o Flamengo levou a melhor sobre o Botafogo na decisão do Estadual - Souza marcou um gol em cada uma das duas partidas finais. No detalhe, a comemoração do "chororô" que causou a ira e crítica de botafoguenses e a reunião antes da partida semifinal da Taça Rio que selou a paz entre os atletas (Crédito: Arquivo LANCENET!)

LANCEPRESS!

A decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Botafogo, cuja primeira das duas partidas acontece no próximo domingo, reacende a polêmica que tem envolvido os dois clubes nos últimos clássicos.

E se a derrota na semifinal da Taça Rio por 3 a 0 para o Alvinegro (que tirou dos flamenguistas a chance de vencer o segundo turno e levar o Estadual sem necessidade de decisão) pode ter deixado o desejo de "vingança" na Gávea, o atacante Souza trata de afastar a hipótese.

- Revanche só será se o Botafogo for campeão. Eu fui campeão no ano passado contra eles, fui campeão este ano de novo e agora eles querem nos vencer - disse o atacante rubro-negro nesta quinta-feira, lembrando a conquista do Estadual de 2007 e da Taça Guanabara este ano.

Artilheiro do Flamengo no Estadual de 2008 com seis gols, e também principal goleador da equipe na competição do ano passado, com o mesmo número gols (como o meia Renato), Souza chegou a trocar farpas com o volante alvinegro Túlio e é o pricipal alvo da ira do torcedor botafoguense devido a comemoração provocativa do "chororô".

Segundo o jogador do clube da Gávea, no entanto, o atrito com o atleta botafogoguense está superado. E lembrou um episódio do último confronto entre as equipes para exemplicar o clima pacífico entre os profissionais dos dois clubes.

- Este tipo de briga acabou. Nós nos cumprimentamos no último jogo. Eu e Túlio conversamos durante esta confraternização e já está tudo bem - afirmou o atacante. Antes da partida pela semifinal da Taça Rio, todos os jogadores de Flamengo e Botafogo foram reunidos no centro do gramado pelo árbitro do jogo e trocaram cumprimentos.

Ainda sobre o confronto do próximo domingo, o jogador rubro-negro, que marcou um gol em cada uma das partidas da decisão do Estadual do ano passado, acredita que a equipe da Gávea pode arrancar bem para a conquista do título.

- Já disputamos jogos difíceis contra o Botafogo e viemos decidindo campeonatos. No último encontro perdemos por 3 a 0, mas creio que estamos preparados para fazer um bom jogo e conseguir uma boa vitória - disse Souza.

Flamengo não vai mais para a Granja Comary

Ida ao Consulado do México pela manhã atrapalha planos do time

Burocracia para jogo no México pela Libertadores atrapalha planos do Flamengo para a final do Estadual (Crédito: Lancenet)

LANCEPRESS!

A diretoria do Flamengo e a comissão técnica do clube se reuniram na noite desta quinta-feira no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro, onde a delegação está concentrada, e deciram cancelar a viagem que o grupo faria à Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Segundo o entendimento do comando rubro-negro, como os jogadores terão que acordar às 5h30min desta sexta-feira para ir ao Consulado do México, na Zona Sul carioca, para obter os vistos de entrada para aquele país, seria cansativo o deslocamento para retornar à capital fluminense já no sábado.

O Flamengo enfrenta o América-MEX na próxima quarta-feira, às 19h30min, no Estádio Azteca, na Cidade do México, pelo jogo de ida das oitavas-de-final da Copa Libetadores.

O elenco, após a ida ao Consulado, viajaria para a Região Serrana do Rio de Janeiro, onde treinaria à tarde. Domingo o time enfrenta o Botafogo na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca.

Assim, o Flamengo permanece concentrado na cidade do Rio de Janeiro e realiza seu treinamento nesta sexta, às 16h, na Gávea.

Fla não acredita em vantagem contra o Bota

Alvinegro joga sem Castillo, Alessandro, Triguinho e Jorge Henrique

Para Souza o Flamengo leve vantagem na primeira partida da decisão do Estadual. No detalhe, o goleiro Castillo e o atacante Jorge Henrique, dois dos desfalques do Alvinegros (Crédito: LANCEPRESS)

LANCEPRESS!

Na primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, no próximo domingo, o Botafogo não contará com quatro titulares: o goleiro Castillo, o lateral-direito Alessandro, o lateral-esquerdo Triguinho e o atacante Jorge Henrique. Porém, no Flamengo, não se acredita que o time leve vantagem com a situação.

- Nós sabemos que eles estão desfalcados, sejam machucados ou por cartões, mas têm jogadores de qualidade para suprir a ausência dos desfalques - comentou o atacante Souza, principal referência ofensiva do clube rubro-negro no Carioca, no qual é artilheiro do time com seis gols.

O Flamengo disputa paralelamente ao Estadual as oitavas-de-final da Libertadores. Por isso, como tem uma viagem desgastante ao México entre as duas partidas decisivas contra o Botafogo, e estes vão desfalcados para o primeiro duelo, levantou-se a hipótese da equipe da Gávea conquistar uma vitória por boa margem neste domingo e abrir vantagem.

- Todo mundo tem dito a história de que podemos matar o campeonato na primeira partida. Isso não existe. Mesmo desfalcado, o Botafogo tem um grande elenco e decisão não é só jogar futebol, tem o lado físico e psicológico das coisas - disse Souza, nesta quinta-feira.

Renato Augusto é dúvida para final do Estadual

Jogador realizou apenas treinamento físico nesta quinta-feira, na Gávea

Renato Augusto não atuou contra o Coronel Bolognesi nesta quarta-feira

LANCEPRESS!

O apoiador Renato Augusto realizou apenas treinamento físico nesta quinta-feira, na Gávea, e é dúvida para a primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, no próximo domingo, contra o Botafogo, no Maracanã.

A comissão técnica nem o departamento médico do clube se pronunciaram sobre o caso e uma definição sobre o aproveitamento do atleta deve acontecer na sexta-feira.

O jogador se recupera de uma pancada sofrida na partida semifinal da Taça Rio, justamente contra o Botafogo. Ele não atuou na partida da última quarta-feira, a vitória por 2 a 0 sobre o Coronel Bolognesi (do Peru), pela Libertadores.

O Flamengo terá quatro partidas decisivas nas próximas duas semanas. Além dos dois confrontos contra o Botafogo que decidirão o campeão Estadual, o Rubro-Negro enfrenta o América do México pelas oitavas-de-final da competição sul-americana

Datas e horários das oitavas-de-final definidos

Cruzeiro, Fla, Flu e São Paulo jogam na próxima quarta-feira; Santos entra em campo um dia depois

Agência EFE

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta quinta-feira a programação das oitavas-de-final da Copa Libertadores. A maioria dos jogos de ida com brasileiros será na próxima quarta-feira (30/04), com quatro confrontos: Boca Juniors (ARG) x Cruzeiro, América (MEX) x Flamengo, Atlético Nacional (COL) x Fluminense e Nacional (URU) x São Paulo. Na próxima quinta-feira (01/05), há Santos x Cúcuta (COL).

Confira as datas e horários (de Brasília) das oitavas da Libertadores:

PARTIDAS DE IDA:

Terça-feira (29/04):\ Lanús (ARG) x Atlas (MEX) - 20h10\ LDU (EQU) x Estudiantes (ARG) - 22h30\

Quarta-feira (30/04):\ Boca Juniors (ARG) x Cruzeiro - 17h10\ San Lorenzo (ARG) x River Plate (ARG) - 19h30\ América (MEX) x Flamengo - 19h30\ Nacional (URU) x São Paulo - 21h50\ Atl. Nacional (COL) x Fluminense - 21h50\

Quinta-feira (01/05):\ Santos x Cúcuta (COL) - 20h45\

PARTIDAS DE VOLTA:

Terça-feira (06/05):\ Fluminense x Atl. Nacional (COL) - 18h30\ Estudiantes (ARG) x LDU (EQU) - 21h00\ Atlas (MEX) x Lanús (ARG) - 23h30\

Quarta-feira (07/05):\ Cruzeiro x Boca Juniors (ARG) - 19h10\ Flamengo (BRA)-América (MEX) - 21h50\ São Paulo x Nacional (URU) - 21h50\

Quinta-feira (08/05):\ River Plate (ARG) x San Lorenzo (ARG) - 20h30\ Cúcuta (COL) x Santos (BRA) - 23h15\

Joel: 'Nem sempre o melhor vence'

Natalino salienta a importância de ter um bom elenco nas mãos\ LANCEPRESS!\

O técnico do Flamengo, Joel Santana, está acostumado a ganhar títulos e sabe que em uma decisão tudo pode acontecer. Em razão disso, o treinador garante que tem conversado bastante com o grupo.

- Decisão é totalmente diferente. É o dia, o momento. Nem sempre o melhor vence. Estamos nos preparando para essas decisões desde dezembro - disse à Rádio Manchete.

O Flamengo se reforçou para esta temporada, no entanto, nem todos os jogadores vem correspondendo, mas Joel considera que o clube dispõe de um bom elenco:

- Alguns jogadores foram contratos e não renderam o esperado, mesmo assim, acredito que temos banco e um ótimo elenco - finalizou o treinador.

Flamengo inicia luta da Libertadores na sexta

Rubro-negros vão ao Consulado do México obter vistos para entrar no país

Flamengo enfrenta o América-MEX nas oitavas-de-final da Libertadores (Crédito: LANCENET)

LANCEPRESS!

As oitavas-de-final da Libertadores começam nesta sexta-feira para o Flamengo. A partida contra o América-MEX acontece apenas na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, mas o grupo rubro-negro já terá que "ir a campo" por causa deste confronto.

A delegação do clube da Gávea irá nesta sexta pela manhã ao Consulado do México, na zona sul do Rio de Janeiro, obter os vistos para poder entrar no país na semana que vem, já que lá acontece o jogo de ida.

O Flamengo viaja no domingo à noite, após o primeiro duelo da decisão do Estadual, contra o Botafogo, em vôo comercial, diretamente para a Cidade de México, e enfrentará aproximadamente 11 horas de viagem até a capital mexicana.

O confronto contra América-MEX será na cidade, no Estádio Azteca. A partida de volta ocorre no dia 7 de maio, no Maracanã. As datas foram fornecidadas pelo site da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A primeira partida, no México, foi marcada para as 17h30min - 19h30min no horário de Brasília; o jogo de volta, no Brasil, para as 21h50min - 18h50min na Cidade do México.